Como as tecnologias podem ser utilizadas na educação

15
Apresentação baseada no texto ”AS TEORIAS PEDAGÓGICAS MODERNAS RESIGINIFICADAS PELO DEBATE CONTEMPORÂNEO NA EDUCAÇÃO”, de José Carlos Libâneo. Cursista: Rosane Cordeiro Rafael

Transcript of Como as tecnologias podem ser utilizadas na educação

Apresentação baseada no texto ”AS TEORIAS PEDAGÓGICAS MODERNAS RESIGINIFICADAS PELO DEBATE CONTEMPORÂNEO

NA EDUCAÇÃO”, de José Carlos Libâneo.Cursista: Rosane Cordeiro Rafael

Estão diretamente ligadas aosacontecimentos;

Fazem parte do dia-a-dia do educador;

Incluem características modistas por vezes,reduzem fenômenos complexos.

Correntes Modalidades:

Racional TecnológicaEnsino de Excelência e

Tecnológico

NeocognivistaCiências Cognitivas e

construtivismo pós período de Piaget

Sociocrítica Engloba teorias como ahistórico-cultural, sócio-

cultural, sócio-cognitiva, ação comunicativa

Holística Holismo, teoria dacomplexidade, naturalista do conhecimento, eco pedagogia

e conhecimento em rede

Pós Moderna Pós-estruturalismo, neo-pragmatismo

Em sua metodologia, trabalha comferramentas como o computador e mídiasde modo geral.Dentro dessa concepção, duas modalidadessão difundidas:

Ensino de excelência para a formação da elite;

Ensino para a formação intermediária, onde oensino é proposto para capacitar mão de obraeficaz para o mercado.

Sobre essa corrente, ainda pode-se afirmar que :

Ela está centralizada no conhecimento em função da tecnologia, na transformação da educação em ciência e utilização constante de meios tecnológicos.

Para Santaella (2014), ciberespaço é todo equalquer espaço informacional,multidimensional, que dependente dainteração do usuário, permite a esse, oacesso, a manipulação, a transformação e ointercâmbio dos seus fluxos codificados deinformação.

Assim, pode-se citar como exemplos de ciberespaços:

Internet;

Celulares;

Pagers;

Rádio-amador, entre outros.

Nos dias atuais, onde o professor competena sala de aula com tantos ciberespaços, aatualização e capacitação do mesmo deveser contínua.O professor tem a função de mostrar aoeducando que todas essas mídias estãopresentes também nas escolas, como fontede conhecimento.Oferecer ao aluno aulas onde a pesquisa online esteja presente, além de programasespecíficos para o ensino de diferentesáreas,

softwares e homepages dedicadas a cada disciplina, podem trazer mais entusiasmo ao educando e ao educador.

Para que essa interação possa ocorrer, faz-se necessário investimentos na área, demodo que o professor seja capaz de fazer aponte entre sala de aula e computadores,tablets, celulares entre outros.

Dessa forma, ele será capaz de utilizar ocotidiano, junto com seus ciberespaçosdurante as aulas.

A pedagogia sempre teve a função deanalisar como o ser humano aprende, demodo a buscar em cada época fatores quepudessem influenciar nesse processo.

Devido a isso, Teorias Pedagógicas foramsendo inseridas nas escolas. Com elas,surgiram diferentes correntes pedagógicascontemporâneas e neste trabalho, tentou-se abordar um pouco mais a respeito dacorrente Racional-Tecnológica, visto que

essa está diretamente relacionada aformação de duas classes: uma que ofereceum ensino de excelência para a elite e outraque forma nas classes médias mão de obraespecializada para o trabalho. Tudo issosempre focando a formação tecnológica.

Desse modo, não se pode deixar de falar decibercultura e ciberespaços, que seriam autilização da tecnologia para formação doconhecimento e locais específicos onde éoferecida essa interação.

Neste sentido, a escola e o professorexercem papel fundamental para que oaluno desempenhe essa interação de modoa compreender e manipular todas asinformações que os ciberespaços oferecem.No entanto, sem uma formação adequada,o professor torna-se incapaz de exercer seupapel e com isso, perde espaço para amodernização do conhecimento.

[1] ALVES, Nilda. Imagens das escolas: sobre redes deconhecimentos e currículos escolares. In: Educar, Curitiba, n.17, 2001. Editora da UFPR.

[2] LIBANEO, J.C. As teorias pedagógicas modernasresiginificadas pelo debate contemporâneo na educação. SãoPaulo, Alínea, 2005

[3] SANTOS, E. A cibercultura e a educação em tempos demobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos.Práticas Pedagógicas, linguagens e mídias: desafios à Pós-Graduação em educação e suas múltiplas dimensões. Rio deJaneiro, ANPED Nacional, 2011.