Código de Instrução Criminal Francês de 1808

5
Código De Instrução Criminal Francês De 1808

Transcript of Código de Instrução Criminal Francês de 1808

Page 1: Código de Instrução Criminal Francês de 1808

Código De Instrução

Criminal Francês De 1808

Page 2: Código de Instrução Criminal Francês de 1808

Sinopse:

Referido por muitos, mas manuseado por poucos, o Code d ' Instrucion Criminelle de 1808, também chamado de Código Napoleônico, é um daqueles raros diplomas legais que merece destaque na história do processo penal de raiz continental.

Page 3: Código de Instrução Criminal Francês de 1808

Sinopse: Foi ele o responsável direto pelo início do fim do sistema inquisitivo, que até então vigorava na Europa do século XIX. Mais que isso, desempenhou um verdadeiro papel de transição até que a cultura jurídica europeia aceitasse a reimplantação do sistema acusatório em seu continente, o que só teve início na segunda metade do século XX. E, entre outas inovações trazidas pelo Code de 1808, bem se pode ver a criação de investigação criminal presidida pelo Ministério Público e a consolidação da titularidade da ação penal em mãos desse mesmo acusador estatal.

Page 4: Código de Instrução Criminal Francês de 1808

Sinopse:

Por essa soma de fatores, a Fundação Escola Superior Ministério Público do Rio Grande do Sul, no ano do bicentenário do Code d ' Intruction Criminelle de 1808, traz a público a edição primeira e original da legislação responsável pela derrubada do milenar sistema inquisitivo e pela construção e estruturação da figura do Ministério Público junto ao direito continental, tal como a conhecemos hoje em dia.

Page 5: Código de Instrução Criminal Francês de 1808

Promotor de Justiça no Rio Grande do Sul; Doutor em Direito Processual pela Universidade de Barcelona; Professor da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-graduação da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, no Instituto de Desenvolvimento Cultural e do centro Universitário Ritter dos Reis. Livros publicados: Inquisição Espanhola e seu Processo Criminal. As instruções de Torquemada e Valdés, Juruá, 2006; Ministério Público e sua Investigação Criminal, 2ed. , Juruá, 2006; Sistemas Processuais Penais e seus Princípios Reitores, Juruá, 2008.

Mauro Fonseca Andrade