Começam as audiências públicas do PDUI nos municípios da … · esclarecimentos sobre o que é...

3
EDIÇÃO Nº 011/2016 MAIO Expediente O Informativo da Emplasa é produzido pela Assessoria de Comunicação e Marketing (ACM). Emplasa Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A Rua Boa Vista, 170 - Centro CEP 01014-000 São Paulo SP Tel.: 11 3293 5311 Fax: 11 3293 5336 Site: w w w .emplasa.sp.gov.br Redes sociais: Facebook, Youtube Começam as audiências públicas do PDUI nos municípios da RMSP Proteção aos mananciais foi um dos temas recorrentes nos primeiros encontros; Cartilha do Cidadão Metropolitano está sendo distribuída nas audiências para esclarecer a população O processo de construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP) iniciou em abril a etapa das audiências públicas municipais. O objetivo dos encontros é mobilizar a população dos 39 municípios desse território a participar das discussões e a elaborar propostas que levem em conta as reais necessidades desses cidadãos em seu cotidiano. As primeiras audiências aconteceram na Sub-região Sudoeste e trouxeram à tona desafios comuns de cidades vizinhas. O fato desses municípios abrigarem áreas de proteção de mananciais e a problemática dos assentamentos precários ficaram entre as principais preocupações destacadas pelos participantes desses encontros. Outras questões, como transporte metropolitano, também foram abordadas. Leia mais Emplasa participa de workshop de geoprocessamento da RM Baixada Santista No evento, foram apresentados aspectos sobre a implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado de São Paulo (IDE-SP) A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) participou, no último dia 13 de abril, do III Workshop de Geoprocessamento da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). Promovido pela Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho de Desenvolvimento da RMBS, o evento é voltado a técnicos que trabalham ou têm interesse em geoprocessamento nas prefeituras envolvidas. Durante o w orkshop, o gerente de Geomática da Emplasa, Adilson Haroldo Piveta, apresentou o conceito de Infraestrutura de Dados Espaciais e os aspectos técnicos e jurídicos relacionados à Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado de São Paulo (IDE-SP), instituída pelo decreto estadual 61.486/15. Leia mais

Transcript of Começam as audiências públicas do PDUI nos municípios da … · esclarecimentos sobre o que é...

EDIÇÃO Nº 011/2016 MAIO

Expediente

O Informativo da Emplasa é produzido pela Assessoria deComunicação e Marketing (ACM).

Emplasa

Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/ARua Boa Vista, 170 - CentroCEP 01014-000 São Paulo SPTel.: 11 3293 5311 Fax: 11 3293 5336Site: w w w.emplasa.sp.gov.brRedes sociais: Facebook, Youtube

Começam as audiências públicas do PDUI nos municípios da RMSPProteção aos mananciais foi um dos temas recorrentes nos primeiros encontros; Cartilha do Cidadão Metropolitano estásendo distribuída nas audiências para esclarecer a população

O processo de construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RegiãoMetropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP) iniciou em abril a etapa das audiências públicasmunicipais. O objetivo dos encontros é mobilizar a população dos 39 municípios desseterritório a participar das discussões e a elaborar propostas que levem em conta as reaisnecessidades desses cidadãos em seu cotidiano.

As primeiras audiências aconteceram na Sub-região Sudoeste e trouxeram à tonadesafios comuns de cidades vizinhas. O fato desses municípios abrigarem áreas deproteção de mananciais e a problemática dos assentamentos precários ficaram entre as

principais preocupações destacadas pelos participantes desses encontros. Outras questões, como transporte metropolitano,também foram abordadas.

Leia mais

Emplasa participa de workshop de geoprocessamento da RM Baixada SantistaNo evento, foram apresentados aspectos sobre a implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado de SãoPaulo (IDE-SP)

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) participou, no último dia 13 deabril, do III Workshop de Geoprocessamento da Região Metropolitana da Baixada Santista(RMBS). Promovido pela Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação doConselho de Desenvolvimento da RMBS, o evento é voltado a técnicos que trabalham outêm interesse em geoprocessamento nas prefeituras envolvidas.

Durante o w orkshop, o gerente de Geomática da Emplasa, Adilson Haroldo Piveta,apresentou o conceito de Infraestrutura de Dados Espaciais e os aspectos técnicos ejurídicos relacionados à Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado de São Paulo(IDE-SP), instituída pelo decreto estadual 61.486/15.

Leia mais

EDIÇÃO Nº 011/2016 MAIO

Do Portal da EMPLASA Mais publicações

Começam as audiências públicas do PDUI nos municípios da RMSP

Proteção aos mananciais foi um dos temas recorrentes nos primeiros encontros; Cartilha do CidadãoMetropolitano está sendo distribuída nas audiências para esclarecer a população

O processo de construção do Plano de Desenv olv imento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo(PDUI-RMSP) iniciou em abril a etapa das audiências públicas municipais. O objetiv o dos encontros é mobilizar a populaçãodos 39 municípios desse território a participar das discussões e a elaborar propostas que lev em em conta as reaisnecessidades desses cidadãos em seu cotidiano.

As primeiras audiências aconteceram na Sub-região Sudoeste e trouxeram à tona desaf ios comuns de cidades v izinhas. Of ato desses municípios abrigarem áreas de proteção de mananciais e a problemática dos assentamentos precários f icaramentre as principais preocupações destacadas pelos participantes desses encontros. Outras questões, como transportemetropolitano, também f oram abordadas.

Os encontros na Sub-região Sudoeste f oram realizadas em São Lourenço (dia 13), Embu das Artes (14), Juquitiba (15),Embu-Guaçu (16), Vargem Grande Paulista (18), Cotia (19), Taboão da Serra (27) e Itapecerica da Serra (30). Ainda em abril,ocorreram as primeiras audiências da Sub-região Norte, em Franco da Rocha (25) e em Mairiporã (28). O cronograma dasaudiências municipais segue até o f im de maio.

Nas f ases seguintes, serão realizadas of icinas regionais com o poder público e com a sociedade civ il e audiências públicasregionais. Paralelamente, os grupos de trabalho seguem aprof undando as discussões temáticas sobre gov ernançainterf ederativ a e sistema de dados, processo participativ o e comunicação, habitação, desenv olv imento urbano edesenv olv imento econômico, meio ambiente, recursos hídricos e saneamento e transportes e logística.

Nas audiências municipais são destacados pontos relev antes do Estatuto da Metrópole, que determinou que todas as regiõesmetropolitanas e aglomerações urbanas do país aprov assem seus PDUIs até 2018, e sobre o que é esse Plano. Os cidadãossão chamados a participar pela plataf orma digital do PDUI-RMSP: www.pdui.sp.gov.br.

No site, a população encontra inf ormações sobre o andamento da elaboração do plano e toda documentação e materiaisref erentes a ele. É o espaço para concordar com proposições já f eitas, comentá-las ou f azer nov as propostas. Há ainda umv ídeo institucional explicativ o.

Cartilha

Além do material de comunicação conv encional já disponibilizado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano(Emplasa) para todas as 39 pref eituras da RMSP (f olhetos, f ly ers, banners, cartazes e f olhetos), estão sendo distribuídosnas audiências municipais exemplares da Cartilha do Cidadão Metropolitano.

Nela, a personagem f ictícia Maria representa os cidadãos metropolitanos da RMSP e ajuda a conduzir o roteiro de dúv idas eesclarecimentos sobre o que é o PDUI, quais os impactos desse instrumento na v ida da população que mora e se locomov epor esses municípios no dia a dia para estudar, trabalhar e realizar uma série de outras ativ idades.

EDIÇÃO Nº 011/2016 MAIO

Do Portal da EMPLASA Mais publicações

Emplasa participa de workshop de geoprocessamento da RM BaixadaSantista

No evento, foram apresentados aspectos sobre a implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais doEstado de São Paulo (IDE-SP)

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) participou, no último dia 13 de abril, do III Workshop deGeoprocessamento da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). Promov ido pela Câmara Temática de Tecnologia daInf ormação e Comunicação do Conselho de Desenv olv imento da RMBS, o ev ento é v oltado a técnicos que trabalham outêm interesse em geoprocessamento nas pref eituras env olv idas.

Durante o workshop, o gerente de Geomática da Emplasa, Adilson Haroldo Piv eta, apresentou o conceito de Inf raestrutura deDados Espaciais e os aspectos técnicos e jurídicos relacionados à Inf raestrutura de Dados Espaciais do Estado de SãoPaulo (IDE-SP), instituída pelo decreto estadual 61.486/15.

O gerente f alou sobre o atual estágio de implantação da IDE-SP e adesão por parte das entidades estaduais, além deexemplif icar como os municípios, especialmente os da Baixada Santista, poderão se benef iciar desta tecnologia.