Como/Quem é Deus? 04.10.15

1
COMO/QUEM É DEUS? Primeira Igreja Batista Metropolitana em Contagem - 04 de outubro de 2015 Vamos ver algumas características de Deus: 1. DEUS EXISTE – Gn 1.1 - A Bíblia simplesmente pressupõe que Deus existe. Os primeiros versículos, “No princípio, Deus criou os céus e a terra”, apresentam de forma muito prática e realista, Deus como criador, sem prova alguma da sua existência ou suas ações. - A Bíblia nos conta que todas as pessoas em todos os lugares tem uma percepção profunda de que Deus existe, de que elas são criaturas desse e de que ele é o seu criador. Rm 1.19-25 - A existência de Deus pode ser percebida “mediante as coisas criadas” (Rm 1.20). 2. DEUS É CONHECÍVEL - Deus não somente existe, ele existe de tal forma que nós podemos saber mais a respeito dele e vir a conhece-lo pessoalmente. Embora nunca vamos conseguir compreende-lo em sua totalidade (Sl 145.3; Sl 139.6). - Mesmo que nunca possamos conhecer a Deus totalmente, podemos conhece-lo pessoalmente (Jo 17.3). - Além de conhecer a Deus, ainda podemos saber mais sobre ele com base no que nos conta sobre si nas páginas da Bíblia. Por exemplo, a Bíblia declara que Deus é amor (1 Jo 4.8). 3. DEUS É INDEPENDENTE A independência de Deus significa que, na verdade, não precisa de nós ou de nada na criação para proposito algum. Ele não nos criou porque estava solitário ou precisava de companhia de outras pessoas. Deus sempre foi e continua sendo completamente feliz e realizado na sua existência pessoal. Atos 17. 24,25. - No entanto, embora Deus seja completamente independente, também escolhe nos dar valor e significado. Ele permite que sejamos importantes para Ele! Isaias 43.7. 4. DEUS É IMUTÁVEL - A Bíblia afirma que Deus é imutável em seu ser, atributos, propósitos e promessas: Salmos 102.27, Malaquias 3.6, Salmos 33.11, Números 23.19. 5. DEUS É ETERNO - Deus, sendo eterno, não tem começo nem fim, nem há uma sucessão de eventos em seu ser. Isso é afirmado no Salmo 90.2. Ele estava agindo “antes da fundação do mundo” (Efésios 1.4). Ele sempre existiu. Ele é o primeiro e o último, o começo e o fim, “o Alfa e o Ômega [...] aquele que é, que era e que há de vir” (Ap 1.8). Judas na conta que “glória, majestade, domínio e poder” pertencem a Deus “antes de todos os séculos”, bem como “agora e para todo o sempre” (Jd 25). Pr. Ismael Arêdes

description

Esboço para células. Mensagem por: Pr.Ismael

Transcript of Como/Quem é Deus? 04.10.15

COMO/QUEM É DEUS?

Primeira Igreja Batista Metropolitana em Contagem - 04 de outubro de 2015

Vamos ver algumas características de Deus:

1. DEUS EXISTE – Gn 1.1- A Bíblia simplesmente pressupõe que Deus existe. Os primeiros versículos, “No princípio, Deus criou os céus e a terra”, apresentam de forma muito prática e realista, Deus como criador, sem prova alguma da sua existência ou suas ações.- A Bíblia nos conta que todas as pessoas em todos os lugares tem uma percepção profunda de que Deus existe, de que elas são criaturas desse e de que ele é o seu criador. Rm 1.19-25- A existência de Deus pode ser percebida “mediante as coisas criadas” (Rm 1.20).

2. DEUS É CONHECÍVEL- Deus não somente existe, ele existe de tal forma que nós podemos saber mais a respeito dele e vir a conhece-lo pessoalmente. Embora nunca vamos conseguir compreende-lo em sua totalidade (Sl 145.3; Sl 139.6).- Mesmo que nunca possamos conhecer a Deus totalmente, podemos conhece-lo pessoalmente (Jo 17.3).- Além de conhecer a Deus, ainda podemos saber mais sobre ele com base no que nos conta sobre si nas páginas da Bíblia. Por exemplo, a Bíblia declara que Deus é amor (1 Jo 4.8).

3. DEUS É INDEPENDENTEA independência de Deus significa que, na verdade, não precisa de nós ou de nada na criação para proposito algum. Ele não nos criou porque estava solitário ou precisava de companhia de outras pessoas. Deus sempre foi e continua sendo completamente feliz e realizado na sua existência pessoal. Atos 17. 24,25.- No entanto, embora Deus seja completamente independente, também escolhe nos dar valor e significado. Ele permite que sejamos importantes para Ele! Isaias 43.7.

4. DEUS É IMUTÁVEL- A Bíblia afirma que Deus é imutável em seu ser, atributos, propósitos e promessas: Salmos 102.27, Malaquias 3.6, Salmos 33.11, Números 23.19.

5. DEUS É ETERNO- Deus, sendo eterno, não tem começo nem fim, nem há uma sucessão de eventos em seu ser. Isso é afirmado no Salmo 90.2. Ele estava agindo “antes da fundação do mundo” (Efésios 1.4). Ele sempre existiu. Ele é o primeiro e o último, o começo e o fim, “o Alfa e o Ômega [...] aquele que é, que era e que há de vir” (Ap 1.8). Judas na conta que “glória, majestade, domínio e poder” pertencem a Deus “antes de todos os séculos”, bem como “agora e para todo o sempre” (Jd 25).

Pr. Ismael Arêdes