Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora...

8
Companhia Companhia Folclórica do Folclórica do Rio-UFRJ Rio-UFRJ

Transcript of Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora...

Page 1: Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.

Companhia Folclórica do Companhia Folclórica do Rio-UFRJRio-UFRJ

Page 2: Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.

Companhia Folclórica do Rio-UFRJCompanhia Folclórica do Rio-UFRJ

• Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Eleonora Gabriel;

• Formada por professores, funcionários e alunos de Formada por professores, funcionários e alunos de diversas unidades;diversas unidades;

• Atua com pesquisa, ensino e extensão;Atua com pesquisa, ensino e extensão;• Realiza espetáculos sobre a cultura popular sob várias Realiza espetáculos sobre a cultura popular sob várias

temáticas: RioJaneirices, Brasileirices, Natal Brasileiro, temáticas: RioJaneirices, Brasileirices, Natal Brasileiro, Reisado e Auto do Boi, Pelos Mares da Vida, Brasileirinho e Reisado e Auto do Boi, Pelos Mares da Vida, Brasileirinho e Energia do Homem (RioPan2007);Energia do Homem (RioPan2007);

• Realiza oficinas e intervenções com professores, alunos, Realiza oficinas e intervenções com professores, alunos, arte-educadores e outros envolvidos com folclore na arte-educadores e outros envolvidos com folclore na educação.educação.

Page 3: Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.

Companhia Folclórica do Rio-UFRJCompanhia Folclórica do Rio-UFRJ

A partir de reflexões sobre o papel da A partir de reflexões sobre o papel da Universidade para a cultura popular, Universidade para a cultura popular, desenvolve ações:desenvolve ações:

• Encontro com Mestres Populares na UFRJ;Encontro com Mestres Populares na UFRJ;• Festival Folclorando;Festival Folclorando;• Roda Cultural;Roda Cultural;• Ciclo de Cinema, Cultura e IdentidadeCiclo de Cinema, Cultura e Identidade

Page 4: Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.

Companhia Folclórica do Rio-UFRJCompanhia Folclórica do Rio-UFRJ

Encontro com Mestres Populares na UFRJEncontro com Mestres Populares na UFRJTem como objetivo proporcionar um espaço de vivência Tem como objetivo proporcionar um espaço de vivência prática e teórica onde os mestres tenham a oportunidade prática e teórica onde os mestres tenham a oportunidade de transmitir seu conhecimento através de oficinas e de transmitir seu conhecimento através de oficinas e discutir os problemas referentes às condições de produção discutir os problemas referentes às condições de produção e preservação dos saberes populares. Estes são os e preservação dos saberes populares. Estes são os objetivos presentes na proposta da Companhia Folclórica objetivos presentes na proposta da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ  de estabelecer uma linha de diálogo entre os do Rio-UFRJ  de estabelecer uma linha de diálogo entre os saberes acadêmico e popular.saberes acadêmico e popular.

Page 5: Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.

Companhia Folclórica do Rio-UFRJCompanhia Folclórica do Rio-UFRJ Festival FolclorandoFestival Folclorando

É um evento que reúne grupos de crianças e jovens É um evento que reúne grupos de crianças e jovens das escolas das redes públicas e privadas, projetos das escolas das redes públicas e privadas, projetos sociais e outras entidades que participem de sociais e outras entidades que participem de experiências artísticas utilizando as linguagens da experiências artísticas utilizando as linguagens da cultura popular.  Proporcionar a vivência de danças cultura popular.  Proporcionar a vivência de danças e folguedos em suas diversas formas e motivações, a e folguedos em suas diversas formas e motivações, a democratização dos espaços de apresentação e o democratização dos espaços de apresentação e o incentivo à aplicação do Folclore como recurso incentivo à aplicação do Folclore como recurso pedagógico, artístico, social e político, são os pedagógico, artístico, social e político, são os principais objetivos.principais objetivos.

Page 6: Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.

Companhia Folclórica do Rio-UFRJCompanhia Folclórica do Rio-UFRJ

Roda CulturalRoda CulturalÉ um evento realizado mensalmente em É um evento realizado mensalmente em frente ao prédio do CCS, na Cidade frente ao prédio do CCS, na Cidade UniversitáriaUniversitária;Baseia-se nas tradições das aseia-se nas tradições das manifestações da cultura popular manifestações da cultura popular realizadas ao redor dos tambores onde o realizadas ao redor dos tambores onde o público se agrega à brincadeira cantando, público se agrega à brincadeira cantando, tocando e dançando. Ambiente onde o tocando e dançando. Ambiente onde o aprendizado das danças se dá através da aprendizado das danças se dá através da vivência dos participantes, quebrando a vivência dos participantes, quebrando a organização hierárquica de um organização hierárquica de um espetáculo. espetáculo.

Page 7: Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.

Companhia Folclórica do Rio-UFRJCompanhia Folclórica do Rio-UFRJ Ciclo de Cinema, Cultura e IdentidadeCiclo de Cinema, Cultura e Identidade

Tem o objetivo de suscitar a discussão sobre o potencial Tem o objetivo de suscitar a discussão sobre o potencial pedagógico e instrumental do cinema. Este even to é pedagógico e instrumental do cinema. Este even to é realizado pela Companhia Folclórica do Rio-UFRJ, através realizado pela Companhia Folclórica do Rio-UFRJ, através de seu Núcleo de Estudos Cultura e Sociedade em parceria de seu Núcleo de Estudos Cultura e Sociedade em parceria com o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, com o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ,

Page 8: Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.

Companhia Folclórica do Rio-UFRJCompanhia Folclórica do Rio-UFRJ

Pesquisas de campoPesquisas de campo• Tarituba (Paraty-RJ)Tarituba (Paraty-RJ)• Mussuca (SE)Mussuca (SE)• Santo Antônio de Pádua (RJ)Santo Antônio de Pádua (RJ)