com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas,...

40
TERÇA-FEIRA.19.JUN 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCIX | n.º 31796 Avelino Lima Igreja de Braga valoriza património com roteiro dos Arcebispos Santos DM Avelino Lima “Águas do Alto Minho” permite investimento de 271 milhões BRAGA P.04 REGIÃO P.09 RELIGIÃO P.14 Braga e Guimarães qualificam património comum Romaria Grande valoriza devoção a S. Torcato REGIÃO P.13 Plataforma “Visit Braga” afirma a cidade como destino turístico BRAGA P.05 Corrida de S. João realiza-se à noite e vai contar com 2500 atletas DESPORTO P.18

Transcript of com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas,...

Page 1: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

TERÇA-FEIRA.19.JUN 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 € Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCIX | n.º 31796

Ave

lino

Lim

aIgreja de Braga valoriza patrimóniocom roteiro dos Arcebispos Santos

DM

Ave

lino

Lim

a

“Águas do Alto Minho” permite investimento de 271 milhões

BRAGA P.04

REGIÃO P.09

RELIGIÃO P.14

Braga e Guimarães qualificam património comum

Romaria Grande valoriza devoção a S. Torcato

REGIÃO P.13

Plataforma “Visit Braga” afirma a cidadecomo destinoturístico

BRAGA P.05

Corrida de S. Joãorealiza-se à noitee vai contarcom 2500 atletas

DESPORTO P.18

Page 2: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

02 DIÁRIO DO MINHO / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

A novidade não é a mudança, mas a aceleração da mudança.

Mudanças sempre houve. Mudanças tão acelera-das é que não nos recordamos de ter havido.

É verdade que – como notou o poeta – «o mun-do é composto de mudança». Mas salta à vista que «já não se mu-da como soía».

Mudando como sempre, estamos a mudar aceleradamente co-mo nunca.

Daí que dificilmente nos apercebamos do que nós próprios realizamos.

Foi a humanidade que produziu a técnica. Será que temos consciência de que a técnica está a produzir um novo perfil de humanidade?

No rastreio de ganhos e perdas, importa perceber que temos conquistado muito, mas também temos desperdiçado bastante.

Como nos acostumámos a conseguir, fomo-nos desabituan-do de esperar. A rapidez está a retirar-nos paciência e a esvaziar--nos de esperança.

Somos uma «geração apressada» e, por isso, «stressada». Mos-tramos muita eficácia nos actos, mas pouca lucidez nas decisões.

Somos a geração das grandes euforias e, ao mesmo tempo, das prolongadas depressões.

Comunicamos cada vez mais sem filtros. Os espaços mediáti-cos estão cheios de protestos, pejados de murmurações e inun-dados de rancores.

Sobretudo os mais jovens, com a sua espontaneidade, não escondem as suas frustrações nem as suas rebeldias. Não falta, assim, quem qualifique muitos adolescentes como… «aborrecentes».

O mais curioso é que são os mais novos quem melhor se mo-vimenta num mundo desenhado pelos mais velhos.

A chamada «geração millennials» (também denominada «ge-ração y») foi apanhada em cheio por uma revolução tecnológica que já estava em marcha.

Por sua vez, a «geração z» (que lhe sucedeu) tornou-se a primeira geração de «nativos digitais». Nos tempos que correm, é especial-mente nas redes sociais que se estabelecem os contactos pessoais.

Só que pouco parece ser sólido. As relações entre as pessoas são instáveis e os trabalhos precários.

Sempre à procura da última novidade, facilmente nos cansa-mos: das coisas e também das pessoas.

São cada vez mais os objectos que arrumamos e as pessoas que descartamos.

Contudo, não é por acaso que, segundo a Bíblia, «a sabedoria está nos cabelos bran cos e a inteligência na longevidade» ( Jb 12, 12). Quem nega que a experiência é uma preciosa fonte de ciência?

Não diabolizemos o que é novo. Mas também não subestime-mos o que, vindo do passado, não está ultrapassado. Com todos podemos aprender, enquanto nos for dado viver!

A actual solução governativa, susten-tada num apoio de incidência parla-mentar promovido pelos partidos à esquerda da organização que forne-ceu o primeiro-ministro e formou Governo, tem estado à experiência.

É, pelo menos, o que se infere do comportamen-to de uma das partes. Na verdade, tais forças par-tidárias estiveram ausentes, desde a Revolução de Abril, do apoio a governos saídos de eleições le-gislativas, até há três anos, altura em que viabiliza-ram um governo socialista. Uma experiência ino-vadora, assente num primeiro contrato escrito, para garantir a vontade do povo português. Ape-sar disso, da primeira experiência, houve um pe-ríodo em que prometia. Cada um dos parceiros, à vez e a seu jeito ou coordenadamente, foram fa-zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en-

tanto, mais recentemente, começou a haver dúvi-das sobre a continuidade da experiência. Por culpa ou interesse – suspeito que pela última razão – do partido socialista. Todos percebemos algumas des-lealdades deste parceiro, nunca da parte dos parti-dos mais pequenos, que dariam motivos bastantes para rescisão por justa causa, o que não aconteceu até ao momento. Não se vai dar cabo duma rela-ção que já dura mais do que eram as expectativas do mercado político. Tenho para mim que tanto o Partido Comunista (PCP), como o Bloco (BE), co-mo os Verdes, cumpriram bem a sua função – tive a sensação, às vezes, que até bem demais – e que não merecem o descarte de que se tem vindo a fa-lar mais ou menos abertamente. Sem que os cola-boradores tenham dado razões para serem despa-chados e substituídos por outros!

O período experimental é isto. Um tempo du-rante o qual as partes verificam capacidades e con-dições. E o prazo é importante. Se for curto, pode não ser suficiente para testar a valia dos candida-

À experiência A diferença está na aceleração

tos a um contrato firme, por tempo defini-tivo, sem termo. Se for longo demais, pode redundar em desastre, por poder acabar com expectativas criadas e de consequências ne-gativas, regra geral, para a parte mais frágil e, contudo, constituír benefício para a mais for-te. Acontece na actividade política como na actividade económica. Apostar no alargamen-to do período experimental quando o posto de trabalho não justifica tanto, é aumentar in-justificadamente a precaridade. Veja-se: o sol está a instalar-se e os turistas estão a chegar. Com eles, as ofertas de emprego vão aumen-tar, as mais das vezes, sem exigir experiência aos candidatos. Não será o caso, mas como es-tes postos de trabalhos outros se criarão nas empresas sem que exijam um grande perío-do experimental de adaptação. É uma ilusão acreditar que um comprimento maior do pe-ríodo experimental influencia positivamente os contratos sem termo. Ao contrário. O que vai acontecer, no caso de se vir a confirmar a tendência actual da implementação da me-dida, é que, sob a aparência de mais estabili-dade, a precariedade vai continuar nos mes-mos níveis. O mais provável é que, nos termos negociados pelo Governo – que não ouviu os parceiros que lhe dão conforto parlamentar e a vida de que precisa para ser viável e sus-tentável – até pode ouvir-se falar no aumen-to do número de contratos sem termo, mas também as estatísticas revelarão o aumento do número de rescisões dos mesmos contra-tos. Afinal, o que vai interessar a muitas em-presas será esse período de seis meses, a que a lei, caso venha a entrar em vigor, chama-rá de experimental. Algum tempo antes de concluir-se esse prazo, o detentor da organi-zação vai pôr fim à colaboração, alegando a cláusula que o prevê. As mais das vezes, sem que o colaborador tenha feito algo de erra-do e dado mostras de incapacidade. Depois, a mesma lei vai permitir que a empresa res-cinda e possa iniciar outro período experi-mental de outros seis meses, mas com novo trabalhador. O que pode ser do interesse das empresas, não chegará a ser positivo para os trabalhadores. Parece-me que a questão do período experimental não passa de dissimu-lação da verdadeira razão: manter a precarie-dade, mas encoberta!

Luís Martins

joão António Pinheiro TeixeiraTeólogo

Parece-me que a questão do período experimental não passa de dissimulação da verdadeira razão: manter a precariedade, mas encoberta!

Page 3: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 03 www.diariodominho.pt

Page 4: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

04 DIÁRIO DO MINHO / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

Braga e Guimarães assinam programaque qualifica património comum

Alexandre Gonzaga

Os municípios de Bra-ga e Guimarães as-sinaram ontem um programa que será

submetido à Comissão de Coordenação e Desenvol-vimento Regional do Norte (CCDRN), com o objetivo de qualificar uma área de aproximadamente 2500 hectares, de grande valor paisagístico e patrimonial.

No santuário de Santa Maria Madalena da Fal-perra, fronteira dos con-celhos minhotos signatá-rios, o bracarense Ricardo Rio e o vimaranense Do-mingos Bragança com-prometeram-se a elaborar o Programa Intermuni-cipal dos Sacromontes, que abrange um territó-rio que começa nos san-tuários do Bom Jesus do Monte e Nossa Senhora do Sameiro, passa pelo santuário de Santa Ma-ria Madalena da Falper-ra, capela de Santa Mar-ta do Leão e Santa Marta das Cortiças, percorre a região das citânias de Sa-

broso e Briteiros, e termi-na nos moinhos de Por-tuguediz, em Sobreposta.

Segurança de pessoas e bens, a proteção de bens patrimoniais incluindo a proteção e valorização da área florestal que envolve os espaços sagrados atra-vés de uma estratégia de

defesa contra incêndios; a valorização, reabilitação, restauro e promoção do património construído e natural; a definição dos mecanismos de operacio-nalização do programa; e a promoção de modo in-tegrado de toda a área e de todos os recursos, co-

Programa Intermunicipal dos Sacromontes é pioneiro e foi assinado ontem no santuário da Falperra

BragaBraga e Guimarães são referências nacionaise internacionais em diversos domínios,pelo que têm muito a ganhar ao trabalharemem conjunto e sendo esta a ação mais visível desse esforço de concertação. RICARDO RIO

Marcelo Rebelo de Sousa presidena sexta-feira, às 12h00, à cerimónia de início das obras de conservação, restauro e valorização da basílicado Bom Jesus do Monte.

bom jesus

Ave

lino

Lim

amo conjunto de elevado valor patrimonial e turís-tico, são os objetivos do programa.

Rivalidade cooperanteOs responsáveis políticos pretendem, dessa forma, fomentar um entendi-

mento integral do terri-tório, definir estratégias comuns de atuação a ní-vel florestal, paisagístico e patrimonial, numa «ri-validade colaborativa e cooperante», sustentou o vereador Fernando Sá.

O responsável vima-ranense pelo pelouro do Urbanismo, Centro His-tórico e Vistorias Admi-nistrativas, sublinhou que se trata de uma «frontei-ra que une», pois, «pre-tende-se trabalhar uma mesma realidade, além dos fatores artificiais e administrativos».

Diante das novas exi-gências legais, como por exemplo, a limpeza das matas, «coloca-se uma questão: como usar es-te terrritório partilhado, como utilizar esta monta-nha que, agora, une am-bos os municípios», refe-riu o responsável.

"Dois territórios,uma paisagem"Neste sentido, o vereador do Urbanismo de Braga explicou que este progra-ma «une os dois maiores municípios do Minho me-ridional, duas grandes ci-dades, dois grandes muni-cípios, duas comunidades intermunicipais, o que confere alguma origina-lidade a este processo».

Para Miguel Bandei-ra, o lema "dois territó-rios, uma paisagem" dá o mote a um programa que «abarca a dimensão cristã dos sacromontes, abraça a cultura castreja e abor-da a questão florestal», numa referência aos in-cêndios de 2017 que di-zimaram parte da man-cha verde do lado norte do monte.

Programa pioneiroA representante da CCDRNenalteceu o pioneirismo do programa, uma ini-ciativa que, «a nível inter-municipal, não tem sido utilizada no ordenamen-to do território».

Cristina Guimarães, que recebeu das mãos dos dois presidentes de câma-ra minhotos os exempla-res devidamente assina-dos, lembrou que, «até hoje, exista apenas o pla-no intermunicipal do Alto Douro Vinhateiro e ago-ra surge um programa».

A CCDRN solicitará «um parecer à comissão de coordenação, que, pos-teriormente, será envia-do à secretária de Esta-do de Ordenamento do Território e Conserva-ção da Natureza», expli-cou a responsável.

Programa Intermunicipal dos Sacromontes é pioneiro em Portugal e valoriza 2500 hectares com valor paisagístico e patrimonial

Programa desafia agentes económicos

O presidente da Câmara Municipal de Braga con-vidou ontem «os agentes económicos da região a abraçarem o Programa Intermunicipal dos Sacro-montes». Na cerimónia de assinatura do documen-to, Ricardo Rio mostrou aos jornalistas o mapa enviado para análise à CCDRN, numa região que «reúne com ativos únicos do ponto de vista am-biental, cultural, histórico, económico e turístico que é necessário potenciar no futuro».

«É uma iniciativa marcante pelo seu caráter inovador e pela expetativa e entusiasmo que en-volve todo o processo. Braga e Guimarães são re-ferências nacionais e internacionais em diversos

domínios, pelo que têm muito a ganhar ao traba-lharem em conjunto, sendo esta a ação mais visí-vel desse esforço de concertação», referiu o autar-ca bracarense

Por seu lado, o presidente da Câmara de Guima-rães disse desejar que seja uma oportunidade para «projetar a região nas diversas vertentes».

«Há uma estreita cooperação entre os municí-pios de modo a potenciar as valências comuns e para bem de uma região. Este programa permiti-rá os dois municípios apresentarem em conjunto de candidaturas aos fundos europeus no sentido de procedermos à reabilitação do ponto de vis-ta ambiental e a preservação dos equipamentos culturais existentes», referiu Domingos Bragança.

Page 5: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Braga / DIÁRIO DO MINHO 05 www.diariodominho.pt

Nova plataforma "Visit Braga" centraliza ofertae afirma Braga como destino turístico

Carla Esteves

Braga pode contar, a partir de agora, com um novo site intei-ramente dedicado

à promoção da cidade em Portugal e no mun-do, afirmando a capital minhota como um dos principais destinos ibé-ricos. Fruto de um equi-líbrio de vontades entre o Município de Braga e a Associação Comercial de Braga (ACB), o novo site "Visit Braga" combina a dimensão promocional institucional, incluindo o património e as artes e cultura, com uma di-mensão mais comercial, na certeza de que, co-mo referiu o presidente da Câmara, Ricardo Rio, em Braga, «o melhor ain-da está para vir» em ter-mos turísticos.

Segundo o edil a apre-sentação do website e apli-cação mobile do projeto “Visit Braga” constituiu «mais um momento im-portante para o turismo de Braga, que vive um período de grande exu-berância», revelando um «crescimento sustentado nos últimos anos».

«Acho que, como nun-ca, o turismo passou a ser um vetor fundamental também para o desenvol-

O novo website foi, ontem, apresentado no Posto de Turismo de Braga

DM

vimento económico da ci-dade de Braga. E mais do que isso, uma afirmação também, quase diria, co-munitária, da nossa iden-tidade. Acho que os bra-carenses estão, de facto, comprometidos com esta capacidade de bem rece-ber, valorizar aquilo que é nosso dentro e fora de portas», argumentou o edil, apontando «núme-ros incontestáveis» co-mo a passagem de 78 mil atendimentos no Posto de

Turismo de Braga, no ano de 2007, para um total de 325 mil em 2017.

Para Ricardo Rio es-te crescimento é sentido um pouco por toda a par-te, nas ruas da cidade, ao longo de todo o ano, re-fletindo «a dinâmica que a nossa cidade tem tido com os seus eventos, com a capacidade de proje-tar dentro de portas e fo-ra de portas os seus re-cursos turísticos», num esforço conjugados por

Site em português e inglês permiteefetuar reservas e transações online

Ontem, durante a apresentação, que decorreu no Pos-to de Turismo de Braga, coube à NKA-Newknowle-ge Advice, empresa tecnológica com sede em Braga, que foi selecionada para conceber o modelo e imple-mentar a plataforma "Visit Braga", apresentar o no-vo website, criado para centralizar a oferta turística de Braga num mesmo espaço digital.

Coube a João Magalhães, da NKA, revelar um pou-co do que pode ser encontrado no endereço “visit-braga.travel”, designadamente os mais diversos con-teúdos revelados pelos ícones “Descobrir Braga”; “Visitar e Lazer”; “Dormir”; “Comer & Beber”; “Lo-ja” e “Turismo e Negócios”, realçando que para além

da vertente mais institucional, este site não se apre-senta como de mera informação, podendo o turista efetuar reservas e transações online.

A nova plataforma atribui também um lugar de destaque ao turismo de negócios e aos espaços de que Braga dispõe com condições para a realização de eventos corporativos.

Ao turista é dada ainda a oportunidade de regis-tar-se, criar uma conta e um plano de visita à cida-de tudo online.

Coube ainda a Hugo Pinto, apresentar ainda a estratégia de posicionamento turístico 2018/2028 "Braga, uma viagem no tempo", baseada no concei-to "Braga Replay" e "Braga Play" que se focam, ora num passado remoto e recente do território, ora n janela para o futuro.

website foi, ontem, apresentado no Posto de Turismo de Braga

vários agentes, que cria-ram condições de atrati-vidade crescentes para os visitantes.

«Eu acho que Braga ainda está num ponto em que podemos espe-rar muito do turismo, em que podemos olhar para o turismo como uma fon-te de grande crescimento do número de visitantes», sustentou o autarca braca-rense, apontando os mui-tos projetos de novos in-vestimentos que estão a

ser realizados na cidade, desde unidades hotelei-ras a alojamentos locais, entre outros.

O edil realçou ainda que o site "Visit Braga" foi apresentado num dia especial, precisamente aquele em que teve lu-gar a primeira reunião do recentemente criado Conselho Consultivo do Turismo, que vai agregar também muitos agentes relevantes da cidade e da região, e que promete ser

DM

um bom suporte de no-vas políticas e de novas iniciativas de afirmação do nosso turismo.

Antes, o presidente da ACB, Domingos Barbosa, considerou o novo site co-mo «uma aposta clara no que nos diferencia e dis-tingue», e que se preten-de que funcione «como elemento agregador de uma estratégia de orga-nização da oferta turís-tica de Braga, dando ao turista informação fiá-vel e de qualidade sobre o que existe na cidade e na região».

Tripadvisor é um dos parceiros de referência«Um site que promove um novo estilo de comu-nicação, com novos con-teúdos e imagens sobre os principais recursos turís-ticos de Braga» e que «in-dica pontos de interesse aos turistas e sugere ex-periências», definiu Do-mingos Barbosa,.

O presidente da ACB destacou ainda o facto de se tratar de uma platafor-ma «amiga do utilizador», envolvendo parceiros de referência, como o Tri-padvisor, que «ajuda a co-nectar o site a nível global e a recomendar experiên-cias aos turistas».

Page 6: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

06 DIÁRIO DO MINHO / Braga / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

no auditório do Hospi-tal de São Marcos, e pa-ra o qual a Associação de Festas de São João de Bra-ga convida toda a popu-lação a participar neste «momento verdadeira-

mente marcante e muito especial para aquilo que é a história das Festas de São João».

A sessão de apresen-tação terá a intervenção de Lídia Dias, José Ma-chado, Roberto Rosma-ninho, Miguel Bandeira

apresentação formal realiza-se hoje

São João de Braga candidatoa património imaterial

As Festas de São João são o momen-to mais relevan-te da vida coletiva

de Braga. Apresentando um con-

junto de manifestações acumuladas ao longo dos vários séculos de ocor-rências, o São João, dan-do sequência a um con-junto de ações levadas a efeito desde 2014, que vi-sam valorizar e salvaguar-dar as principais práticas que lhe estão associadas, vai promover uma candi-datura ao Inventário Na-cional do Património Cul-tural Imaterial junto da Direção Geral do Patri-mónio Cultural.

A candidatura visa o reconhecimento das Fes-tas de São João de Braga como exemplar de rele-vo no âmbito desta tipo-logia patrimonial.

 A apresentação formal decorre hoje, às 21h30,

ção Cultural e Festiva "Os Sinos da Sé".

e Rui Ferreira e incluirá uma atuação da Associa-

tempo de vida pode ser prolongado e melhorado

GNR REGISTOU 135 ACIDENTESCOM 41 FERIDOS LEVES

atividade A GNR registou, na semana de 11 a 18 de junho, um total de 135 acidentes com 41 feridos leves, tendo as detenções ocorrido du-rante um conjunto de atividades que visaram a prevenção e o combate à criminalidade vio-lenta, fiscalização rodoviária.

Ainda no domínio da fiscalização do trânsi-to foram detetadas 611 infrações, incluindo 160 por excesso de velocidade, 34 por condução sob o efeito de álcool e 33 por uso indevido do te-lemóvel no exercício da condução.

Durante este período a GNR deteve, ao todo, 26 pessoas em flagrante delito, designadamente dez por condução sob o efeito do álcool; qua-tro por condução sem habilitação legal; dois por violência doméstica; dois por tráfico de estupe-facientes e um por furto.

Foram também apreendidas 90 doses de ha-xixe; 14 armas de fogo e 1500 munições de vá-rios calibres.

LIVRO "MODA E FEMINISMOS EM PORTUGAL" APRESENTADO NA CENTÉSIMA PÁGINA

leitura O livro "Moda e Feminismos em Por-tugal – O género como espartilho", de Cristina L. Duarte, vai ser apresentado hoje na livraria Centésima Página, às 17h15.

A obra será apresentada por Ana Maria Brandão e Carla Cerqueira, da Universidade do Minho.

ORFEÃO DE BRAGA CONVOCA ASSEMBLEIA-GERAL

reunião A direção do Orfeão de Braga convo-ca os sócios para a Assembleia-Geral Ordinária para a apreciação e votação das contas de gerên-cia do ano de 2017 e para o debate de assuntos de interesse para o Orfeão de Braga.

ASSOCIAÇÃO DE APOIO À SAÚDE MENTAL CELEBRA ANIVERSÁRIO

comemoração A Associação de Apoio à Saú-de Mental, O Salto, celebra no dia 6 de julho, às 16h30, no Museu Pio XII, o seu aniversário com uma peça de teatro "À Feira, Senhores, à Feira".

ROTARY CLUB ORGANIZA JORNADAS DE APOIO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

debate O Rotary Club de Braga em parceria com os Rotary Clubes das Caldas das Taipas, Pe-nafiel, Póvoa de Lanhoso, BragaNorte e Sandim organiza hoje, pelas 20h30, no Hotel Mercure uma jornada  para apoiar as vítimas de violên-cia doméstica.

BREVEs

An

a M

arq

ue

s P

inh

eiro

Uma equipa da Uni-versidade do Minho concluiu que a extra-ção da enzima phos-

pholipase D (PLD) pode-rá ter um "efeito protetor" nos doentes de Alzheimer, prolongando o tempo de vida e melhorando alguns dos sintomas.

Em comunicado envia-do à Lusa, a Universida-de do Minho (UMinho) explica que o trabalho conduzido pelos inves-tigadores do Institu-to de Investigação em Ciências da Vida e Saú-de (ICVS) Francisca Vaz Bravo e Tiago Gil Olivei-

ra é um «primeiro passo para perceber os efeitos que a ablação [extração] da PLD pode ter no con-trolo ou reversão de fenó-tipos patológicos».

Este foi o primeiro tra-balho em Caenorhabdi-tis elegans (um nemáto-do, um tipo de minhoca, que tem tido um impor-tante papel no avanço da investigação fundamen-tal) utilizado para inves-tigação científica que es-tudou a ablação da PLD.

«Surgiu a ideia de es-tudarmos o papel des-ta enzima num modelo diferente, e foi aqui que

pensámos na C. elegans. Aqui nós queríamos es-tudar fisiologicamente o que acontecia quando ti-rávamos a PLD num con-

texto basal, ou seja, num contexto sem doença», explica no comunicado Francisca Vaz Bravo.

A UMinho explica que, «recorrendo ao uso de um modelo genético da doença de Alzheimer, foi observado que a dimi-nuição dos níveis de PLD reduz a suscetibilidade a convulsões induzidas farmacologicamente».

O "próximo objetivo" aponta a instituição mi-nhota, «é tentar perceber por que motivo a retira-da da PLD tem um efeito protetor, por forma a po-der detalhar esta relação».

UMinho descobre como prolongar vida de doentes de Alzheimer

Trabalho conduzido pelosinvestigadores Francisca Vaz Bravo e Tiago Gil Oliveira do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde.

São João apresentado como uma expressão social, devocional, com tradição musical e oral.

Festas de São João já levam centenas para a rua

Page 7: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Braga / DIÁRIO DO MINHO 07 www.diariodominho.pt

referência a música rock, na atualidade temos todo o tipo de música», expli-cou o responsável.

Acerca do ciclo o res-ponsável comparou com a facto de um gelado ser consumido por impulso.

«Vai-se na rua e de re-pente tens um impulso.

agosto chega recheado de espetáculos

Músicas do mundo chegam a Braga na "máquina dos gelados" do Theatro Circo

ana marques pinheiro

São quatro concer-tos, nos dias 3, 10, 17 e 24 de agosto, que preenchem o cartaz

do "Máquina de Gelados de 2018".

Esta é a terceira edição do ciclo e vai contar com Bad Gyal + Nathy Peluso, Bonga, Ahmed Fakroun + Altin Gun e Seun Kuti & Egypt 80.

Estes nomes preten-dem colocar Braga co-mo uma cidade aberta ao mundo e projetar o Thea-tro Circo como uma das salas de espetáculo mais «arrojadas da atualidade».

A edição deste ano con-ta com o patrocínio do Hard Rock Café Porto e o responsável, Bruno Aze-vedo, referiu que é um orgulho poder trabalhar no Theatro Circo neste projeto.

«Se vocês repararem o diferenciador do Hard Rock é a música. Nós no passado tínhamos como

De facto o impulso que nós temos para este tipo de eventos é bastante no-tório. Não é que nós seja-mos os grandes patrocina-dores mas achamos que há uma ligação entre o ti-po de música que vai ser dada aqui, que é diferen-te do rock mas que pode

lojistas e moradores avançam com um abaixo-assinado

Conferência de imprensa realizou-se no bar do Theatro Circo

An

a M

arq

ue

s P

inh

eiro

ana marques pinheiro

Os lojistas e morado-res da rua dos Chãos manifestaram-se ontem contra a co-

locação dos pilaretes.O comerciante David

Silva explicou que vai ser feito um abaixo-assina-do e que foi pedida uma audiência ao pelouro res-ponsável pelo trânsito.

David Silva referiu que, se forem colocados efe-tivamente os pilaretes, se avariar uma viatura,

Comerciantes manifestaram-se contracolocação de pilaretes na rua dos Chãos

demonstrar essa vertente de não sermos só rockei-ros, porque já somos re-conhecidos por isso, mas por tipo de música mais eclética e mais abrangen-te», explanou Bruno.

Para o diretor artístico Paulo Brandão, este é um cartaz bem diferente dos

anos anteriores.«Grande parte destes

nomes não são muito co-nhecidos do público, mas de qualquer forma têm feito o seu trajeto a ní-vel nacional e interna-cional e são sem dúvida nomes incontornáveis da música atual», disse Pau-lo Brandão.

O diretor explicou que há uma atenção especial pelas músicas do mun-do, «sem preconceitos».

«Temos aqui o latino, temos África, temos Mé-dio Oriente, a Turquia, a Argélia. Há uma série de circunstâncias que pas-sam pela referência que os media vai fazendo a estes nomes e o impac-to que este nomes têm nos diversos países on-de atuam e nos festivais onde passam.

O diretor referiu ainda que o mês de agosto tem muito turismo em Bra-ga e se houver uma boa divulgação, pode atrair--se esse tipo de público.

É um cartaz bem diferente dos outros anos.Estes são, sem dúvida, nomesincontornáveisda música atual.

«o trânsito fica parado».O mesmo comercian-

te explica ainda que o ca-so das ambulâncias, polí-cia e bombeiros deixam de ter ponto de fuga por cima do passeio.

«Em caso de urgên-cia, o trânsito tem de pa-rar até que se resolva a emergência, ou estabili-ze o doente para a ambu-lância poder seguir para o Hospital tendo os pi-laretes no passeio», dis-se David Silva.

Os lojistas afirmam que

o comércio, ao colocarem os pilaretes, não se con-segue abastecer de bens para o seu normal fun-cionamento e que a rua é das mais movimenta-das de serviços e bens do centro histórico de Braga.

Até ao fecho da edi-ção, o Diário do Minho não conseguiu entrar em con-tacto com o pelouro da Gestão e Conservação do Espaço Público, da Câ-mara Municipal de Bra-ga, de forma a obter al-guma reação. Viaturas de emergência colocam-se nos passeios para o trânsito circular

DR

Page 8: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

08 DIÁRIO DO MINHO / Braga / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

BREVEs

DOIS DETIDOS EM BRAGA POR INJÚRIAS A AGENTES DA PSP

Autoridade Um homem de 40 anos foi deti-do pela PSP, na passada sexta-feira, por injúrias a um agente da autoridade. A detenção ocorreu pelas 10h30, no Largo São Francisco.

Entretanto, no sábado, dia 16 de junho, pelas 18h00, na Avenida da Liberdade, acabaria por ser detido um cidadão de 48 anos de idade, pe-lo mesmo motivo.

MULHER DE 24 ANOS DETIDA POR CONDUZIR SEM CARTA

Habilitação Uma jovem de 24 anos foi detida, no passado dia 15 de junho, às 10h30, na Rotunda de Pitancinhos, por ter sido intercetado a condu-zir um veículo sem habilitação legal para o efeito.

PSP DETEVE TRÊS CONDUTORES SOB O EFEITO DO ÁLCOOL

Alcoolemia A PSP deteve três cidadãos com idades compreendidas entre os 39 e 52 anos, por condução de veículo automóvel sob influência do álcool. As detenções ocorreram durante o fim de semana, nas cidades de Braga, Guimarães e Barcelos. Quando submetidos ao teste de alcoo-lemia, apresentaram uma TAS entre 1,28 e 2,51 g/l no sangue.

Ecoponto da Quinta Pedagógica ardeu duas vezes numa semana

Braval considera tratar-se de um ato deliberado e premeditado

Oecoponto instalado junto à Quinta Pe-dagógica de Braga, foi incendiado duas

vezes, no espaço de uma semana, tendo ficado to-talmente destruído.

Segundo o diretor-ge-ral executivo da Braval, Pedro Machado, no início da semana passada foi in-cendiado o papelão, sendo que, posteriormente, na madrugada de sexta-feira, acabou por ser vandaliza-do o que restava «provan-do que se tratou de um ato deliberado, premeditado».

«Tendo a Braval recebi-do, após a colocação des-te ecoponto, reclamações de moradores que não o queriam naquele local, pa-rece evidente que se tra-tou de um ato proposi-tado de quem estava con-tra este equipamento», afirmou o diretor-geral da Braval.

O ecoponto servia a Quinta Pedagógica e o Centro Escolar de S. Frutuoso

Pedro Machado real-çou que «o ecoponto ser-via um espaço pedagógi-co de cariz ambiental, a Quinta Pedagógica, e o Centro Escolar de S. Fru-tuoso, locais onde se en-sinam as crianças a cui-dar do ambiente e regras de civismo», lamentando

o responsável que sejam» «estes os exemplos que adultos lhes dão, come-tendo crimes e causando prejuízo do bem comum, impedindo que a popula-ção disponha dos meios adequados para fazer a separação dos seus resí-duos». A Braval já proce-

deu à denúncia criminal do ocorrido e continua a apelar à sensibilização da população, não só para a correta utilização destes equipamentos, como pa-ra a vigilância e denúncia de eventuais autores des-tes crimes contra patri-mónio público.

DR

ConnectInnov Talks discutem impacto da inovação na sociedade

Evento, que se realiza amanhã, servirá ainda para apresentar a AFI

A AFI – Associação para o Fomento da Inovação promo-ve, amanhã, no Fo-

rum Braga, a iniciativa "ConnectInnov Talks", um evento que visa apresen-tar publicamente a asso-ciação, e que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga. Durante o evento será também apresentado um conjunto de iniciati-vas a desenvolver.

A associação com sede em Braga, foi constituída por um conjunto de 11 in-dividualidades, com ex-pert na área da Inovação e do empreendedorismo e O evento terá lugar no Forum Braga

pretende fomentar, intera-gir e criar dinâmicas prá-ticas que proporcionem uma cultura inovadora, transversal a toda a socie-dade. Pretende ainda dina-mizar a comunidade para a Criatividade, a Inovação e o Empreendedorismo.

Além da apresenta-ção, evento que se rea-liza amanhã, no Forum Braga, terá ainda a reali-zação do primeiro Con-nectInnov Talks,  inicia-tiva que se contextualiza numa série de eventos periódicos, que movam um conjunto de interlo-cutores de várias áreas, em contexto informal e

formato de tertúlia.A abertura e apresen-

tação pública da AFI es-tá prevista para as 15h30, seguindo-se, às 16h00, uma tertúlia sobre “O Im-pacto da Inovação na So-ciedade”, que contará com José Dionísio, co-CEO da Primavera BSS; Rui Humberto, digital strate-gic, dstgroup Paulo Bran-dão, diretor artístico do Theatro Circo e Cláudia Simões, Gestora de Pro-jetos de I&D, Bosch Car Multimédia Portugal, S.A.

O encerramento terá lugar às 17h00, com a in-tervenção do presidente da Câmara, Ricardo Rio.

DR

Page 9: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 09 www.diariodominho.pt

"Águas do Alto Minho" permite investimento de 271 milhões em água e saneamento

Francisco de Assis

A empresa Águas do Alto Minho, a nova entidade a ser cons-tituída para gerir as

redes de água, em baixa, e saneamento, representa um investimento de 271 milhões de euros nos 10 concelhos do Alto Minho. Apesar de estar a falar na qualidade de presiden-te da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, que também preside a CIM do Alto Mi-nho, considera que é a úl-tima grande oportunida-de para se aproveitar os fundos comunitários para renovar as redes de água e saneamento, garantin-do uma melhor qualidade de água, a pensar no fu-turo das novas gerações.

Em conferência de im-prensa, José Maria Cos-ta, explicou que a Águas do Alto Minho será deti-da em 51 por cento pela Águas de Portugal (AdP) e, em 49 por cento, pelos dez municípios da região. Isto é, são 100 por cento de capitais públicos. O au-

José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana e da CIM Alto Minho, apresentou as vantagens

que tudo vai acabar bem. Até porque, considera que as vantagens são inúme-ras para as pessoas e pa-ra todos os municípios.

«Na próxima quinta--feira vamos levar a pro-posta de adesão do muni-cípio de Viana à Entidade Gestora Pública Regional Água do Alto Minho. Ade-rimos, em primeiro lugar, porque queremos consti-tuir, com outros municí-pios do Alto Minho, um

tarca de Viana espera que a empresa esteja consti-tuída até janeiro de 2019. Até lá, o caminho é tra-balhoso. Até porque, esta proposta vai ter que passar nas reuniões de Câmara e nas Assembleias Munici-pais, bem como pelo vis-to do Tribunal de Contas, além de outras tramita-ções burocráticas e legais.

Contudo, o autarca via-nense e presidente da CIM Alto Minho está confiante

projeto público regional para a água e preparar to-do um sistema de abas-tecimento de águas e sa-neamento para as futuras gerações; em segundo lu-gar, porque esta nova en-tidade gestora vai permi-tir aos municípios aceder a um conjunto de investi-mentos que de outra for-ma, se não nos agregás-semos, não poderíamos ter acesso a eles. Estamos a falar de investimentos,

Região A adesão à Águas do Alto Minho, a ser discutida quinta-feira em reunião de Câmara, é um investimento de 75 milhões.

O presidente da Câmara Municipal de Viana alertou para a subida dos preços da água, a partir de 2019, determinada pela ERSAR.

Alerta

Fra

nci

sco

de

Ass

is em 30 anos, de 271 mi-lhões de euros, para os municípios aderentes», anunciou.

70 milhões já nos próximos 5 anosJosé Maria Costa adiantou ainda que, nos próximos cinco anos vão ser inves-tidos 70 milhões de euros, sobretudo na reabilitação, renovação de rede, subs-titução e criação de novas infraestruturas, o que re-presenta uma redução em um terço, a água não fa-turada, que no Alto Mi-nho atingem 44 por cento.

Por outro lado, o presi-dente da CIM Alto Minho, relembrou que a agrega-ção dos sete municípios na Águas do Alto Minho vai permitir a obtenção de 14 milhões de euros de fundos comunitários, que não receberiam caso não tivessem tomada es-ta decisão. «Terão, assim, capacidade acrescida pa-ra ganhar mais fundos co-munitários para a região, quer neste quadro comu-nitário (POSEUR) quer no período 2021-2027».

Tanto mais, recordou o autarca, que o próximo quadro comunitário de apoio, já não prevê qual-quer tipo de apoios finan-ceiros, para as infraestru-turas de abastecimento de água.

Monção, Melgaçoe Ponte da Barca têm as portas abertasPara já, dos dez concelhos do distrito de Viana, Ponte da Barca, Monção e Mel-gaço chumbaram a cons-tituição daquela parceria. José Maria Costa respei-ta a liberdade e os tem-pos dos três municípios. Ainda assim, garante que as portas estarão sempre abertas para quando qui-serem entrar.

Sobre as dúvidas quan-to ao aumento das tarifas, que serão ajustadas à ta-rifa de Viana, o autarca lembrou que, em 2019, todos os municípios vão ser obrigados pela Enti-dade Reguladora dos Ser-viços de Águas e Resíduos (ERSAR), a ajustar os pre-ços aos custos de produ-ção da água e saneamento.

Investimento em Vianarepresenta 75 milhões de euros

José Maria Costa explicou que a adesão do conce-lho de Viana à Águas do Alto Minho representa um investimento de 75 milhões em redes de água e sa-neamento. Destes, refere, 26 milhões serão a fundo perdido, mediante candidaturas a fundos comunitá-rios. «O restante será obtido por autofinanciamen-to ou recurso a empréstimos bancários com me-lhores taxas de juro e com regime de longevidade que, sozinhos, não teríamos e sem conflituar com a capacidade de endividamento dos próprios mu-nicípios», sublinhou.

O autarca de Viana esclareceu ainda que a Águas do Alto Minho é projeto público regional, que co-

meçou a ser trabalhado em 2010 pelos dez conce-lhos do distrito de Viana, que assenta numa parce-ria envolvendo exclusivamente entidades públicas. É constituído por uma comissão de parceria, com-posta por dois elementos da Águas de Portugal (AdP), dois elementos dos municípios e um elemento in-dicado por ambas as partes. «Será esta comissão de parceria que vai definir os planos de atividades e de investimentos quinquenais, propor os tarifários, aprovar orçamentos, venda e aquisição de imóveis, se os houver. A comissão de parceria é efetivamen-te a comissão de poder e aí os municípios estão em paridade com a AdP», enfatizou.

Por outro lado, José Maria Costa acrescentou que os imóveis serão apenas cedidos por um período de 30 anos, regressando depois aos municípios.

STAL rejeita «liminarmente» a fusão dos sistemas de águas do Alto MinhoEntretanto, tal como já o tinha feito, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) voltou a rejeitar «liminarmente» a fusão dos siste-mas, em baixa de água e saneamento do Alto Mi-nho, por considerar que representa «uma gestão me-ramente mercantilista de um bem que é público».

Em comunicado, a direção do STAL de Viana sublinhou que se trata de modelo que «assenta no princípio do utilizador-pagador, que agravará subs-tancialmente os custos deste bem essencial – que pressupõe um aumento imediato das tarifas na or-dem dos 50 a 70 por consoante os preços praticados em cada concelho». O STAL acredita que esta fu-são «vai degradar a qualidade do serviço prestado».

Page 10: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

10 DIÁRIO DO MINHO / Região / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

ção e atividades de educa-ção ambiental.

Recorde-se que na Praia do Cabedelo, a época bal-near abriu mais cedo, a 1 de maio, prolongando-se até 15 de outubro, devido à afluência de praticantes de desportos náuticos.

Além da Bandeira Azul, as oito praias referidas mais a praia da Ínsua receberam, mais uma vez, as bandeiras “Qualidade de Ouro”, ga-lardão atribuído após ava-liação da Associação Na-cional de Conservação da

Dispositivo de segurança nas praias envolve 40 nadadores-salvadores

Viana abre época balnearcom oito bandeiras azuis

Arda (Mariana), Afi-fe, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabede-lo, Amorosa e Cas-

telo de Neiva são as praias do concelho de Viana do Castelo que têm hasteada a Bandeira Azul.

Este galardão é atribuído anualmente pela Associa-ção Bandeira Azul da Eu-ropa às praias e marinas que cumpram um conjun-to de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores da praia e de informação e sensibilização ambiental.

Ao todo são necessários 32 requisitos para que uma praia possa hastear a Ban-deira Azul.

Neste verão, o dispositi-vo de segurança das praias de Viana envolve 40 nada-dores salvadores e meios de resgate que incluem mota de água, mota 4x4, barco e duas viaturas, adiantou fonte do município.

As praias com bandei-ra azul são vigiadas por na-dadores-salvadores até 15 de setembro, das 09h30 às 19h30, com equipamento para prestar os primeiros socorros e com informa-

Viana recebem a bandei-ra Qualidade de Ouro des-de 2010. Para conquistar este galardão, apresenta-ram «qualidade excelen-te» entre 2013 e 2017, pe-ríodo correspondente aos últimos cinco anos, e todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (2017) apresentam resultados melhores que os valores definidos pa-ra o percentil 95 do ane-xo I da Diretiva relativa às águas balneares, explicou a fonte.

Natureza (QUERCUS), re-correndo à informação pú-blica oficial disponibiliza-da pelo Instituto da Água.

Estas nove praias de

Arcos de Valdevez

Meios de resgate incluem mota de água, mota 4x4, barco e duas viaturas

EDIL DE VIANA NA ASSEMBLEIADAS CIDADES DO ARCO ATLÂNTICO

Desafios O presidente da Câmara Munici-pal de Viana do Castelo e presidente da Con-ferência de Cidades do Arco Atlântico (CCAA), José Maria Costa, esteve na Assembleia-Geral da CCAA, em Donostia/San Sebastián, Espa-nha, onde foi debatido “O Pressuposto Euro-peu posterior a 2020: desafios e cenários pós--Brexit para as Cidades Atlânticas”.

Neste encontro, as cidades atlânticas aprova-ram a Carta de San Sebastián, mostrando que as autoridades locais «estão focadas no projeto europeu, para vincular os cidadãos com as ins-tituições europeias», adiantou fonte do muni-cípio de Viana.

A fonte adiantou ainda que nesta assembleia- -geral foi aprovado um «cenário de política de coesão para todas as regiões da Europa», bem como «o apoio à criação de estratégias para de-senvolvimento local e desenvolvimento urbano sustentável». Foi ainda aprovado um «esforço conjunto para simplificar as normas adminis-trativas para a gestão e controlo dos fundos e dos programas».

As cidades do Arco Atlântico querem uma Europa «mais inteligente», que tenha como ob-jetivos estratégicos a investigação e inovação, digitalização e competitividade das Pequenas e Médias Empresas, uma Europa «mais ecoló-gica e com baixa emissão de carbono» e uma Europa mais conectada e digital, com mobili-dade mais sustentável, mais social e próxima dos cidadãos.

PARQUE AQUÁTICO DE CERVEIRAJÁ ABRIU AS PORTAS

Lazer O Parque Aquático de Vila Nova de Cer-veira já se encontra de portas abertas propor-cionando várias diversões e «tranquilidade», in-formou fonte da Câmara Municipal.

Inserido no Parque de Lazer do Castelinho, este parque temático simula uma réplica do rio Minho com os seus canais, comportas, barra-gens, jatos e repuxos de água.

Segundo a fonte, «é um dos espaços predi-letos» de visitantes oriundos do Norte do país e da vizinha Galiza, principalmente quando o calor aperta nos dias de verão.

«Permite desfrutar do verão em família, alia bons momentos familiares a um ambiente de sol e beleza natural», acrescentou.

De acesso gratuito, o Parque Aquático de Vila Nova de Cerveira funciona de terça-feira a do-mingo, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e 19h30, até 30 de setembro.

BREVEs

DR

A Câmara Municipal de Arcos de Valde-vez está a proceder ao arranjo de um

dos principais eixos de acesso da sede do conce-lho, a ligação entre o IC 28 e o Parque Empresa-rial de Mogueiras.

A intervenção, no valor de cerca de 622 mil euros, visa melhorar a mobilida-de urbana na entrada su-doeste da vila, no troço da EM 202 entre a antiga Escola Primária de Gui-

Câmara melhora um dos acessos à vila

DR

Bandeira Azul atesta a qualidade da água, entre outros requisitos.

Intervenção prevê corredor para velocípedes

DR

lhadeses e a entrada para Cadorcas.

Segundo fonte da au-

tarquia, a obra decorre «a bom ritmo», estando os trabalhos a desenvolver-

-se ao nível do pavimento, iluminação pública, drena-gem pluvial e substituição ou colmatação das infraes-truturas públicas, nomea-damente abastecimento de água, saneamento, te-lecomunicações e energia.

O novo perfil, além de contemplar passeios e pas-sadeiras, prevê um corre-dor de circulação de velo-cípedes, a conectar a zona do Centro Cívico de Gui-lhadeses até ao desvio de acesso à Ecovia do Vez.

Page 11: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Região / DIÁRIO DO MINHO 11 www.diariodominho.pt

sobre o uso do dinheiro e de respeitarem e o res-peito por um orçamento. O projeto abrangeu alu-nos do 1.º Ciclo do Ensi-no Básico, em articulação com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Ro-drigues Sampaio.

Nesta oitava edição, chegaram à final 29 pro-jetos, entre as 70 candida-

A Escola do Facho foi premiada entre 70 candidaturas

Escola de Apúlia vence concurso"No Poupar está o Ganho"

A Escola Básica do Facho, em Apúlia, venceu o primeiro prémio do concur-

so nacional do Projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”, na categoria do 1.º Ciclo do Ensino Básico, instituí-do pela Fundação Dr. An-tónio Cupertino de Mi-randa. O prémio foi en-tregue pela ministra da Presidência e da Moder-nização Administrati-va, Maria Manuel Leitão Marques, tendo o con-curso contado com 70 candidaturas.

O Projeto de Educação Financeira "No Poupar Es-tá o Ganho" visa elevar a literacia económica, re-vestindo-se de profun-do alcance social, contri-buindo para melhorar os comportamentos no uso do dinheiro e no comba-te à exclusão social.

O Município de Espo-sende aderiu ao projeto atendendo a que o tema da Educação Financei-ra nas escolas é essencial para ensinar as crianças

Conselho de Ministros”, as suas propostas para o Or-çamento de Estado.

O Projeto tem como objetivo promover a li-teracia financeira junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e este ano letivo está a ser im-plementado, no concelho de Esposende, em 8 tur-mas do 1.º Ciclo do ensi-no básico.

O prémio foi entregue pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa

DR

turas que representaram 34 municípios.

Na sessão de encerra-mento, a ministra desta-cou que a «educação fi-nanceira não conta para a nota, mas conta para a vida» e convidou os mu-nicípios das turmas ven-cedoras a apoiarem estas na deslocação a Lisboa pa-ra apresentarem e deba-terem, numa “Reunião de

Emanuel Silva apadrinhou o evento, em Amares

"Supera-te" realiza primeira caminhada solidária

A “Supera-te – Coo-perativa de Solida-riedade Social e de Serviços, CRL”, rea-

lizou, no passado domin-go, a 1.ª Caminhada Soli-dária da “Supera-te”, que contou com a presença do atleta Emanuel Silva, ve-locista português na mo-dalidade de canoagem, que aceitou apadrinhar esta nobre iniciativa.

A iniciativa decorreu em Amares, com início junto à Farmácia do Mer-cado e, tendo o percurso sido definido pela associa-

ção de montanhismo lo-cal “Idas e Voltas Por Aí”, que propôs um percurso com extensão de, aproxi-madamente, 8 km – “Tri-lho pelas Margens do rio Cávado”.

Esta atividade ajuda-rá a Cooperativa a dar os seus primeiros passos de uma "Grande Caminha-da" com o intuito de dar a resposta que muitos an-seiam e necessitam.

A “Supera-te – Coo-perativa de Solidarieda-de Social e de Serviços, CRL”, constituída recen- A primeira caminhada solidária da "Supera-te" contou com a presença de Emanuel Silva

DR temente. É uma organi-

zação sem fins lucrativos que visa essencialmente oferecer aos jovens e adul-tos portadores de autismo um conjunto de proce-dimentos interventivos, bem como as condições necessárias ao seu desen-volvimento holístico com base numa inclusão social harmoniosa.

Para a concretização desta 1.ª Caminhada So-lidária, a “Supera-te” con-tou com o apoio de alguns patrocinadores, que abra-çaram esta causa.

BREVE

ACIB DEFENDE MANUTENÇÃO DA CGD EM ARCOZELO

reunião A ACIB defende a manutenção da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Arcozelo, tendo o presidente da ACIB, João Albuquer-que, reunido na passada sexta-feira com a di-reção Central do Norte da CGD para apresentar o documento preparado pela ACIB e que evi-dencia os fatores justificativos para a manuten-ção da agência.

O documento apresentado faz ênfase na defesa de Arcozelo como um espaço urbano com vida própria e mais de 12.000 habitantes registados, ou seja, uma cidade já de dimensão média no contexto nacional, estabelecendo uma compa-ração ainda mais relevante quando a cidade de Barcelos tem apenas cerca de 5000 habitantes.

Na reunião, o presidente da ACIB teve opor-tunidade de apresentar a riqueza do concelho de Barcelos em termos económicos e sociais, que se traduz em 118.144 habitantes; 12.304 empre-sas e 2787 milhões de euros de negócios/anuais.

Neste contexto o documento apresentado pe-la ACIB aponta para que a agência da CGD em Arcozelo tenha um impacto sobre 43.764 pes-soas, que inclui os habitantes de Arcozelo e das freguesias envolventes, ou seja, quase um terço da população do concelho de Barcelos.

Segundo a ACIB «a reunião, que decorreu num ambiente de partilha conjunta do objeti-vo de fomentar a ligação da CGD ao concelho, permitiu à ACIB apresentar os argumentos po-sitivos que devem ser considerados numa even-tual reanálise global do processo de encerra-mento das agências».

Da parte da Direção Central do Norte a ACIB recebeu o compromisso de se fazer o máximo trabalho conjunto para minimizar os impactos negativos no caso de se manter a decisão consi-derada definitiva do encerramento da agência.

Page 12: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

12 DIÁRIO DO MINHO / Região / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

Guimarães veste-se de branco para noite longa de festa

Na noite de 7 de julho, Guimarães convida vimaranenses e vi-sitantes a vestirem-

-se de branco, na noite de verão mais aguarda-da do ano. 

Ao longo daquela noi-te, a cidade não vai parar quando a playlist dos Djs convidados começar a to-car. O Largo João Franco, a Praça de Santiago, o Lar-go de Donães, a Rua de Santo António e a Plata-forma das Artes e da Cria-tividade convertem-se em pistas de dança a céu aber-to e as animações que per-correm as ruas da cida-de prometem dar uma inigualável vivacidade a uma noite de pura diver-são. Símbolo incontorná-vel da festa, o Trio Elétrico promete arrastar Guima-rães e, quando estacionar, ninguém vai querer parar de dançar.

No Largo João Franco

EVENTO a 7 de julho

MUNICÍPIO

Vizela assina protocoloscom instituições sociais

No âmbito da iniciati-va "meses temáticos", dedicada à ação so-cial, a Câmara Mu-

nicipal de Vizela assinou os protocolos de atribui-ção de apoio financeiro às entidades de cariz social do concelho.

Naquele âmbito, de-pois de assinados os pro-tocolos com a Real Asso-ciação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela e a AIREV – Asso-ciação para a Integração e Reabilitação Social das Crianças e Jovens Defi-cientes de Vizela, o pre-sidente da Câmara de Vi-

DR

BREVEs

ESTÁ A TERMINAR O PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DA NOVA IMAGEM PARA FAMALICÃO

Concurso Os designers e profissionais da imagem têm até 29 de junho para apresenta-rem as suas propostas da nova imagem visual de Vila Nova de Famalicão e habilitarem-se a serem os autores da futura imagem identitária do território famalicense.

A Câmara de Vila Nova de Famalicão, através da abertura de concurso público para a conce-ção da identidade gráfica de Vila Nova de Fa-malicão, publicado a 30 de abril, em Diário da República, lançou o desafio aos profissionais da imagem em Portugal para olharem para o con-celho famalicense e criarem uma nova imagem que seja a marca de Vila Nova de Famalicão.

Promover a atratividade (nacional e interna-cional) de Vila Nova de Famalicão e o reforço da sua identidade e da autoestima dos que residem e trabalham no concelho, através de uma nova imagem visual do território e simultaneamen-te do Município, baseada na estratégia para o desenvolvimento do concelho, e proporciona-dora das mais diversas aplicações e desenvolvi-mentos é o objetivo geral do concurso.

FIBRENAMICS APRESENTA TENDÊNCIAS DE FUTURO

Guimarães A plataforma internacional “Fibre-namics” da Universidade do Minho vai promover sessões gratuitas de apresentação de tendências e oportunidades de negócio para dar “igni-ção” às empresas portuguesas. A primeira é já dia 4 de julho, no Paço dos Duques, em Guima-rães.

Materiais, Tecnologias, Produtos. Estas são as temáticas das três “ignite sessions” que a Fi-brenamics irá promover até 2019 e que darão a conhecer as principais tendências de merca-do nestas áreas. São respostas aos desafios do futuro em que a nova unidade de "intelligence" da Fibrenamics esteve envolvida nos últimos

meses e que estão agora disponí-veis para apoiar as empresas na

inovação e competitividade internacional.

O Paço dos Duques, em Guimarães, recebe a primeira sessão a 4 de julho, que conta-

rá com convidados e empresas de renome nacional para discu-

tir o tema "Advanced Materials – What’s Next?". Bruno Figueiredo, CEO da Gra-phenest e distinguido pela Forbes como uma das figuras com menos de 30 anos mais bem sucedidas do mundo na área da indústria, será o orador principal.

Bem-Estar, Infraestruturas, Mobilidade e Defesa Pessoal serão os setores em destaque na primeira edição. Além da apresentação das oportunidades e tendências nestas áreas, serão ainda dadas a conhecer as inovações já intro-duzidas em produtos e processos pela Sonae, dst Group, Grupo Salvador Caetano e Cinamil – Centro de Investigação da Academia Militar.

Guimarães promete vibrar até de madrugada na noite mais emblemática do verão

é Wilson Honrado a fazer as honras e na Praça de Santiago é Ana Isabel Ar-roja a dar música (ambos Djs da Rádio Comercial). 

Este ano, o Largo de Donães também recebe um dos palcos da Noi-te Branca com Rob Wi-llow (Cidade FM) a ani-mar a festa. Na Rua de Sto. António, Eduardo Duar-

te, Tiago TT e André Ro-cha são os responsáveis pela mesa de som e, na Plataforma das Artes e da Criatividade, é Nelson Mi-guel (M80) a passar discos para os mais nostálgicos. O Trio Elétrico, símbolo incontornável da festa, fará o percurso entre o Largo da Mumadona e o Largo do Toural, com Nu-

no Luz (Rádio Comercial) ao volante.

 À semelhança dos úl-timos anos, o Centro In-ternacional das Artes Jo-sé de Guimarães, o Museu da Sociedade Martins Sarmento e o Museu de Alberto Sampaio asso-ciam-se à Noite Branca, abrindo as suas portas até à meia-noite.

tro Social Paroquial de S. Miguel e a Santa Casa da Misericórdia de Vizela.

De realçar que o Mu-nicípio de Vizela defi-niu uma nova política de apoio as associações, criando, pela primeira vez, regras objetivas de atribui-ção de apoio financeiro para o desenvolvimento e realização das ativida-des regulares de cada um das associações. Assim, no caso das instituições so-ciais, para além do valor base, foi atribuída 10% da verba, tomando por valor de referência o que cada uma recebe do Instituto.

Câmara assina contratos-programa com instituições sociais

zela, Vítor Hugo Salgado, assinou os protocolos com a Associação dos Dadores

Benévolos de Sangue, o Centro Social Paroquial de Santa Eulália, o Cen-

DR

Page 13: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Região / DIÁRIO DO MINHO 13 www.diariodominho.pt

Romaria Grande valoriza devoção ao santoe manifestações de alegria popularA Romaria Grande de S. Torcato é a festa das festas da vila rural vimaranense. O cartaz deste ano promete valorizar a tradição e reforçar a alegria popular.

Rui de lemos

Uma das maiores e mais afamadas ro-marias do Minho acontece em S. Tor-

cato, Guimarães, entre 29 deste mês e 1 de julho. A Romaria Grande de S. Tor-cato promete três dias in-tensos para viver e sentir algumas das mais genuí-nas tradições populares, com um modo de vida próximo de antigos usos e costumes rurais. A fes-ta secular tem o seu car-taz dividido entre as ce-rimónias religiosas de devoção ao santo e as ma-nifestações populares de alegria, onde predomina o folclore.

A Romaria Grande é o cartaz de referência da vi-la. «É uma festa que repre-senta tudo o que é S. Tor-cato ao nível popular, da sua cultura e tradição. E também é um grande em-baixador da cultura po-pular da nossa vila e de Guimarães», ilustrou o presidente da Junta de Freguesia, Alberto Mar-

Romaria Grande continua a manter singularidade

DM

tins, ontem, na apresen-tação do cartaz festivo, da responsabilidade da Ir-mandade de S. Torcato. Uma instituição na qual a vila tem também «um orgulho enorme, que nos tira imenso trabalho, nos dignifica e valoriza», elo-giou o autarca.

O culto a S. Torcato re-monta a tempos imemo-riais, no entanto, a Roma-ria Grande terá começado em 1852, aquando da tras-ladação do corpo incor-rupto de S. Torcato da antiga igreja para o im-ponente santuário. Tu-do gira em redor do san-to, da água milagrosa das

três bicas, mas também dos apelos irresistíveis da boa gastronomia, dos pe-tiscos e dos vinhos, da ale-gria de cantar e dançar, do repique dos sinos, das concertinas e do colorido dos foguetes.

A fama da Romaria Grande vem de longe, dos tempos em que o enorme terreiro se fazia peque-no para tanto romeiro, de coração devoto, ávi-do de graças divinas, mas também de conforto pa-ra o estômago e de alegria para a vida. Antigamen-te, os festeiros e devotos de S. Torcato chegavam a pé, carregados com os

Festa com fornos para os romeiros

A Romaria Grande de S. Torcato recupera, este ano, uma das suas ancestrais tradições. A Irman-dade vai inaugurar no terreiro um conjunto de fornos para os romeiros.

A Irmandade de S. Torcato decidiu recuperar uma das «imagens de marca» do terreiro frontal ao santuário, mandando edificar os antigos for-nos que decoravam o espaço e permitiam aos romeiros confecionarem os seus petiscos. Este

ano, os novos fornos a lenha estão disponíveis e prontos a deliciar os romeiros com os delicio-sos bolos com sardinhas ou carne e caldo verde.

Ao longo dos dias da festa, existe também quem aproveite a oportunidade para se dirigir à conhe-cida fonte das três bicas, com nascente no inte-rior da capela, enchendo os cântaros, garrafões ou recipientes de plástico, bebendo da água dita milagrosa, ou apenas molhar o cabelo e descan-sar à fresca das árvores do largo, onde comem as suas merendas.

S. TORCATO EM FESTA

farnéis, e abancavam no terreiro, onde dormiam. E até havia comboios espe-ciais por causa da romaria. Hoje, continua imensa a devoção e o apego ao san-to mártir e, nos dias que anunciam e celebram a festa, continuam a chegar ao centro do vale dezenas de camionetas e magotes de populares e devotos.

«Não há dúvida que es-ta é a grande festa que to-dos reconhecem e na qual todos os torcatenses se re-vêm», ilustrou Paulo No-vais, juiz da Irmandade de S. Torcato. Assim, todos os que têm algum tipo de veneração a S. Torcato

DM

Pormenores

O Rancho Folclórico de S. Torcato anima o arraial noturno de sexta-feira

Solene Procissão sai à rua domingo, pelas 18h00, integrando andores, figurados e carros alegóricos

Romaria Grande evoca a trasladação do corpo de São Torcato para o seu santuário, ocorrida em 1852

cumprem religiosamen-te com a sua presença na afamada romaria. «Somos uma romaria que não re-nega a história e a tradi-ção, mas que se renova e tem futuro», acrescentou o responsável, anuncian-do uma nova aposta na noite de sexta-feira (29), com animação de DJ’s.

O cartaz festivo tem as suas atividades divididas entre cerimónias religio-sas de devoção ao santo e manifestações populares de alegria, onde predomi-na o folclore genuíno do Minho. A noite de sexta--feira dá palco ao Grupo Folclórico de S. Torcato

e aos cantares ao desafio, antes da nova aposta pa-ra a juventude, enquan-to o sábado reserva a noi-te para as concertinas e o afamado Augusto Caná-rio, antes do grandioso fogo de artifício.

O domingo festivo é o dia religioso da Romaria Grande, com missa sole-ne, presidida pelo bispo auxiliar D. Nuno Almei-da, e a solene procissão, sempre aberta por mili-tares da GNR a cavalo e que incorpora um des-file de carros alegóricos alusivos à vida de S. Tor-cato, bem como andores e dezenas de figurantes.

Page 14: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

14 DIÁRIO DO MINHO / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

Igreja de Braga valoriza patrimóniocom roteiro dedicado a Arcebispos Santos

Arcebispo espera que as visitas deixem marcas no gosto pelo património

Roteiro foi apresentado no Núcleo Museológico de Dume, junto ao túmulo de S. Martinho

ReligiãoA N O P A S T O R A L 2 0 1 7 / 2 0 1 8

DESPERTAR ESPERANÇA

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

«É a esperança que mantém em pé a vida, que a protege, que a conserva,

que a faz crescer. Se os homens não tivessem cultivado a esperança,

animados por esta virtude, nunca teriam saído das cavernas, nem teriam

deixado vestígios na história. É o que de mais divino possa existir no

coração humano.» PAPA FRANCISCO

jorge Oliveira

Esta é mais uma ini-ciativa cultural da Arquidiocese no Ano Internacional

do Património que pre-tende dar a conhecer não só estas quatro figu-ras da Igreja como tam-bém o património a elas ligado, nomeadamen-te o Túmulo de S. Mar-tinho, em Dume, a capela de S. Frutuoso, em Real, a Sé de Braga, onde está su-pultado S. Geraldo, e o an-tigo Colégio de São Pau-lo mandado construir por D. Frei Bartolomeu dos Mártires.

Nesta fase inicial, o ro-teiro é proposto apenas aos sacerdotes da Arquidiocese de Braga, mas posterior-mente poderá ser expe-rimentado também pelas comunidades paroquiais e pelo público em geral.

«No Ano Internacional do Património era bom que a paixão pelo patrimó-nio acontecesse. Há um pa-

trimónio requalificado que importa conhecer, cuidar e preservar», disse, ontem, na apresentação do rotei-ro, o Arcebispo de Braga.

D. Jorge Ortiga espera que estas propostas de vi-sita, entre o múltiplo patri-mónio de que a Igreja de

Ave

lino

Lim

a

Braga é detentora, sejam ainda aproveitadas pelos visitantes e turistas.

«Queremos que este ro-teiro seja calcorreado por sacerdotes, por pessoas li-gadas às paróquias, por jo-vens, e depois queremos também colocar ao servi-

ço do turismo», precisou o prelado.

O Roteiro começa no Museu Museológico de São Martinho de Dume, continua na capela de São Frutuoso e na Sé Catedral e termina na igreja de São Pedro e São Paulo. As vi-

S Martinho de Dume, S. Frutuoso, S. Geraldo eS. Bartolomeu dos Mártires são os bispos que constam do Roteiro “Os Quatro Santos Arcebispos de Braga”, lançado ontem pelo Cabido da Sé de Braga.

Destaque

O Clero do Arciprestado da Póvoa de Varzim//Vila do Conde foi o primeiro a percorrer o Roteiro dos Arcebispos Santos. Os padres dos restantes arciprestados vão poder fazer a experiência nos dias 9, 12 e 13 de julho.

O Arcebispo de Braga espera que os sacerdotes divulguem e incentivem as comunidades a faze-rem este roteiro.

sitas são guiadas e duram cerca de uma hora em ca-da sítio. Para além de um percurso turístico e de aprofundamento cultu-ral, os participantes nes-te roteiro poderão fazer um «itinerário espiritual de peregrinação».

Ave

lino

Lim

a

D. Jorge Ortiga espera que este roteiro de visitas «permaneça» e «deixe mar-cas» numa cidade onde há «património desconheci-do que espera por todos os cristãos da região, os bracarenses e os turistas».

«Faço votos para que deixe ficar marcas não apenas na visita a fazer mas neste gosto que os nossos cristãos deverão fa-zer por conhecer o nosso património», disse.

Segundo o prelado, es-ta «é uma oportunidade para conhecer a história de Braga de um modo muito concreto», pois per-correndo o roteiro recua--se a ao tempo dos suevos, dos visigodos, da Idade Média.

O prelado defendeu que em Braga é necessá-rio «criar condições» para que os turistas conheçam o património e a cultura da cidade e, nesse senti-do, desafiou os guias tu-rísticos a colocarem este roteiro nas suas opções.

O cónego Hermenegil-do Faria, pároco de Real, foi quem preparou o ma-terial de suporte às visitas guiadas, nomeadamen-te um desdobrável que contém orações com ba-se nos escritos de cada um dos bispos santos e uma biografia sintética, traba-lho relevado pelo deão da Sé de Braga, o cónego Jo-sé Paulo Abreu, que tam-bém esteve na apresenta-ção do roteiro.

Page 15: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Religião / DIÁRIO DO MINHO 15 www.diariodominho.pt

O santuário de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira acolhe a festa das famílias barcelenses

A Confraria de Nos-sa Senhora do Ro-sário do Monte da Franqueira promo-

ve no próximo domingo, dia 24, a festa das famílias do arciprestado de Bar-celos. O evento é parti-cularmente dirigido aos casais que, neste ano de 2018, celebraram ou ve-nham a celebrar bodas de prata (25 anos) e bo-das de ouro (50 anos) do seu matrimónio.

Às 10 horas é celebrada eucaristia campal, presidi-da pelo bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, no fim da qual é entregue um diploma da confraria a cada um dos casais inscritos.

Para as 11h00 está mar-cada uma conferência, na

sala da confraria, realiza-da pelo casal Antónia e

Nuno Borges de Olivei-ra, membro do Departa-

Famílias de Barcelos peregrinam domingoao santuário de Nossa Senhora da Franqueira

D. Francisco Senra Coelho preside, às 10h00, a Missa Campal

DR

mento Arquidiocesano de Braga da Pastoral Fami-

liar, intitulada “O nosso amor quotidiano”.

À tarde, a festa das fa-mílias conta com a ani-mação de um festival de folclore.

Os casais que celebram bodas matrimoniais e que pretendam receber o res-petivo diploma devem inscrever-se através do te-lefone 964 437 425 ou pe-lo email [email protected].

O monte da Franqueira localiza-se pelas fregue-sias de Carvalhal, Pereira, até Faria, Milhazes, Vilar de Figos e Góios. É rico em património ambien-tal, cultural, arqueológi-co, religioso e etnográfico.

A via sacra, capelas da Franqueira, castelo e cas-tro de Faria, e o santuá-rio são alguns dos atrati-vos da região.

Salamonde inaugurourestauro do retábulo da igreja

D. Jorge Ortiga no arciprestado de Vieira do Minho

O Arcebispo Primaz presidiu à inaugu-ração do restauro do retábulo da igreja

paroquial de São Gens de Salamonde, no arcipres-tado de Vieira do Minho, bem como outras inter-venções neste lugar de culto, numa fidelidade ao género arquitetónico de origem.

Finda a procissão de entrada, Guilherme Ma-nuel Costinha de Sousa, representando o conselho económico, agradeceu a presença de D. Jorge Or-tiga, justificando as razões das obras de recuperação já efetuadas e sublinhan-do a intenção de prosse-guir uma atenção maior aos espaços onde se de-senvolvem atividades so-ciais, culturais e religiosas.

Expressou a gratidão para com todas as enti-

dades que tornaram pos-sível o trabalho já reali-zado: câmara municipal, junta de freguesia, conse-lho diretivo de Baldios, Associação Sócio Cultu-ral de São Gens de Sala-monde, os paroquianos, dedicando ao pároco, pa-dre Fernando Machado o especial reconhecimento pela forma como dirigiu e coordenou os trabalhos.

A eucaristia foi concele-brada pelo pároco e pelo padre José Alves, daquela zona do arciprestado de Vieira do Minho.

À homilia, D. Jorge Or-tiga, baseando-se na li-turgia do XI Domingo do Tempo Comum, apresen-tou a Palavra como uma semente cujo crescimen-to devemos acompanhar. Ao evangelho podemos dar a atenção duma leitu-ra num espaço tranquilo,

ou então em família, fa-zendo parte da nossa vida cristã, no nosso dia a dia.

Mas podemos também «ver» na semente Cris-to, que nasce e vive em nós, ou na paróquia e na Igreja. Porque «nós so-mos Igreja», disse e o pró-prio sentido de Igreja con-tém já uma dinâmica de crescimento.

Louvou o trabalho de-senvolvido, como forma também de homenagear os antepassados, aqueles que construíram a igreja e que passados tantos anos continua a manter a dig-nidade de espaço sagrado.

Passando depois para a «comunidade espiritual», presente naquele espaço, apelou à necessidade de ir em frente. «Não tenhais medo», pediu o Pastor, numa palavra de alento e coragem.

Page 16: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

16 DIÁRIO DO MINHO / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

Paróquia evangelizadoraA paróquia, instituição eclesial de singular relevância, é «evangelizadora», reflete a natureza, a identidade, a vocação e a missão da Igreja: evangelizar, anunciar a alegria do Evangelho. Não é «certamente a única», mas é de facto uma importante «instituição evangelizadora» (Exortação Apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual [EG], 28). Já referimos esta dinâmica evangelizadora, quer num dos primeiros temas deste percurso sobre «voltar a Jesus» («Jesus Cristo é o centro»), quer aquando da proposta em gerar discípulos missionários, na qual evangelizar surge como quinta etapa do processo de formação. Aqui, insistimos na centralidade da evangelização, também na vida paroquial (comunidade), espelho do que já implica cada um dos seus membros (vida pessoal), pois o que se pretende é que possam aderir ao dito processo capaz de gerar discípulos missionários de Jesus Cristo.

dru

big

- p

ho

to

A "prioridade absoluta" de uma paróquia é a evangelização entendida como o jubiloso, paciente e progressivo anúncio da Morte salvífica e Ressurreição de Jesus Cristo. No meio do mundo, ela anuncia, com atos e palavras, o mundo futuro. A paróquia evangelizadora anuncia a salvação oferecida por Jesus Cristo como resposta aos desafios do tempo presente. E esforça-se por fazê-lo com alegria e de uma maneira compreensível e persuasiva.

Prioridade absolutaA «prioridade absoluta» de uma paróquia é a «evan-gelização entendida co-mo o jubiloso, pacien-te e progressivo anúncio da Morte salvífica e Res-surreição de Jesus Cris-to» (EG 110). Esta prio-ridade está presente em todos os seus membros, na medida em que a co-munidade paroquial se empenha para que todos assumam este que é o «de-ver da Igreja» (EG 111). Em qualquer circunstância da vida, cada cristão (e todos, em comunhão) é chama-do a «levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desco-nhecidos. É a pregação in-formal que se pode reali-zar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípu-lo significa ter a disposi-ção permanente de levar aos outros o amor de Je-sus; e isto sucede espon-taneamente em qualquer

lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho» (EG 127).

Ao serviço do EvangelhoO que lhe «compete fazer [...] é anunciar o Evange-lho na cultura atual. [...] A evangelização continua a ser a razão de ser da Igre-ja, a sua causa; e a sua es-truturação, se for o caso, deve ser conforme ao seu projeto, ao que constitui o coração da sua existência». A paróquia «está ao servi-ço do Evangelho e do Rei-no de Deus: no meio do mundo, ela anuncia, com atos e palavras, o mundo futuro. [...] Reconhece as primícias do Reino já rea-lizado na história, procla-ma então a sua primei-ra vinda em Jesus Cristo, e implora a sua realiza-ção definitiva. Oferece na liturgia uma manifes-tação dos tempos escato-lógicos, ao mesmo tem-po que apresenta os seus sinais precursores, ante-cipando, durante toda a

sua vida, a nova huma-nidade que Deus cria». Na procura de «caminhos complementares para o compromisso da Igreja, dos cristãos e das comu-nidades [...] há que velar pelo incremento de uma rede capilar capaz de irri-gar com seiva evangélica todo o corpo social e de pôr em circulação o Evan-gelho por todas as gran-des artérias da sociedade. A nível institucional, po-demos imaginar o incre-mento de [...] uma pre-sença da Igreja flexível e amistosa por meio de ca-sas nos bairros, locais pa-

roquiais para a formação dos fiéis e acompanha-mento da vida cristã, lo-cais móveis para acom-panhar a itinerância dos nossos contemporâneos» (Alphonse Borras e Gilles Routhier, «A nova paró-quia», Gráfica de Coim-bra, 187-191).

AlegriaA paróquia evangelizado-ra anuncia a salvação ofe-recida por Jesus Cristo co-mo resposta aos desafios do tempo presente. E es-força-se por fazê-lo com alegria e «de uma manei-ra compreensível e per-

suasiva» (Paulo VI, Exor-tação Apostólica sobre a evangelização no mun-do contemporâneo [EN], 3). A «prioridade absolu-ta» jamais pode esquecer a alegria: primeiro, por-que se trata da «alegria do Evangelho»; depois, por-que um dos graves peri-gos atuais «com sua múl-tipla e avassaladora oferta de consumo, é uma triste-za individualista que bro-ta do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de praze-res superficiais, da cons-ciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos

próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, já não se ouve a voz de Deus, já não se go-za da doce alegria do seu amor, nem fervilha o en-tusiasmo de fazer o bem. Este é um risco, certo e permanente, que correm também os crentes» (EG 2). Por isso, é preciso re-cuperar «a suave e recon-fortante alegria de evan-gelizar, mesmo quando for preciso semear com lágrimas! [...] Que o mun-do do nosso tempo, que procura ora na angústia ora com esperança, pos-sa receber a Boa Nova dos lábios, não de evangeliza-dores tristes e descoroçoa-dos, impacientes ou ansio-sos, mas sim de ministros do Evangelho cuja vida ir-radie fervor, pois foram quem recebeu primeiro em si a alegria de Cris-to» (EG 10; EN 80).

[email protected]

Page 17: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 17 www.diariodominho.pt

Espaço Aberto Nos artigos enviados para o Diário do Minho destinados a esta secção deve constar a identifi cação completa dos seus autores (nome, morada, n.º de B.I. e contacto).

Fátima, sempre foi, já é e será sempre mais (17)

Nossa Senhora no coração dos literatos

25 anos da APAV em Braga

Há 28 anos, em Lisboa, a Associação Portu-guesa de Apoio à Ví-tima (APAV) nascia

com a missão de “apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestan-do-lhes serviços de quali-dade, gratuitos e confiden-ciais, e de contribuir para o aperfeiçoamento das po-líticas públicas, sociais e privadas centradas no es-tatuto da vítima.” Passados três anos – depois de Lis-boa e Porto –, é inaugura-do o terceiro Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) do país – o GAV Braga.

25 anos; um quarto de século. O nascimento do GAV Braga, em janeiro de 1993, aconteceu por força da necessidade de prestar atenção e apoio especiali-zado a todas as pessoas si-lenciadas que são vítimas de crime, quebrando o seu isolamento e a inércia so-cial; de trazer a possibili-dade, a todas e a cada uma destas pessoas, de se faze-rem ouvir, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e equilibrada; de promover, em simul-tâneo, uma comunidade mais formada, informa-

da e sensibilizada.

A criação do GAV Bra-ga foi, então, o primeiro passo para que a APAV se constituísse como voz ati-va junto da comunidade bracarense. O trabalho de 25 anos recorda um tra-jeto seguramente difícil, que apenas pôde ser feito graças ao esforço, dedica-ção e empenho de todos os que nele participaram. É também graças a todos os voluntários e colabo-radores que o GAV Bra-ga existe hoje na forma de um projeto qualifica-

do e inovador na região de Braga.

No seu primeiro ano de existência, o GAV Braga apoiou 55 vítimas. Desde então, anualmente, o nú-mero nunca parou de au-mentar, tendo inclusive chegado a atender mais de 460 pessoas por ano. De 2000 a 2017, 5625 ví-timas foram assistidas pe-lo Gabinete de Apoio à Ví-tima de Braga, sendo que 335 destas são relativas ao ano de 2017.

As comemorações dos

25 anos do GAV Braga irão prolongar-se por todo o ano de 2018. No âmbi-to destas comemorações conta-se já, por exemplo, a renovação das instalações do GAV Braga, cuja inau-guração aconteceu no dia 12 de abril. Também no âmbito dos seus 25 anos, o GAV Braga inicia, com este texto, uma parceria com o Diário do Minho, que publicará um artigo de opinião por mês assi-nado pela APAV. Cientes do reconhecimento públi-co conquistado, mas des-pertos para a responsabi-lidade e necessidade de continuar a dar resposta aos desafios de uma so-ciedade em transformação

constante, detemo-nos, neste 25.º aniversário, no balanço do percurso que deixamos para trás, mas apenas com o objetivo de preparar um futuro em que a igualdade seja uma realidade, e em que a er-radicação da violência se-ja uma vontade de todos.

 GABINETE DE APOIO

À VÍTIMA DE BRAGARua de S. Vítor, 11 (Edi-

fício Junta de Freguesia de São Victor)

4710-439 BragaTel. 253 610 [email protected]

Luís de Camões, um génio literário, uma referência para toda a comunidade lusófo-

na e também marca inter-nacional que dispensa pa-lavras, um vulto da poesia portuguesa, foi proclama-do como “O Poeta da Fé”. Fascinado pelo culto e ar-tes pagãs, podemos con-siderar que os conceitos históricos e míticos inte-ragem em toda a estrutu-ra do poema, dando-lhe beleza, motivação para a leitura e grandeza, real-çando, de uma forma fic-cionista, a ação dos deuses,

sem deixar a sua religiosi-dade patente nos seus ver-sos, transparecendo duas realidades distintas: pagã no plano da ficção, ser-vindo-se dos deuses, fi-guras de estilo e de forte simbologia para enaltecer a heroicidade, a grandeza e a bravura dos portugue-ses e a cristã no plano das suas convicções, vivências pessoais, mas também as-sumindo a religiosidade de um povo, mantendo sempre vivo o culto ma-ternal pela Virgem Maria, deixando muitos escritos religiosos revelando, ne-les, um especial carinho por Nossa Senhora como provam alguns versos que vou citar do livro que es-tou a ler:

«Vai Rainha dos Anjos muito amada/E preciosa pedra diamantina/De per-feições e graças esmaltada// Vai Estrela do Mar! Vai Luz divina,/Escolhida do Céu! Vai cordeirinha!// Branca “assucena”(açucena) e rosa

matutina!// Vai caminho de glória, vai pombinha/ Bran-ca, sem fel; bendita entre as mulheres/ Vai, Mãe da lei da Graça! Vai azinha.// Ao monte Calvário, se ver que-res./ Ao teu precioso Filho, antes de morto./ Desconso-lada vai! Vai, não esperes!»

Vou citar agora um lin-do soneto, entre tantos outros textos, que prova a religiosidade de Camões, mormente na sua grande entrega a Maria, elevando--a às alturas, contrapondo um pouco uma parte do pensamento renascentis-ta virado mais para as di-vindades pagãs, mas, pri-meiro, reflitamos nesta citação do Livro dos Pro-vérbios (8, 22-31): «O Se-nhor me criou como primí-cias das suas obras, desde o princípio, antes que criasse coisa alguma; desde a eter-nidade fui constituída, des-de as origens, antes dos pri-mórdios da terra...» Realço, também, a cultura teoló-gica do poeta como pode-

mos provar, na sua vasta obra, com reflexões que, por exemplo, faz sobre a Trindade e Maria nos Lu-síadas, na Lírica, nos so-netos… «Para se namorar do que criou, / te fez Deus, santa Fénix, Virgem pura./ Vede que tal seria esta feitu-ra/ que a fez quem para si só a guardou.

No seu santo conceito te formou/ primeiro que a pri-meira criatura,/ para que única fosse a compostura/ que de tão longo tempo se estudou.

Não sei se direi nisto tu-do quanto baste/ para expri-mir as santas qualidades,/ que quis criar em ti quem tu criaste./

És filha, mãe e esposa. E se alcançaste,/ uma só, três tão altas dignidades,/ foi porque a três e um só tanto agradaste.

Em Camões, Maria é a “mística flor”, simples, do-lorosa que, junto à Cruz do seu Divino Filho não apa-rece apenas como um si-

nal de dor, mas também como um sinal da Trinda-de, Corredentora, como que a intermediária para “fazer chegar os frutos da redenção a toda a criatura que vive e viverá”.

Luís de Camões, ex-primindo a sua singular expressão sobre Maria, amando-a de verdade, compõe, ainda, um am-biente de rusticidade, campesino, um cenário de fé dos humildes à Virgem Santíssima como sinal de uma Mãe que é acarinha-da em todos os espaços terrenos: «Nas cidades, nos bosques, nas florestas,/ Nos vales e nos montes, teus lou-vores/ Sempre te cantem mú-sicos, pastores,/ Nas manhãs frias, nas ardentes sestas.»

Nossa Senhora esteve, está e estará sempre no coração de muitos dos li-teratos. Grande inspirado-ra de notáveis escritores: Frei Tomé de Jesus (1529-1552, prisioneiro na bata-lha de Alcácer-Quibir, que por amor de Deus e dos homens foi severamente maltratado pelos infiéis; Frei Agostinho da Cruz, poeta místico de elevado

valor da literatura portu-guesa que abandonou a sua vida faustosa, de no-bre fidalgo, para se entre-gar à vida contemplativa no silêncio da serra; An-chieta nascido em 1534 em Tenerife, estudou na Universidade de Coimbra, mas cedo, aos 17 anos, já estava na Companhia de Jesus e aos 20 anos vai pa-ra o Brasil ensinar de tal maneira que o Cardeal Gonçalves Cerejeira, fa-lando sobre ele, refere: «Com Anchieta, o Brasil nasceu a cantar louvores à Virgem Imaculada…

Principal fonte destas cró-nicas: “Fátima Altar do Mun-do”, 3 volumes, sob a direção literária do Dr. João Ameal da Academia Portuguesa da História; direção artística de Luís Reis Santos, historiador de arte e diretor do Museu Machado de Castro, Coim-bra; realização e proprieda-de de Augusto Dias Arnaut e Gabriel Ferreira Marques, editada pela Ocidental Edi-tora, Porto, em 1953.

SALVADOR DE SOUSA

Professor

Page 18: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

18 DIÁRIO DO MINHO / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

JOSÉ COSTA LIMA

Ao contrário do que aconteceu nas qua-tro edições anterio-res, a Corrida de

São João de Braga 2018 vai realizar-se à noite, sendo esta a grande novidade da prova. A partir das 21h30 de sexta-feira os bracaren-ses são convidados a as-sistir e/ou participar em mais uma competição do calendário oficial da Ci-dade Europeia do Des-porto e que contempla 12 km de corrida.

As várias artérias da ci-dade vão contar com cer-ca de 2500 atletas, indi-cou a organização, uns mais conhecidos do que outros. Nomes como Da-niel Pinheiro (Alvelos), Hélder Santos, Rui Pedro Silva e José Moreira (to-dos do Sporting), Mihail Lalev (Sporting de Braga), Mónica Silva ou Filome-na Costa ( Jardim da Ser-ra) já estão confirmados na edição deste ano.

«Ano após ano digo is-to: o nosso principal ob-jetivo é trazer para Bra-ga grandes competições, mas sobretudo promo-ver o desporto e fazer com que os bracarenses pratiquem atividade fí-sica. Cinco anos volvidos com este namoro com a Run Porto, e que poste-riormente deu em casa-mento, sentimos isso nas ruas: são muitos milha-res os bracarenses que fazem a sua caminhada, que correm e que apro-veitam estes momen-tos para ter este contac-to privilegiado com os atletas», disse, ontem, Ri-

cardo Rio, à margem da conferência de impren-sa de apresentação da V Corrida de São João, ini-ciativa co-organizada pe-la empresa Run Porto e pela autarquia bracarense.

«Esta corrida tem todos os requisitos para ser uma experiência única. Diria mesmo que alguns dos nossos melhores atletas até vão correr mais de-vagar para desfrutar do momento, porque pas-sar no centro da cidade de Braga, com milhares de pessoas na rua, com as decorações e música que a cidade vai oferecer, vai ser um momento único. E já tivemos o exemplo das corridas de São Silvestre. Acredito que vai ser um dos grandes momentos destas festas de São João», prosseguiu o presiden-te da Câmara Municipal

de Braga. Além da corrida de

12 quilómetros, a orga-nização convida «todos os amantes da atividade física» a não ficarem de fora da Corrida de São João, podendo optar por uma caminhada de cin-co quilómetros.

«A Corrida de São João veio para ficar em Braga. É muito mais do que um evento desportivo, por-que traz muitos visitantes à cidade para usufruir das Festas de São João e, além disso, chama os bracaren-ses a praticarem despor-to. A população está cada vez mais ativa», enalteceu Sameiro Araújo, vereador do Desporto da Câmara de Braga.

«Desta vez vamos rea-lizar a corrida à noite e acredito que vai ser um sucesso. É um risco as-

sumido, mas as inscri-ções estão a decorrer a um bom ritmo e espe-ramos cá muita gente», acrescentou.

Vítor Dias, diretor re-gional do Instituto Por-tuguês do Desporto e Ju-ventude, também marcou presença na apresentação da corrida.

«Confesso que em Bra-ga e no Norte tenho es-tado presente em múlti-plos eventos desportivos e há, seguramente, um au-mento da população a fa-zer desporto. E julgo que esta corrida tem todos os ingredientes para ter su-cesso», resumiu.

Entretanto, e por força da V Corrida de São João de Braga, serão várias as ruas da cidade que esta-rão encerradas (cerca de cinco horas) à circulação automóvel na sexta-feira.

prova de 12 quilómetros agendada para a noite de sexta-feira

JOÃO ALMENDRAREFORÇA ESTE FCO Este FC continua a preparar a nova época, tendo ontem confi rmado a contratação de João Almen-dra (ex-CD Celeirós).

live tracking

Percurso dos atletas seguido a par e passoA Run Porto, empresa responsável pela organi-zação da Corrida de São João, revelou ontem que vai colocar ao dispor dos interessados, pelo segundo ano seguido, o serviço de live tracking, uma ferramenta tecnológica que permite fazer o acompanhamento em tempo real dos atletas.

Para isso, os interessados terão de aceder ao código QR e, posteriormente, pesquisar pelo dorsal ou nome do atleta participante para se-guir a par e passo o progresso do corredor ao longo da prova.

Apresentação da Corrida de S. João de Braga decorreu ontem

DR

DESPORTODUPLA

DO VILAVERDENSEREFORÇASC BRAGA

DR

V Corrida de São João de Braga «tem tudo para ser única»

Page 19: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 19 www.diariodominho.pt

António Valdemar

André Cunha, técni-co que comandou, na temporada que agora finda, o Me-

relinense, é o eleito pela direção do Vilaverdense, agora presidida por Mo-narca, para render Antó-nio Barbosa.

O antigo treinador dos juniores do Gil Vicente as-sumiu o comando do em-blema de Merelim S. Pe-dro após a saída de Bruno Pereira, em setembro de 2017, tendo conduzido a equipa ao quinto lugar no Campeonato de Portugal (série A).

Em Vila Verde, André Cunha terá a missão de render António Barbo-

rende antónio barbosa

Treinador André Cunha assume o Vilaverdense

André Cunha é o novo treinador do Vilaverdense

A AD Fafe anunciou na tarde de ontem mais um reforço para atacar a subi-

da à II Liga. Pedro Soares, de 30 anos, ex-Gafanha, é reforço para o técnico Ivo Castro.

«Não há melhor manei-ra de começarmos a se-mana do que a anunciar a chegada de mais um justi-

guarda-redes de 30 anos é reforço para ivo castro

AD Fafe contrata Pedro Soares ceiro para 2018/19. Pedro Soares, guarda-redes de 30 anos, vai representar este ano a AD Fafe depois de, ao longo da sua carrei-ra, já ter passado pelo FC Maia, Lusitânia de Louro-sa, FC Arouca, FC Tirsen-se, Varzim, Santa Clara e Gafanha», escreveu a AD Fafe na sua página oficial de facebook.

dalot, joão sousa e miguel oliveira

Rotary de Celorico homenageia trio O Rotary Club de Celorico de Basto vai pres-tar uma homenagem ao futebolista bracarense Diogo Dalot, ao tenista vimaranense João Sousa e ao motociclista Miguel Oliveira, numa sessão que vai ter lugar hoje, às 21h30, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto. O acesso é gratuito e terá como moderadores Ja-cinto Teixeira, José Bastos e Fernando Machado.

«Como entidade participativa e reconhecedo-ra do mérito das profissões desempenhadas por todo o profissional, também reconhece o méri-to desportivo, dos seus praticantes e mais ainda daqueles que são persistentes, metódicos, resi-lientes, dedicados e focados no alcance dos seus objetivos», informa a organização, acrescentan-do que a homenagem terá ainda uma sessão de entrevistas e um debate.

DM

entre fc porto e aves

Supertaça joga-se a 4 de agosto

A Supertaça de futebol, que coloca frente a frente FC Por-to e Desportivo das Aves, joga-se a 4 de agosto (sábado), indicou ontem a Liga de Clubes. A partida terá lugar no Estádio Municipal de Aveiro e começa às 20h45.

Pedro Soares reforça baliza fafense

DR

sa, que levou o conjunto de Vila Cerde aos quar-tos de final do respetivo campeonato – foi elimi-nado pelo Mafra – e aos oitavos de final da Ta-ça de Portugal, tendo si-do eliminado pelo Spor-ting (4-0).

André Cunha, recor-de-se, terminou a carrei-ra de futebolista preci-samente no Vilaverden-se, tendo rumado, depois, ao emblema de Barcelos, onde assumiu o comando da equipa júnior.

Entretanto, ontem à noite, Monarca, que era vice-presidente, assu-miu os destinos do em-blema de Vila Verde, substituindo Eduardo Mi-lhão.

O guarda-redes por-tuguês Rui Patrício, que rescindiu com o Sporting alegando

justa causa, assinou con-trato com o Wolverhamp-ton válido por quatro épo-

inglaterra

Rui Patrício no WolverhamptonRui Patrício, com 70 jo-

gos na seleção portuguesa, fez toda a sua carreira no Sporting, o seu clube de formação, ao serviço do qual alinhou pela primei-ra vez na época 2006/07.

cas, anunciou, ontem, o clube da liga inglesa de futebol.

O internacional por-tuguês, que está ao servi-ço da seleção no Mundial de futebol, na Rússia, jun-

ta-se na próxima época à equipa comandada por Nuno Espírito Santo, que venceu o campeonato da segunda divisão inglesa na época passada e vai dis-putar a Premier League.

Page 20: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

20 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

Classificações

Sub-101.º AD Esposende2.º EF "O Fintas"3.º Varzim4.º Leões da Lapa

Sub-111.º EF "O Fintas"2.º AD Esposende3.º Leões da Lapa4.º Areosense

pedro vieira da silva

OEste FC anunciou, ontem, a contratação do lateral-esquerdo Joca Almendra, que

representou, na tempora-da que agora finda, o CD Celeirós.

No mesmo dia, a equi-pa minhota anunciou as renovações de contrato com o central Carlos Fer-reira, conhecido no mun-do da bola por Pisco, e Mário Santos (avançado).

Diogo Carvalho, dire-tor desportivo do Este FC, avaliza os três jogadores,

«É um prazer anunciar estes jogadores. Estamos a preparar a próxima tem-porada, e vamos continuar a trabalhar, de forma sus-tentada, no crescimento do clube. Nos próximos dias, vamos dar mais no-vidades», prometeu o res-ponsável pelo futebol do Este FC.

emblema minhoto disputa a honra da af braga

Joca Almendra (ex-CD Celeirós)reforça a defesa do Este FC

Est

e F

C

O Estádio Padre Sá Pe-reira, em Esposende, foi palco, no último fim de semana, de um

prova serviu para homenagear antigo jogador da turma costeira

Esposende e "Fintas" vencem Arsénio Nunes

AD Esposende venceu em sub-10

torneio dedicado aos esca-lões jovens.

«Integrado nas come-morações dos 40 anos do

clube e com o objetivo de valorizar e homenagear profissionais de futebol no ativo que fizeram no clu-

be parte da sua formação desportiva e são hoje joga-dores de futebol de suces-so no panorama nacional

AD

Esp

ose

nd

e

e internacional», o tor-neio homenageou, desta vez, Arsénio Nunes, atle-ta que representa o Mo-

Escola de Formação Desportiva "O Fintas" ganhou nos sub-11

AD

Esp

ose

nd

e

II Liga

Técnico Rui Duarterenova com FarenseO Farense anunciou, ontem, a renovação de con-trato com o técnico Rui Duarte, que orientou a equipa algarvia na última edição do Campeo-nato de Portugal de futebol, garantindo a subi-da à II Liga.

O treinador, de 39 anos, orienta o conjunto de Faro desde a fase final da temporada 2016/2017 e, antes, só tinha vivido uma outra experiência como técnico principal, no Moncarapachense, nos escalões distritais.

Esta época, Rui Duarte, que renovou por uma temporada, conseguiu o grande objetivo apon-tado pela SAD algarvia, regressando ao segun-do escalão do futebol nacional após dois anos de ausência.

O Farense chegou à final do Campeonato de Portugal, na qual foi derrotado pelo Mafra (2-1), ambos promovidos à II Liga.

reirense, da I Liga.O Torneio “Arsénio Nu-

nes” teve como vencedo-res a AD Esposende (em sub-10) e a A Escola de Formação Desportiva “O Fintas” (em sub-11).

Joca Almendra (à esquerda) com diretor desportivo do Este FC, Diogo Carvalho

futebol femininoCarolina Vilão (ex-Sporting) no Benfica

A guarda-redes Carolina Vilão é a 14.ª contratação pa-ra a equipa feminina de futebol do Benfica, que se es-treia na próxima época no campeonato nacional de promoção. Carolina Vilão, de 17 anos, atuou ao servi-ço do Sporting na última temporada, depois de ter re-presentado o Belenenses. Carolina Vilão, que se iniciou no futebol como avançada, conta com oito internacio-nalizações pela seleção nacional de sub-17 e sub-18.

Page 21: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 21 www.diariodominho.pt

des, e entrando aos 80 mi-nutos num desafio em que Cristiano Ronaldo fez um "hat-trick", liderando, pa-ra já, os melhores marca-dores da prova.

andré silva com rasgados elogios ao capitão da seleção lusa

Ronaldo torna tudo mais fácil

O próximo desafio lu-so é amanhã, defrontan-do Marrocos, um adver-sário mais talhado para as suas caraterísticas, uma vez que Portugal precisa

de uma referência física na área, quando é espe-rado que o campeão da Europa assuma as despe-sas do encontro.

«É trabalho do mister saber se jogo ou não, (de-finir) quem joga. Acho que tenho trabalhado todos os dias, dando o máximo nos treinos, como todos os atletas. Todos querem entrar na equipa titular, claro, todos concorda-mos com as escolhas do mister e esperamos uma oportunidade, mas fica-mos bem se Portugal ven-cer», vincou.

Portugal e Marrocos defrontam-se amanhã, no Estádio Luzhniki, em Moscovo, às 15h00 (13h00 em Lisboa).

Para este embate, o se-lecionador Fernando San-tos pode contar com todo o plantel.

André Silva tece rasgados elogios a Cristiano Ronaldo

Ofutebolista interna-cional André Silva disse, ontem, que Cristiano Ronaldo

«torna as coisas mais fá-ceis» e admitiu ser um «sonho» jogar ao lado do "capitão" de Portugal, que disputa o Mundial-2018.

«Jogar ao lado do Cris-tiano Ronaldo é um so-nho. Ele torna as coisas mais fáceis, visto que é o melhor jogador do mun-do. As coisas saem mais naturais. Às vezes, os pas-ses que seriam mais difí-ceis para alguns jogadores, o Cristiano facilita. Enten-demo-nos muito bem e fi-co muito feliz por atuar ao lado dele», assumiu.

André Silva fez toda a campanha de apuramen-to ao lado do madeirense, mas foi suplente na estreia com a Espanha (3-3), pre-terido por Gonçalo Gue-

FP

F

com dedicatórias dos valencianos

Valença leva faixa do Euro-2016até ao Mundial-2018 na Rússia

A Câmara Municipal de Valença vai fazer chegar aos estádios russos do Mundial-2018 «uma faixa de apoio à seleção portuguesa com as dedicatórias dos valen-cianos», pode ler-se numa nora enviada às redações.

«Todos os estádios por onde passar a seleção nacional vão contar com o apoio de Valença. As dedicatórias e o entusiasmo dos valencianos estão refletidos nesta faixa de apoio, com as cores e o escudo da bandeira nacio-nal. Os valencianos associam-se, assim, a esse grande momento do futebol mundial que está a marcar o ca-lendário desportivo da primavera/verão. A par da fai-xa valenciana, alguns valencianos estão no local a pu-xar pelas cores nacionais. Um apoio redobrado com o entusiasmo depositado no João Carlos Costa, valencia-no, ao serviço da seleção nacional, como treinador-ad-junto», junta a nota.

«À semelhança do que fez para o Mundial do Bra-sil e no Europeu em França, os valencianos voltam a marcar presença nos grandes momentos da seleção na-cional. E, tal como a seleção nacional, esta é uma faixa ganhadora e com experiência. A faixa que vai para o seu segundo mundial e já se sagrou campeã da Euro-pa mantém-se firme no apoio à seleção nacional. Tal como o Manolo do Bombo, símbolo do apoio popular da seleção espanhola, a Faixa de Valença pretende ser a presença sempre constante nos grandes momentos do apoio à seleção das quinas. Esta é uma faixa com his-tória, com orgulho, levada voluntariamente pelos va-lencianos que vão à Rússia», finaliza a nota enviada às redações pela autarquia raiana.

Page 22: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

22 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

N.º Data Dia Hora - Canal 1.� FASE Cidade Grupo

1 14 junho Qui 16h00 - RTP 1 Rússia 5 0 Arábia Saudita Moscovo A

2 15 junho Sex 13h00 - Sport TV Egito 0 1 Uruguai Ecaterimburgo A

3 15 junho Sex 16h00 - Sport TV Marrocos 0 1 Irão São Petersburgo B

4 15 junho Sex 19h00 - RTP 1 Portugal 3 3 Espanha Sóchi B

5 16 junho Sáb 11h00 - RTP 1 França 2 1 Austrália Kazan C

6 16 junho Sáb 14h00 - SIC Argen� na 1 1 Islândia Moscovo D

7 16 junho Sáb 17h00 - RTP 1 Peru 0 1 Dinamarca Saransk C

8 16 junho Sáb 20h00 - RTP 1 Croácia 2 0 Nigéria Kaliningrado D

9 17 junho Dom 13h00 - RTP 1 Costa Rica 0 1 Sérvia Samara E

10 17 junho Dom 16h00 - SIC Alemanha 0 1 México Moscovo F

11 17 junho Dom 19h00 - Sport TV Brasil 1 1 Suíça Rostov do Don E

12 18 junho Seg 13h00 - RTP 1 Suécia 1 0 Coreia do Sul Níjni Novgorod F

13 18 junho Seg 16h00 - Sport TV Bélgica 3 0 Panamá Sóchi G

14 18 junho Seg 19h00 - RTP 1 Tunísia 1 2 Inglaterra Volgogrado G

15 19 junho Ter 13h00 - RTP 1 Colômbia Japão Saransk H

16 19 junho Ter 16h00 - Sport TV Polónia Senegal Moscovo H

17 19 junho Ter 19h00 - Sport TV Rússia Egito São Petersburgo A

18 20 junho Qua 13h00 - SIC Portugal Marrocos Moscovo B

19 20 junho Qua 16h00 - RTP 1 Uruguai Arábia Saudita Rostov do Don A

20 20 junho Qua 19h00 - Sport TV Irão Espanha Kazan B

21 21 junho Qui 13h00 - RTP 1 Dinamarca Austrália Samara C

22 21 junho Qui 16h00 - SIC França Peru Ecaterimburgo C

23 21 junho Qui 19h00 - Sport TV Argen� na Croácia Níjni Novgorod D

24 22 junho Sex 13h00 - Sport TV Brasil Costa Rica São Petersburgo E

25 22 junho Sex 16h00 - Sport TV Nigéria Islândia Volgogrado D

26 22 junho Sex 19h00 - RTP 1 Sérvia Suíça Kaliningrado E

27 23 junho Sáb 13h00 - Sport TV Bélgica Tunísia Moscovo G

28 23 junho Sáb 16h00 - Sport TV Coreia do Sul México Rostov do Don F

29 23 junho Sáb 19h00 - RTP 1 Alemanha Suécia Sóchi F

30 24 junho Dom 13h00 - Sport TV Inglaterra Panamá Níjni Novgorod G

31 24 junho Dom 16h00 - Sport TV Japão Senegal Ecaterimburgo H

32 24 junho Dom 19h00 - RTP 1 Polónia Colômbia Kazan H

33 25 junho Seg 15h00 - Sport TV Arábia Saudita Egito Volgogrado A

34 25 junho Seg 15h00 - SIC Uruguai Rússia Samara A

35 25 junho Seg 19h00 - Sport TV Espanha Marrocos Kaliningrado B

36 25 junho Seg 19h00 - RTP 1 Irão Portugal Saransk B

37 26 junho Ter 15h00 - RTP 1 Austrália Peru Sóchi C

38 26 junho Ter 15h00 - Sport TV Dinamarca França Moscovo C

39 26 junho Ter 19h00 - Sport TV Islândia Croácia Rostov do Don D

40 26 junho Ter 19h00 - RTP 1 Nigéria Argen� na São Petersburgo D

41 27 junho Qua 15h00 - RTP 1 Coreia do Sul Alemanha Kazan F

42 27 junho Qua 15h00 - Sport TV México Suécia Ecaterimburgo F

43 27 junho Qua 19h00 - Sport TV Suíça Costa Rica Níjni Novgorod E

44 27 junho Qua 19h00 - RTP 1 Brasil Sérvia Moscovo E

45 28 junho Qui 15h00 - RTP 1 Japão Polónia Volgogrado H

46 28 junho Qui 15h00 - Sport TV Senegal Colômbia Samara H

47 28 junho Qui 19h00 - SIC Inglaterra Bélgica Kaliningrado G

48 28 junho Qui 19h00 - RTP 1 Panamá Tunísia Saransk G

N.º Data Dia Hora - Canal OITAVOS DE FINAL Cidade

49 30 junho Sáb 19h00 - SportTV 1 Vencedor A Segundo B Sóchi

50 30 junho Sáb 15h00 - SportTV 1 Vencedor C Segundo D Kazan

51 1 julho Dom 15h00 - SportTV 1 Vencedor B Segundo A Moscovo

52 1 julho Dom 19h00 - SportTV 1 Vencedor D Segundo C Níjni Novgorod

53 2 julho Seg 15h00 - SportTV 1 Vencedor E Segundo F Samara

54 2 julho Seg 19h00 - SportTV 1 Vencedor G Segundo H Rostov do Don

55 3 julho Ter 15h00 - SportTV 1 Vencedor F Segundo E São Petersburgo

56 3 julho Ter 19h00 - SportTV 1 Vencedor H Segundo G Moscovo

N.º Data Dia Hora - Canal QUARTOS DE FINAL Cidade

57 6 julho Sex 15h00 - RTP/SportTV Vencedor 49 Vencedor 50 Níjni Novgorod

58 6 julho Sex 19h00 - RTP/SportTV Vencedor 53 Vencedor 54 Kazan

59 7 julho Sáb 19h00 - RTP/SportTV Vencedor 51 Vencedor 52 Sóchi

60 7 julho Sáb 15h00 - RTP/SportTV Vencedor 55 Vencedor 56 Samara

N.º Data Dia Hora - Canal SEMI�FINAL Cidade

61 10 julho Ter 19h00 - RTP/SportTV Vencedor 57 Vencedor 58 São Petersburgo

62 11 julho Qua 19h00 - RTP/SportTV Vencedor 59 Vencedor 60 Moscovo

Grupo A

Grupo BClassificação J V E D Golos Dif. Pts

1 Irão 1 1 0 0 1 : 0 1 32 Espanha 1 0 1 0 3 : 3 0 13 Portugal 1 0 1 0 3 : 3 0 14 Marrocos 1 0 0 1 0 : 1 -1 0

Classificação J V E D Golos Dif. Pts

1 Rússia 1 1 0 0 5 : 0 +5 32 Uruguai 1 1 0 0 1 : 0 +1 33 Egito 1 0 0 1 0 : 1 -1 04 Arábia Saudita 1 0 0 1 0 : 5 -5 0

Grupo CClassificação J V E D Golos Dif. Pts

1 França 1 1 0 0 2 : 1 1 32 Dinamarca 1 1 0 0 1 : 0 1 33 Austrália 1 0 0 1 0 : 1 -1 04 Peru 1 0 0 1 0 : 1 -1 0

Grupo DClassificação J V E D Golos Dif. Pts

1 Croácia 1 1 0 0 2 : 0 2 32 Argentina 1 0 1 0 1 : 1 0 13 Islândia 1 0 1 0 1 : 1 0 14 Nigéria 1 0 0 1 0 : 2 -2 0

Grupo EClassificação J V E D Golos Dif. Pts

1 Sérvia 1 1 0 0 1 : 0 1 32 Brasil 1 0 1 0 1 : 1 0 13 Suíça 1 0 1 0 1 : 1 0 14 Costa Rica 1 0 0 1 0 : 1 -1 0

Grupo FClassificação J V E D Golos Dif. Pts

1 México 1 1 0 0 1 : 0 1 32 Suécia 1 1 0 0 1 : 0 1 33 Alemanha 1 0 0 1 0 : 1 -1 04 Coreia do Sul 1 0 0 1 0 : 1 -1 0

Grupo GClassificação J V E D Golos Dif. Pts

1 Bélgica 1 1 0 0 3 : 0 3 32 Inglaterra 1 1 0 0 2 : 1 1 33 Tunísia 1 0 0 1 1 : 2 -1 04 Panamá 1 0 0 1 0 : 3 -3 0

Grupo HClassificação J V E D Golos Dif. Pts

1 Polónia 0 0 0 0 0 : 0 0 02 Senegal 0 0 0 0 0 : 0 0 03 Colômbia 0 0 0 0 0 : 0 0 04 Japão 0 0 0 0 0 : 0 0 0

3.º e 4.º LUGARES Cidade

Perdedor 61 Perdedor 62 São Petersburgo

N.º Data Dia Hora - Canal

63 14 julho Sáb 15h00 - SportTV

FINAL Cidade

Vencedor 61 Vencedor 62 Moscovo

CAMPEÃO DO MUNDO

N.º Data Dia Hora - Canal

64 15 julho Dom 16h00 - SportTV 1

Page 23: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 23 www.diariodominho.pt

técnico sérvio rende jorge jesus

Mihajlovic no SportingO sérvio Sinisa Mihajlovic é o novo treinador da equipa do Sporting, num contrato válido por três épocas, anunciou o clube leonino. Mihajlo-vic, de 49 anos, chega a Alvalade depois de ter treinado o Torino na última época.

Como treinador, função que "abraçou" dois anos após deixar os relvados, começou como adjunto no Inter, em 2008, passando por Bolo-nha, Catânia, Fiorentina, seleção da Sérvia, Sam-pdória, AC Milan e Torino, mas nunca conquis-tou nenhum troféu.

lateral e central

Paulinha e Lau (ex-Vilaverdense)reforçam guerreiras do Minho

pedro vieira da silva

O SC Braga anunciou, ontem, no seu si-te oficial, a contra-tação de Paulinha e

Lau Machado, que che-

SCB

na alemanha

João Sousa eliminado na primeira ronda

O tenista João Sousa foi, ontem, afastado na primei-ra ronda do Torneio de Halle, na Alemanha, após per-der frente ao holandês Robin Hasse, em três sets, num encontro em que o português desperdiçou três "ma-tch points" .

OGrupo Desportivo de Natação de Fa-malicão teve mais um fim de sema-

na para recordar com a participação no XXXII Troféu Cidade de Gijón, Espanha. Em represen-tação da seleção regional do Norte de Portugal, no Troféu de Gijón, Pedro Fernandes estabeleceu o novo recorde nacional de seleções, na prova de 4x50 Estilos, nadando os 50 Mariposa com o tem-po de 24,74, com o quar-teto a totalizar o tempo de 1.46,17.

Para o treinador Pe-dro Faia, «são estes mo-mentos que alavancam os atletas para patama-res de evolução superio-

res, comprometendo-se com o trabalho efetuado diariamente».

«Quanto mais e melhor se trabalha, parece que os

no troféu cidade de gijón

Pedro Fernandes (GDN Famalicão)bate recorde nacional em 4x50

DR

Paulinha e Lau Machado com António Salvador

gam do Vilaverdense.As jovens internacio-

nais portuguesas, ambas de 18 anos, «exibiram-se a grande nível ao serviço do clube vizinho e garan-tem trazer mais qualidade

para a defesa bracarense», pode ler-se na nota envia-da às redações.

Lau Machado, que es-tá entre as 10 melhores da Liga Allianz na temporada que agora finda, «é conhe-

cida pelo desarme e pelo seu excelente jogo aéreo».

Paulinha, cuja transfe-rência para as guerreiras do Minho foi avançada, em primeira mão, pelo Diário do Minho, na últi-ma edição de domingo, atua no lado esquerdo da defesa.

«Sinto-me realizada, é um grande passo na mi-nha carreira. É um or-gulho enorme poder re-presentar um clube desta dimensão», destacou Lau Machado.

«Sinto-me muito feliz por assinar pelo SC Braga. Tinha o sonho de repre-sentar o clube da minha cidade e prometo dar tu-do o que tenho para con-quistar títulos para deixar os nossos adeptos felizes», vincou Paulinha.

resultados tendem a apa-recer também com mais facilidade. Este é o nos-so desafio e esta é a nos-sa ambição. Não estamos

satisfeitos e somos ambi-ciosos. Tudo iremos fazer para continuar o nosso ru-mo», destacou o treina-dor da turma famalicense.

josé gomes no rio ave

«Projeto fantástico»O treinador José Gomes justificou, ontem, o seu ingresso no Rio Ave, da I Liga portuguesa de fu-tebol, com a vontade de regressar a Portugal e a possibilidade de abraçar «um projeto extraor-dinário» e «irrecusável».

Page 24: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

24 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

Luís Filipe Silva

oMeeting de S. João, que se realiza ama-nhã, às 19h00, no es-tádio 1.º Maio, em

Braga, tem um cartaz de excelência e promete mesmo ser um dos me-lhores realizados em Por-tugal até hoje.

Uma das atletas em as-censão que enriqueceu o cartaz é a bracarense Mariana Machado, que recentemente bateu o recorde nacional de ju-

niores nos 1500 metros (4.13,31), que pertencia a Fernanda Ribeiro des-de... 1987.

A jovem atleta do Spor-ting Clube de Braga, filha da antiga campeã arsena-lista Albertina Machado, não vê a hora de entrar na pista para competir no Meeting de S. João, segundo disse no dia da apresentação da prova. «A reatização do meeting é, sem dúvida, fantástico. Adoro correr em casa. Já participei muitas vezes na

Bracarense Mariana Machado é uma das atrações do meeting de s. joão

«Vou sentir a mística de correr em Braga»

S. Silvestre de Braga e ado-ro a dinâmica e como as pessoas vibram e apoiam, sobretudo os atletas do Sporting Clube de Braga.

Não tenho dúvidas que vou sentir essa mística e que me vai fazer correr mais rápido», disse Ma-riana Machado, que sa-lientou, no entanto, que

será difícil voltar a ba-ter novo recorde.

«Bati o recorde nacio-nal na semana passada e é complicado voltar a batê-lo. Foi numa com-petição de nível muito elevado porque compe-ti com as melhores atle-tas da Europa.

O meu objetivo aqui para o Meeting de S. João de Braga é aproximar--me o máximo possível do meu recorde nacio-nal. Se tal acontecer fi-carei muito satisfeita e

até posso voltar a batê--lo. Mas será um pouco complicado».

Um dos fatores que po-derá levar Mariana Ma-chado a alcançar novo re-corde é mesmo o apoio dos bracarenses que pode-rá guindar a jovem atleta para nova exibição de alto nível. «A correr em casa e a sentir o apoio de todos os bracarenses, que não tenho dúvidas que vou sentir, acredito que pos-sa acontecer, mas será di-fícil», disse a jovem atleta bracarense.

Paulo Rosário tenta mínimos para o Campeonato da EuropaPaulo Rosário (Sporting CP) vai competir nos 1500 metros e espera alcan-çar marca que o leve aos campeonatos da Europa. «É um fator motivante ter um meeting em casa e como nomes de elevada qualidade. Vou correr os 1.500 metros e a expetati-va é bater o meu recorde pessoal e tentar os míni-mos para o campeona-to da Europa de Berlim».

Mariana Machado vai competir nos 1500 metros

Salomé rocha regressa após lesão

«Venho pela festa e para sentir ritmos competitivos»A atleta olímpica Salomé Rocha (Sporting) vai competir em Braga nos 5 mil metros, mas sem grandes expectativas, dado que está de regresso à s pistas após uma paragem por lesão. «Venho sobretudo pela festa e para tentar sentir os rit-mos competitivos, porque nesta altura objetivo é ir com calma porque faz parte do meu proces-so de recuperação», disse.

Sobre a recuperação do Meeting de S. João, Salomé Rocha mostrou-se muito satisfeita. «Aqui no norte precisámos destes meetings».

Meeting de S. João

disputa-se amanhã, às 19h00, no

estádio 1.º Maio

Catarina ribeiro procura também bater o seu recorde pessoal no meeting de s. joão

Ganhar ritmo para o campeonato da Europa

Catarina Ribeiro é ou-tro dos grandes no-mes nacionais no Meeting de S. João na

distância dos 5 mil metros.A campeã de Portugal

de Corta-Mato e Medalha de Bronze nos 10 mil me-tros do Europeu de sub--23 apresenta-se amanhã em Braga com o objetivo

de «ganhar ritmo com-petitivo para o Europeu» que se aproxima.

«Vou participar na pro-va de 5 mil metros e o ob-jetivo será fazer recor-de pessoal. Tenho 15m57 mas é de há quatro anos. Nas provas que fiz de pis-ta obtive mínimos para os campeonatos da Europa

aos 10 mil metros e es-ta prova vai ser no senti-do de colocar mais ritmo para a preparação para o campeonato da Euro-pa», disse a jovem atleta do concelho de Lousada.

Catarina Ribeiro mos-trou-se também entusias-mada pelo regressso do meeting de S. João.

«É bastante positivo. Sou cá de perto, do con-celho de Lousada, e Braga é uma cidade que sempre me acolheu muito bem, dado que fui atleta do Sporting Clube de Braga há alguns anos. Faço todo o gosto de participar nes-te meeting, numa cidade que me diz tanto», disse.

DM

DM

Page 25: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 25 www.diariodominho.pt

Bracarense soma por vitórias as quatro provas disputadas até agora

categoria de turismos do campeonato de portugal de montanha

Manuel Correia vencedorna Rampa da Santa Marta

pedro vieira da silva

O piloto bracarense Manuel Correia ven-ceu, na categoria de Turismos do Cam-

peonato de Portugal de Montanha 2018, a Ram-pa da Santa Marta

«Quatro provas, quatro vitórias. Manuel Correia continua com um per-curso perfeito» no seu campeonato, ao volante do seu Ford Fiesta R5+ que «voltou a ser o mais forte em Santa Marta de Penaguião», pode ler-se na nota enviada às reda-ções.

O bicampeão nacional de Montanha na Catego-ria 4 está, assim, na dis-cussão por mais um título

na sua carreira (Turismos do CPM)

Na Rampa de San-ta Marta, em plena re-gião do Douro Vinha-

teiro, Manuel Correia superou alguns proble-mas no seletor da caixa de velocidades do Ford Fiesta R5+ e acumulou o

seu quarto triunfo con-secutivo nos Turismos, além de ter obtido mais um positivo top 6 da ge-ral absoluta.

seleção de basquetebol

Três atletas dispensados

Aseleção portugue-sa de basquetebol dispensou, ontem, três dos 16 jogado-

res convocados para a fa-se de pré-qualificação do

Eurobasket'2021.Os basquetebolistas que

saíram da pré-convocató-ria elaborada pelo sele-cionador Mário Gomes foram o base Nuno Oli-

veira (Benfica) e os extre-mos João Balseiro e Ar-nette Hallman, ambos da Oliveirense, equipa que se sagrou na sexta-feira cam-peã da Liga Portuguesa.

nacional de ralicross

Vianense Ademar Pereirabrilhou em Sever do Vouga

Opiloto vianense Ade-mar Pereira esteve em bom plano na terceira prova do

campeonato nacional de ralicross, que teve lugar na Pista do Alto do Roçário.

«Com uma lista rechea-da, a terceira prova do campeonato realizou-se em Sever do Vouga, nes-

ta que é uma das provas com mais adrenalina. Nes-ta ronda, Ademar Pereira marcou presença uma vez mais, na categoria Super Nacional 4WD, com o seu Subaru Impreza Wrx Sti. O piloto vianense conse-guiu arrecadar o primei-ro lugar na Super Nacio-nal 4WD e o quarto lugar

na geral de Super Carros.«Foi um fim de sema-

na em cheio, correu tudo bem, deu para encontrar pontos a melhorar no Su-baru e deu para usufruir das evoluções feitas», des-taca o piloto vianense.

A próxima etapa é já nos dias 7 e 8 de julho, em Montalegre.

DR

campeonato italiano de turismo

José Rodrigues não foi feliz em Misano

A passagem do Campeonato Italiano de Turismo (TCR Italy) por Misano, cumprindo a sua terceira jornada, não correu de feição a José Rodrigues: «um 15.º lugar, na primeira corrida, e uma desistência na segunda, foi o conjunto de resultados que o piloto de Braga conse-guiu, longe do idealizado para esta jornada», pode ler--se numa nota enviada às redações.

Terminada esta visita a Misano, José Rodrigues já es-tá a pensar na jornada do Campeonato do Mundo TCR em Vila Real. «Agora tenho que virar a página, pois no próximo fim de semana tenho uma prova do Cam-peonato do Mundo. Foi pena, não ter agora traduzi-do o andamento em resultados, mas quero esquecer e concentrar-me ao máximo na prova de Vila Real. Vou para lá com a motivação em alta», destacou o piloto.

DR

Page 26: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

26 DIÁRIO DO MINHO / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

BCE reviu em baixa a previsão de crescimento do PIB para 2018

Economia BCE decidiu, como esperado, manter a sua política monetária convencional, mas anunciou, também como esperado, o prolongamento da sua política monetária não convencional, confirmando as nossas perspetivas de três meses de tapering no seu programa quantitative easing (QE)

A semana passada na Zona E ur o foi, essencialmen-te, marcada por mais uma reunião de política mone-tária do BCE, que decorreu na passada 5.ª feira (dia 14 de junho), e em que, em linha com as nossas ex-

pectativ as e as do mercado, o Conselho de Governadores do BCE não anunciou alterações à sua política monetária con-vencional, mas anunciou, também como esperado, o pro-longamento da sua política monetária não convencional, com três meses de tapering ao seu programa quantitative easing (QE), prolongando o período de vigência até dezem-bro de 2018, e com o ritmo médio de compras mensais de ativos a manter-se nos atuais 30 mil milhões de euros (mM€) até ao final de setembro de 2018 (anterior período de vigência), mas a ser reduzido, para 15 mM€, entre ou-tubro e dezembro de 2018. O Conselho de Governadores do BCE realçou que as alterações agora anunciadas resul-taram da análise aprofundada dos progressos no sentido de um ajustamento sustentado da trajetória de inflação, bem como da análise das mais recentes projeções macroe-conómicas do staff do BCE, de medidas das pressões so-bre os preços e os salários, bem como das incertezas em torno das perspetivas para a inflação.

Assim, nesta reunião, de 14 de junho, o Conselho de Go-vernadores do BCE tomou as seguintes decisões:

Primeiro: no que respeita às medidas de política mone-tária não convencionais, anunciou que continuará a efetuar aquisições líquidas ao abrigo do programa de compra de ativos (asset purchase programme – APP) ao atual ritmo mensal de 30 mM€ até ao final de setembro de 2018. Adi-cionalmente, o Conselho de Governadores do BCE prevê que, após setembro de 2018, sob reserva de os dados en-tretanto disponibilizados confirmarem as perspetivas do Conselho do BCE relativamente à inflação no médio pra-zo, o ritmo mensal das aquisições líquidas de ativos seja reduzido para 15 mM€ até ao final de dezembro de 2018 e que as aquisições líquidas cessem nessa data;

Segundo: o Conselho do BCE pretende manter a sua política de reinvestimento dos pagamentos de capital dos títulos vincendos adquiridos no âmbito do APP durante um período prolongado após o termo das aquisições lí-quidas de ativos e, em qualquer caso, enquanto for neces-sário para manter condições de liquidez favoráveis e um nível amplo de acomodação monetária;

Terceiro: em termos de medidas de política monetária convencional, manter as principais taxas de juro (a taxa de juro das operações principais de refinanciamento – refi ra-te – nos 0.00% e as taxas de juro da facilidade permanente

de cedência de liquidez e da facilidade perma-nente de depósitos em 0.25% e -0.40% respe-tivamente). O Conse-lho de Governadores espera que as taxas de juro diretoras do BCE se mantenham nos ní-veis atuais, pelo menos, até ao final do verão de 2019 [mantendo-se, assim, consistente com o nosso cená-rio de uma subida de taxas apenas no final do 3.º trimes-tre de 2019] e, em qualquer caso, enquanto for necessá-rio para assegurar que a evolução da inflação permanece alinhada com as atuais expectativas de uma trajetória de ajustamento sustentada.

Em síntese, nesta última reunião, o BCE decidiu, co-mo esperado, manter a sua política monetária convencional, e anunciar uma alteração à sua política monetária não conven-cional, com a esperada divulgação de três meses de tape-ring sobre o programa de compra de ativos, entre outubro e dezembro de 2018. Estas decisões são, assim, consisten-tes com as nossas perspetivas de fim do programa de com-pra de dívida em dezembro de 2018, bem como da 1.ª subida da refi rate no atual ciclo no final do 3.º trimestre de 2019.

Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do BCE, o Presidente da autoridade, Mario Draghi, come-çou por referir que, desde o início do programa de com-pras de ativos ( APP), em janeiro de 2015, o Conselho de Governadores do BCE fez com que as aquisições de ati-vos líquidos sob o APP fossem condicionadas ao progres-so no sentido de um ajustamento sustentado na trajetória da inflação de médio prazo para níveis abaixo, mas pró-ximos, de 2%. De seguida, Draghi realçou que a avaliação mais aprofundada realizada desta última reunião permi-tiu ao Conselho de Governadores do BCE concluir que os progressos no sentido de um ajustamento sustentado da in-flação foram, até ao momento, substanciais, referindo, ainda, que as expectativas de inflação a mais longo prazo bem ancoradas, o atual forte crescimento subjacente da econo-mia da Zona Euro e o amplo grau de acomodação mone-tária fornecem motivos para o BCE estar confiante de que a convergência sustentada da inflação para o objetivo de médio prazo (2%) continuará no futuro próximo e será mantida, mes-mo após a redução e futura remoção do programa de compra de ativos. Assim, o Presidente do BCE reforçou que as deci-

sões de política monetária anunciadas nesta última reu-nião mantêm o atual amplo grau de acomodação mone-tária que garantirá a contínua convergência sustentada da inflação de médio prazo para níveis abaixo, mas pró-ximos, de 2%. O BCE considera que continuam a ser necessá-rios estímulos monetários amplos para que se continuem a gerar pressões inflacionistas internas que suportem desenvolvimentos na inflação no médio prazo, acrescentando que este apoio monetário continuará a ser fornecido pelas compras de ativos líquidos até final do ano, pelo montante já consi-derável de ativos adquiridos e pelos já referidos reinves-timentos previstos, bem como pela atual orientação da política a longo prazo (forward guidance) do BCE para as taxas de juro. De qualquer forma, o Conselho de Governa-dores do BCE está pronto para ajustar todos os seus instrumen-tos, conforme apropriado, para assegurar que a inflação conti-nua a avançar de forma sustentada para o referido objetivo de inflação de médio prazo

BCE veio rever em baixa a previsão de crescimento do PIB para 2018, mas manter a previsão para 2019 e 2020, vindo, por seu lado, subir a previsão de inflação para 2018 e 2019, e man-ter para 2020 Nesta reunião foram também conhecidas as novas projeções macroeconómicas do staff do BCE, segun-do as quais o PIB deverá registar crescimentos de 2.1% em 2018, de 1.9% em 2019 e de 1.7% em 2020. Em comparação com as anteriores projeções (realizadas em 08/03/2018), as perspetivas para o crescimento do PIB foram revistas em baixa para 2018 (em março, o BCE previa +2.4%), mas mantidas para 2019 e 2020. Estas previsões estão ligei-ramente abaixo das defendidas pelo Departamento de Estudos do Montepio, que apontam para crescimentos de 2.3% em 2018, de 2.0% em 2019 e de 1.8% em 2020. O BCE referiu ainda que os riscos em torno das perspetivas de crescimento para a Zona Euro se encontram relativa-mente balanceados, o mesmo que vem referindo desde julho de 2017. Relativamente à inflação, as novas proje-ções vieram aumentar a previsão de inflação para a Zo-na Euro para este ano e para o próximo, mas manter pa-ra 2010. Assim, o BCE aponta para aumentos de preços de 1.7% em 2018 (+1.4% em março), de 1.7% em 2019 (+1.4% em março) e de 1.7% em 2020 (+1.7% em março). De notar que, segundo estas previsões, a inflação encontrar-se-á as-sim, em 2020 (final do período de previsão), ainda abaixo da meta de inflação a médio prazo (+2.0%).

José Miguel Moreira

[email protected]

Page 27: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 27 www.diariodominho.pt

CANAIS POR CABO

06h30 Bom dia Portugal; 10h00 3 às 10; 11h00 3 às 11; 12h00 Jornal das 12; 13h00 Tudo é economia; 14h00 3 às 14; 14h45 RTP Mundial; 16h00 3 às 16; 17h00 3 às 17 (+ desporto); 17h50 RTP Mundial; 19h00 18/20 (+ economia e desporto); 19h50 As horas extraordinárias; 20h00 Encontro com Snowden; 21h00 360º; 23h00 3 às 23; 23h05 O outro lado; 00h00 24 Horas; 01h00 RTP Mundial; 01h30 Manchetes; 01h50 As horas extraordinárias; 02h00 Volta ao mundo; 02h15 Linha da frente

06h00 Edição da manhã; 09h45 Contas poupança; 10h00 Jornal das 10; 11h00 Jornal síntese; 11h10 Opinião pública; 12h00 Jornal meio-dia (+ desporto); 13h00 Jornal síntese; 13h30 Boa cama boa mesa; 13h45 Jornal das 2; 14h25 Edição da tarde; 18h55 Jornal das 7; 20h00 Jornal da noite; 21h00 Edição da noite; 22h00 Diário do Mundial; 23h00 Tempo extra; 00h00 Jornal da meia-noite; 01h00 Diário do Mundial; 01h40 Primeira página; 02h15 Cartaz

06h30 Diário da manhã; 10h00 No� cias; 11h00 No� cias; 11h30 SOS 24; 12h00 No� cias; 13h00 Jornal da uma; 14h00 No� cias; 14h30 SOS 24; 15h00 No� cias; 16h00 No� cias; 17h00 No� cias; 18h00 No� cias; 18h15 Mais transferências; 18h55 No� cias; 20h00 Jornal das 8; 21h25 21ª Hora; 23h00 Mais transferências; 00h00 25ª Hora; 01h00 2ª Hora; 01h32 Vou à bola con� go; 02h00 Cinebox; 02h15 21ª Hora

06h10 Mundial FIFA: Bélgica x Panamá, Suécia x Coreia do Sul, Tunísia x Inglaterra e Bélgica x Panamá; 13h00 Mundial FIFA: Colômbia x Japão (direto); 15h00 Mundial FIFA: Tunísia x Inglaterra; 16h00 Mundial FIFA: Polónia x Senegal (direto); 18h00 Mundial FIFA: Colômbia x Japão; 19h00 Mundial FIFA: Rússia x Egito (direto); 21h00 Mundial FIFA: Polónia x Senegal, Colômbia x Japão e Rússia x Egito

06h00 Ténis/ATP World Tour 500: melhores jogos; 09h10 Premier League/Clássicos 17-18: Crystal Palace x Man. United, Man. United x Liverpool e Chelsea x To� enham; 15h00 Mundial FIFA: Colômbia x Japão; 17h00 Bundesliga: Top Goals; 17h30 Premier League World; 18h00 Mundial FIFA: Polónia x Senegal; 20h00 Liga Espanhola: o campeão; 21h00 Mundial FIFA: Rússia x Egito; 23h00 Ténis/ATP World Tour 500: melhores jogos

05h20 Noiva em fuga; 07h25 O legado de Bourne; 09h35 Entrevista; 11h00 Ela é demais para mim; 12h45 Fomos soldados..; 15h00 Matem o mensageiro; 16h50 Universidade, a quanto obrigas!; 18h10 Scooby Doo 2: monstros à solta; 19h40 Solomon Kane; 21h30 Missão impossível III; 23h40 Sentença de morte; 01h30 Pequenos grandes detalhes; 03h10 Brisa de mudança

05h30 Castle; 08h35 Inesquecível; 13h05 Inves� gação cri-minal; 15h35 Os mercenários 2; 17h15 Mentes criminosas; 18h55 Chicago fi re; 21h25 Alice Nevers; 22h30 The blacklist; 23h25 Olho Vivo; 01h15 The blacklist; 02h05 Chicago fi re

CANAIS GENERALISTAS

06h30 Bom dia Portugal 10h00 A praça 12h00 Jornal da tarde 13h00 Mundial FIFA: Colômbia x Japão (direto) 15h00 Agora nós 17h30 Portugal em direto 19h00 O preço certo 19h45 Direito de antena 20h00 Telejornal 21h10 As noites do Mundial 22h15 1986 23h00 Quatro estações em Havana 00h45 Gurus do futebol: Fernando Santos

06h30 Repórter África 07h00 Zig zag 10h32 Desalinhado/A mentira da verdade 11h00 Euronews 11h35 Estórias do tempo da outra senhora 12h30 Visita guiada: Convento da Conceição, Beja 13h00 Toca a dançar 14h00 Sociedade civil: empregos de verão 15h00 A fé dos homens 15h30 Velocidade mortal 16h30 Medicinas do mundo 17h00 Zig zag 21h00 A mentira da verdade 21h30 Jornal 2 22h15 A trégua 23h15 Literatura aqui 23h35 Lixo extraordinário 01h20 E2 - Escola Superior de Comunicação Social 01h50 Sociedade civil

06h00 Edição da manhã 09h30 Queridas manhãs 13h00 Primeiro jornal 14h45 Mar salgado 17h15 Sol de inverno 18h15 Dr. Saúde 19h15 Linha aberta 20h00 Jornal da noite 21h45 Paixão 22h45 Vidas opostas 23h30 Festa do Mundial 23h345 O outro lado do paraíso 00h50 Night shift

06h30 Diário da manhã 10h10 Você na TV! 13h00 Jornal da uma 14h20 Secret story 15h00 Sedução 15h45 Espírito indomável 16h30 A tarde é sua 19h10 Apanha se puderes 20h00 Jornal das 8 (+ Euromilhões) 21h35 A herdeira 22h45 Secret story 01h15 Odisseia de risco

DOCUMENTÁRIOLIXO EXTRAORDINÁRIO A HISTÓRIA DE UM PROJETO ARTÍSTICO QUE ACABOU POR GANHAR UMA VERTENTE HUMANITÁRIA E INTERVENTIVA. UM DOCUMENTÁRIO TOCANTE QUE MOSTRA O PODER DA ARTERTP2, 23h35

TELEVISÃO CINEMA

A programação incluída nesta página é fornecida pelas estações de televisão. O Diário do Minho não se responsabiliza por eventuais alterações efetuadas pelos canais.

VER OUVIR &&&&&

CINEMAX - BRAGASHOPPINGSala 1 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – VP – 2D (M/6)Sessões: 15h00* – 15h00** – 17h30**

Sala 1 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D (M/12)Sessões: 21h40* – 21h40**

Sala 3 – DEADPOOL 2 – 2D (M/14)Sessões: 15h00* – 15h00**

Sala 3 – SOU SEXY, EU SEI! – 2D (M/12)Sessões: 21h55* – 17h30** – 21h55**

Sala 4 – HEREDITÁRIO – 2D (M/18)Sessões: 15h00* – 21h45* – 15h00** – 17h30** – 21h45**

Sala 5 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D (M/12)Sessões: 15h00* – 21h50* – 15h00** – 17h30** – 21h50**

*Diária **Sáb., dom. e feriado

CINEMAX - BARCELOS

Sala 1 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – VP – 2D (M/6)Sessões: 15h30* – 15h00**

Sala 1 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D (M/12)Sessões: 21h40* – 17h30** – 21h40**

*Diária **Sáb., dom. e feriado

FÓRUM - VIZELASala 1 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – VO (M/12)Sessões: 15h20 – 18h00 – 21h20 – 23h50*

Sala 2 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – VP (M/6)Sessão: 15h10

Sala 2 – SOU SEXY, EU SEI! – VO (M/12)Sessões: 17h10 – 19h20 – 21h35 – 23h55*

Sala 3 – O VALE ENCANTADO – VP (M/6)Sessões: 15h30 – 17h30 – 19h30

Sala 3 – DEADPOOL 2 – VO (M/14)Sessões: 21h30 – 23h59*

*6ª e sábado

NOS - BRAGA PARQUESala 1 – PRESA BRANCA – dob. (M/6)Sessões: 10h50* – 13h20 – 15h40 – 18h00

Sala 1 – TULLY (M/12)Sessões: 20h40 – 23h40

Sala 2 – A EXTRAORDINÁRIA VIAGEM DO FAQUIR (M/12)Sessões: 13h10 – 16h10 – 18h40 – 21h20 – 00h00

Sala 3 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO (M/12)Sessões: 14h00 – 17h20 – 21h20 – 00h10

Sala 4 – OS EMPATAS (M/14)Sessões: 13h50 – 16h30 – 19h10 – 21h50 – 00h25

Sala 5 – HEREDITÁRIO (M/18)Sessões: 12h35 – 15h30 – 18h30 – 21h30 – 00h35

Sala 6 – DEADPOOL (M/14)Sessões: 13h00 – 15h50 – 18h40 – 21h40 – 00h40

Sala 7 – O VALE ENCANTADO (M/6)Sessões: 11h10* – 13h40 – 16h20 – 18h45

Sala 7 – SOU SEXY, EU SEI! (M/12)Sessões: 21h10 – 23h50

Sala 8 – À DERIVA (M/12)Sessões: 14h10 – 16h40 – 19h20 – 22h00 – 00h30

Sala 8 – ABELHA MAIA: JOGOS DE MEL (M/6)Sessão: 11h30*

Sala 9 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – dob. (M/6)Sessões: 11h00* – 13h30 – 16h00 – 18h20

Sala 9 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D (M/12)Sessões: 20h50 – 00h05

*Sábado e domingo

CINEPLACE - NOVA ARCADASala 1 – À DERIVA – 2D (M/12)Sessões: 15h00 – 17h10 – 19h20 – 21h30 – 23h40

Sala 2 – DEADPOOL 2 – 2D Atmos (M/14)Sessões: 14h00 – 16h30 – 19h00 – 21h30 – 00h00

Sala 3 – PRESA BRANCA – 2D – VP (M/6)Sessões: 13h00 – 15h00 – 17h00

Sala 3 – SOU SEXY, EU SEI! – 2D (M/12)Sessões: 19h00 – 21h20 – 23h45

Sala 4 – O VALE ENCANTADO – 2D – VP (M/6)Sessões: 13h50 – 15h50 – 17h50 – 19h50

Sala 4 – OS INVISÍVEIS – 2D (M/12)Sessões: 21h50 – 00h15

Sala 5 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – VP – 2D (M/6)Sessões: 13h10 – 15h10 – 17h10 – 19h10

Salas 5 – VINGADORES: GUERRA DO INFINITO – 2D (M/12)Sessão: 21h10

Sala 6 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D Atmos (M/12)Sessões: 13h20 – 16h00 – 18h40 (3D) – 21h20 – 00h05

Sala 7 – A EXTRAORDINÁRIA VIAGEM DO FAQUIR – 2D (M/12)Sessões: 15h40 – 17h40 – 19h40 – 21h40 – 23h40

Sala 7 – PETER RABBIT – 2D – VP (M/16)Sessão: 13h30

Sala 8 – ASAS PELOS ARES – 2D – VP (M/6)Sessões: 13h50 – 15h50 – 17h50

Sala 8 – TULLY – 2D (M/12)Sessões: 19h50 – 22h00 – 00h10

Sala 9 – A CADA DIA – 2D (M/12)Sessões: 13h10 – 15h20 – 17h30

Sala 9 – EVA – 2D (M/12)Sessões: 19h40 – 21h50 – 00h00

Sala 10 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D Atmos (M/12)Sessões: 13h50 – 16h30 – 19h10 – 21h50

Sala 11 – SHERLOCK GNOMES – 2D – VP (M/6)Sessão: 13h40

Sala 11 – O SEGREDO DOS KENNEDY – 2D (M/12)Sessão: 18h50

Sala 11 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D (M/12)Sessões: 16h00 – 21h10 – 23h55

Sala 12 – HEREDITÁRIO – 2D (M/12)Sessões: 16h10 – 18h50 – 21h30 – 00h10

Sala 12 – OS SUPER-HERÓIS DA SELVA – 2D – VP (M/6)Sessão: 14h00

LUCKY STAR - CINECLUBE BRAGAOS AMANTES CRUCIFICADOS – de Kenji Mizoguchi (M/12)Sessão: 21h30 (Cinemax Bragashopping)

00h00 Suave é a Noite, Aurélio Carlos Moreira; 03h00 As Músicas da Sim; 05h00 Sim é Manhã, Carlos Lopes; 08h00 Olha que Dois, Carlos Cou� nho e Mariana Marques Vidal; 12h00 Assim ou Assado, Felicidade Ramos; 14h00 Giras e Discos, Helena Almeida e Inês Carneiro; 18h30 Rosário; 19h00 Livre Trânsito, José Manuel Monteiro; 22h00 Casa de Fados, José da Câmara

RÁDIO SIM EM BRAGA 101.1FM E 576AM

00h00 INDIEpendência, João Pereira; 01h00 Alto Mar, Dio-go Nóvoa; 02h00 Music Hal; 08h00 Abel Duarte; 10h50 Eli-sabete Apresentação; 11h05 UM em Antena, Paulo Costa; 11h40 Elisabete Apresentação; 14h00 Sérgio Xavier; 16h00 Sara Pereira; 19h00 Português Suave, Pedro Duarte; 20h00 Campus Verbal, Elsa Moura; 21h00 Ficha Tripla, João Mou-ra; 22h00 Blast!

RÁDIO UNIVERSITÁRIA DO MINHO 97.5FM

RÁDIO

Page 28: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

28 DIÁRIO DO MINHO / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

TERÇA-FEIRA da SEMANA XIS. Romualdo, abade – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18).

L 1 1 Reis 21, 17-29; Sal 50 (51), 3-4. 5-6a. 11 e 16 Ev Mt 5, 43-48

CARMO – Das 8h30 às 9h00, das 9h30 às 11h00 e das 15h30 às 18h30 (de terça-feira a sábado). CONGREGA�DOS – Todos os dias, exceto aos domingos e dias san-tos, conforme o horário afi xado nas pautas de avisos da igreja. MENSAGEIRO – Das 10h00 às 12h00, exceto quartas-feiras, domingos e feriados. PÓPULO – Todosos dias, exceto terças-feiras e domingos, das 8h30 às 10h00.

CONFISSÕES

REGRAS SUDOKU: O Sudoku é um jogo de lógica muito simples e ca� vante. O objec� vo é preencher uma grelha (9x9) com números de 1 a 9, sem repe� r números em cada linha e em cada coluna. Também não se pode repe� r números em cada quadrado de 3x3. Bom Jogo!

DIFICULDADE: DIFÍCIL

6 35 4 8

6 1 52 6 58 9 7 61 3 9

7 8 15 6 8

3 4

SUDOKU

HUMORNum Banco:– Bom dia, venho pagar a úl� ma prestação do berço do meu fi lho.– E como vai o menino? – pergunta atenciosamente a funcionária.– Vai muito bem, obrigado! Olhe, casa-se amanhã….

9 8 5 3 1 2 4 7 66 2 7 4 5 9 8 1 31 4 3 6 7 8 5 2 92 3 8 1 6 4 9 5 77 1 6 9 2 5 3 4 84 5 9 7 8 3 2 6 13 9 1 2 4 6 7 8 55 7 4 8 9 1 6 3 28 6 2 5 3 7 1 9 4

* Solução do número anterior7 8 9 1 6 4 3 2 53 2 1 7 8 5 4 6 95 4 6 3 9 2 8 7 12 1 4 6 5 8 7 9 39 5 7 2 3 1 6 4 88 6 3 4 7 9 5 1 24 3 2 8 1 6 9 5 76 9 8 5 2 7 1 3 41 7 5 9 4 3 2 8 6

* Solução do número anterior

QUEM FALA ASSIM…«A gente nem sempre vive onde mora. Por isso não importa o lugar onde o corpo é habitante. Os pensamentos são a nossa casa e é neles que vivemos ou deixamos de viver». Clara Dawn

VEJA SE SABE…O _________ de verão ocorre na próxima quinta-feira, dia 21 de junho, às 11h07m, marcando o começo do verão no hemisfério norte.

CALENDÁRIO

FARMÁCIAS

BRAGA:Coelho - Praça do Município, nº 66

AMARES: Pinheiro Manso

BARCELOS: Central

CABECEIRAS DE BASTO: Barros

CALDAS DE VIZELA: Campante

CELORICO DE BASTO: Neves Ferreira

ESPOSENDE: Monteiro

FAFE: Quinchães

GUIMARÃES: Horus

PÓVOA DE LANHOSO: S. José

PAUSA

R: Solstício.

DIFICULDADE: FÁCIL

4 1 79 1 6 2 32 3 8 6

5 7 2 19 3 46 5 8 2 7

4 9 2 12 7 1 3 9

5 6 2

VIEIRA DO MINHO: Freitas

VILA NOVA DE FAMALICÃO: Gavião

VILA VERDE:Santa Casa da Mise-ricórdia

VIANA DO CASTELO: Simões

ARCOS DE VALDEVEZ: Arcuense

CAMINHA: Beirão Rendeiro

MONÇÃO: S. Pedro

PAREDES DE COURA: Ribeiro

PONTE DA BARCA: Saúde

PONTE DE LIMA: Cerqueira

VALENÇA: Central

VILA PRAIA DE ÂNCORA: Brito

Horizontais: 1- História mentirosa. 2- Encontrão (pop.); Canadá (abrev.). 3- Designação do tecido pulmonar; An-fíbio anuro, de cor acastanhada (Brasil). 4- Ser manhoso como a raposa. 5- Suf. de quantidade; Oés-noroeste (s.g.); Poeira. 6- Nota musical; É uma das línguas oficiais (juntamente com o português) de Timor-Leste. 7- No presente; Adversário. 8- Causar. 9- Caminho longo. 10- Membrana média do olho, situada entre a esclerótica e a retina; Saudável.

Ver� cais: 1- Ronda de vigilância. 2- Força que tende a aproximar uma pessoa de outra; Eletrão-volt (símb.). 3- Bocado de qualquer pano velho; Nome masculino. 4- Galho; Frigideira. 5- Casualidade; Dois em num. ro-mana. 6- Totalmente (expressão). 7- Hólmio (s.q.); Nome feminino. 8- Exprime admiração (interj.); Pessoa que faz parte de uma tuna (grupo musical) (plu.). 9- Desonesto. 10- Que tem forma de lagarto.

SOLUÇÕES DO NÚMERO ANTERIOR | Horizontais: 1- Marisco; PG. 2- Ejetor; Cão. 3- Nugacidade. 4- Ida; Aníbal. 5- Saturado. 6- Crer; ata. 7- Isentivo. 8- Cristina. 9- Élan; Coro. 10- Casório; Os. Ver� cais: 1- Menisco; EC. 2- Ajudar; Clã. 3- Regateiras. 4- ita; Ursino. 5- Socar; ês. 6- Crina; NT. 7- Didático. 8- Cabotino. 9- Pada; Avaro. 10- Goela; Os.

PALAVRAS CRUZADAS

Com o apoio da Porto Editora

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

TELEFONES ÚTEISEMERGÊNCIA ................................................ 112

AMARESGNR .................................................. 253 900 070Centro de Saúde ...................253 909 230Bombeiros Voluntários ...253 993 162

BARCELOSPSP .....................................................253 802 570Hospital .........................................253 809 200Bombeiros Voluntários ...253 802 050

BRAGAHospital de Braga ................253 027 000GNR ...................................................253 203 030PSP .....................................................253 200 420Polícia Municipal ..................253 609 740Cruz Vermelha ........................253 208 872Bombeiros Sapadores ......253 264 077Bombeiros Voluntários ...253 200 430Braga Táxis ........................ 253 253 253916 233 602 - 966 233 602 - 936 233 602Ambubraga Ambulâncias ...253 257 257Loja do Cidadão (Informações) .......................... 707 241 107

ESPOSENDEGNR ...................................................253 989 110Hospital .........................................253 965 115Bombeiros Voluntários ...253 969 110

FAFEGNR ...................................................253 490 890Hospital .........................................253 700 300Bombeiros Voluntários ...253 598 111

FAMALICÃOPSP .....................................................252 373 375Hospital .........................................252 300 800Bombeiros Voluntários ...252 301 110

GUIMARÃESPSP .....................................................253 540 660Hospital .........................................253 540 330Bombeiros Voluntários ...253 515 444

PÓVOA DE LANHOSOBombeiros Voluntários ...253 639 240Hospital António Lopes ..253 639 030

TERRAS DE BOUROCentro de Saúde ...................253 350 030GNR ...................................................253 391 137Bombeiros Voluntários ...253 350 110

VIANA DO CASTELOPSP .....................................................258 809 880Hospital .........................................258 802 100Bombeiros Voluntários ...258 730 643

VILA VERDEGNR .................................................. 253 320 100Hospital ........................................253 310 120Bombeiros Voluntários ...253 310 390

VIZELAGNR .................................................. 253 481 261Centro de Saúde .................. 253 589 040Bombeiros Voluntários ...253 489 100

Page 29: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Necrologia / DIÁRIO DO MINHO 29 www.diariodominho.pt

Ofertas de empregoO Diário do Minho publica, gratuitamente,

as oportunidades de emprego que, semanal-mente, lhe são enviadas pelo IEFP (Instituto

do Emprego e Formação Profissional).

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obt-er mais informações ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal http://www.netemprego.gov.pt /utilizando a referência (Ref.) associada a cada oferta de emprego.

Alerta-se para a possi-bilidade de ocorrência de situações em que a oferta de emprego pub-licada já foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponi-bilização e a sua pub-licação.

AGRADECIMENTO E MISSA DE 7.º DIADE

José Júlio Pimentel Magalhães e VasconcelosA família vem por este único meio, agradecer todas as manifestações de

pesar e carinho recebidas aquando do falecimento do Sr. JOSÉ JÚLIO PIMENTEL MAGALHÃES E VASCONCELOS.

Aproveita o ensejo para comunicar que será celebrada missa de 7.º dia hoje, terça-feira, dia 19, pelas 12h00, na Basílica dos Congregados – Braga.

Antecipadamente agradece a todos quantos se dignem participar neste ato religioso.A FAMÍLIA

Lomar – BragaPARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO E MISSA 7.º DIA

DE

Manuel Gomes Fernandes MacielSua esposa, fi lhas, genros, netos e demais família participam a todas

as pessoas de suas relações e amizade o falecimento do Sr. MANUEL GOMES FERNANDES MACIEL, de 68 anos.

O corpo do saudoso falecido encontra-se em câmara-ardente na capela mortuária de Lomar. O seu funeral realiza-se, hoje terça-feira, dia 19, com celebração de missa de corpo presente às 17h00, na igreja paroquial de Lomar, fi nda a qual irá a sepultar no cemitério local.

A missa de 7.º dia será celebrada no próximo sábado, dia 23 de junho, às 19h15, na igreja paroquial de Lomar.

Antecipadamente a família agradece a todos aqueles que honrem com a sua presença nas cerimónias fúnebres em memória do saudoso falecido.

Grupo Funerário Bracarense / Bracara Augusta – Tel.: 968 225 005 / 253 200 240 / 916 646 567 A FAMÍLIA

MISSA DE 5.º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

Américo Fernandes BarbosaSua família participa a todas as pessoas de suas relações e

amizade que será celebrada missa de 5.º aniversário de falecimento do Sr. AMÉRICO FERNANDES BARBOSA, hoje, terça-feira, dia 19 de junho, pelas 19h15, na igreja paroquial de Lomar.

Antecipadamente a família agradece a todos quantos se dignem honrar com a sua presença.

Grupo Funerário Bracarense / Bracara Augusta – Tel.: 968 225 005 / 253 200 240 / 916 646 567

A FAMÍLIA

Envie a sua publicidade [email protected]

Page 30: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

30 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

Vendido1606 m2 938 m2 815 m2 759 m2

Vendido

VENDE-SELOTES P/ PAVILHÕES

LOCALIZAÇÃO: SETE FONTESPRÓXIMO DO NOVO HOSPITAL DE BRAGA

Contacto 253 215 321

Insp

arede

sCe

ntro d

e Ins

pecç

ões

IMOBRAGA IMOBILIÁRIA

RECRUTACOMERCIAIS

Enviar curriculum:[email protected]

Agendar entrevista: 915 592 732

VENDO T3NA ZONA DO PACHANCHO Uma suite, ar condicionado,

lareira c/ recuperador, garagem fechada p/ 1 carro.

185.000 €967 066 522

COMPRO!!!Imóveis, Automóveis,

Ouro/Prata,Antiguidades…

Tel.: 967 200 625E-mail:

[email protected]

COMPROIMÓVEIS

Mesmo c/ penhorasou hipotecas.914 907 417

PRECISA-SE

AJUDANTE COZINHEIRO/A

Com prática.Tel. 253 274 242

PISCINAS RAMOSPROCURAMOS

TÉCNICOS DE MANUTENÇÃODE PISCINAS COM EXPERIÊNCIA Possibilidade de integração nos quadros da empresa.

Contacto: 916 152 593 / 253 614 969email: [email protected]

ARRENDO T1Varanda, garagem individual,

aquecimento central. Placa e exaustor. Junto ao

Centro Escolar de Lamaçães.Preço: 400 €

Tel. 929 442 592

960 050 509 Rua dos Barbosas, 44715-267 Braga

T2/T3 novos ................................. a partir de 165.000 €T3 S. Lázaro remodelado .............................. 75.000 €T3 Maximinos ................................................. 110.000 €T3 Ponte Pedrinha, c/ 3 garagens............... 110.000 €T3 Ferreiros, último piso, terraço 140m2 ... 160.000 €T3 Pachancho ................................................ 185.000 €T4 Lamaçães, novo, gar. 3 carros .............. 245.000 €Moradia T4 banda, Dume ............................. 220.000 €Moradia gav. T3, gar. e armazém, Lomar ... 249.000 €Moradia banda T3 nova, Lamaçães ........... 235.000 €Lote individual, Tenões, 834 m2 .................. 265.000 €Lote p/ pavilhão indust., Braga, 1855 m2 ... 220.000 €Lote industrial Monsul................. a partir de 24.000 €

PRÉDIO NO CENTRONovo, T4, cozinha

equipada, pré-ar cond., aspiração central, varanda,

garagem p/ 2 carros.Tel. 932 846 731

COMPROAPARTAMENTOS

PARA VENDA EM BRAGA(Pago a pronto, só particulares)

966 069 622

COMPROIMÓVEIS

NA ZONA DE BRAGA961 500 272

Telf.: 253 273 039966 178 499 | 912 320 250

[email protected]

Largo Espadanido 4A 4710-214 Braga (Quinta da Capela)

www.standcardoso.com

ALFA ROMEO GIULETTA 1.6 JTD M 2013 AC, GPS, FCC, DA, ABS, VE, EST PELE, IMPECÁVEL 13.250 €BMW 330D CABRIO 10/2007 NACIONAL, PACK M, CX. 6 VEL, PM, BANCOS PELE, LIV REV. 21.900 €BMW 318D TOURING 2010 NACION., LIVRO REVISÕES, GPS PROFISSIONAL, 1 REGISTO 16.500 €FIAT BRAVO MULTI-JET 16V 2008 VERSÃO DYNAMIC, ACA, JE, ABS, PM, AL, NAC., LB DE REV. 7.950 €FIAT DOBLO MULTI-JET 2006 COM IVA DEDUTÍVEL, VE, FC, DUAL-DA, RCD 3.250 €FIAT PANDA 1.1 2005 NACIONAL, AC, RCD, PM, DUAL-DA, ABS, VE, FCC, IMP 3.600 €FIAT PANDA 1.1I 4X4 1993 PRÉ-CLÁSSICO, DUPLO TETO, PM, ORIGINAL, IMPECÁVEL 3.750 €FIAT PUNTO HLX 1999 VE, FC, RC, DUAL-DA, 5 PORTAS, JE 1.590 €FORD EXPLORER 4.0I 1997 AC, EP ELTRC, TAE, PM, JE, CX AUT, VE, 4X4, LIV DE REVISÕES 4.250 €LANCIA MUSA 1.3 16V M.JET. 2005 VERSÃO ORO, NACIONAL, DUPLO TETO, PM, ABS, AL 5.500 €LAND ROVER DISCOVERY 300TDI 1995 AC, DA, AL, FCC, ORIGINAL E ESTIMADO, 3 PORTAS 5.600 €LAND ROVER FREELANDER 2.0 DI 1999 AC, 5 PORTAS, JE, AL, DA, FCC, PM, RC, BARRAS, ABS 3.590 €MERCEDES CLK KOMPRESSOR 1999 VIATURA NACIONAL, COM KIT GPL, PM, ALARME 7.000 €MERCEDES B180 CDI 2007 NACIONAL, IUC ANTIGO, CX 6 VEL., LIVRO REV., IMPECÁVEL 11.900 €OPEL CORSA 1.7 DI VAN 2002 DA, FCC, IMOBI, PM, RC, DEDUZ IVA 2.590 €TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 2010 NACIONAL, 5 PORTAS, AC, ALARME, LIVRO REV., CX 6 VEL., 8.500 €VW BEETLE 2.0 I. 1999 VE, NACIONAL, DA, JE, ALARME, IMOB., PM, RCD, 2 REG., AC 3.600 €

1 ano de garantia +++ veículos em stock «oferta do registo»

DINHEIRO JÁ €€€Créditos Bancários e Investimentos

INVESTIMENTOS NA HORA SOBRE: Imóveis, Automóveis, Ouro, Prata e Obras de Arte.Penhorista: Ouro, Prata.

Tenha dinheiro na hora pelos seus bens.STATUSMONEY: Rua dos Barbosas n.º 27 – Braga

Ligue já: 967 200 625 ou 253 615 311 – [email protected]

STATUSMONEY… Porque dinheiro não é problema… É a solução.

PRECISA-SE– AJUDANTE DE CONSTRUÇÃO CIVIL– ASSENTADOR DE CERÂMICOS– CARPINTEIRO DE MONTAGENS

Oferece-se salário apelativoe compatível com as funções.

Empresa de Bragacom bastante trabalhoem Braga e arredores.

Só interessados916 268 225

Precisa-se para obras em BRAGA:

TROLHA POLIVALENTEAJUDANTE DE TROLHA

Tel. 934 507 [email protected]

VENDOTERRENO

NOGUEIRACOMERCIAL//INDUSTRIAL

Estrada:Braga – Guimarães

Tel. 968 015 522

Page 31: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 31 www.diariodominho.pt

Page 32: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

32 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

Em Vila Verde. Com excelente bom gosto e acabamentos de luxo. Visite!

Excelente estado de conservação, com 2 wc's, cozinha equipada, elevador e lugar de garagem. Arrendado por 250€/mês.

No centro comercial Braga Shopping. 50 m2,destinada a atividades comerciais ou profi ssões liberais. Inicie aqui a sua actividade!

Complet. remodelado com materiais de 1.ª qualidade. Bom investimento, imóvel arrendado por 300€/mês. C.E.:(E).

Em S. Pedro D´Este. Excelente localização e vistas desafogadas sobre o Vale de Gualtar.

Em Cabanelas. Para construção de moradia em banda, em zona sossegada, com excelente exposição solar.

Em edf. de habitação, com 12 m2, localizado em zona de serviços e comércio.

Em Nogueira. Boas áreas, garagem para 4 viaturas, 2 salas, logradouro com 50 m2 e bons acessos. C.E.:(F).

Em Aboim de Nóbrega, Vila Verde. Inserida em zona muito solicitada para turismo rural, completamente restaurada, junto ao rio, vários serviços e muito próximo do Gerês. Ótimo para passar os fi ns-de-semana.

No centro da cidade, em plena Av. da Liberdade, com elevador. O imóvel encontra-se arrendado por 300€/mês.

MORADIA INDIVIDUAL T5 T2 EM REAL LOJA – BRAGA SHOPPING EXCELENTE T1 EM MAXIMINOS

LOTE PARA CONSTRUÇÃO LUGAR DE GARAGEM – S. VICTOR EXCELENTE MORADIATERRENO COM 233 M2

MORADIA T2 RÚSTICA EXCELENTE T2+2

325.000 € ID Imóvel 124391022-29 65.000 € ID Imóvel 124391009-36 25.000 € ID Imóvel 124391009-39 49.800 € ID Imóvel 124391022-9

80.000 € ID Imóvel 124391022-1 28.000 € ID Imóvel 124391009-46 6.000 € ID Imóvel 124391009-47 220.000 € ID Imóvel 124391022-11

112.000 € ID Imóvel 124391022-15 95.000 € ID Imóvel 124391022-16

NOVIDADE

Page 33: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 33 www.diariodominho.pt

Boas Áreas, Terraço c/ Churrasqueira, Garagem para 1/2 Carros. Oportunidade!

APARTAMENTOS T3 NOVOS – CENTRO

Desde 155.000 € Ref. 5440

Aq. e Asp. Central, Soalho Pregado, Gara-gem ind. Perfeito Estado… Marque Visita!

APARTAMENTO T3 – MAXIMINOS

159.000 € Ref. 5554

Com aprox. 500 m2, Localização Privilegiada… Na Encosta do Bom Jesus!

TERRENO – S. PEDRO (ESTE)

95.000 € Ref. 5538

Terreno c/ aprox. 794 m2, 2 Pisos, Aq. Central, Recup. “Dupla Face”, Furo Água. Marque Visita!

MORADIA IND. T3 – VILA VERDE

199.000 € Ref. 5557

Stand 1: Av. das Barreiras, n.º 288 / Tamel S. Veríssimo / Barcelos Stand 2: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro / VF S. Pedro / Barcelos Telef. 253 826 181 Fax. 253 826 182 Mov. 932 748 421www.gilcar.pt

Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão AnoGASOLINA

BMW MOTO R 1200 GS 2016BMW MOTO R 1200 GSA 2016CITROEN C 1 1.0 5P AUTOM 2010DACIA SANDERO 1.0 TCE 5P 2013FIAT BRAVO 1.4T-JET 16V SPORT 2008FIAT 500 1.2 2015FIAT PUNTO EVO 1.4 SP 5P 2010FORD KA 1.2 TITTANIO 2009FORD FIESTA 1.25 5P 2012FORD FOCUS 1.0 125CV TITTANIO 2016FORD FOCUS SW 1.4 SPORT 2009HONDA CIVIC 1.4 5P 2003MINI ONE 1.4 95CV 2007NISSAN JUKE 1.6 117CV 2012NISSAN MICRA 1.2 5P 2015NISSAN PIXO 1.0 5P 2012OPEL ZAFIRA 1.6 7LUG 2005OPEL ASTRA 1.4 16V 5P COSMO 2005POLARIS HAWKEYE 300 4X2 2010PEUGEOT 107 5P 2012PEUGEOT 308 1.6 5P 150CV 2008RENAULT CAPTUR 1.0 TCE 100CV C\GPS 2016RENAULT CLIO 1.2 SW+GPS 2010RENAULT CLIO 1.2 16V 2008SEAT IBIZA 1.2 5P 2014TOYOTA AURIS 1.3 VVTI 2010TOYOTA YARIS 1.0 VVTI 2006VOLKSWAGEN GOLF V SW 1.4I 2009

VOLKSWAGEN GOLF V 1.4I 5P 2008

DIESEIS DE 5,7 LUGARES ALFA ROMEO MITO 1.3 JTD +GPS 2015ALFA ROMEO MITO 1.3 JTS 2010ALFA ROMEO MITO 1.6 JTD 120CV 2009AUDI A5 TDI SPORTB 150CV 2014AUDI A4 TDI SPORT 136CV SW 2010AUDI A4 TDI 130CV 2002AUDI A3 TDI 105CV 3P 2014BMW 320D SW AUT+GPS 2014BMW 320D SW+GPS+TA+FX 2010BMW 318D SPORT-LINE+GPS+CXA 2015BMW 316D SW+GPS 2013BMW 116D SPORT+GPS 2015CITROEN C5 HDI SW VTR+GPS 2013CITROEN C5 HDI VTR+GPS 2011CITROEN C4 1.6 HDI 2016CITROEN C4 1.6HDI 115CV EXCLUZ CXA 2012CITROEN CACTUS 1.6 HDI +GPS+CMT 2015CITROEN DS 5 HDI 1.6+GPS+CXAUT 2015CITROEN DS 3 HDI 1.6+GPS 2013CITROEN C2 1.4HDI+CXAUT 2004DODGE CALIBER 2.0 CRD 2007FIAT BRAVO 1.6 M-JET 2009FIAT 500L M-JET 2015FORD S-MAX TDCI TITTANIO 2.0 150CV 2016FORD C-MAX TDCI TITTANIO 1.6 2008FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2014FORD FOCUS TDCI TRENDE 5P 95CV 2011

FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2008FORD FIESTA TDCI 1.4 2010LAND ROVER EVOQUE 2.0D 150CV 2016MAZDA M-3 1.6D 115CV 2011MAZDA M-3 1.6D 115CV 2009MERCEDES E COUPE 250CDI 2009MERCEDES C COUPE 250CDI AMG 9-G 2016MERCEDES C 200D AVANTGARD+GPS SW 2015MERCEDES C 220CDI AVANTGARD+GPS+CXA 2008MERCEDES A 180D AMG+CXA+GPS 2016MERCEDES A 160CDI+GPS+CMT+CXA 2016MERCEDES B 180D+GPS+CMT 2015MINI ONE D 2014MINI COOPER D 2008NISSAN TIIDA DCI 105CV 2008NISSAN QASHQAI DCI 110CV 2014NISSAN QASHQAI DCI 1.5 110CV 2007OPEL HINSIGNIA 2.0 CDTI COSMO 2014OPEL VECTRA SW 1.9 CDTI 120CV 2007OPEL ASTRA CDTI 125 CV 2010OPEL ASTRA SW CDTI 125CV +GPS+TA 2011OPEL ASTRA SW 1.7 CDTI 125CV 2008OPEL ASTRA GTC 1.7 125CV 2008OPEL ASTRA GTC 90CV 2006OPEL CORSA CDTI 5P COSMO 2006PEUGEOT 508 SW HDI 115CV 2014PEUGEOT 3008 HDI 120CV+GPS+CXA+CMT 2015PEUGEOT 308 SW HDI 120CV 2015RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2014RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2013

RENAULT MEGANE DCI COUPE 2010RENAULT MEGANE DCI DYNAMI 2005RENAULT CLIO DCI +GPS 2015RENAULT CLIO SW DCI 90CV+GPS 2014SEAT ALHAMBRA 1.9 TDI 2010SEAT IBIZA ST 1.6 TDI 2013VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CMT 2015VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CXAUT+CMT 2014VOLVO XC 60 2.0 D4 180CV+CXA+GPS 2015VOLVO XC 60 2.0 D3 150CV+GPS 2015VOLKSWAGEN TIGUAN 2.0TDI SPORT 4MOTION 2007VOLKSWAGEN PASSAT 2.0 TDI 140CV+GPS+CXAU 2013VOLKSWAGEN GOLF VII TDI 1.6 5P 2015VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 2.0 3P 2010VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 1.6 DSG 5P 2010VOLKSWAGEN GOLF V TDI 1.9 5P 2004TOYOTA AURIS D-4D 1.4 90CV 2008TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 90CV+GPS+CMT 2015

ELECTRICOSBMW I3 2015NISSAN LEAF 2015TESLA MODEL S 75 2016TESLA MODEL S 90D 2016TESLA MODEL S 100D 2018

COMERCIAIS E FURGOES DE 3,7,9 LUGARESCITROEN BERLINGO HDI 90CV+GPS 2015MERCEDES SPRINTER 316 2015OPEL ASTRA GTC VAN 90CV 2006OPEL VIVARO CDTI 120CV 9LUG+GPS 2015

Page 34: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

34 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / TERÇA-FEIRA / 19.06.18www.diariodominho.pt

TEMOS TAMBÉM EM MERELIM, FERREIROS E LOMAR

DESDE 172.000€ (pronta)

T3

T4DESDE 172.000 € (venda direta)NovasÚLTIMAS MORADIAS

Construímos com qualidade há mais de 30 anosTEL. 253 254 081 | TLM. 918 022 389

Rua do Taxa – S. Victor - Braga AMI: 7630

MORADIAINDIVIDUALT3 S. VICENTEAq. Central Completo; Roupeiros Embutidos; Churrasqueira;Excelente Logradouro.Ref. 013-2972

APARTAMENTOT2 S. JOSÉ S. LÁZAROTerraço; Marquise;Recuperador Calor; Roupeiros Embutidos;Vistas Panorâmicas;Ref. 013-3029

MORADIA BANDA T4FRAIÃOAr Condicionado; Aq. Central; Logradouro;Vistas sobre a cidade!Ref. 013-3040

112.000 €

149.900 €

265.000 €

TRESPASSE CAFÉ Celeirós .............. 50.000 €

aosmelhores preçosdo mercado

consulte-nos

PRÉ-IMPRESSÃO IMPRESSÃO ACABAMENTOESPECIALISTAS

JORNAIS LIVROS Trabalhamos com as principais editoras

REVISTAS CATÁLOGOS Design e produção completa

PRÉ-IMPRESSÃO IMPRESSÃOO CABAMENTOAC

Page 35: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

19.06.18 / TERÇA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 35 www.diariodominho.pt

R. MONSENHOR FERREIRA, 195 4710-407 S. VICTOR BRAGA – FRENTE AO CENTRO IBÉRICO DE NANOTECNOLOGIA

AM

I: 8

39

8

253 270 019 – 931 493 509WWW.MEDIVANTAGEM.COM

[email protected]

2809/A

T3 FROSSOS

Em óptimo estado de conservação, com tectos falsos, aquecimento por acumuladores de calor,

muita arrumação e garagem individual. CE: C

2778/J

MORADIA INDIVIDUAL

Térrea com piscina localizada em Lago, Amares. Inserida em lote com 1781 m2, com uma área de habitação

de 365 m2. Lareira e aquecimento central. CE: NC

2831/J2

ANDAR MORADIA CENTRO

Com grande logradouro, garagem e cave para arrumos. Excelentes acessos, próximo de todo o tipo de comércio

e serviços. CE: NC

2803/A2

MORADIAS NOVAS

A poucos minutos de Braga, equipada com ar condicionado, roupeiros em todos os quartos, estores elétricos

e recuperador de calor. Garagem para 4 carros. CE: NC

om ar condicionado,tores elétricos

€ 220.000m tectos falsos, de calor

€ 89.000em Lago, Amares. uma área de habitação

A PREÇO SOB CONSULTA

AMI 14727

Praça do Condestável, n.º156 - loja 16/rc (Edifício Eiffel) Maximinos - Braga | Tel. 253 041 727 | [email protected] | www.lardesonho.pt/bragaRef.: 246-M-00707

€ 57.500

Com logradouro, para restauro, possibilidade de reconstrução

para 1 moradia térrea,

BOM ACESSO

M O R A D I A S . V I C T O R

Ref.: 246-N-00728

€ 17.500

Completamente equipado, bem localizado,

boa carteira de clientes, zona nobre

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

C A B E L E I R E I R O E E S T É T I C A

e cave para arrumos. odo o tipo de comércio

PREÇO SOB CONSULTA

Page 36: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

Concertação Social cumpriu «uma das suas missões mais nobres»

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, con-siderou ontem que o acordo sobre alte-

rações à legislação laboral mostrou que a Concertação Social cumpriu «uma das suas missões mais nobres», salientando a importância do diálogo social.

O governante falava na cerimónia de assinatu-ra do acordo de Concer-tação Social fechado em 30 de maio entre as qua-tro confederações patro-nais e a UGT, que decor-reu esta tarde no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, com a presen-ça do primeiro-ministro, António Costa.

«Quando é possível atingirmos este ponto na Concertação Social, ela está a cumprir uma das suas missões mais nobres, que é precisamente pro-duzir resultados com ca-

33 3020 20

BRAGA VIANA DO CASTELO

BOM TEMPOBOM TEMPO

CÉU POUCO NUBLADO. VENTO FRACO DE ESTE, TORNANDO-SE FRACO, VARIÁVEL.

TERÇA-FEIRA 19.JUNHO.2018

CÉU POUCO NUBLADO. VENTO FRACO DE ESTE, TORNANDO-SE FRACO, VARIÁVEL.

Marcelo defende que acordode concertação social«é o possível e adequado»

O Presidente da Repú-blica defendeu ontem que o acordo de con-certação social sobre legislação laboral «é o possível e adequado», constituindo uma so-lução equilibrada que nem mantém o regi-me da "troika" nem cria uma rutura radical.

«Esse equilíbrio po-de não corresponder à visão de uns e de ou-tros – dos que defen-deriam a intangibilida-de do regime do tempo da "troika" e dos que de-sejariam rutura mais profunda, nomeada-mente na caducidade da contração coletiva. Mas foi e é o possível e adequado neste tem-po», afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa falava na Câmara de Comércio e Indús-tria Portuguesa, em Lis-boa, durante um almo-ço comemorativo do 184.º aniversário da fun-dação desta instituição.

O chefe de Estado começou por conside-rar que «o acordo so-ciolaboral» alcança-do no dia 30 de maio entre Governo, confe-derações patronais e a central sindical UGT –

com a CGTP a ficar de fora – «foi sensato, equilibrado e oportu-no, mesmo se aqui e ali mal explicado polí-tica ou juridicamente».

«Reduz-se a preca-riedade, estabiliza-se o mercado de trabalho, alarga-se o período ex-perimental para os con-tratos sem termo ou a prazo, ou seja, de mais longa duração. Nem se mantém o regime do tempo da crise nem se introduz radical mu-dança de efeitos impre-visíveis», acrescentou.

As alterações à le-gislação laboral acor-dadas em concertação social foram critica-das por PCP e Bloco de Esquerda.

Na quinta-feira, Car-los César, anunciou que o PS vai apresen-tar propostas para que as medidas do Gover-no sejam «clarificadas e melhoradas».

Assinaturas DMTodas as semanasuma pergunta diferente.

O Diário do Minho publica, diariamente, a edição impressa e digital do jornal.Qualquer uma delas requer uma assinatura independente.Faça a(s) sua(s) assinatura(s) através do nosso endereço eletrónico ou pelo telefone.Fique informado do que é, realmente, importante.

Inquérito DM online

RESULTADOS SIM | 64% Não | 36%

www.diariodominho.pt/assinatura 253 609 460www.diariodominho.pt/inqueritos

Lotaria ClássicaO 1.º prémio do sorteio de ontem da Lotaria Clássica no valor de 1.200.000 eu-ros, foi para o número 47.308, anunciou o Departamento de Jogos da SantaCasa da Misericórdia de Lisboa. O 2.º prémio, de 120.000 euros, foi para o número 05.244 enquanto o 3.º prémio, no valor de 60.000 euros, coube ao número 13.326.

Estas informações não dispensam a consulta da lista oficial

# educação

GOVERNO CONVOCASINDICATOS

DA EDUCAÇÃOPARA REUNIÃO

SOBRE SERVIÇOS MÍNIMOS

O Governo convocou on-tem os sindicatos da educa-ção para uma reunião ho-je para «chegar a acordo» sobre serviços mínimos a aplicar no segundo perío-do da greve às avaliações, que começa em 2 de julho, anunciaram as estruturas. «Quero ser claro. Não há acordo nenhum», disse o secretário-geral da Federa-ção Nacional dos Professo-res, Mário Nogueira

A nova greve foi convo-cada por dez sindicatos da educação, que apontaram ontem uma adesão de 95%, com a maioria dos conse-lhos de turma a ficarem por realizar.

Mário Nogueira acusou o Governo de pôr em causa o direito à greve e afirmou que, se na greve às avalia-ções que decorreu nas duas primeiras semanas de ju-nho, e que foi convocada por um único sindicato, o S.T.O.P., e na que está em curso não foram decreta-dos serviços mínimos, uma vez que as reuniões de ava-liação não foram conside-radas uma necessidade so-cial impreterível, o mesmo entendimento deve preva-lecer para o segundo pe-ríodo da greve, que se ini-cia em 2 de julho.

pacidade transformadora na sociedade portugue-sa, mas essa não é a sua única missão», afirmou o governante.

Para Vieira da Silva, «o debate, o diálogo, a troca de pontos de vista por ve-zes mais acesa» é também uma «dimensão absoluta-mente crucial para a Con-certação Social».

Vieira da Silva salien-tou a «satisfação» de se ter conseguido um acordo so-

bre legislação laboral «de-pois de um debate muito extenso e muito profun-do», com várias reuniões entre os parceiros sociais.

O ministro afirmou ainda que o acordo so-bre lei laboral «não esgo-ta nem de perto nem de longe tudo o que são as matérias» que irão conti-nuar a ser discutidas en-tre os parceiros sociais em busca de «novos pontos de consenso».

An

dré

Ko

ste

rs/

Lu

sa

Concorda com o Ministério da Educação em levar todos os alunos a exame?

PROPRIEDADE, EDIÇÃO E PRODUÇÃO: Empresa do Diário do Minho, Lda. - Seminário Conciliar, 75%; Diocese de Braga, 25%; Rua de Santa Margarida, 4-A - 4710-306 Braga - Contribuinte n.º 504 443 135 - Telef. Geral: 253 609 460– Telef. Assinaturas: 253 609 463 – Telef. Publicidade: 253 609 462 Redação: 253 609 467; Fax: 253 609 469; 253 609 465 (Departamento Comercial) - E-mail: [email protected]; [email protected];[email protected] – site: www.diariodominho.pt. Gerência: Fernando Teixeira A. Monteiro, Manuel Azevedo de Oliveira. Diretor-Geral: Luís Carlos Fonseca. Diretor Financeiro: Pedro Botelho. Diretor: Damião A. Gonçalves Pereira (C. P. 2751),[email protected];[email protected]; Chefe Redação: Luísa Teresa Ribeiro (C. P. 3851), [email protected]; [email protected]; Coord. Desporto: José Eduardo (C. P. 2752), [email protected];Redação: Ana Marques Pinheiro (C. P. 10613), Ana Rita Cunha (C. P. 9242), Carla Esteves (C. P. 5640), Francisco de Assis (C. P. 4587), Joaquim Martins Fernandes (C. P. 8472), Jorge Oliveira (C. P. 2753), José Carlos Ferreira (C. P. 3522), José Costa Lima (C. P. 9219), Luís Filipe Silva (C. P. 5772), Pedro Vieira da Silva (C. P. 4155), Rui de Lemos (C. P. 7747), Avelino Lima (fotógrafo, C. P. 3060); Secretárias da Redação: Clementina Silva, Helena Areosa; Colaboradores:Ana Pereira, Artur Soares, António Pedras, A. Sílvio Couto, Artur Gonçalves Fernandes, Carlos Nuno Vaz, Carlos Dias, Carlos Mangas, Cruz Pontes, Dário Pedroso, Dinis Salgado, Eduardo Tomás Alves, Fernando Parente, J. M. Gonçalves de Oliveira, Luís Covas, Paulo Fafe, Ricardo Rio, Silva Araújo. Agências noticiosas: Lusa, Zenit, Ecclesia. Depósito Legal: n.o 1688/83. Registo de Imprensa: n.o 100 308. Tiragem deste número: 8.500 ex. Impressão: Empresa do Diário do Minho, Lda. Telefone 253 303 170. Distribuição: Vasp e Vasp Premium. Estatuto Editorial: https://diariodominho.pt/estatuto-editorial

Page 37: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes

ESTE SUPLEMENTO FAZ PARTE DA EDIÇÃO N.O 31796DE 19 DE JUNHO DE 2018, DO JORNAL DIÁRIO DO MINHO,NÃO PODENDO SER VENDIDO SEPARADAMENTE

Page 38: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes
Page 39: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes
Page 40: com roteiro dos Arcebispos Santos · zendo juras públicas de um trabalho profícuo, sem falhas, defendendo-se até reciprocamente. No en ... Programa Intermunicipal dos Sacromontes