Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

28
INFORMATIVO DO BAIRRO PLANEJADO COLINA DE SÃO FRANCISCO - TEL.: 3714-2869 Magazine #24 Animais Abandonados SETEMBRO - OUTUBRO 2014 Cores e Vitaminas na Chegada da Primavera Conquistas e Pleitos da Associação Decoração Saúde e Bem-Estar

description

Revista Oficial da Associação de Moradores do Loteamento Colina de São Francisco contendo informação sobre a vida no bairro, e informação de interesse geral.

Transcript of Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Page 1: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

InformatIvo do baIrro planejado ColIna de São franCISCo - tel.: 3714-2869

Magazine #24Animais Abandonados

Setembro - outubro 2014

Cores e Vitaminas na Chegada da Primavera

Conquistas e Pleitos da Associação

DecoraçãoSaúde e Bem-Estar

Page 2: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

fortuna_pg_set.indd 1 29/08/2014 11:50:24

Page 3: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Associação de Condomínios do Loteamento COLINA DE SÃO FRANCISCO

EditorialA chegada da primavera traz um colorido todo especial ao nosso bairro. Os canteiros

ficam floridos, as árvores mais verdes e o ambiente ganha um ar de renovação. E essas mudanças não estão apenas na natureza. É tempo de renovações também na Associação Colina de São Francisco. A começar por mim: antes no cargo de Diretor de Segurança, fui eleito em agosto para o cargo de Presidente.

A Associação dá as boas-vindas também a dois novos colaboradores: Alexandre Zaki-mi, que assumiu a diretoria responsável pelas áreas Social e Cultural, e Luciana Monteiro, que responde pela Diretoria de Relações Públicas.

O aperfeiçoamento do bem-estar dos moradores se manterá como diretriz não ape-nas da nova gestão, mas da própria Associação. E, a fim de melhorarmos ainda mais a arborização do “Colina de São Francisco”, estamos promovendo uma campanha de do-ação de árvores frutíferas. O objetivo é prover melhorias a um espaço localizado na Rua Dr. Hélio Fidelis, num local hoje menos arborizado em comparação a outros espaços do bairro.

É importante chamar a atenção também para uma questão bastante séria: animais abandonados perambulando pelas ruas do condomínio. Gatos sem donos estão espalha-dos por todas as regiões do bairro e, alguns moradores, até por uma questão de compai-xão, acabam por alimentar esses bichinhos. Isso pode causar vários problemas como a transmissão de doenças e mesmo a atração de ratos, baratas e pombos.

Os meses de julho e agosto foram marcados ainda por algumas conquistas obtidas pela Associação. A troca dos telefones públicos presentes no condomínio é um exemplo. A melhora dos aparelhos era um pleito que há muito tempo vinha sendo solicitado junto à empresa de telefonia responsável. A substituição ocorreu no mês passado.

A pintura de várias guias de calçadas e a poda de árvores foram alguns dos trabalhos de manutenção realizados no período e que contribuem para a preservação e boa orga-nização do condomínio.

Há ainda muito a ser feito a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro. Uma das demandas da associação junto aos órgãos públicos, por exemplo, está na pintura de faixas de pedestres a fim de tornar mais segura a travessia dos cidadãos nas vias do condomínio.

E, para finalizar, de cara nova, a revista traz nesta edição a estreia da seção “Espaço Pet”, na qual os moradores do bairro poderão contribuir com a revista encaminhando fotos de seus animais de estimação. Destaque ainda para as seções Saúde e Bem-Estar, Casa e Carreira.

Obrigado e boa leitura,

Carlos Eduardo Hasegawa FerreiraPresidente da Associação Colina de São Francisco

Associação de Condomínios do

Loteamento Colina de São Francisco

E-Mail: [email protected]

- Tel.: (11) 3714-2869

Presidente: Carlos Eduardo Hasegawa

Ferreira; Diretor Tesoureiro: Alcides Ve-

nancio Junior; Diretor de Segurança:

vago; Diretor de Relações Públicas: Lu-

ciana Monteiro; Diretor Social e Cultural:

Alexandre Zakimi; Diretor de Vias Públi-

cas e Infraestrutura: Domenico Burgato;

Diretor de Urbanismo e Paisagismo: Fer-

nando Keiti Ando; Diretor de Esportes

e Recreação: vago; 1º Secretário: vago;

2º Secretário: Noemio Guedes Martins;

Presidente do Conselho Deliberativo:

Lourival Beneton; Conselheiros: Ander-

son Martins Souza, Clóvis Francisco

Donato, João Carlos Garcia, Keller Da-

maso, Sueli Buriel, Valquíria Pereira,

Wanderley Perini Saldanha. Admin-

istração: Vera Lucia Leite; Editoração:

Albert J. H. Huber e Vera Lucia Leite

Revista Colina Magazine – Ano 6 – Nº.

24 – setembro/outubro 2014. Jornalista

responsável: Luciana Monteiro Mtb.

45.607 – luciana_monteiro@hotmail.

com.

Comercial: Editora Sunshine – 55 11

4108.61691; Atendimento ao leitor: 55

11 4119-4583.

O Colina Magazine é uma publicação da

Editora Sunshine - Tels.: 55 11 4112-7723

/ 55 11 4108.1691. Tiragem: 2.000 exem-

plares. Distribuição: Aos moradores do

bairro, através da Administração da As-

sociação. Observação: O Colina Maga-

zine não se responsabiliza por conceitos

emitidos em artigos assinados, que são

de responsabilidade de seus autores e

nem pelo conteúdo de anúncios ou es-

paços publicitários. Projeto gráfico: Albert

Huber.

Capa:

www.cepolina.com/cat-baby-grey

Expediente

3

Page 4: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Capa

4

© C

hrist

ian

Dra

ghic

i | d

ream

stim

e.co

m

Page 5: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Capa

5

um caso de saúde públicaAnimais abandonados::

© V

asyl

Dud

a |

drea

mst

ime.

com

Page 6: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Capa

6

O abandono de animais nas ruas é um problema sério em todo país. De acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas no Brasil há 10 milhões de gatos

abandonados e 20 milhões de cães. A situação fica ainda mais preocupante considerando que a vasta maioria desses animais hoje nas ruas vão se reproduzir, aumentando ainda mais o número de abandonados.

O problema, portanto, não é isolado. Animais vivendo nas ruas, em especial gatos, têm gerado uma série de reclamações por parte de moradores do condomínio Colina de São Francisco. Não são raros no bairro casos de gatos pelas ruas à procura de alimentos ou simplesmente buscando nos carros um abrigo.

Com os bichanos sujeitos a doenças, acidentes ou maus tratos, alguns moradores se sentem consternados com a situação de abandono desses animais. Gatos de rua sofrem, se machucam e passam fome.

Muitos se comovem e se perguntam o que fazer a fim de prover o mínimo bem-estar aos bichanos. Alguns moradores do bairro, por exemplo, se dispõem a alimentar esses animais de modo a fazer com que a convivência deles na rua fique menos sofrida e arriscada.

Mas, apesar da boa intenção, tal atitude não resolve o problema. E o pior: pode até trazer problemas adicionais. Alimentos na rua atraem não apenas gatos, mas animais capazes de transmitir doenças graves, caso de ratos, pombos e até baratas.

Além disso, um gato macho solto na rua provavelmente vai cruzar com todas as gatas no cio que encontrar, o que acarretará num aumento ainda maior da população de animais abandonados vivendo em más condições na rua.

De acordo com informações da Organização Não Governamental (ONG) “Adote um Gatinho”, gatas podem dar cria até quatro vezes por ano, e isso a partir dos cinco ou seis meses de vida. Portanto, a castração é de extrema importância.

Além da superpopulação, é necessário considerar que os próprios gatos podem contrair doenças e transmiti-las às pessoas, o que deixa a situação ainda mais crítica. Isso torna o abandono de animais praticamente uma questão de saúde pública.

Mas apenas deixar de alimentar os bichanos na rua não resolverá o problema. Esses animais, por conta de seu instinto caçador, continuarão achando alimentos pelas ruas. Eles continuarão acordando moradores no meio da

noite com seu miado (principalmente as gatas, quando no período do cio), riscando carros ou sujando o condomínio.

O que fazer, então, nessa situação? Infelizmente, não há uma saída fácil para a solução do problema. A primeira opção para resolver a questão passa pela adoção. Dar um lar a esses animais de modo que eles tenham carinho e todos os cuidados necessários para o seu bem-estar. E, nesse caso, a consulta a um veterinário que possa atestar a saúde do gatinho é importantíssima.

Mas é claro que nem todo mundo pode, ou mesmo quer, adotar um animal. Nesse caso, existem outras formas de ajudar esses bichinhos. É possível, por exemplo, encaminhar um animal para uma ONG e apadrinhá-lo. Diversas instituições oferecem a possibilidade de que pessoas fiquem responsáveis por um determinado animal, contribuindo em dinheiro até que ele seja adotado.

É bem verdade que muitas ONGs estão superlotadas e nem sempre podem receber mais animais. De qualquer maneira, simplesmente fingir que o problema não existe não vai adiantar nada. É preciso, portanto, procurar uma instituição que possa dar um lar, ainda que temporário, para esses bichinhos.

www.cepolina.com/cat-tabby-brown

Page 7: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Capa

7

Para aqueles que não se sentem à vontade para contribuir com dinheiro, muitas instituições também aceitam contribuições de alimentos. Um pacote de ração de dez quilos, por exemplo, custa R$ 100,00 em média. Se não for possível doar todos os meses, é possível intercalar os meses de doação.

Não apenas as ONGs, mas as próprias redes sociais podem ser ferramentas poderosíssimas na busca por um lar para esses bichanos. Muitos animais conseguem lares a partir de imagens compartilhadas no Facebook, por exemplo. É preciso, portanto, se conscientizar do problema e fazer a sua parte para solucioná-lo. Instituições que podem ajudar:

• Adote um gatinho

Criada em 2003, é hoje considerada a maior ONG de resgate e doação de gatos do Brasil. Os animais ficam abrigados na sede da instituição, localizada em São Paulo e também nas casas dos voluntários. De acordo com informações presentes no site da instituição, mais de 5.500 gatinhos já foram adotados.

• Toca dos gatinhos

Instituição que busca encontrar um lar para gatinhos abandonados e carentes da cidade de São Paulo. Segundo informações do grupo, o trabalho envolve não apenas o resgate e o abrigo de gatos, mas também os cuidados com os doentes, vermifugação, vacinação e esterilização. Além de procurar lares para os gatinhos carentes, a instituição quer conscientizar as pessoas sobre a importância da castração e da posse responsável.

• Associação Natureza em Forma

Trabalha com animais domésticos e silvestres em situação de risco e sofrimento. Desenvolve também trabalhos educacionais e de conscientização. A principal ação do grupo está no Centro de Adoção de animais castrados.

• Bicho no Parque

Projeto de voluntariado cujo foco está nos chamados gatos ferais, ou seja, aqueles que, por terem sempre vivido soltos na natureza podem ser mais ariscos e amar a liberdade na cidade de São Paulo. Envolve cuidados diários, atendimento veterinário e encaminhamento para adoção de gatinhos.

Fonte: sites das instituições

Decisão bem pensada

Os dez mandamentos da posse responsável de um animal

1) Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2) Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3) Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.

4) Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

5) Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.

6) Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7) Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8) Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

9) Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).

10) Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva

no controle da procriação e não tem contraindicações.

Fonte: Associação Humanitária de Proteção e Bem-estar Animal (ARCA) Brasil

© Stephanie Zieber & Skypixel | dreamstime.com

Page 8: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Saúde e Bem-Estar

8

Quem não sofre com o estresse do dia a dia? Trânsito congestionado, pressão no trabalho, família, casa, contas a pagar... Resultado: per-da de sono, irritabilidade, tensão permanen-

te, entre outros distúrbios físicos e mentais. Mas como fazer para ter equilíbrio nessa rotina tão tensa? Uma das respostas pode estar na prática de pilates.

O pilates é um programa de condicionamento físico desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates que consiste no alinhamento da postura, trabalho muscular, concentra-ção e equilíbrio. É uma atividade, portanto, que une a tonificação da musculatura ao aperfeiçoamento da con-centração e da memória.

Como se trata de uma atividade de baixo impacto nas articulações, os fisioterapeutas costumam indicar o pilates na prevenção de doenças causadas por esforço repetitivo, como a tendinite e a bursite, por exemplo. A prática auxilia ainda no tratamento de males como hér-nia de disco e escoliose.

Muitos procuram o pilates como uma atividade no au-xílio da perda de peso. Juntamente com exercícios aeró-bios e uma dieta equilibrada, o pilates trabalha o fortale-cimento da musculatura do abdômen, deixando também o corpo tonificado e em forma.

Não é à toa que a atividade faz tanto sucesso entre as celebridades. A ex-modelo Luiza Brunet, a apresentadora Angélica e as atrizes Deborah Secco e Ísis Valverde são algumas das famosas que já declararam ser adeptas da modalidade.

Pilates auxilia na luta contra o estresse

© S

2dio

26 |

dre

amst

ime.

com

Page 9: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Saúde e Bem-Estar

9

E, como se trata de uma atividade bastante concen-trada no alinhamento adequado durante o exercício, o pliates contribui para melhorar a postura, fazendo com que o praticante tenha mais consciência da posi-ção correta do corpo, o que acaba por dar ao adepto da modalidade um corpo mais esguio e elegante.

Outro benefício é o aumento da flexibilidade. Diver-sos exercícios da atividade aumentam a flexibilidade da parte posterior do corpo. E músculos mais flexíveis podem resultar em menos lesões e dores musculares.

O pilates também é uma atividade que relaxa, fa-zendo com que seja mais fácil encarar um dia cheio de desafios e estresse pela frente. Ao exercitar corpo e mente, o praticante fica mais próximo do tão procura-do equilíbrio interior. A prática também pode ser uma poderosa ferramenta na redução da ansiedade.

Não por acaso, um dos grandes benefícios relata-dos pelos amantes do pilates está também na melhora da qualidade do sono e do humor.

É claro que, assim como toda atividade física, a prática deve ser acompanhada por um profissional de maneira que se respeite o limite de cada aluno, já que o alongamento de maneira errada pode causar proble-mas de estiramento.

E qualquer um pode praticar pilates? Sim, não há contraindicações. O pilates pode ser praticado por gestantes, idosos e até crianças com problemas de postura.

Para os idosos, a prática traz uma melhora na esta-bilidade e equilíbrio, algo extremamente importante nessa idade e que, como consequência, acarreta numa melhora significativa de qualidade de vida para essas pessoas ajudando, inclusive, numa melhor circulação sanguínea.

O pilates, portanto, pode ser um importante alia-do na guerra contra o estresse e na busca por melhor qualidade de vida.

© S

2dio

26 |

dre

amst

ime.

com

Page 10: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Primavera

10

Um festival de cores está a caminho, em especial a caminho do Colina de São Francisco. No dia 23 de setembro, inicia-se oficialmente a primavera no

hemisfério Sul. Chamada de estação das flores, é um período de renovação, em que os galhos secos das árvores no inverno dão lugar ao verde de suas folhas.

Borboletas, com suas cores vibrantes, enfeitam a estação, enquanto pássaros e cigarras trazem a graça de seus cantos. Abelhas voam de flor em flor à procura de néctar para a produção de mel.

A diversidade de flores e cores traz com a primavera a sensação de que a vida se renova. Entre as principais flores da estação estão espécies como rosa, girassol, hortênsia, violeta, amarílis, entre outras tantas.

Os canteiros formados com azaleias nas cores rosa, branca, vermelha e mescladas dão um charme todo especial ao bairro. Ipês cobrem os gramados e calçadas com suas flores formando um verdadeiro tapete colorido.

As rústicas escovas de garrafas, aquelas árvores cujas flores vermelhas redondas realmente lembram escovas de lavar garrafas, ficam mais vistosas, enquanto muitas outras variedades de flores perfumam a chegada desta época do ano. Isso sem falar das orquídeas. Com sua relação de simbiose com as árvores, elas dão uma sofisticação ao bairro.

Cores e vitaminas na chegada

da primavera

© A

ronb

rand

| dr

eam

stim

e.co

m

Page 11: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Primavera

11

A primavera é uma época propícia sobretudo para passear nos parques. E, nesse contexto, o parque “Colina de São Francisco”, também chamado por bosque por alguns moradores, é uma atração à parte.

Bastante sombreado por árvores de grande porte, a vegetação acaba por atrair uma infinidade de pássaros como bem-te-vi, pica-pau, juritis e até papagaios, entre as 21 espécies de aves presentes no local, segundo dados da prefeitura.

Mas como os dias começam a ficar mais longos e quentes, é preciso tomar alguns cuidados. Com o aumento da temperatura, o gasto energético fica menor e, portanto, há uma necessidade maior de ingestão de líquidos do que no inverno, por exemplo. Portanto, hidratar-se sempre é também algo de extrema importância. Os alimentos pesados também devem ser deixados de lado. Recomenda-se também a utilização de roupas leves e claras.

E, apesar da facilidade de encontrar todos os tipos de frutas, verduras e legumes durante o ano todo, existem aqueles específicos da primavera. De acordo com informações presentes no site Nutricionistas Associadas, ao optar pelas frutas da estação, a pessoa faz uma escolha saudável, pois trata-se de fruta que cumpriu o seu ciclo de desenvolvimento sem adubação química excessiva.

A opção por alimentos naturais da estação também se reflete no bolso: como aumenta a quantidade desses produtos disponível no mercado, o preço tende a ficar mais em conta.

De acordo com o site, jabuticaba, morango, caju, amora, laranja lima, manga, kiwi, melão e abacaxi pérola são algumas das frutas que ficam particularmente doces nessa época do ano.

Entre os legumes, destacam-se a abóbora, alcachofra, berinjela, pimentão amarelo, vagem e nabo, enquanto que entre as verduras da estação estão alho-poró, almeirão, aspargos, brócolis, rúcula, endívias, espinafre e couve-de-bruxelas.

De acordo com a página do site Nutricionistas Associadas, o teor de vitaminas, minerais e outras substâncias funcionais dos alimentos é significativamente influenciado pela sazonalidade.

Delicie-se com as cores e sabores da primavera!

© Iuliia Timofeeva | dreamstime.com

Page 12: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

12

Fique por dentro

Os meses de julho e agosto foram marcados por algumas conquistas importantes obtidas pela As-sociação Colina de São Francisco. A troca dos te-

lefones públicos presentes no condomínio era um pleito que vinha sendo solicitado junto à empresa de telefonia responsável desde o ano passado. A substituição ocorreu no mês passado.

Apesar da popularização dos celulares, os orelhões são ferramentas importantes sobretudo para os prestadores de serviço que chegam ao condomínio e, muitas vezes, neces-sitam de um telefone público para se comunicar. Mesmo os moradores podem fazer uso num momento de urgência.

De olho na necessidade de modernização desses equi-pamentos e manutenção deles, em março de 2013, a As-sociação protocolou junto à Vivo solicitação para reparos e troca dos orelhões do bairro. Após insistentes cobranças, inclusive apelando para a ouvidoria da Anatel, no mês de julho a Vivo realizou a troca dos aparelhos da entrada do bairro (na Rua Dr. José Benedito Viana de Moraes), assim como aqueles localizados na Rua Dr. Manoel de Paiva Ra-mos. Já o orelhão da Rua Vicente Oropallo, foi removido, já que não conta mais com um aparelho telefônico.

PleitoA fim de melhorar a segurança dos moradores do bairro,

uma das demandas da Associação junto aos órgãos públicos é a pintura de faixas de pedestres a fim de tornar mais segura a travessia dos cidadãos nas vias do condomínio. E essa também é uma luta antiga.

Em setembro de 2012, a Associação protocolou junto à CET ofício solicitando a implantação de faixas de pedestres nas ruas Dr. José Benedito Viana de Moraes, Rua Dr. Manoel de Paica Ramos, Rua Vicente Oropallo e Rua Dr. Hélio Fidélis.

Após várias cobranças de posicionamento, inclusive com o envio de um ofício emitido pelo gabinete do Secretário de Esportes Celso Jatene em 2013, a CET encaminhou em maio deste ano uma equipe técnica para análise e execução do projeto.

O projeto já foi finalizado e encaminhado para o setor de implantação (número do projeto: 962502257/12-10). A Associação continuará acompanhando o andamento da questão até que haja implantação das faixas de pedestres.

Conquista

Page 13: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

13

Aconteceu

EleiçãoNovos integrantes passaram a integrar a Associação.

Antes no cargo de Diretor de Segurança, Carlos Eduardo Hasegawa Ferreira foi eleito em agosto para o cargo de Pre-sidente.

A Associação dá as também boas-vindas a dois novos colaboradores: Alexandre Zakimi, que assumiu a diretoria responsável pelas áreas Social e Cultural, e Luciana Montei-ro, que responde pela Diretoria de Relações Públicas.

Sejam bem-vindos!

Encontro A Associação Colina de São Francisco, a convite

da Subprefeitura do Butantã, participou de encontro realizado com o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento, juntamente com o secretário-adjunto Ricardo Brandão Figueiredo, no dia 13 de agosto, no CEU Butantã. Na ocasião, moradores e representantes de associações de bairro puderam apresentar demandas de suas regiões tais como manutenção de córregos, preservação de parques, além de discutir ocupações em áreas preservadas.

A fim de aperfeiçoar o paisagismo do bairro e atrair mais pássaros, a Associação Colina de São Francisco lança a campanha “Doe uma Árvore Frutífera”. O objetivo é prover melhorias a um espaço localizado no final da Rua Dr. Hélio Fidelis, num local hoje menos arborizado em comparação a outros espaços do bairro e que será revitalizado. Os interessados em contribuir

devem entregar uma muda na guarida da portaria da Rua Vicente Oropallo (Portaria 2), onde a planta será identificada com o nome, endereço e telefone do doador. Os colaboradores com a campanha serão posteriormente convidados a participar do plantio da muda. A campanha vai até o dia 30 de setembro. Participe e ajude a dar mais vida ao bairro!

Campanha “Doe uma Árvore Frutífera”

Todo último domingo de cada mês, acontece no Parque Colina de São Francisco uma série de ativi-dades gratuitas não apenas para crianças como para os adultos.

O projeto engloba aulas de yoga, roda aberta de dança e contação de histórias. As atividades acon-tecem sempre no período da manhã, a partir das 9h30, na praça central do parque. Não há restrição quanto à idade e também não é preciso ter expe-riência prévia nas atividades, que têm duração de uma hora.

No último evento realizado, no dia 31 de agosto, houve prática de yoga com a instrutora Angela Gon-çalves. Em seguida, ocorreu a roda aberta de dan-ças circulares, com o professor Osvaldo Raimo. En-cerrando o evento, houve a chamada contação de histórias, com Fabio Lisboa. Informações podem ser obtidas na administração do parque, pelo telefone: (11) 3768-9168.

Fique de olho!

© Natalya Alexsahina | dreamstime.com

Page 14: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

14

ManutençãoA pintura de várias guias de calçadas e faixa de seguran-

ça foram alguns dos trabalhos de manutenção realizados entre os meses de julho e agosto no condomínio de modo a contribuir para a preservação e boa organização do bairro.

E, à espera da chegada da primavera, a Associação deu uma atenção especial aos canteiros e árvores. A retirada de galhos secos e as podas das plantas em geral contribuem para o desenvolvimento das plantas de modo a deixá-las saudáveis e prontas para a floração.

Destaque também para a limpeza das placas de sinalização do bairro, de modo a manter a boa visualização delas. A manutenção por meio de lubrificação dos equipamentos de ginástica voltados para a terceira idade, localizados na pista de cooper do condomínio, merecem ser mencionados, já que o bom funcionamento deles previne possíveis lesões aos usuários.

Fique por dentro

Page 15: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

1515

Page 16: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

16

Page 17: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

17

Page 18: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Casa

18

Sucesso nos anos 60 e 70, o papel de parede voltou com tudo quando o assunto é decoração. E voltou de cara nova, totalmente repaginado e

cheio de tecnologia. No mercado, é possível encontrar papel de parede emborrachado, lavável, de cortiça, de bambu, metálico, de couro, amassado, enfim, para todos os ambientes e gostos.

Com o papel de parede, é possível renovar ambientes sem esforço, dando um ar de sofisticação

a um cômodo, e um dos pontos fortes do produto do papel de parede é a praticidade, já que é possível transformar transformar qualquer ambiente da casa em pouco tempo. Além de dar cara nova a um ambiente, ele é bastante prático e praticamente não gera sujeira na instalação, uma característica bastante vantajosa principalmente quando comparada à pintura.

Com temas que vão do delicado aos mais chamativos, dos vibrantes aos de tom pastel, do liso ou texturizado, é possível usar dois modelos diferentes de papel, por exemplo, em paredes distintas ou até na mesma parede.

Se o ambiente for estreito, a recomendação é a escolha por um papel com desenhos não muito largos, pois se pode criar a sensação de um cômodo menor ainda. Nesses casos, os especialistas indicam estampas pequenas e repetidas. Já se o ambiente for grande, os desenhos maiores são mais recomendados. Estampas verticais, por sua vez, simulam um pé-direito maior. Já as horizontais dão amplitude ao ambiente.

Mas antes de escolher um papel de parede, uma dica dos especialistas em design de interiores é estar atento à cor dos móveis e tentar mantes esse mesmo tom. Texturas diferentes e efeitos tridimensionais são um recurso a mais que dão versatilidade à decoração. No caso daqueles que buscam algo estampado, as opções vão do clássico ao retrô, mas sempre atento para não deixar o ambiente pesado.

E não são apenas os móveis que devem ser observados antes da escolha de um papel de parede. Mesmo os arranjos e pequenos detalhes, como os puxadores dos móveis, tapetes e almofadas devem ser analisados antes de bater o martelo de modo a não sobrecarregar o ambiente. Normalmente, as lojas que oferecem papel de parede contam com consultores que podem ajudar na escolha. A procura por uma profissional especializada em design de interiores também é altamente recomendável.

E em qual parede aplicar o papel de parede? A vigor, qualquer parede pode ter a aplicação de um papel de parede, mas algumas dicas valem a pena ser seguidas. Por exemplo, colocar um papel superdescolado numa parede que só vai ser vista se a pessoa virar de costas não vale muito a pena.

Repaginado, papel de parede volta com tudo na decoração

© Poznyakov | dreamstime.com

Page 19: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Casa

19

Quanto ao material, para os ambientes que acumulam muito pó, o melhor é optar por um papel de parede acetinado. Já para locais com muita circulação de pessoas, como restaurantes e hotéis, os vinílicos são mais indicados. Já na cozinha ou lavabos, os vinilizados são mais práticos, pois podem ser facilmente limpos com um pano úmido. Para a sala e quartos, os papéis de mica, aqueles feitos com pedras naturais, e os TNT, que imitam tecido, caem bem.

É preciso também conhecer as dimensões da parede em que o papel de parede será aplicado. O produto é vendido em rolos, que variam de acordo com o fabricante. Portanto, é preciso saber o tamanho das paredes para calcular quantos rolos serão necessários para o ambiente. Normalmente, um rolo tem dez metros de comprimento por 50 centímetros de largura, ou ainda oito metros de comprimento por 68 centímetros de largura.

O encontro de estampas na hora da aplicação é de extrema importância, pois a junção tem de ficar perfeita. Para tanto, a contratação de um profissional

especializado pode ser interessante. Muitas lojas que vendem papéis de parede costumam já oferecer o serviço de colocação. Algumas cobram o serviço separadamente. Em outras, o valor já está no preço.

É necessário observar também como está a parede que receberá o papel – se a parede tiver alguma imperfeição, como rachaduras, furos ou infiltração, é preciso corrigi-la antes da colocação. Isso porque, se a parede não estiver completamente lisa, o papel pode destacar o defeito.

Quanto à durabilidade, se bem cuidado, o papel de parede pode durar por mais de dez anos. Alguns são mais delicados e, portanto, não devem ser molhados. Caso daqueles feitos com fibras naturais, que devem ser limpos apenas com um aspirador de pó ou simplesmente com um espanador. Já os papéis com vinil podem ser limpos com um pano úmido.

O custo varia de acordo com a sofisticação e tecnologia presente no produto. O papel de parede não costuma ser barato, mas vale a pena dada a sofisticação que traz a um ambiente.

Page 20: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

20

Já virou praticamente um clichê a afirmação que dominar uma segunda língua (e, nesse caso, leia-se, o inglês) é essencial nos dias atuais. O idioma está pre-sente o tempo todo nas redes sociais, nos programas de computador, na TV e na internet em geral.

Mas alguns ainda subestimam a necessidade de do-minar uma segunda língua. “Sou autônomo e não pre-ciso me comunicar em outro idioma. Por que, então, tenho de aprender inglês?”, alguns se perguntam. A resposta é simples: possivelmente, em algum momen-to, sua empresa poderá se deparar com fornecedores com preços melhores do outro lado do mundo.

E, diante de um fornecedor ou um parceiro comer-cial de qualquer natureza, comunicar-se de maneira clara e eficiente, negociando prazos e condições de pagamento, é primordial. Qualquer erro pode resultar na perda de muito dinheiro. E o inglês é o idioma utili-zado no mundo dos negócios.

Mas é claro que nem todo mundo será dono da

própria empresa. Para aqueles que buscarão nas gran-des organizações uma oportunidade de trabalho, falar inglês (e, algumas vezes, até um terceiro idioma) é re-quisito básico.

Não é raro encontrar nos anúncios de programas de trainee de companhias renomadas a exigência de inglês fluente. O domínio da língua, portanto, é um dos primeiros critérios de seleção na hora de disputar uma vaga.

O Brasil – e seu enorme potencial como mercado consumidor – tem atraído cada vez mais empresas estrangeiras interessadas em se estabelecer por aqui. Isso faz com que os funcionários precisem se comuni-car entre si e, apesar de outras línguas serem impor-tantes, o inglês ainda é o idioma mais utilizado.

O fato de uma multinacional ter sua sede no exte-rior também torna o domínio de um segundo idioma importante. Viagens de negócios para a sede da com-panhia lá fora são bastante comuns nesse tipo de cor-

Carreira

Why do I need asecond language?

Page 21: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

21

poração, com o intuito de promover a troca de expe-riências e maior conhecimento da empresa como um todo. Isso sem falar as teleconferências.

De acordo com informações do site Ethnologue, especializado no estudo de línguas, o mandarim é a língua mais falada no mundo, com mais de 1,2 bilhão de pessoas e falado em 33 países. Em segundo lugar aparece o espanhol, com 414 milhões de nativos es-palhados por 31 países. O inglês aparece na terceira colocação, falado em 99 países e com 335 milhões de nativos. Vale ressaltar que o levantamento leva em conta o número de pessoas que têm um determinado idioma como língua-mãe.

Apesar de o inglês aparecer apenas na terceira co-locação no levantamento, a língua ainda é a utilizada não apenas no mundo dos negócios, mas nas viagens de lazer, programas de computador etc.

Mas quando se trata em aprender um novo idioma, a grande maioria das pessoas tem pressa. Quer falar de maneira fluente em poucos meses. Nesse caso, má notícia: a aprendizagem leva tempo. Infelizmente, não há forma mágica. É bem verdade que algumas pessoas têm mais facilidade no aprendizado de uma língua es-

trangeira do que outras. De qualquer forma, é preciso muita dedicação e estudo.

Já a boa notícia, dizem os especialistas, é que aprender um idioma ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio. O aprendizado faz com que seja estimulada no cérebro uma região justamente responsável pela criatividade.

Pesquisas mostram que, quanto antes se começar a estudar um idioma, melhor. De acordo com levanta-mento da University College, baseada em Londres, a melhor idade para o aprendizado de línguas estrangei-ras é entre os cinco e dez anos. Portanto, quanto antes uma criança tiver contato com outro idioma, melhor, pois mais fácil será o aprendizado.

Isso não significa, no entanto, que os adultos não conseguirão aprender um segundo idioma. O mercado está repleto de opções para quem não tem tempo ou paciência para as aulas tradicionais. É cada vez mais frequente, por exemplo, professores ministrarem au-las pela internet. Cada aluno deve descobrir o método que melhor se adapta à sua forma de aprendizagem. Quando se fala em um novo idioma, dedicação é o nome do jogo.

Carreira

Page 22: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Espaço Pet

22

Espaço PetAviso importante: Você realmente vai amar e cuidar do seu bichinho como ele precisa e merece? Animais não são brinquedos. Pense nisso.

Mande a foto de seu bichinho de estimação para o Espaço Pet para o e-mail: [email protected].

Esta minicoelha de seis anos encanta a todos com

suas orelhas caídas, uma das características da

raça lop. Com seu pelo branco e olhos azuis, Lana

chama a atenção sempre que sai para passear.

Como uma boa coelha, ela adora cenouras, folhas

verdes e maçã. Mas não se deixe enganar: o que esta

coelhinha gosta mesmo é de roer cabos elétricos!

Por isso, visitas pela casa só com supervisão de um

adulto!

Não se engane com o olhar sereno dessa gatinha. Crystal adora mesmo é aprontar! Ela simplesmente odeia ficar sozinha e, caso fique sem companhia, vai estragar todo o papel higiênico que encontrar pela frente ou arrumar alguma outra forma de aprontar! Mas Crystal é também muito amorosa e até mesmo carente, sempre procurando um chamego. Adora um colo. E, para chamar a atenção de alguém, sua tática é dar umas patadinhas no calcanhar da pessoa.

Este poodle de seis anos é tratado exatamente

como um filho pelos seus donos. Bastante

tranquilo e de uma simpatia ímpar, Junior

simplesmente adora morder o cobertor no qual

está acomodado na hora de dormir, de forma a

montar uma espécie de ninho. É só assim, depois

do “ninho” feito, que ele pega no sono. É tal como

uma criança, que precisa de uma fralda de pano

no rosto para dormir.

Crystal

Esse adorável Shih-Tzu de três anos foi um verdadeiro

presente na família Silveira Mello. Pitoko é tão querido

e considerado integrante da família que, logo que

ele completou o primeiro ano de idade, ganhou sua

primeira festinha de aniversário, evento que se repete

desde então! Um piquenique é montado todo mês de

agosto e Pitoko recebe seus convidados: cachorros,

crianças e amigos do bairro. Popular, a festa de Pitoko

neste ano contou com a presença de 30 pessoas e dez

cachorrinhos.

Junior

Lana

© K

anat

e &

Igor

Dut

ina

| dr

eam

stim

e.co

m

Page 23: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

Espaço Pet

23

Seja consciente. Recolha sempre os dejetos de seus animais ao passear pela rua.

Laila tem 13 anos, mas alma de três! Esta

adorável cachorrinha foi encontrada na rua

quando tinha aproximadamente dois anos pela

filha do casal Vera e Wanderley. Desde então,

Lailinha vem alegrando a casa! Ela adora passear

e é muito amorosa. Uma de suas características

marcantes é que, diferentemente dos outros

cachorrinhos, Laila raramente late!

De lacinhos na cabeça, Serafina adora passear

pelas ruas e já é velha conhecida de alguns

moradores do bairro. Essa adorável cachorrinha

tem nove anos e leva na bagagem sete filhotes

e mais alguns tantos netos. Nascida e criada na

Colina de São Francisco, a inteligente Serafina

aprendeu a andar sem guia pelas ruas, apesar de

sempre acompanhada de perto pelos donos. Ela

é uma tremenda companhia!

Lailinha Serafina

RaioCom 12 anos de idade, Raio é um cocker que já enxerga e ouve pouco. Isso não o impede, entretanto de trazer uma folha de árvore quando o dono chega, balançando o rabo, praticamente se contorcendo todo de alegria. Por isso, é preciso sempre manter umas folhas de árvore por perto. Raio também adora dormir embaixo do tanque em cima de um tapete.

Esse adorável Shih-Tzu de três anos foi um verdadeiro

presente na família Silveira Mello. Pitoko é tão querido

e considerado integrante da família que, logo que

ele completou o primeiro ano de idade, ganhou sua

primeira festinha de aniversário, evento que se repete

desde então! Um piquenique é montado todo mês de

agosto e Pitoko recebe seus convidados: cachorros,

crianças e amigos do bairro. Popular, a festa de Pitoko

neste ano contou com a presença de 30 pessoas e dez

cachorrinhos.

Pitoko

Page 24: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

24

Caderno de Indicações

Page 25: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

25

Caderno de Indicações

Page 26: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

26

Caderno de Indicações

Page 27: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

27

Caderno de Indicações

Page 28: Colina Light Magazine Edição Setembro/Outubro 2014

28