código genético

4
Professora: Gabriela Souza Disciplina: Biologia www.cursoequipea.com 1- (UFRJ-1997) Em um organismo pluricelular com vários tecidos, como no caso dos seres humanos, todas as células possuem um genoma idêntico. Analogamente, é correto afirmar que os RNA mensageiros (RNAm) dos diferentes tecidos são todos idênticos? Justifique a sua resposta. 2- (UFRJ-1998) Suponha um gene de um eucarioto responsável pela síntese de uma proteína. Nesse gene existem íntrons, ou seja, regiões do ADN cujas informações não estão presentes na proteína em questão. As regiões do ARN transcrito correspondentes aos íntrons são eliminadas após o processo de transcrição. A figura a seguir representa o resultado de uma experiência de hibridação do ARN mensageiro com a cadeia de ADN que lhe deu origem. A figura mostra cinco regiões, identificadas por números de 1 a 5. a) Quais dessas regiões correspondem aos íntrons? Justifique sua resposta. b) Que processo está sendo demonstrado em tal figura? 3- (UFRJ-2000) No início do projeto do genoma humano, havia duas estratégias a considerar: I) sequenciar o ADN total dos cromossomos diretamente; II) extrair todos os ARNs mensageiros, produzir ADN a partir desses ARNs mensageiros e sequenciar apenas esse ADN. Nos dois casos, a técnica de sequenciamento era a mesma. Por que a segunda estratégia é mais rápida e, portanto, mais econômica? 4- (UFRJ-2005) A soma das porcentagens de guanina e citosina em uma certa molécula de ADN é igual a 58% do total de bases presentes. a) Indique as porcentagens das quatro bases, adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T), nessa molécula. b) Explique por que é impossível prever a proporção de citosina presente no ARN mensageiro codificado por esse trecho de ADN. 5- (UFRJ-2010) A sequencia de DNA de um gene dos procariotos pode ser deduzida a partir da sequencia de seu RNA mensageiro (mRNA). Já no caso dos eucariotos, frequentemente essa técnica não é adequada para determinar a sequencia complementar dos nucleotídeos do gene. Explique por que, no caso dos eucariotos, nem sempre é possível obter a sequencia de um gene a partir do RNAm. 6- (UERJ-2001) Utilize o texto abaixo para responder às questões:

Transcript of código genético

Professora: Gabriela Souza Disciplina: Biologia

www.cursoequipea.com

1- (UFRJ-1997) Em um organismo pluricelular com vrios tecidos, como no caso dos seres humanos, todas as clulas possuem um genoma idntico. Analogamente, correto afirmar que os RNA mensageiros (RNAm) dos diferentes tecidos so todos idnticos? Justifique a sua resposta.

2- (UFRJ-1998) Suponha um gene de um eucarioto responsvel pela sntese de uma protena. Nesse gene existem ntrons, ou seja, regies do ADN cujas informaes no esto presentes na protena em questo.As regies do ARN transcrito correspondentes aos ntrons so eliminadas aps o processo de transcrio.A figura a seguir representa o resultado de uma experincia de hibridao do ARN mensageiro com a cadeia de ADN que lhe deu origem.A figura mostra cinco regies, identificadas por nmeros de 1 a 5. a) Quais dessas regies correspondem aos ntrons? Justifique sua resposta.b) Que processo est sendo demonstrado em tal figura?

3- (UFRJ-2000) No incio do projeto do genoma humano, havia duas estratgias a considerar:I) sequenciar o ADN total dos cromossomos diretamente;II) extrair todos os ARNs mensageiros, produzir ADN a partir desses ARNs mensageiros e sequenciar apenas esse ADN.Nos dois casos, a tcnica de sequenciamento era a mesma. Por que a segunda estratgia mais rpida e, portanto, mais econmica?

4- (UFRJ-2005) A soma das porcentagens de guanina e citosina em uma certa molcula de ADN igual a 58% do total de bases presentes.a) Indique as porcentagens das quatro bases, adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T), nessa molcula.b) Explique por que impossvel prever a proporo de citosina presente no ARN mensageiro codificado por esse trecho de ADN.

5- (UFRJ-2010) A sequencia de DNA de um gene dos procariotos pode ser deduzida a partir da sequencia de seu RNA mensageiro (mRNA). J no caso dos eucariotos, frequentemente essa tcnica no adequada para determinar a sequencia complementar dos nucleotdeos do gene. Explique por que, no caso dos eucariotos, nem sempre possvel obter a sequencia de um gene a partir do RNAm.

6- (UERJ-2001) Utilize o texto abaixo para responder s questes:O experimento clssico de Meselson e Stahl, em 1957, demonstrou que a replicao do DNA era semiconservativa, ou seja, cada fita do DNA serve de molde para sua prpria duplicao, formando molculas de DNA idnticas original. Nesse experimento, os cientistas cultivaram clulas de Escherichia coli inicialmente em presena de fonte de 14N (istopo de nitrognio leve), trocando, a seguir, por 15N (istopo pesado), que incorporado s bases nitrogenadas do DNA. Colheram, ento, amostras de DNA aps a primeira e a segunda geraes de clulas crescidas em 15N e analisaram essas amostras quanto densidade do DNA formado. Considere como pesado o DNA dupla hlice marcado com 15N; como leve o marcado com 14N; como intermedirio o marcado com 14N e 15N.a) Justifique por que, aps a troca da fonte de nitrognio, a primeira gerao de clulas foi totalmente constituda com DNA dupla hlice do tipo intermedirio.b) Calcule as propores dos trs tipos de DNA dupla hlice leve, intermedirio e pesado formados em clulas da segunda gerao, aps a troca da fonte de nitrognio.

7- (UNICAMP-2005) Em 25 de abril de 1953, um estudo de uma nica pgina da revista inglesa Nature intitulado A estrutura molecular dos cidos nucleicos, quase ignorado de incio, revolucionou para sempre todas as cincias da vida sejam elas do homem, rato, planta ou bactria. James Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA, que permitiu posteriormente decifrar o cdigo gentico determinante para a sntese proteica.a) Watson e Crick demonstraram que a estrutura do DNA se assemelha a uma escada retorcida. Explique a que correspondem os corrimos e os degraus dessa escada.b) Que relao existe entre DNA, RNA e protenas.c) Como podemos diferenciar duas protenas?

8- (Fuvest 95) Considere a seguinte tabela que indica sequncias de bases do RNA mensageiro e os aminocidos por elas codificados.Com base na tabela fornecida e considerando um segmento hipottico de DNA, cuja sequncia de bases AAGTTTGGT, qual seria a sequncia de aminocidos codificada?a) Aspargina, leucina, valinab) Aspargina, lisina, prolina.c) Fenilalanina, lisina, prolinad) Fenilalanina, valina, lisina.e) Valina, lisina, prolina.

9- (Fuvest 96) Uma doena gentica de herana dominante causada por mutaes em um gene localizado em um autossomo. Os indivduos A, B e C tm mutaes em um segmento de DNA desse gene, cuja seqncia normal est representada a seguir.Sequncia normalCAA AAC TGA GGA ATG CAT TTC (m)GTT TTG ACT CCT TAC GTA AAGIndivduo ACAA AAC TGA GGA ATT CAT TTC (m)GTT TTG ACT CCT TAA GTA AAGIndivduo BCAT AAC TGA GGA ATG CAT TTC (m)GTA TTG ACT CCT TAC GTA AAGIndivduo CCAA TAC TGA GGA ATG CAT TTC (m)GTT ATG ACT CCT TAC GTA AAGUsando a tabela que relaciona alguns cdons aos respectivos aminocidos e considerando que a fita molde a ser transcrita aquela assinalada com a letra m, responda:a) Quais sero os segmentos de protenas produzidos, respectivamente, pelos indivduos A, B e C?b) Como ser o fentipo (normal ou afetado dos indivduos A, B e C? Por qu?

10- (Uerj 2005) A mutao em um gene, por consequncia da substituio de uma nica base na estrutura do DNA, pode acarretar modificaes importantes na atividade biolgica da protena codificada por esse gene. Considere que a estrutura normal de um RNA mensageiro de um peptdeo e sua estrutura alterada em virtude da troca de uma nica base no gene correspondente so:5AUGUGGUUUGCACACAAAUGAUAA 3' (normal)5' AUGUGGUUUGAACACAAAUGAUAA 3' (alterada).A tabela a seguir identifica alguns cdons.Observe que:- o cdon da metionina tambm o do incio da traduo;- os cdons de trmino da traduo so UAA, UAG e UGA.O aminocido encontrado no peptdeo normal aquele que o substituiu no peptdeo mutante so, respectivamente:a) lisina e cistenab) treonina e triptofanoc) alanina e cido glutmicod) fenil alanina e cido asprtico