COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO - Love Pet...

11
Uma ração tão especial como o seu cão COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO www.lovepeood.com

Transcript of COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO - Love Pet...

Page 1: COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO - Love Pet Foodlovepetfood.com/email/2015/drip-ebook/ebook/1-ebook_marca_racao.pdf · Como avaliar uma marca de ração. Uma ração tão especial

Uma ração tão especial como o seu cão

COMO AVALIARUMA MARCA

DE RAÇÃOwww.lovepetfood.com

Page 2: COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO - Love Pet Foodlovepetfood.com/email/2015/drip-ebook/ebook/1-ebook_marca_racao.pdf · Como avaliar uma marca de ração. Uma ração tão especial

Uma ração tão especial como o seu cão

DECIFRAR OS RÓTULOS DE RAÇÃO1

As rações estão agrupadas em seis categorias quanto ao seu teor nutritivo: Económicas, Standard, Premium, Super-Premium, Grain-Free e Terapêutica. Além destas classificações de qualidade tam-bém é interessante avaliar a ração tendo em conta a sua finalidade, isto é, por exemplo, se ela será consumida por um cachorro, cão adulto, idoso, obeso ou de alta performance (cães que têm uma atividade física elevada). Existem ainda outras subdivisões como qualificações quanto ao porte do cão. Rações específicas para cães mini, pequenos, médios, grandes e gigantes.

Em princípio e de uma forma geral, o melhor tipo de ração existente no mercado é aquela que é baseada em proteínas. O importante é saber como escolher a ração e a quantidade ideal. Os tipos de ração existentes no mercado são:

Ração Económica

É o tipo de ração mais barata que se pode encontrar no mercado e, na maior parte das vezes, é de menor qualidade. Isto porque o seu cão precisa de se alimentar com rações de origem animal e, neste tipo de ração a origem é vegetal (farelo de milho e de soja). Ou seja, não é o suficiente para perfazer as suas exigência proteicas. O aliciante neste tipo de ração não é a qualidade mas sobretudo o preço.

Ração Standard É um tipo de ração equilibrada mas com a qualidade da proteína reduzida. No geral, a grande parte dos animais convive bem com este tipo de ração. No entanto, a quantidade de alimento que pre-cisam de ingerir para suprir as suas necessidades físicas é muito grande.

Tipicamente são produtos feitos por empresas de renome no mercado. Na composição da ração encontram-se farinha de carne, gordura animal, glúten de milho, entre outros.

Ração Premium São produtos mais caros do que os anteriores. A origem da composição da ração é animal. Além de ser rica em proteína, também é mais digerível e melhor para o funcionamento orgânico do cão.

Como avaliar uma marca de ração

Page 3: COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO - Love Pet Foodlovepetfood.com/email/2015/drip-ebook/ebook/1-ebook_marca_racao.pdf · Como avaliar uma marca de ração. Uma ração tão especial

Uma ração tão especial como o seu cão

Vale a mesma regra das rações Premium: quanto mais proteína oferecer ao animal, menos vezes por dia ele terá necessidade de se alimentar. A proteína demora mais tempo para ser absorvida pelo organismo do animal e isso faz com que o metabolismo trabalhe mais, logo, a necessidade do consumo da ração passa a ser menor.

Observa-se uma ótima relação de custo/benefício: Este tipo de ração para cães é mais cara por causa da qualidade da matéria prima. No entanto, e por isso mesmo, o animal passa a comer menos vezes durante o dia. No final acaba por ser mais económico porque acaba por gastar menos ração.

Com este alimento rico em proteína animal, não é necessário o uso de palatabilizantes artificiais em altas proporções, pois o próprio alimento já é atrativo para o cão, o que o torna ainda mais benéfico à saúde do animal.

Ração Grain Free A ração Grain Free é uma ótima opção de alimento. Os cães e os gatos são anatomicamente car-nívoros, com dentes caninos bem desenvolvidos, estômago com pH rigorosamente ácido e apto a digerir proteínas e intestinos delgado e grosso curtos realçando baixa capacidade de fermentação e aproveitamento de hidratos de carbono.

Os alimentos denominados Grain Free (Sem de Cereais) apresentam uma diminuição das quanti-dades de hidratos de carbono. Não são livres deles mas apresentam uma significativa redução dos mesmos, com níveis elevados de proteína e lípidos.

São diferenciados dos alimentos secos atuais pela diminuição de hidratos de carbono na dieta: a proteí-na bruta é mais elevada, com teores entre 25% a 35%, bem como os lípidos que se situam entre 14% a 26%. Este perfil deve-se aos níveis de inclusão de produtos de origem animal, sendo os restantes ingre-dientes preenchidos por frutas, legumes, verduras e ingredientes bioativos e funcionais. As proteínas animais, na sua maioria, possuem melhor qualidade que as proteínas vegetais para cães e gatos.

Ração Super Premium São mais caras do que as anteriores porque são processadas sobretudo com peças nobres e de alto conteúdo proteico, oferecendo maior digestibilidade e palatabilidade ao cão (quanto maior for a percentagem de origem animal na ração, melhor será a digestão do seu cão). Além disso, todos os conservantes utilizados nesta ração são de origem natural.

São alimentos ricos em proteína e nutrientes, por isso, a digestão e absorção de todos os compo-nentes advindos da ração Super Premium é ótima e fornece maior qualidade nutricional. Quanto maior a absorção melhor para a saúde e bem estar animal.

Como avaliar uma marca de ração

Page 4: COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO - Love Pet Foodlovepetfood.com/email/2015/drip-ebook/ebook/1-ebook_marca_racao.pdf · Como avaliar uma marca de ração. Uma ração tão especial

Uma ração tão especial como o seu cão

Priorizam-se ingredientes com qualidade e padrão semelhantes aos utilizados na alimentação hu-mana e com alta digestibilidade, como carnes frescas e desidratadas (peru, frango, pato, coelho, salmão, arenque, atum etc.), ovos, óleos animais como de frango e de peixes. A utilização de óleos animais (gordura de frango conservada com tocoferóis, óleos de peixes como arenque e salmão) também proporciona alguns efeitos metabólicos interessantes. Outro ponto interessante e que eleva a qualidade dos alimentos Grain Free, é a utilização de frutas e legumes desidratados, os quais por regra geral, não constam nas formulações dos alimentos comerciais convencionais e são promotores de saúde bucal e intestinal.

A associação do conceito Grain Free com orgânico também é frequente, visto que algumas em-presas utilizam apenas proteína de animais que foram criados em sistemas extensivos e livres de antibióticos. Existe também o cuidado de não adicionar ingredientes de origem transgênica.

As fezes dos animais que fazem consumo de rações de alto nível são mais duras, com menos odor e em menor quantidade, ou seja a absorção nutricional é feita em grande escala favorecen-do o seu cão em todos os sentidos.

Ração TerapêuticaNutricionalmente equilibrada, serve para amenizar uma série de problemas de saúde. A ração ter-apêutica deve ser indicada por veterinários; pois, tanto as porções como o número de refeições (até o intervalo entre elas) devem ser avaliadas tendo em conta a doença, peso, porte e mais uma série de fatores. As rações terapêuticas industrializadas, são capazes de ajudar no tratamento de doenças e também na manutenção da saúde de animais.

Desenvolvidas a partir de ingredientes de grande qualidade e valor nutritivo, estes produtos tam-bém costumam ser mais caros quando comparados com as rações tradicionais. Por isso, muitos donos acabam por ignorar a ajuda que este alimento pode trazer a animais que já apresentam problemas de saúde.

A ideia de poupança nestes casos acaba por não fazer muito sentido, já que muitas vezes os donos acabam por ter gastos com veterinários muito maiores do que o que seria necessário caso optas-sem por rações terapêuticas em certas situações especificas.

Os principais problemas para os quais se podem usar rações terapêuticas: obesidade, dia-betes, cardiopatias, problemas no sistema urinário, doenças e insuficiências renais ou problemas dermatológicos.

Como avaliar uma marca de ração

Page 5: COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO - Love Pet Foodlovepetfood.com/email/2015/drip-ebook/ebook/1-ebook_marca_racao.pdf · Como avaliar uma marca de ração. Uma ração tão especial

Uma ração tão especial como o seu cão

Ração terapêutica industrializada e ração terapêutica caseira:Há pessoas que preferem a produção caseira deste tipo de alimento (sem deixar de lado, a indicação nu-tricional de um veterinário) porque têm a oportunidade de elaborar refeições totalmente voltadas para a doença e para as condições específicas do animal. Quem defende a produção de alimentos caseiros como forma de terapia, argumenta que a ração industrializada indicada para um problema poderia, em alguns casos, piorar outros. Fator que se minimiza quando se personaliza a comida em casa.

Como avaliar uma marca de ração

Page 6: COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO - Love Pet Foodlovepetfood.com/email/2015/drip-ebook/ebook/1-ebook_marca_racao.pdf · Como avaliar uma marca de ração. Uma ração tão especial

Uma ração tão especial como o seu cão

COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO2

Humidade - HUToda a ração precisa de água na sua com-posição e esse teor de água é a HU. Humi-dade em excesso no alimento, pode favorecer a proliferação de micro-organismos nocivos, por isso rações enlatadas devem ser consum-idas assim que manuseadas a primeira vez. Além disso, significa que o consumidor com-pra mais água e menos ração. Teores baixos de água tornam a ração extremamente seca e indigesta ao cão. Portanto opte por rações com níveis de humidade entre 8% a 12%.

• A água representa 2/3 do peso corporal• Serve para transportar substâncias• É o meio onde ocorrem muitas reações

do organismo• Ajuda a manter a temperatura corporal

Proteína Bruta - PBA Proteína está diretamente ligada à formação dos ossos, músculos e estruturas nervosas, por isso é um compo-nente importantíssimo para a saúde do seu cão. Escolha uma ração que tenha maior percentagem de PB. Esta indi-cação é fundamental para verificar a utilização de carnes nobres durante o processamento da ração. Quanto mais carne for utilizada maior será a percentagem de proteí-na e por isso melhor será a ração. Rações de qualidade inferior utilizam partes pobres em proteína deixando o alimento fraco do ponto de vista nutricional. Opte por rações que tenham pelo menos 18% de PB (idealmente 22% ou mais).Rações com o termo expresso no rótulo, como carne de animal, soja (soja quando corretamente processada e as-sociada à proteína de origem animal) são excelentes, já com o termo “farinha de...” são de baixa qualidade.

Alguns benefícios da Proteína Bruta:• Favorece o desenvolvimento estrutural do organismo• Promove a formação e o crescimento dos músculos,

órgãos, pele e ossos• Está presente na carne, peixe, ovos, soja e outrosEnergia Metabolizável - EM

A energia metabolizável é a energia liberta-da pelo alimento assim que consumido. Ou seja, é tudo o que favorece o funcionamen-to de órgãos e atividade física do cão, logo após o consumo do alimento. Por exemplo: uma porção de 100g de ração (Energia Bruta) vai libertar x% de energia ao animal - esta é a energia metabolizável, isto é, tudo o que o organismo digeriu e é absorvido e não excre-tado.

Rações topo de gama necessitam de uma quantidade menor de grãos para liberar uma maior quantidade de EM. Opte então por uma ração que exija uma menor quantidade em gramas diárias, pois terá uma maior quan-tidade de EM. Em média gira em torno de 2.700cal/kg.

Gordura Bruta - GBSimplificando, são as gorduras presentes na ração. A gor-dura é uma das principais fontes de energia. Além disso, são importantes para o crescimento, para a reprodução e para a agregação de vitaminas. Ainda auxiliam também na palatabilidade do alimento, portanto, quanto maior o percentual de GB melhor será a ração. O percentual míni-mo sugerido é de 8%, e uma excelente ração pode chegar a 14% ou mais.

Como avaliar uma marca de ração

Page 7: COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO - Love Pet Foodlovepetfood.com/email/2015/drip-ebook/ebook/1-ebook_marca_racao.pdf · Como avaliar uma marca de ração. Uma ração tão especial

Uma ração tão especial como o seu cão

Fibra Bruta - FBA FB é um componente necessário à saúde intestinal de cães e gatos. São de origem veg-etal e não são metabolizadas pelo sistema digestivo animal, porém auxiliam em todo o processo digestivo do cão. A inclusão de fare-los vegetais em excesso pode elevar o nível de fibra bruta para além do recomendado. Isto pode comprometer a digestão e absorção de proteínas e minerais, causando desnu-trição. A FB como coadjuvante no processo digestivo faz com que o alimento seja bem absorvido por todo o trato intestinal, desace-lerando o processo de agregação nutricional e favorecendo a maior entrada de nutrientes. O percentual ideal é de 3% a 6%.

• São parcialmente ingeridas e absorvidas pelo organismo

• Aumenta a sensação de saciedade• Tem um papel fundamental no funciona-

mento intestinal

Cinzas Brutas - CBÉ tudo o que sobrou do procedimento de fabricação da ração, são denominados como as cinzas do processo. A CB não tem nenhuma importância nutricional, porém é preciso constar no rótulo de ração, pois quanto menor sua percentagem, melhor será o aproveitamento do al-imento. fôr a sua Rações feitas com peças nobres lib-ertam pouco CB, pelo contrário, alimentos que utilizam partes pobres em nutrientes, libertam mais CB, não de-vendo ultrapassar os 10%.

• Não fornecem energia• Indispensáveis em pequenas quantidades• Conservação e renovação dos tecidos• Origem animal e vegetal

Como avaliar uma marca de ração

Page 8: COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO - Love Pet Foodlovepetfood.com/email/2015/drip-ebook/ebook/1-ebook_marca_racao.pdf · Como avaliar uma marca de ração. Uma ração tão especial

Uma ração tão especial como o seu cão

Alimentação dos CãesA alimentação dos cães deve ser composta por três nutrientes principais: as proteínas, os car-boidratos e as gorduras. As proteínas são os tijolos do corpo sendo por isso particularmente im-portantes quando o cão está em crescimento. Os carboidratos têm a ver com as necessidades en-ergéticas do animal e podem ser encontrados em alimentos tais como o pão, arroz e biscoitos para cães. As gorduras são formas concentradas de energia que podem ser acumuladas no corpo para serem mais tarde utilizadas. O ácido linoleico é um ácido gordo essencial para a vida de um cão.

Numa alimentação equilibrada também as vitaminas e os minerais devem estar presentes. Em relação às vitaminas devemos seguir a regra de que “mais vale menos do que de mais”, ou seja, os cães, sobretudo os mais jovens, sofrem mais facilmente de problemas de excesso de vitaminas do que da falta delas. As hipervitaminoses podem levar os cães a sofrer de paralisia, deformações no seu esqueleto e outros problemas.

Ingredientes que sugerem que o alimento é de qualidade inferior:• Quando o alimento contém BHA, BHT ou etoxiquina

• Quando o alimento contém menadiona (segundo o risco que o dono esteja disposto a correr)

• Segundo a pureza da carne que o dono quer proporcionar ao cão, pode eliminar alimentos que contenham digesto animal, subproduto, concentrados de carne e farinhas de osso. Estes alimentos são de qualidade muito baixa e basicamente são os desperdícios da industria alimentar humana. Corre-se o risco que esteja incluído carne de animais doentes, de penas e bicos de ave utilizadas como fonte de proteína e até cadáveres em decomposição

• Quando o primeiro elemento listado não seja carne ou peixe

• Quando contém milho, em qualquer forma, sobretudo se o cão tem tendência a alergias (O milho é um alimento de digestão muito difícil e é um dos principais alérgenos para os cães)

• Quando contém fragmentos de alimentos (isto indica que estão a utilizar alimentos para encher, sem nenhuma contribuição nutricional, apenas para deixar o cão satisfeito e permitir que mantenha o peso)

• Quando se mencionam fontes de nutrientes não especificados (carne, sem especificar de que animal, gordura, sem especificar que tipo de gordura, sementes, sem especificar que tipo de sementes, etc)

• Caso o animal seja diabético, deve evitar alimentos que contenham edulcorante (glúten de milho, açúcar, sorbitol, etc)

• A presença de açúcar, sal, glúten de milho e outros aromatizantes sugerem que se utilizam ingredientes de baixa qualidade

• Quando o alimento tem corantes, artificiais ou naturais

• Dependendo dos problemas gástricos do animal, evitar alimentos que contenham ácido cítrico

Como avaliar uma marca de ração

Page 9: COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO - Love Pet Foodlovepetfood.com/email/2015/drip-ebook/ebook/1-ebook_marca_racao.pdf · Como avaliar uma marca de ração. Uma ração tão especial

Uma ração tão especial como o seu cão

Ingredientes que sugerem que o alimento é de boa qualidade:• Uma única fonte de grão

• Quando se especifica se a carne é concentrada ou desidratada (frango desidratado ou concentrado de frango, em vez de apenas carne de frango ou simplesmente frango)

• Quando o trigo não se encontra nos 3 primeiros ingredientes

• Será sempre melhor que as vitaminas e minerais procedam de fontes naturais (frutas e verduras) e não sejam adicionadas por meios químicos

Opte sempre por uma ração de melhor qualidade, um cão bem alimentado será um animal mais saudável.

Outros ingredientes e as suas funções:• Gordura de frango (Omega 6): essencial para manter a pele e o pelo saudáveis. É facilmente digerível.

• Gordura de peixe ou peixe concentrado (Omega 3) – ajuda a desinflamar a pele, a aliviar a comichão dérmica e outros problemas de pele em geral.

• Linhaça (Omega 3): ajuda a controlar as reações causadas por picadas de pulgas. Dá brilho e mantém o pelo brilhante.

• Óleo de girassol (Omega 6): ajuda a prevenir a pele seca e o pelo sem brilho.

• Lecitina: ajuda a emulsionar o colesterol, e ajuda a digestão e absorção de gorduras.

• Ácido linoléico (Omega 6): ajuda a prevenir a perda de humidade da pele, ajudando a preservar o pelo macio e brilhante.

• Sálvia: ajuda a preservar as funções cognitivas, aumenta a concentração e ajuda a curar erupções e feridas na pele. É também usado para regular desordens alimentares.

• Vitamina E (ou tocoferol): usado como conservante natural. Ajuda a manter a pele saudável. Serve como um antioxidante.

• Biotina: ajuda o crescimento do pelo.

• Mirtilo: impede o crescimento de bactérias nos rins e do trato urinário. Ajuda a prevenir a cistite.

• Romero: estimula o sistema circulatório, ajuda a melhorar a respiração, ajuda o crescimento do pelo e aumenta o sabor dos alimentos.

• Maçã: fornece fibra solúvel, reduz os níveis de colesterol e normaliza os níveis de açúcar no sangue.

• Amaranto: fornece vitaminas, instala-se no estômago, reduz a inflamação dos tecidos moles, ajuda a eliminar parasitas do sistema digestivo.

• Levedura de cerveja: fornece vitamina B, contém 16 aminoácidos, 14 minerais e mais 17 vitaminas. Protege e ajuda a eliminar microtoxinas, que danificam o fígado e outros órgãos.

• Lúca: ajuda a reduzir o mau hálito e odor das fezes. Um agente de limpeza é também utilizado para reduzir os problemas de pele.

Como avaliar uma marca de ração

Page 10: COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO - Love Pet Foodlovepetfood.com/email/2015/drip-ebook/ebook/1-ebook_marca_racao.pdf · Como avaliar uma marca de ração. Uma ração tão especial

Uma ração tão especial como o seu cão

• Ovos: são uma rica fonte de proteínas e contêm todos os aminoácidos essenciais.

• Lactobacillus Acidophilus, Streptococcus Faecium: fornecem pré-bióticos para garantir a boa flora intestinal. Ajudam a digestão, evitam o aparecimento de bactérias no sistema digestivo, ajudam a prevenir problemas gástricos e ajudam o organismo a lidar adequadamente com situações stressantes.

• Levedura: estimula a produção de enzimas do sistema digestivo.

• Cobre e Ferro: previne a anemia. Pequenas quantidades de cobre asseguram uma utilização adequada do ferro.

• Hidratos de Carbono: é o combustível necessário para o cérebro e o corpo executarem as atividades diárias. Está presente nos açucares das frutas e nos amidos (arroz, batata, massa e pão)

• Lípidos: essencial para a constituição e manutenção do organismo. Não fornecem energia mas são essenciais em pequenas quantidades

ingredientes de alto desempenho adicionados à dieta para benefícios nutricionais específicos:• MOS & FOS: contribui para a saúde e desempenho gastrointestinal.

• Glucosamina, Condroitina e MSM: apresentado para promover a manutenção das articulações.

• Mandioca: ajuda na digestão e reduz os odores fecais.

• Allergy-X®: uma mistura única de ervas que pode aliviar os sinais de alegria, tais como comichão, perda de pelo e orelhas sujas.

• Verm-X®: um produto de natural de ervas que ajuda a controlar o aparecimento de parasitas internos.

Como avaliar uma marca de ração

Uma ração tão especial como o seu cão

Page 11: COMO AVALIAR UMA MARCA DE RAÇÃO - Love Pet Foodlovepetfood.com/email/2015/drip-ebook/ebook/1-ebook_marca_racao.pdf · Como avaliar uma marca de ração. Uma ração tão especial

Uma ração tão especial como o seu cão

Uma ração tão especial como o seu cãoTrabalhamos para dar ao seu cão o que ele merece

Acreditamos que a melhor nutrição é personalizada. Ao combinar o conhecimento que tem do seu cão com a experiência da Love Pet Food, vamos escolher a ração mais adaptada ao perfil e às necessidades do seu

amigo, ajudando-o a manter feliz e saudável em cada fase da vida.

Rações especiais e personalizadas, entregues em sua casaHá coisas que você sabe melhor que ninguém… conte-nos tudo sobre o seu cão.

A partir de informações básicas sobre a idade, raça, tamanho e características especificas como o nível de atividade fisica, o estado do pêlo e a firmeza das fezes, a nossa ferramenta online permite de uma forma

simples e rápida, receber informação sobre a melhor ração para o seu cão. Faça o seu pedido online ou por telefone em receba a ração em sua casa.

Nutrição feita à medidaCada ração é concebida com as necessidades nutricionais e preferências do seu cão em mente.

Adaptável ao longo do tempoTal como nos humanos, as necessidades do seu cão também mudam ao longo da vida. Por isso atualizamos o

perfil do seu cão e sugerimos sempre a melhor ração em cada fase da sua vida.

Três formas de contacto e suportePode contactar com a nossa equipa por telefone, email e chat online. Estaremos encantados de poder ajudar!

www.lovepetfood.com Avenida da Liberdade 230 - 8º Piso, 1250-148 Lisboa

+351 308 805 [email protected]

CONTACTE-NOS