Componentes da aptidão física

36
APTIDÃO FÍSICA Relacionada à Saúde Profª Ms. Mônica Vieira - FIP

description

componentes da aptidão fisica

Transcript of Componentes da aptidão física

Page 1: Componentes da aptidão física

APTIDÃO FÍSICA Relacionada à Saúde

Profª Ms. Mônica Vieira - FIP

Page 2: Componentes da aptidão física

Histórico

Final da década de 60 com a publicação do livro “Aerobics” (Cooper) em português: “Aptidão Física em qualquer idade”, onde ele desafiava as pessoas a prestarem atenção no seu estilo de vida para combater as doenças coronarianas, a obesidade e os stress da vida moderna e o aumento dos gastos com tratamentos médicos.

Livro: “Capacidade aeróbica” em 1970 Livro: “Método Cooper para a Mulher” em 1972

Esses livros impulsionaram o mundo todo, dando inicio ao movimento de Aptidão Física.

Page 3: Componentes da aptidão física

Continuação…

A partir daí… o movimento da Aptidão Física se alastrou pelo mundo e começamos a entender o significado da palavra AERÓBICA e a dar mais atenção para essas atividades (nadar, correr, caminhar, pedalar), que antes eram voltadas para a força e volume muscular.

67% dos brasileiros não faziam atividades físicas e nem entendiam os benefícios que elas traziam.

“Fazer Cooper” - popularizou – Nº de provas de corrida realizadas anualmente aumentou

consideravelmente no Brasil (São Silvestre…);– Nº de participantes nas corridas;

Page 4: Componentes da aptidão física

Continuação…

Na década de 70, juntou-se os exercícios aeróbicos a dança e nasceu a Dança aeróbica…chegando no Brasil no início da década de 80 com o nome de Ginástica Aeróbica e foi um BUMMM… No Brasil…

– Centenas de academias foram abertas;– Aumentou o nº de praticantes;– A “Indústria do Esporte” começou a tirar proveito (roupas, tênis,

equipamentos esportivos, vídeos de ginástica, filmes, artistas de tv, bebidas), usando a imagem do esporte;

– Locais como praças e praia começaram a ter outra função;– Aumentou substancialmente a participação feminina e de

idosos nas atividades esportivas (ginástica e musculação);

Page 5: Componentes da aptidão física

O que é Aptidão Física?

Aptidão física significa, de uma forma geral, a capacidade e o estado de rendimento do ser humano, assim como a disposição atual para uma determinada área de atuação (WEINECK, 2003).

A capacidade de executar tarefas diárias com vigor e vivacidade, sem fadiga excessiva e com ampla energia para apreciar as ocupações das horas de lazer e para enfrentar emergências imprevistas (…,1971).

Page 6: Componentes da aptidão física

O que é Aptidão Física?

É o oposto de estar fadigado! É ter energia para realizar tarefas da vida

diária com entusiasmo! É o estado de ser apto para uma meta

qualquer!

Pate (1988), definiu como sendo “… estado caracterizado por uma capacidade de executar atividades diárias com vigor e demonstração de traços e capacidade associados com o baixo risco de desenvolvimento prematuro das doenças hipocinéticas.”

Page 7: Componentes da aptidão física

Como medir Aptidão Física?

Vigor, fadiga, alegria… não são fáceis de serem medidas!

Portanto, temos que identificar os componentes que podem ser medidos e desenvolvidos separadamente…

– Nesta ótica, a aptidão física relacionada ao desempenho atlético deve levar em consideração a especificidade de cada especialidade esportiva, ao passo que a aptidão física relacionada à saúde envolve, especialmente, aqueles componentes que, em questões motoras, podem influenciar positivamente no combate às doenças do tipo degenerativas não transmissíveis (GUEDES e GUEDES, 2006).

Page 8: Componentes da aptidão física

APTID O f S IC AÃ Í

Aptidão Relacionada à Saúde

Aptidão Relacionada à Habilidade

AgilidadePotênciaEquilíbrio

CoordenaçãoTempo de Reação

ResistênciaCardiorespiratória

Composição Corporal

Aptidão Músculo Esquelética

Força MuscularResistência MuscularFlexibilidade

Page 9: Componentes da aptidão física

Componentes da Aptidão Física

Uma pessoa com maior velocidade, ou equilíbrio, ou coordenação vive mais ou menos do que uma pessoa que não tem?

– Estes componentes repercutem pouco com relação a saúde ou na prevenção de doenças.

Porém, os Componentes relacionados à saúde, (capacidade cardiorrespiratória, composição corporal, flexibilidade e resistência/força muscular), são tidos como funcionais, pois têm como características: auxiliar na aptidão física geral e exercem uma importância na prevenção e preservação da saúde.

Page 10: Componentes da aptidão física

Capacidade Aeróbica

Capacidade Aeróbica (Cooper), Aptidão, capacidade ou resistência cardiorrespiratória…

É a capacidade de continuar ou persistir em tarefas extenuantes envolvendo grandes grupos musculares por períodos de tempo prolongados. Assim como, a capacidade dos sistemas circulatórios e respiratórios de se ajustar e de se recuperar dos efeitos de atividades de intensidade moderada ou vigorosa (NIEMAN, 1999).

Cooper (1970), diz que os exercícios aeróbicos devem estimular a atividade do coração e pulmões durante um período suficientemente longo afim de produzir mudanças benéficas para o corpo.

Page 11: Componentes da aptidão física

Continuação…

Podemos dizer que esta capacidade tem relação direta com o quanto uma pessoa é capaz de absorver oxigênio (O2) para os pulmões, transportá-lo pela corrente sanguínea até os músculos esqueléticos que estiverem trabalhando em esforços vigorosos ou prolongados, contando ainda com a eficiência do coração (SHARKEY, 1998).

Assim, a capacidade aeróbia configura-se como o melhor indicador da aptidão física, pois além de refletir a capacidade de suportar esforços físicos por um longo período, também favorece, indiretamente, as outras componentes da aptidão física, por isso, se tivermos como avaliar a condição de aptidão aeróbia de uma pessoa, poderemos estimar o quanto ela é ou não ativa.

Page 12: Componentes da aptidão física

Continuação…

Existe uma variedade enorme de modalidades esportivas e atividades físicas – e o importante e escolher uma atividade que seja prazeirosa, pois devemos praticá-la com uma intensidade suficiente por um longo período de tempo.

... quanto mais músculos tiverem envolvidos na respectiva atividade, mais eficiente ela será e mais rapidamente observaremos os efeitos que promovem a saúde.

Page 13: Componentes da aptidão física

Benefícios da Capacidade Aeróbica

Principais efeitos Outros efeitos

• Manutenção e aumento da aptidão física geral

• Prevenção de doenças degenerativas

• Fortalecimento do sistema imunológico

- Otimização da capacidade de recuperação- Aumento da capacidade psíquica- Redução do estresse- Redução de estados depressivos- Regulação de distúrbios do sono- Melhora a circulação sanguínea cerebral- Aumenta a capacidade de concentração e

memorização- Prevenção de doenças do sistema venoso- Manutenção do convívio social- Manutenção da autonomia nas atividades

diárias

WEINECK, 2003.

Page 14: Componentes da aptidão física

Como avaliar a Capacidade aeróbica

Vários testes e protocolos para avaliar a aptidão aeróbia– Direta ou Indireta, – Em condições de esforço máximo ou sub-máximo.

Exemplo podemos citar:- O famoso teste de 12 minutos de Cooper – é um teste de

esforço máximo, onde os avaliados correm ou caminham (de preferência em uma pista de atletismo) durante os 12 minutos, pela maior distância possível, assim, quanto maior a distância percorrida, maior a resistência aeróbia e estima-se, de forma indireta, o VO2max.

- Em laboratórios (mais caro), é medido pela utilização de esteiras ou bicicletas ergométricas e um analisador de gases (CO2 e O2), onde é medido a ventilação e calculado o VO2max.

Page 15: Componentes da aptidão física

Continuação…

Atletas – VO2max entre 65 e 94ml.kg.min Níveis bons para homens adultos – superior a 45ml.kg.min

(equivalente a correr 1,6km num período inferior a 8min) Níveis bons para mulheres adultas – superior a 40ml.kg.min

(equivalente a correr 1,6km num período inferior a 9min) Para aumentar a resistência cardiorrespiratória o ACSM -

(American College Sport Medicine) recomenda que seja realizado de 3 a 5 vezes por semana, com sessões de 20-60min, numa intensidade de 50-85% do VO2max ou 60-90% da frequência cardíaca máxima.

Quando o objetivo é a melhoria da saúde, atividade física de menor intensidade, distribuída ao longo do dia, parece ser suficiente.

Page 16: Componentes da aptidão física

Conclusão

O treinamento da capacidade aeróbica é um aspecto importante na luta contra a inatividade geral e os diferentes fatores de risco para o surgimento de doenças degenerativas do sistema cardiovascular. Ele não pode ser trocado por nenhum outro componente de treinamento e deve ser feito com um volume adequado, deve fazer parte de um treinamento variado e ser prazeroso para a saúde e se possível, integrado diariamente em nossa dia (WEINECK, 2003).

Page 17: Componentes da aptidão física

Força e Resistência Muscular

Howley e Franks (2000) definem força muscular como a capacidade que os músculos têm para exercerem força contrátil máxima contra uma carga, geralmente em uma só repetição.

Já a resistência muscular é a capacidade desses mesmos músculos realizarem contrações repetitivas por um período de tempo, com várias repetições.

Page 18: Componentes da aptidão física

Continuação…

Muitas vezes o treinamento de força era visto como compensação para uma “imagem externa” – masculinidade desenvolvida e falta de nível intelectual.

Várias pesquisas apontaram que uma quantidade suficiente de força para a saúde e o bem-estar individual não poderia ser desprezada.

Um treinamento de força, integrado e adaptado a nossa rotina diária, traz ganhos para nossa capacidade psicofísica de rendimento, para nossa saúde e satisfação.

Page 20: Componentes da aptidão física

Benefícios

A força e resistência muscular também são essenciais para permitirem que os indivíduos realizem atividades cotidianas com conforto e segurança e podem ser trabalhadas através de vários equipamentos, ou ainda, através de exercícios onde o peso corporal é a própria carga de trabalho, portanto, tem forte relação com a saúde.

Outros Benefícios: – retardamento no processo de desenvolvimento de artrose e

osteoporose devido ao aumento da densidade óssea;– manutenção e autonomia em idades avançadas (profilaxia de

quedas); – Prevenção e tratamento de disfunções posturais, articulares e

de lesões musculoesqueléticas; – Regulação hormonal;

Page 21: Componentes da aptidão física

Recomendações do ACSM

Para obter força e resistência a níveis desejáveis para a saúde, recomenda-se que:– Frequência de 2 vezes por semana– Séries de 8-10 exercícios diferentes– Repetições de 8-12 vezes– Envolvendo todos os grandes grupos musculares

Para iniciantes, sugere-se de 3 a 5 sessões semanais.

Page 22: Componentes da aptidão física

Flexibilidade

O estilo de vida pouco ativo e a falta de exercícios específicos de alongamento vem diminuindo drasticamente os níveis de flexibilidade das pessoas, principalmente com o passar dos anos (ACHOUR JÚNIOR, 1999).

Representa um importante componente da aptidão física, sendo fundamental para a eficiência dos movimentos simples e complexos, tanto no desempenho esportivo, quanto na preservação da saúde.

Page 23: Componentes da aptidão física

O que é Flexibilidade?

A flexibilidade é entendida como a qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, executado por uma ou mais articulações, dentro dos limites morfológicos, evitando-se o risco de provocar lesão (DANTAS, 1998).

Obs.:- Limites morfológicos: limites naturais do movimento articular.

- A flexibilidade varia de pessoa para pessoa e sofre influência de vários fatores, os principais são: a idade, o gênero e o treinamento específico.

Page 24: Componentes da aptidão física

Como avaliar a Flexibilidade?

Destacamos o teste do Sit and Reach conhecido por nós como Sentar-e-Alcançar configura-se como a técnica mais freqüentemente descrita na literatura e mais empregada em estudos populacionais (POLLOCK; WILMORE, 1993).– Neste teste o avaliado senta-se de frente para uma

caixa de madeira, especialmente construída para este teste, com as pernas estendidas e desliza as mãos sobrepostas no máximo que ele possa alcançar através da flexão do tronco à frente.

Page 25: Componentes da aptidão física

Continuação…

O gênero feminino apresenta, em média, melhor pré-disposição para a flexibilidade. Outro fator importante para a flexibilidade é a idade, pois a medida que envelhecemos perdemos mobilidade articular .

Do ponto de vista da saúde os baixos níveis de flexibilidade podem trazer riscos para lesões articulares e musculares. Mas o principal problema é a íntima relação dos baixos níveis de flexibilidade da porção posterior das pernas, quadris e coluna lombar com as dores lombares muito comum em mulheres e homens adultos.

Page 26: Componentes da aptidão física

Continuação…

Para muitos “profissionais” as sessões de alongamento configuravam-se como perda de tempo, a exceção das modalidades esportivas onde esta componente relaciona-se ao rendimento.

Hoje porém, os exercícios específicos de flexibilidade tornam-se importantes nos programas relacionados à saúde, sendo necessários pelo menos de 10 a 15 minutos de prática, durante a fase inicial das sessões de Educação Física nas escolas ou nos clubes de iniciação esportiva ou ainda em sessões de treinamento com adultos, onde o tempo deve ser maior.

Page 27: Componentes da aptidão física

Composição Corporal

A preocupação em estudarmos e determinarmos a composição corporal surgiu da necessidade de melhor entendermos a distribuição e a quantificação dos principais componentes estruturais do corpo.

Refere-se ao fracionamento do peso corporal em seus diferentes componentes (GUEDES & GUEDES, 2006).

– Massa Magra – (água, ossos e músculos)– Massa Gorda – (tecido adiposo/gordura)

Esta última componente tem-nos preocupado bastante pela sua forte relação com o surgimento de doenças crônicas.

Page 28: Componentes da aptidão física

Continuação…

Nos anos 80 a composição corporal passou a ser considerada um fator determinante da aptidão física relacionada à saúde, isto devido a crescente associação de seus componentes corporais com as doenças degenerativas ligadas a obesidade (excesso de gordura corporal), como as doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

Nos últimos 25 anos, o interesse sobre a mensuração da Composição Corporal, teve um aumento muito grande, devido à relação dela com a saúde e o desempenho esportivo.

Page 29: Componentes da aptidão física

Como medir os componentes corporais?

Estudar a Composição Corporal significa determinar por meios diretos ou indiretos, as quantidades (valores absolutos) e proporções (valores relativos) dos componentes corporais (NAHAS, 1999).

– Métodos Diretos – dissecação macroscópica ou extração lipídica.

– Métodos Indiretos – ressonância magnética, Absortometria radiológica de dupla energia, tomografia axial, ultra-sonografia, pesagem hidrostática e outros.

– Métodos Duplamente Indiretos – antropometria, bioimpedância e outros.

Page 30: Componentes da aptidão física

Continuação…

Desde o inicio do século XX as espessuras do tecido adiposo subcutâneo têm sido mensuradas para efeito de predição da gordura corporal total. O método e suas equações evoluíram, tornando-se hoje o mais usual, principalmente em pesquisa epidemiológicas (WILMORE e COSTIL, 2001).

Estamos falando das medidas de dobras cutâneas que são mais práticas e baratas, permitindo um cálculo estimado do %G (percentual de gordura corporal) de um indivíduo.

Page 31: Componentes da aptidão física

Essas medidas são realizadas através de aparelhos especiais chamados de plicômetros ou compassos de dobras. As medidas são feitas em mm em pontos pré-determinados. Existem vários protocolos para se determinar o %G e geralmente usam-se de 2 a 7 dobras cutâneas.

– A dobra cutânea é constituida de uma camada dupla de pele e da gordura sub-cutânea.

Plicômetro

Page 32: Componentes da aptidão física

Observação!!!

Não é a quantidade total de peso que importa em termos de saúde, mas a proporção de gordura

em relação a de músculos e ossos!!!

Ex.: Algumas pessoas são pesadas porque tem músculos muito desenvolvidos ou uma ossatura pesada, mas nem por isso são gordas. Por outro lado, muitas pessoas estão no “peso ideal” e são obesas!

A porcentagem de gordura corporal ideal é:– Homens adultos jovens 12% a 15% (ideal) – acima de 25%

(obeso)– Mulheres adultas jovens 22% a 25% (ideal) – acima de 33%

(obesa)(NIEMAN, 1999; GUEDES & GUEDES, 2006))

Page 33: Componentes da aptidão física

Índice de Massa Corporal - IMC

Uma maneira simples e prática de determinar se a massa corporal (peso) de uma pessoa está dentro do recomendável para a saúde é através do cálculo do IMC – Índice de Massa Corporal, também conhecido como Índice de Quetelet:

Massa Corporal em kg

Estatura em metros ²IMC =

Page 34: Componentes da aptidão física

Continuação…

IMC Classificação

Até 18,4 Baixo Peso

18,5 – 24,9 Faixa Recomendável

25 – 29,9 Sobrepeso

30 – 34,9 Obesidade I

35 – 39,9 Obesidade II

40 ou mais Obesidade III

Tabela proposta pela OMS – NAHAS, 2001

Page 35: Componentes da aptidão física
Page 36: Componentes da aptidão física