Compromissos da chapa UFOPA EM AÇÃO

2
Plano de Gestão: UFOPA em Ação 2018-2022 COMPROMISSOS DE TRABALHO N COMPROMISSOS EIXO 1. Fazer da Ufopa um verdadeiro agente de transformação da Região Oeste do Pará, promovendo uma cultura de inovação tecnológica aplicada à região, favorecendo a interlocução da Instituição com a sociedade e, assim, criar impactos socioeconômicos no Oeste do Pará. A Ufopa como propulsora do desenvolvimento regional 2. Criar uma rede colaborativa que integre os Campi da Instituição nos pilares fundamentais (pesquisa, ensino e extensão) com recursos alocados para garantir o funcionamento dessa rede. 3. Estimular e apoiar a inovação educacional por meio de programas e parcerias com as instituições que ofertam educação básica na Região Oeste do Pará. 4. Trabalhar a identidade da Ufopa como instituição de excelência na Amazônia, que deve ser “vista e sentida” como tal por todos. 5. Promover projetos que integrem pesquisa extensão e ensino. 6. Fortalecimento dos institutos e das unidades administrativas que trabalham com as atividades fins da Ufopa, propondo uma dotação orçamentária pactuada a nível institucional. Transparência e sustentabilidade administrativa, financeira e de infraestrutura. 7. Discutir e implantar um sistema de governança dos dados científicos produzidos pela Ufopa. 8. Promover a cultura de sustentabilidade institucional por meio de projetos institucionais de redução de custos e produção de resíduos sólidos e de projetos que reduzam o custo energético (e.g., uso de painéis fotovoltaicos nos prédios da Ufopa e projetos de produção de etanol a partir da biomassa). 9. Planejamento, controle e transparência, na aplicação dos recursos da instituição, a fim de promover a credibilidade institucional junto aos parceiros e a sociedade, bem como, garantir eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos. 10. Valorizar o papel do Vice-reitor nos processos decisórios. 11. Padronização dos procedimentos administrativos, por meio do mapeamento de todos processos institucionais. 12. Política de avaliação institucional como estratégia de desenvolvimento da gestão e do planejamento institucional. 13. Fortalecimento das instâncias colegiadas como espaços de decisões.

Transcript of Compromissos da chapa UFOPA EM AÇÃO

Page 1: Compromissos da chapa UFOPA EM AÇÃO

Plano de Gestão: UFOPA em Ação 2018-2022

COMPROMISSOS DE TRABALHO

N COMPROMISSOS EIXO 1.

Fazer da Ufopa um verdadeiro agente de transformação da Região Oeste do Pará, promovendo uma cultura de inovação tecnológica aplicada à região, favorecendo a interlocução da Instituição com a sociedade e, assim, criar impactos socioeconômicos no Oeste do Pará.

A U

fop

a c

om

o p

rop

uls

ora

do

d

esen

vo

lvim

en

to r

eg

ion

al

2. Criar uma rede colaborativa que integre os Campi da Instituição nos pilares fundamentais (pesquisa, ensino e extensão) com recursos alocados para garantir o funcionamento dessa rede.

3. Estimular e apoiar a inovação educacional por meio de programas e parcerias com as instituições que ofertam educação básica na Região Oeste do Pará.

4. Trabalhar a identidade da Ufopa como instituição de excelência na Amazônia, que deve ser “vista e sentida” como tal por todos.

5. Promover projetos que integrem pesquisa extensão e ensino.

6. Fortalecimento dos institutos e das unidades administrativas que

trabalham com as atividades fins da Ufopa, propondo uma dotação orçamentária pactuada a nível institucional.

Tra

nsp

arê

ncia

e s

us

ten

tab

ilid

ad

e a

dm

inis

trati

va,

fin

an

ceir

a e

de in

frae

str

utu

ra.

7. Discutir e implantar um sistema de governança dos dados científicos produzidos pela Ufopa.

8. Promover a cultura de sustentabilidade institucional por meio de projetos institucionais de redução de custos e produção de resíduos sólidos e de projetos que reduzam o custo energético (e.g., uso de painéis fotovoltaicos nos prédios da Ufopa e projetos de produção de etanol a partir da biomassa).

9. Planejamento, controle e transparência, na aplicação dos recursos da instituição, a fim de promover a credibilidade institucional junto aos parceiros e a sociedade, bem como, garantir eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos.

10. Valorizar o papel do Vice-reitor nos processos decisórios. 11. Padronização dos procedimentos administrativos, por meio do

mapeamento de todos processos institucionais. 12. Política de avaliação institucional como estratégia de

desenvolvimento da gestão e do planejamento institucional. 13. Fortalecimento das instâncias colegiadas como espaços de

decisões.

Page 2: Compromissos da chapa UFOPA EM AÇÃO

2

Plano de Gestão: UFOPA em ação

14. Proteção do conhecimento produzido pela Ufopa.

15. Compartilhamento de responsabilidades entre a Reitoria, Vice-reitoria e as Unidades acadêmicas, e a promoção de reuniões de trabalho periódicas dos Diretores das Unidades acadêmicas e administrativas com o Reitor, Vice-reitor e demais Dirigentes da Ufopa.

16. Aprimorar os horários de trabalho do servidor por meio da flexibilização dos horários de funcionamento dos setores.

Hu

man

ização

do

am

bie

nte

de

trab

alh

o e

valo

riza

çã

o d

a p

esso

a

17. Ampliação do atendimento à saúde e à qualidade de vida de servidores e estudantes, por meio da criação de um centro especifico para esse fim, com ações de prevenção, esportivas e culturais.

18. Valorizar e fortalecer o corpo técnico da Ufopa por meio de

incentivos à qualificação e à capacitação, estímulo a inserção nos projetos de pesquisa e extensão, além de melhorar as condições de trabalho do servidor.

19. Ajudar a fortalecer a política de ações afirmativas na graduação e

na pós-graduação.

Pro

tag

on

ism

o e

stu

da

nti

l

20. Estimular a participação dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação na pesquisa, na extensão e nas atividades de monitoria.

21. Promover uma política de acompanhamento do percurso acadêmico visando melhorar os índices de sucesso na graduação e pós-graduação.

22. Fortalecer a projeção internacional da Ufopa, tanto para atender às

exigências dos órgãos de fomento (a Capes exige isso a partir de 2017) como para fazer do canal internacional uma fonte de recursos , de crescimento pessoal e profissional dos membros da comunidade Ufopa e de troca de conhecimento, para desenvolver a Instituição..

Inserç

ão

nacio

nal e

inte

rnacio

nal

23. Criar novas e reforçar alianças regionais, nacionais e internacionais já existentes, com o intuito de expandir os horizontes de atuação da Ufopa.