Complement a o

2
Manutenção de motores Os motores de combustão interna precisam sofrer, periòdicamente, intervenções de manutenção. Estas intervenções de manutenção podem ser classificadas como as preventivas normais, que vão garantir um bom funcionamento, por longos períodos, e as corretivas, para garantir, restaurar o funcionamento em boas condições. Dentro destas intervenções, podemos destacar: reventivas: !troca de "leos e filtros# !lavagem do sistema de arrefecimento e adicionamento de líquido anti!corrosivo# !regulagem da tensão da correia do alternador# !verificação do bom funcionamento da v$lvula termost$tica# !verificação de va%amentos e as correções correlatas# &orretivas Dentro das manutenções corretivas, podemos destacar aquelas que ocorrem, não consideradas como normais e que demandam em e'ecuções de serviços, sem a necessidade de trocas de grande porte, bem como onde não ($ necessidade de grandes desmontagens. )$, tamb*m, a necessidade, em algumas ocasiões, da e'ecução de serviços de grande porte, tais como de retífica geral, compreendendo as correções em cilindros, virabrequim, bielas e cabeçote. +a e'ecução destes serviços, fa%!se necess$ria a confecção de ran(uras nos cilindros para possibilitar uma boa lubrificação nas superfícies de contato. ara que se possa constatar a necessidade de e'ecução destes serviços de retífica, * preciso se fa%er um diagn"stico apropriado do bom ou mau funcionamento do motor. ma das maneiras * a observação, visual, dos gases de descarga. or e'emplo se os mesmos se apresentarem com uma coloração a%ulada e densa isso * um indicativo de que o motor se encontra desgastado, precisando de serviços de retífica. -$ quando a fumaça se apresenta escura e rarefeita , isto * um indicativo de que o filtro de ar pode estar suo / mistura rica, com e'cesso de combustível 0.  m dos sistemas do motor que precis a de uma grande atençã o, para um bom funcionamento, * o sistema de lubrificação, que se compõe de: bomba de "leo, v$lvula reguladora de pressão, c$rter, filtro de "leo, canais de lubrificação, galeria superior.  Os "leos lubrif icant es tem uma função muito importante, que * a de minimi%ar o desgaste provocado pelo atrito entre duas superfícies em contato. Estes "leos lubrificantes tem componentes anti!desgaste, os aditivos, podendo ser oriundos do petr"leo, ou aqueles elaborados em laborat"rio, os c(amados sint*ticos, que garantem uma mel(or lubrificação do que os aditivados, durando mais.  1 importante falar, tamb*m, do sistema de arrefecimento, que pode ser 2 $gua ou a ar, e que tem a função de manter o motor em uma temperatura "tima de operação, garantindo um menor desgaste e, consequentemente, uma maior vida 3til. O sistema de refrigeração 2 $gua tem como componentes principais: radiador, bomba de $gua, ventilador, v$lvula termost$tica e mangueiras.

Transcript of Complement a o

Page 1: Complement a o

7/23/2019 Complement a o

http://slidepdf.com/reader/full/complement-a-o 1/2

Manutenção de motores

Os motores de combustão interna precisam sofrer, periòdicamente, intervençõesde manutenção. Estas intervenções de manutenção podem ser classificadas comoas preventivas normais, que vão garantir um bom funcionamento, por longos

períodos, e as corretivas, para garantir, restaurar o funcionamento em boascondições. Dentro destas intervenções, podemos destacar:

reventivas:!troca de "leos e filtros#!lavagem do sistema de arrefecimento e adicionamento de líquido anti!corrosivo#!regulagem da tensão da correia do alternador#!verificação do bom funcionamento da v$lvula termost$tica#!verificação de va%amentos e as correções correlatas#

&orretivasDentro das manutenções corretivas, podemos destacar aquelas que ocorrem, nãoconsideradas como normais e que demandam em e'ecuções de serviços, sem anecessidade de trocas de grande porte, bem como onde não ($ necessidade degrandes desmontagens. )$, tamb*m, a necessidade, em algumas ocasiões, dae'ecução de serviços de grande porte, tais como de retífica geral, compreendendoas correções em cilindros, virabrequim, bielas e cabeçote. +a e'ecução destesserviços, fa%!se necess$ria a confecção de ran(uras nos cilindros para possibilitaruma boa lubrificação nas superfícies de contato. ara que se possa constatar anecessidade de e'ecução destes serviços de retífica, * preciso se fa%er umdiagn"stico apropriado do bom ou mau funcionamento do motor. ma dasmaneiras * a observação, visual, dos gases de descarga. or e'emplo se osmesmos se apresentarem com uma coloração a%ulada e densa isso * umindicativo de que o motor se encontra desgastado, precisando de serviços deretífica. -$ quando a fumaça se apresenta escura e rarefeita , isto * um indicativode que o filtro de ar pode estar suo / mistura rica, com e'cesso de combustível 0.

  m dos sistemas do motor que precisa de uma grande atenção, para um bomfuncionamento, * o sistema de lubrificação, que se compõe de:

bomba de "leo, v$lvula reguladora de pressão, c$rter, filtro de "leo, canais delubrificação, galeria superior.

  Os "leos lubrificantes tem uma função muito importante, que * a de minimi%ar odesgaste provocado pelo atrito entre duas superfícies em contato. Estes "leoslubrificantes tem componentes anti!desgaste, os aditivos, podendo ser oriundos dopetr"leo, ou aqueles elaborados em laborat"rio, os c(amados sint*ticos, quegarantem uma mel(or lubrificação do que os aditivados, durando mais.

 1 importante falar, tamb*m, do sistema de arrefecimento, que pode ser 2 $gua

ou a ar, e que tem a função de manter o motor em uma temperatura "tima deoperação, garantindo um menor desgaste e, consequentemente, uma maior vida3til. O sistema de refrigeração 2 $gua tem como componentes principais: radiador,bomba de $gua, ventilador, v$lvula termost$tica e mangueiras.

Page 2: Complement a o

7/23/2019 Complement a o

http://slidepdf.com/reader/full/complement-a-o 2/2

-$ o sistema de refrigeração a ar consiste de: cilindros, cabeçotes aletados eventoin(a. 4 refrigeração 2 $gua * mais eficiente que a refrigeração a ar.Os motores com refrigeração 2 $gua, que aparecem em maior n3mero, podemsuperaquecer, em virtude de:

  falta de $gua, mangueiras defeituosas, radiador furado, bomba d5$gua com defeito,

correia do ventilador frou'a, radiador entupido# 6amb*m ($ um sistema do motor, o sistema de combustível, que merece uma

atenção toda especial, pois o seu bom funcionamento garante uma consequenteboa performance do motor.

  7eus componentes principais, em um motor com carburador, são:  tanque de combustível,filtro de combustível, bomba de combustível, tubulações de

combustível, carburador.

ara um bom funcionamento, fa%!se necess$rio que (aa uma proporçãoadequada de combustível e ar, que constitui a mistura ar!combustível.6al mistura, nos motores ciclo Otto e nos motores do ciclo diesel, caso estea nasproporções corretas, para uma combustão completa, sem resíduos, constitui amistura estequiom*trica. +os motores do ciclo Otto, a gasolina, a proporção, emmassa, * de 89 partes de ar para uma de gasolina, e nos motores a $lcool, de partes de ar para uma de $lcool.