Como fazer resumos

1

Click here to load reader

Transcript of Como fazer resumos

Page 1: Como fazer resumos

COMO FAZER RESUMOS: PARA O RELATÓRIO DE PESQUISA, MONOGRAFIAS E ESTÁGIOS Definição: O Resumo é a apresentação fiel, breve e concisa dos aspectos mais relevantes do trabalho, apresentando as idéias essenciais, na mesma progressão e no mesmo encadeamento que aparecem no texto. Deve exprimir, em estilo objetivo, uma visão geral, ampla e, ao mesmo tempo, clara e objetiva do conteúdo do trabalho e das conclusões a que chegou. Em suma, o Resumo deve ressaltar as conclusões resumidas de cada capítulo, a metodologia, os resultados e as conclusões concretas do trabalho. (baseado em FURASTÉ, 2005).

Orientações: Começar com uma frase geral, introdutória, afeita ao tema do trabalho. Depois, cada frase deve informar as conclusões de cada capítulo (sem mencionar os capítulos). Conclui-se o resumo mostrando as conclusões concretas do trabalho como um todo. Escrever no máximo de 12 a 15 linhas ou 250 palavras.Não se deve iniciar o resumo escrevendo "Este trabalho..." ou "O objetivo

deste trabalho é...", mas deve-se iniciar com o assunto do trabalho de forma direta.

Não mencionar os capítulos, apenas seu conteúdo. Então, é errado escrever "No capítulo 1...", e assim por diante.

O espacejamento entre linhas deve ser simples, deve ser escrito em apenas um parágrafo, sem desvios nem recuos. Além disso, usar a mesma fonte usada no texto (Arial), corpo 12.

Ver o exemplo abaixo.

A Teoria do Capital Humano afiança que, quanto mais alta a escolaridade de um indivíduo, mais altos são os seus rendimentos salariais. Por ele ter estudado mais, se torna mais produtivo, e, por isso, seu salário aumenta, na medida em que estuda e se qualifica mais. A hipótese fundamental dessa teoria é testada em relação, especificamente, ao fato de se esses rendimentos salariais compensam os custos totais despendidos para a obtenção da formação de nível superior. A partir de uma consistente revisão bibliográfica e uma rigorosa metodologia, foram estimados os valores para a Taxa Interna de Retorno e o Valor Presente Líquido de investimentos em capital humano no Brasil, em nível de graduação, para o ano de 1995. Os resultados e as conclusões indicam que se pode considerar inviável investir em universidade na situação em que não se trabalha enquanto estuda, e que o financiamento governamental, com juros menores do que os de mercado, melhora significativamente os perfis dos retornos financeiros.