Como Elaborar um Trabalho de Investigação

4
Como fazerum trabalho escrito? r r t Objectivos O que sepretende com umtrabalho escrito? 0 trabalho escrito é uma tarefa que pretende que o estudante: r Obtenha e relacione informação diversificada sobre um tema. r Exercite a capacidade de leitura, escrita e pesquisa. I Desenvolva uma atitude crítica e reflexiva sobre o tema que está a tratar. Etapas O quefazer para realizar um trabalho escrito? Realizar um trabalho escrito implica: r Definir e delimitar o tema do trabalho, r 0rganizar as questões pertinentes sobre o tema. r ldentificar e planear os recursos a utilizar: dicionários, enciclopédias, obras de referência sobre o tema, entrevistas, lnternet, etc, A informação que osrecursos fornecem deve partir dogeral para o particular, isto é,derecursos globais para recursos que forneçam informa- ção mais especÍficaiespecializada sobre o tema. -Todos osrecursos utilizados deverão aparecer na bibliografia, devidamente identificados. r Calendarizar a duração deelaboração do trabalho: estipular prazos para recolher a infor- mação dos recursos a utilizar. r Registar informação através de fichas deleitura e organizá-las por temas/assuntos: -Transcrever a informação - significa copiar a informação tal como está no recuÍso que utilizamos. Por isso, é preciso utilizar aspas e identificar a fonte. - Resumo pessoal - significa redigir uma síntese da informação dos recursos, de forma rigorosa e crítica. r Organizaç articular e redigir, crítica e reflexivamente, a inÍormação recolhida: - Introdução - nesta parte do trabalho é preciso identificar o tema dotrabalho, fazer um breve enquadramento dotema nadisciplina, dizer como será estruturado o trabalho (as partes, ospontos e/ou, subpontos) e mencionar a existência de esquemas, gráficos, anexos (devidamente numerados) e bibliografia. - Desenvolvimento - nesta parte dotrabalho é preciso articular de forma crítica e reflexiva a informação que pretendemos transmitir sobre o tema que estamos a tratar. Assim, é imprescindível que exista lógica, coerência e clareza nas ideias que apresentamos, - Conclusão - nesta parte do trabalho devemos fazer uma síntese das principais ideias que mencionamos ao longo do trabalho; apresentar uma crítica aotema tratado; apre- sentar a posição crítica dosujeito que elaborou o trabalho. o b u h E t5 m la

description

Trabalho de Investigação

Transcript of Como Elaborar um Trabalho de Investigação

Como fazer um trabalho escrito?

r

rt

Objectivos

O que se pretende com um trabalho escrito? 0 trabalho escrito é uma tarefa que pretendeque o estudante:

r Obtenha e relacione informação diversificada sobre um tema.

r Exercite a capacidade de leitura, escrita e pesquisa.

I Desenvolva uma atitude crítica e reflexiva sobre o tema que está a tratar.

Etapas

O que fazer para realizar um trabalho escrito? Realizar um trabalho escrito implica:

r Definir e delimitar o tema do trabalho,

r 0rganizar as questões pertinentes sobre o tema.

r ldentificar e planear os recursos a utilizar: dicionários, enciclopédias, obras de referênciasobre o tema, entrevistas, lnternet, etc, A informação que os recursos fornecem deve partir

do geral para o particular, isto é, de recursos globais para recursos que forneçam informa-

ção mais especÍficaiespecializada sobre o tema.

-Todos os recursos utilizados deverão aparecer na bibliografia, devidamente identificados.

r Calendarizar a duração de elaboração do trabalho: estipular prazos para recolher a infor-mação dos recursos a utilizar.

r Registar informação através de fichas de leitura e organizá-las por temas/assuntos:

-Transcrever a informação - significa copiar a informação tal como está no recuÍso que

utilizamos. Por isso, é preciso utilizar aspas e identificar a fonte.

- Resumo pessoal - significa redigir uma síntese da informação dos recursos, de formarigorosa e crítica.

r Organizaç articular e redigir, crítica e reflexivamente, a inÍormação recolhida:

- Introdução - nesta parte do trabalho é preciso identificar o tema do trabalho, fazer umbreve enquadramento do tema na disciplina, dizer como será estruturado o trabalho (as

partes, os pontos e/ou, subpontos) e mencionar a existência de esquemas, gráficos, anexos(devidamente numerados) e bibliografia.

- Desenvolvimento - nesta parte do trabalho é preciso articular de forma crítica e reflexivaa informação que pretendemos transmitir sobre o tema que estamos a tratar. Assim, éimprescindível que exista lógica, coerência e clareza nas ideias que apresentamos,

- Conclusão - nesta parte do trabalho devemos fazer uma síntese das principais ideiasque mencionamos ao longo do trabalho; apresentar uma crítica ao tema tratado; apre-sentar a posição crítica do sujeito que elaborou o trabalho.

obuhEt5m

la

: , ,_ r

4 coMo FAZER uM TRABATH' EscRrro?

- Bibliografia - identificar todos os recursos utilizados.

- Índice - identificar as partes do trabalho e a respectiva página.

- Quando existirem anexos (fotografias, esquemat gráficos, recortes de jornais, etc.), estesdevem aparecer organizados numérica ou alfabeticamente antes da bibliografia.

Apresentação formal do trabalho

Sugere-se que o trabalho seja efectuado em computadoç utilizando o Microsoft Word, com o lipode letra Times New Roman, com tamanho 12, com espaçamento de 1,5pt.

A folha de rosto deve ser configurada, em computador,com as seguintes dimensões: folha A4, parte esquerda e supe-rior - 4 cm; parte direita e inferior - 2,5 cm.

Na folha de rosto devemos identificar:

r 0 nome da escola.r 0 nome da disciplina.r 0 título do trabalho,r 0 nome do aluno,r 0 nome do professor.r A data do trabalho.

A estrutura e divisão do trabalho serve para identificar aforma como articulamos e apresentamol logicamente, as ideias.Por isso, as divisões deverão estar devidamente numeradas:

r 0s títulos/pontos servem para englobar ideias geraise devem ter uma sequência (exemplo, 1,2,3...).

I 0s subtítulos/pontos, quando os houver, pretendemespecificar, dentro da ideia global, a parte sobre aqual nos vamos debruçar com maior detalhe,

r As alíneas podem ser inseridas nos títulos/pontos ounos subtítulos/pontos e servem para estruturar ouidentificar ideias-chave (por isso, não devem ser lon-ga$. As alíneas são ordenadas sequencialmente porordem alfabética ou numérica. Uma vez adoptadauma das sequências, por uma questão de rigo; suge-re-se que se use sempre a mesma.

i

i

I zte

i Escola Semúíria... ;i Filosofia- 10.'ano i

i

4cm i

TITULO DO TRABALHO

Nome do almoNome do Professor

i

i t .i

i

t ) t

i

| 25m i

i l.Titulo/Pontoi l. Titulo/Pontoi 2.l.Subtitulo/pontosi at:hìi - t

ic)4cm i

i

n

4. coMo fAzER uM ÌRABALHo EscRlTo?

["

As notas/citações devem ser utilizadas como auxiliaresna elaboração de um trabalho e têm dois objectivos gerais:

r ldentificar uma passagem/citação de um texto quenão é nossa.

r Explicitar uma ideia; remeter para uma parte do tra-balho onde se aprofunda(ou) a temática referida ou,simplesmente, para remeter para uma nota/citação jáfeita,

A bibliografia tem como objectivo identificar; por ordemalfabética, todos os recursos que foram utilizados para elabo-rar o trabalho. Apresentamos de seguida uma forma possívelpara citar:

Livros:r S0BRENOME D0 AUTOR, Nome, Título e/ou subtÍtulo

do livro, Nome do tradutor (se houver), Local de edi-çã0, Editora, Data.

Internet:r ht tp: / /www.omeutrabalho,xp Iconsul tado em

00/00/0000ì.

4cm

"Pilece dtão que a única fomde salvr o brco e a tripulação élmçr borda fon a carg4 qw alémde importante pes múto"'. A abor-dagm da Íede onceptual da rcçãoconfigura-se pela distinção dasmzões de lm acção e dro causas dema eção. As ruões de lm acçãoreferm-re a tipos de acção sobre aqul m pesmm podem e*olhet'.

I SAVATER, Femmrb, Érica paru o Jovm,ftd. Miguel Sm PmiB Lisbq PÍ€gçq

1994,p.33.

- --- -- ----i --'-Yge:r..-q2,5 cm

iinïrõõìidif

GAARDER, J., O Mundo deSofia: uma aventura na Íílosofra,trad. de Catarina Belo, Lisboa,h*nç4 1995;

SAVAïE& Fnndq Ética paraum Jovem, trâd. Miguel SeÍrasPereim, Lisbo4 Premç4 1994.

http://www.omeutrabalho.xp

lconsútado m 00/00/0001. i ts

- - - - - ' - ' i ' - ' ' - ' - ' - - - - - - - - - - - i - - - - - -r i

i 2,5cm i

4cm

Sugestão de estratégias de pesquisa na Internet

Estas sugestões/estratégias para pesquisar na Internet partem do princípio de que já tem mínimos conheci-mentos de informática, Aquilo que aqui sugerimos sã0, somente, indicações de pesquisar em motores de ouscada lnternet e em bibliotecas que, em hoje em dia, já dispõem de catálogos on-line.Assim sendo, podemos afir-mar que existem dois critérios que devem orientar a pesquisa na Internet:a)Ter presente as palavras-chaves e a sua possível combinação para encontrar os resultados mais relevantes

para o que pretendemos fazer. A pesquisa de livros em bases de dados das bibliotecas pode ser efectuadaatravés do nome do autor ou do título do livro. Deste modo, a pesquisa é mais rápida e eficaz; há, contudo,nessas bases, a possibilidade de pesquisa por assunto ou palavra-chave. A palavra-chave é aqui fundamentalpara qualquer pesquisa,

b) Conhecer o funcionamento dos motores de busca, as suas ferramentas avançadas e as opções quefacilitam e viabilizam a busca nas bases de dados (poderá verificar o funcionamento destes motores debusca, consultando, com atenção, as indicações em qualquer um deles).

ldentificação de siglas:

http:// Documento hioertextoWorld Wìde Web

.org 0rganização não-qovernamental

.qov Governamental

.com Comercial

.eu Europa

.edu Educação

.pt ; ,br; . f r ; , . . Localizacão oeooráfica das URL

Opções avançadas em motores de busca:

Sugestão de motores de busca na Internet:

http/lwww.google,pthttp://wunru.sapo,pthttp://www. consciencia.org/argos.shtmlhttp://h ippias. eva nsvi I le,edu/

Bibliotecas:

http://www.bn.pthttp://www. u niversia.pUconteudos/bibliotecas/index.jsp

mN$

Nr

@Èa

=

-i

rt

:q

a

;ro

c

a

o

o

:=

co

LJ

+ palavra Inclui esta palavra na busca- palavra Remove esta palavra da busca" uma frase" Procura a frase exactalink:url Páginas que liguem para este URLrelated:url Páqinas semelhantes a este URLsite:url Procura apenas neste URL (e sub-URLs)intille:palavra Páginas cujo título contenha a palavra especificadainurl:palavra Páginas em que a palavra apareça nos seus URLscontexto Adicionar palavras extra ao que se pretendenext, next Ver as sequndas e terceiras oáoinas de resultadosURL http://www.te.pt