Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus...

16
A MAIOR EBO ADF DA HISTÓRIA II Congresso do Coral Peniel - UM SONHO! 10 Social IRMÃ VANDA VAI À COMUNIDADE Moradora da comunidade carente teve sua casa completamente destruída pela fogo. Veja o que aconteceu quando a provisão chegou gerando curiosidade e espanto por parte dos moradores. 09 Saúde FEBRE DO CHIKUNGUNYA Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma população sem imunidade e um número grande de mosquitos, ou seja, uma nova epidemia à vista! Shalom JORNAL Órgão Oficial da Igreja Assembléia de Deus Ministério Ferreira Edição 190 Ano XIX | Outubro 2014 www.adferreira.org [email protected] COBERTURA COMPLETA 11 I Congresso Regional de crianças da ADF EMBU I 06 Jubilação do Pr José Gomes da Silva de Porto Ferreira 10

Transcript of Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus...

Page 1: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

A MAIOR EBO ADF DA HISTÓRIA

II Congresso do Coral Peniel - UM SONHO!

10So

cial

IRMÃ VANDA VAI À COMUNIDADEMoradora da comunidade carente teve sua casa completamente destruída pela fogo. Veja o que aconteceu quando a provisão chegou gerando curiosidade e espanto por parte dos moradores.

09

Saúd

e

FEBRE DO CHIKUNGUNYACom a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma população sem imunidade e um número grande de mosquitos, ou seja, uma nova epidemia à vista!

ShalomJOR

NAL

Órgão Oficial da Igreja Assembléia de Deus Ministério Ferreira

Edição 190 Ano XIX | Outubro 2014 www.adferreira.org [email protected]

COBERTURA COMPLETA

11I Congresso Regional de crianças da ADF EMBU I 06

Jubilação do Pr José Gomes da Silva de Porto Ferreira 10

Page 2: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

02 EBO ADF 2014ShalomJOR

NAL

Segunda-feira - Iniciamos a semana aprendendo com o pastor Eliezer Lira

PastorEliezer Lira

Membro do ministério da IEAD em Curitiba (PR). Comentarista das revistas

de Escola Dominical - Lições Bíblicas da CPAD. Fundador

e Diretor do Projeto Missionário “Ide e Ensinai”

em Moçambique, África e Articulista da revista

“Obreiro” - CPAD

Começamos a semana refletindo

sobre nosso comprometimento com o Evangelho

de Cristo.

Segunda-feira, dia 25 de agosto de 2014, a EBO (Escola Bíblica de Obrei-

ros) recebeu como palestrante o pastor Eliezer Lira, grande educa-dor do meio cristão e comentaris-ta da revista da EBD da CGADB.

Com muita graça e ousadia, o pastor constrangeu os presentes, cerca de 600 pessoas, a refletir sobre o nível de comprometimen-to dos membros com o Evangelho de Cristo. Enfatizou as marcas do

crescimento da igreja ao longo da história, e distinguiu a persegui-ção real presente na igreja primiti-va da perseguição velada em que estamos inseridos.

Baseado na prisão de Paulo, ele alertou a igreja sobre a intenção se tornar subserviente ao esta-do que quer controlar o Evange-lho com leis. Mostrou que Paulo não se dobrou aos magistrados e Deus lhe deu a autoridade neces-sária para vencê-los.

Depois tomou o texto de II Timó-teo e apresentou a ousadia que a igreja tinha no seu início, quando Paulo escreve e diz: “o que de MIM ouviste”. Paulo se coloca como referência ao jovem Timó-teo.

Mostrou a inversão dos conceitos cristãos, como o sofrimento por exemplo. Paulo convida Timó-teo a sofrer juntamente com ele. Os que servem podem sofrer, mas a Obra não pode sofrer. Ele

usa a figura de um soldado para exemplificar a qualidade do modo como devemos sofrer, para desta forma agradar quem nos recru-tou. Sofrer como atleta significa não pensar nos aplausos e sim em chegar ao final. Para isso, ele corre seguindo as regras impos-tas.

Somos chamados para fazermos, mas não quando, como e onde queremos.

Terça - Participação de Noemi Nonato

Terça-feira, dia 26 de agosto de 2014, a EBO (Escola Bíblica de

Obreiros da ADF) recebeu novamente como palestrante o pastor Eliezer Lira, gran-de educador do meio cristão e comentarista da revista da EBD da CGADB.

Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com-portamento reprovável, ao se encontrar com Deus, foi por Ele tocado e passou a andar

diferente. Houve uma mudan-ça de vida e com isso, uma mudança de nome.

Voltando aos conselhos de Paulo a Timóteo enfatizou mais uma vez o sofrimento pelo Evangelho. Outra prerro-gativa é permanecer firme na Palavra. A correção faz parte do conselho para este jovem que iria dar continuidade a mensagem de Paulo.

A disciplina pessoal é igual-mente enfocada quando Ti-móteo é convocado a ser um

padrão de boas obras. Dessa forma, enfatizou-se a impor-tância dos jovens no ministé-rio, ao mesmo tempo em que os ouvintes foram incentiva-dos a acreditarem neles e pre-pará-los.

Um momento marcante da mensagem foi quando Pr. Eliezer disse a seguinte frase: “Jesus inaugurou o paraíso com um ladrão” incentivando os presentes a pensarem em Cristo nos dias das adversi-dades. O Cristo ressuscitado,

que opera prodígios ainda maiores.

Ao fim, diante de quase 800 pessoas, a cantora Noemi No-nato se apresentou louvando a Deus!

| [email protected] Outubro 2014

Page 3: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

Quarta - Pastor Elson de Assis e Raquel Silva

PastorElson de AssisAnos dedicados a obra de Deus e a pregação

do Evangelho genuíno, tem pautado sua vida e seu ministério na ética e no compromisso com a verdade. É pregador pentecostal genuíno e fundador do Ministério

Palavra e Fogo.

Em noite inspirada, o convidado empolgou

a todos com suas palavras e conselhos

divinos

A chama missionária que o Senhor acendeu no coração de José Sarírio, quando ele ainda se encontrava em solo brasileiro, jamais se apagou. Portanto, o avivamento que o Espírito Santo iniciou em Cúcuta, por seu intermédio, se estendeu por toda a cidade e já se encontra em muitas partes da Colômbia e em outros países.

Os talentos que o Senhor lhe confiou foram multiplicados. Você gostaria de imitar a fé desse valoroso servo de Deus, que continua conquistando almas para o Reino de Deus? Deus deseja levantar um exército de soldados valentes (como José Satírio), neste início de século, para atender o clamor das pobres almas que estão morrendo sem a salvação (At 16.9).

Peçamos ao Senhor obreiros para o campo missionário, que está deserto.

Pastor José Satiro

Quarta, 27 de Agosto, a ADF realizou a 4º Noite da EBO (Escola Bíblica de

Obreiros da ADF) uma noite mar-cada com muita glória e poder foi sensacional o agir de Deus atra-vés dos seus servos. O Pr. Elson de Assis e a cantora Raquel Sil-va também estiveram presentes. Respondendo as expectativas de público, estimado para mais de 800 pessoas, o templo Sede mais uma vez esteve repleto de pesso-as.

O Pr. Elson de Assis trouxe uma mensagem inspiradora usando a figura de Samuel no cenário sa-

cerdotal e profético, apresentando como base de sua vocação o fato de Samuel servir ao Senhor por meio de Eli. Uma das maiores vir-tudes do homem cheio do Espírito Santo é ser submisso a uma auto-ridade constituída por Deus.

Nos dias de Eli a Palavra vinda de Deus era rara, porém apesar do distanciamento por parte do sacerdote, ele coloca Samuel no lugar certo, na casa de Deus onde posteriormente, foi chamado. Sa-muel ainda não conhecia a voz de Deus; ele ouve a voz de Deus como se fosse à de Eli.

Desta forma se conclui que só existe uma voz na igreja e essa é a voz do pastor. Samuel somen-te fala com o Senhor quando Eli o libera dizendo como ele deve-ria responder. Somente quem se submete a autoridade pode ouvir a voz de Deus.

As palavras ditas a Samuel por Deus nunca caíram por terra, pois não eram dele e sim de Deus. Desta forma o ministério proféti-co de Samuel foi confirmado em todo o Israel e Deus continuou a falar com ele, pois “quando Deus começa, Ele termina”.

03 EBO ADF 2014ShalomJOR

NAL

Quinta e sexta ouvindo José Satiro e Reginaldo Domingos

Um grande público em “Duas noites gloriosas”

Quinta-feira, 28 de agosto, a nossa EBO (Escola Bíblica de

Obreiros) da ADF recebeu o pastor José Satiro, ícone in-ternacional do meio cristão e uns dos pioneiros em missões transculturais da Assembléia de Deus do Brasil. O pastor, hoje radicado em Cúcuta na Colômbia, alcançou o coração

de todos com suas palavras. Uma grande comoção tomou os presentes, que em estavam visivelmente emocionados e tocados pelo poder de Deus.

O convidado para louvar a Deus nesta noite foi o cantor Reginaldo Domingues, intér-prete de hinos conhecidos como “Benção de Deus”. Além de Reginaldo, a cantora Kami-laTomazoli também se apre-sentou.A mensagem ministrada pelo

pastor José Satiro foi basea-da no livro de Jeremias, tendo como tônica a seguinte afir-mativa: Quando ainda éramos formados no ventre materno, Deus já nos conhecia, ao nas-cer nos separou e nos têm dado as nações como profetas desta geração.

Na sexta-feira, 29 de agosto, mais uma vez o pastor José Satiro, foi o palestrante da noi-te. O pastor, hoje radicado em Cúcuta na Colômbia, tocando

profundamente o coração dos ouvintes, explanou a ministra-ção e testemunho sobrenatu-ral dos feitos e maravilhas que o Senhor tem operado através de sua vida na Colômbia.

O pastor Satiro atraiu a atenção de todos com sabedoria e inspiração do Espírito Santo

| [email protected] Outubro 2014

Page 4: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

EBO ADF 2014Shalom | [email protected] Outubro 201404Sábado - Todos vieram ouvir o pastor José Wellington Bezerra da Costa

PastorJosé Wellington Bezerra da Costa

Desde janeiro de 1980 é pastor da Assembleia de

Deus Ministério do Belém (São Paulo) e desde 1988 é o presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Hoje o Ministério do Belém (SP) ultrapassa 400 mil

membro e congregados.Casado com Wanda Freire

da Costa, é formado em bacharel de Direito,

Sociologia e Teologia

Recorde de público do evento com mais

de 900 presentes.

A noite de sábado, dia 30 de agosto, superou todas as expectativas do even-

to. Tendo como palestrante ofi-cial, o pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil), o templo da ADF Sede não pode acomodar todos os presentes, pois superou sua

capacidade de lotação.

Além dos inscritos no evento, muitos visitantes se fizeram presentes para ouvir os ensina-mentos do líder maior das As-sembleias de Deus do Brasil.

Acompanhado de sua esposa, Wanda Feire da Costa, o ilus-tre convidado, apesar de estar cansado de longa e recente viagem, ministrou com graça e ousadia para a satisfação dos mais de 900 presentes. Além de seu sermão, o convidado teceu elogios ao ministério do Ferrei-ra e parabenizou a organização do evento.

Os cantores convidados para esta noite foram Adiel e Celina Correa, ambos usados gran-demente por Deus através de seus louvores. O ministério do Ferreira teve a honra de rece-ber o pastor José Wellington pela segunda vez, nas três edi-ções deste grande evento que acontece anualmente, envol-vendo todo nosso ministério.

Tarde de sábado abençoadíssima

O sábado, dia dia 30 de agosto, não se limitou somente no período

da noite, durante toda a tar-de, dois pastores ministraram para um grande público que se fez presente para aprender e aperfeiçoar seus conheci-

mentos bíblicos e ministeriais.

A primeira ministração foi re-alizada pelo pastor Fernando Franscisco André, um dos lí-deres da ADF, e pelo pastor Arnaldo Mendonça, pastor ra-dicado nos Estados Unidos.

Seus ensinamentos seguiram a temática da escola, que foi a “Suficiência do evangelho frente aos desafios da pós-modernidade”. Com temas específicos, os pastores mi-nistraram com propriedade e graça a palavra de Deus.

Um grande público esteve pre-sente nesta etapa do evento. Oriundas de diversas partes

do Brasil, caravanas de obrei-ros vieram para participarem do fim de semana do evento.

Page 5: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

05 EBO ADF 2014ShalomJOR

NAL

| [email protected] Outubro 2014

Evandro Lopes e Paulo Freire abrem a manhã de domingo, que é incendiada pelo pastor João Barbosa

PastorPaulo Freire

Pastor presidente da AD Belém de Campinas-SP. É deputado federal pelo

estado de São Paulo, e um dos líderes da

bancada evangélica no congresso brasileiro.

Segue sua luta incessante pelos

interesses cristãos, morais e familiares.

Após três grandes ministrações, todos foram

cheios do Espírito Santo.

Domingo, dia 31 de agosto, fomos agraciados com uma manhã formidável. O pastor

Evandro S. Lopes, grande ensina-dor das Assembleias de Deus, foi o escolhido para iniciar o último dia do evento. O grande público, que já se fazia presente, permaneceu atento durante toda a ministração, rece-bendo o grande alimento espiritual preparado por Deus, através do seu servo.

Na sequencia, o pastor Paulo Frei-

ra, um dos grandes líderes da AD no Brasil, continuou a série de en-sinamentos dos pastores que o pre-cederam. Sua preleção teve como enfoque a relação da igreja moder-na com a política, enfatizando a im-portância de estarmos alerta, como igreja, aos perigos velados que nos cercam.

O fechamento da parte da manhã ficou sob a responsabilidade do pastor João Barbosa, um dos gran-des nomes da AD Belém em todo

o mundo. Seu sermão foi marcado pela comoção em todos que ouvi-ram, promovendo um grande aviva-mento que incendiou os corações. O assunto principal da mensagem foi nossa relação com Deus, em meio as dificuldades de administração de nosso tempo nos dias modernos.

A glória de Deus tomou toda a igre-ja, gerando um quebrantamento em todos os presentes. Pastores, obrei-ros, líderes, membros, todos foram cheios do Espírito Santo.

Pastor Levi e Sisaque Valadares encerram a EBO 2014Um fechamento com

“chave de ouro”

Na tarde de domingo, o pastor Levi Libarino mi-nistrou uma poderosa

palavra de ânimo para os nos-sos corações. Seu sermão al-cançou o coração dos presen-tes, aumentando nos corações o desejo de nos aperfeiçoar continuamente em busca de nossa vocação.

A preleção de encerramento foi ministrada pelo pastor Sisaque Valadares com abordagem em Gn. 6, enfatizando a vida de

Enoque, conhecido por andar com Deus. Sua minisitração nos deixou a seguinte refle-xão: “em meio a uma geração corrompida é possível viver di-ferente, e disse ainda que há nos dias de hoje uma geração

comprometida com Deus”.

A noite de encerramento foi agraciada pela participação da cantora Raquel Nascimento e Gessuis Xavier.

Ao término do evento, o pas-tor Nicodemos (diretor da EBO ADF 2014), agradeceu toda a equipe organizadora do evento, que trabalharam intensamente para a realização desta edição.

Uma grande mobilização foi re-alizada neste ano, superando o sucesso das edições anteriores.

Parabéns a todos que contri-buíram para a realização deste grande evento!

PastorJoão Barbosa

Pastor da AD Belém - C. Ademar (Setor 08). Foi

missionário na Argentina e hoje é um dos grandes líderes e pregadores da

AD em todo o Barsil.

PastorEvandro S. Lopes

Um dos grandes ensinadores da AD em

todo Brasil. Um dos grandes docentes de

teologia em todo Brasil.

Page 6: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

06 MINISTÉRIO ADFShalomJOR

NAL

Congresso Regional de Mulheres da ADF Mitsutani

Obrigado Deus por der-ramar sobre nós o teu grande poder! Coisas

extraordinárias o Senhor du-rante o Congresso do Círcu-lo de Oração realizado nos dia 18 a 21 de Setembro de 2014. Foi maravilhoso!

Deus usou fortemente o Pr. Gilmar Fiuza, o Pr. Levi Liba-

rino, a Missionária Izabel Fal-cão do Rio Grande do Norte - Natal, os cantores Alisson Neide, Adiel Souza, Fabricia e Celina Correa. Foi muito bom receber os ungidos do Senhor Jesus. Aos pastores do setor, que mais uma vez vieram conosco, a nossa gra-tidão. Aos pastores do minis-tério, que atenderam o nosso convite, muitíssimo obrigado.

O salmista tinha razão em dizer “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam

“SOMOS UMA FAMÍLIA EM CRISTO”

em união.” Salmo 133.1

O nosso obrigado a todos

que se empenharam, em prol da realização deste grande evento. Que Deus vos recom-

pense de maneira gloriosa! Deus, a Ti o meu louvor!

Pr. Nicodemos

I Congresso de crianças é realizado na ADF Embu

“Fogo Puro e Rabugento”

“Boneco Dede”

Aconteceu nos dia 19 e 20 de setembro, na sede da ADF Embu I,

o 1º Congresso Regional de Crianças. As igrejas partici-pantes foram as congrega-ções que integram a Regional anfitriam do evento.

Com uma dinâmica inovado-ra, as mensagens foram di-recionadas às crianças pelos inspirados palhaços “Fogo Puro e Rabugento”, e na sex-ta-feira pelo “Boneco Dede” (o Boneco Missionario) e “Tia Vanessa”. Durante todo o evento, cerca de 250 crianças estiveram presentes, consoli-dando a visão inovadora do projeto.

O trabalho foi prestigiado pela participação ilustre dos

pastores das congregações de Embu, Jd. Pinheirinho, Jd. Santa Barbara, Jd. Sto Antonio, Colinas de Cotia, Jd. Mimás, Jd. Montesano e Capuava. Todas estas igrejas cooperaram, com seus rees-pectivos representantes, para a organização e promoção do evento.

Louvamos ao Bom Deus por mais este evento de comu-nhão e evangelização.

| [email protected] Outubro 2014

Page 7: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

07 MINISTÉRIO ADFShalomJOR

NAL

Ferreira em Chamas de agosto

Na madrugada do dia 26 de Agosto a presença de Deus foi marcante na vigília Ferreira em Chamas. A vigí-

lia, que é realizada a mais de três anos, conta mensalmente com a participação de irmãos de diversas denominações, entre eles muitos pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos, cantores, bandas, membros, obreiros e visitantes.

Deus mais uma vez operou de uma forma tremenda, foi uma verdadeira benção do céu. Houve avivamento, louvores e muita adoração ao nosso Senhor Jesus Cristo. Nos momentos finais foi realizada uma poderosa oração e a presença do mestre

foi notória e sentida por todos.

Convidamos você a participar conosco da próxima Grande Vigília, que será realiza-da dia 28 de Outubro de 2014. A vigília é sempre marcada pelo poder de Deus, então venha ser revestido e receber uma poderosa mensagem do céu.

Agradecimentos ao Pr. Ismael Barbosa que nos trouxe uma palavra poderosa; ao Pr. Marcos Daniel pela cooperação e aos levitas: Irmãos Souza e Renan Martins, garoto Daniel Guedes que está presente em todas as vigílias e Ronaldo Sa Diassis Oliveira.

Chá de Mulheres ADF Embu IA Deus toda honra e toda glória por mais um ano em que realiza-mos uma tarde de adoração no chá de Mulheres, realizado dia 27 de Agosto em nossa igreja, onde pudemos estar reunidas ouvindo louvores ministrados pela cantora Raquel Nascimento da igreja Sede. Deus a usou po-derosamente com louvores vin-dos do céu e também com uma palavra abençoada ministrada por Vanda Pereira, da ADF Jd. Santo Antonio.

Temos a certeza que esta tarde gloriosa ficará em nossos cora-ções e em nossa memória. Que

o Senhor abençoe ricamente a cada Irmã que esteve conosco. Agradecemos ao Pr. Eleomar dos Santos Fraga e a irmã Fá-tima Lima pela confiança nesse trabalho; ao Clidão do táxi que colaborou conosco nesse even-to e a todos que prontamente atenderam ao nosso convite e não mediram esforços para nos ajudar.

Agradecemos a todos que coo-peraram conosco na realização deste evento, e também aos que estiveram presentes. Que Deus derrame chuvas de bênçãos na vida de cada um.

Congresso de Jovens da ADF Jd Verava

Nos dias 05 a 07 de Se-tembro de 2014 a UMA-DEFIB (União da Moci-

dade da Ass. de Deus Ferreira em Ibiúna) esteve realizando o congresso de jovens; foram três noites impactantes e co-bertas pela glória de Deus.

A igreja esteve lotada e rece-beu muitos visitantes e convi-dados, entre eles os preletores Pr. Flavio Santos, Pr. Flavio Roberto, Missionária Leidian-na Almeida, a cantora garota Thayna Menezes e o grupo de louvor Batuel.

Os jovens se dedicaram mui-

to na preparação do trabalho com orações e jejuns, certos de que Deus haveria de cum-prir Sua palavra. Assim, o Se-nhor honrou a dedicação de todos os jovens da ADF Vera-va, pois o Espírito Santo este-ve presente e se manifestou

de forma gloriosa através da adoração, ministrações pode-rosas e louvores abençoados.

A festa se encerrou com cha-ve de ouro; tivemos um total de nove almas ganhas para a gloria do Senhor Jesus!

| [email protected] Outubro 2014

Page 8: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

08 ADF IGREJAShalomJOR

NAL

O Culto foi marcado por batismos no Espirito Santo

No dia 31 de Agosto a ADF Paraisópolis re-alizou o primeiro culto

evangelístico!

O trabalho esteve sob a di-reção do Grupo de Jovens Resgate e, com as apresenta-ções de teatro e muito louvor, o culto foi impactante, tocou profundamente os presentes, resultando num mover de ado-ração, avivamento e salvação. O convidado para ministrar foi o Pr. Flávio Rocha.

Agradecemos ao nosso Pr. Milton da Silva pelo apoio! Aos obreiros Ed Carlos e Antônio; as nossas intercessoras: Lina,

Eliene, Nicinha, Josenita, Car-mleita e Adelice. Agradecemos também a todos os jovens que fazem parte do grupo. Obriga-da pela dedicação e empenho na obra do Senhor! Que Deus

continue abençoando cada um poderosamente! Como re-sultado deste lindo trabalho, tivemos batismo com o Espíri-to Santo e ainda ganhamos 3 almas para o Senhor!

Culto Evangelístico na ADF Paraisópolis

Culto das Crianças noJ. Grimaldi

A ADF Jd. Grimaldi re-alizado no dia 09 de agosto um culto espe-

cial para as crianças. Além de muita diversão e louvor com o conjunto infantil pedrinhas preciosas, as crianças tiveram oportunidades para ler versí-culos bíblicos, cantar e intera-gir com todos os presentes.

Sob a supervisão das tias Eli-zete e Andréia, um teatro com fotoches foi apresentado, pelo irmão Edinho, atraindo a aten-ção dos pequeninos para um lindo ensinamento sobre o profeta Jonas.

Ore pela nossas crianças!

Grimaldi - Cultos de Missões e especial dia dos pais

Foi realizado no dia 10 de agosto, na ADF Jd. Grimaldi, culto de conscien-tização para evangelismo e missões. O enfoque do culto era a importância da pregação do evangelho a tempo e forade tempo.

A coordenação da igreja, ao fim do

culto, realizou uma homenagem a to-dos os pais, em comemoração à data de comemoração. Todos os pais que estavem presentes receberam brindes e homenagens.A ADF Jd. Grimaldi de-seja felicita todos os pais de nosso mi-nistério.

| [email protected] Outubro 2014

Page 9: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

09 SAÚDEShalomJOR

NAL

FEBRE CHIKUNGUNYA, nova epidemia à vista

Febre do Chikungunya (CHIK) trata-se de uma doença causada por um

vírus de RNA do gênero Al-phavirus (CHIKV), transmitido para as pessoas por mosqui-tos do gênero Aedes (Aedes aegypti e Aedes albopictus), que também são vetores da Dengue.

A doença foi primeiramente descrita no Sudeste da Tan-zânia e Norte de Moçambi-que nos países da África nas décadas de 50 e 60. Os mos-quitos adquirem o vírus de um hospedeiro virêmico. Após um período de incubação médio de dez dias, o mosquito torna-se capaz de transmitir o vírus a um hospedeiro humano. Em humanos picados por um mos-quito infectado, os sintomas da doença aparecem após um período de incubação médio de 2 a 7 dias (intervalo 1-12 dias).

A fase aguda da doença é mais comumente caracteriza-da por febre alta de início sú-bito (com duração média de 07 dias) e vêm acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite).

O que pode contribuir para di-ferenciá-la da dengue é o pre-domínio de dores nas articula-ções sobre os outros sintomas, ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo). Não exis-

te uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem com-plicações graves.

Óbitos causados por Chikun-gunya são raros. Dados da epidemia ocorrida em 2004, nas Ilhas Reunião, indicaram taxa de letalidade de 0,1% (256 mortes em um total de 266 mil casos). Entretanto, na Índia, em 2006, houve 1,3 mi-lhão de casos e nenhuma mor-te registrada.

O diagnóstico depende de uma avaliação clínica cuida-dosa e do resultado de alguns exames laboratoriais atra-vés da coleta de amostra de sangue venoso no primeiro atendimento, para serem rea-lizados testes específicos para diagnóstico como: Isolamento Viral; Detecção de vírus de RNA por RT-PCR; e Detecção de IgM e IgG.

Não existe tratamento e ne-nhuma vacina disponível, embora existam várias sendo estudadas. Analgésicos e anti-térmicos devem ser utilizados para controle da dor e da fe-bre, como por exemplo, o Pa-racetamol.

O uso de AAS (ácido acetilsa-licílico) e outros anti-inflama-tórios devem ser evitados até que a hipótese de dengue seja descartada e os acessos fe-bris desapareçam. Ao persistir a dor nas articulações, podem ser introduzidos medicamen-tos anti-inflamatórios e fisio-

terapia. Manter o doente bem hidratado e em repouso é uma medida essencial para a boa recuperação.

Os indivíduos expostos ao ví-rus Chikungunya adquirem imunidade duradoura. Dife-rentemente da Dengue, que tem quatro subtipos, o Chi-kungunya é único. Uma vez que a pessoa é infectada e se recupera, ela se torna imu-ne à doença. Quem já pegou Dengue não está nem menos nem mais vulnerável ao Chi-kungunya, apesar dos sinto-mas parecidos e da forma de transmissão similar, tratam-se de vírus diferentes.

A prevenção consiste em ado-tar medidas no próprio domi-cílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doen-ça. São medidas semelhantes ao combate da Dengue, como eliminar os focos de acúmulo de água, locais propícios para

a criação do mosquito trans-missor da doença.

No continente Americano, a doença já chegou a 31 pa-íses, sendo notificados ao todo 651.344 casos, dos quais 9.182 confirmados em labora-tório. O Caribe é a região mais afetada.

O Ministério da Saúde divul-gou no último dia 1° de outu-bro, que 79 casos de infecção pelo CKHIV foram diagnosti-cados no Brasil. Do total, 41 foram transmitidos dentro do próprio país (casos autócto-nes). Outros 38 casos foram importados, ou seja, os pa-cientes foram infectados du-rante viagens a outros países, principalmente soldados que estavam em missão no Haiti.

Diante do exposto, o Ministé-rio da Saúde definiu uma sé-rie de ações para as próximas semanas como a Organização de Seminário Internacional

sobre Chikungunya nos dias 7 e 8 de outubro e a elabora-ção de campanha de mídia de mobilização para adoção de medidas preventivas con-tra Dengue e Chikungunya, além de promover reuniões macrorregionais de mobiliza-ção das secretarias estaduais e municipais de saúde para o combate à Dengue e Chikun-gunya, no período de 24 a 28 de novembro.

Não está descartada uma epi-demia no próximo verão brasi-leiro. Temos um índice muito alto de infestação por Aedes aegypti. Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma população sem imunida-de e um número grande de ve-tores (mosquitos) para a trans-missão, ou seja, uma nova epidemia à vista!

Microbiologista e Professor CeFACSHospital das Clínicas – Fac. Medicina USP.

Membro da Comissão de Pós Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da FM USP

Dr. Edmir Fraga

| [email protected] Outubro 2014

W W W. A D F E R R E I R A . O RG

Page 10: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

10 ADF SOCIALShalomJOR

NAL

Irmã Vanda Libarino leva doações em comunidade

Moradora da comunidade teve

sua casa totalmente destruida pelo fogo

A irmã Vanda libarino, au-xiliada pelo pastor Dino D Orleans, realizou uma

arrecadação de móveis e ves-tuário com o apoio da ADF Sede, em prol de uma famí-lia carente que vive em uma comunidade na zona oeste de São Paulo. O objetivo da irmã Vanda era arrecadar donati-

vos para amparar a dona Ma-ria, mãe de duas filhas, que sofreu um terrível desastre ao ter sua moradia totalmente destruída por um incêndio.

Com o apoio de alguns irmãos voluntários, ela conseguiu praticamente mobiliar a casa provisória, em que a família necessitada estava alojada. A comunidade em que o sinis-tro ocorreu é muito precária, com esgoto a céu aberto, di-fícil acesso e sem qualquer infraestrutura, além do tráfico de drogas, que ocorre a todo o momento sem qualquer fis-

calização das autoridades.

Isso, porém, não foi empeci-lho para os voluntários, que foram bem recebidos pelos moradores, e emocionou amigos e parentes da famí-lia necessitada. A irmã Vanda adentrou o interior da comu-nidade, levando uma palavra de fé aos moradores e de-monstrando muito amor aos pobres moradores daquele lugar.

Ao lado, uma foto que mostra o que restou da moradia que foi incendiada.

Pastor José Gomes da Silva é jubilado em Porto Ferreira

Uma caravana de pasto-res e obreiros da ADF, liderada pelos pastores

Levi Libarino e João de Deus estiveram presentes em culto de ação de graças, na ADF em Porto Ferreira-SP. O culto foi realizado para agradecer a Deus, pelos longos anos de serviço prestados a obre de Deus, pelo pastor José Go-mes da Silva e sua família.O ciclo de sua liderança em

Porto Ferreira se encerra, e após o cumprimento desse desafio, o pastor José será jubilado, para descansar e es-tar mais próximo à sua famí-lia. Visivelmente emociona-do, o pastor José agradeceu a Deus e a todos os compa-nheiros de ministério pelo apoio que recebeu em sua trajetória pastoral.

A igreja em Porto Ferreira,

agora se encontra sob os cuidados do presbítero José Maria, novo pastor local, que tem um grande desafio a en-frentar. O novo pastor já está residindo na cidade, em com-panhia de sua família. Ore-mos para que Deus o estabe-leça em Porto Ferreira como um grande líder cristão, e que muitas almas se rendam aos pés do Senhor.

| [email protected] Outubro 2014

Page 11: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

11 ESPAÇO JOVEMShalomJOR

NAL

| [email protected] Outubro 2014

ADF OsascoIsabella Stephano

1- Nome: Isabella Stephano da Silva 2- Naturalidade: Cotia3- Data de Aniversário: 17/09/20014- Igreja em que congrega: Jd. Trabalhado-res 5- Estado Civil: Solteira6- Preferências de cor: Roxo7- Prato Preferido: Macarrão 8- Profissão: Estudante 9- Como colabora na Igreja: Ajudo nos jo-vens10- Medo: de altura11- Música preferida: Priscilla Alcântara - Es-pírito Santo

12- Lugar Inesquecível: Santa Catarina 13- O que mais detesta: Ignorância14- O que mais gosta de ganhar: Roupas15- O que gosta de fazer: Louvar16- O que não gosta de fazer: Acorda cedo 17- Animal de Estimação: Cachorro 18- Filme Preferido: Resistindo as tentações 19- Cantores que admira: Fernanda Brum20- Livro: Cidades de papel21- Lugar pra descansar: Casa da minha vó22- Mania: Comer a unha 23- Defeito: Teimosa 24- Virtude: Fazer amizade fácil25- Alegria: Comer26- Sonho: Viajar para Paris 27- Testemunho de vida: Quando eu tinha 3 anos tinha bronquite e não saia do hospital até que um dia em uma simples oração de um pastor Deus me curou. 28- Agradecimento Especial: Primeiramen-te a Deus e aos meus pais por sempre estarem comigo 29- Mensagem de Vida: “Pois o que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma ? Deixo a todos para meditação Marcos 8:36.

ADF Embu IILucas do Carmo

1- Nome: Lucas do Carmo Viera2- Naturalidade: São Paulo3- Data de Aniversário: 20/084- Igreja em que congrega: ADF JD Vazami5- Estado Civil: Solteiro6- Preferências de cor: Verde, vermelho e azul7- Prato Preferido: Lazanha de berinjela8- Profissão: Servente9- Como colabora na Igreja: Com tudo que eu pos-so e sempre que possível10- Medo: Perder minha comunhão com Deus11- Música preferida: Meu universo - PG12- Lugar Inesquecível: DEJOFE13- O que mais detesta: Hipocrisia14- O que mais gosta de ganhar: Qual quer coisa que seja de coração me agrada15- O que gosta de fazer: Estar com meu filho16- O que não gosta de fazer: Brigar17- Animal de Estimação: Não tenho

18- Filme Preferido: A espera de um milagre19- Cantores que admira: Cassiane, Elaine Mar-tins e Grupo Voz da Verdade20- Livro: Meu pé de laranja lima21- Lugar pra descansar: Meu quarto (refúgio)22- Mania: Ler, eu leio tudo e toda hora, placas, em-balagens qualquer coisa estou lendo23- Defeito: Sistemático24- Virtude: Alegre25- Alegria: Meu filho Cauê, e poder fazer parte da ADF do Jardim Vazami ver o olhar do meu pai.26- Sonho: Morar no céu27-Testemunho de vida: 13 anos envolvido no mundo das drogas e do crime sendo fantoche do inimigo com uma família evangélica criado na igre-ja mais abatido pelo inimigo, só dava desgosto pra família, vivia jogado e maltratado pelo inimigo até o Espírito Santo me mostrar a minha situação... Tes-temunho completo em https://www.facebook.com/umadefferreiraoficial28- Agradecimento Especial: Agradeço ao Pastor Leandro Diretor do DEJOFE e sua família, ao Pastor Antonio Martins e sua família, o Irmão Reinaldo pre-sidente da casa, minha família q esteve ao meu lado todo o tempo, a mãe do meu filho Gisele que nunca me abandou e a família dela, ao Espírito Santo, ao irmão Marcos Salgado e a todos os amigos.

O sonho agora é realidade!II Congresso do Coral Peniel na ADF Sede

O Congresso ocorreu nos dias 19 e 20 de Setembro, sob a temática: “Sonhos”. Os prega-

dores foram o Pastor Dino D Orleans e a Missionária Roberta Brito, ambos mi-nistraram palavras de incentivo e alerta aos nossos corações, em especial aos adolescentes.

A escolha do tema foi muito propícia, afinal, quem nunca sonhou? Porém, o que aprendemos nestes dias de even-to, é que cabe a nós cristãos viver os sonhos do Senhor para as nossas vi-das. Assim, a cada manhã, nossos desejos e projetos são renovados e o cumprimento deles é certo, pois os planos de Deus, diferentemente dos nossos, são perfeitos.

Santana, Mariana Domingues e Bruna Balan, pela ajuda incondicional que nos prestaram. Por fim, a toda a equipe da

organização e composição deste de-partamento, sem nos esquecer dos senhores pais, pois confiaram seus fi-lhos aos nossos cuidados. Que o Sen-hor Jesus abençoe a todos.

O Coral Peniel, formado por adoles-centes da ADF Sede, é um sonho que nasceu no coração de Deus, e hoje es-tamos contemplando esta realização e nos alegrando, pois bom é estar no centro da vontade dEle.

Agradecemos a todos que nos prestigiaram com sua presença, compartilhan-do conosco desta grande vitória. Em especial, agra-decemos aos nossos Pas-tores, Edgar de Souza Brito e Levi Libarino, pre-sidente e vice de nosso ministério. Também aos apoios dos seguintes irmãos: Pastor Eliseu Vieira, Paulo Henrique

Page 12: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

12 DEVOCIONAISShalomJOR

NAL

ShalomO Jornal Shalom é o Orgão Informativo da Assembléia de Deus Ministério Ferreira, com sede situada à Avenida Francisco Morato, 5311, São Paulo-SP - CEP: 05521-300 | Telefone (11) 3743 6675. O jornal é completou 18 anos de publicação, e tem sua distribuição gratuita com publicações mensais.

FALE COM A REDAÇÃO

[email protected] www.adferreira.org

Jonal Shalom. Diretor Presidente: Pr. Edgar Souza Brito Diretor: Dino D Orleans Fotografia: Desire Galvão e Ívison Batista Revisão: Dino D Orleans / Levi Libarino / Alda Batista Projeto Gráfico e Digramação: D’Designer (11) 2338 5972 / Impressão: Metromídia Obs.: O Jornal Shalom não se resposnsabiliza por opiniões pessoais emitidas e dados fornecidos pelos entrevistados e/ou seus autores.

JORN

AL

Culto da Família

Todo 4º Domingode cada mês

DIAGNÓSTICO ERRADOReflexão

José Wellington B. da CostaPastor presidente da CGADB

AP 3.13 - “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz!”

Corremos o risco de avaliar-mos a nós mesmos de forma equivocada e darmos o diag-nóstico errado acerca da nos-sa própria condição espiritual.

Quando Jesus andou no meio das igrejas da Ásia Menor e as sondou disse que a igre-ja de Esmirna era pobre na terra, mas ele a considerava rica.

A igreja de Laodiceia era rica na terra, mas ele a considera-

va pobre.

A igreja de Sardes pensava que era uma igreja viva, mas Jesus disse que ela era uma igreja morta.

E a igreja de Filadélfia era uma igreja fraca na terra, mas Jesus colocou diante dela uma porta aberta.

Qual é a avaliação que você faz de você mesmo? Qual é o diagnóstico de Jesus a seu

respeito?

Que Deus nos livre de um diagnóstico errado acerca de nós mesmos!

Pense Nisso!

O EVANGELHO, O PODER DE DEUS

Hernandes Dias LopesDevocionário Cada Dia

RM 1.16 - “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”

A carta de Paulo aos roma-nos é sua mais importante epístola. Tem exercido pro-funda influência na história da humanidade. A leitura deste livro da Bíblia impactou de forma profunda a vida de Agostinho e Lutero, os gran-des expoentes da Patrística e da Reforma, respectiva-mente. No preâmbulo dessa carta, Paulo fala do poder do evangelho. O evangelho é o poder de Deus. Não há limi-tação nesse poder, pois Deus é onipotente. O evangelho é o poder de Deus para a sal-vação.

Não é um poder destruidor, mas salvador. Não é um po-der que mata, mas que dá vida. Não apenas vida física e terrena, mas vida espiritual e eterna. Não há salvação fora do evangelho, pois o evange-lho é a boa nova de Cristo. O

evangelho trata do que Deus fez por nós por intermédio de Cristo. Não somos salvos por aquilo que fazemos para Deus, mas pelo que Deus fez por nós em Cristo. Mas o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê.

Aqui Deus impõe uma limi-tação. Somente aqueles que

creem podem ser salvos. So-mente aqueles que colocam sua confiança em Cristo e o recebem como Salvador e Senhor podem receber a salvação. Grandes e peque-nos, ricos e pobres, doutores e analfabetos, judeus e gen-tios são salvos por Cristo da mesma maneira: pela fé. A fé não é meritória; é um dom de Deus.

| [email protected] Outubro 2014

Page 13: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

Ano II - Edição 09 | Outubro de 2014 M - 1

PROJETO VIVA Levando Esperança

Equipe Missionária viaja ao E. Santo

As visitas ao Hospital das Clínicas são realizadas, em regra, todo o primeiro domingo de cada mês, onde por inter-médio do CARE (Comitê de Assistência Rel. Evangélica) podemos ter acesso aos corredores do hospital, a fim de tocar e distribuir novos testamentos.

A EMMS realizou mais um abençoado e frutífero trabalho no mês de setembro

PG - M 2

PG - M2

Conferencia Missionária 2014

BATSIMO 25 Índio para Cristo

“Heroínas da Fé”

ADF Missões leva oferta aos missionários e liderança da Reserva Indígena

Número de candidatos supera outros batismos realizados na aldeia, consolidando ainda mais o trabalho missionário realizado pelo Miss. Toninho, que já alcançou mais de 20 das 31 aldeias da Reserva Indígena Xacriabá.

Esta edição do evento foi marcada pelo recorde de participantes e implantação de novos projetos missionários para alcançar todo o ministério.

O evento, realizado nos dias 26 e 27 de julho, foi o 3ª Congresso do Círculo de Oração “Heroínas da Fé” formado integralmente por mulheres nativas.

Conversões e batismos com o Espirito Santo.

PG - M 4

PG - M2

PG - M 4

WWW.ADFMISSOES.COM.BR | [email protected]

ANO 2

EDIÇÃO

08

Cacique proclama o evangelho

Ministração para jovens indígenas

Cacique Domingos e o Vice-Cacique Avelino, se converteram e se tornaram anunciadores do Reino de Deus.

Cerca de 50 jovens partici-param da ação e aprende-ram mais sobre a Palavra de Deus.

PG - M 4

PG - M 3

PG - M 3 Comitiva de Pastores visita Tribo IndígenaPara levar a Palavra de Deus aos povos indígenas, pasto-res da ADF, visitaram a Re-serva Indígena Xacriabá.

ANO 2

EDIÇÃO

09

ADF vai às ruas para evangelizarNos meses de agosto e se-tembro a ADF Missões reali-zou vários trabalhos com ca-minhão urbano.

PG - M 4

PG - M 3 Culto de missões na ADF SedeDurante o culto uma oração foi realizada em prol da nação com a participação dos gide-ões internacionais.

Page 14: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

M - 2 Ano II - Edição 09 | Outubro de 2014

Equipe Missionária viaja ao Espírito Santo

A EMMS realizou mais um abençoado trabalho no mês de setembro. Os

missionários: Vilmar Buzzane-lo, Oscar Padilha, Clésio Lima e José Cosme saíram de São Pau-lo dia 09 de setembro, rumo ao estado do Espírito Santo para

juntamente com Pr. Ralfe Alipio da cidade de Linhares realizarem um grande trabalho missionário.

Os 17 dias da viagem missioná-ria da nossa equipe, resultou em grandes milagres da parte de Deus, onde aconteceram curas,

reconciliação e aceitação ao nos-so Pai.

Os missionários passaram em al-gumas cidades do Espírito San-to, do norte de Minas e do sul da Bahia, dentre essas cidades visitaram o missionário Adélio

de Águas Vermelhas, sustentado pela ADF Missões. O trabalho re-sultou na conversão de 84 almas.

Saiba que sua oração, sua contri-buição e sua vida podem causar um grande impacto na vida do próximo.

Conheça o Projeto Viva

O projeto Viva nasceu em 18 de outubro de 2009, motivado pelos traba-

lhos de capelania realizados no Hospital das Clínicas em São Paulo. Inspirado por Deus, o irmão André Vieira apoiado pela irmã Raquel Amado que proporcionou a oportunidade de acesso ao Hospital das Clíni-cas, reuniu uma pequena equi-pe de 5 músicos, membros da orquestra da Igreja Assembléia de Deus do Ministério do Fer-reira e fundou o Projeto Viva.

As visitas ao Hospital das Clíni-cas (HC-FMUSP) são realizadas, em regra, todo o primeiro do-mingo de cada mês, onde por intermédio do CARE (Comitê de Assistência Religiosa Evan-gélica) podemos ter acesso aos corredores do hospital, a fim de tocar e distribuir novos tes-

tamentos. Os mais diversos hi-nos de louvor que tocamos são recebidos com muita alegria e entusiasmo pelos pacientes e funcionários do hospital. É comum vê-los emocionados, pois sabemos do mover que o Espírito Santo promove. Mui-tos pacientes contam com nos-sas orações e uma palavra que edifique suas vidas. Para isso, contamos com a nossa coorde-nadora, ajudadora e abençoa-da irmã Raquel Amado, que já atua no Hospital das Clínicas ha mais de 20 anos.

O que nos move e nos incen-tiva é poder contemplar o agir de Deus na vida daqueles pa-cientes que na maioria das ve-zes tem sua última chance de ouvir a palavra e sentir o mover do Espírito Santo.

Os anos se passaram e até aqui nos ajudou o Senhor. O Proje-to Viva atualmente é dirigido pelo irmão Paulo Henrique e composto por cerca de 20 músicos. Temos como estraté-gia de abordagem a música. A formação do grupo conta com Violinos, Viola, Violoncelo, Flau-tas, Clarinete e Violão. É um tra-balho que nasceu lá atrás com nosso irmão André, e que tem sido mantido pelo Senhor.

Invista nos trabalhos da ADF Missões! Procure o secretário de missões de sua igreja e faça par-te dessa grande pesca. Fale de Jesus em todo tempo e o quan-to nosso Deus é bom.

Page 15: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

Ano II - Edição 09 | Outubro de 2014 M - 3

Culto de missões na ADF Sede

A Secretaria de Missões está apoiando o missionário Lucivaldo Santos no trabalho que será realizado no mês de dezembro para as crianças da reserva indígena Xacriabá.

A ADF Missões espera arrecadar até dia 20 de novembro de 2014 doações de cestas básicas, para entregar aos irmãos índios no dia 13 de dezembro.

Faça parte dessa missão e ajude em oração e contribuição.

Natal solidário na Reserva

Indígena Xacriabá

ADF realiza evangelismo

Nos meses de agosto e setembro a ADF Missões realizou vários trabalhos

com caminhão urbano. Os mis-sionários: Antonio Gomes (Pq. Pinheiros) e Lucivaldo Santos (Jd. Arpoador) fizeram evange-lismo com as igrejas de Vargem

Grande Paulista, Jd. Rosana, Guarapiranga, Campinas, Vila Praia, Labirinto, Jd. Arpoador e Jd. São Salvador e juntos per-correram as ruas dos bairros anunciando Cristo.

Todos os finais de semana o

caminhão de missões urbanas tem evangelismo agendado.

Quer fazer parte desse trabalho? Seja um voluntário da missão e participe dos evangelismos ur-banos.

No dia 21 de setembro no culto de missões da nossa igreja sede foi fei-

to um grande clamor em favor da nação brasileira. A liturgia

do culto foi realizada pelo pas-tor Jorge Coelho, que fez um período de oração com toda a igreja em favor do Brasil.

A igreja também recebeu a visita dos Gideões Internacio-nais que informou a importân-cia da distribuição da palavra de Deus nas escolas, hotéis,

presídios entre outros. Trouxe-ram também as estatísticas de distribuição dos novos testa-mentos.

Durante o culto uma oração foi realizada em prol da nação com a participação dos gideões internacionais

• 198paísesatingidos• NTdistribuídosem96línguas• Custo médio do Novo Testa-mento R$ 2,50 (incluindo frete)• 195.281Gideõesnomundo

• 11.035GideõesnoBrasil• 105.116Auxiliaresnomundo• 8.945AuxiliaresnoBrasil• 11.871Camposnomundo• 766CamposnoBrasil

Distribuições• DistribuiçãoTotaldeNovosTes-tamentosnoMundo1.845.306.063• Distribuição de Novos Testa-mentos no Brasil 172.450.802

• Distribuição Anual de NovosTestamentos no mundo 81.552.151• Distribuição Anual de NovosTestamentos no Brasil 7.530.834

Confira as estatísticas do alcance dos trabalhos dos Gideões Internacionais

Page 16: Com a introdução do vírus, o mesmo encontrará uma ... · Citando o encontro de Jacó com Deus no Vau de Jaboque, o pregador iniciou dizendo que Jacó, que tinha um com- ... frente

M - 4 Ano II - Edição 09 | Outubro de 2014

Tema de agosto - ILHAS Ilha escolhida: TIMOR LESTE

A República Democrática de Timor-Leste é uma pequena meia-ilha localizada no Sudeste Asiático. Constituem ainda este território, a ilha de Atauro, o en-clave de Oecusse e o ilhéu de Jacó, fazendo fronteira terrestre com a Indonésia e marítima com a Austrália, é uma nova nação que recentemente conquistou sua independência.

O trabalho missionário no Timor-Leste é uma frente muito recen-te e pouco estruturada. Registra-se uma presença significativa de organizações missionárias, contudo, a maioria ainda em pe-ríodo de adaptação e instalação dos seus projetos. Trata-se, por-

tanto, de um campo carente do estabelecimento de sólidos pro-jetos missionários.

Timor-Leste apresenta alguns desafios para a expansão da obra missionária que devem ser observados. Recentemente, al-gumas manifestações foram rea-lizadas, principalmente na parte leste do país, expressando o de-sejo da retirada dos missionários daquele território. Eventos como este, juntamente com peque-nos incidentes de perseguição e oposição à comunicação do Evangelho, tem gradativamente se fortalecido. Estes episódios devem servir de alerta para o planejamento das atuais e futu-

ras estratégias missionárias a se-rem ali desenvolvidas.

Dentre os diversos obstáculos apresentados por este país, o de-safio linguístico e a necessidade de pessoas para trabalhar espe-cificamente com a tradução se destacam. Projetos focados no desenvolvimento comunitário, assistência à saúde e educação tem sido positivamente aceitos e bem sucedidos nos seus de-senvolvimentos, sendo inclusi-ve uma estratégia fundamental para a inclusão e aceitação de missionários no país.

No entanto, um elevado nú-mero de missionários brasilei-ros que para lá embarcaram se equivocaram com a realidade linguística que têm enfrentado. Isso acontece porque, com a in-dependência de Timor-Leste, o governo do país adotou como línguas oficiais o Português e o Tétum que atualmente é a língua que ostenta maior expressão no país, sendo majoritariamente fa-lado como primeira língua com variações dialetais em algumas regiões.

Timor-Leste foi historicamente colonizada por Portugal. No pe-ríodo de colônia, o Português era a língua nacional e oficial, ensinada nas escolas e adminis-trativamente utilizada. Entretan-to, esta realidade nunca anulou a existência e vivacidade das múltiplas línguas locais existen-tes e é muito provável que hoje coexistam em território leste ti-morense, no mínimo 18 línguas.O período de ocupação indo-nésia, o Bahasa Indonésio foi a língua utilizada para sufocar as diversas línguas locais, o Tétum e o Português. Estatísticas atu-ais apontam que as crianças em fase pré-escolar falam Tétum - com abundante uso de palavras do português - os adolescentes e adultos - nascidos até final dos anos 80 - utilizam o Bahasa In-donésio e a geração anterior a 1975, que hoje está com cerca de 40 anos, faz uso do portu-guês.

Dentro deste emaranhado lin-guístico, existem ainda as diver-sas línguas locais, que são as ver-dadeiras línguas maternas deste povo, em seus respectivos terri-tórios geográficos. Isso significa

que, em território timorense, dificilmente você se comunica-rá por meio do Português. Uma porcentagem mínima de timo-renses faz uso desta língua. Con-sequentemente, qualquer traba-lho missionário se torna inviável quando realizado em português.Atualmente, o único projeto de tradução em andamento no Ti-mor-Leste é na língua Tétum. Este trabalho está sendo realiza-do pelo Pr. Carlos Marçal, cida-dão leste-timorense, que duran-te o ano de 2011 está cursando o CLM/ALEM.

Existem ainda outras 14 línguas necessitando que se inicie um projeto de tradução. Línguas que, em sua maioria, carecem primeiro de uma análise lin-guística para então, se iniciar os trabalhos de tradução. Duas destas línguas começaram a ser analisadas por missionários da ALEM. As outras doze referentes a aproximadamente um milhão de pessoas, ainda estão aguar-dando a chegada de novos mis-sionários, linguistas e tradutores da Bíblia.

Rogai, pois, ao Senhor da seara!

PróxImOs EVENtOs - CONfIrA A AgENDA DA ADf mIssõEs

CULTO TRANSCULTURAL DE OUTUBRO 2014 – ADF GUARAPIRANGA

Dia 11 de outubro às 18h30 em nossa Regional Guarapiranga acontecerá o Culto de Missões Transculturais.

O foco da Secretaria de Missões será a conscientização missionária na vida dos irmãos.

End. Rua Gaspar Daloli, 22, Jd. São Francisco, São Paulo - SP

Pr. Flavio Rocha

VIAGEM MISSIONÁRIA - MÊS DE OUTUBRO 2014

A equipe missionária se reunirá em nossa sede dia 09 de outubro para mais um trabalho missionário.

Os irmãos: Antonio da Ailva, Antonio Gomes, Lucivaldo Santos e Ezequiel Terto estarão visitando nossas igrejas do interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, passarão em Poços de Caldas – MG o Pr. Mizael Ribeiro, Barretos – SP o Pr. Severino Cristovão, Frutal – MG o Pr. José Rinaldo, Fernandópolis – SP a Missionária Nicéia Santos e, finalizando o trabalho em Bauru - SP