Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

16
Comunicação aumentativa e alternativa

description

Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

Transcript of Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

Page 1: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

Comunicaçãoaumentativa

ealternativa

Page 2: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

1.A Comunicação

A Comunicação é a troca de informação entre sujeitos. A fala é a forma de comunicação humana mais comum, contudo, nem todas as pessoas conseguem falar, sendo necessário o recurso a outras formas de comunicação.

A nossa sociedade está habituada a ver pessoas em cadeiras de rodas, com aparelhos auditivose com óculos, contudo não está familiarizada com dispositivos de comunicação.Quando uma pessoa tem dificuldadesem comunicar, utiliza um sistema alternativoou aumentativo de comunicação. Olá.

Hal

lo.Hello.

ahoj. Hej

.

Hola.

Page 3: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

Produtos de Apoio (Ajudas Técnicas)“Qualquer produto (incluindo dispositivos,equipamentos, instrumentos, tecnologia e software) especialmente produzido, ou geralmente disponível,para prevenir, compensar, monitorizar, aliviar ou neu-tralizar as incapacidades, limitações das actividadese restrições na participação.” (Norma ISSO 9999:2007)

São equipamentos que permitem a autonomiae a qualidade de vida.

Existem múltiplos dispositivos, sistemase recursos que promovem a comunicação.

Page 4: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

2.A comunicação Alternativa / AumentativaA comunicação é considerada alternativaquando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicaçãoe aumentativa quando o indivíduo possui alguma comunicação,mas essa não é suficiente para se fazer compreender.

Tipos de SistemasOs Sistemas Aumentativosde Comunicação dividem-seem dois grandes grupos:

Sistemas Sem AjudaSão constituídos por símbolos ou conjuntosde símbolos que não necessitam de quaisquer ajudas ou dispositivos.

Sistemas Com AjudaSão constituídos por símbolos que necessitamde um qualquer dispositivo exterior ao sistema.

Page 5: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

Os sistemas alternativos e aumentativos, possibilitam que as pessoas com dificuldades de comunicação interajam com os outros, manifestando as suas opiniões, sentimentos e tomadas de decisão.Em suma permitem a participação na sociedadeem igualdade de direitos e oportunidades.

O facto de usar um sistema aumentativo e alternativo de comunicação não quer dizerque tem problemas intelectuais ou sensoriais.

Ao conversar com uma pessoa que utiliza meios aumentativos e alternativos, seja paciente e permita que tenha o tempo que necessita para produzir as suas mensagens

Nota

Page 6: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

3.Representação da linguagem

Sistemas pictográficos Podemos comunicar usando objectos reais, fotos,desenhos e pictogramas.Um sistema pictográfico é a representação da linguagempor desenhos, fotos e imagens.O uso de pictogramas não é exclusivo destes sistemas.Se olharmos a nossa volta encontramos variados tipos de desenhos que nos ajudam a encontrar lugares, a título de exemplo os conhecidos sinais de trânsito.!

Page 7: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

EscritaPodemos igualmente comunicar atravésda escrita, utilizando o alfabeto, sílabas,palavras ou textos completos.

Evite tratar de forma infantil as pessoas adultasque usam sistemas alternativos ou aumentativos de comunicação.Para conversar, utilize uma linguagem adequada e simples. Certifique-se que entendem a sua mensagem.Verifique se entende a mensagem que lhe está a ser transmitida. Uma conversa acontece entre duas pessoas.

Nota

Page 8: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

4.Produtos de Apoiopara a comunicação

Tabelas ou quadros de comunicaçãoSão recursos utilizados para transmitir mensagens.Podem ser feitos em papel, pranchas ou em diferentes suportes (avental, livro, relógio…).

Se encontrar uma pessoa que utiliza um quadro de comunicação:Verifique se o quadro/tabela está no seu campo de visão;Mantenha a sua atenção activa na situação de comunicação (verifique para onde aponta, olha, etc.); Dê tempo suficiente para que a pessoa se possa expressar.

Nota

Page 9: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

Comunicadores (Digitalizadores de Fala)Os Comunicadores são equipamentos portáteis que permitem gravação de mensagens em voz (ou outro tipo de sons), permitindo a uma pessoa sem comunicação oral escolher o que está gravado, para transmitir a sua mensagem.

Promova a utilização deste sistema de comunicação, incluindo quem o utiliza, em conversas de grupo;Coloque questões curtas e directas para facilitar a resposta.

Nota

Page 10: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

Aplicações Informáticas para a comunicação Existem softwares (programas) específicos para comunicarmos atravésde teclados no ecrã que substituem todas as funções do teclado e do rato (convencionais) bem como os comandos do Windows. Estas funções e a síntese de voz possibilitam ao utilizador expressar-se e comunicar de forma autónoma, utilizar o computador e os respectivos programas, navegar na Internet e também controlar totalmente o seu ambiente físico: abertura e fecho de portas e janelas, acesso autónomo ao telefone, TV, equipamento de áudio e vídeo.

A portabilidade destes equipamentos confere-lhes uma importância extraordinária na comunicação das pessoas com incapacidade, possibilitando-lhes uma maior autonomia nas suas actividades diárias.

A sua característica de ferramentas de autor, deixam liberdade paraa construção de soluções personalizadas para cada utilizador.

Page 11: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

5.Dispositivos de AcessoA utilização de dispositivos de acesso é, por vezes,a única forma que uma pessoa com limitações motoras tem para interagir com os equipamentos tecnológicos. Por exemplo, há pessoas que não conseguem utilizaro rato do computador (ou um brinquedo, ou um digitalizador de voz…), pelo que necessitam de dispositivos alternativos que lhe permitam realizar as mesmas funções.

Existe uma grande variedade de dispositivos de acesso. O mais importante é adequar o dispositivo de acessoas capacidades do utilizador.

Page 12: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

Manípulos (switch)São instrumentos que, ligados a um interface,e por sua vez, ao computador, permitem, mediante a acção de qualquer parte do corpo, um controlo voluntário (por ex.: cabeça, queixo, mão, pé, cotovelo…) do computador.

Existem manípulos de pressão, de toque,de inclinar, activados pelo sopro, de apertar, com programação, etc.:

Teclados virtuaisSão programas informáticos que mostramo teclado no ecrã do computador e permitem aceder a qualquer aplicação informática sem utilizar o teclado convencional. Habitualmente funcionam por varrimento através de um manípulo ou por selecção directa das letras. Alguns destes programas têm incorporadoum sistema de predição de palavras que permita tornar a escrita mais rápida.

Page 13: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

A comunicação começa quando alguém mostra desejo de comunicar com o outro;

Não é apenas o facto de se possuir um comunicador ou outro equipamento que faz com que a utilização de um sistema alternativo e aumentativo de comunicação funcione;

A pessoa, que utiliza um destes sistemas,tem que ter oportunidades para conversare participar utilizando esses dispositivos.O seu papel de interlocutor é muito importante quando fala com uma pessoaque utiliza estes sistemas;

É importante incorporar o sistema de comunicação nos contextos em quea pessoa vive;

A possibilidade de entender diferentes formas de comunicação é enriquecedore motivante para todos;

A diversidade de formas de comunicar permite a todos oportunidades de falar,ouvir e ser ouvido.

Page 14: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

6.Legislação

Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de JaneiroDecreto-Lei n.º 93/2009 de 16 de AbrilCIF

7.Sites Relacionados com a comunicaçãoMinistério da Educação www.min-edu.ptDirecção Geral de Inovação Curricular www.dgidc.min-edu.ptInstituto Nacional para Reabilitação www.inr.pt

CERTIC - Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidadehttp://www.acessibilidade.net/certic_utad.php

Núcleo de Apoio a Inclusão Digitalhttp://www.crc.ese.ipp.pt/naid/index.php?option=com_content&view=article&id=94&Itemid=76

Centro de Recursos para a Inclusão Digitalhttp://www.crid.esecs.ipleiria.pt/

CRTIChttp://area.dgidc.min-edu.pt/Webpages_CRTIC/

Page 15: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

8.BibliografiaBasil, C., & Puig de la Bellacasa, R. (1990). Comunicación aumentativa: curso sobre y ayudas técnicas de comunicaciónno vocal. Madrid: Ministerio de Asuntos Sociales, INSERSO.

Basil, C., Soro-Camats, E., & Rosell, C. (2000). Sistema de signos y ayudas técnicas para la comunicación aumentativa y la escritura: Principios teóricos yaplicaciones . Barcelona: Masson, S. A. ÍNDICE

Dowing, J. D. (1999). Teaching Communication Skills to Students with Severe Disabilities. Inc. Baltimore, London, Toronto, Sydney: Paul Brookes Publishing Co.

Ferreira, C., Ponte M, & Azevedo, L. (2000-2ª Ed.). Inovação Curricular na Implementação de meios Alternativos de Comunicação em Crianças com Deficiência Neuromotora Grave. Lisboa: SNRIPD.

Nunes, C. (2001). Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência guia para educadores. Lisboa: Ministérioda Educação.

Abadin, D. A., Santos, C., & Cerrato, A. (2009). Comunicación Aumentativa Y Alternativa. Madrid: CEAPAT.

Page 16: Comunicaçao Aumentativa e Alternativa

Se perdesse todasas minhas capacidades, todas elas menos uma, escolheria ficar coma capacidade de comunicar, porquecom ela depressa recuperaria todoo resto…Daniel Webster