Concerto de Cravo e Bandolim pelo Convivium … divulgado a literatura clássica do bandolim,...

4
Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Viseu 30 de Maio de 2008 sexta-feira 18h00 Concerto de Cravo e Bandolim pelo Convivium Musical em homenagem a Dr.ª MARIA DO CÉU REIMÃO DA COSTA CARDOSO DE MENEZES

Transcript of Concerto de Cravo e Bandolim pelo Convivium … divulgado a literatura clássica do bandolim,...

Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Viseu

30 de Maio de 2008

sexta-feira

18h00

Concerto de Cravo e Bandolim pelo Convivium Musical em homenagem a

Dr.ª MARIA DO CÉU REIMÃO DA COSTA CARDOSO DE MENEZES

Maria de Lourdes Alves obteve o diploma de piano no Conservatório de Música do Porto, tendo sido discípula de Victor Macedo Pinto. Após frequentar o curso de cravo do Conservatório Nacional (Lisboa) com a prof.ª Maria Malafaia, estudou por três anos na Schola Cantorum Basilensis (Suiça), nas classes dos professores Eduard Mueller e Jean-Claude Zenhder, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

Frequentou vários master-classes em Antuérpia e Holanda, com Kenneth Gilbert e Ton Koopman, como bolseira dos governos belga e português. De regresso a Portugal, tocou nos mais diversos pontos do país em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e com as autarquias. Apresentou-se nos Festivais de Música de Viana do Castelo, Algarve, Guarda e Tomar. Foi convidada pela Secretaria de Estado da Cultura para as comemorações do Ano Europeu da Música e para várias comemorações do Dia Mundial dos Museus: Museu dos Biscainhos, Museu de Aveiro, Museu Nacional Soares dos Reis, entre outros. Destacam-se ainda os recitais dados em Paris, no Centre Culturel Portugais a convite da Fundação Gulbenkian, em Madrid (Universidad Complutense) e Viena. Tem tido como um dos seus objectivos máximos, ao longo da sua carreira, a divulgação da música portuguesa dos séculos XVII e XVIII.

Integra diversos grupos de música de câmara (Colegium Musicum, Symphoniae Portucalensis Musici, Affectus, entre outros) e participou em vários concertos corais e orquestrais. Gravou para a RDP, RTP e Rádio Nacional de Espanha. Criou um projecto próprio para “Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura”, na Casa do Infante, em colaboração com o fotógrafo João Menéres., e que obteve um notável sucesso.

É professora de cravo no Conservatório de Música do Porto.

Tobias Cardoso, natural de Almeida, é diplomado pelo Conservatório de Música de Lisboa com o Curso Superior de Violino. Bolseiro do Instituto para a Alta Cultura, continuou os estudos na Akademie Mozarteum deSalzburg na classe de direcção coral e orquestra. Em Viena, trabalhou com o Prof. Vinzenz Hladky os instrumentos de Plectro e a Música Barroca. Professor de Canto Coral da Universidade de Coimbra, dirigiu a Tuna Académica, tendo aí criado o Ensemble de Plectro “Carlos Seixas”, galardoado internacionalmente e agraciado com a Medalha de Ouro do Ministério Belga.

Em 1970 fez com esta Orquestra uma digressão ao Oriente tendo actuado em Macau, Tóquio, Kyoto, Bangkok, Atenas e Roma. Foi Maestro da Orquestra da A.A.T.U.C., professor da E.S.E.C. e Presidente da Comissão Instaladora do Conservatório de Musica de Coimbra.

Tem divulgado a literatura clássica do bandolim, tocando em primeira audição os concertos para bandolim e orquestra de Hummell, Hoffmann, Vivaldi e outros com a colaboração das Orquestras Sinfónicas da RDP e Gulbenkian. Tem realizado com regularidade concertos com a cravista Maria de Lourdes Alves, apresentando, em primeira audição, entre outros, as Sonatinas de Beethoven originais para bandolim e cravo.

programa

Beethoven (1770 - 1827)

Sonatina em Dó M

Johann Schobert (1740 - 1767)

Sonata em Dó M Allegro PolonaiseAllegro

G. Boni (? – ca1750)

Sonata Op. 2 nº 6 em Sol mLargo AllemandaAllegroSarabandaAllegro staccato

Xavier Baptista (? - 1797)

Sonata em Sol M AllegroAllegro moderato com variazioni

Beethoven (1770 - 1827)

Tema com variações em Ré M

“Procurei ansiosamente nos homensoutros meios de refúgio,

esquecimento e liberdade; Quis saciar-me em Deus,

no Conhecimento e na Paz; porém quem me deu tudo isto foi a Música…”

Hermann Hesse