Colégio Internato dos Carvalhos

30
Colégio Internato dos Carvalhos Ensino Secundário Autor : António Merim Oliveira

Transcript of Colégio Internato dos Carvalhos

Page 1: Colégio Internato dos Carvalhos

Colégio Internato dos Carvalhos

♦Ensino Secundário♦

Autor : António Merim Oliveira

Page 2: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.2

Introdução

Atendendo aos problemas sócio-económicos que subsistem no nosso país, só existe uma forma

de superá-los, apostando num futuro a curto e médio prazo conhecedor e competitivo. Os alunos do presente devem assimilar uma competitividade saudável, um gosto pela procura do conhecimento, desenvolver um olhar realista da sociedade e, simultaneamente, ambicionar e sonhar com o seu futuro, mas com as armas que têm ao seu dispor para que isso aconteça.

Mas o problema reside essencialmente neste último ponto. Verifica-se que, cada vez mais, os alunos não sabem utilizar essas “armas” que se encontram à sua disposição, isto é, os estudos!

O documento que aqui apresento surge na sequência dessa lacuna. Nasce de uma consciencialização da falta pertinente de conselhos ou estratégias para potenciar os estudos. Trata-se de um documento simples e claro, de forma a permitir uma eficiente e rápida aprendizagem de conhecimentos, de forma a culminar numa melhor preparação para as avaliações (fichas, testes e exames).

Foi baseado em diversas obras sobre a especialidade, sendo algumas delas o resultado de décadas de investigação, de milhares de inquéritos, de centenas de entrevistas a profissionais totalmente distintos, mas que partilham o facto de terem sido brilhantes nos seus respectivos trajectos académicos, pois existe uma série de estratégias que são comuns a todos os que conseguiram ser bons alunos, independentemente de serem do campo das Ciências, das Letras, da Economia, de Direito, etc...

Ao contrário do que muitos poderiam pensar, estas estratégias são extraordinariamente simples e produzem resultados rápidos e surpreendentes!

No entanto, se queremos, com a ajuda destas estratégias, verificar progressos reais e constantes, e assim brilhar nas avaliações, não devemos lê-las apenas uma vez, pois não seria suficiente!

Fundamental é reler estes “conselhos” regularmente!

Estas estratégias não são um remédio milagroso que irão “curar” todos os “males” do trabalho escolar, mas se forem aplicadas regularmente, o trabalho desenvolvido tornar-se-á mais eficiente!

Estas estratégias dizem respeito a aspectos gerais que estão ligados não só ao tema da aprendizagem, mas também aos muitos aspectos essenciais da nossa própria vida. Se assumirmos estas posturas ou comportamentos estratégicos numa finalidade intelectual, certamente iremos alcançar a aprendizagem e, junto com isto, uma qualidade de vida melhor.

António Merim

O único objectivo deste trabalho é ajudar-te a desenvolveres e melhor utilizares todas as tuas capacidades, que estejam eventualmente adormecidas, e assim poderes beneficiar do melhor de ti próprio em todas as avaliações!

Page 3: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.3

As 9 Estratégias

nº1: “Fixar objectivos concretos, utilizando todos os recursos para atingi-los.”

nº2: “Manter uma boa atitude mental para ter

energia para vencer!” nº3: “Efectuar revisões de forma a assimilar

melhor o que se estudou.” nº4: “Estudar por «camadas», obtendo uma

visão global do programa.” nº5: “Privilegiar a qualidade à quantidade,pois

o essencial é dominar o importante!” nº6: “Aproveitar ao máximo o tempo de aula.” nº7: “Tirar um tempo para se distrair!” nº8: “Dormir o indispensável!” nº9: “Preparar-se adequadamente para as

avaliações.”

Page 4: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.4

Estratégia nº1: “ Fixar objectivos concretos, utilizando todos os recursos para atingi-los ”

Não é novidade que todas as pessoas que brilham na vida, e aqui podemos falar de personalidades de várias áreas, todas elas fixaram objectivos, que, por vezes, até pareciam descabidos. Não haja dúvidas que um dos factores de sucesso é: Ter um objectivo ambicioso que me obrigue a trabalhar e a ultrapassar-me!

-------------------1º Fixar o “bom objectivo” -------------------

Deve ser um objectivo concreto, ambicioso e simultaneamente realista, sobretudo em termos temporais. De preferência, deve ser um objectivo que nos obrigue a não parar de lutar por ele!

Como exemplo vejamos a seguinte situação com alunos da mesma turma de 10ºano:

João fixa-se no objectivo de tirar 14 valores no 1º teste de Físico-Química. Maria fixa-se no objectivo de tirar 14 valores a Físico-Química no final do 1º período. Miguel fixa-se o objectivo de tirar 14 valores a Físico-Química no final do 3º período.

Qual deles escolheu o melhor objectivo? Ambos os objectivos são concretos e realistas, mas o mais ambicioso é sem dúvida o

do Miguel! Pois para além de ser o mais visionário (pois a nota mais importante é a do 3º período, de nada servindo tirar 14 valores no 1º teste ou 1ºperíodo e terminar o ano com nota inferior), escolheu um objectivo que lhe permitirá ter bons resultados ao longo de todo o ano lectivo, e não apenas no 1º teste ou no 1º período (pois convém relembrar que a avaliação é contínua, para obter 14 no 3º período tem que realizar um bom 1º e 2º período).

Page 5: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.5

♦♦♦ CUIDADO! ♦♦♦

→ O objectivo não deve ser desmasiado ambicioso, pois corremos o risco de desmoralizar em caso de insucesso!

Exemplos: - Desejar ser o melhor da turma, logo no 1º periodo. - Ter média 20, logo no 1º período.

-----------2º Definir o objectivo logo no início do ano! -----------

Permite preparar a abordagem ao que pretendemos e assim adoptar um metódo de

trabalho adequado!

Quanto mais cedo soubermos o que pretendemos, maior a energia e moral para triunfar nos estudos. E, sobretudo, melhor será o espírito com que iremos encarar as disciplinas mais complicadas. Imaginemos um aluno que não gosta da disciplina de Físico-Química. Se ele tiver um objectivo bem definido, vai considerá-la como um “meio” para chegar a esse objectivo! Outro aluno sem objectivo e que também não goste de Físico-Química terá uma tendência muito elevada em tirar negativa.

Diremos que definir um objectivo vai dar-te...ASAS...pelo menos coragem!

Cada um tem a responsabilidade do seu próprio destino! Deves assumir as tuas responsabilidades e o ideal é seres tu próprio a escolheres, de forma a te sentires melhor contigo mesmo. Ao querer atingir o objectivo definido, ocorre desenvolvimento pessoal, sendo que os esforços se tornam mais fáceis porque são naturais!

Em função dos objectivos traçados, convém realizar uma planificação (não te assustes com o nome!), isto é, uma tabela com as próximas semanas (ou meses). À partida, já possuis algo parecido que é o teu horário semanal com a indicação das disciplinas em função dos dias da semana e das horas. Na planificação deves apontar todas as datas importantes (testes por exemplo) e obviamente todos os procedimentos a efectuar para concretizar o objectivo (a planificação deve ter margem para imprevistos e ser realista).

Além disso só têm vantagens, pois permite:

Ver: - Quando vais estudar; - O que vais estudar; - Onde vais estudar; - Quanto tempo vais estudar.

Evitar:

- Ansiedade; - Cansaço; - Pressão; - Esforços desnecessários; -Problemas de tempo e contratempos de última hora.

Page 6: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.6

→ E lembra-te sempre que todo o tempo usado para fazer a planificação não é perdido, mas sim ganho!

♦Exemplo de uma planificação anual♦

DIA / MêS SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Etc...

Dica: Assinala os espaços correspondentes aos fins de semana e feriados; Salienta com cores os dias mais importantes;

Page 7: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.7

Estratégia nº2: “Manter uma boa atitude mental para ter energia para vencer! ”

Devemos criar uma atitude mental POSITIVA e ser regular no esforço. → Tanto as más notas não devem deprimir-nos, nem as boas nos devem criar

euforias! Para além disso devemos sempre associar o estudo a algum tipo de emoção positiva, pois isso permite que os conteúdos sejam facilmente fixados!

1ºAtitude Estar motivado! Aqui voltamos à estratégia anterior de ter que escolher um “bom” objectivo! Devemos estar a trabalhar para aquilo que queremos! Se trabalharmos por gosto, não teremos problemas de motivação e o sucesso surgirá naturalmente! Daí a importância de escolher um “bom” objectivo!

2ºAtitude

Devemos sempre ter a noção que o trabalho só nos enriquece, mas devemos ter dois cuidados especiais:

1º- A competição frenética entre colegas = os resultados dos outros não devem influenciar o nosso rendimento! NUNCA! 2º- A obsessão pelos resultados = as notas são apenas indicadores, o essencial é conseguir assimilar correctamente o que fazemos e aprender com os erros! A regularidade é um factor chave do sucesso!

Relativamente a este segundo cuidado, é óbvio que não nos devemos desleixar nos primeiros tempos e só estudar no final do ano. Claro que não, até porque a avaliação é contínua!

Page 8: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.8

O que devemos perceber é que não podemos agarrar-nos aos resultados negativos, sobretudo nas primeiras avaliações! Obter uma nota negativa no 1ºperíodo não significa que iremos tê-la no 3ºperíodo, e da mesma forma quem tirar positiva no 1º período não implica obter positiva no final do ano!

Tenta sempre verificar “pessoalmente” como está a assimilação da matéria e repete-a até que ela seja entendida na perfeição (algo que geralmente os alunos só se lembram nas vésperas dos testes. Se fosse regularmente era sucesso garantido).

NNNUUUNNNCCCAAA DDDEEESSSIIISSSTTTAAASSS!!!

Page 9: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.9

Estratégia nº3: “Efectuar revisões de forma a assimilar melhor o que se estudou ”

Estudar a matéria de uma aula pode ser comparado a uma procura de petróleo. Não é “furando” em qualquer lugar que iremos encontrar o que pretendemos! Muitas vezes os alunos sentem-se desmotivados com o “tamanho” da aula, isto é, da grande quantidade de informações que foram fornecidas durante a aula. E, por isso, estes mesmos alunos costumam recorrer a resumos, bons ou maus, o que costuma interessar é que... sejam bem resumidos (quanto mais pequenos melhor!).

Mas a verdade é que isso quase sempre resultou em negativa! Porque apesar de até saberem umas “coisitas”, não percebem a maioria dos raciocínios que estão subjacentes a essas “coisitas”.

→ Um bom método para evitar estes tristes finais é efectuar revisões!

Necessidade das revisões

No início do 10ºano, onde o entusiasmo reina, a maioria dos alunos não tem métodos e acabam por apontar (quase) tudo, fazem todos os exercícios, até repetem-nos, por vezes, até se cansarem, acumulando muita informação, criando confusões e terminam fazendo resumos. E isto tudo devido a um problema de acumulação!

É de facto uma atitude errada, mas o que se deve fazer?

1º Reconhecer quais os tópicos mais importantes da aula (o sumário indicado pelo professor ajuda muito!)

2º Testar o grau de assimilação...Como?

Através das tais revisões ! -------» existem 3 métodos preponderantes:

Page 10: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.10

Revisão escrita Pegar numa folha branca e num lápis, de seguida escrever um resumo do que se estudou durante a

aula. Parar para ler e comparar com o que foi dado na aula (comparar com os apontamentos). Recomeçar até melhorar o grau de assimilação.

Revisão oral Pôr-se no lugar do professor e tentar dar a mesma aula. É uma forma activa de relembrar tudo o

que foi dado e ver até que ponto entendemos e podemos ser nós próprios a explicar!

Revisão mental Pensar nos conteúdos da aula ao longo do dia, no autocarro, em casa, etc... Vários são os

testemunhos (entre os quais alguns cientistas) que por vezes traziam um problema da aula e pensavam nele a tal ponto que adormeciam a pensar nele....e, incrivelmente, a resposta surgia pela manhã ao acordarem. Pois, convém relembrar que podemos estar a dormir, mas o nosso cérebro está sempre em actividade!

Estes são os três tipos de revisões mais utilizadas mundialmente. Agora cada aluno deve escolher o mais apropriado ou até jogar com os três. Não é por acaso que as revisões possuem cada vez mais seguidores!

Page 11: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.11

Estratégia nº4: “Estudar por «camadas», isso permite uma visão global do programa”

Vejamos. Estudar uma aula não é apenas fazer uma leitura e 3 ou 4 exercícios. Isso até pode inicialmente dar bons resultados, mas a médio prazo torna-se insuficiente. Pois, quem adopta este método costuma acabar por dizer:

“ Eu estudei tanto e não consigo tirar positiva, sou mesmo burro! ” ...ou qualquer coisa parecida.

Analisando esta curva do esquecimento, podemos ver que o conhecimento, adquirido pelo método da leitura repetida, não chega a ser 20% do original, no final de uma semana.

Haverá alguma forma de melhorar estes resultados? Estudar por «camadas»

Page 12: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.12

Vejamos, por etapas, em que consiste:

1ºetapa Ler a aula não como um todo, mas sim por partes! Isto é, em primeiro lugar, a 1ª leitura é para

identificar os títulos e os subtítulos. O ideal é sublinhá-los! (1ºcamada)

2ºetapa Reler a aula, mas desta vez deve-se identificar as definições, teoremas e exemplos (pois estes

podem ser tão importantes como as próprias definições). Aqui podemos dividir as definições, pois umas podem ser mais importantes do que outras. O ideal é anotá-las com cores diferentes em função do grau de importância. No fundo, esta etapa destina-se a subdividir a aula, realçando o que é mais importante. (2ºcamada)

3ºetapa Por cada definição ou teorema:

- Ler e verificar se entendemos o seu conteúdo.

- Ler os exemplos para entender como se “encaixam” as definições(3ºcamada).

Realizando estas 3 etapas, a aula estará “simplesmente” estudada!

NOTA: Este método de estudo não dispensa a realização de uma revisão, de forma a potenciar o que foi estudado!

√ Dica: Inevitavelmente temos alturas do estudo em que para além de perceber, temos que “decorar”, isto é, memorizar! Estou a referir-me a situações em que temos que memorizar datas, listas de nomes, fórmulas, etc... Nestes casos, podemos recorrer a pequenas técnicas que facilitam esse trabalho!

Mnemómicas Criação de palavras ou frases cujas letras correspondem às iniciais das palavras a decorar.

Exemplo: - Quando tive que decorar os planetas do Sistema Solar ( Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno) decorei a seguinte sequência: MVT-J-SUN.

Histórias ou melodias Quando se tem de decorar uma lista de palavras que, aparentemente, não tem ligações, pode-se criar uma história que envolva todos os elementos a decorar.

Exemplo: - Quando tive de decorar os elementos alcalinos do 1º grupo da Tabela Periódica (Li, Na, K, Rb, Cs, Fr), limitei-me a saber esta frase: “Liliana Não Ker Roubar Casa Fria”, aparentemente sem sentido, mas muito eficaz!

Page 13: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.13

Estratégia nº5: “Privilegiar a qualidade à quantidade, o essencial é dominar o importante!”

No ensino secundário, é desnecessário passarmos 3 horas consecutivas a estudar, pois raramente isso deu resultado!

Vejamos o seguinte exemplo que ocorreu numa das minhas turmas, há uns anos atrás:

Para um dado teste, um aluno A fez 40 exercicios durante 3 horas, outro aluno, B, fez apenas 15 exercícios, mas dos mais dificeis.

Qual deles tirou a melhor nota? O aluno B? O aluno A?

Na realidade foi o aluno B! O importante não está no estudar “loucamente” tudo o que nos aparece à frente (até porque muitas vezes nem é estudar, é decorar!), não somente porque é cansativo (sendo isso muito mau nas vésperas de um teste!) como desmasiados exercícios (num curto espaço de tempo) podem criar confusões.

O aluno B, de forma calma e sem stress, escolheu exercícios de referência (tradução: dos mais complicados) e conseguiu ver globalmente todos os raciocínios possíveis. → Devemos trabalhar com qualidade! Saber extrair o menos relevante do importante! Devemos treinar essa distinção! Algo que ajuda muito é ver, durante a aula, quais os conteúdos que são repetidos mais vezes!

Repetindo. É melhor entender 5 exercícios mais aprofundados (difíceis se lhe quiserem chamar assim) do que resolver 20 quaisquer (sendo que muitos exercícios são repetitivos e geralmente só mudam os valores).

Page 14: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.14

♦♦♦ CUIDADO! ♦♦♦

→ Devemos conhecer o nosso ritmo, nem toda a gente tem o mesmo e devemos respeitar os mais lentos, até porque nem sempre os mais rápidos são os que obtêm os melhores resultados. Por isso, nunca devemos desanimar pelo ritmo dos outros ser mais rápido!

Albert Einstein só aprendeu a falar aos 5 anos! → Muitas vezes os alunos, quando fazem os T.P.C.´s e têm de resolver exercícios, não sabem

como iniciar e vão directamente ver a resolução e copiam!

ERRADO!

ATITUDE CORRECTA

Importante é perceber como através dos dados do exercício teriamos chegado “àquela” resolução. Trata-se de um excelente método! Reconhecer o mecanismo “base” é fundamental, fazer o exercício ao invés pode ajudar muito!

Page 15: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.15

Dica nº1

O estudo ideal: Após teres preparado a tua mesa de estudo, com todos os materiais necessários, tenta seguir o seguinte ritmo:

Estudo Pausa Estudo 35-40 min. 5-10 min. 35-40 min.

E em época de testes ou exames recomenda-se:

Estudo Pausa Estudo Pausa Estudo 35-40 min. 5-10 min. 35-40 min. 10-15 min. 35-40 min.

Estas pausas devem ser aproveitadas para comer, ir à casa de banho, à janela, etc... É indispensável para um bom rendimento, pois evita o cansaço e aumenta o poder de assimilação.

Dica nº2

É extremamente importante que, quando chegar a hora de começar a estudar...

COMECES A ESTUDAR!

Para quem não está acostumado, fica já avisado que “começar” é a parte mais complicada... Mas aos poucos vai entrando no ritmo. O mais importante é começar!

Lembra-te que o teu horário de estudo é um COMPROMISSO, com hora marcada contigo e com o teu futuro!

Page 16: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.16

Estratégia nº6: “Aproveitar ao máximo o tempo de aula”

Já que devemos estar presentes na sala de aula (senão levamos falta!), devemos esforçar-nos para aproveitar este tempo, pois é tempo que poupamos em casa!

Depois, em casa, devemos efectuar revisões, como o nome indica “rever” o que já foi visto!

Só tem uma vantagem: Poupa-se tempo!

Pois vejamos, em termos temporais, o desperdício de não aproveitar a aula:

Numa aula de 45 minutos, atendendo ao tempo que o professor dita o sumário e promove algumas conversas informais, geralmente a aula propriamente dita não ultrapassa, no máximo, os 30 minutos! Se um aluno não ligar nenhuma durante esses 30 minutos de aula, ao estudar em casa vai voltar a perder, no minímo 30 minutos! Depois tem a desvantagem de no caso de lhe surgirem dúvidas (e desta vez não tem o professor ao lado para tirá-las), vai voltar a perder tempo a tentar resolvê-las. No mínimo serão sempre 10 minutos.

No total o aluno esteve 30 minutos na aula + 30 minutos em casa + 10 minutos de dúvidas = 70 minutos o que poderia ter sido logo resolvido nos 30min de aula!

Um bom aluno aproveitaria a aula e seria 210% mais eficiente do que um aluno distraído!

Para além de escrever o que está no quadro, é fundamental tomar notas do que diz o professor. É umas das melhores actividades para estudar! No fundo, é fundamental ter uma atitude de jornalista! (atitude activa!).

NOTA: Tem-se verificado que um dos factores de sucesso é estudar a aula antecipadamente. Isso proporciona uma vantagem incrível, tanto a nivel de compreensão como sobre os restantes colegas. Uma pequena leitura é suficiente e, por muito que não entendam tudo, no dia da aula tudo se torna mais fácil.

Page 17: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.17

Conselhos «vitais » dentro da sala de aula

Evita sentar-te junto de colegas conversadores ou desestabilizadores;

Evita ocupar as mesas traseiras (porque será que os maus alunos estão sempre no fundo da sala?);

Procura um local onde vejas e ouças bem;

Tira notas para te manteres atento, se necessário utiliza abreviaturas e símbolos (pois fala-se cerca de 3 vezes mais rápido do que se escreve, daí a necessidade de abreviar);

Tenta registar as notas num caderno próprio, pois em folhas corre-se o risco de perdê-las e de se criar maior desorganização.

Durante o registo de notas, não poupes espaço, pois se escreveres muito condensado, o teu estudo irá ser muito penoso. Deixa bastante espaço e escreve confortavelmente!

Levanta o braço para falar e aguarda a tua vez;

Regista as questões que são colocadas na aula, podem dar jeito para o dia do teste;

Coloca questões quando não compreenderes bem a matéria, de forma a evitar que o resto se torne confuso;

Não acumules apontamentos, passa-os a limpo, logo que possas, pois terás menos dificuldade em relembrar a matéria.

Page 18: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.18

»»» Boas razões para trabalhar durante a aula ««« A experiência mostra que uma pessoa capta:

- 20% do que apenas ouve;

- 30% do que apenas vê;

- 50% do que ouve e vê;

- 80% do que ouve, vê e faz.

Page 19: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.19

Estratégia nº7: “Tirar um tempo para se distrair” Ter sucesso nos estudos não implica estudar todos os dias, horas a fio, sem pensar em mais nada....isso seria um DESASTRE!

É indispensavel ter actividades anexas, diferentes do esforço intelectual que a escola impõe!

1ºRazão O descanso cerebral é fundamental para o sucesso a médio e longo prazo!

2ºRazão Todos temos necessidade de lazer, pois a monotonia da actividade lectiva tende a

gerar um olhar “negativo” e “penoso” sobre a escola. Se ocuparmos parte do nosso tempo com outras actividades, essa tendência diminui. Além disso, apostando parte do nosso tempo noutras áreas, enriquecemos a nossa cultura geral!

Page 20: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.20

Exemplo de outras actividades

- Desporto (1 a 2 vezes por semana);

- Cinema (1 vez por semana);

- Passear em locais de interesse (jardins, praia, monumentos,etc..);

- Etc..

No caso do desporto, este permite um excelente equilíbrio de vida, daí a famosa expressão:

“Mente sã em corpo são!”

Além disso ajuda-nos a desenvolver atitudes importantes para o sucesso escolar. Como no caso das avaliações, o importante é termos o “espírito vencedor”! Está provado que os desportistas reagem muito melhor aos resultados menos bons e, inclusive, conseguem inverter a situação mais rapidamente.

É fundamental criar algumas distracções que, para além de nos ajudar a relaxar e oxigenar,

também potenciam o sucesso escolar!

Algum lazer cabe perfeitamente num horário de um bom estudante. O raciocínio seguinte demonstra perfeitamente o quanto é possível combinar o estudo e o lazer:

Imaginemos um aluno que aplique o horário ideal que foi apresentado na estratégia nº5 , ele estudaria no minímo 70 minutos por dia, isto é, 1h 10! Representa pouco menos de 5% da duração de um dia! Sendo que lhe sobra imenso tempo para outras actividades. Se ele cumprir este horário todos os dias, ele terá estudado:

8h 10 por semana ou seja 32h 40 horas por mês ou simplesmente 1 dia e 8h40 em 30 dias do mês!

Aqui está um exemplo de um aluno que cumpriu um bom estudo e no entanto sobra-lhe imenso tempo para distrair-se.

Importante é ser regular!

Page 21: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.21

Estratégia nº8: “Dormir o indispensável!” Nem todos necessitamos do mesmo tempo de recuperação, alguns podem precisar de 10 horas, mas outros muito menos. Mas não existem milagres. É necessário descansar o adequado para potenciar as nossas capacidades.

» Existe um CICLO DO SONO ! «

Infelizmente, nem sempre esse ciclo é respeitado, sendo que muitas vezes os alunos dormem menos do que precisariam e isso acaba por afectá-los directamente no seu rendimento.

As razões deste défice de sono podem ser diversas: em lugar de se deitar, os alunos vão ver TV, vão para a Internet, jogar com consolas, etc...

À primeira vista, esses alunos até podem nem se aperceber do “cansaço”, mas efectivamente o organismo foi “afectado” e isso reflectir-se-á a médio prazo!

Infelizmente, uma grande percentagem de alunos desconhece um facto crucial:

Não sabem que enquanto dormem, ocorre o tratamento e a fixação das informações mais importantes assimiladas durante o dia.

Verifica-se também que as “manhãs” são mais produtivas (a nível de concentração como de

aprendizagem) do que os “finais de tarde”.

Assim sendo,

o ideal é deitar cedo para acordar com o potencial intelectual na máxima amplitude!

Page 22: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.22

Outro aspecto fundamental:

Adquirir um ritmo regular, deitando-se todos os dias à mesma hora!

...se não a preguiça vai tornar-se numa das nossas melhores amigas!

NOTA: Pode acontecer que o sono chegue durante o horário de estudo. Aqui não vale a pena insistir na luta contra o sono! Levanta-te, realiza alongamentos, espreguiça-te e bebe água. Faz uma caminhada rápida pela casa e volta para o estudo. É melhor perderes 5 a 10 minutos a “espalhar o sono”, do que pensares que estudaste uma hora, quando na verdade desperdiçaste todo o tempo lutando contra o sono e “flutuaste” em cima dos livros e dos cadernos.

Page 23: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.23

Estratégia nº9: “Preparar-se adequadamente para as avaliações”

Talvez seja desnecessário repetir que todas as estratégias indicadas até aqui são os melhores ingredientes para uma óptima preparação de testes ou exames, ao longo do ano. No entanto, à medida que a data do teste ou exame se aproxima, somos por vezes levados a mudar de atitudes.

Sendo assim, qual ou quais serão as melhores atitudes?

Todos os testes se preparam ao longo do ano, pois a avaliação é contínua. O ideal é termos

estudado o essencial da matéria antes das vésperas da avaliação. Assim sendo, seria apenas necessário efectuar “revisões”!

Na realidade, nem sempre é assim e o desespero invade a consciência dos alunos, daí a necessidade das estratégias anteriores.

Page 24: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.24

Para além da aplicação destas estratégias, e de forma a evitar situações de desespero, vejamos o que realmente é indispensável realizar nas vésperas das avaliações:

Revisões Para além das revisões efectuadas em casa, aproveitar muito bem as “aulas de revisões” que alguns professores proporcionam!

Organização Organizar material de estudo: caderno, manual, apontamentos, trabalhos, fichas, etc.

1º Evitar stress (descansar, passear, praticar desporto, ouvir música, jogar no computador / consola, ver tv, etc.)

Preparação psicológica

2º Super-Motivação (potenciar ao máximo as nossas capacidades, nunca os pontos fracos. Se tivermos efectuado um estudo regular não devemos temer só porque a altura do teste está a acontecer!)

Levar o essencial Consoante a disciplina: Folhas de teste, várias canetas, máquina de calcular, etc.

1º Ler atenciosamente os enunciados (se necessário reler, sublinhar o importante e se necessário esquematizar as situações descritas nos enunciados).

2º Gerir o tempo (o ideal é levar um relógio para controlar o tempo da avaliação).

3º Escrever de forma legível (não nos podemos esquecer que o professor vai corrigir muitas provas e isso irá ajudá-lo na correcção).

Durante a prova

4º Reler o teste antes de entregá-lo ao professor e verificar todos os detalhes (por exemplo colocar as unidades no final de cálculo de Físico-Química).

1º Levar roupa confortável. Ir confortavelmente para a avaliação 2º Levar garrafa de água e algo doce (aqui depende da autorização do

professor).

Page 25: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.25

PROVAS: “Citações Famosas” Quem conseguiu ler este manual até aqui (sem saltar nenhum parágrafo!) já está preparado para melhorar os seus resultados! Em forma de “bónus”, apresento aqui algumas citações de personalidades importantes e que têm em comum o facto de terem alcançado sucesso nas suas respectivas áreas. Os leitores atentos facilmente perceberão que todas elas “encaixam” naturalmente nas estratégias mencionadas anteriormente!

No fundo, estas citações são provas do sucesso de quem seguir este manual!

« Não aceito esse tipo de sentimento (a inveja). Apenas os fracos, os perdedores têm esses sentimentos. » José Mourinho Por isso nunca tenhas inveja dos que tiram melhores notas, tira sempre proveito dessas situações para melhorares!

« Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então, não lamente pelos erros deles, aprenda com eles. »

Bill Gates Por isso, em caso de insucesso, não percas tempo a “depositar” as culpas nos outros, porque tudo depende de ti próprio! Aproveita os erros para evoluir e nunca “pares” no tempo!

« É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer »

Aristóteles

Logo é só estudando que se aprende o estudo....

« O mais importante é nunca deixar de questionar. »

« O único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário »

Albert Einstein Concordamos que está tudo dito...

« Quem pensa pouco, erra muito. » Leonardo da Vinci

Penso que esta citação resume tudo o que foi dito até aqui....

Page 26: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.26

Verificação de melhores técnicas

de estudo

QUESTÕES SIM NÃO

1. Quando trabalhas / estudas, costumas fixar objectivo a médio e/ou longo prazo?

2. Tens alguma ideia, nem que seja vagamente, do que pretendes fazer profisionalmente no futuro?

3. Depois de estudar uma aula, costumas verificar se está tudo bem assimilido?

4. Já alguma vez fizeste algo parecido com uma revisão? (resumo de aula por exemplo)

5. Consegues facilmente distinguir o essencial de uma aula?

6. Costumas resolver grandes quantidades de exercícios sobre uma dada matéria?

7. A escola é, para ti, um sinónimo de bem-estar.

8. Quando tiras negativa, ficas completamente desanimado.

9. Ao receber um teste, detestas que os outros tirem melhores notas.

10. Colocas questões quando não compreendes a matéria.

11. Costumas deitar-te todos dias à mesma hora?

Page 27: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.27

RESULTADOS

QUESTÃO RESPOSTA PONTUAÇÃO 1. SIM 1 PONTO 2. SIM 1 PONTO 3. SIM 1 PONTO 4. SIM 1 PONTO 5. SIM 1 PONTO 6. NÃO 1 PONTO 7. SIM 1 PONTO 8. NÃO 1 PONTO 9. NÃO 1 PONTO 10. SIM 1 PONTO 11. SIM 1 PONTO

8-11 pontos Parabéns, estás no caminho do sucesso! Já utilizas algumas das estratégias que estão aqui citadas. Não te esqueças de consultar regularmente estas estratégias, já que podem ser esquecidas facilmente. Tal como num desporto, convém treinar regularmente para alcançar a boa forma!

5-7 pontos Necessitas de fazer mais alguns esforços e assim consegues triunfar. Lê atentamente estas estratégias e tenta aplicá-las diariamente. O sucesso surgirá naturalmente.

0-4 pontos Isto indica que, independentemente do teu potencial, és um aluno muito mal organizado. Deves começar a ler estas estratégias e a aplicá-las na tua rotina. As melhorias surgirão naturalmente até atingir um nível de sucesso!

Page 28: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.28

FIGURAS

Capa - Simbolo do Colégio Internato dos Carvalhos: www.cic.pt - Imagem adaptada de: http://usuarios.lycos.es/molonas/hpbimg/homer_mib.jpg

Pág. 5 - http://www.danielriot.com/images/medium_Cible_7.4.jpg

Pág. 6 - Imagem adaptada de: http://www.homme-moderne.org/rienfoutre/attention/ADTG.jpg

Pág. 7 - Imagem retirada do cd “5000 gifs” da PC Mais (Maio 2002).

Pág. 8 - Imagem superior esquerdo: retirada do cd “5000 gifs” da PC Mais (Maio 2002) - Imagem superior direito: retirada do cd “5000 gifs” da PC Mais (Maio 2002) - Imagem inferior esquerdo: retirada do cd “5000 gifs” da PC Mais (Maio 2002) - Imagem inferior direito: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/80/ Symbol_OK.svg/600px-Symbol_OK.svg.png

Pág. 9 - Imagem retirada do cd “5000 gifs” da PC Mais (Maio 2002).

Pág. 10 http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://academic.cuesta.edu/acasupp/as/images/boystudy.gif&imgrefurl=http://academic.cuesta.edu/acasupp/as/600INDEX.HTM&h=408&w=491&sz=15&hl=pt-PT&start=3&um=1&tbnid=VLXBoPCYrrDKPM:&tbnh=108&tbnw=130&prev=/images%3Fq %3Dstudy%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT

Pág.11

- Imagem adaptada de: http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://williamgrosse.edublogs.org/files/2007/07/bart-simpson-generator.gif&imgrefurl=http://williamgrosse.edublogs.org/2007/07/28/pictures-speak-a-1000-words/bart-simpson-generatorgif/&h=360&w=516&sz=28&hl=ptPT&start=47&um=1 &tbnid=Lfz6fNC2oXenQM:&tbnh=91&tbnw=131&prev=/images%3Fq%3Dbart%26start%3 D40%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN

Pág.12

- Figura: http://www.maxtoner.pt/Ficheiros/Imagens/puzzle.jpg - Tabela retirada de http://www.scribd.com/doc/281967/Tecnicas-de-Memorizacao-e-Estudo-Eficaz

Page 29: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.29

Pág. 14 - Imagem retirada do cd “5000 gifs” da PC Mais (Maio 2002).

Pág. 15 - http://z.about.com/d/physics/1/0/C/0/-/-/Einstein_tongue.jpg

Pág.16 - http://www.roigbrasil.com.br/dicas2.gif

Pág. 17 - Imagens inferior e superior : retirada do cd “5000 gifs” da PC Mais (Maio 2002).

Pág.18 - Imagem retirada do cd “5000 gifs” da PC Mais (Maio 2002).

Pág. 20 - Imagem adaptada de : http://kungfurodeo.com/wp-content/uploads/2007/10/calvin_hobbes.jpg

Pág. 22 - http://www.geocities.com/EnchantedForest/Glade/7375/garfield3.gif

Pág. 23 - Imagem adaptada de: http://moskonteiros.blogs.sapo.pt/arquivo/malandro.JPG

Pág. 24 -Imagem superior: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2003/icm13/Forma_Algebrica22_ficheiros/calvin_at_school.gif - Imagem inferior: Retirada do cd “5000 gifs” da PC Mais (Maio 2002)

Pág. 26 Mourinho: http://www.4skills.com/savage_soccer/images/wordpress/mourinho_

thinking.jpgretirada do site aBolaonline com data de 06-05-2008 20:40. Bill Gates: http://www.leme.pt/biografias/novas-tecnologias/bill-gates.jpg Aristoteles: http://www.darc.de/h13/DL0HV/Aristoteles.JPGhttp://frase-famosa -do-dia.blogspot.com/ Albert Einstein: http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/einstein.jpghttp://fumacas.weblog.

com.pt/arquivo/cat_citacoes.html Leonardo da Vinci: http://www.loeser.us/examples/himages/leonardo2.jpgttp://fumacas. weblog.com.pt/arquivo/cat_citacoes.html

Pág. 27 - http://common.allakhazam.com/images/uf/DAVEPLANT/Homer_MIB.jpg

Page 30: Colégio Internato dos Carvalhos

-- Os segredos de um aluno de sucesso! --

[email protected] pág.30

BIBLIOGRAFIA - ALAIZA, Lurdes/ AMBROSIO, Genaro P./ Martin, Enrique Congrains. Aprenda a estudar. São Paulo, Editora Harper e Row do Brasil Ltda, 1979. - BRAUN, Michéle, Como estudar com sucesso, Círculo de Leitores, Lisboa, 1990. - CORREIA, João David Pinto, Introdução às técnicas de Comunicação e Expressão, Livraria Novidades Pedagógicas, Lisboa, 1978. - FERNANDES, Maria Nilza. Técnicas de Estudo (Como estudar sozinho). São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1979. - FRY, Ron, O Guia do Bom estudante, Editorial Presença, Lisboa, 2000. - MAGRO, Marina Celeste. Estudar também se aprende. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1979. - MATRULLO, Éric, Comment travailler plus efficacement, PRÉPAMATH Éditions, Sceaux,1993. - Notas metodológicas; subsídios a uma aprendizagem efetiva. Fortaleza, UNIFOR, 1989. - ROMAINVILLE, M. et GENTILE, C. (1990). Des méthodes pour apprendre, Paris, Les Éditions d’organisation, 157 pages. - SERRATE, Rosa, Ayúdale a Estudiar, Ediciones Temas de Hoy, Madrid, 1998. - THUOT, J.-F., avec la collaboration de C. GHERSI et J.-M. DION (1994). Stratégies d’étude, Unité d’enseignement et de recherche Travail, économie et gestion, Sainte-Foy, Télé-université, 34 pages. - TIERNO, Barnabé, Las mejores Técnicas de Estudio, Temas de Hoy, Madrid, 2000. - TREMBLAY, R. (1989). Savoir-faire. Précis de méthodologie pratique pour le collège et l’université, Montréal, McGraw-Hill, coll. " Savoir plus ", 226 pages.

Citações

Mourinho: retirada do site aBolaonline com data de 06-05-2008 20:40. Bill Gates: retirada do site http://www.guiadohardware.net/comunidade/dez-dicas/853695/ Aristoteles: http://frase-famosa-do-dia.blogspot.com/ Albert Einstein: http://fumacas.weblog.com.pt/arquivo/cat_citacoes.html Leonardo da Vinci: http://fumacas.weblog.com.pt/arquivo/cat_citacoes.html