Condições Específicas de Comissionamento de...

20
DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOS Título: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE SUBESTAÇÕES - ETR PT.SD.04.006 Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04 Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 1/20 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE SUBESTAÇÕES ESPÍRITO SANTO CENTRAIS ELÉTRICAS S.A RODOVIA BR 101 NORTE - KM 9,5 – Nº 3364 CARAPINA - SERRA - ES CEP 29161-500

Transcript of Condições Específicas de Comissionamento de...

Page 1: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 1/20

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE SUBESTAÇÕES

ESPÍRITO SANTO CENTRAIS ELÉTRICAS S.ARODOVIA BR 101 NORTE - KM 9,5 – Nº 3364

CARAPINA - SERRA - ES CEP 29161-500

Page 2: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 2/20

1 - OBJETIVO

1.1 - Este documento, além das “Condições Gerais de Contratação”, estabelece as condições específicasbásicas a serem observadas no comissionamento de Subestações.

2 - ESCOPO DOS SERVIÇOS:

2.1 - Todos os equipamentos, instalações, aterramentos, cerca, canaletas, seccionamento de cercas, basedos equipamentos, pórticos, layout da SE e casa de comando, deverão ser submetidas a ensaios einspeção de comissionamento. A execução desses ensaios e inspeções, será de responsabilidade daCONTRATADA prevendo-se acompanhamento pelo pessoal da CONTRATANTE.

2.2 - Deverão ser realizados pela CONTRATADA, em campo, os ensaios e inspeções relacionados noitem 4, para todos os itens do fornecimento.

2.3 - A relação dos ensaios e inspeções relacionados no item 6 é a mínima exigida, devendo aCONTRATADA submeter à aprovação da CONTRATANTE todos os ensaios e inspeções que irárealizar, bem como a metodologia da execução e programação dos mesmos.

2.4 - Os dados de placa de todos os equipamentos deverão ser entregues logo no início dos serviços.

2.5 - A CONTRATANTE poderá, a seu critério, exigir da CONTRATADA até 03 (três) frentes detrabalho distintas. No entanto, garantirá à CONTRATADA no mínimo 01 (uma) frente de trabalho.

2.6 - A responsabilidade sobre o comissionamento dos equipamentos, dispositivos, cablagem e fiação vaidesde os ensaios até os testes finais.

2.7 - Sempre que previsto nas especificações técnicas dos equipamentos, os ensaios e inspeções deCOMISSIONAMENTO deverão ser executados ou supervisionados pelos respectivos fabricantes.

2.8 - A CONTRATADA deverá providenciar escritório próprio fora do canteiro de obras, pararealização de suas tarefas administrativas, tais como o recrutamento e seleção de pessoal,atendimento de seus fornecedores e outras.

2.9 - A CONTRATADA deverá tomar as precauções cabíveis durante a execução dos serviços inclusive acontratação de seguros à seu critério, no sentido de proteger os bens colocados sob suaresponsabilidade.

2.10 - As quantidades previstas no Pedido de fornecimento podem ser estimadas, prevalecendo o que formedido no decorrer da obra.

Page 3: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 3/20

2.11 - As alterações poderão ser tais que resultem em aumento ou diminuição das quantidades dosserviços previstos no Pedido de fornecimento, os quais serão pagos pela CONTRATANTE, naconformidade dos preços unitários constantes da proposta.

2.12 - A CONTRATADA deverá permanentemente, conforme o andamento dos serviços, atualizar oprojeto de acordo com o "Como Construído", sob pena de não liberação da medição dos serviçoscaso não haja cumprimento desta atribuição.

3 – PREÇOS

3.1 - Nos preços deverão estar incluídos todos os encargos sociais e tributários, mão-de-obra, administração, licenças, seguros, lucro, custo dos veículos próprios e equipamentos, apoio de campo

e instalação, em cada local, dos equipamentos que forem necessários aos serviços e quaisqueroutros encargos pertinentes.

4 - EQUIPAMENTOS - INCLUINDO FERRAMENTAS, VEÍCULOS E INSTRUMENTOS

4.1 - A CONTRATADA deverá dispor de todas as ferramentas, equipamentos e instrumentos necessáriosà realização dos ensaios, os quais deverão estar aferidos por entidades oficiais ou credenciadas,dentro das classes de precisão definidas em norma. O laudo de aferição deverá ser apresentadoantes do início efetivo dos serviços.

4.2 - A CONTRATADA deverá apresentar a lista de aparelhos e instrumentos de testes, previstos para oCOMISSIONAMENTO, bem como a documentação da metodologia de execução.

4.3 - As ferramentas, equipamentos e instrumentos poderão ser rejeitados pela fiscalização, casoapresentem deficiências que possam por em risco pessoas ou instalações.

4.4 - Os equipamentos de teste e ensaios deverão ser vistoriados pela CONTRATANTE com a finalidadede se encontrar um fator de correlação com os da CONTRATADA.

4.5 - A CONTRATANTE fornecerá ferramentas e instrumentos especiais para montagem deequipamentos quando exclusivos do mesmo.

4.6 - A CONTRATADA deverá repor todos os materiais e equipamentos, que tenham sidoextraviados ou danificados pela mesma, ou proceder ao pagamento do respectivo valor, a preço demercado, acrescido da taxa de 10 % (dez por cento), sem prejuízo das demais penalidadesaplicáveis.

Page 4: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 4/20

5 – MÃO-DE-OBRA

5.1 - A CONTRATADA é responsável pelo bom comportamento de seu pessoal e obriga-se a afastar dasobras qualquer empregado a ela direta ou indiretamente subordinado, inclusive empregados desubempreiteiros, cuja presença seja considerada inconveniente, a critério da CONTRATANTE.

5.2 - A CONTRATADA compromete-se a reforçar, em número e qualidade, o pessoal a seu serviçoespontaneamente ou a pedido da CONTRATANTE, se ficar evidenciada serem insuficientes para ocumprimento dos prazos.

5.3 - A CONTRATADA não poderá aliciar ou admitir pessoal da CONTRATANTE ou de outroscontratados a serviço da CONTRATANTE, sem que seja o entendimento homologado pelas partes.

5.4 - A CONTRATADA somente poderá transferir o seu pessoal técnico e administrativo, que ocupemposições consideradas pela CONTRATANTE como chaves na condução dos trabalhos, medianteaprovação prévia da CONTRATANTE.

5.5 - A redução e substituição de pessoal da CONTRATADA deverá ser comunicada previamente àFiscalização.

6 - ENSAIOS

6.1 - T.C. de 15 kV em Epoxi

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Relação de transformação em todos os taps3 - Verificação de polaridade4 - Resistência ôhmica em todas as derivações (corrigidas a 20oC)5 - Isolamento D.C. dos enrolamentos6 - Fator de potência dos enrolamentos7 - Verificação das ligações dos TC’s conforme projeto

6.2 - T.C. de 15; 34,5; 69; 138 kV em Óleo

Ensaios: 1 - Anotação dos dados de placa2 - Relação de transformação em todos os taps3 - Verificação de polaridade4 - Resistência ôhmica em todas as derivações (corrigidas a 20oC)5 - Isolamento D.C. dos enrolamentos6 - Fator de potência dos enrolamentos7 - Verificação das ligações dos TC’s conforme projeto

Page 5: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 5/20

8 - Ajuste dos centelhadores

6.3 - T.P. de 15 kV Epóxi

Ensaios: 1 - Anotação dos dados de placa2 - Relação de transformação em todos os taps3 - Verificação de polaridade4 - Resistência ôhmica em todas as derivações (corrigidas a 20oC)5 - Isolamento D.C. dos enrolamentos6 - Fator de potência dos enrolamentos7 - Verificação das ligações dos TP’s conforme projeto

6.4 - T.P. de 15; 34,5; 69; 138 kV em óleo

Ensaios: 1 - Anotação dos dados de placa2 - Relação de transformação em todos os taps3 - Verificação de polaridade4 - Resistência ôhmica em todas as derivações (corrigidas a 20oC)5 - Isolamento D.C. dos enrolamentos6 - Fator de potência dos enrolamentos7 - Verificação das ligações dos TP’s conforme projeto8 - Ajuste dos centelhadores

6.5 - Transformador de Força Trifásico, com 02 Enrolamentos e Comutadores em Carga acima de 07Taps

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Faseamento3 - Sangria em todas as buchas4 - Operação e/ou comando do comutador de taps verificando bloqueio de fim de curso5 - Resistência ôhmica em todos os taps dos enrolamentos de transformador (corrigidas a 20oC)6 - Relação de transformação em todos os taps dos enrolamentos do transformador7 - Isolamento D.C. dos enrolamentos do transformador (corrigido a 20oC)8 - Índice de polarização9 - Fator de potência dos enrolamentos do transformador (corrigido a 20oC)10 - Corrente de excitação do transformador11 - Fator de potência das buchas12 - Colar quente das buchas13 - Resistência ôhmica nos TC’s de bucha em todas derivações14 - Relação de transformação nos TC’s de bucha15 - Polaridade dos TC’s de bucha16 - Isolamento D.C. dos TC’s de bucha17 - Funcionamento e aferição dos termômetros

Page 6: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 6/20

18 - Injeção de corrente nas imagens térmicas19 - Isolamento D.C. da fiação20 - Medição da continuidade na fiação dos TC’s de bucha21 - Isolamento D.C. dos moto-ventiladores22 - Testes nos acessórios das proteções internas do transformador23 - Verificação da ligação dos moto-ventiladores 24 - Circuito de aquecimento e ventilação forçada25 - Sinalização acústica e visual26 - Verificação da ligação dos TC’s de buchas27 - Ajuste dos centelhadores28 - Relação de transformação no tap de operação conforme definido pela CONTRATANTE29 - Resistência ôhmica no tap conforme definido pela CONTRATANTE30 - Análise dos resultados31 - Inspeção e verificação do funcionamento do indicador de nível de óleo e do relé Buchholz32 - Inspeção e verificação do indicador de posição remoto com o indicador local

6.6 - Transformador de Força Trifásico, com 2 enrolamentos, com comutador manual até 07 taps

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Faseamento3 - Sangria em todas as buchas4 - Operação e/ou comando do comutador de taps verificando bloqueio de fim de curso5 - Resistência ôhmica em todos os taps dos enrolamentos de transformador (corrigidas a 20oC)6 - Relação de transformação em todos os taps dos enrolamentos do transformador7 - Isolamento D.C. dos enrolamentos do transformador (corrigido a 20oC)8 - Índice de polarização9 - Fator de potência dos enrolamentos do transformador (corrigido a 20oC)10 - Corrente de excitação do transformador11 - Fator potência das buchas12 - Colar quente das buchas13 - Resistência ôhmica nos TC’s de bucha em todas derivações14 - Relação de transformação nos TC’s de bucha15 - Polaridade dos TC’s de bucha16 - Isolamento D.C. dos TC’s de bucha17 - Funcionamento e aferição dos termômetros18 - Injeção de corrente nas imagens térmicas19 - Isolamento D.C. da fiação20 - Medição da continuidade na fiação dos TC’s de bucha21 - Isolamento D.C. dos moto-ventiladores22 - Testes nos acessórios das proteções internas do transformador23 - Verificação da ligação dos moto-ventiladores 24 - Circuito de aquecimento e ventilação forçada25 - Sinalização acústica e visual26 - Verificação da ligação dos TC’s de buchas

Page 7: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 7/20

27 - Ajuste dos centelhadores28 - Relação de transformação no tap de operação conforme definido pelo CONTRATANTE29 - Resistência ôhmica no tap conforme definido pela CONTRATANTE30 - Análise dos resultados31 - Inspeção e verificação do funcionamento do indicador de nível de óleo e do relé Buchholz

6.7 - Disjuntor SF6

Ensaios: 1 - Anotação dos dados de placa2 - Faseamento3 - Funcionamento e lubrificação do comando elétrico-mecânico-hidráulico4 - Verificação de funcionamento do contador do número de operações5 - Resistência de contatos6 - Isolamento D.C. dos pólos7 - Fator de potência 8 - Oscilografagem9 - Sinalização acústica e visual10 - Circuito de aquecimento 11 - Verificação de estanqueidade do gás SF612 - Análise de qualidade do gás SF613 - Ajustes de montagem

6.8 - Disjuntor a P.V.O.

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Faseamento3 - Resistência de contatos4 - Verificação do funcionamento do contador do número de operações5 - Isolamento D.C. dos pólos6 - Fator de potência dos pólos7 - Sinalização acústica e visual8 - Circuito de aquecimento9 - Análise de óleo10 - Ajustes de montagem

6.9 - Religador 15 e 34,5kV

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Faseamento3 - Teste de abertura e fechamento4 - Resistência de contatos5 - Isolamento D.C. do religador6 - Isolamento D.C. dos TC’s de bucha

Page 8: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 8/20

7 - Relação de transformação dos TC’s de bucha8 - Polaridade dos TC’s de bucha9 - Sinalização acústica e visual

6.10 - Regulador de Tensão

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Verificação da posição de montagem fonte/carga3 - Faseamento4 - Funcionamento do comando5 - Funcionamento do controlador de operações6 - Funcionamento do indicador de posição7 - Operação e comando do comutador8 - Operação manual/automática (resposta a variações)9 - Isolamento D.C. do equipamento10 - Fator de potência11 - Sinalização acústica e visual12 - Ajustes

6.11 - Chave Fusível

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Comando manual de abertura/fechamento3 - Inspeção final

6.12 - Chave Seccionadora Monopolar

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Comando manual de abertura/fechamento3 - Resistência de contatos4 - Inspeção final

6.13 - Chave Seccionadora Tripolar com Lâmina de Terra

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Comando manual de abertura/fechamento3 - Verificação do intertravamento4 - Ajuste nos dispositivos de extinção de arco5 - Sinalização acústica e visual6 - Resistência de contatos7 - Regulagem dos centelhadores

Page 9: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 9/20

8 - Verificação da simultaneidade de fechamento das lâminas9 - Verificação da ligação das chaves conforme o projeto

6.14 - Chave Seccionadora Tripolar

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Comando manual de abertura/fechamento3 - Ajuste nos dispositivos de extinção de arco4 - Sinalização acústica e visual5 - Resistência de contatos6 - Regulagem dos centelhadores7 - Verificação da simultaneidade de fechamento das lâminas8 - Verificação da ligação das chaves conforme o projeto

6.15 - Chave Seccionadora Tripolar com Comando Eletromecânico

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Comando manual de abertura/fechamento3 - Comando elétrico de abertura/fechamento4 - Ajuste nos dispositivos de extinção de arco5 - Circuito de aquecimento6 - Sinalização acústica e visual7 - Resistência de contatos8 - Regulagem dos centelhadores9 - Isolamento D.C. do motor10 - Verificação da simultaneidade de fechamento das lâminas11 - Verificação da ligação das chaves conforme o projeto

6.16 - Pára-raios

Ensaios: 1 - Anotação dos dados de placa2 - Isolamento D.C. 3 - Fator de potência4 - Verificação do funcionamento do contador de operações5 - Verificação da ligação dos pára-raios conforme o projeto6 - Verificação da posição de montagem (fonte/carga)

6.17 - Transformador de Serviços Auxiliares

Ensaios:

Page 10: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 10/20

1 - Anotação dos dados de placa2 - Faseamento3 - Relação de transformação em todos os taps4 - Relação de transformação conforme definido pela CONTRATANTE5 - Isolamento D.C. dos enrolamentos6 - Índice de polarização7 - Fator de potência8 - Análise dos resultados

6.18 - Barramentos

Ensaios: 1 - Faseamento2 - Verificação das conexões3 - Isolamento D.C.4 - Verificação do aperto das conexões5 - Análise dos resultados6 - Verificação de distâncias entre barras, barras à estrutura e ao piso7 - Verificação das ferragens das cadeias de isoladores

6.19 - Banco de Baterias

Ensaios:

1 - Anotação dos dados de placa2 - Nível do eletrólito3 - Tensão total da bateria com circuito aberto 4 - Tensão dos elementos com circuito aberto (por elemento)5 - Densidade dos elementos com circuito aberto (por elemento)6 - Temperatura do elemento piloto e aleatório7 - Teste de capacidade do banco8 - Inspeção visual e dimensional

6.20 - Retificadores (Carregadores de Baterias)

Ensaios:

1 - Anotação dos dados de placa2 - Verificação das ligações3 - Verificação das polaridades4 - Isolamento D.C.5 - Verificação da tensão de entrada6 - Teste de variação de tensão de entrada (regulação)7 - Verificação do dimensionamento dos fusíveis8 - Verificação do funcionamento das chaves A.C. e D.C.9 - Teste de limitação de corrente

Page 11: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 11/20

10 - Ajuste da tensão de saída em recarga11 - Ajuste da tensão de saída em flutuação12 - Ajuste da proteção e/ou sinalização de tensão alta no consumo13 - Ajuste da proteção e/ou sinalização de tensão baixa no consumo14 - Tensão residual (ripple)15 - Verificação de sobrelevação de temperatura16 - Verificação de funcionamento em manual e automático17 - Simulação de defeitos18 - Simulação de funcionamento das colunas do diodo de queda19 - Verificação da sinalização acústica e visual20 - Análise dos resultados21 - Aferição dos instrumentos

6.21 - D.C.P.

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Identificação da fase instalada3 - Isolamento D.C. do capacitor4 - Fator de potência5 - Capacitância6 - Verificação de ligações

6.22 - Isoladores em Geral

Ensaios: 1 - Inspeção geral2 - Verificação da existência de oxidação das ferragens, incrustações e/ou trincas

6.23 - Anunciadores

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Verificação da fiação3 - Teste de funcionamento4 - Análise dos resultados5 - Conexões e terminais6 - Inspeção final

6.24 - Painéis

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Continuidade e interligação

Page 12: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 12/20

3 - Análise de filosofia da proteção e medição4 - Isolamento de fiação 5 - Verificação de fusíveis6 - Verificação dos sinaleiros, chaves de comando7 - Análise do sistema de aquecimento8 - Aplicação de corrente no circuito de TC’s9 - Aplicação de tensão no circuito de TP’s10 - Análise dos resultados11 - Inspeção final

6.25 - Relé de bloqueio

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Atuar as proteções sobre o relé 863 - Verificar a existência de flex-teste e chave 694 - Verificar a existência de transferência de trip5 - Verificar a abertura e bloqueio do disjuntor6 - Verificar a sinalização na posição reset7 - Verificar a sinalização: relé-anunciador-disjuntor8 - Identificar os fusíveis, disjuntor CC e chave de proteção

6.26 - Relé diferencial

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Aferição3 - Calibração4 - Isolamento5 - Identificação física do faseamento no painel6 - Ligação dos TC’s: relação, polaridade, faseamento7- Analisar e seguir a fiação do relé sobre a WL8 - Verificar a abertura e bloqueio do disjuntor9 - Verificar a sinalização: relé, anunciador, disjuntor10 - Identificar: fusíveis, disjuntor CC da proteção11 - Medição de ângulo

6.27 - Relé de sobrecorrente 50/51

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Levantamento das curvas de tempo3 - Aferição4 - Calibração5 - Isolamento

Page 13: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 13/20

6 - Identificação física do faseamento no painel7 - Identificação do secundário dos TC’s8 - Ligação dos TC’s: relação, polaridade, faseamento9 - Identificar: fusíveis, disjuntor CC da proteção10 - Verificar a sinalização: relé, anunciador, disjuntor11 - Sinalização do relé sobre disjuntor, WL (86)

6.28 - Sistema digital com memória de massa

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Retirada e inspeção das unidades3 - Aterramentos4 - Cablagem5 - Conexões e terminais6 - Limpeza7 - Verificação das ligações8 - Verificação das RTP’s e RTC’s9 - Verificação da polaridade10 - Medição de ângulo11 - Identificação das fases12 - Inspeção final

6.29 - Amperímetro e Voltímetro

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Aferição por comparação3 - Calibração4 - Verificação das ligações5 - Verificação das RTI’s

6.30 - Varímetro e Wattímetro

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Aferição por comparação3 - Calibração4 - Verificação das ligações5 - Verificação das RTI’s6 - Verificação de polaridade7 - Medição de ângulo

6.31 - Cablagem

Page 14: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 14/20

Dos circuitos de proteção, comando, controle, intertravamento, distribuição de força, Tc...

Ensaios:1 - Medição de resistência de isolamento2 - Teste de continuidade3 - Injeção de corrente4 - Leitura em instrumentos e relés5 - Leitura de corrente6 - Leitura de tensão7 - Testes gerais dos circuitos

6.32 - Banco de Capacitor

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Isolamento de todos os elementos3 - Capacitância de todos os elementos4 - Verificação das ligações5 - Inspeção inicial e final

6.33 - Conjunto de Medição

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Inspeção inicial e final3 - Análise do óleo4 - Verificação de posição de mensagem5 - Faseamento6 - Sangria no equipamento7 - Resistência ôhmica nos TC’s e TP’s em todos os taps8 - Relação de transformação dos TC’s e TP’s em todos os taps9 - Verificação de polaridade10 - Isolamento DC dos TC’s e TP’s11 - Índice de polarização12 - Fator de potência dos TC’s e TP’s13 - Verificação de ligações

6.34 - Disjuntor grande volume de óleo (CGO)

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Inspeção inicial e final3 - Análise de óleo4 - Faseamento5 - Funcionamento de comando elétrico/mecânico

Page 15: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 15/20

6 - Verificar contador do número de operações7 - Resistência de contatos8 - Continuidade da fiação9 - Isolamento DC da fiação, dos pólos e dos TC’s de bucha10 - Relação dos TC’s de bucha em todos os taps11 - Polaridade dos TC’s de bucha em todos os taps12 - Fator de potência dos pólos13 - Fator de potência das buchas14 - Colar quente das buchas15 - Oscilografagem16 - Sinalização acústica e visual17 - Verificação de ligações

6.35 - Reator

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Inspeção inicial e final3 - Análise do óleo4 - Faseamento5 - Sangria de todas as buchas6 - Resistência ôhmica dos enrolamentos7 - Continuidade da fiação8 - Isolamento DC da fiação9 - Resistência ôhmica dos TC’s de bucha em todos os taps10 - Relação de transferência dos TC’s de bucha11 - Polaridade dos TC’s de bucha12 - Isolamento DC dos TC’s de bucha e dos enrolamentos13 - Índice de polarização14 - Isolamento DC dos moto ventiladores15 - Fator de potência das buchas e dos enrolamentos16 - Corrente de excitação17 - Colar quente das buchas18 - Funcionamento e aferição dos termômetros19 - Injeção de correntes20 - Testes nas proteções internas21 - Sinalização acústica e visual22 - Circuito de aquecimento e ventilação forçada23 - Verificar ligações24 - Ajuste de centelhadores

6.36 - Instrumentos gráficos

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa

Page 16: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 16/20

2 - Inspeção inicial e final3 - Aferição e Calibração4 - Verificação de ligações, polaridade e RTI’s5 - Medição de ângulo

6.37 - Medidores de kVAr/h e kW/h

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Inspeção inicial e final3 - Aferição e Calibração4 - Verificação de ligações, polaridade e RTI’s5 - Medição de ângulo6 - Colocação de constantes

6.38 - Oscilopertubógrafo

Ensaios:1 - Anotação dos dados de placa2 - Inspeção inicial e final3 - Verificação de ligações, fiação e fusíveis4 - Operação manual/automática5 - Aferição e Calibração

7- INSPEÇÕES

7.1 - Estruturas

a) Madeira Inspeção geral quanto ao prumo, nivelamento, rachaduras, deterioração, empenamentos naturais ou

provocados por esforços excessivos.

b) Concreto Inspeção geral quanto ao prumo, nivelamento, rachaduras, desagregação de material, flexões

excessivas de postes, alinhamento de postes e colunas e presença de trincas, quebras e pontos deferrugem na superfície.

c) Metálicas Inspeção geral quanto ao prumo, nivelamento, pontos de oxidação, flexões excessivas, empenos,

alinhamentos de pilares e colunas, encaixes de perfis e peças estruturais.

d) Geral Verificação do aperto final de todos os parafusos e dos esticamentos de estais

Page 17: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 17/20

7.2 - Geral

1 - Conformidade ao desenho aprovado2 - Conexões, terminações e passagens3 - Identificações4 - Fixações5 - Estado estético da instalação6 - Caminhamento e interligações7 - Limpeza

8 - MODELOS DE FORMULÁRIOS A SEREM FORNECIDOS PELA CONTRATANTE

8.1 - Para todos os ensaios realizados, a CONTRATADA deverá, obrigatòriamente, fornecer um laudo einformar os seguintes dados nos formulários apropriados:

Dados do aparelho utilizado (fabricante, tipo e número de série) Nome completo e assinatura do executante Nome completo, “CREA” e assinatura do engenheiro responsável

8.2 - A CONTRATANTE fornecerá somente os formulários necessários aos ensaios e inspeçõesrelacionados no item 8.5 desta. Os formulários para os demais ensaios e inspeção serão fornecidospela CONTRATADA, com apresentação e corpo semelhante aos da CONTRATANTE, sendo umformulário para cada item do fornecimento.

8.3 - A CONTRATANTE, se for o caso, fornecerá software que permitirá o arquivo dos ensaios emsistema informatizado.

8.4 - Os laudos dos equipamentos deverão ser preenchidos em campo próprio, conforme formulário deensaios.

8.5 - A CONTRATANTE fornecerá os seguintes formulários:

8.5.1 - Inspeção em Religadores

8.5.2- Inspeção em TP, TC e DCP

8.5.3- Inspeção em Disjuntores a SF6

8.5.4- Inspeção em Transformadores de Força

8.5.5- Inspeção em Seccionadoras

8.5.6- Inspeção em Pára-raios

Page 18: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 18/20

8.5.7- Ensaios em Pára-raios

8.5.8-Testes de fator de potência em Disjuntores e Religadores

8.5.9 – Ensaio em Disjuntores, Religadores e Chaves a Óleo8.5.10- Ensaio em TC, TP e DCP

8.5.11 - Ensaio em Transformadores de Força

8.5.12 - Medida de resistência ôhmica de enrolamentos (Método da Queda de Tensão)

8.5.13 – Medida de resistência ôhmica de enrolamentos (Método da Ponte)

8.5.14 - Teste de relação e polaridade em transformadores de corrente tipo bucha

8.5.15 - Teste de relação e polaridade em transformadores de corrente de bucha de trafos

8.5.16 - Teste de isolamento DC em TC de bucha

8.5.17 - Aferição de termômetro

8.5.18 – Medida de resistência ôhmica de enrolamento de transformadores de força

8.5.19 - Ensaio de excitação

8.5.20 - Teste de fator de potência

8.5.21 - Teste de relação em transformadores

8.5.22 - Ensaios e inspeções em retificadores

8.5.23 - Ensaios em banco de baterias

8.5.24 - Ensaios diversos

9 - EXECUÇÃO E MEDIÇÃO DOS SERVIÇOS

9.1 - Os ensaios e testes deverão ser entregues à CONTRATANTE com antecedência mínima de 8 (oito)dias da energização da instalação, inclusive com o respectivo laudo técnico.

9.2 - A CONTRATADA deverá, por solicitação da CONTRATANTE, repetir ensaios e testes sem ônuspara esta.

Page 19: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 19/20

9.3 - A CONTRATADA deverá utilizar-se somente de pessoal habilitado para todos os serviços técnicose administrativos, devendo dispor de 1 (um) engenheiro eletricista, com experiência devidamentecomprovada, em regime de dedicação exclusiva habilitado no CREA, como responsável pelosserviços / obras junto à CONTRATANTE.

9.4 - A CONTRATADA deverá afixar nos veículos em serviço, placas com os seguintes dizeres: “ NOME DA CONTRATADA” e “ A SERVIÇO DA ESCELSA” .

9.5 - A CONTRATADA deverá dotar as turmas de telefone celular.

9.6 - A CONTRATADA compromete-se, caso haja solicitação da CONTRATANTE, a dotar cada turmade micro computador, de preferência tipo “ notebook ”, com placa fax modem e endereço Internet,onde serão arquivados todos os ensaios que serão entregues à CONTRATANTE em disquetes. Ossoftwares serão fornecidos pela CONTRATANTE.

9.7 - Os serviços de comissionamento estão quantificados em UP (Unidade Padrão de Comissionamento)conforme descrito no documento n° PT.SE.1.008 -“ Tabela de Índices de Mão de Obra paraServiços de Comissionamento de Subestações – MASC ”.

9.8 - Os serviços de comissionamento executados serão medidos, levando em consideração os valoresde UP constantes no MASC e o valor de UP contratado em reais.

9.9 - Os serviços serão executados mediante emissão de Ordem de Execução de Serviço - OE,observando-se: projetos executivos, plantas, desenhos e normas específicas em vigor, e o manual demão de obra de comissionamento referenciadas ao valor da UP contratada.

10 - DESLIGAMENTO E LIBERAÇÃO PARA COMISSIONAMENTO

10.1 – A entrada do pessoal, veículos e equipamentos nas dependências das subestações será autorizadapela Fiscalização junto ao Órgão de Operação, após solicitado pela CONTRATADA para operíodo e efetivo necessários à obra.

10.2 - A CONTRATADA deverá fornecer até o dia 20 de cada mês, o programa dos desligamentosprevistos para o mês subsequente, constando datas desejadas, serviços a serem realizados, temponecessário, equipamentos e/ou circuitos a serem desligados em cada desligamento.

10.3 - Os desligamentos deverão ser confirmados à Fiscalização com antecedência mínima de 10 (dez)dias, devendo ser realizados em princípio aos domingos com duração máxima de 6 (seis) horas.

10.4 - Para execução de furação em painéis e outros serviços com risco de “trip”, a Fiscalização deveráser notificada com pelo menos dois (02) dias de antecedência.

10.5 - Desligamentos que afetem consumidores deverão obedecer normalmente a um intervalo mínimode 15 (quinze) dias entre eles.

Page 20: Condições Específicas de Comissionamento de Subestaçõesservicos.escelsa.com.br/fornecedores/informacoes/documentos/04... · básicas a serem observadas no comissionamento de

DIRETORIA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO – EC

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO – ETR

Assunto: CONTRATAÇÃO ESPECÍFICA DE SERVIÇOSTítulo: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE COMISSIONAMENTO DE

SUBESTAÇÕES - ETR

PT.SD.04.006

Data Registro: 24/05/02 Área de Abrangência: 04Instr. Aprov.: Vigência:.....Revisão: 1 Pag.: 20/20

10.6 - A liberação de qualquer instalação da subestação para execução dos serviços é condicionada àabertura, junto ao Órgão de Operação, dos documentos autorizativos "Permissão de Trabalho"para trabalhos sob desligamentos e "Licença de Trabalho" para trabalhos sem desligamento. Paratrabalhos com risco de “trip” deverá ser aberta a “Licença de Trabalho Especial” e para serviçosem linha-viva a “ATLV – Autorização para Trabalhos em Linha-Viva”, conforme Normas deOperação específicas.

11 – SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABAHO

11.1 - A CONTRATADA, além do estabelecido nas Condições Gerais de Contratação deverá:

sinalizar a área de trabalho, obedecendo às normas da CONTRATANTE e de trânsito; solicitar à CONTRATANTE a indicação dos pontos ideais de aterramento temporário; verificar a ausência de tensão, antes de efetuar o aterramento; não iniciar os trabalhos antes de concluídos os aterramentos temporários exigidos pela

CONTRATANTE.

11.2 - É de responsabilidade da CONTRATADA todos os equipamentos de segurança individuais ecoletivos tais como: capacetes, óculos, vestuário, cintos de segurança, luvas, conjunto deaterramento para cabos e tubos, cordas, bandeirolas e placas de sinalização e testadores de altatensão.

11.3 - Todos os equipamentos de segurança devem ser homologados pelo Ministério do Trabalho econter obrigatoriamente o "Certificado de Aprovação - CA".