Como criar matéria

18
Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5 Philippe mora na cidade de Nova Iorque, para onde mudou recentemente após morar em São Paulo, e é um freelancer especializado em design gráfico, identidade corporativa, ilustrações, direção de arte e moda. Nascido na Alemanha, Philippe concluiu seus estudos na Universidade de Comunicação Visual e Design Gráfico de Düsseldorf. Trabalhou como Designer gráfico sênior na MetaDesign, em Berlim, e teve como clientes a Aerologic, Audi, BASF, Commerzbank, Deutsche Post DHL e Telekom Austria. Além disso, ele também trabalhou para a marca Adidas Originals na Alemanha. No Brasil, os clientes de Philippe foram Nike, MTV Brasil, SONY, Trussardi, Shopping Morumbi, Gráficos Burti, Adria, Ultragaz CD: Carlos Domingos e Rodny Lobos. Adobe® Illustrator® CS5 Guia de Uso Materia por Philippe Intraligi

description

.

Transcript of Como criar matéria

Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Philippe mora na cidade de Nova Iorque, para onde mudou recentemente após morar em São Paulo, e é um freelancer especializado em design gráfico, identidade corporativa, ilustrações, direção de arte e moda.

Nascido na Alemanha, Philippe concluiu seus estudos na Universidade de Comunicação Visual e Design Gráfico de Düsseldorf. Trabalhou como Designer gráfico sênior na MetaDesign, em Berlim, e teve como clientes a Aerologic, Audi, BASF, Commerzbank, Deutsche Post DHL e Telekom Austria. Além disso, ele também trabalhou para a marca Adidas Originals na Alemanha.

No Brasil, os clientes de Philippe foram Nike, MTV Brasil, SONY, Trussardi, Shopping Morumbi, Gráficos Burti, Adria, Ultragaz CD: Carlos Domingos e Rodny Lobos.

Adobe® Illustrator® CS5Guia de Uso

Materiapor Philippe Intraligi

2Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

O meu modo de trabalho Em primeiro lugar, eu penso no trabalho artístico. Imagino o resultado e, em seguida, o moldo em minha cabeça. Realizo então um rascunho rápido antes de começar a trabalhar com o Illustrator. Depende do projeto, se estou trabalhando em casa ou em algum estúdio que me contratou. Eu gosto de trabalhar em um local limpo. A minha área de trabalho é bem simples, com uma mesa, um laptop, uma caneta, livros e várias outras coisas.

A inspiração para MateriaAs minhas idéias para este trabalho artístico tiveram origem na biotecnologia. Eu acho fascinante e difícil de compreender como a arquitetura de um microchip pode se combinar com material orgânico para a criação de vida artificial. Tentei capturar o momento da fusão que pode ocorrer entre material orgânico e não-orgânico.

O uso da sobreposição de cores e minha perspectiva são inspirados no estilo de pintores futuristas do início do séc. XX, como Giacomo Balla ou Joseph Stella.

Escolhi o nome “Materia” porque todos nós somos feitos de um certo tipo de “matéria” ou material. Temos que parar para pensar no fato de como podemos mudar a vida e projetar o futuro de nossa existência no planeta.

3Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Parte 1: A perspectiva Iniciei com um esboço, desenhando as proporções básicas com lápis coloridos. Após digitalizar o desenho, eu o abri no Illustrator e defini as camadas básicas.

4Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Em seguida, usando a nova ferramenta Grade de perspectiva no Illustrator CS5, configurei uma grade de perspectiva na parte superior do meu desenho, alinhando o ponto de fuga e as linhas horizontais da grade com as linhas do meu desenho. Estava em busca de uma perspectiva simples de um único ponto para obter um efeito mais dramático e para criar uma “Profundidade de Expressão” real.

5Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Então, criei formatos retangulares na Grade de perspectiva, iniciando com os objetos no plano reto central.

6Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Em seguida, adicionei dimensão, tornando os formatos planos e retangulares em blocos. Para criar os lados, selecionei um retângulo, pressionando a tecla Option+5+clique (Mac) ou

Alt+5+clique (Windows) e arrastando-os para criar os novos formatos paralelos em uma perspectiva apropriada.

Aqui você pode ver a aparência do desenho no modo de exibição Contorno.

7Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Esta exibição mostra os traçados no fundo, eles ainda estão presentes, lá longe!

8Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Para concluir os formatos não-orgânicos, adicionei mais cores, não me afastando muito da paleta principal, tornando o resultado forte e elementar.

9Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Parte 2: Estrutura orgânicaA próxima etapa seria a adição dos elementos orgânicos do desenho. Eu tinha como intenção mesclar a perspectiva forte e dura com estas plantas curvas e redondas, que se enroscariam ao redor dos ângulos retos. O contraste destes dois conceitos me atraiu bastante.

Os novos traçados de largura variável do Illustrator CS5 facilitaram a criação e a edição destes "galhos". A ferramenta Largura foi perfeita para a criação dos formatos que eu tinha em mente.

10Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Então, criei mais galhos e folhas usando várias ferramentas, como pincéis, formatos e traçados. O novo modo de desenho Desenhar atrás foi muito útil conforme a imagem começou a se tornar mais e mais complexa.

Eu realizei traçados na parte superior do esboço de fundo com novos demarcadores de traçados, da mesma maneira que fiz anteriormente com a camada de tipografia.

11Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Criei mais galhos usando transparências e desenhando nos formatos de caixa para obter o efeito dos ramos envolvendo toda a estrutura. É como se a natureza estivesse tomando conta da situação. O novo modo Desenhar dentro do Illustrator realmente economizou muito do meu tempo neste projeto, pois ele cria automaticamente uma máscara de corte do contorno do galho.

12Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Aqui é demonstrado como os galhos se encaixam no trabalho artístico final. Ao trabalhar, costumava diminuir o zoom com bastante freqüência para verificar como estava ficando a composição em geral.

13Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Parte 3:Fundos e iluminaçãoAgora é a hora do drama! Adicionei alguns detalhes de pequenas folhas e segui para as etapas finais de adição de cores de fundo e efeitos de iluminação.

14Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Isso parece complicado? É uma característica minha, gosto de trabalhar com vários painéis abertos. Aqui é possível observar que estou editando a transparência de um dos galhos orgânicos.

15Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Uma das maneiras que utilizo para adicionar cores ao fundo é a criação de um grande círculo atrás de tudo. Eu fiz isso para esta obra e, depois, comecei a trabalhar com todos os tipos de degradês radiais.

16Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Adicionei uma fonte de luz focal no ponto mais afastado da imagem para fornecer uma perspectiva atmosférica.

Um pouco mais de contraste tornou a obra mais fascinante: um ambiente para onde você gostaria de se transportar.

17Guia de Uso do Adobe Illustrator CS5

Para que você tenha uma idéia da complexidade da imagem, aqui está o modo de exibição Contorno.

Adobe Systems Incorporated345 Park Avenue San Jose, CA 95110-2704 USA www.adobe.com

Adobe, o logotipo da Adobe, Illustrator e Photoshop são marcas comerciais da Adobe Systems Incorporated nos Estados Unidos e/ou em outros países. Todas as outras marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários. © 2010 Adobe Systems Incorporated. Todos os direitos reservados. 04/10

Aqui está o resultado final.Também gostaria de mostrar os formatos orgânicos de forma

separada. A renderização dos galhos em si é muito bela.

Materia foi comissionado pela Adobe e criado com o Adobe Illustrator CS5.

Para obter mais informaçõesDetalhes do produto:

www.adobe.com/illustrator