Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

12
1 XVI GINCANA SOCIOCULTURAL E DESPORTIVA 2014 O Ser Humano e suas Inter-relações 2 I – COMENTÁRIOS INICIAIS A XVI Gincana sociocultural 2014 aborda um tema amplo e que nos remete a refletir sobre a nossa própria existência dentro de um ambiente complexo, constituído de elementos naturais, como o solo, a hidrografia, a vegetação, o clima e o relevo e dos demais seres vivos, incluindo-se ai o homem. O “Ser Humano e suas inter-relações” abre um leque imenso de possibilidades para que blocos temáticos diversificados possam referenciar um processo de pesquisa, que tem, sobretudo, a intenção de garantir aos nossos estudantes o movimento cíclico proposto a seguir: Reconhecer problemáticas no âmbito sociocultural, econômico e ambiental, entendendo-os como resultantes da ação humana sobre o espaço geográfico. Refletir sobre as problemáticas já reconhecidas em razão de uma compreensão, discutindo com colegas as possibilidades reais para amenizá-las ou resolvê-las efetivamente. Simular proposições de soluções para as problemáticas, utilizando argumentação consistente para a defesa de pontos de vista. Divulgar a síntese do processo vivenciado para toda a comunidade escolar, demonstrando abertura para debates coletivos em que se evidenciem ideias divergentes das pessoais. São diversas as perspectivas de pesquisa, referenciadas pela Campanha da Fraternidade de 2014, que aborda preocupação com formas de tráfico humano, comprovando que é o próprio homem o responsável pelos problemas que vivencia e, que por esse motivo, é o único que pode intervir para que a experiência humana seja melhor. Outra referência que está sendo considerada para a proposição e desenvolvimento deste projeto, com maior ênfase nos 9º anos e séries do Ensino Médio é a proposta do PAS – UNB, notadamente inserida em seu primeiro objeto do conhecimento de todas as etapas, que considera que durante a Educação Básica é primordial favorecer aos estudantes reflexões sobre a própria existência e formas de atuar no mundo em que vive e que depende para sobreviver com dignidade.

description

Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014 do Colégio Cor Jesu - Sagrado Rede de Educação

Transcript of Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

Page 1: Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

1

XVI GINCANA SOCIOCULTURAL E DESPORTIVA

2014

O Ser Humano e suas Inter-relações

2

I – COMENTÁRIOS INICIAIS

A XVI Gincana sociocultural 2014 aborda um tema amplo e que nos remete a refletir sobre a nossa própria existência dentro de um ambiente complexo, constituído de elementos naturais, como o solo, a hidrografia, a vegetação, o clima e o relevo e dos demais seres vivos, incluindo-se ai o homem.

O “Ser Humano e suas inter-relações” abre um leque imenso de

possibilidades para que blocos temáticos diversificados possam referenciar um processo de pesquisa, que tem, sobretudo, a intenção de garantir aos nossos estudantes o movimento cíclico proposto a seguir:

• Reconhecer problemáticas no âmbito sociocultural, econômico e ambiental, entendendo-os como resultantes da ação humana sobre o espaço geográfico.

• Refletir sobre as problemáticas já reconhecidas em razão de uma compreensão, discutindo com colegas as possibilidades reais para amenizá-las ou resolvê-las efetivamente.

• Simular proposições de soluções para as problemáticas, utilizando argumentação consistente para a defesa de pontos de vista.

• Divulgar a síntese do processo vivenciado para toda a comunidade escolar, demonstrando abertura para debates coletivos em que se evidenciem ideias divergentes das pessoais.

São diversas as perspectivas de pesquisa, referenciadas pela Campanha

da Fraternidade de 2014, que aborda preocupação com formas de tráfico humano, comprovando que é o próprio homem o responsável pelos problemas que vivencia e, que por esse motivo, é o único que pode intervir para que a experiência humana seja melhor.

Outra referência que está sendo considerada para a proposição e

desenvolvimento deste projeto, com maior ênfase nos 9º anos e séries do Ensino Médio é a proposta do PAS – UNB, notadamente inserida em seu primeiro objeto do conhecimento de todas as etapas, que considera que durante a Educação Básica é primordial favorecer aos estudantes reflexões sobre a própria existência e formas de atuar no mundo em que vive e que depende para sobreviver com dignidade.

Page 2: Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

3

• 1ª Etapa: “O ser humano como ser no mundo”. • 2ª Etapa: “O ser humano como ser que pergunta e quer saber”. • 3ª Etapa: “O ser humano como ser que interage”.

Por meio de mais um projeto interdisciplinar, cujo momento culminante é a

XVI Gincana Sociocultural, buscamos valorizar o protagonismo dos nossos estudantes, apoiando-os à construção de competências essenciais para a vida futura, pois acreditamos que “Escola Forte” é aquela que propõe um ensino dinâmico, capaz de gerar aprendizagens significativas, onde o FAZER é constante, resultante da busca, que se consolida pela PESQUISA, pela ANÁLISE, pela REFLEXÃO e TOMADA DE DECISÃO.

Esperamos que todos os estudantes sintam o prazer de crescer em mais

esta gincana, com experiências baseadas em valores cristãos, como respeito às diferenças e solidariedade.

II - OBJETIVOS GERAIS Possibilitar a integração entre os referenciais teóricos que embasam o currículo com vivências práticas, considerando as dimensões cultural, solidária e cidadã por meio de:

Atividades culturais e educativas relacionadas à valorização da sociedade e sua respectiva cultura e da consciência mais humana, solidaria e justiça social.

Atividades diversificadas que motivem o respeito à diversidade sociocultural, a solidariedade, a capacidade de trabalhar em equipe e competir de forma saudável, com respeito e tolerância ao outro.

Incentivo à prática de esporte e lazer com vistas ao equilíbrio físico e emocional.

III - ORGANIZAÇÃO

Para garantir a ocorrência da XVI Gincana 2014, contaremos com o apoio das equipes denominadas de:

Comissão Organizadora. Comissão Julgadora.

4

COMPOSIÇÃO E COMPETÊNCIAS DA COMISSÃO ORGANIZADORA: A Comissão Organizadora é composta pelos seguintes membros:

� COORDENAÇÃO GERAL: Professoras Eleonora Cavalcante (Assessoria Educacional) Roselita Sales e Silvana Andrade (Coordenação Pedagógica).

� COORDENADORA SOCIAL: Joana Matos.

� COORDENADORA DESPORTIVA E CULTURAL: Professora Morgana Martins.

� COORDENADORA ATITUDINAL: Professora Maria Inês Vieira.

� DIRETORA: Irmã Elisângela Vasconcelos.

COMPETE À COMISSÃO ORGANIZADORA:

� Elaborar, aprovar e modificar o Regulamento. � Nomear os componentes da Comissão Julgadora. � Indicar pessoas para o que se fizer necessário ao bom andamento da

Gincana. � Deliberar sobre os recursos apresentados pelas equipes participantes

no que concerne às tarefas propostas e realizadas. � Resolver os casos omissos deste Regulamento. � Organizar a Gincana, de acordo com as normas, elaborar, divulgar e

receber as tarefas. � Dirigir a solenidade de premiação.

COMISSÃO JULGADORA (CONVIDADA PELO COLÉGIO)

A Comissão Julgadora será escolhida pela Comissão Organizadora. Compete à Comissão Julgadora avaliar as tarefas da Gincana que lhes forem

solicitadas, bem como cumprir outras atividades ou funções a pedido da Comissão Organizadora.

A Comissão Julgadora composta por 03 (três) a 05 (cinco) membros é soberana em suas decisões, não cabendo recursos.

O julgamento das tarefas será de acordo com os critérios de avaliação e pontuação estabelecidos neste Regulamento.

Page 3: Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

5

IV - INSCRIÇÕES

Poderão se inscrever na Gincana, as turmas do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e do Ensino Médio (1ª a 3º séries).

Os 5º anos do Ensino Fundamental serão convidados para participar de

algumas atividades recreativas, sem concorrer a títulos. As inscrições devem ser feitas até o dia 05 de maio de 2014 em documento

próprio, a ser adquirido pelos representantes de turma junto às Coordenações, com todos os campos preenchidos.

Cada turma deverá entregar à Coordenação Pedagógica do seu segmento, a

relação nominal da equipe, sendo que os participantes devem ser matriculados nesta instituição de ensino.

As equipes serão identificadas por cores, a serem negociadas com a Equipe

Organizadora da Gincana, respeitando-se a disponibilidade verificada, evitando-se repetição de cores. V – ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES

As equipes serão organizadas por faixas de competição e concorrerão com as demais equipes da mesma faixa, conforme a seguir:

FAIXA 1 6º e 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL FAIXA 2 8º e 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL FAIXA 3 ENSINO MÉDIO

Cada equipe será coordenada pelos representantes de sala, eleitos para o ano

de 2014, que dividirão atribuições, podendo atuar conjunta ou separadamente, ficando sob suas responsabilidades:

� Coordenação dos trabalhos da equipe e recebimento e entrega das tarefas. � Motivação da equipe e orientação sobre participação desejável, considerando

atitudes como: respeito às diferenças, solidariedade entre membros da própria equipe e das demais.

6

O Professor Conselheiro também deverá apoiar a equipe sob sua responsabilidade, orientando os estudantes durante a Gincana, porém não será permitida a participação direta na execução das tarefas, exceto na quadrilha e quando solicitado pela Coordenação Organizadora da Gincana. Na impossibilidade da presença do Professor Conselheiro, outro professor deverá executar essa tarefa durante a Gincana, desde que com expressa autorização da Equipe Organizadora da Gincana. VI – TAREFAS DA GINCANA: As tarefas são classificadas em:

DE IDENTIFICAÇÃO: Produções que identificarão cada equipe, incluindo o nome da equipe, a camiseta com a logomarca ou desenho, o grito de paz, o desfile de abertura e a explicação sobre a ideia que pretendem transmitir aos jurados e demais participantes.

DE ATITUDES: Tarefas que exigirão o cuidado com os ambientes de sala de aula e do pátio, antes e durante a culminância da Gincana, além do comprometimento com as exigências acadêmicas.

DE SOLIDARIEDADE: Tarefas cuja intenção é possibilitar atitudes solidárias, com ações que promovam apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

DE PRODUÇÃO: Conjunto de atividades anunciadas antes e durante a Gincana, exigentes de conhecimento do tema, bloco temático e subtema do Projeto Interdisciplinar de 2014, intitulado: “O Ser Humano e suas Inter-Relações”.

RELÂMPAGO: Serão anunciados no decorrer do período pela Rádio Cor Jesu ou no site do Colégio e referem-se às atividades diversificadas e animadas, de cunho sociocultural e recreativo.

DE ESPORTE: Compõe-se de todas as competições por modalidades de esportes.

As equipes deverão obedecer rigorosamente às datas de entrega e/ ou

execução das tarefas, sendo que somente os representantes da equipe poderão fazê-la. O local de execução e/ou da entrega será sempre na Coordenação do Segmento, exceto tarefas relacionadas a doações, que serão entregues à equipe da Pastoral.

Page 4: Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

7

Cada tarefa será avaliada conforme critérios divulgados neste Regulamento, de acordo com a pontuação definida pelos membros da Comissão Organizadora, devendo ser cumpridas integralmente.

As tarefas que exigem dados informativos devem ser entregues de forma

legível em um envelope, constando o nome da equipe, bem como, a especificação da tarefa. Obs.: Após o julgamento de cada tarefa, a equipe deverá recolher o material apresentado. A Comissão Organizadora não se responsabilizará pela guarda de qualquer objeto usado pelas equipes no cumprimento das referidas tarefas.

TAREFAS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. CAMISETA PADRONIZADA � A camiseta padronizada é de uso obrigatório da equipe nas competições. � Cada equipe deverá ficar atenta aos seguintes critérios:

o Cor da camiseta. o Modelo com manga (a camiseta baby look feminina será

permitida). o O nome da equipe deve constar na frente da camiseta,

assim como o desenho ou a logomarca criada para identificar a ideia da equipe em razão da temática do ano escolar.

o A logomarca do Colégio poderá ser inserida na manga ou nas costas da camiseta. Os nomes dos estudantes que compõem a equipe e a turma devem constar nas costas da camiseta, com a opção de inserir o nome de cada um, individualmente ou uma lista com o nome de todos.

o A descaracterização ou customização da camiseta e/ou short/ bermuda/calça praticada por algum estudante acarretará a perda de pontos, conforme análise da Comissão Organizadora.

o Um exemplar da camiseta será entregue até o dia 6/6/2014 à Coordenação.

8

Segue um exemplo de camiseta, utilizando-se um modelo do ano de 2013, da 2ª B:

Segue a logomarca do Colégio que deverá constar nas costas ou nas mangas da camiseta.

TAREFA CUMPRIDA 1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR

200 400 300 250

2. NOME DA EQUIPE E DESENHO OU LOGOMARCA

O nome da Equipe e o desenho ou logomarca representam a marca registrada da turma, pois revelam intencionalidades, visão a respeito dos desafios do projeto em desenvolvimento. A Comissão Organizadora, portanto, analisará a relação entre o nome da equipe e o desenho ou logomarca com o tema gerador proposto “O Ser Humano e suas Inter-Relações” e o bloco temático do ano ou série escolar da qual a equipe faz parte, observando a coerência existente, além da criatividade.

O desenho ou logomarca da equipe deve ser entregue até o dia 21/05/2014. Embora o nome e a logomarca ou desenho façam parte da mesma tarefa,

serão valorizados separadamente, com a seguinte pontuação: Será na abertura da gincana, no dia 10/06.

NOME DA EQUIPE:

TAREFA CUMPRIDA

1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR

100 300 250 200

Page 5: Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

9

DESENHO OU LOGOMARCA:

TAREFA CUMPRIDA

1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR

200 400 350 250

3. GRITO DE PAZ

O grito a ser criado deverá ser coerente com o bloco temático do ano ou série escolar de cada equipe, original, forte e empolgante. Não poderá conter expressões pejorativas ou mesmo mensagens que incitem provocações ou conflitos entre as equipes. Deverá ser idealizado e entregue uma cópia da letra juntamente com o nome da equipe até o dia 26/05/2014.

TAREFA CUMPRIDA

1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR

200 300 250 230

4. FAIXA DE DIVULGAÇÃO DO TEMA DE PESQUISA DA EQUIPE:

Para divulgar as ideias da sua turma em relação ao tema do projeto, considerando também o bloco temático da série ou ano em que você estuda, além do subtema de pesquisa, crie uma frase de efeito, indique sua turma com o nome idealizado e coloque-a em uma faixa de tecido ou vinil de qualquer cor, no mínimo com três metros de comprimento. Serão avaliados os seguintes itens: criatividade, coerência da frase com o bloco temático do ano ou série escolar. A faixa deverá ser entregue à Comissão Organizadora até o dia 03/06/2014, podendo compor a decoração da barraca.

Exemplo:

TAREFA CUMPRIDA

1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR

300 400 380 350

XVI GINCANA “O SER HUMANO E SUAS INTER-RELAÇÕES”

O tráfico de seres humanos representa a selvageria de seres humanos inescrupulosos que não conseguem se colocar no lugar de seus semelhantes. Denuncie qualquer indício de tráfico, pois todos nós somos responsáveis. Equipe XXXX 7º B

10

TAREFA

CUMPRIDA 1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR

300 400 380 350

5. DESFILE DE APRESENTAÇÃO DA EQUIPE:

Cada equipe desfilará no dia da abertura da Gincana (10/06) com enfeites diversificados, como pompons, entre outros, espalhando alegria. Durante o desfile será apresentado o grito de paz e cartazes, faixas ou bandeiras que divulguem a mensagem a ser transmitida. O representante legal de cada equipe terá um minuto para transmitir a ideia da turma. Serão julgados: criatividade, coerência com o tema geral e bloco temático do ano ou série escolar, diversidade de adereços e itens de divulgação, animação, integração entre estudantes e organização.

TAREFA

CUMPRIDA 1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR

300 450 380 350

TAREFAS DE ATITUDES:

6. GARANTIA DE LIMPEZA

Cada equipe deverá nomear agentes de limpeza para se responsabilizarem pela manutenção da limpeza das salas de aula e durante as atividades propostas pela Gincana. Os agentes poderão utilizar roupas criativas para destacar as suas responsabilidades nos momentos da gincana. A observação da limpeza das salas de aula será feita a partir do recebimento deste Regulamento, conduzida pelas Auxiliares de Coordenação, Sras. Francisca e Ana Paula. Os registros de ocorrências relacionados à limpeza serão entregues à Comissão Organizadora que definirá os resultados, conforme quadro a seguir:

Page 6: Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

11

1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR 400 380 350

7. TURMAS EM DESTAQUE

As turmas que se

destacarem em função de atitudes desejáveis como compromisso em relação aos estudos, capacidade de trabalhar em equipe e saber ouvir e falar na hora certa, solidariedade, entre outras atitudes que caracterizam uma turma educada e comprometida serão valorizadas por meio de pontuação.

A partir do recebimento deste Regulamento, a cooperação e o compromisso em sala de aula serão analisados, considerando-se também o cumprimento das tarefas propostas para casa e sala de aula e entrega de trabalhos nas datas solicitadas pelos professores.

DE SOLIDARIEDADE:

8. VENDA DE INGRESSOS PARA A FESTA JUNINA: Com o objetivo de colaborar com o valor total a ser arrecadado com a Festa Junina, as equipes deverão proceder à venda antecipada de ingressos.

Para as equipes que cumprirem a prova, ou seja, alcançarem a venda de 05 ingressos por cada estudante da turma, a tarefa será considerada cumprida, com pontuação equivalente. As equipes que venderem menos do que o estabelecido não terão direito à pontuação. As

1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR 600 500 400

12

equipes que ultrapassarem o mínimo estabelecido concorrerão pelos 1º, 2º e 3º lugares, considerando-se as médias obtidas a partir da fórmula:

Nº ingressos vendidos acima do mínimo

Nº de estudantes da turma É importante perceber que nenhuma equipe será prejudicada, pois o resultado considerado respeita a quantidade de estudantes de cada turma. Exemplo:

A Equipe X tem 40 estudantes e consegue vender 80 ingressos além do mínimo e a equipe Y tem 20 estudantes e consegue vender 40 ingressos além do mínimo. A média das duas equipes será 2, pois é o resultado do total de ingressos vendidos dividido pelo número de estudantes de cada uma. Nesse caso ambas empatariam.

Os ingressos serão vendidos a partir do dia 15 de maio de 2014 e a

apuração ocorrerá no dia 4 de junho de 2014, para a identificação do desempenho de cada turma, com divulgação posterior dos resultados.

TAREFA

CUMPRIDA 1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR

500 800 700 600

9. DOAÇÃO SOCIAL

Higiene pessoal: Kit com 1 sabonete e 1 creme dental

Cada equipe providenciará a aquisição de Kit de higienização composto de um sabonete e um creme dental, entregando-os por meio dos seus representantes na Pastoral do Colégio no período de 12/5 a 5/6/2013, sempre antes do início das aulas ou após o término.

Essa tarefa será considerada cumprida se a equipe arrecadar pelo menos 2 (dois) kits de higienização por participante. Acima desses valores, será premiada com pontuação extra, de acordo com a colocação em razão da maior arrecadação,

Page 7: Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

13

considerando-se a média da turma, seguindo a mesma regra da tarefa 8 (Venda de Ingressos), a partir da fórmula:

Quantidade de Kits de Higienização acima do mínimo

Nº de estudantes da turma

Doação de roupas para bazar solidário. Cada equipe fará a doação de roupas usadas de boa qualidade ou novas, incluindo roupas íntimas novas apenas para crianças. As roupas serão entregues por meio dos seus representantes na Pastoral do Colégio no período de 12/5 a 5/6/2014, sempre antes do início das aulas ou após o término.

Essa tarefa será considerada cumprida se a equipe arrecadar pelo menos 5 peças de roupas por participante. Acima desses valores, será premiada com pontuação extra, de acordo com a colocação em razão da maior arrecadação, respeitando-se a quantidade de estudantes de cada uma. A fórmula de cálculo é a mesma utilizada para a venda de ingressos para a Festa Junina e para os kits de higienização, conforme a seguir:

Quantidade de roupas acima do mínimo Nº de estudantes da turma

DE PRODUÇÃO (PARTICIPAÇÃO NA FESTA JUNINA):

A festa junina acontece todos os anos no Colégio e parte do dinheiro arrecadado destina-se à manutenção do Centro Assistencial de Samambaia. Portanto, a participação da sua equipe reflete-se em atitude cidadã.

TAREFA CUMPRIDA

1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR

500 900 800 700

TAREFA CUMPRIDA

1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR

500 800 700 600

14

10. QUADRILHA TEMÁTICA:

A sua turma deverá preparar uma coreografia de quadrilha, composta por pelo menos quatro casais, para apresentar durante a Festa Junina, no dia 7/6/2014. Na coreografia devem constar elementos que revelem o bloco temático da série ou ano escolar frequentado, considerando-se o Projeto Interdisciplinar “O ser humano e suas Inter-relações”. Não será permitida a participação de pessoas externas na quadrilha, apenas professores estão autorizados. Serão avaliados os quesitos: coerência com o bloco temático, criatividade, conjunto, evolução e qualidade da comunicação da mensagem pretendida. A duração da coreografia não poderá ultrapassar oito minutos. O cronograma das apresentações das coreografias será divulgado posteriormente. Nesta prova ofertaremos pontuação por tarefa cumprida, 1º, 2º e 3º lugares.

TAREFA CUMPRIDA 1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR 500 800 700 600

11. DECORAÇÃO DAS BARRACAS DA FESTA JUNINA:

Cada equipe deverá decorar uma barraca

da Festa Junina de acordo com sorteio realizado no dia 29/4/2014. A decoração será realizada no dia que antecede a festa, ou seja, 6/6/2014, nos respectivos horários de aulas da turma (7h30 às 12h50).

A tarefa será julgada em criatividade, originalidade, coerência da decoração da barraca com o tema gerador “O Ser Humano e suas Inter-Relações”, considerando-se o subtema de cada equipe e apresentação final (conjunto da obra).

Page 8: Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

15

TAREFA CUMPRIDA 1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR 300 600 500 400

DE PRODUÇÃO (DIVERSIFICADAS):

12. SEMINÁRIO (APENAS PARA AS FAIXAS 2 e 3)

As equipes participarão de um seminário para apresentar suas conclusões e

propostas de soluções para as problemáticas analisadas em função das pesquisas realizadas a partir do bloco temático e subtemas sob suas responsabilidades.

O seminário ocorrerá no dia 9 de junho de 2014 para as faixas 2 e 3 de acordo

com o cronograma a seguir:

FAIXA 2 (8º e 9º ANOS) FAIXA 3 (ENSINO MÉDIO)

7h30 às 12h50, com intervalo definido pelos condutores do evento.

O seminário será estruturado seguindo as seguintes etapas:

� Apresentação do subtema de pesquisa de cada turma com divulgação da problemática identificada e da proposta de solução, com utilização de recursos midiáticos e artísticos, procurando garantir a interação do público. Duração de até 20 minutos.

� Participação em mesa redonda a partir de situação-problema divulgada com antecedência para todas as turmas, com base em critérios previamente definidos.

Observações:

� As equipes deverão entregar os recursos a serem utilizados no decorrer do seminário com dois dias de antecedência. A entrega fora do prazo acarretará perda de pontos do total adquirido em função da avaliação da participação no seminário, sendo de - 10% para a entrega no dia anterior e - 20% para a entrega no dia da apresentação.

� Os estudantes deverão organizar o seminário a partir do desenvolvimento do projeto da sua respectiva turma e com as orientações dos professores responsáveis.

16

� Posturas inadequadas (palavrões, brincadeiras e conversas fora do contexto) acarretarão perda de pontos, sendo de - 10% de pontos do total arrecadado em função da avaliação da participação no seminário.

� Fica a critério dos professores avaliarem a aprendizagem dos estudantes em função das atividades propostas pela XVI Gincana por meio de instrumentos avaliativos que compõem a avaliação parcial do 2º trimestre.

TAREFA CUMPRIDA 1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR

500 1000 800 600

13. TAREFA COOPERATIVA PARA O SEMINÁRIO - Faixas 2 e 3

As equipes prepararão o cenário para a apresentação do seminário. A faixa 2 ficará responsável em ornamentar a entrada do Teatro deixando em evidencia o nome do Projeto “O ser humano e suas inter-relações” e os blocos temáticos das faixas 2 e 3.

A faixa 3 ficará responsável pelo palco (painel temático envolvendo o nome

do Projeto “O ser humano e suas inter-relações”), os blocos temáticos e subtemas das equipes das faixas 2 e 3. A preparação do teatro ocorrerá no dia 8/6, das 13h30 às 17h30.

TAREFA CUMPRIDA

500

14. APRESENTAÇÃO MIDIÁTICA COM TEATRO - Faixa 1 – 6º e 7º anos Cada equipe fará uma apresentação composta de duas etapas, no máximo em até 20 minutos: � Apresentação do subtema de pesquisa da equipe com divulgação da

problemática pesquisada e da proposta de solução, com utilização de tecnologia midiática.

� Apresentação da peça teatral de maneira que o subtema da turma fique em evidência.

� A preparação do teatro ocorrerá no dia 01/6.

A apresentação ocorrerá no dia 2 de junho de 2014 de acordo com o cronograma a seguir:

Page 9: Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

17

FAIXA I (6º ANOS) 8h às 12h

FAIXA I (7º ANOS) Observações:

� As equipes deverão entregar os recursos a serem utilizados no decorrer da apresentação com dois dias de antecedência. A entrega fora do prazo acarretará perda de pontos do total adquirido em função da avaliação da qualidade das apresentações, sendo de - 10% para a entrega no dia anterior e - 20% para a entrega no dia da apresentação.

� Posturas inadequadas (palavrões, brincadeiras e conversas fora do contexto) acarretará perda de pontos, sendo de - 10% de pontos sobre a pontuação adquirida pela qualidade da apresentação.

� Os estudantes deverão organizar a apresentação a partir do desenvolvimento do projeto da sua respectiva turma e com as orientações dos professores responsáveis.

� Fica a critério dos professores avaliarem a aprendizagem dos estudantes em função das atividades propostas pela XVI Gincana por meio de instrumentos avaliativos que compõem a avaliação parcial do 2º trimestre.

TAREFA CUMPRIDA 1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR

500 1000 800 600

15. MÚSICA INÉDITA OU PARÓDIA COM COREOGRAFIA:

Cada turma produzirá uma paródia

ou música inédita para relatar a experiência desenvolvida pela equipe sobre o tema do projeto, intitulado “O ser humano e suas Inter-relações”. O bloco temático da sua série ou ano escolar deverá ser valorizado, considerando-se também o subtema da equipe. A letra da música será entregue à comissão até o dia 27/05/2014.

A apresentação será feita no dia 11/6/2014 por um ou mais estudantes da equipe, com três estrofes no mínimo, a ser cantada com acompanhamento musical.

18

O(s) vocalista(s) deve(m) ser da própria equipe, mas para o instrumental poderá contar com a participação de terceiros. Cada equipe terá até 10 minutos para a apresentação, incluindo o tempo de organização.

Uma coreografia será preparada e apresentada por estudantes da própria equipe juntamente com a apresentação musical. A equipe deverá comunicar à Comissão Organizadora os nomes dos convidados para o instrumental da música ou paródia, com antecedência mínima de 24 horas.

Serão avaliados os seguintes itens, considerando-se separadamente a música ou paródia e a coreografia: criatividade, desenvoltura, qualidade da apresentação da letra e acompanhamento musical (no caso da música ou paródia).

MÚSICA OU PARÓDIA:

TAREFA CUMPRIDA 1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR 200 600 400 300

COREOGRAFIA:

TAREFA CUMPRIDA 1º LUGAR 2º LUGAR 3º LUGAR 200 500 400 300

TAREFAS TIPO RELÂMPAGO:

Fique atento! Proporemos tarefas via INTERNET através do site do Colégio, via

RÁDIO COR JESU ou via envelope a ser entregue aos representantes de cada equipe. As tarefas serão detonadas em curto espaço de tempo. Elas devem ser cumpridas de acordo com as orientações. Algumas delas ocorrerão nos dias 10 e 11/06 e terão caráter recreativo e sociocultural. Cada tarefa cumprida será pontuada com 50 pontos e acrescida de mais 150 pontos quando a sua equipe for a vencedora.

TAREFA CUMPRIDA TAREFA VENCIDA 50 200

Page 10: Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

19

DESPORTIVA

A prática de esportes faz bem à saúde

e ao espírito. Jogar para ganhar ou perder, não importa! O que motiva é o desejo de enfrentar desafios, de buscar superar barreiras e estar sempre disposto a recomeçar.

Na nossa Gincana ofertaremos várias modalidades esportivas, e todas as equipes jogarão entre si.

Os esportes são:

Vôlei, Handebol, Basquete, Futsal e Tênis de Mesa, acrescidos de outras modalidades de desafios, como o Xadrez, totó e “Quebrando a Cuca”.

A Tabela será divulgada posteriormente pela Professora Morgana, responsável pela parte desportiva do evento com a definição de pontuação a ser obtida pela qualidade da participação das equipes.

VII - RESULTADO FINAL E PREMIAÇÃO

Será considerada vencedora a equipe que obtiver o

maior número de pontos na soma de todas as tarefas. A premiação final da XVI Gincana Sociocultural e

Desportiva será a seguinte: 1º lugar: Evento de Confraternização com patrocínio do Colégio, troféus e

medalhas para todos os estudantes e 0,75 pontos na média de um componente curricular a escolher.

2º e 3º lugares: Troféus para as turmas, medalhas para todos os estudantes e 0,50 pontos na média de um componente curricular a escolher.

Os demais estudantes de equipes não classificadas terão direito a 0,25 pontos,

a serem acrescidos em um componente curricular a escolher, desde que tenham participado efetivamente das atividades propostas pela XVI Gincana, com confirmação pelos representantes de turmas e listas de presenças.

20

O resultado será divulgado no dia 11/06, no teatro do Colégio, após o encerramento das tarefas. A entrega da premiação será feita no dia do Estudante (11/08/2014), às 10 horas, na quadra 02.

VIII - DISPOSIÇÕES GERAIS

A equipe que desejar reclamar deverá fazê-lo por meio de um documento escrito, encaminhado à Comissão Organizadora no prazo de até 30 (trinta) minutos após a execução da respectiva tarefa.

O participante da Gincana que apresentar desvio de comportamento ou

conduta, (agressões verbais ou físicas aos colegas, professores, jurados, descumprimento de regras e normas do Colégio), assim como qualquer outra atitude julgada inadequada pela Comissão Organizadora da Gincana no decorrer do evento será advertido e poderá prejudicar a sua equipe, gerando a perda de pontos, e, em casos extremos, o afastamento do estudante.

Todas as equipes deverão adotar conduta de cooperação, respeito às

diferenças e solidariedade para com os participantes da Gincana.

Para garantir a organização dos jogos, cada equipe terá que fazer a inscrição dos seus jogadores, considerando as diversificadas modalidades, até o dia 5 de junho de 2014. Em caso de dificuldades para formar times em determinadas modalidades, a equipe deverá procurar a Comissão Organizadora até o dia 2 de junho de 2014, a fim de buscar soluções viáveis para resolver a situação.

Toda e qualquer dúvida surgida em decorrência da falta de entendimento

deste Regulamento Geral, bem como os casos nele omissos, serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

O cronograma de atividades específicas será divulgado posteriormente via

site do colégio e nos corredores. IX – ANEXOS

1. QUADRO SÍNTESE DAS TAREFAS PROPOSTAS. 2. QUADRO DE TEMAS POR ANOS ESCOLARES OU SÉRIES. 3. QUADRO DE CONSELHEIROS E REPRESENTANTES DE TURMA. 4. QUADRO COM OS DIAS E HORÁRIOS DA GINCANA

Page 11: Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

21

QUADRO 1 - SÍNTESE DAS TAREFAS PROPOSTAS

TAREFAS PROPOSTAS PONTOS DATA DE ENTREGA/APRESENTAÇÃO

CAMISETA PADRONIZADA 200 a 400 6/6/2014

NOME DA EQUIPE 100 a 300

21/5/2014 DESENHO OU LOGOMARCA 200 a 400

GRITO DE PAZ 200 a 300 Entrega no dia 26/52014 e

apresentação no dia 10/6/2014

FAIXA DE DIVULGAÇÃO DO TEMA 300 a 400 3/6/2014

DESFILE DE APRESENTAÇÃO DA EQUIPE 300 a 450 10/6/2014

GARANTIA DE LIMPEZA 350 a 400 Todo o período.

TURMAS EM DESTAQUE 400 a 600 Todo o período.

VENDAS DE INGRESSOS 500 a 800 15/5 a 4/6/2014

Detalhes via comunicado

DOAÇÃO SOCIAL– KIT DE HIGIENIZAÇÃO 500 a 900 12/5/2014 a 5/6/2014 Antes ou após o término das

aulas, na Pastoral DOAÇÃO SOCIAL – DOAÇÃO DE ROUPAS PARA BAZAR SOLIDÁRIO.

500 a 800

QUADRILHA TEMÁTICA 500 a 700 7/6/2014

DECORAÇÃO DAS BARRACAS DA FESTA JUNINA

300 a 600 6/6/2014

SEMINÁRIO – FAIXA 2 e 3 500 a 1000 Entrega de recursos audiovisuais

com 2 dias de antecedência. (09.06)

TAREFA COOPERATIVA PARA O SEMINÁRIO – FAIXA 2 E 3

0 a 500 8/6/2014

APRESENTAÇÃO MIDIÁTICA COM TEATRO – FAIXA 1

500 a 1000 Entrega de recursos audiovisuais

com 2 dias de antecedência. (02.06)

MÚSICA INÉDITA OU PARÓDIA COM COREOGRAFIA, CONSIDERANDO A MÚSICA

200 a 600 Entrega da letra 27/05 e

apresentação dia 11/06/2014. MÚSICA INÉDITA OU PARÓDIA COM COREOGRAFIA, CONSIDERANDO A COREOGRAFIA

200 a 500 11/6/2014

TAREFA RELÂMPAGO 50 a 200 Todo o período.

22

QUADRO 2 - DE TEMAS POR ANOS ESCOLARES OU SÉRIES

ANO / BLOCO

TEMÁTICO

COR CAMISETA

BARRACAS

SUBTEMAS DESAFIOS CENTRAIS

6º ANO (Desigualdades Sociais)

6ºA (AZUL BEBÊ)

Pescaria Má distribuição de renda que ocasiona a desigualdade social.

A resolução da desigualdade social é tarefa de todos. O que fazer para minimizar essas diferenças? 6ºB

(PRETO E BRANCO)

Quentão, canjica e vinho

As Ações individuais que podem minimizar essa questão (desigualdade e má distribuição de renda).

7º ANO A evolução da Medicina: Progresso ou Retrocesso?

7ºA (PRETO E LARANJA) (Predominante o Preto)

Pastel e caldo de cana

A evolução da medicina.

A medicina atual dispõe de novas tecnologias, mas nem sempre tem gerado impactos positivos sobre a sociedade. O que fazer para que a evolução médica não conviva com retrocessos?

7ºB (VERDE LIMÃO E PRETO)

Cachorro Louco

Medicina e fatores socioeconômicos.

8º ANO Trabalho escravo no Brasil e no mundo.

8ºA (VINHO E VERDE)

Cachorro Quente

O trabalho escravo no Brasil e suas consequências.

A Escravidão acabou há mais de 180 anos, mas esta história ainda não chegou ao fim. O trabalho escravo é uma causa ou consequência? Como evitá-la?

8ºB (VERMELHO BRANCO)

Arroz Carreteiro

O trabalho escravo no mundo (com enfoque na China) e suas consequências.

Page 12: Colégio Cor Jesu - Regulamento da XVI Gincana Sociocultural 2014

23

ANO / BLOCO

TEMÁTICO

COR CAMISETA BARRACAS

SUBTEMAS DESAFIOS CENTRAIS

9º ANO O que está por trás da Copa do Mundo?

9ºA (ROSA FLORESCENTE)

Doces Aspectos geográficos políticos e infraestrutura: Crise financeira e plano econômico.

Qual o legado da Copa do Mundo para o Brasil? Quais são as perspectivas positivas e negativas do ponto de vista social e econômico? Qual o envolvimento do ser humano como ser no mundo?

9ºB (LARANJA E PRETO) (Predominante o Laranja)

Boca do Palhaço

Influências relacionadas à política, religião e sociedade: Causas e consequências considerando a dimensão: “O ser humano como ser no mundo”.

1ª SÉRIE O que está por trás da Copa do Mundo?

1ª A AMARELA E PRETA

Caldos A definir Qual o legado da Copa do Mundo para o Brasil? Até que ponto eventos como a Copa do Mundo mascaram situações econômicas e políticas desfavoráveis?

2ª SÉRIE O que está por trás da Copa do Mundo?

2ª A VERDE, AMARELA E PRETA

Salsichão A definir

2ªB BRANCA, AZUL E AMARELA

Churrasco A definir

3ª SÉRIE O que está por trás da Copa?

3ªA VERDE BANDEIRA

Bebidas A definir

24

QUADRO 3 - DE CONSELHEIROS E REPRESENTANTES DE EQUIPES

TURMA CONSELHEIRO REPRESENTANTES

6º A JANAÍNA DANILO SILVEIRA DA SILVA

6º B ADILSON ARTHUR SANTOS

7º A VIVIANE ANA LUÍSA PONTES

7º B ROSIMERI HELENE BEATRIZ BRITO

8º A TATIANA KARINA ROEPKE

8º B EDNANDO GABRIEL MIRANDA

9º A FÁBIO YSIS GABRIELLE DA SILVA

9º B CRISTIANO ANA CLARA MASCARENHAS

1ª A RIBAMAR ISLAN NASCIMENTO

2ª A MICHELLINE LARA JENNYFER FERREIRA

2ª B MARIA EDUARDA GALVÃO

3ª A HUMBERTO JOÃO ARTUR LINHARES

QUADRO 4 – QUADRO COM OS DIAS E HORÁRIOS DA GINCANA

10/06/2014 – TERÇA-FEIRA

FAIXA DE COMPETIÇÃO MANHÃ TARDE

FAIXA 1 (6º e 7º anos) 7h10 às 12h 14h às 17h30

FAIXA 2 (8º e 9º anos) 7h10 às 12h50 14h às 17h30

FAIXA 3 (ENSINO MÉDIO) 7h10 às 12h50 14h às 17h30

11/06/2014 – QUARTA-FEIRA

FAIXA DE COMPETIÇÃO MANHÃ

FAIXA 1 (6º e 7º anos) 7h10 às 12h50

FAIXA 2 (8º e 9º anos) 7h10 às 12h50

FAIXA 3 (ENSINO MÉDIO) 7h10 às 12h50

Observação: Cuide de seus pertences, o colégio não se responsabilizará

por perdas de celulares, carteiras, dentre outros.