Combústivel Redes Sociais

11
Combustível Alimentando a chama da criatividade O que são Redes Sociais

description

 

Transcript of Combústivel Redes Sociais

Page 1: Combústivel Redes Sociais

CombustívelAlimentando a chama da criatividade

O que são Redes Sociais

Page 2: Combústivel Redes Sociais

Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus grupos de interesses mútuos.

- Compartilhar idéias e valores- Pessoa com interesses e objetivo comuns

Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato dela acelerar a disseminação das idéias.

Page 3: Combústivel Redes Sociais

Redes sociais mais acessadas no Exterior

Page 4: Combústivel Redes Sociais

Redes sociais mais acessadas no Brasil

Page 5: Combústivel Redes Sociais
Page 6: Combústivel Redes Sociais

http://rmacomunicacao.com.br/2009/05/academia-20-oficina-de-twitter/

Vídeo

Page 7: Combústivel Redes Sociais

Em 2000 e 2004, a internet já despontava como organismo essencial de uma disputa eleitoral, mas nada comparado com ao que aconteceu agora, em 2008. Sendo mais específico, ao que a campanha épica do candidato Barack Obamafoi capaz de fazer no ambiente online e nas novas mídias em geral, ao mesmo tempo que influenciou permanentemente a linha que divide online e offline e atingiu a cultura pop.

E mais do que simplesmente anunciar, foi uma campanha que reescreveu as regras de como atingir os eleitores, arrecadar dinheiro, organizar voluntários, monitorar e moldar a opinião pública, além de lidar com ataques políticos, muitos deles feitos por blogs que nem existiam há quatro anos atrás.

Barack Obama: O presidente que mudou as eleições.

Page 8: Combústivel Redes Sociais

Como diz matéria no NY Times, tratou-se de iniciativas guiadas pela tecnologia, focadas no microtarget, tão engajadoras que foram capazes de envolver americanos, que nem nunca tinham votado antes, no processo eleitoral, em especial o público jovem-adulto. O que no fim das contas vai significar um recorde de comparecimento às urnas.

É óbvio que a televisão e os jornais continuam desempenhando papel importante na escolha de um presidente, mas não como antes. Se transformou em uma via altamente influenciada pela internet, ao invés do contrário. E quando Obama veiculou um comercial de 30 minutos nas três maiores emissoras de TV americanas, o fez com dinheiro arrecadado na web.

Quando se fala em 120 mil seguidores no Twitter, um grupo no Facebook com 2.3 milhões de membros e 11 milhões de views em um vídeo no YouTube, os números parecem baixos se comparados ao alcance de uma mídia de massa, mas formam uma comunidade de pessoas que fazem diferença, que são altamente multiplicadoras e influenciadoras.

Page 9: Combústivel Redes Sociais

Essa comunicação feita de pessoa pra pessoa construiu uma gigantesca plataforma de conteúdo que independeu da vontade de grandes grupos de mídia. Mais do que isso, provou o poder da integração, da mensagem pulverizada nos mais diferentes meios.

Por outro lado, a televisão e os jornais aprenderam grandes lições com as possibilidades da internet, produzindo conteúdo exclusivo, aproveitando o que é gerado pelas pessoas e desenvolvendo ferramentas, mapas interativos, widgets eleitorais, etc.

Alguns exemplos: mapas da CNN, Yahoo, CQ, New York Times, Washington Post. Projeto Video Your Vote do YouTube. Twitter Vote Report. Twitter Election. Google 2008 U.S. Election.

São ferramentas que permitem analisar, compartilhar, agregar, categorizar, dissecar tudo quanto é tipo de informação sobre as eleições, que além de informar estimulam a participação do usuário. Aplicativos que não eram possíveis nas eleições passadas, e hoje são parte integrante das mídias sociais.

Page 10: Combústivel Redes Sociais

http://www.interney.net/?p=9766300

Métricas em Mídias Sociais

Page 11: Combústivel Redes Sociais

Ferramentas do

http://twitcam.com/http://tweetscan.com/

http://tweetdeck.com/beta/http://twitbin.com/

http://twitdir.com/search_lite.phphttp://twitpic.com/

http://search.twitter.com/http://twitted.me/

http://www.tweetopiniao.com.br/http://www.midiassociais.blog.br/ferramentas-twitter/

http://tweetstats.com/http://www.twhirl.org/

http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/09/09/confira-cinco-tendencias-para-o-twitter/