Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o...

43
Comércio Eletrônico E-commerce

Transcript of Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o...

Page 1: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Comércio EletrônicoE-commerce

Page 2: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Roteiro

• O que é o comércio eletrônico• Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um

canal de distribuição• Perspectiva 2: o comércio eletrônico como

uma estratégia de negócios

Page 3: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

O que é comércio eletrônico

Page 4: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Pode ser definido como sendo a compra e a venda de informações, produtos e

serviços através das redes de computadores.

Definição

Page 5: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Para atingir 50 milhões de pessoas:– O rádio levou 38 anos;– A TV aberta 16 anos;– A TV a cabo 10 anos e– A Web apenas 5 anos.

Page 6: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:
Page 7: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Muito embora toda loja virtual seja um site, nem todo site é uma loja virtual, ou seja, nem todo site vende produtos ou serviços on-line. Lojas virtuais são sites de e-commerce, onde o cliente visualiza e escolhe seu produto, coloca no carrinho de compras e realiza o pagamento, num processo totalmente realizado on-line.

Loja Virtual

Page 8: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Modalidades

•Business-to-Business (B2B): relação entre empresas clientes e fornecedoras de um produto.

•Business-to-Customer (B2C): venda diretamente para consumidores ou usuários finais.

Page 9: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:
Page 10: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Há 170 anos, as ferrovias tornaram as distâncias algo manejável. Isso teve enorme impacto não só sobre a economia e a sociedade, mas sobre a imaginação humana.O comércio eletrônico, por sua vez, elimina completamente as distâncias.

Perspectiva Histórica

Page 11: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

O comércio eletrônico é para a Revolução da Informação o que a ferrovia foi para a Revolução Industrial.

Perspectiva Histórica

Richard Warren Sears1886 – Chicago EUA

Page 12: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

• A história da Sears (grande companhia americana de lojas de departamento)

• Começou com vendas por catálogo• Foi utilizado a ferrovia como canal de

distribuição• Milhões de produtos vendidos e distribuídos

costa a costa do país

Perspectiva Histórica

Page 13: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

1. Ser fornecedor: oferecer produtos ou serviços

2. Prestar serviços: intermediar pagamento, hospedagem de sites, marketing eletrônico, pesquisa com clientes, oferecer segurança

3. Fazer entregas

Linhas de Negócios

Page 14: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

14

– Permite compras 24 horas por dia, ano inteiro e de todas as localidades

– Provê mais alternativas para escolha– Provê produtos e serviços mais baratos via as muitas

alternativas de compras e comparações disponíveis– Em alguns casos, entrega rápida de produtos e serviços,

especialmente os digitalizáveis– Consumidores podem receber informações relevantes– Podem participar em leilões virtuais– Comunicação com outros consumidores– Descontos resultantes da competição

Benefícios para o consumidor

Page 15: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

15

• Internet — cresce exponencialmente; acesso via celulares!• Oportunidades para compra — cresce rapidamente• Incentivos para compra — aumenta vantagens dos

compradores• Aumento da segurança — melhoria significativa• Manuseio eficiente de informação — acessível de qualquer

lugar• Organizações inovadoras — reestruturadas e rápidas• Comunidades Virtuais — crescendo rapidamente• Sistemas de pagamento— e-cash – pagamentos eletrônicos• Business-to-Business— integração cada vez maior gerando

benefícos aos clientes também

O futuro do comércio eletrônico

Page 16: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

16

– Web está se transformando numa comunidade social

– Tipos de comunidades• Comunidades de transações

– compra e venda

• Comunidades de interesses– lugar para pessoas interagirem acerca de algum tema

• Comunidades de relações– organizada em torno de experiências de vida

• Comunidades de vantagens– Clubes de compras, leilões virtuais

Comunidades Virtuais

Page 17: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Marketing Eletrônico

As mudanças trazidas pelas novas tecnologias e pelo comércio eletrônico modificam as atividades de marketing. O novo marketing deve entender a mudança nos conceitos de tempo e espaço, as novas necessidades dos consumidores, as comunidades virtuais, os canais de informação para o consumidor e nova postura destes frente aos anúncios e anunciantes.

Page 18: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

• Marketing tradicional focava um grupo de pessoas em particular.

• Com a internet o público é diverso e existe a necessidade de tratar cada cliente de forma específica, ou seja, o marketing um-a-um se tornou o padrão para a internet.

Marketing Eletrônico

Page 19: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:
Page 20: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

20

• Entregas postergadas: possibilita venda de produtos customizados

• Produtos customizados: adequado às necessidades dos clientes

Customização

Page 21: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

21

Customização do produto e da venda

• Geladeiras – Brastemp You

• Tênis, roupas acessórios – Nike

• Carros – GM

• Computadores – Dell

Alguns Exemplos

Page 22: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

22

Page 23: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

23

Page 24: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

24

Page 25: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

25

Page 26: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Perspectiva 1: como canal de distribuição

Page 27: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Canais de Distribuição

Page 28: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Canais de Distribuição

Page 29: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

29

• PDV (Ponto de Venda)

• Call Center

• Mala Direta

• Web

Canais de Distribuição

Page 30: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Produtor Distribuidor Atacadista Varejista Consumidor

Objetivo do Comércio Eletrônico

Diminuir as cadeias de valores eliminando intermediários

Cadeia de Valores

Cadeia de Valores

Page 31: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Perspectiva 2: como estratégia de negócios

Page 32: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

32

Page 33: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

A solução de comércio eletrônico envolve áreas diversas, tais como: processo de compra e venda, marketing, logística e integração de

sistemas de informação, além da área ligada a tecnologia.

Análise do Negócio On Line

Page 34: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Comprometimento Organizacional para utilização de uma aplicação de Comércio Eletrônico

1. Projetos profissional bem definidos

2. Integração de Sistemas

3. Integração de Processos

Análise do Negócio On Line

Page 35: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

• Análise dos Concorrentes• Entendimento do Canal internet• Paradigmas da Nova Economia• Reengenharia do Processo de Negócios• Projeto, Desenvolvimento e Implementação

do Sistema ecommerce

Análise do Negócio On Line

Page 36: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

36

• Ao interagir eletronicamente com seus clientes, a empresa pode capturar comportamentos para análise e posterior customização de seus produtos e serviços - a essência do marketing one-to-one

• Imperativo do e-Comm: customização é chave para se construir uma empresa cliente-centrada. Também é a base para o marketing one-to-one

Customização

Page 37: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

37

• Automatizar o serviço ao cliente através de um simples ponto de acesso (portal) oferece condições ao cliente para controle e navegação sobre os recursos da empresa

• Imperativo do e-Comm: self-service permite que o cliente “faça” ele mesmo, originando uma grande satisfação (na maioria dos casos) e custos reduzidos

Self-Service

Page 38: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

38

• Exceto para produtos e serviços puramente digitais (software, música), a outra parte depende de distribuição física

• Imperativo do e-Comm: ao planejar um sistema de e-Comm de sucesso, estratégias de logística são essenciais. Alguma forma de distribuição física deve ser equacionada

Logística e Distribuição

Page 39: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

39

• A economia industrial foi construída sobre o modelo de negócios de produção de massa

• A interatividade na Internet permite agora que os clientes “acessem” as informações desejadas sobre os produtos desejados oportunamente

• E-Comm pode ser visto como uma reengenharia dos processos de clientes

O Poder do Cliente

Page 40: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:
Page 41: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

MUDANÇA DEPARADIGMA

NÍVEL DEMATURIDADETECNOLÓGICA

MELHORIA DA LOGÍSTICA

DE ENTREGA

CRIAR RELACIONAMENTO

COM O CLIENTE

SUCESSO

Fatores de Sucesso

Page 42: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/distribua-seus-produtos/comercio-eletronico

Page 43: Comércio Eletrônico E-commerce. Roteiro O que é o comércio eletrônico Perspectiva 1: o comércio eletrônico como um canal de distribuição Perspectiva 2:

Apresentação:

• Elaborada por: Fernando Aarão melo• Email: [email protected]• Site empresa: www.incaweb.com.br• Site pessoal: www.incaweb.com.br/coach