Como Fazer Um Seminário

2

Click here to load reader

description

Contém dicas que auxiliam na apresentação do trabalho acadêmico.

Transcript of Como Fazer Um Seminário

Page 1: Como Fazer Um Seminário

COMO FAZER UM SEMINÁRIO

1. O que é um seminário?

Dinâmica de estudo em grupo que visa o estudo em profundidade de um Tema. Pressupõe a participação ativa de todos (apresentadores e platéia).

Muitas vezes pressupõe a leitura preliminar de um texto que será discutido radicalmente.

2. Para que serve um seminário?

Aprofundar um tema; Propiciar o debate sobre um tema; Socializar o conhecimento para um grupo; Sistematizar e divulgar os conhecimentos

construídos em grupo; Tornar a abordagem de um assunto mais

dinâmica.

3. Qual a estrutura de um seminário?

Introdução: onde é feita a contextualização do tema, sua importância, os objetivos do mesmo. Desenvolvimento dos sub-temas (tópicos): onde são desenvolvidos os conteúdos do mesmo. Este Desenvolvimento deve ser lógico e coerente. Finalização: momento de reflexão e síntese, onde devem ser ressaltados os aspectos mais importantes do tema trabalhado.

4. Quais as etapas de um seminário?

A técnica do seminário inclui três etapas sucessivas: preparação, desenvolvimento e apreciação final.

1. Preparação : Esta etapa pode incluir dois momentos distintos: o primeiro refere-se a um orientação coletiva, envolvendo todos os alunos da classe; o segundo diz respeito ao trabalho de cada grupo. a) orientação coletiva - Em uma sessão conjunta da classe, o professor propõe um ou mais assuntos ou temas, encaminhando os diversos enfoques em que os mesmos serão estudados. Os alunos serão divididos em grupos cada um se responsabilizando por um assunto ou tema (ou por aspectos dos mesmos). O professor deve orientar os alunos sobre a pesquisa a ser realizada (que pode ser só bibliográfica ou também incluir pesquisas de campo e de laboratório), sobre a dinâmica do trabalho e definir o cronograma de atividades. b) preparação do seminário pelo grupo - Esta fase consiste na preparação do seminário por parte de cada grupo, cabendo diferentes atribuições ao professor e alunos.

Cabe ao professor: Discutir os objetivos do trabalho específico

com o grupo; Recomendar bibliografia;

Orientar a preparação do seminário.

Cabe ao grupo: Escolher tema ou sub-tema; Definir objetivos a serem alcançados; Obter as informações através de leituras,

pesquisas, experimentações, etc.; Elaborar um texto básico e as questões para

discussão; Providenciar materiais e recursos de ensino

necessários à realização do seminário e preparar-se para a apresentação e para o debate

5. Quais as diretrizes de apresentação de um seminário?

A apresentação de cada elemento deve ser pautada pelos seguintes cuidados:

Fale em alto e bom tom! Durante sua fala seja claro, pronuncie Não decore sua fala! Decorar um texto depõe contra o seminário. O domínio de um tema possibilita o desenvolvimento dinâmico do mesmo, sem a monotonia de um texto decorado.

As palavras corretamente. O uso de gírias (em exagero) depõe contra sua apresentação

6. Qual a estrutura de um seminário?

Ficha roteiro: roteiro impresso que deve ser entregue a todos os participantes (platéia), que contém o plano de trabalho do seminário.

Deve listar os tópicos que serão desenvolvidos no mesmo. A instituição de ensino a que pertencem e os nomes dos apresentadores.

Serve para ajudar cada participante a compreender a totalidade do seminário e a sistematizar os conteúdos trabalhados.