Como utilizar a Internet de forma Segura

22

description

Apresentação utilizada nas aulas de Sociologia para desmistificar a sensação de que na Internet "tudo pode".

Transcript of Como utilizar a Internet de forma Segura

Page 1: Como utilizar a Internet de forma Segura
Page 2: Como utilizar a Internet de forma Segura

A intimidade e a privacidade, ao lado de outros direitos, são consideradas garantias fundamentais de cada cidadão, garantidas pela Constituição Federal.

Inciso X, do art. 5° da CF/88 – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Page 3: Como utilizar a Internet de forma Segura

Infelizmente nossos dados pessoais poder ser mal utilizados a partir de informações postadas nos diversos sites de conteúdo, tais como Orkut, Twitter, Facebook, Youtube, Bloggers entre outros.

Por isso é aconselhável não disponibilizar para pessoas desconhecidas informações como: nome da escola onde estuda, curso de inglês que frequenta, endereço de onde mora, viagens que já fez ou fará, pois tudo pode ser usado de forma inadequada, ou até mesmo, criminosa.

Page 4: Como utilizar a Internet de forma Segura

Segundo a Constituição, em seu artigo 5° inciso IV: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”, bem como no inciso IX: “é livre a expressão da atividade intelectual artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.”

Mas diante dessa liberdade, devemos fazer algumas perguntas:

Será que a liberdade de expressão na internet não está sujeita a qualquer limite ou controle?

Pode-se postar qualquer informação que se queira, inclusive sobre a vida alheia de forma ilimitada, chegando a ofender o outro?

Page 5: Como utilizar a Internet de forma Segura

A liberdade de expressão NÃO é absoluta.

Não deve servir como justificativa ou pretexto para incitar a violência, ofender a honra alheia.

O limite de sua liberdade de expressar o que você pensa é não ofender o outro.

Page 6: Como utilizar a Internet de forma Segura

Ao contrário do que muita gente pensa, a internet não é uma “Terra Sem Lei”

A maioria dos provedores de acesso à internet mantém registrada grande parte dos acessos que o usuário faz.

Tudo que é meio nos meios eletrônicos pode ser registrado, de modo que se torna possível identificar quem age por trás de uma tela de computador.

Page 7: Como utilizar a Internet de forma Segura

O avanço tecnológico tem proporcionado a inovação dos crimes comuns (furto, estelionato, ameaça, extorsão, pornografia infantil, etc) de forma a possibilitar que os delitos virtuais cresçam na mesma proporção desse avanço tecnológico.

É importante saber que a legislação vigente pode ser aplicada aos crimes eletrônicos na maioria dos casos.

É perfeitamente possível descobrir a autoria dos crimes praticados através dos meios eletrônicos.

A polícia e o Poder Judiciário brasileiros já desvendaram diversos crimes que resultaram em condenações aos seus infratores.

Page 8: Como utilizar a Internet de forma Segura

VOCÊ SABIA?

Em São Paulo, existe uma Delegacia de Polícia especializada em crimes eletrônicos:

4° Delegacia da DIG/DEIC Polícia Civil – 4°. Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos

E-mail: [email protected]

Outras cidades que tem um distrito especializado em crimes eletrônicos: Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

Page 9: Como utilizar a Internet de forma Segura

Pedro, de 18 anos, como a maioria dos jovens de sua idade, é usuário assíduo de comunidades de relacionamento, na internet.

Ele tem amigos mais velhos e gosta de participar de sites de relacionamento e criar comunidades onde pode não só expressar como também partilhar suas ideias radicais.

Inclusive, por vezes, ele se faz passar por outras pessoas, escondendo sua verdadeira identidade. Ocorre que suas ideias possuem caráter preconceituoso e de intolerância racial e sexual.

Page 10: Como utilizar a Internet de forma Segura

Ele não tem muita certeza sobre as coisas que diz na internet, mas começou a postar comentários maliciosos e racistas nessas comunidades, por puro divertimento. Ocorre que, após incluir alguns amigos virtuais nas suas comunidades, acabou, sem perceber, criando um grupo enorme de pessoas que levam a sério posturas preconceituosas e as manifestam instigando uns aos outros.

Os pais de Pedro não sabem de nada. Ficam apenas impressionados com a facilidade de seu filho em utilizar a internet. Por não entenderem muito de tecnologia, não procuram se informar sobre os sites e comunidades de que seu filho participa, tampouco sabem das amizades virtuais dele. O que os deixa tranquilos é o fato de Pedro estar sempre em casa.

Mas na verdade, o fato é que Pedro ultrapassa os limites da liberdade de expressão, usando termos ofensivos, humilhantes e racistas para se referir a diferentes etnias, religiões, etc. Por acreditar que a internet é uma verdadeira “Terra Sem Leis”.

Page 11: Como utilizar a Internet de forma Segura

Ao postar comentários discriminatórios, o enquadramento é no crime de injúria por preconceito, também chamado de injúria discriminatória (art. 140, § 3° do Código Penal). Pena: Reclusão de um a três anos e multa.

Ao incitar e induzir à discriminação e preconceito, através da comunidade virtual, também se comete o crime previsto no art. 20 da lei 7.716/1989 que trata dos crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Pena: Reclusão de dois a cinco anos e multa.

Além disso, segundo previsto no art. 5°, XLII, da Constituição Federal, “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da lei”.

Tudo isso, considerando que a pena deve ser aumentada em 1/3 quando é utilizado meio que facilite a divulgação da ofensa, como é o caso da internet (art. 141, III, do Código Penal)

Se menor de idade, responde pelo cometimento de ato infracional (art. 103 do Estatuto da Criança e do Adolescente), e seus pais poderiam responder, civilmente, pelos atos ilícitos cometidos pelo filho.

Ademais, por se fazer passar por outra pessoa, pode-se ainda responder pelo crime de “falsa identidade”, previsto no art. 307 do Código Penal, se tal conduta for praticada para obter vantagem ou casar dano a outra pessoa.

Page 12: Como utilizar a Internet de forma Segura

João gosta muito de áudio e vídeo e é um usuário assíduo da internet, de onde copia músicas, filmes e jogos, sem se preocupar com os direitos autorais das obras que utiliza.

Com o tempo, ganhou fama de conhecedor desses recursos, o que o estimulou a iniciar um negócio informal e ilegal de venda de suas cópias “piratas” de filmes, músicas, jogos e ringtones para celulares.

Seu comportamento desagrada a seu pai, que não sabe como abordar o assunto e fazer com que João deixe de agir ilegalmente, pois o próprio pai costuma se vangloriar de utilizar, em sua empresa, softwares não licenciados.

Page 13: Como utilizar a Internet de forma Segura

Ao baixar e compartilhar músicas, vídeos e outros conteúdos, sem autorização, viola-se os direitos do autor dessas obras, incidindo nas punições previstas no art. 184 do Código Penal, cuja pena de detenção é de três meses a um ano, ou multa. Se feita com intenção de lucro, a pena aumenta para reclusão de dois a quatro anos.

Além disso, deverá pagar uma indenização a ser determinada em juízo ao autor cuja obra for violada (artigos 107 e 108 da Lei de Direitos Autorais, n° 9.610/1998)

O pai, ao utilizar programas de computador não licenciados está cometendo o crime previsto no artigo 12, da Lei 9.609/1998, que trata dos programas de computador, cuja pena é de seis meses a dois anos de detenção. Se para comércio a pena pode variar de um a quatro anos e multa.

Page 14: Como utilizar a Internet de forma Segura

O Música Para Baixar ou MPB é um movimento cultural brasileiro que se contrapõe à atual estrutura do mercado musical, que reputa excludente, e defende o reconhecimento legal do direito de compartilhar arquivos digitais de música. Este movimento possui apoio de alguns artistas como O Teatro Mágico, Léo Jaime e Leoni

Veja um exemplo de como as músicas são disponíveis para baixar: Músicas de O Teatro Mágico.

Page 15: Como utilizar a Internet de forma Segura

Com a popularização da internet, tornou-se comum crianças e adolescentes utilizam essa ferramenta para disseminar fofocas, caçoar do físico e da aparência, desmoralizar pessoas e preferências, etc.

Essas práticas ficaram conhecidas como CYBERBULLYING, termo para atos de agressão física ou psicológica, de caráter intencional, repetitivo e sem motivação aparente com objetivo de causar humilhação.

Page 16: Como utilizar a Internet de forma Segura

É usual o agressor justificar seus Bullies como brincadeira para se defender e continuar a praticar suas maldades.

Mas ofensa, NÃO é brincadeira. O fato dessa prática ser comum, entre crianças e adolescentes, não significa que ela seja normal ou que não seja danosa.

Page 17: Como utilizar a Internet de forma Segura

Vejam essa reportagem realizada pelo Fantástico

sobre o assunto:

Page 18: Como utilizar a Internet de forma Segura

Em 2007, um aluno de pós graduação de uma Universidade de Minas Gerais, enviou uma mensagem extremamente ofensiva contra uma colega de classe. O e-mail foi endereçado para 52 pessoas, incluindo outros colegas e professores. O agressor chamou a estudante de imbecil e retardada, dizendo que ela escrevia e-mails inúteis.

A estudante ofendida ajuizou ação de indenização por danos morais contra o colega de sala, alegando que havia sofrido abalo psicológico, ao ser humilhada e exposta ao ridículo, perante aquelas pessoas de seu convívio social.

Ao final do processo, o estudante foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais a pagar indenização no valor de 4 mil, por danos morais.

Page 19: Como utilizar a Internet de forma Segura

O número de páginas disponibilizadas na Internet sobre pornografia infantil tem aumentado assustadoramente nos últimos anos, a ponto de se tornar uma questão de segurança pública.

A ONU define pornografia infantil como “A exibição, por qualquer meio, de uma criança envolvida em atos sexuais explícitos, reais ou simulados, ou qualquer exposição da genitália da criança com intenção libidinosa”.

Os alvos desse tipo de criminosos são as salas de bate papo e até mesmo os sites de relacionamento.

Page 20: Como utilizar a Internet de forma Segura

Os casos investigados revelam que criminosos infiltram-se por meio de perfis falsos, principalmente em sites de relacionamento e de grupos de discussão, fazendo-se passar por jovens ou crianças da mesma idade, com o fim de obter informações, tais como: hábitos, endereços de residência, da escola, ganhar a confiança do internauta para programar encontros virtuais visando a aliciamento, ao assédio, e também encontros presenciais que viabilizem a prática de atos de violência sexual.

Cenas do filme “Confiar”

Page 21: Como utilizar a Internet de forma Segura

Para denunciar procure as seguintes autoridades:

Ministério Público Federal: www.prsp.mpf.gov.br/aplicativos/digi-denuncia

Polícia Estadual de São Paulo: www.ssp.sp.gov.br/servicos/denuncias/default.aspx

Polícia Federal: www.pf.gov.br

Por Telefone: Disque 100

Page 22: Como utilizar a Internet de forma Segura

Essa apresentação foi baseada na cartilha: Recomendações e boas práticas para o USO SEGURO DA INTERNET PARA TODA A FAMÍLIA. Em parceria com: