Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios...

14
Colégio Militar de Belo Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos

Transcript of Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios...

Page 1: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.

Colégio Militar de Belo Horizonte Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj – História – 6ª ano – Maj

Edmundo – 02/2012Edmundo – 02/2012

Vestígios Arqueológicos

Page 2: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.

ASSUNTO 1: História - UD I - INTRODUÇÃO ASSUNTO 1: História - UD I - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA – 1º BIMESTREAO ESTUDO DA HISTÓRIA – 1º BIMESTRE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS A SEREM OBJETIVOS ESPECÍFICOS A SEREM ATINGIDOS:ATINGIDOS:

         a. Descrever os vestígios arqueológicos a. Descrever os vestígios arqueológicos encontrados no Brasil.encontrados no Brasil.

b.Inferir a importância dos achados para a b.Inferir a importância dos achados para a compreensão do nosso passado.compreensão do nosso passado.

c. Destacar a importância da preservação das c. Destacar a importância da preservação das fontes que possibilitam a compreensão do fontes que possibilitam a compreensão do passado histórico.passado histórico.

Page 3: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.

1. O que é arqueologia?1. O que é arqueologia?

A Arqueologia pode ser definida A Arqueologia pode ser definida como a ciência que estuda o como a ciência que estuda o passado humano a partir dos passado humano a partir dos vestígios e restos materiais vestígios e restos materiais deixados pelos povos que deixados pelos povos que habitaram a Terra.habitaram a Terra.

Page 4: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.
Page 5: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.

2. A arqueologia Brasileira.2. A arqueologia Brasileira.

Para realizar seu trabalho, o Para realizar seu trabalho, o arqueólogo procura identificar e arqueólogo procura identificar e escavar sítios arqueológicos, onde escavar sítios arqueológicos, onde documenta e coleta objetos que documenta e coleta objetos que pertenceram ao cotidiano de uma pertenceram ao cotidiano de uma determinada sociedade. determinada sociedade.

Em seguida, inicia a fase de estudos e Em seguida, inicia a fase de estudos e trabalhos em laboratório, onde trabalhos em laboratório, onde procura relacionar os objetos procura relacionar os objetos coletados a sociedade que os produziu coletados a sociedade que os produziu e ao seu modo de vida. e ao seu modo de vida.

Page 6: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.

Ao arqueólogo não cabe apenas investigar as Ao arqueólogo não cabe apenas investigar as pirâmides do Egito ou os monumentos clássicos pirâmides do Egito ou os monumentos clássicos gregos e romanos. A Arqueologia está se gregos e romanos. A Arqueologia está se diversificando cada vez mais e, no Brasil, é possível diversificando cada vez mais e, no Brasil, é possível encontrar pesquisadores em atividade na Mata encontrar pesquisadores em atividade na Mata Atlântica, nas dunas do Nordeste ou em meio à Atlântica, nas dunas do Nordeste ou em meio à floresta Amazônica. floresta Amazônica.

A Arqueologia atua também junto a sociedades atuais A Arqueologia atua também junto a sociedades atuais (como grupos indígenas, negros ou caiçaras), (como grupos indígenas, negros ou caiçaras), buscando compreender, através da observação do buscando compreender, através da observação do presente, a maneira como os vestígios materiais presente, a maneira como os vestígios materiais podem informar sobre o comportamento e os podem informar sobre o comportamento e os padrões culturais de sociedades.padrões culturais de sociedades.

Assim, estudos vêm sendo desenvolvidos no subsolo Assim, estudos vêm sendo desenvolvidos no subsolo de grandes cidades, nas sedes de antigas fazendas, de grandes cidades, nas sedes de antigas fazendas, em quilombos, campos de batalha, navios em quilombos, campos de batalha, navios naufragados e fortes.naufragados e fortes.

Page 7: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.

3. Origem dos índios 3. Origem dos índios brasileirosbrasileiros

Os índios iniciaram a ocupação do Brasil.Os índios iniciaram a ocupação do Brasil. Os primeiros índios brasileiros são Os primeiros índios brasileiros são denominados “Paleo-índios”. Estes denominados “Paleo-índios”. Estes índios chegaram ao Brasil através de índios chegaram ao Brasil através de migrações vindas da Ásia e Oceania migrações vindas da Ásia e Oceania que chegaram na América através do que chegaram na América através do Estreito de Béring ou embarcações pelo Estreito de Béring ou embarcações pelo Oceânico Pacífico. No caso do Brasil, Oceânico Pacífico. No caso do Brasil, este povoamento está comprovado este povoamento está comprovado desde 32.000 anos a.C. em São desde 32.000 anos a.C. em São Raimundo Nonato (PI) e 11.500 a.C em Raimundo Nonato (PI) e 11.500 a.C em Lagoa Santa (MG).Lagoa Santa (MG).

Page 8: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.

Desta época temos os fósseis de Desta época temos os fósseis de “Luzia” e o “Homem de Lagoa “Luzia” e o “Homem de Lagoa Santa”, ambos encontrados em Santa”, ambos encontrados em Minas Gerais, na região próxima a Minas Gerais, na região próxima a Lagoa Santa. Em São Raimundo Lagoa Santa. Em São Raimundo Nonato outros vestígios mais antigos Nonato outros vestígios mais antigos foram encontrados. foram encontrados.

Page 9: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.
Page 10: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.

Pintura Rupestre na Serra da Capivara e São Raimundo Nonato, Piauí.

Reprodução do rosto de “Luzia” a

partir dos fósseis encontrados.

Pedra do Ingá na Paraíba, com várias inscrições.

Page 11: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.

3. Os Sambaquis3. Os SambaquisOs sambaquis são depósito de conchas Os sambaquis são depósito de conchas

e restos deixados por sociedades e restos deixados por sociedades indígenas a longo de rios, lagos e do indígenas a longo de rios, lagos e do litoral. Possuem, alem de conchas litoral. Possuem, alem de conchas usadas na alimentação, cacos de usadas na alimentação, cacos de cerâmica, ossadas, anzóis, pontas-de-cerâmica, ossadas, anzóis, pontas-de-flecha e outros objetos utilizados flecha e outros objetos utilizados pelos índios.pelos índios.

Page 12: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.

Sambaqui no litoral de São Paulo (Cananeia)

Page 13: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.

4. Principais grupos indígenas 4. Principais grupos indígenas brasileirosbrasileiros

Com o crescimento das civilizações indígenas formaram-se os Com o crescimento das civilizações indígenas formaram-se os grupos mais característicos do Brasil. Cada um deles com grupos mais característicos do Brasil. Cada um deles com diferentes tribos:diferentes tribos:

a) Tupi-guaranis – o mais numeroso e habitavam as ares do a) Tupi-guaranis – o mais numeroso e habitavam as ares do litoral, tendo algumas tribos a parte sul do Brasil e parte litoral, tendo algumas tribos a parte sul do Brasil e parte da Amazônia. As principais tribos eram dos Tupiniquins, da Amazônia. As principais tribos eram dos Tupiniquins, dos Tupinambás, dos Tamoios, dos Temininós, dos Carijós, dos Tupinambás, dos Tamoios, dos Temininós, dos Carijós, dos Potiguares. dos Potiguares.

b) Tapuias – habitavam as áreas mais do interior e tinham b) Tapuias – habitavam as áreas mais do interior e tinham como tribos os Aimorés, os Goitacás, os Botocudos, os como tribos os Aimorés, os Goitacás, os Botocudos, os Cariris, os Timbiras, entre outras. Cariris, os Timbiras, entre outras.

c) Arawak – habitam a Amazônia e se dividem em Panos, c) Arawak – habitam a Amazônia e se dividem em Panos, Muras entre outros.Muras entre outros.

d) Karibs – também habitam parte da Amazônia. Waimiris-d) Karibs – também habitam parte da Amazônia. Waimiris-Atroaris, Kalapalos e Cuicuros são exemplos de tribos Atroaris, Kalapalos e Cuicuros são exemplos de tribos deste grupodeste grupo

Page 14: Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.

FimPeça esta aula pelo e-mail: [email protected]

ou pelo Sigaweb/CMBH.

Este material é de uso gratuito e de distribuição somente para alunos do CMBH.