Como vocês sabem, saiu uma nova série...

7

Transcript of Como vocês sabem, saiu uma nova série...

Page 1: Como vocês sabem, saiu uma nova série najesuscopy.com/wp-content/uploads/2020/01/PODCASTMESSIAH.pdf · 2020-01-21 · como se essa pessoa fosse o anticristo deles, mas para nós
Page 2: Como vocês sabem, saiu uma nova série najesuscopy.com/wp-content/uploads/2020/01/PODCASTMESSIAH.pdf · 2020-01-21 · como se essa pessoa fosse o anticristo deles, mas para nós

Como vocês sabem, saiu uma nova série na Netflix, chamada MESSIAH, que está dando o que falar. A série aborda sobre a volta de Jesus, um assunto extremamente relevante para nós, cristãos. Por isso, eu e meu amigo Victor Vieira - mestre em Escatologia, decidimos falar o nosso ponto de vista e também, refletir com vocês. Vamos nessa?

Ah, e só pra deixar avisado: CONTÉM SPOILER!

Primeiramente, a pergunta que a Netflix lança, nos faz pensar: Qual a realidade, o contexto da volta de Jesus e como nós estamos despreparados para esse dia.

Se você parar pra pensar o evangelho tem 89 capítulos, que narra uma primeira vinda do Messias - inspirado pelo Espírito Santo, mas a Bíblia inteira contém 150 capítulos, do mesmo Jesus e do mesmo Espírito Santo inspirando a gente, a respeito dos dias que antecedem a volta Dele. Isso mostra o quão distantes estamos da narrativa bíblica, e se não nos aprofundarmos nela, corremos o risco de cairmos no engano e sermos manipulados pelas informações. O ponto é: Precisamos ter clareza do Jesus que estamos aguardando e também, de quem é o anticristo e em qual contexto ele aparece.

1

PODCAST - UMA ANÁLISE DA SÉRIE MESSIAH

Page 3: Como vocês sabem, saiu uma nova série najesuscopy.com/wp-content/uploads/2020/01/PODCASTMESSIAH.pdf · 2020-01-21 · como se essa pessoa fosse o anticristo deles, mas para nós

Quando temos expectativa daquilo que vai vir, medimos nossas atitudes, investimos naquilo que realmente importa e estamos preparados para essa vinda. O que Jesus nos mandou fazer: Vigiar e orar e não descobrir quem é quem, mas sim observar aquilo que Ele já falou, ou seja, abrir nossos olhos espirituais!

Na série, eles apontam o contexto do oriente médio, como se as coisas já estivessem preparadas para que esse fim começasse. Nos faz um convite para olharmos para onde as coisas vão acontecer - o centro do universo, que é Jerusalém e não para o “nosso fim”. O ator principal consegue reunir informações super interessantes, jogando com o imaginário tanto do cristão quanto do muçulmano. Através dos sinais milagrosos muitos cristãos acabam se confundindo, enquanto isso os muçulmanos também acreditam nas informações desse homem, gerando expectativa na espera do Messias deles. A grande questão é: esse personagem levanta discussões nesses dois universos, emprestando à esse ator características dos dois, tanto do herói cristão, quanto do falso messias.

A escatologia islâmica é o oposto da escatologia cristã. A expectativa do muçulmano de um Messias, encaixa perfeitamente com a nossa expectativa cristã sobre um anticristo.

2

PODCAST - UMA ANÁLISE DA SÉRIE MESSIAH

Page 4: Como vocês sabem, saiu uma nova série najesuscopy.com/wp-content/uploads/2020/01/PODCASTMESSIAH.pdf · 2020-01-21 · como se essa pessoa fosse o anticristo deles, mas para nós
Page 5: Como vocês sabem, saiu uma nova série najesuscopy.com/wp-content/uploads/2020/01/PODCASTMESSIAH.pdf · 2020-01-21 · como se essa pessoa fosse o anticristo deles, mas para nós

3

PODCAST - UMA ANÁLISE DA SÉRIE MESSIAH

Para você ter ideia, eles declaram a respeito dessa figura - O Messias Muçulmano:

- Ele governará o mundo- Vai estabelecer justiça- Transformação social - Vai fazer guerras santas liderando um exército com bandeiras negras- Vai conquistar Israel- Faz o Islã crescer como a única religião no mundo- Faz um acordo de paz com Israel de 7 anos- Reina por 7 anos- Força os judeus a se converter ao Islã

E aí, parece alguém para você?! Pois é, isso está no alcorão e essa é a expectativa de um muçulmano. Lembrando que este é um dos personagens, porque temos mais 3 grandes personagens na escatologia islâmica.

O segundo personagem: os muçulmanos acreditam que é Jesus, porém eles tem o seu próprio Jesus - que dizem ser o mesmo que o nosso, mas quando analisamos é perceptível a diferença. A primeira coisa que dizem é que Jesus nunca foi filho de Deus, nunca quis estabelecer o cristianismo e que na verdade Jesus volta para ser o porta voz do Messias deles, ou seja, um falso profeta. Concluindo, a expectativa escatológica para o fim dos tempo é um falso Jesus.

Page 6: Como vocês sabem, saiu uma nova série najesuscopy.com/wp-content/uploads/2020/01/PODCASTMESSIAH.pdf · 2020-01-21 · como se essa pessoa fosse o anticristo deles, mas para nós

4

PODCAST - UMA ANÁLISE DA SÉRIE MESSIAH

Agora pensa comigo, será que os cristãos não vão acreditar que esse falso profeta é Jesus? Por meio dos seus feitos milagrosos? Promovendo a paz mundial? Falando de amor?

Já o último personagem que os muçulmanos acreditam é conhecido como o enganador, ajudando judeus, cristãos, mulheres e também se chamará Jesus Cristo - declarando que é Deus. É como se essa pessoa fosse o anticristo deles, mas para nós é o Jesus verdadeiro.

Agora pensa comigo nessas questões aqui:

1) Porque o personagem não é o anticristo: A representação do mesmo é de uma besta furiosa e irracional, está a f rente de nações e tem uma ênfase muito forte na política - um grande articulador. Acreditamos que ele se encaixa em Mateus 24:5, quando Jesus fala: “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.”

2) Porque o personagem não é Jesus: Jesus sempre deixou claro quais eram suas intenções, qual era o seu plano final e quem ele representava. Jesus fala: quem vê a mim, vê ao Pai; Ele sempre estava conectado com Deus e o Deus de Israel; Ele tem um plano que é cumprir tudo aquilo que Deus falou através dos profetas e dos patriarcas. Jesus nunca foi uma pessoa de sombra ou de dúvidas, porque seu plano sempre foi muito aberto. O personagem também não tem uma aparição como a bíblia descreve, como: A volta de Cristo, afinal ele nasceu em uma família.

Page 7: Como vocês sabem, saiu uma nova série najesuscopy.com/wp-content/uploads/2020/01/PODCASTMESSIAH.pdf · 2020-01-21 · como se essa pessoa fosse o anticristo deles, mas para nós

5

PODCAST - UMA ANÁLISE DA SÉRIE MESSIAH

O autor da série tem todo um contexto natural. Já quando Jesus aparecer o céu vai se abrir, os mortos vão ressuscitar, ele vai vir com fogo e glória. É inegável a volta de Jesus, por que todos irão de ver. Ele não deixará dúvidas!

Nós precisamos de um relacionamento tão profundo com Ele que vai ser impossível sermos enganados, pois é muita intimidade. Por isso, a escatologia serve para conhecermos Cristo de forma tão íntima que nem mesmo uma série é capaz de nos enganar.

Saiba responder todas essas perguntas: Como Jesus vai voltar? Onde Jesus vai voltar? Qual o contexto que Ele volta?

Conheça Jesus, afinal Ele vem para implantar um reino milenar, Ele vem para reinar, governar com autoridade. Tenha parte nisso!