Colégio Est. Maria Rosilda Rodrigues – Para o ... · Web viewanalfabeto político: aqueles que...

6
Bicho de sete cabeças O analfabetismo político e suas conseqüências O post é sobre analfabetismo político, porém, é importante frisar que o analfabetismo possui várias faces, tais como: analfabeto funcional: sabe ler e escrever não conseguem interpretar e realizar as operações matemáticas; analfabeto digital: é aquele que sabe ler, escrever, consegue interpretar, porém não tem afinidade, domínio da tecnologia Curso Enem 2020 Gratuito. Veja! analfabeto político: aqueles que não se interessam como deveriam, não pesquisam, não se informam e não participam como se espera da política. É muito comum associarmos a palavra analfabeta a alguém que não saiba ler nem escrever, porém, como vimos acima, ser analfabeto vai, além disso. Para Bertold Brecht (1898-1956) dramaturgo, romancista e poeta alemão, que pôs sua obra toda à esclarecer as questões sociais, sobretudo as questões políticas, o pior dos analfabetos “é o analfabeto político”. Vamos acompanhar seus argumentos lendo o seu poema O Analfabeto Político “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala e não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro, que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil, que da ignorância política nascem a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e bajulador das empresas nacionais e multinacionais.” Berthold Brecht. Comentário bastante atual, não é mesmo? Quando não nos interessamos nem o mínimo necessário por política e tudo que diz respeito a ela, corremos o risco de

Transcript of Colégio Est. Maria Rosilda Rodrigues – Para o ... · Web viewanalfabeto político: aqueles que...

Page 1: Colégio Est. Maria Rosilda Rodrigues – Para o ... · Web viewanalfabeto político: aqueles que não se interessam como deveriam, não pesquisam, não se informam e não participam

Bicho de sete cabeçasO analfabetismo político e suas conseqüências

O post é sobre analfabetismo político, porém, é importante frisar que o analfabetismo possui várias faces, tais como:

– analfabeto funcional: sabe ler e escrever não conseguem interpretar e realizar as operações matemáticas;

– analfabeto digital: é aquele que sabe ler, escrever, consegue interpretar, porém não tem afinidade, domínio  da tecnologia

Curso Enem 2020 Gratuito. Veja!– analfabeto político: aqueles que não se interessam como deveriam, não pesquisam, não se informam e não participam como se espera da política.

É muito comum associarmos a palavra analfabeta a alguém que não saiba ler nem escrever, porém, como vimos acima, ser analfabeto vai, além disso.

Para Bertold Brecht (1898-1956) dramaturgo, romancista e poeta alemão, que pôs sua obra toda à esclarecer as questões sociais, sobretudo as questões políticas,  o pior dos analfabetos “é o analfabeto político”.

Vamos acompanhar seus argumentos lendo o seu poema O Analfabeto Político

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala e não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro, que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil, que da ignorância política nascem a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e bajulador das empresas nacionais e multinacionais.” Berthold Brecht.

Comentário bastante atual, não é mesmo?

Quando não nos interessamos nem o mínimo necessário por política e tudo que diz respeito a ela, corremos o risco de não saber o que nos cabe cobrar, de quem devemos e o que é de fato responsabilidade dos nossos representantes.

Page 2: Colégio Est. Maria Rosilda Rodrigues – Para o ... · Web viewanalfabeto político: aqueles que não se interessam como deveriam, não pesquisam, não se informam e não participam

Mafalda e Guili e a indiferença políticaA política não acontece apenas nos meses que antecedem as eleições e tão pouco se resume ao dia da votação. Aristóteles afirma que “somos seres políticos por natureza” e a política é feita todos os dias, por todos os cidadãos e não apenas por aqueles que foram ESCOLHIDOS para nos representar.

Alguns filósofos que se dedicaram a entender a relação do homem com a política:

Platão e a participação política“Sempre fui politizado, pois só podemos mudar a realidade quando somos instruídos por ela”

Page 3: Colégio Est. Maria Rosilda Rodrigues – Para o ... · Web viewanalfabeto político: aqueles que não se interessam como deveriam, não pesquisam, não se informam e não participam

Bertold Brecht e a participação política

Gandhi e a participação política“Seja a mudança que quer ver no mundo!”

O que significa ser um indiferente político?

A indiferença política significa não se interessar, nem o mínimo necessário por algo que nos afeta diretamente como os aumentos na tarifa de luz, de ônibus, do combustível, dos impostos, da alimentação, exemplos que são resultados diretos das decisões políticas.

Participar ativamente das decisões políticas não significa estar filiado a um partido ou defender uma ideologia, significa sim estar preocupado com o desenvolvimento da sociedade como um todo, é usar do nosso senso comunitário, onde o que é meu ou o que é seu cede espaço ao que é nosso! De fato a união faz a força!

Page 4: Colégio Est. Maria Rosilda Rodrigues – Para o ... · Web viewanalfabeto político: aqueles que não se interessam como deveriam, não pesquisam, não se informam e não participam

Pequenas atitudes que fazem a diferença!

Que tal testar seus conhecimentos agora? Vamos!!!

Questão 1: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato dependem de decisões políticas.”

Bertold Brecht

A partir da leitura do trecho acima, marque a opção que reflete o estado desse homem não politizado.

a) Desolação e descrença.

b) Alienação e indiferença.

Page 5: Colégio Est. Maria Rosilda Rodrigues – Para o ... · Web viewanalfabeto político: aqueles que não se interessam como deveriam, não pesquisam, não se informam e não participam

c) Insatisfação e acomodação.

d) Preocupação e ingenuidade.

e) Desamparo e incompreensão

 

Questão 2: A dimensão política do ser humano se constrói, constitui-se e alarga-se num longo processo de aprendizado, desde os pequenos espaços sociais até os mais complexos contextos. Sabendo-se que esse caminhar possibilita o grande desafio para o efetivo exercício da cidadania. Assinale a alternativa que ratifica esta assertiva.

a) Compreender que a cidadania se conquista politicamente da forma plena, mesmo numa sociedade dividida em classes.

b) Saber que existe uma política democrática que viabiliza mudanças econômicas, políticas, educacionais e acreditar nelas.

c) Reconhecer o aparato estatal e a tradição política conservadora do país e, ainda assim ter expectativa de que aconteçam mudanças qualitativas na sociedade.

d) Ter conhecimento legal e ser cônscio de que na sociedade democrática é assegurado o direito de todos à liberdade de pensamento, à manifestação de opinião, à associação, ao credo, de modo que a luta por esses direitos seja uma conseqüência da consciência de sua garantia.

e) Ser indiferente às questões políticas que perpassam e estão inseridas em todos os âmbitos de desenvolvimento da sociedade, admitindo que só a política partidária influencia as ações politizadas.