Comentários Deus

download Comentários Deus

of 14

Transcript of Comentários Deus

  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    1/14

    Joo Paulo Vazcompartilhou a fotode Ufologia Paracientifca.Segunda s 09:13

    O cara pega pesado, mas algo a ser refletido por todo aquele que conhece a Bblia.Sempre analisando com cuidado questes de anjos ou extraterrestres.

    ***JEOV no DEUS***

    Voc sabia que a Bblia NO um livro, mas uma compilao de diversos livros e que quem fezessa compilao foi a ELITE ROMANA (a Cria)?

    Voc sabia que os cristos originais consideravam que o Velho Testamento no tinha nada a vercom sua religio, pertencendo ao judasmo?

    Voc sabia que alguns desses cristos originais identificavam o deus dos judeus (Jeov) comSatans e entendiam que esse "deus" (o deus do Velho Testamento) no tinha absolutamentenada a ver com o Deus do Novo Testamento e pai de Jesus, sendo, em realidade, seu inimigo?

    Nunca demais lembrar a grande farsa que est em curso e desmascarar o grande impostor quecontinua enganando quase todos.

    O drama particular, a vida de cada um de ns est inserida num drama maior, mais amplo e muitomais antigo. Somos personagens dessa histria, quer gostemos disso, quer no. E a tomada deconscincia nos favorece.

    De acordo com as escrituras:

    1.1. Jeov foi visto por muitos homens. (Gn 12:7; 17:1; 18: 1 a 8; 26:24; 32: 22 a 32. x 3: 1 a 6;24: 9 a 11; 33: 11 e 18 a 23. Nm 12: 6 a 8. Is 6: 1 a 5. Am 9:1. I Rs 22:19. I Rs 11:9).

    1.2. O Deus revelado por Cristo nunca foi visto por nenhum homem. (Jo 1:18; 5: 37; 6:46. 1 Tm6:16. 1 Jo 4:12. Cl 1:15. 1 Tm 1:17).

    1.3. O deus do Velho Testamento se envolve com as trevas. Jeov criou as trevas (Is 45:7). Jeovhabita nas trevas (1 Rs 8:12). Jeov se esconde nas trevas (Sl 18:11). Jeov deu a lei dos 10mandamentos do meio das trevas (x 20:21. Dt 4: 10 a 13; 5: 22,23).

    1.4. Deus, o Pai de Jesus, no tem nenhum envolvimento com as trevas. Deus Pai pai das luzes(Tg 1:17). Deus Pai luz e no h nele trevas nenhuma (1 Jo 1: 5). Deus Pai habita na luz (1Tm 6:16).

    1.5. Jeov, deus do Velho Testamento,tenta os homens. Tentou a Abrao (Gn 22:1). Tentou opovo de Israel no deserto (Dt 8:2). Tentou o rei Ezequias (2 Cr 32:31). Jeov foi tentado 10 vezespelos seus servos (Nm 14:22). Jeov foi tentado pelo Diabo (J 2:3).

    1.6. O Deus Pai no tenta a ningum e nem pode ser tentado pelo mal (Tg 1;13).

    1.7. Jeov, deus do Velho Testamento, mente e engana. (1 Rs 22: 19 a 23. 2 Cr 18: 18 a 22. Jr4:10; 20: 7, 8. Ez 14:9. 1 Sm 16: 1, 2).

    1.8. O Deus Pai no mente e nem engana. (Tt 1:2). Na boca de Jesus no se achou engano (1

    http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/friends/requests.php?refid=8http://touch.facebook.com/messages/?refid=8http://touch.facebook.com/notifications.php?refid=8http://touch.facebook.com/notifications.php?refid=8http://touch.facebook.com/messages/?refid=8http://touch.facebook.com/friends/requests.php?refid=8http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/ufologiaparacientifico?ref=streamhttp://touch.facebook.com/photo.php?fbid=456814081092543&id=319755808131705&set=a.319799321460687.74201.319755808131705
  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    2/14

    Pd 2:22). Da verdade no pode sair a mentira (1 Jo 2:21). Jesus ensinou que a mentira obra doDiabo (Jo 8:44). E o deus Jeov mente? No seria o deus Jeov o verdadeiro Diabo, pai damentira?

    1.9. O deus Jeov o Rei deste mundo. (Sl 24:1. Sl 47: 1 a 8. Sl 22;28. Jr 10:7. Jr 27: 4 a 8. Dn 4:34, 35).

    2. O Deus Pai e Jesus no reinam neste mundo (Jo 18:36). O Novo Testamento ensina que quem

    governa o mundo que estamos o Maligno (1 Jo 5:19). Os reinos deste mundo esto nas mosde Satans (Lc 4: 5 a . Para os autores das escrituras neotestamentrias, o deus Jeov o deusdeste mundo, o Maligno, o verdadeiro Satans.

    O Senhor Jesus afirmou que ningum conhece o Pai a no ser o Filho (Mt 11:27).

    O deus que foi revelado no Velho Testamento no o Pai de Jesus.

    Yhwh na verdade um anjo. (Ser Extraterrestre) Vide:

    At 7:38

    At 7:53

    Gl 3:19

    Hb 2:2

    Esses textos afirmam que a lei veio dos anjos, e todos ns sabemos que a torah ensina que a leiveio de deus, conclumos que o deus da lei um anjo usurpador ( Ser Extraterrestre chamadoENLIL)

    O ministrio deste anjo, Yhwh, terminou em Joo Batista (Mt 11:13. Lc 16:16).

    O ministrio do deus do Velho Testamento o ministrio da morte e condenao (2 Co 3: 7 a 9).

    O deus do Velho Testamento veio para roubar, matar e destruir (Js 8: 1 a 27. Sf 2:9. Is 10: 5 a 7).

    O deus de Moiss o ladro que veio antes de Cristo (Jo 10: 8 a 10).

    O Deus Pai de Jesus veio em Cristo nos salvar e nos d vida em abundancia (Jo 10:10. Jo

    3:16,17. 1 Tm 2:3.4).

    Concluso: Jeov no Deus. Contudo, a ele que todas as Igrejas prestam devoo.

    o mundo jaz no maligno Jo 5:19 - Esse maligno o prprio "deus".

    Obs: trechos retirados do livro "Jeov - falso Deus".

    A Bblia, Alcoro, Salmos de Davi e as Religies do extremo Oriente so livros Sagrados mas queinfelizmente foram degenerados...conta a Estoria da Historia, onde 70% pura manipulao e

    30% esta relatado como realmente aconteceu.O que se l como Anjo deve ser compreendido com Ser Extraterrestre. Portanto ENLIL conseguiumuito bem enganar a todos, com o seu plano manipulador e escravizador atravs da Religio.

    http://touch.facebook.com/photo.php?fbid=456814081092543&id=319755808131705&set=a.319799321460687.74201.319755808131705&source=46
  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    3/14

    Curtir Comentar

    Jonas Faga Jr.curtiu isto.

    Zecintra Joannes

    estas so apenas algumas incoerncias das bases teolgicas das instituies de origem"judaico-crist"... eu sempre questionei estas mesmas coisas, mas vale salientar que alem

    http://touch.facebook.com/photo.php?fbid=456814081092543&id=319755808131705&set=a.319799321460687.74201.319755808131705&source=46http://touch.facebook.com/zecintrahttp://touch.facebook.com/zecintrahttp://touch.facebook.com/jonas.faga.jrhttp://touch.facebook.com/a/like.php?perm&link=1&fwil=1&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDlw3vnX3qfw-D_
  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    4/14

    das incoerncias bblicas do antigo testamento tambm h vrias incoerncias no novotestamento alm de outras incoerncias litrgicas em geral...

    Curtir (desfazer) 2 Mais Segunda s 12:23

    Joo Paulo Vaz

    Nisso te acompanho em parte. Por isso digo a alguns amigos para ler os Evangelhos eapenas do que Cristo disse. O tema, claro, merece sempre uma abordagem por meio deuma conversa pessoal, sob pena de distores.

    Curtir 2 Mais Segunda s 12:34

    Fbio Zafiro Filho

    Tenho muito cuidado ao analisar esses textos. O texto postado pelo Joo Paulo me leva aconclui que: 1- o autor PODE TER uma leve tendncia anti-semita; muitos anti-semitasatacam elementos da religio judaica ou dos costumes hebreus, como meio de, indiretamenteatacar os judeus. Aqui ele vincula os judeus a um suposto anjo extraterrestre maligno. umaforma de tentar fazer um associao entre o judasmo e uma figura simblica bem conhecidaatualmente, que representa o mal. Sempre houve uma tentativa de aliar os inimigos de certosgrupos fanticos. "O Protocolo dos Sbios de Sion" um claro exemplo de como tentar

    colocar judeus e franco-maons em um mesmo saco; 2- o ataque contra JEOV, ou seja,ao deus do judasmo, ao deus do AT; contudo o autor depois suaviza e tentar afirmar que o"anjo extraterrestre" teria deturpado todos os livros sagrados. Ser uma forma de mascarar oataque aos judeus? O que falta ao autor do texto iseno para poder avaliar a questo deforma limpa e sem fanatismo.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Segunda s 12:44

    Zecintra Joannes

    vale salientar que esse tal de "Protocolo dos Sbios de Sio" polmico porque considerado apenas um mito e uma obra de fico por vrios historiadores. Masindependente do sujeito ser ou no anti-semita, de fato a Bblia repleta de incoerncias

    conceituais e teolgicas.Curtir (desfazer) 1 Mais Segunda s 13:04

    Joo Paulo Vaz

    Claro que deve haver cuidado com as interpretaoes, mas para mim evidente que o DeusPai de Jesus nada tem a ver com o AT. Nao se trata de anti-semitismo, no meu caso, atporque os judeus nao sao os donos da razao, apesar da loucura do holocausto. A discussaoaqui teolgica.

    Curtir Mais Segunda s 13:28

    Joo Paulo VazPor outro lado, alguns apontam a semelhana entre o ENLIL-ENKI sumrio com oYAODABAOTH Babilonico e o IHVH dos hebreus.

    Curtir Mais Segunda s 13:30

    Joo Paulo Vaz

    Dizem inclusive que ele o DEMIURGO, da a extrema habilidade dos judeus em lidar com amatria.

    Curtir Mais Segunda s 13:50

    Alexandre Mezzadri

    Realmente Jeov um falso Deus, assim como qualquer Deus que tenha atributos humanosou de apenas um dos aspectos do universo (por exemplo, "Deus da luz ou das trevas). Se oDeus dos cristos for um Deus apenas da luz, ento ele falso tanto quanto Jeov; porqueDeus no nem uma coisa nem outra separadamente, do contrrio teria que haver um outroDeus responsvel e soberano em relao ao reino oposto, seja das trevas ou da luz. Deus

    http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6793613&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQBF_nFnpn3nA9Anhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6793550&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQCgejTjFDeX_ATjhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6793544&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQCtSK7DOP2fiMIOhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632249670133125http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6793500&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQBci4gYt2uZo4N_http://touch.facebook.com/zecintrahttp://touch.facebook.com/zecintrahttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632243756800383http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6793457&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQAy-lOpFwJgPWPLhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632240106800748http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6793433&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQCkI5cfzvC_br1fhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632236500134442http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6793400&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQASB6tq7VtG0Ifo
  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    5/14

    a totalidade de todas as foras, criador da luz e das trevas igualmente, e as criaturasescolhem o caminho que consideram melhor para elas, assumindo todas as consequnciasinevitveis que resultarem dessas escolhas, com base na lei universal de ao e reao.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Segunda s 14:47

    Alexandre Mezzadri

    Sem dvida, a habilidade dos judeus em lidar com a matria um fato, e provavelmente umdos motivos pelos quais foram to perseguidos ao longo da histria. Claro, aqui na Terra

    todas as guerras do mundo s tiveram dois motivos principais: os bens materiais e a disputapela verdade dogmtica a respeito de Deus; e os judeus sempre lutaram por ambas ascoisas. Um povo cheio de grandes virtudes e defeitos, mas apegados demais ao controle, oque lhes custou e continua custando caro demais, uma vez que tudo o que se desejacontrolar j est inevitavelmente perdido desde um incio.

    Curtir (desfazer) 1 Mais Segunda s 15:12

    Fbio Zafiro Filho

    Zecintra Joannes: Concordo com voc. Essas incoerncias tm como base justamente o fatode que a Bblia foi escrita por diversos autores de diversas pocas. Outro motivo para

    incoerncia tentar interpretar textos religiosos e mitolgicos como se fossem discursoscientficos, jornalsticos ou filosficos. A linguagem religiosa simblica/alegrica. Algumacredita realmente que a Medusa existiu? Obviamente que no. Mas, muitos tomam comoverdade e realidade as alegorias e simbolismos dos livros religiosos. So discursos e atlinguagens diferentes. Interpretar a Biblia um exerccio de psicologia, filosofia, histria,filolofia, teologia e linguistica.

    Curtir (desfazer) 1 Mais Segunda s 15:25

    Fbio Zafiro Filho

    Joo Paulo Vaz: Pascal dizia que o AT s servia para legitimar o NT

    Curtir (desfazer) 1 Mais Segunda s 15:26

    Fbio Zafiro Filho

    Alexandre Mezzadri: Voc defende o Deus de Spinoza ou o desmo?

    Curtir (desfazer) 1 Mais Segunda s 15:27

    Fbio Zafiro Filho

    Joo Paulo Vaz: Deixa eu esclarecer uma coisa: A minha crtica era contra quem escreveu otexto e no contra quem o postou. Jamais atribui a voc qualquer tipo de anti-semitismo, ok?

    Curtir (desfazer) 1 Mais Segunda s 15:31

    Joo Paulo Vaz

    Claro Dr. Fabio, vs sois algum que tenho em altssima conta. que j fao esses estudosh anos, e cheguei num ponto em que preciso decantar as ideias com os amigos. E, porprovidencias misteriosas, foram exatamente os mais aprofundados que comentaram o post.

    Curtir Mais Segunda s 15:37

    Alexandre Mezzadri

    Eu defendi por um bom tempo o pantesmo de Spinoza e Giordano Bruno, segundo o qualDeus e o universo ou a natureza seriam exatamente a mesma coisa; mas ando revendo esseconceito em minhas ltimas reflexes, e conto com a ajuda de outros pareceres paraenriquecer meu raciocnio. Se Deus a causa primeira de tudo, ou seja, a fora criadora do

    universo, ele no pode ser ao mesmo tempo o resultado dessa criao. Isto , Deus nopode ser um elemento ou outro, assim como os elementos no podem ser uma parte deDeus pois isso o tornaria divisvel e o faria perder sua natureza una. Ento, estou maisinclinado a entender que Deus o equilbrio absoluto de todas as foras que existem, masisso no o tornaria o prprio resultado parcial dessas foras, e sim a soma absoluta da

    http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6793906&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQCPNYQcGMIEBsQXhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632355930122499http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6793895&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQBnoEtvUp1KiBjohttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632354073456018http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6793887&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQCJ6mcDnnpS8B1Shttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632353750122717http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6793883&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQAxLtkbdXFdiPbXhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632353463456079http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6793880&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDTHvfrPuM5mxrehttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632342726790486http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6793842&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQBRbsd6cyNt54Mwhttp://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632314960126596http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6793705&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQAiLvHx0CrEfcTQ
  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    6/14

    totalidade. Acho praticamente impossvel definir Deus com preciso, justamente por se tratarde algo sem nenhuma dimenso, e o que no tem dimenso obviamente no tem definio.Deus no absolutamente nada, ele no nem grande nem pequeno, nem belo nem feio,nem bom nem mal; Deus o todo e o nada ao mesmo tempo, e a origem nica da existncia.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Segunda s 16:34

    Deborah Bullock

    Sir Ahmed Salman Rushdie quem gosta destes papos...kkkk

    Curtir (desfazer) 1 Mais Segunda s 17:47

    Fbio Zafiro Filho

    Alexandre Mezzadri: Deus como "harmonia universal" era uma posio filosfica defendidapor Leibniz. No vejo Spinoza como um pantesta autntico. Giordano Bruno sim. Spinoza viaDeus apenas como uma causa imanente e afastava ou reduzia a idia de um Deustranscendente. Um Deus imanente no se confunde com o Universo; Ele est no Universo,mas no o Universo. Pantesmo reconhecer Deus na Natureza ou no prprio Universo,v-lo como uma "entidade viva". Se voc ler aqueles que so acusados de pantestas(Spinoza, Hegel, os adeptos do Vedanta, e os budistas), vera que o Deus deles um Deus

    "interior", imanente, individualizado mas no pessoal. H uma predominncia do aspectoimanente sobre o transcendente.

    Curtir 1 Mais Segunda s 19:23

    Fbio Zafiro Filho

    Joo Paulo Vaz, eu adoro conversar sobre qualquer assunto da rea de humanas, inclusivesobre teologia de todas as religies. Sobre incoerncias bblicas, leia a anlise interessanteque Kierkegaard (que era telogo de formao) faz daquela questo de Deus ordenar a

    Abrao matar o prprio filho: Issac. O livro se chama: Temor e Tremor.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Segunda s 19:29

    Alexandre Mezzadri

    Fbio, a sua descrio do pantesmo exatamente igual que utilizou para definir as ideiasde Spinoza, por isso no entendi por que no o considera um pantesta autntico. E se, nopantesmo, Deus no o prprio universo, e nem os elementos do universo so partes deDeus, ento eu ainda poderia me considerar um pantesta? No diria que Deus aharmonia, porque esse termo indica um padro especfico, ordenado ou considerado "bom",e o universo no necessariamente ordenado, ele catico tambm; se Deus for a soma detudo, isso no seria exatamente uma harmonia. Leibniz foi genial com sua teoria dasmnadas, com a qual me identifico totalmente; para mim, todos os elementos do universo,desde as partculas mais elementares at os seres vivos mais complexos, so mnadas, as

    quais podemos tambm chamar de "almas".Curtir (desfazer) 2 Mais Segunda s 19:51

    Alexandre Mezzadri

    Pelo que eu sempre entendi, o pantesmo defende que os elementos da natureza e douniverso so o prprio Deus ou partes de Deus, e dessa ideia que tenho me afastadoultimamente. Dizer que Deus a soma de todas as foras, ainda me parece pantesta. Ento,Deus no seria a prpria existncia, mas a sua causa indefinvel.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Segunda s 20:07

    Fbio Zafiro Filho

    Alexandre, eu no consigo compreender o Deus de Spinoza nos termos do pantesmo (quepara mim limitado e mecnico, pois LIMITA deus a um universo material). Talvez eu estejaerrado, no sei. O que eu entendo como imanncia difere do conceito de pantesmo. Existeuma diferena entre um Deus que est contido no Universo de um Deus que o Universo. Eo Deus de Spinoza sempre me pareceu um Deus individualizado, mas "dentro" do Universo. A

    http://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632440726780686http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6794483&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQC6RcmdgLqzWqTqhttp://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632437343447691http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6794445&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQBLNQPl5bvwntYkhttp://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632430773448348http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6794401&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQAP5gx6wdbxn_EBhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632428640115228http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6794384&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDY15SjCPPOkltVhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632401786784580http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6794189&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQBOy8lay0jNiEdThttp://touch.facebook.com/deborah.bullock.3http://touch.facebook.com/deborah.bullock.3http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632376800120412http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6794052&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQBx4Krm6dDbLO4S
  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    7/14

    questo da imanncia diz respeito a causa e efeito. No se pode confundi-los, mas no hcomo AFASTA-LOS, pois so interdependentes. Um Deus transcendente um Deus fora doUniverso. Spinoza defende um Deus que comando o Universo "de dentro". Por isso, que suatica e sua metafsica to isolada dos demais filsofos.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Segunda s 20:11

    Fbio Zafiro Filho

    Alexandre, procure na internet as obras interessantes de um Fsico maranhense chamando

    Fran de Aquino. Ele traz uma teoria baseada na Fsica Quntica que parte de uma ideiaprxima de Spinoza e mescla com espiritismo. O livro se chama "Fsica dos Espiritos". Oprprio autor disponibiliza o livro em seu site: http://www.frandeaquino.org/(bem no final dapgina)

    Curtir (desfazer) 3 Mais Segunda s 20:18

    Fran De Aquino

    frandeaquino.org

    Fbio Zafiro FilhoBom, meus caros, agora vou para casa. Retomamos o debate amanh.

    Curtir (desfazer) 1 Mais Segunda s 20:19

    Alexandre Mezzadri

    O pantesmo no materialista, tanto que Giordano Bruno no era um materialista, eleacreditava at na reencarnao. O pantesmo pode muito bem incluir todos os elementos douniverso, seja matria, energia ou esprito, que, na verdade, tudo um s elemento, pormem estados fsicos diferentes.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Segunda s 20:24

    Joo Paulo Vaz

    Gostei do site do Fran de Aquino. De fato, o entendimento da Teoria da Gravidade essencial para o avano Teoria de Tudo. Vou ler o site.

    Curtir 2 Mais Segunda s 20:59

    Joo Paulo Vaz

    Para mim todas as discusses sobre a natureza de Deus so aproximaes problemticaspara ns humanos, tendo em vista o problema da dicotomia do em si/ para si, etc. Presumoque a realidade composta de estruturas cada vez menores (ou seja, inacessiveis noespao-tempo), e, na minha escola espiritual, compem as partculas astrais e as espirituais,

    que so infinitesimais. Essas estruturas espirituais vo formando outras, at chegar scordas ou vibraes primordias que foram msons, bsons e outras protopartculas domundo material. O mais interessante que os acontecimentos no espao tempo socausados por relaes energticas extremamente complexas e no-lineares antecedentes,de modo que NA VIDA NO POSSVEL A ANTIDIFERENCIAO. Os acontecimentos soderivadas de n-sima ordem de uma funo energtica primordial, mas inalcanvel pornossos conhecimentos, seja por impossibilidade cognitiva atual, seja por algum axiomaepistemolgico ou imperativo. De qualquer forma, acredito numa formao por inteno epropriedades imanentes e inteligentes do Universo. H um jeito para as coisas, e prova dissoso as inmeras leis fsicas descobertas. Nisso Spinoza se torna especialmente interessante

    para mim, e Nietszche um achado. Essa inteno coletiva de todas as partculas e quantumdo Universo constituiria, em sua plenitude, uma parte do "corpo" de Deus. No h um Deuscom vontade separada: somos ns, toda a matria, a prpria vontade de Deus em ao.Como no Budismo, Deus v as incontveis possibilidades de Universo atravs de nossosolhos.

    http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632466376778121http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6794663&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDgLE1ujocZ1ltehttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632453750112717http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6794559&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQCevQI5CbMQGTbshttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632444513446974http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6794508&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDjeZGpy417XuV-http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632443540113738http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6794500&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQA2zOxAxYcIrcbAhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.frandeaquino.org%2F&h=MAQG20FZs&s=1http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632443280113764http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6794498&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQCAw6DOkIO1DaEQhttp://touch.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.frandeaquino.org%2F&h=aAQH0BFRO&s=1http://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632441663447259http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6794487&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDROgg2k-exe4IC
  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    8/14

    Curtir 1 Mais Segunda s 21:46

    Alexandre Mezzadri

    Pois , Joo Paulo Vaz, o problema de achar que Deus est separado do universo que,ento, teria que haver uma uma fronteira entre o universo e Deus, o universo teria que serlimitado e Deus teria que estar fora desse limite. No vejo muito sentido nesse raciocnio, porisso me sentia mais confortvel com o pantesmo de Giordano Bruno. Esse cara foi um dosmaiores filsofos e visionrios da histria: alm de ter sido um dos primeiros a perceber as

    idiotices dogmticas da Igreja Catlica, ele j acreditava na pluralidade de mundos habitadose na reencarnao.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Ontem s 05:56

    Fbio Zafiro Filho

    Joo Paulo Vaz: Eu vejo que a noo de como uma entidade separada do universo caracterstica do conhecimento religioso primitivo. Excetuando-se talvez a ndia, quase todosos grupos tnicos primitivos viam a divindade como algo separado, como um "agentesuperior" acima do universo e independente dele. No inicio, os deuses eram anmicos(representavam elementos da natureza ou animais), depois passaram a ser a representaodas paixes humanas (deuses greco-romanos) para depois chegarem concepo de umdeus universal, mas ainda pessoal e independente. A concepo teolgica mais complexa a que une Deus e Universo. Deus impessoal. H uma compreenso da imanncia de Deusna concepo crist do espirito santo. Os cristos, para compreender deus, precisam,didaticamente (para mim, a santssima trindade claramente um recurso didtico), dividi-loem trs conceitos (a ideia de trs pessoas inexata, porque deus no pode sercompreendido como individualidade): um deus criador, transcendente e duas figuras de umdeus imanente: um deus "feito carne" (imanncia especfica: deus dentro do homem. O "euinterior" de certos grupos espiritualistas) e o esprito santo (imanncia genrica: presente emtodo universo). A Santssima Trindade foi uma forma dos telogos cristos fixarem aimanncia divina em consonncia com o Deus transcendente judaico. Observe-se que a

    imanncia nos Vedas hindus se desdobram tambm em um "Deus filho", ou deus encarnado(Krishna, por exemplo). A imanncia de Deus sempre esteve presente na teologia judaica.Foi com base no amplo conhecimento que tinha sobre o Judaismo, que Spinoza formou suametafsica.

    Curtir (desfazer) 3 Mais Ontem s 13:00

    Fbio Zafiro Filho

    Alexandre: J eu gosto muito de Spinoza. Giordano Bruno ia alm do pantesmo. Ele defendiao "pampsiquismo", ou seja, ele via vida em toda a matria, inclusive nos astros. Essaconcepo j um ultra-pantesmo e diverge das ideias mais formais de Spinoza. Giordano

    Bruno era um mstico, estudou de tudo, at hermetismo. Por essas ligaes com gruposcontrrios religio dominante e principalmente por objetar contra o grande "filsofo" daEscolstica (Aristteles) que ele foi condenado pela inquisio.

    Curtir (desfazer) 3 Mais Ontem s 13:11

    Alexandre Mezzadri

    Muito bem observado, Fabio. Talvez o pantesmo ainda seja a melhor forma, para mimtambm, de levar adiante essa questo. Achei bem interessante a teoria de Fran de Aquino;mas confesso que no a primeira vez que vejo uma tentativa de unificar a natureza fsicada conscincia; me lembro de uma obra chamada Teoria Corpuscular do Esprito, escrita nadcada de 50, por um autor esprita, que desenvolvia uma teoria onde o tomo da

    conscincia seria formado por bons, em vez de eltrons, e uma outra partcula espiritual cujonome no me lembro. No entanto, at agora eu no vi nenhuma teoria que realmenteexplique como que as partculas e as ondulaes qunticas desenvolvem a conscincia, oraciocnio, a reflexo, o critrio moral, a percepo, a interpretao, as emoes, ossentimentos, o livre-arbtrio, a memria, o carma, a constituio biolgica, etc.; como funciona

    http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632831130074979http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796131&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQAA9tAXYYTt8_UDhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632827766741982http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796112&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQBzMKeZc4M2S-jkhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632655630092529http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6795327&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQAWfvPpwRZYO2behttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632466376778121http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6794663&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDgLE1ujocZ1lte
  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    9/14

    esse mecanismo?; todas elas so confusas e cheias de lacunas. A meu ver, Demcrito, oltimo dos filsofos prsocrticos, fundador da escola atomista, foi pioneiro e genial nesseassunto, no s por ter intudo a existncia do tomo mais de dois mil anos antes da cinciao comprovar por meio de instrumentos modernos, mas especialmente por haver desenvolvidosua teoria atomista da conscincia, segundo a qual a interao ou o "choque" entre ostomos da alma e os da matria, percebida pelos cinco sentidos humanos, seria responsvelpela interpretao da conscincia a respeito de todo o universo que a cerca; por sinal, essainterpretao exatamente o ponto incgnito que a neurologia nunca poder desvendar

    enquanto achar que tudo tem origem apenas no crebro. Mas ainda resta saber como seorigina a alma e a conscincia, desde uma partcula elementar at as estruturas materiais eespirituais mais complexas que possamos imaginar.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Ontem s 13:33

    Alexandre Mezzadri

    Verdade, Fabio. Sem dvida alguma, Giordano Bruno o filsofo com o qual mais meidentifico; para mim, ele a grande estrela em tempos de inaugurao do renascimentointelectual e do racionalismo cientfico moderno, e no Galileu, Kepler ou Coprnico; com avantagem que ele era um filsofo cientista e mstico, o que lhe conferia uma viso muito mais

    ampla; e, alm disso, foi de uma coragem fora do comum, por haver se resusado a abjurarsuas convices e, assim, ter evitado ser queimado vivo em praa pblica, forma pela qual ainquisio executava suas condenaes por motivos de crena religiosa; tenho o filme sobrea vida dele, que relata como foi expulso da Igreja Catlica quando ainda era padre, porcausa das suas ideias e de seu perfil bomio e um tanto libertino.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Ontem s 13:51

    Alexandre Mezzadri

    Ento posso me considerar, mais do que um pantesta, um "pampsiquista", se que d parausar este termo. que no tenho dvida de que todas as estruturas do universo sodotadas de vida, porquanto vida simplesmente sinnimo de movimento, e no universo no

    se conhece nada que no tenha movimento. Alis, sem movimento no haveria sequerexistncia. Segundo Toms de Aquino, s Deus imvel ou imutvel, uma vez que no hnada alm Dele. Mas "as coisas de Deus" tem que se mover para que possam existir, esse o grande mistrio. Se a Totalidade Csmica infinita, ento claro que Deus imvel, pois oque se move vai de um lugar a outro, necessariamente, e no h nada alm de Deus por Eleser infinito e atemporal; mas os elementos dessa Totalidade tem que se mover para haverexistncia, pois existir significa destacar-se de um todo. As partes do Todo se movem, mas oprprio Todo imvel; porm, as partes do Todo no so o prprio Todo, eis uma ligeiradiferena em relao definio do pantesmo. No momento, no vejo outra forma dedescrever a criao: trata-se do Todo fazendo com que suas partes se movam...e no existe

    um "porqu" e nem um comeo para essa histria, porque o princpio de tudo o prprioDeus, insondvel, imutvel, infinito e absoluto no tempo e no espao... a resposta a umapergunta dessas se perderia em algum ponto da eternidade....e chegamos ao nico pontoem que apenas a f nos salva...Abraos!

    Curtir 1 Mais Ontem s 14:34

    Fbio Zafiro Filho

    Alexandre: Fran de Aquino no o primeiro fsico a falar em Conscincia atravs da FsicaQuntica. Roger Penrose tem um trabalho conhecido nesse sentido, embora no toabrangente. Eu acho que essa linha de pensamento vai levar a uma compreenso maior da

    conscincia e permitir a uma comprovao de um Deus imanente. Essa tendncia de criarlaos entre conscincia e fsica quntica comeou l na dcada de 60 com o Fritjof Capra e oseu famoso "O Tao da Fsica". A partir dai as vinculaes entre Fsica Quntica e ascorrentes religiosas e filosficas que defendem um Deus imanente ganharam fora. Existemvrios fsicos que atuam na Fsica Quntica que deixaram de ser ateus e agnsticos para se

    http://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632859400072152http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6796309&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDgaEklHHJFJVwYhttp://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632843096740449http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796223&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQAeM-aYMgOHkoBxhttp://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632837120074380http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796172&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDVjvlAJ5lO8AJ5
  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    10/14

    tornarem budistas, por exemplo.

    Curtir (desfazer) 3 Mais Ontem s 14:35

    Joo Paulo Vaz

    Logo que entrei na faculdade, foi includo como contedo de filosofia um livro da DanahZohar, chamado "O Ser Quntico", resultante da influncia desse ramo da fsica nopensamento espiritualista. Tratava da conscincia das coisas ( a imanncia citada).

    Curtir 1 Mais Ontem s 14:38

    Fbio Zafiro Filho

    Joo Paulo Vaz: Interessante voc citar a Danha Zohar, porque eu baixei esse livro epretendo ler (quando eu me desvencilhar dos vrios livros que selecionei para leitura daquipara frente..rs). Na verdade, a autora formada em Fsica e Filosofia e usa tambm comobase a Fsica Quntica.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Ontem s 14:42

    Joo Paulo Vaz

    Pois , nunca terminei de ler esse livro, acabei emprestando para algum que nunca medevolveu. Acabei de baixar, vamos fazer essa releitura. Alis, assim como vc, tambm baixeium nmero gigante de livros para ler, mas falta tempo. Achei na internet um pacote com 4GBde leitura ocultista, mais variados assuntos, mas j sei que no vou conseguir ler nem tocedo.

    Curtir 1 Mais Ontem s 14:45

    Fbio Zafiro Filho

    Alexandre: Voc ento compreender a minha critica a essa disputa entre ateus e testassobre a criao do universo, pois os dois lados se baseiam nas mesmas premissas erradas.Os ateus se firmam na concepo aristotlica das causas e pensam que combatendo acausa e invocando a aleatoriedade vo afastar a criao de um deus (mesmo que pessoal).

    J os testas no vem que um Deus pessoal no pode criar nada, porque a individualizaoreduz a divindade. Deus deus, no personificvel. Ento, a questo est onde vocmesmo mencionou: Existe um inicio?

    Curtir 2 Mais Ontem s 14:47

    Fbio Zafiro Filho

    Joo Paulo Vaz: Fiz o mesmo, mas com um pacote sobre cincias humanas (de filosofia acinema..rs). Isso sem contar os livos de literatura que tambm baixei. Onde voc encontrouesses livros ocultistas?

    Curtir Mais Ontem s 14:48

    Joo Paulo Vaz

    Tem um torrent, te passo inbox.

    Curtir Mais Ontem s 14:49

    Fbio Zafiro Filho

    ok

    Curtir Mais Ontem s 14:49

    Alexandre Mezzadri

    Ento, Fabio, seu raciocnio resume perfeitamente o que ocorre de verdade. Mas, em

    relao sua pergunta, eu diria que no pode haver um incio porque isso indicaria um limitepara o universo; e onde estaria esse limite? E o que haveria antes do incio? Dizer que nohaveria nada antes do incio estranho, porque o nada no pode se converter em algo, poissequer existe, e por isso que as correntes mais racionais insistem em que o nada noexiste; inclusive, hoje se sabe que todo o espao negro do universo est preenchido por

    http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6796337&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQCCYI5zo0urmd9Ohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6796336&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQAkDdHYKpUfZ5PBhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6796334&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDaWB_euNPSz2Kthttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632863450071747http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6796331&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQA75iVZI1iO0zkxhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632863150071777http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6796330&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQAll7g44oKO0jTzhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632862163405209http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796320&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQABipLdiTd9rLuOhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632861190071973http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6796316&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQB9dtiJIb9VcqcAhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632859913405434http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796312&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDibRFm6DPumRxu
  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    11/14

    algo, que matria e energia escura; se no houvesse nada entre os corpos celestes, elessimplesmente estariam grudados, pois o espao tambm matria. Ento o incio no existe,o nico princpio que existe s pode ser o prprio Deus, a Totalidade Csmica infinita. Alis,foi publicado em todos os jornais na ltima semana, os prprios cientistas esto agoratratando com mais carinho a ideia de que o big-bang deve ter sido apenas uma exploso quederivou de um outro ciclo infinito de contrao e expanso, tal como algumas doutrinasorientais o afirmavam h milnios.

    Curtir Mais Ontem s 15:03

    Jonas Faga Jr.

    Tb quero, Jaum.

    Parabns a todos pelo debate enriquecedor.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Ontem s 15:14

    Jonas Faga Jr.

    Ain-soph.

    Curtir (desfazer) 1 Mais Ontem s 15:16

    Jonas Faga Jr.

    "Ser ou no-ser?"... A questo.

    Editado Curtir (desfazer) 2 Mais Ontem s 15:23

    Joo Paulo Vaz

    Alexandre Mezzadri, essa questo do preenchimento dos espaos vazios interessante. Oter era uma hiptese muito vivel para os cientistas antes de Maxwell, que acaboudemonstrando que para os efeitos do eletromagnetismo, a existncia do ter era irrelevante,coisa que depois foi confirmada por Einstein. Mas a irrelevncia da hiptese do ter acaboupor eliminar algo muito importante, pois como vc disse, o espao-tempo seria impossvel se o

    vazio espacial fosse de fato o nada, e a presena do ter (ou algum substrato fsico) para oespao-tempo poder se manifestar, e com ele a gravidade. Esse "ter" inclusive pode ser asada para fenmenos que demandam velocidades superiores da luz, ou para a correlaoinstantnea entre as partculas e antipartculas, ondas cerebrais, etc. Por fim, acho que razovel pensar que a gravidade uma propriedade universal relacionada contrao douniverso, e sua anttese a energia, que promove a expanso csmica. Quando o equilbrioenergtico for atingido pelo Universo (se que isso possvel), fica razovel pensar que omomento de contrao universal ter lugar.

    Curtir 1 Mais Ontem s 15:25

    Joo Paulo VazNo resisto tentao de pensar no dilema expanso-contrao e seu derivados: caos-ordem, destruio/construo, mal/bem. So movimentos que criaram o Universo como ele hoje.

    Curtir Mais Ontem s 15:29

    Alexandre Mezzadri

    Sexo(retrao)/amor(expanso); lembra?

    Curtir (desfazer) 1 Mais Ontem s 15:41

    Fbio Zafiro Filho

    Alexandre: Creio que o mesmo Penrose que mencionei sobre Conscincia e Fsica Qunticaest propondo que antes do Big Bang o universo teve uma expanso igual a que estamosvivenciando. S Hawking que continua batendo o p na teoria sobre a origem do Universoatravs de processos aleatrios. Essa teoria tem seus mritos ao fazer uma anlise daaleatoriedade das partculas e sua influncia, mas dai a propor que o Universo surgiu

    http://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632881643403261http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796500&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQCSKNN2gejEh48Qhttp://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6796479&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQBsBUUiyqh31bKkhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632875733403852http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6796460&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQARiyidMH9SkE2thttp://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632872983404127http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796439&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQBX6c0-gO9_GqGuhttp://touch.facebook.com/comment/history/?ctoken=632168213474604_6796439http://touch.facebook.com/jonas.faga.jrhttp://touch.facebook.com/jonas.faga.jrhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632872900070802http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796436&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQCbU78Hf1_EAHarhttp://touch.facebook.com/jonas.faga.jrhttp://touch.facebook.com/jonas.faga.jrhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632872500070842http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796431&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDH56iichCm92j_http://touch.facebook.com/jonas.faga.jrhttp://touch.facebook.com/jonas.faga.jrhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6796368&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQCNyA2Dx1nkSHwA
  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    12/14

    aleatoriamente tomar a exceo como regra. Alm disso, a Fsica Quntica ainda no temqualquer certeza (alis, em Fsica Quntica no certeza e sim mera probabilidade) sedeterminadas partculas surgem realmente aleatoriamente ou se estas apenas viajam noestao-tempo. O que eu acho interessante a doutrina vdica que, segundo Vivekananda,existem ondas de criao, que geram universos periodicamente.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Ontem s 15:43

    Joo Paulo Vaz

    Essa ltima frase foi bem interessante.Curtir Mais Ontem s 15:45

    Fbio Zafiro Filho

    Eu li esse conceito em um livro do Vivekananda, salvo engano. O curioso que procureiagora na internet e no encontro mais. Tenho o livro, mas est encaixotado...rs

    Curtir (desfazer) 1 Mais Ontem s 15:58

    Alexandre Mezzadri

    Sim, Fbio Zafiro Filho, ele mesmo, o Penrose. J o Hawking, a meu ver, por tudo o que j lidele, teve seu raciocnio tambm prejudicado por aquela doena dele, rsrs!

    Curtir Mais Ontem s 16:02

    Fbio Zafiro Filho

    Alexandre Mezzadri: Eu j acho que o Hawking tem uma postura quando se fala emcosmogonia e outro no restante da astrofsica. Ele sempre foi desta. Agora resolveu assumirum atesmo meio capenga. A teoria defendida por ele naquele livro com o Mlodinov pareceser a de algum que quer encontrar uma resposta para si mesmo e no para a cincia. Aideia sobre a aleatoriedade interessante, mas no determinante. Acho que ele foiinfluenciado por fsicos atestas que acham que afastam Deus ao asseverar que o universosurgiu aleatoriamente. Isso afasta o Deus aristotlico. Mas, e se Deus quisesse criar um

    universo a partir de partculas geradas aleatoriamente? O que o impediria? Ai os atestasviriam e diriam que esse no um Deus vlido, ou seja, viriam em defesa dos testas. Achoque esse ltimo livro lembra mais um livro de fsica apressada para comprovar o atesmopessoal do fsico ingls do que uma teoria sria. Tanto assim que teve muitas criticasseveras e coerentes. Ao menos, o bom do Hawking que ele volta atras quando percebeque errou. J fez isso uma vez.

    Curtir (desfazer) 1 Mais Ontem s 16:26

    Alexandre Mezzadri

    Verdade, Fbio Zafiro Filho. Sobre essa questo da aleatoriedade, da incerteza e do

    determinismo, vou postar novamente um texto meu que exprime em resumo o que pensao arespeito.

    Curtir (desfazer) 1 Mais Ontem s 16:31

    Alexandre Mezzadri

    Joo Paulo Vaz, eu tenho uma explicao interessante para a questo da gravidade gera,que, simultaneamente, oferece uma iptese para a natureza fsica da alma e do psiquismo.Einstein afirmou que a fora da gravidade nada mais do que o resultado de umadeformao que os corpos provocam no espao-tempo, fazendo que os corpos seaproximem uns dos outros em funo da necessidade de ocupar os espaos de menorresistncia onde se encontra a dobra; seria como quando colocamos uma bola em um pano

    e a massa da bola faz com que o pano afunde e qualquer objeto colocado perto da dobracomece a ir em direo bola, seja diretamente ou circulando em sua rbita caso sejacolocado no ponto certo. Einstein nunca admitiu que o que ele chamava de espao-tempoera matria, mas no h dvida de que esse espao negro matria, e ela que se dobra eocasiona o movimento gravitacional dos corpos procura dos espaos de menor resistncia.

    http://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632907600067332http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796619&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQAMt1_u8aJExzOyhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632906373400788http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796612&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQANKcnkIg2Aqd59http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6796555&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQBJ6v6FsgEU8xzWhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632888573402568http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796541&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDuXt083PqttaC1http://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6796511&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQDYuIQtnX2RgUv3http://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632883733403052http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796507&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQADD-sZSwMMeCrg
  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    13/14

    Mas eu entendo a gravidade geral como sendo anloga ao fenmeno de um remoinhoaqutico, ou seja, a presena de qualquer corpo celeste no universo seria exatamente omesmo que um remoinho, porm no oceano csmico do espao-tempo, assim chamado porEinstein; o prprio movimento centrpeto da matria csmica ocasionaria a gravidade, e todaa matria visvel do universo, ou seja, as galaxias, estrelas, planetas, buracos negros, etc.,que representam 5% do cosmos, seriam a prpria energia escura que se condensou ouconcentrou em forma de remoinhos csmicos, uns mais densos do que outros, outros maisou menos volumosos, e o brilho dos corpos seriam as partculas que escapam dos

    remoinhos, sendo que nos buracos negros elas praticamente no escapam. Acredito que aformao das almas ou conscincias obedeam a esse mesmo princpio, ou seja, nossoesprito seria tambm uma espcie de remoinho csmico que, ao longo de sua evoluo, vaiadquirindo experincia em forma de "quanta" de energia e interagindo com outros seres quetambm so remoinhos csmicos; a interpretao, a percepo e o intelecto seriam oresultado dessa interao, seja com outros seres espirituais ou mesmo com aprpria matriadensa, por exemplo na reencarnao.

    Curtir (desfazer) 1 Mais Ontem s 16:59

    Joo Paulo Vaz

    Esse termo que vc utilizou, "remoinho", exatamente o que penso, mas com outras palavras:no post anterior referi como uma propriedade de "inteno" das partculas infinitesimais, quevai se repetindo, de modo fractal, at formar energia e matria. Os grandes remoinhosseriam os buracos negros, nos quais at os eventos ficam presos, h uma histria inteiraaprisionada neles e inacessvel ao espao-tempo exterior. Eles movimentam grandesgalxias e aprisionam a luz devido ultradensidade e utragravidade.

    Curtir 1 Mais Ontem s 17:05

    Alexandre Mezzadri

    Exatamente. Na minha viso de que as almas tambm seguiriam esse mesmo princpio, umaalma poderosa, cheia de energia acumulada ou com um ego inflado, seria exatamente como

    um buraco negro; e as almas generosas, desprendidas e cheias de amor para doar seriamcomo os astros brilhantes; embora a alma densa pode muito bem transmutar sua energiacomo quando o buraco negro desaparece nele mesmo por causa de sua super gravidade ese espalha novamente ao todo universal; e os astros brilhantes tambm podem se converterem buracos negros caso acumulem matria suficiente em seu ncleo.

    Curtir (desfazer) 1 Mais Ontem s 17:19

    Fbio Zafiro Filho

    Ainda pretendo ler mais livros de astrofsica e astronomia. Fsica Quntica e Astrofsica(microcosmo e macrocosmo) so as reas onde possivelmente vo surgir os conceitos e

    diretrizes da cincia e tambm da filosofia e religio. Um bom filsofo, telogo ou psiclogono deve ficar alheio as descobertas dessas cincias. No d mais para pensar nos limitesestreitos do racionalismo e do positivismo.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Ontem s 17:42

    Fbio Zafiro Filho

    Alexandre Mezzadri: O seu texto demonstra claramente sua viso como um universo "vivo".

    Curtir (desfazer) 2 Mais Ontem s 17:44

    Fbio Zafiro Filho

    Acho esse tipo de discusso muito mais sria do que os debates do Dawkins e dos religiosos

    de planto. Todos so anacrnicos e vivem de cincia e religio do passado. Esse debate(ateus x testas) precisa mudar.

    Curtir (desfazer) 2 Mais Ontem s 17:59

    http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632935693397856http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796798&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQAGlfkG3_2VrkJ3http://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632931920064900http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796757&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQCfszooAczmF81-http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632931350064957http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796754&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQB9Zg21NkDBQj_Rhttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/fabio.zafirofilhohttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632923363399089http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796704&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQAI3yNabVSqmzdvhttp://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/alexandre.mezzadri.7http://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632919503399475http://touch.facebook.com/a/comment.php?like_comment_id=6796672&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQC8iid_0N5CWGwIhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/joaopaulovhttp://touch.facebook.com/100000442923810/timeline/story?ut=3&hash=8976964216035896015&wstart=0&wend=1378018799&ustart&__user=100000442923810#http://touch.facebook.com/browse/likes/?id=632918040066288http://touch.facebook.com/a/comment.php?unlike_comment_id=6796655&ft_ent_identifier=632168213474604&gfid=AQAvVizvMMndTtv2
  • 7/25/2019 Comentrios Deus

    14/14

    Escreva um comentrio...