Colite Ulcerosa e Doença de Crohn

2
FICHA DE INSCRIÇÃO DE SÓCIO O nosso apoio é prestado por telefone, por e-mail ou presencialmente na nossa sede, bem como, por todo o país nas reuniões (ações de sensibilização e fórum anual) que fazemos junto dos doentes com o apoio dos médicos. Proporcionamos, também, aos nossos associados consultas de apoio psicológico, individual ou em grupo, e disponibilizamos informação sobra a forma de brochuras, elaboradas especificamente para quem vive com DII e para quem os rodeia (pais, professores e amigos). O Grupo de Apoio da APDI em Lisboa funciona na primeira 5ª feira de cada mês, na parte detrás da Igreja Nossa Senhora de Fátima (próximo da Gulbenkian), Porta 3 – 1º Andar - Sala 12. As consultas de Psicologia, em Lisboa, funcionam no mesmo local das restantes 5ª feiras de cada mês e no Porto todas as 3ª e 5ª feiras do mês. Este serviço necessita de marcação previa por e-mail ou telefone. Contacte-nos: 222 086 350 932 086 350 [email protected] Av. Rodrigues Vieira, 80 - sala A 4465-738 Leça do Balio Tel.: 222 086 350 Tlm.: 932 086 350 E-mail: [email protected] www.apdi.org.pt Enviar em envelope, para a APDI: Av. Rodrigues Vieira, 80 - sala A 4465-738 Leça do Balio Boletim informativo Conhecemos os teus problemas Colite Ulcerosa e Doença de Crohn Junta-te a nós! Apoio

Transcript of Colite Ulcerosa e Doença de Crohn

Page 1: Colite Ulcerosa e Doença de Crohn

FICHA

DE IN

SCRIÇÃ

OD

E SÓCIO

O nosso apoio é prestado por telefone, por e-mailou presencialmente na nossa sede, bem como,por todo o país nas reuniões (ações de sensibilizaçãoe fórum anual) que fazemos junto dos doentes como apoio dos médicos.

Proporcionamos, também, aos nossos associados consultas de apoio psicológico, individual ou em grupo,e disponibilizamos informação sobra a forma de brochuras, elaboradas especificamente para quem vive com DIIe para quem os rodeia (pais, professores e amigos).

O Grupo de Apoio da APDI em Lisboa funcionana primeira 5ª feira de cada mês, na parte detrásda Igreja Nossa Senhora de Fátima (próximoda Gulbenkian), Porta 3 – 1º Andar - Sala 12.

As consultas de Psicologia, em Lisboa, funcionamno mesmo local das restantes 5ª feiras de cada mêse no Porto todas as 3ª e 5ª feiras do mês. Este serviço necessita de marcação previa por e-mail ou telefone.

Contacte-nos:222 086 350932 086 [email protected]

Av. Rodrigues Vieira, 80 - sala A 4465-738 Leça do BalioTel.: 222 086 350Tlm.: 932 086 350E-mail: [email protected]

www.apdi.org.pt

Enviar em envelope, para a A

PD

I:Av. R

odrigues Vieira, 8

0 - sala A

4

46

5-7

38

Leça do Balio

Boletim informativo

Conhecemos os teus problemas

Colite Ulcerosae Doença de Crohn

Junta-te a nós!

Apoio

Page 2: Colite Ulcerosa e Doença de Crohn

APDI

Foi fundada em 10 de Novembro de 1994e é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) desde 2001 (Publicação naIII Série do D.R. nº 103 de 8 de Maio de 2001). É membro da EFCCA – European Federationof Crohn’s and Ulcerative Colitis Associations,da Plataforma Saúde em Diálogo e da Plataforma Mais Saúde.

A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) é uma associação de doentes para doentes, semfins lucrativos, que visa apoiar e possibilitara partilha de experiências aos portadoresde uma doença inflamatória do intestino (DII), seus familiares e amigos, bem como melhoraro conhecimento da população em geral sobre esta problemática.

A nossa missão é formar e informar paraa gestão diária de uma patologia que,apesar de crónica, não tem de ser vividacom pessimismo e como uma fatalidademas sim com qualidade de vida. Coma componente terapêutica adequada,uma alimentação saudável, exercício físicoe informação acreditamos que é possível“Ser Feliz com DII”!

Colite Ulcerosa

> O que é

A Colite Ulcerosa é uma doença crónica que afeta a camada interna (mucosa) que reveste o intestino grosso ou Cólon. Esta mucosa fica inflamadae apresenta pequenas feridas na superfície (úlceras) que podem sangrar. A mucosa inflamada produz ainda uma quantidade excessiva de lubrificante intestinal – o muco – que pode conter pus e sangue. A Colite Ulcerosa éuma situação crónica com tendênciaa agudizar-se de tempos a tempos durante uma série de anos.

> Sintomas

Os primeiros sintomas da Colite Ulcerosa são dejeções diarreicas, frequentemente com sangue, dor tipo cólica abdominal e desejo urgente de evacuar. Além disso, pode haver dor nas articulações e lesões na pele.

Doença de Crohn

> O que é

A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crónica que pode afetar qualquer segmento do tubo digestivo. Compromete mais frequentementeo intestino delgado no seu segmento terminal, denominado ileo.A doença evolui, caracteristicamente, por períodos de agravamentoe de remissão.

> Sintomas

Como qualquer segmento do tubo digestivo pode ser afetado os sintomas são variados. Os mais comuns são diarreia, dor abdominal e perda de peso. Sintomas não relacionados com o aparelho digestivo, como dores em articulações e lesões de pele, também podem ocorrer. Outras manifestações precoces da doença de Crohn são lesões na região perianal, incluindo, fissuras, fistulas (aberturas anormais do intestino na superfície da pele, perto do ânus) e abcessos.

Boletim informativo Colite Ulcerosa e Doença de Crohn

FICH

A D

E IN

SCR

IÇÃ

O D

E SÓ

CIO

Quo

ta A

nual

– O

val

or a

nual

da

quot

a é

de 1

5 Eu

ros.

Pod

erá

efet

uar

o pa

gam

ento

env

iand

o um

che

que

à or

dem

da

APD

I par

a a

noss

a se

de o

u po

r tr

ansf

erên

cia

banc

ária

par

a a

cont

a do

ban

co

Mill

enni

um B

CP, c

om o

NIB

003

3 00

00 0

0046

6333

77 6

7. S

e pa

gar

por

cheq

ue a

grad

ecem

os q

ue in

diqu

e o

nom

e e

nº d

e só

cio

no s

eu v

erso

. No

caso

de

efet

uar

o pa

gam

ento

por

tra

nsfe

rênc

ia

banc

ária

env

ie-n

os, p

or f

avor

, o c

ompr

ovat

ivo

da t

rans

ferê

ncia

ban

cária

com

o n

ome

e nº

de

sóci

o po

r cor

reio

ou

por E

-mai

l.

Nom

e

Mor

ada

C. P

osta

l-

Conc

elho

Pro

fiss

ão

Tel.

empr

ego

Tele

móv

elTe

l. ca

sa

Dat

a na

scci

men

toH

ospi

tal

Méd

ico

Colit

e U

lcer

osa

Doe

nça

de C

rohn

Apo

iant

eE-

mai

l

Tem

alg

um f

amili

ar c

om d

oenç

a in

flam

atór

ia d

o in

test

ino?

Sim

Não

Qua

l o s

eu g

rau

de p

aren

tesc

o?P

aiM

ãeO

utro

Pro

ponh

o-m

e pa

ra s

ócio

da

AP

DI.

Dat

a/

/

//

Ass

.

Irm

ão