CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais,...

20
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO Edital n. 002/01-2014 SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES 1. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se ele está completo ou se apresenta imperfeições gráficas que possam gerar dúvidas. Em seguida, verifique se ele contém 80 questões da prova objetiva. 2. Cada questão apresenta quatro alternativas de resposta, das quais apenas uma é a correta. Preencha no cartão-resposta a letra correspondente à resposta assinalada na prova. 3. O cartão-resposta é personalizado e não haverá sua substituição em caso de erro durante o seu preenchi- mento. Ao recebê-lo, verifique se seus dados estão impressos corretamente; se for constatado algum erro, notifique ao aplicador de prova. 4.O tempo de duração das provas é de quatro horas, já incluídos nesse tempo a marcação do cartão-resposta, a leitura dos avisos e a coleta da impressão digital. 5. Você só poderá retirar-se definitivamente da sala e do prédio após terem decorridas duas horas de prova e poderá levar o caderno de prova somente no decurso dos últimos quinze minutos anteriores ao horário determinado para o término da prova. 6. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, não serão fornecidos exemplares dos cadernos de questões a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do concurso público, sendo proibida reprodução total ou parcial sem a autorização da Fundação Aroeira. 7. AO TERMINAR, DEVOLVA O CARTÃO-RESPOSTA AO APLICADOR DE PROVA. 01/06/2014 CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Tocantins 01 a 10 11 a 20 21 a 30 31 a 40 41 a 50 51 a 80 PROVAS QUESTÕES Informática Noções em Direito Humanos Conhecimentos Específicos

Transcript of CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais,...

Page 1: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINSSECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃOEdital n. 002/01-2014

SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADOLEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

1. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se ele está completo ou se apresenta imperfeições gráficas que possam gerar dúvidas. Em seguida, verifique se ele contém 80 questões da prova objetiva.

2. Cada questão apresenta quatro alternativas de resposta, das quais apenas uma é a correta. Preencha no cartão-resposta a letra correspondente à resposta assinalada na prova.

3. O cartão-resposta é personalizado e não haverá sua substituição em caso de erro durante o seu preenchi-mento. Ao recebê-lo, verifique se seus dados estão impressos corretamente; se for constatado algum erro, notifique ao aplicador de prova.

4.O tempo de duração das provas é de quatro horas, já incluídos nesse tempo a marcação do cartão-resposta, a leitura dos avisos e a coleta da impressão digital.

5. Você só poderá retirar-se definitivamente da sala e do prédio após terem decorridas duas horas de prova e poderá levar o caderno de prova somente no decurso dos últimos quinze minutos anteriores ao horário determinado para o término da prova.

6. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, não serão fornecidos exemplares dos cadernos de questões a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do concurso público, sendo proibida reprodução total ou parcial sem a autorização da Fundação Aroeira.

7. AO TERMINAR, DEVOLVA O CARTÃO-RESPOSTA AO APLICADOR DE PROVA.

01/06/2014

CONCURSO PÚBLICO/2014

PAPILOSCOPISTA

Língua Portuguesa

Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins

Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Tocantins

01 a 10

11 a 20

21 a 30

31 a 40

41 a 50

51 a 80

PROVAS QUESTÕES

Informática

Noções em Direito Humanos

Conhecimentos Específicos

Page 2: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

Leia o Texto 1 para responder às questões de 1 a 5.

Texto 1A amoreira gigante está à sua frente. O tronco destaca-se dosincretismo da mata e o homem percorre seu tronco com osolhos: a folhagem da árvore mistura-se à profusão de tonsverdes que o encerra na mata. Só o tronco da árvore se des-taca, se individualiza. Tal é o Mayombe: os gigantes só o sãoem parte, ao nível do tronco, o resto confunde-se na massa.Tal o homem. As impressões visuais são menos nítidas e amancha verde predominante faz esbater progressivamente aclaridade do tronco da amoreira gigante. As manchas verdessão cada vez mais sobrepostas, mas, num sobressalto, otronco da amoreira ainda se afirma, debatendo-se. Tal é avida.

PEPETELA. Mayombe. Luanda: Edições Maianga, 2004. p. 266.

▬ QUESTÃO 01 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O texto apresenta uma organização lógica que possibilitaseu entendimento. A relação linguística que auxilia na coe-rência e na coesão do texto consiste na

(A) retomada dos termos integrantes da oração.

(B) disjunção entre o todo e suas partes.

(C) negação de afirmações absolutivas.

(D) identidade entre as ideias centrais.

▬ QUESTÃO 02 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A cadeia coesiva do texto é estabelecida por recursos lin-guísticos, expressos em etapas descritivas sucessivas, quecontribuem para a progressão do texto. Os recursos linguís-ticos que concorrem para a construção dos sentidos do tex-to são:

(A) metonímia e paragoge.

(B) paráfrase e paródia.

(C) metáfora e hiperônimo.

(D) paranomásia e antítese.

▬ QUESTÃO 03 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Uma relação secundária estabelecida no texto, de modo aestabelecer sua coesão, é a repetição dos seguintes ele-mentos linguísticos:

(A) “só” e “tal”

(B) “se” e “mas”

(C) “sua” e “na”

(D) “do” e “num”

▬ QUESTÃO 04 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

No texto, é apresentado um confronto de forças na disputapor espaço na mata. O trecho do texto que demonstra odesfecho desse embate é:

(A) “As impressões visuais são menos nítidas.”

(B) “A amoreira gigante está à sua frente. O tronco des-taca-se do sincretismo da mata e o homem percorreseu tronco com os olhos.”

(C) “Só o tronco da árvore se destaca, se individualiza.”

(D) “As manchas verdes são cada vez mais sobrepostas,mas, num sobressalto, o tronco da amoreira ainda seafirma, debatendo-se.”

▬ QUESTÃO 05 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O tema central do texto se desenvolve em torno do fatode, no meio da mata, entre tantos iguais, somente um doselementos ser apresentado como diferente, por se

(A) isolar dos demais seres do ambiente.

(B) individualizar no contraste com o verde.

(C) preparar para as mudanças inevitáveis.

(D) conformar com seu lugar na natureza.

▬ RASCUNHO ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

edital-002-01-2014-linguaportuguesa

Page 3: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

Leia o Texto 2 para responder às questões 6 e 7.

Texto 2O memorando é um gênero textual, com características e cir-culação específicas, com a função de estabelecer a comuni-cação interna entre unidades administrativas de empresas eórgãos públicos. Veja o exemplo a seguir.

MEMORANDO

PARA: Maneco de Almeida

DEPARTAMENTO DE PESSOAL

DE: Joaquim Manoel de Macedo

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVODATA: 30/11/1996

ASSUNTO: Alteração de férias de servidor

Por estrita necessidade de serviço, solicito deVossa Senhoria a fineza de viabilizar a alteração das férias doservidor Olavo Bilac , matrícula nº 353535, referentes ao exer-cício de 1996, preliminarmente previstas para serem fruídasem 20 dias, a partir de 03/01/1997, para 30 dias, devendo oprimeiro período, de 20 dias, ser iniciado em 03/01/1997, fi-cando o segundo, de 10 dias, para ser marcado oportunamen-te.

Atenciosamente,

Joaquim Manoel de MacedoDIRETOR

Fonte: Elaboração própria da banca.

▬ QUESTÃO 06 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O Texto 1 é um exemplo fictício de um memorando im-presso. Considerando todos os detalhes e especificidadesde sua elaboração e apresentação, no que se refere à lin-guagem, o memorando se caracteriza por empregar

(A) estilo formal, norma padrão e tratamento pessoal ce-rimonioso.

(B) elementos formais, categorias lógicas e relaçõesabstratas.

(C) palavras técnicas, de difícil entendimento, e destinogenérico.

(D) nomes próprios, adjetivos qualificativos e expressõesidiomáticas.

▬ QUESTÃO 07 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O memorando apresenta uma estrutura textual e linguísti-ca

(A) topicalizada, elegante e neutra.

(B) organizada, categórica e homogênea.

(C) encadeada, inferencial e conclusiva.

(D) esquemática, concisa e objetiva.

▬ QUESTÃO 08 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Releia o Texto 2 e leia o Texto 3 para responder à ques-tão.

Texto 3

Disponível em: <http://george-ricardo.blogspot.com.br/2011/12/aula-2-crian-do-um-memorando-word-2003.html>. Acesso em: 10 mar. 2014.

Os memorandos dos textos 2 e 3 apresentam finalidadesdiferentes, mas conservam a mesma função. A finalidadee a função do memorando no Texto 3 são, respectivamen-te,

(A) qualificação pessoal e negócios.

(B) informação e persuasão.

(C) tramitação burocrática e comércio.

(D) colaboração e interação.

edital-002-01-2014-linguaportuguesa

Page 4: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

Leia o Texto 4 para responder às questões 9 e 10.

Disponível em: <economia.uol.com.br/imagem 7/11: gírias>. Acesso em:10 mar. 2014.

▬ QUESTÃO 09 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O efeito de humor no Texto 4 é produzido pela

(A) desestruturação da morfossintaxe do português.

(B) forma de tratamento inadequada entre os colegas.

(C) tramitação de informação burocrática via internet.

(D) subversão das características do gênero textual.

▬ QUESTÃO 10 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A expressão “pra ontem”, no Texto 4, em referência a umaação que ainda não aconteceu, remete ao uso social daexpressão para indicar

(A) necessidade de atenção à qualidade do serviço.

(B) dispensa de atividade ainda por fazer.

(C) correção de recado equivocado da chefia.

(D) urgência na realização de uma tarefa.

▬ RASCUNHO ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

edital-002-01-2014-linguaportuguesa

Page 5: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 11 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Uma função muito utilizada em editores de texto é o ali-nhamento do texto de um parágrafo em relação às mar-gens da página. Qual comando do editor de textos Micro-soft Word 2013 pode ser usado para alinhar o texto de umparágrafo à esquerda da página?

(A) CTRL-E

(B) CTRL-G

(C) CTRL-J

(D) CTRL-Q

▬ QUESTÃO 12 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Os navegadores (browsers) da internet usam botões comícones para disponibilizar operações que são frequente-mente utilizadas pelos usuários. Um desses botões típicosdos navegadores está associado a um ícone em forma de“X”. O que acontece quando esse botão é selecionado?

(A) O conteúdo da janela corrente do navegador é recar-regado.

(B) A conexão com o servidor de e-mail é interrompida.

(C) O carregamento do conteúdo da página corrente éinterrompido.

(D) O navegador entra em modo de navegação segura.

▬ QUESTÃO 13 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Os computadores atuais usam dispositivos de armazena-mento de dados baseados em diversas tecnologias. Osleitores de CDs e de DVDs são exemplos de dispositivosde armazenamento que usam tecnologia

(A) ótica.

(B) magnética.

(C) mecânica.

(D) térmica.

▬ QUESTÃO 14 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Na transmissão de dados em transações comerciais feitaspela internet é comum o uso de técnicas de criptografia. Autilização dessas técnicas visa garantir quais princípiosbásicos de segurança da informação?

(A) Confidencialidade e atomicidade.

(B) Confidencialidade e integridade.

(C) Disponibilidade e atomicidade.

(D) Disponibilidade e integridade.

▬ QUESTÃO 15 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Um tipo de ameaça à segurança da informação nas orga-nizações é a invasão de seus sistemas por programas co-nhecidos como “vírus de computador”. Para diminuir apossibilidade desse tipo de ameaça aos sistemas de umaorganização, uma medida de segurança indicada é:

(A) exigir o uso de senhas individuais para acesso aossistemas.

(B) instalar um sistema de firewall que bloqueie acessosindevidos aos sistemas.

(C) realizar auditorias que permitam saber o que foi mo-dificado nos sistemas.

(D) restringir o uso dos sistemas à rede intranet.

▬ QUESTÃO 16 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A barra de tarefas do Sistema Operacional Windows 8.1normalmente fica posicionada na parte inferior da área detrabalho. Para desbloquear a barra de tarefas de formaque se possa movê-la para as laterais ou para a parte su-perior da área de trabalho, pode-se clicar com o botão di-reito do mouse em um espaço vazio na barra de tarefas e

(A) desmarcar a opção “Bloquear a barra de tarefas”.

(B) ativar o menu “Desbloquear a barra de tarefas”.

(C) marcar a opção “Desbloquear a barra de tarefas”.

(D) ativar o menu “Bloquear a barra de tarefas”.

▬ QUESTÃO 17 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

No Sistema Operacional Windows 8.1, há cinco botõesque estão sempre disponíveis no lado direito da tela e quedisponibilizam maneiras rápidas de acessar ações realiza-das com frequência pelos usuários do sistema. Quais sãoesses botões?

(A) Transferir, Conectar, Criar, Diagnóstico e Consultas.

(B) Pesquisar, Compartilhar, Iniciar, Dispositivos e Confi-gurações.

(C) Configurar, Instalar, Remover, Início e Administração.

(D) Consultar, Imprimir, Editar, Aplicativos e Atualizações.

▬ QUESTÃO 18 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

No editor de texto Word 2013, é possível adicionar comen-tários em um documento sem alterar o conteúdo real des-se documento. Para inserir um comentário em um docu-mento em edição pode-se usar o comando:

(A) ALT+CTRL+T

(B) ALT+CTRL+N

(C) ALT+CTRL+C

(D) ALT+CTRL+A

edital-002-01-2014-informática

Page 6: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 19 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Cookies são arquivos instalados no computador do usuá-rio para armazenar informações e melhorar a sua expe-riência de navegação. Alguns cookies, porém, podem serusados para violar a privacidade e rastrear os sites que ousuário visita. No navegador Internet Explorer 11, qual dasseguintes sequências de ação pode ser usada para fazero bloqueio de cookies?

(A) Clicar no botão Ferramentas, depois em Segurança,ativar guia Bloquear Rastreamento e, em Nível deBloqueio, mover o controle deslizante até em cimapara bloquear todos os cookies e, em seguida, clicarem OK.

(B) Clicar no botão Configurações, depois em Navega-ção na Internet, ativar guia Cookies e, em Modo deBloqueio, mover o controle deslizante até em cimapara bloquear todos os cookies e, em seguida, clicarem OK.

(C) Clicar no botão Ferramentas, depois em Opções daInternet, ativar guia Privacidade e, em Configura-ções, mover o controle deslizante até em cima parabloquear todos os cookies e, em seguida, clicar emOK.

(D) Clicar no botão Configurações, depois em Ferramen-tas de Administração, ativar guia Cookies e, em Nívelde Segurança, mover o controle deslizante até emcima para bloquear todos os cookies e, em seguida,clicar em OK.

▬ QUESTÃO 20 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Universal Serial Bus (USB) é um padrão que define cabos,conectores e protocolos de comunicação usados para co-nectar computadores e dispositivos eletrônicos periféricos.A versão mais recente desse padrão é a 3.0, que defineuma taxa máxima de transferência de dados de

(A) 5 gigabits por segundo.

(B) 5 megabits por segundo.

(C) 50 gigabits por segundo.

(D) 50 megabits por segundo.

▬ RASCUNHO ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

edital-002-01-2014-informática

Page 7: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Bem aqui nesta casa tinha um neto meu casado, tinha atéuma meninazinha, a mulher dizia que estudava de noite.Quando foi um dia, ela encostou aqui na porta numa camio-nete e levou as coisas dela e não disse nem até logo a nin-guém. Um outro neto, também se casou, não demorou muitacoisa, logo se apartaram. Isto foi das coisas de liberdade de-mais.

TRECHO DE ENTREVISTA. Apud ARBUÉS, M. P. A migração e a cons-trução de uma nova identidade regional: Gurupi (1958-1988). In: GIRAL-DIN, O. (Org.) A (trans)formação histórica do Tocantins. Goiânia: Editora

UFG, 2002. p. 410.

O texto acima é um relato de um pioneiro do Estado doTocantins, feito em 1992. Analisando o texto e relacionan-do-o ao contexto a que se refere, nota-se que ele revela aperplexidade do pioneiro diante da

(A) dissolução da família patriarcal comandada pelo an-cião, decorrente da adoção do modelo familiar euro-peu introduzido pelos migrantes estrangeiros.

(B) facilidade de ascensão social, decorrente da amplia-ção das possibilidades de enriquecimento oferecidaspela industrialização do Estado.

(C) mudança de valores e comportamentos, decorrenteda intensificação do processo migratório e de moder-nização da região.

(D) emancipação feminina, decorrente da abertura denovas frentes de trabalho para as mulheres na novacapital.

▬ QUESTÃO 22 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A Comissão de Estudos do Norte Goiano, a Conorte, fun-dada na Capital Federal em 1981, tinha como um de seusobjetivos:

(A) integrar migrantes e nativos na luta pela demarcaçãodas fronteiras do Estado.

(B) mobilizar os políticos do norte para a defesa da inte-gridade do território goiano.

(C) conscientizar a população norte goiana sobre seu po-tencial político-econômico.

(D) engajar os produtores do norte na luta nacional pelavalorização da pecuária.

▬ QUESTÃO 23 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

E o sonho tornou-se realidade! Uma frase forte bem elabora-da, expressou o desfecho vitorioso da bandeira pró-criaçãodo estado do Tocantins.“Esta terra é nossa!”

CAVALCANTE, M. E. S. R. Tocantins. O movimento separatista do nortede Goiás – 1821-1988. São Paulo: Anita Garibaldi; Goiânia: Editora da

UCG, 1999, p. 147. (Adaptado).

A frase destacada no fragmento, “Esta terra é nossa!”, ex-pressa, como característica marcante da luta pela criaçãodo Tocantins, a participação

(A) das elites agrárias do norte goiano, que buscavamfazer frente ao domínio econômico dos migrantes es-trangeiros.

(B) das populações do norte goiano, que visavam alcan-çar o reconhecimento de suas necessidades e poten-cialidades.

(C) dos nativos do norte goiano, que objetivavam garantira posse das terras ocupadas para os seus descen-dentes.

(D) dos políticos do norte goiano, que desejavam asso-ciar a sua luta ao movimento de abertura política na-cional.

▬ QUESTÃO 24 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Então eles chegaram aqui, são mais inteligentes. Eles entra-ram na agricultura, com máquinas, e o nortista só é plantarbraçal e criar gado. E isto desapareceu. Quer nós não ter-mos acompanhado o desenvolvimento deles. O nortista estábaixando.

TRECHO DE ENTREVISTA. Apud ARBUÉS, M. P. A migração e a cons-trução de uma nova identidade regional: Gurupi (1958-1988). In: GIRAL-DIN, O. (Org.) A (trans)formação histórica do Tocantins. Goiânia: Editora

UFG, 2002. p. 408.

O texto acima é um relato de um pioneiro do Estado doTocantins, feito em 1992. Analisando o texto e o contextoem que foi produzido, verifica-se que, aos olhos do nortis-ta, a característica marcante do migrante sulista era o

(A) progressismo, ao introduzir a modernidade na produ-ção agrícola.

(B) autoritarismo, ao impor novos padrões de trabalho nocampo.

(C) produtivismo, ao orientar o convívio no campo pelasregras do mercado.

(D) separatismo, ao distinguir os grupos sociais pelomodo de produção utilizado.

edital-002-01-2014-conhecimentos-regional-história-geografia-estado-TO

Page 8: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 25 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Analise o mapa a seguir.

CAVALCANTE, M. E. S. R. Tocantins. O movimento separatista do Norte deGoiás – 1821-1988. São Paulo: Anita Garibaldi, Goiânia: Editora UCG, 1999.

p. 130.

A imagem representa a sugestão para redivisão territorialda Amazônia Legal, segundo o trabalho do deputado Si-queira Campos, aprovado pela Comissão da Amazônia,na década de 1970. Considerando o contexto de sua pro-dução, observa-se, no mapa, a

(A) divisão da Amazônia em diversos territórios autôno-mos, apresentando o paradoxo da política integrado-ra brasileira.

(B) manutenção do Estado do Amazonas como centroregulador da vida política da região, indicando o mo-vimento emancipatório do norte brasileiro.

(C) definição dos limites do Estado do Tocantins a partirde suas fronteiras produtivas, revelando a adoção dapolítica desenvolvimentista nacional.

(D) criação de territórios subordinados diretamente aogoverno federal, denotando o centralismo político doperíodo.

▬ QUESTÃO 26 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Leia o texto.

Não se levou em conta o fator precípuo da oportunidade, edesse modo dois movimentos contraditórios sacodem a ter-ra goiana: um eminentemente unionista propugnado pelamudança da capital federal para o planalto central, e outro,do qual estou pronunciando, caracteristicamente separatis-ta, do norte contra o sul do Estado.

O CORREIO DO NORTE. Tocantinópolis, n. 93. 22 jun. de 1956. ApudCAVALCANTE, M. E. S. R. Tocantins. O movimento separatista do Nor-

te de Goiás – 1821-1988. São Paulo: Anita Garibaldi; Goiânia: Editorada UCG, 1999, p. 107. (Adaptado).

O fragmento acima é parte de um manifesto ao povo goia-no, publicado no jornal O Estado do Tocantins, em 1956,pelo deputado João de Abreu, representante goiano noCongresso Nacional. Para manifestar a sua oposição àcriação do estado do Tocantins, João de Abreu justificou que o movimento separatista não era oportuno, pois

(A) as ações políticas estavam voltadas para a constru-ção da nova capital.

(B) os movimentos sociais estavam centrados na criaçãoda unidade nacional.

(C) as ações governamentais buscavam a valorização in-tegral do interior do país.

(D) os movimentos econômicos visavam integrar o nortegoiano na esfera nacional.

▬ QUESTÃO 27 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A região do Jalapão apresenta uma imensa e diversa redehidrográfica. A elevada permeabilidade dos solos identifi-cados nessa região favorece ressurgências de água nasbases das escarpas. Essa permeabilidade é favorecidapelo substrato geológico, que é representado por

(A) arenitos da Formação Urucui.

(B) quartzitos do Grupo Araxá.

(C) granitos da Formação Bambuí.

(D) carbonáticos do Grupo Canastra.

▬ QUESTÃO 28 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Nos anos de 1960, a Casa do Estudante do Norte Goianoteve uma importante participação no movimento separatis-ta. A Cenog era formada predominantemente por estudan-tes e caracterizou-se pelo debate

(A) integracionista.

(B) regionalista.

(C) nacionalista.

(D) centralista.

edital-002-01-2014-conhecimentos-regional-história-geografia-estado-TO

Page 9: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 29 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A Hidrovia Tocantins-Araguaia tem como um dos seus ob-jetivos:

(A) restaurar ambientalmente a dinâmica hidrológica dabacia Tocantins-Araguaia, com obras de contençãode erosões e recuperação das matas de galeria.

(B) ampliar a produção agropecuária no entorno de 10km ao longo de toda a hidrovia, com base em técni-cas sustentáveis.

(C) consolidar um eixo de transporte hidro-rodo-ferroviá-rio que ligue as regiões de Mato Grosso aos portosdo Maranhão e Pará, através do Tocantins.

(D) favorecer mudanças no modo de vida e perda dobem-estar das populações indígenas e ribeirinhas.

▬ QUESTÃO 30 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Os Corredores Ecológicos constituem-se em importante ins-trumento de planejamento no sentido de potencializar a coo-peração entre as diversas esferas de governo e segmentosda sociedade civil com objetivo de buscar a conciliação entrea conservação da biodiversidade e o desenvolvimento so-cioeconômico.

CADERNO DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DO TOCANTINS-ARAGUAIA.Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Recursos Hídricos. Brasília:

MMA, 2006. p. 48.

Na Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia estão pre-sentes os seguintes corredores ecológicos:

(A) Araguaia-Bananal, Jalapão-Mangabeiras e Paranã-Pirineus.

(B) Ecotónos Sul Amazônicos e Nascentes do Rio Par-naíba.

(C) Capivara-Confusões e Serra Geral.

(D) Iténez-Guaporé, Complexo Centro Norte-Serrano eEmas.

▬ RASCUNHO ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

edital-002-01-2014-conhecimentos-regional-história-geografia-estado-TO

Page 10: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 31 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A edição da Emenda Constitucional n. 45, de 2004, inau-gurou um novo panorama nos acordos internacionais rela-tivos a direitos humanos na República Federativa do Bra-sil. Quanto às formalidades exigidas para a incorporaçãode normas internacionais em geral e tratados de direitoshumanos, essa Emenda determina que

(A) os tratados internacionais deverão ser propostos porum terço, no mínimo, dos membros da Câmara dosDeputados ou do Senado Federal para serem admiti-dos e enviados à votação do Plenário do CongressoNacional.

(B) os tratados e as convenções internacionais sobre di-reitos humanos que forem aprovados pelo Senado Fe-deral e pela Câmara dos Deputados, em um só turnode discussão e votação, serão equivalentes às emen-das constitucionais, após a sanção do Presidente daRepública.

(C) os tratados internacionais deverão ser propostos porum terço, no mínimo, dos membros da Câmara dosDeputados ou do Senado Federal, devendo seremdiscutidos e votados em cada Casa, em dois turnos,e serão aprovados se obtiverem, em ambas, trêsquintos dos votos dos seus respectivos membros.

(D) os tratados e as convenções internacionais sobre di-reitos humanos que forem aprovados em cada Casado Congresso Nacional, em dois turnos, por trêsquintos dos votos dos respectivos membros, serãoequivalentes às emendas constitucionais.

▬ RASCUNHO ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▬ QUESTÃO 32 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana(CDDPH) é o órgão colegiado mais antigo de defesa dosDireitos Humanos da República, instituído pela Lei n. 4.319,de 16 de março de 1964, alterada pela Lei n. 5.763, de 15de dezembro de 1971, e pela Lei n. 10.683, de 28 de maiode 2003. Desde sua origem, o CDDPH se apresenta comouma instância que responde, essencialmente, às violaçõesde direitos humanos. Nesse contexto,

(A) a Presidência do Conselho de Defesa dos Direitos daPessoa Humana será eleita pela maioria absolutados Membros do Conselho, em primeira chamada, e,não havendo quórum, pela maiora simples na segun-da chamada.

(B) as sessões do Conselho de Defesa dos Direitos daPessoa Humana, salvo decisão contrária tomadapela maioria absoluta de seus membros, serão públi-cas, divulgando-se pelo órgão oficial da União e dosEstados a íntegra do julgamento de cada processo.

(C) o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Huma-na é competente para recomendar ao governo fede-ral e aos Estados e Territórios a eliminação, do qua-dro dos seus serviços civis e militares, de todos osseus agentes reincidentes na prática de atos violado-res dos diretos da pessoa humana.

(D) o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Huma-na tem competência para recomendar o aperfeiçoa-mento dos serviços de polícia técnica da União, dosEstados, Territórios e Municípios, de modo a possibi-litar a comprovação da autoria dos delitos por meiode provas indiciárias.

▬ RASCUNHO ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

edital-002-01-2014-conhecimentos-básicos-todos-cargos-noções-direitos-humanos

Page 11: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 33 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A Declaração Universal dos Diretos Humanos, adotada eproclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidasem 10 de dezembro de 1948, assevera que toda pessoatem deveres para com a comunidade, em que o livre epleno desenvolvimento de sua personalidade é possí-vel. Com base nesse princípio, nos termos da DeclaraçãoUniversal,

(A) toda pessoa estará sujeita apenas às limitações de-terminadas pela lei, exclusivamente com o fim de as-segurar o devido reconhecimento e respeito dos di-reitos e liberdade de outrem e de satisfazer às justasexigências da moral, da ordem pública e do bem-es-tar de uma sociedade democrática, sendo que essesdireitos e liberdades são proibidos, em hipótese algu-ma, de ser exercidos contrariamente aos propósitose princípios das Nações Unidas.

(B) é livre a interferências na vida privada, na família, nolar ou na correspondência, salvo por ordem judicial,nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer parafins de investigação criminal, política ou para instru-ção processual penal.

(C) tem o direito de procurar e de gozar asilo em outrospaíses, em caso de vítima de perseguição, sendoque este direito pode ser invocado, inclusive, emcaso de perseguição motivada por crimes de direitocomum, desde que de acordo aos propósitos e prin-cípios das Nações Unidas.

(D) tem igual direito de acesso ao serviço público, inde-pendente de ser seu país, como, por exemplo, o di-reito à educação, que será será gratuita, pelo menosnos graus elementares e fundamentais, sendo que aeducação elementar será obrigatória, e a educaçãosuperior será acessível a todos, bem como a educa-ção técnico-profissional, esta baseada no mérito.

▬ RASCUNHO ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▬ QUESTÃO 34 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O Pacto Internacional Sobre Direitos Econômicos, Sociaise Culturais reconhece que, em conformidade com a De-claração Universal dos Direitos do Homem, o ideal do serhumano livre, liberto do temor e da miséria, não pode serrealizado a menos que se criem condições que permitama cada um gozar de seus direitos econômicos, sociais eculturais, assim como de seus direitos civis e políticos.Nesse sentido,

(A) direitos humanos fundamentais reconhecidos ou vi-gentes em qualquer país em virtude de leis, conven-ções, regulamentos ou costumes serão livres dequalquer restrição ou suspensão, salvo se o Pacto osnão os reconhecer ou os reconhecer em menor grau.

(B) os Estados-parte do pacto comprometem-se a garan-tir o direito de greve, exercido de conformidade comas leis de cada país.

(C) o Pacto entrará em vigor três meses após a data dodepósito, pelo Estado em questão, de seu instrumen-to de ratificação ou adesão, quando os Estados vie-rem a ratificar o Pacto ou a ele aderir após o depósitodo trigésimo instrumento de ratificação ou adesão.

(D) o Pacto, nos estados federais, aplica-se, sem limita-ção, a todas unidades constitutivas da federação quetenham manifestado expressamente sua adesão.

▬ QUESTÃO 35 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A Organização dos Estados Americanos (OEA) é uma or-ganização internacional criada pelos Estados do continen-te americano para conseguir uma ordem de paz e justiça,promover sua solidariedade e defender sua soberania,sua integridade territorial e sua independência. No sistemaInteramericano de Direitos Humanos,

(A) a Convenção Americana sobre Direitos Humanos de1948 e a Declaração Americana dos Direitos e Deve-res do Homem de 1969 são importantes instrumen-tos regionais de proteção e promoção desses direi-tos.

(B) a Comissão Interamericana de Direitos Humanos éintegrada por dez membros independentes e realizaseu trabalho com base em três pilares: o Sistema dePetição Individual; o monitoramento da situação dosdireitos humanos nos Estados-membros e a atençãoa linhas temáticas prioritárias.

(C) o princípio pro homine, a necessidade de acesso àjustiça, e a incorporação da perspectiva de gêneroem todas suas atividades são conceitos que formamo trabalho da Comissão Interamericana de DireitosHumanos.

(D) a Convenção Americana sobre Direitos Humanos,também conhecida como Pacto de San José da Cos-ta Rica, é o primeiro instrumento internacional de di-reitos humanos de natureza geral.

edital-002-01-2014-conhecimentos-básicos-todos-cargos-noções-direitos-humanos

Page 12: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 36 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A respeito da incorporação das normas internacionais aodireito interno brasileiro, a Constituição de 1988 determinaque

(A) compete privativamente ao Presidente da Repúblicacelebrar tratados, convenções e atos internacionais,sujeitos a referendo do Congresso Nacional.

(B) compete privativamente ao Congresso Nacional re-solver definitivamente sobre tratados, acordos ouatos internacionais que acarretem encargos ou com-promissos gravosos ao patrimônio nacional.

(C) é da competência exclusiva do Presidente da Repú-blica celebrar tratados, convenções e atos internacio-nais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional.

(D) é de competência privativa do Congresso Nacionalresolver definitivamente as pendências sobre trata-dos, acordos ou atos internacionais em matéria de di-reitos humanos.

▬ QUESTÃO 37 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é um ór-gão autônomo da Organização dos Estados Americanos etem como função principal promover a observância e a de-fesa dos direitos humanos e servir como órgão consultivoda organização em tal matéria. Acerca do juízo de admis-sibilidade de petições individuais, a Comissão Interameri-cana de Direitos Humanos

(A) deixará de receber a petição que contenha denúnciasobre presumidas violações dos direitos humanosconsagrados na Declaração Americana dos Direitose Deveres do Homem com relação aos Estados-membros da organização que estejam fora da Con-venção Americana sobre Direitos Humanos.

(B) verificará se foram interpostos e esgotados os recur-sos da jurisdição interna, de acordo com os princí-pios de direito internacional geralmente reconheci-dos, com a finalidade de decidir quanto à admissibili-dade do assunto.

(C) considerará uma petição mesmo nos casos em que arespectiva matéria se encontre pendente de outroprocesso de solução perante organização internacio-nal governamental de que seja parte o Estado aludi-do.

(D) considerará as petições apresentadas dentro dosdoze meses contados a partir da data em que a pre-sumida vítima haja sido notificada da decisão que es-gota os recursos internos.

▬ QUESTÃO 38 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

No decorrer de sua história, as decisões da Corte Intera-mericana são de suma importância para efetivação dos di-reitos humanos no Brasil. Nesse sentido, acerca da res-ponsabilidade internacional dos Estados pela observânciados direitos humanos e da jurisprudência da Corte Intera-mericana de Direitos Humanos, o caso

(A) Jailton Neri foi um marco para a defesa dos direitoshumanos no Brasil, visto que, pela primeira vez, oEstado brasileiro assumiu, perante o sistema intera-mericano de proteção aos direitos humanos, ser res-ponsável por atos praticados por militares.

(B) Corumbiara tem como objeto a realidade do sistemapenitenciário brasileiro e se referia inicialmente aosassassinatos de trinta e sete detentos.

(C) Urso Branco configura-se como um evento de abusocometido por policiais, com o apoio de proprietáriosrurais contra trabalhadores sem terra.

(D) José Pereira foi um marco para a defesa dos direitoshumanos no Brasil, pois, pela primeira vez, o Estadobrasileiro assumiu, perante o sistema interamericanode proteção aos direitos humanos, a responsabilida-de por atos praticados por particulares.

▬ QUESTÃO 39 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído combase no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políti-cos, a norma determina que

(A) é proibido de ter mais de um nacional de um mesmoEstado, e os seus membros serão eleitos para ummandato de quatro anos.

(B) será composto de cinco membros permanentes, quepossuem direito a veto, além de dez membros nãopermanentes, indicados com mandatos de dois anos.

(C) poderá cada Estado-parte indicar duas pessoas, sen-do que essas pessoas deverão ser nacionais do Es-tado que as indicou, e a mesma pessoa não poderáser indicada mais de uma vez.

(D) será integrado por nacionais dos Estados-parte doPacto, os quais deverão ser representados por pes-soas de elevada reputação moral e reconhecidacompetência, com um mandato de dois anos.

▬ QUESTÃO 40 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

É um princípio contido na Carta das Nações Unidas:

(A) a paz e a segurança internacionais.

(B) a igualdade de todos os seus membros.

(C) as relações amistosas entre as nações.

(D) a cooperação internacional para resolver os proble-mas internacionais de caráter social.

edital-002-01-2014-conhecimentos-básicos-todos-cargos-noções-direitos-humanos

Page 13: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 41 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Suspendem a contagem do prazo do estágio probatório aslicenças por motivo de doença em pessoa da família, sesuperiores, numa mesma etapa avaliatória, a

(A) trinta dias.

(B) sessenta dias.

(C) noventa dias.

(D) cento e vinte dias.

▬ QUESTÃO 42 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A investidura do policial civil estável em cargo de atribui-ções e responsabilidades compatíveis com a limitação quetenha sofrido em sua capacidade física ou mental verifica-da em inspeção médica é classificada como

(A) readaptação.

(B) reversão.

(C) reintegração.

(D) recondução.

▬ QUESTÃO 43 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A ajuda de custo é paga mediante comprovação da mudan-ça de domicílio, das despesas realizadas com passagens,transporte de bagagens, bens pessoais do policial civil e desua família, não podendo exceder, em relação à sua remu-neração, a importância correspondente a

(A) três meses.

(B) dois meses.

(C) um mês.

(D) meio mês.

▬ QUESTÃO 44 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Para efeito de salário-família, consideram-se dependenteseconômicos o filho, o enteado e o tutelado, solteiros e me-nores de

(A) dezoito anos ou inválidos.

(B) dezesseis anos ou inválidos.

(C) quatorze anos ou inválidos.

(D) doze anos ou inválidos.

▬ QUESTÃO 45 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

À policial civil que adotar criança de zero a

(A) doze meses de idade é concedida licença de noventadias.

(B) seis meses de idade é concedida licença de trintadias.

(C) cinco meses de idade é concedida licença de qua-renta e cinco dias.

(D) quatro meses de idade é concedida licença de ses-senta dias.

▬ QUESTÃO 46 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

As penas disciplinares de demissão, destituição de cargode provimento em comissão, e cassação de aposentado-ria e disponibilidade são aplicadas pelo

(A) Chefe do Poder Executivo.

(B) Secretário de Estado da Administração.

(C) Secretário de Estado da Segurança Pública.

(D) Corregedor-Geral da Polícia Civil.

▬ QUESTÃO 47 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Constitui transgressão disciplinar de natureza média:

(A) impedir de qualquer modo, na fase de inquérito poli-cial ou durante interrogatório do indiciado, a presen-ça do seu advogado.

(B) ordenar ou executar medida privativa da liberdade in-dividual sem as formalidades legais ou com abuso depoder.

(C) submeter pessoas sob a sua guarda ou custódia aconstrangimento não autorizado em lei, ou vexamede qualquer natureza.

(D) negligenciar na guarda de pessoa legalmente presaou submetida à medida de segurança, possibilitandoa ocorrência de fuga.

▬ QUESTÃO 48 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Quanto às transgressões disciplinares de natureza graveou gravíssima, a ação disciplinar prescreve em

(A) seis anos.

(B) cinco anos.

(C) três anos.

(D) dois anos.

edital-002-01-2014-conhecimentos-específicos-estatuto-dos-policiais-civis-do-estado-tocantins

Page 14: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 49 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A demissão ou a destituição de cargo de provimento emcomissão, fundada em processo administrativo disciplinar,incompatibiliza o ex-policial civil para nova investidura emcargo público estadual, pelo prazo de

(A) seis anos.

(B) cinco anos.

(C) três anos.

(D) dois anos.

▬ QUESTÃO 50 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Os processos administrativos disciplinares podem ser pro-cessados na comissão especialmente designada para essefim, e as sindicâncias, até a fase instrutória, nas DelegaciasRegionais de Polícia ou na

(A) Corregedoria-Geral da Polícia Civil.

(B) Secretaria de Estado da Segurança Pública.

(C) Secretaria de Estado da Administração.

(D) Delegacia de lotação do investigado.

▬ RASCUNHO ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

▬ RASCUNHO ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

edital-002-01-2014-conhecimentos-específicos-estatuto-dos-policiais-civis-do-estado-tocantins

Page 15: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 51 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Em tempos idos, os criminosos eram marcados com ferroem brasa na fronte, a exemplo do que ocorria na Índia. Naantiguidade (Grécia e Roma) utilizava-se esse método,mas assinalando o tipo de crime cometido. Cortar orelhase narizes também foi um método de identificação no pas-sado. Na atualidade, no Brasil, especificamente após aConstituição de 1988, o cidadão preso em flagrante ouacusado de um delito em investigação policial deverá seridentificado, conforme normal legal, pelo processo

(A) médico – legal e arcada dentária.

(B) antropométrico.

(C) datiloscópico e fotográfico.

(D) retrato falado ou fotográfico.

▬ QUESTÃO 52 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A identificação criminal do acusado de um delito criminal éum procedimento essencial à persecutio criminis, em es-pecial para que não haja dúvidas sobre a identidade dapessoa sobre a qual recairá o jus puniendi estatal. Tanto éque o próprio Código de Processo Penal brasileiro elencatal procedimento como sendo uma das providências ime-diatas a serem realizadas pela autoridade policial ao ter ci-ência do cometimento de um crime ou de uma contraven-ção penal (Art. 6º, VIII). No Brasil, o principal método deidentificação criminal é o realizado pelo processo

(A) datiloscópico e fotográfico, que consiste na coleta deimpressões decadatilares e de imagem do investiga-do.

(B) antropométrico ou antropológico, que consiste na me-dição da altura, do peso, da envergadura, do busto, dacor da pele, dos olhos, da boca, dentre outros.

(C) grafotécnico, que consiste na coleta de elementosgráficos de escrita (letras) fornecidos pelo investiga-do.

(D) fotográfico, acompanhado da descrição física do indi-ciado com suas características.

▬ QUESTÃO 53 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A identificação do suspeito em uma investigação criminalé medida inerente ao processo penal, sem a qual não sepoderá ter certeza da individualização do autor do fato de-lituoso. O inciso LVIII, da Constituição Federal, diz que o“civilmente identificado não será submetido à identificaçãocriminal, salvo nas hipóteses previstas em lei”. A lei queregula a identificação, no âmbito do processo criminal, é a:

(A) Lei n. 3.689 de 1941.

(B) Lei n. 7.116 de 1983.

(C) Lei n. 9.454 de 1997.

(D) Lei n. 12.037 de 2009.

▬ QUESTÃO 54 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O inciso LVIII do Art. 5º da Constituição Federal estabele-ce que o civilmente identificado não será submetido àidentificação criminal, mas poderá ser identificado crimi-nalmente quando

(A) o delito investigado for de menor potencial ofensivo eo nome do autor já constar dos registros policiais.

(B) o estado de conservação ou a distância temporal oude localidade da expedição do documento apresenta-do impossibilitar a identificação segura dos caracte-res essenciais à individualização do investigado.

(C) o investigado tiver sido preso outras vezes na mes-ma delegacia de polícia, deixando de ser necessáriaa coleta de impressões digitais por já constarem embanco de dados na instituição.

(D) o delito não for caso de flagrante e a identificação cri-minal essencial às investigações policiais.

▬ QUESTÃO 55 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Por se tratar de informações de caráter sigiloso, o agentepúblico responderá civil, penal e administrativamente sepermitir sua utilização para fins diversos dos previstos emlei. Neste caso, os perfis genéticos dos bancos de dadosnão poderão revelar

(A) a raça, o sexo e a cor das pessoas investigadas.

(B) o número do cadastro de pessoa física (CPF) ou onúmero da identidade civil.

(C) os traços somáticos ou comportamentais das pes-soas investigadas.

(D) o nome dos pais, o estado civil ou o grau de escolari-dade dos investigados.

edital-002-01-2014-conhecimentos-específicos-papiloscopista

Page 16: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 56 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Em uma abordagem realizada pela PM, um cidadão sus-peito de praticar um delito criminal foi conduzido até a de-legacia de polícia onde o delegado, em obediência ao inci-so VIII do Art. 6º do CPC, determinou a sua identificação.O suspeito, por sua vez, apresentou uma carteira de iden-tidade com rasura e defeito, pois, quando detido estavasob um forte temporal que molhou todos os seus perten-ces, inclusive a identidade, o que dificultava a sua identifi-cação civil. Neste caso, com base no que dispõe a Lei n.12.037/2009, o investigado

(A) deixará de ser identificado criminalmente, uma vezque não teve culpa quanto à danificação do seu do-cumento de identidade.

(B) deverá ser identificado criminalmente, mas a identifi-cação ficará limitada à juntada do processo datiloscó-pico ao auto de prisão em flagrante ou inquérito poli-cial.

(C) deixará de ser identificado criminalmente, pois esse éum direito que lhe é assegurado pela ConstituiçãoFederal.

(D) poderá ser identificado criminalmente, desde que nãoseja possível a sua identificação civil.

▬ QUESTÃO 57 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A. M. B. foi indiciada em inquérito policial (IP) por crime deestelionato (Art. 171 do CP). Após a instauração do IP,quando de sua oitiva na delegacia, o delegado determinousua identificação criminal, pois a indiciada não portava aidentidade civil. Encaminhado o inquérito, o Ministério Pú-blico entendeu não haver crime e, ao apresentar a denún-cia, pediu seu arquivamento que foi aceito pelo Juízo Cri-minal. Preocupada com sua imagem perante terceiros, A.M. B. requereu a retirada de sua identificação fotográficado inquérito policial. Nos termos da Lei n. 12.037/09, a in-diciada

(A) tem esse direito garantido e deverá ter seu pedidoatendido, desde que apresente provas de sua identifi-cação civil.

(B) tem direito à retirada de sua identificação do inquéri-to, dispensando-se qualquer outro tipo de identifica-ção.

(C) terá o direito negado, uma vez que constitui provapolicial, que não pode ser alterada ou suprimida doinquérito policial.

(D) terá negado o seu pedido, tendo em vista que o in-quérito já foi arquivado por ordem judicial.

▬ QUESTÃO 58 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Nos termos da Lei n. 7.116/1983, em seu Art. 1º, a carteirade identidade emitida por órgãos de identificação dos es-tados, do Distrito Federal e dos territórios tem fé pública evalidade em todo o território nacional. Para a expediçãodesse documento junto ao órgão público responsável, nãoserá exigido outro documento além

(A) do passaporte expedido pela Polícia Federal.

(B) da carteira do trabalho expedida pelo Ministério doTrabalho e Emprego.

(C) da certidão de nascimento expedida pelo Cartório deRegistro de Nascimento.

(D) da carteira profissional expedida pelos órgãos de clas-se (OAB, Conselhos Regional de Engenharia, Medici-na, etc.).

▬ QUESTÃO 59 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Nos termos da Lei n. 7.116/1983, a carteira de identidadeemitida por órgãos de identificação dos estados, do Distri-to Federal e dos territórios tem fé pública e validade emtodo o território nacional, devendo ser expedida, normal-mente, com base no processo de identificação datiloscópi-ca com a impressão

(A) do dedo indicador direito.

(B) do dedo polegar esquerdo.

(C) do dedo indicador esquerdo.

(D) do dedo polegar direito.

▬ QUESTÃO 60 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Conforme determina a Lei n. 7.116/1983, para o estrangei-ro naturalizado brasileiro, cuja certidão de nascimento foiexpedida no seu país de origem, portanto, em outro terri-tório, deve-se exigir para emissão da carteira de identifica-ção como brasileiro, o seguinte documento:

(A) a certidão de nascimento expedida pelo cartório dacidade onde nasceu transcrita para o idioma portu-guês.

(B) o certificado de naturalização expedido pelo Ministé-rio da Justiça.

(C) o passaporte do país de origem e a certidão de nas-cimento original autenticados pela Divisão de Imigra-ção do Ministério da Justiça.

(D) o passaporte do país de origem revalidado pela Polí-cia Federal no Brasil.

edital-002-01-2014-conhecimentos-específicos-papiloscopista

Page 17: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 61 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Para Federico Olóriz Aguilera, “a identificação é o ato maisfrequente e elementar da vida social”. São usados os sen-tidos, a visão, o olfato, a audição, o tato e o paladar noprocesso de identificação ou coisas. O Estado tem a obri-gação de individualizar o cidadão para que possa protegê-lo. No Brasil existem vários documentos que identificam eindividualizam as pessoas. Na identificação, o estudo dassaliências e reentrâncias impregnadas nas pontas dos de-dos é denominado de:

(A) dermatolograma.

(B) investigação do DNA.

(C) datiloscopia.

(D) dermatoscopia.

▬ QUESTÃO 62 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O processo de identificação, para ser completo, necessitade certos requisitos de natureza biológica e técnica para aobtenção de bons resultados. A ciência que utiliza esseprocesso de identificação para fins de aplicação no direitocriminal é chamada de

(A) Antropologia forense.

(B) Arqueologia penal.

(C) Medicina criminal.

(D) Paleontologia humana.

▬ QUESTÃO 63 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A visão estatístico-social ou em uma sociologia matemáti-ca, propiciada por Quételet, que afirmava que “tudo queexiste na natureza mostra variações de formas ilimitadas einfinitas, portanto a natureza nunca reproduz exatamentesua obra”, e aliado à associação natural que o homem fazentre suas dimensões corporais e sua personalidade, foicriada a técnica de identificação humana que possibilitamensurar o corpo humano e suas partes. Essa técnica foidesenvolvida e colocada em prática por

(A) Federico Olóriz Aguilera.

(B) Alphonse Bertillon.

(C) James Cook.

(D) Harry J. Myers.

▬ QUESTÃO 64 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Vários processos podem ser utilizados para a identificaçãode pessoa, como a datiloscópica, a antropométrica, o retra-to falado. Existem, no entanto, marcas que são particularese devem ser registradas no conjunto de informações indivi-duais para melhorar o trabalho policial. Essas marcas:

(A) levam em consideração a possibilidade de modifica-ção do comportamento criminoso do identificado.

(B) têm valor histórico diante da superioridade dos siste-mas modernos de identificação.

(C) tratam de registro da existência de cicatrizes, quei-maduras, tatuagens, anquiloses, amputações e ou-tros defeitos congênitos.

(D) ajudam na identificação durante a investigação pelapolícia, quando criadas pelos desenhistas de retratofalado.

▬ QUESTÃO 65 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O sistema Bertillonage de identificação antropométrica, atéentão aceita em várias partes do mundo, seria superadopelo sistema datiloscópico codificado e demonstrado cienti-ficamente por

(A) Juan Vucetich Kovacevich.

(B) Jeremy Bentham.

(C) Andrew Dravnieks.

(D) Marcelo Malpighi.

▬ QUESTÃO 66 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A representação de uma pessoa por meio de uma imagem,segundo a abstrata descrição de seus aspectos físicos ge-rais, específicos e as características distintivas narradas porterceiros, é o principal objetivo de um trabalho do perito emidentificação, para auxiliar a investigação policial, diminuin-do, assim, o universo de suspeitos e apresentando umrosto com características semelhantes às do suspeito pro-curado. Para isso, deve-se usar a seguinte técnica:

(A) fotografia digital.

(B) retrato falado.

(C) cópias reprográficas.

(D) imagem descritiva.

▬ QUESTÃO 67 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A identificação de criminosos por fotografias tiradas semretoques, de frente e de perfil, de acordo com o sistemaantropométrico de Bertillon, é denominada de

(A) fotografia sinalética.

(B) retrato falado.

(C) fotografia digital.

(D) cópia reprográfica.

edital-002-01-2014-conhecimentos-específicos-papiloscopista

Page 18: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 68 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

É um tipo de trabalho pericial que busca a identificaçãodas pessoas mediante estudo das impressões existentesna derme (pele), especialmente nos dedos, nas mãos, nospés e na língua. Essa técnica de perícia denomina-se

(A) entomoloscopia.

(B) dermoscopia.

(C) peleoscopia.

(D) papiloscopia.

▬ QUESTÃO 69 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A pele é o maior órgão de nosso corpo, apresenta espes-sura que varia de 0,5 a 6 mm e funciona como uma capaque protege os órgãos internos. As camadas da pele, daparte externa para a parte interna, são:

(A) epiderme – derme – hipoderme.

(B) hipoderme – derme – epiderme.

(C) derme – epiderme – hipoderme.

(D) epiderme – hipoderme – derme.

▬ QUESTÃO 70 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Às impressões constituídas de papilas dérmicas, cujas li-nhas negras são formadas pelas cristas papilares e os es-paços em branco são formados pelos sulcos interpapila-res, denominam-se:

(A) interpapilogramas.

(B) papilogramas.

(C) papiloscogramas.

(D) datiloscogramas.

▬ QUESTÃO 71 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A papiloscopia baseia-se em alguns princípios fundamen-tais relacionados com a identificação humana, como: 1. oque diz que os desenhos papiloscópicos em cada ser hu-mano já estão definitivamente formados ainda dentro dabarriga da mãe, a partir do sexto mês de gestação; 2. oque diz que este desenho formado não se altera ao longodos anos, salvo algumas alterações que podem ocorrerdevido a agentes externos, como queimaduras, cortes oudoenças de pele, como a lepra; 3. o que garante que osdesenhos das digitais são diferentes tanto entre pessoascomo entre os dedos do mesmo indivíduo, sendo que ja-mais serão encontrados dois dedos com desenhos idênti-cos e 4. o que indica o potencial de uso dos desenhos dasdigitais na identificação humana. Os quatro enunciadosapresentados correspondem, respectivamente, aos princi-pios denominados de:

(A) perenidade; classificabilidade; imutabilidade; variabili-dade.

(B) variabilidade; perenidade; classificabilidade; imutabili-dade.

(C) perenidade; imutabilidade; variabilidade; classificabili-dade.

(D) imutabilidade; perenidade; variabilidade; classificabili-dade.

▬ QUESTÃO 72 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A identificação entre duas impressões digitais faz-se pormeio da verificação dos pontos característicos de cada umadas impressões encontradas no local do crime e a forneci-da pelo suspeito. No Brasil, aceita-se afirmar que duas im-pressões são iguais, portanto, foram produzidas pelo mes-mo dedo, quando houver um mínimo de pontos característi-cos coincidentes entre a impressão padrão e a de um indi-víduo suspeito. Assim, que quantidade de pontos caracte-rísticos coincidentes é aceita?

(A) Vinte e um pontos.

(B) Quinze pontos.

(C) Doze pontos.

(D) Nove pontos.

edital-002-01-2014-conhecimentos-específicos-papiloscopista

Page 19: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 73 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

No começo do século XX, Alphonse Bertillon (pai da ciên-cia forense) afirmou e demonstrou que não só as impres-sões digitais, mas também as impressões palmares (pal-ma da mão) e plantares (sola do pé), são elementos deidentificação incontestáveis e que mesmo uma pequenaparte destas impressões é suficiente para determinar aidentidade do indivíduo, basta que ela apresente certo nú-mero de particularidades coincidentes. A papiloscopia foidividida em: (1) - identificação por meio das impressõespalmares; (2) - identificação por meio das impressõesplantares; (3) - identificação por meio dos poros das papi-las dérmicas e (4) identificação humana por meio das im-pressões digitais. Esses processos são denominados, res-pectivamente, de:

(A) datiloscopia; quiroscopia; podoscopia; poroscopia.

(B) podoscopia; quiroscopia; poroscopia; datiloscopia.

(C) quiroscopia; datiloscopia; podoscopia; poroscopia.

(D) quiroscopia; podoscopia; poroscopia; datiloscopia.

▬ QUESTÃO 74 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

As impressões digitais, independente da pele humana emque estão dispostas em forma de papilas dérmicas, pos-suem características e princípios relevantes para a identifi-cação de pessoas. Uma impressão coletada em um re-cém-nascido (impressão do pezinho) pode ser aproveitadapara fazer uma comparação quando o mesmo já estiverna fase adulta. Trata-se do princípio da

(A) mutabilidade.

(B) perenidade.

(C) variedade.

(D) diversidade.

▬ QUESTÃO 75 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Juan Vucetich elaborou uma classificação datiloscópica quedenominou de: arco (1); presilha interna (2); presilha exter-na (3); verticilo (4). Quanto à classificação, considere a defi-nição a seguir: “ é a figura de impressão digital que possuidois ou mais deltas, destacados pelas linhas do sistema nu-clear que envolvem o centro, voltando sobre si mesmas,dando conformações de círculos concêntricos, espirais,ovoidais, sinuosos e ganchosos”. O tipo descrito é:

(A) arco.

(B) presilha externa.

(C) presilha Interna.

(D) verticilo.

▬ QUESTÃO 76 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

As impressões em locais de crimes podem ser encontra-das de três formas básicas: 1 - a que se faz sobre superfí-cies plásticas, tornando a impressão em relevo; 2 - a quepara ficar evidente precisa ser levantada ou visualizadacom produtos próprios (carbonato de chumbo, negro defumo e outros métodos mais modernos) e 3 - a que é im-pregnada de qualquer sujidade (gordura, sangue, tinta,graxa, carvão etc.) marca a superfície de contato. As des-crições apresentadas referem-se, respectivamente, às im-pressões:

(A) moldadas, latentes e reveladas ou normais.

(B) latentes, moldadas; e reveladas ou normais.

(C) moldadas, reveladas ou normais e latentes.

(D) reveladas ou normais, latentes e moldadas.

▬ QUESTÃO 77 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Em uma impressão digital, os pontos característicos en-contrados servem de parâmetros para sua classificaçãoou comparação com outras impressões digitais. Analise osfragmentos de impressões digitais apresentados a seguir.

Os pontos identificados são, respectivamente,

(A) extremidade de linha; ilha ou ilhota; linha cortada ebifurcação.

(B) linha cortada; extremidade de linha; bifurcação e ilhaou ilhota.

(C) ilha ou ilhota; linha cortada; bifurcação e extremidadede linha.

(D) ilha ou ilhota; extremidade de linha; linha cortada ebifurcação.

▬ QUESTÃO 78 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

No sistema de classificação datiloscópico de impressõesdigitais de Vucetich, a ausência de deltas, a inexistênciade núcleos e os sistemas de linhas basilares e marginaiscaracterizam o tipo denominado

(A) verticilo.

(B) arco.

(C) presilha interna.

(D) presilha externa.

edital-002-01-2014-conhecimentos-específicos-papiloscopista

Page 20: CONCURSO PÚBLICO/2014 PAPILOSCOPISTA · PAPILOSCOPISTA Língua Portuguesa Conhecimentos Regionais, História e Geografia do Estado do Tocantins Estatuto dos Policiais Civis do Estado

FUNDAÇÃO AROEIRA CONCURSO PÚBLICO SSP-TO/2014

▬ QUESTÃO 79 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Segundo Luis Reyna Almandos, além das linhas negras,que são as cristas papilares, e os espaços claros, que sãoos sulcos interpapilares, uma impressão digital pode con-ter as linhas brancas datiloscópicas. Esse tipo de impres-são classifica-se como

(A) papilograma.

(B) datilograma.

(C) albodatilograma.

(D) poroscograma.

▬ QUESTÃO 80 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Vucetich baseou sua classificação no sistema de Galton.Desse modo, procedeu a tomada das impressões dos dezdedos, empregando os símbolos literais e numerais naclassificação das figuras: ARCO-A-1; PRESILHA INTER-NA-I-2; PRESILHA EXTERNA-E-3; VERTICILO-V-4. Ossímbolos literais representam os dedos polegares e nosdemais dedos são empregados símbolos numerais. Anali-se as impressões digitais mostradas nas figuras a seguir.

As impressões classificam-se, respectivamente, como:

(A) verticilo - presilha interna - presilha externa – arco.

(B) arco - verticilo - presilha interna - presilha externa.

(C) presilha interna - presilha externa - arco – verticilo.

(D) presilha externa - presilha interna - verticilo – arco.

edital-002-01-2014-conhecimentos-específicos-papiloscopista