Condomínios fechados

7
Docente: Eliete Santos Grupo: Joaquim Trigueiro de A. Filho Josefa Maria da Silva Luiz Fabrício Gomes Marcio Gutenberg Figueirêdo de Araújo

Transcript of Condomínios fechados

Page 1: Condomínios fechados

Docente: Eliete Santos

Grupo: Joaquim Trigueiro de A. FilhoJosefa Maria da SilvaLuiz Fabrício GomesMarcio Gutenberg Figueirêdo de Araújo

 

Page 2: Condomínios fechados

INTRODUÇÃO:

PROCESSO DE SEGREGAÇÃO ESPACIAL NAS CIDADES

Nas grandes Cidades, hoje é fácil identificar territórios diferenciados: ali é o bairro das mansões e palacetes, acolá o centro de negócios, adiante o bairro boêmio onde rola a vida noturna, mais à frente o distrito industrial, ou ainda o bairro proletário.

Page 3: Condomínios fechados

Os condomínios fechados são uma forma de desenvolvimento imobiliário ou de comunidades residenciais em que o acesso de pessoas e de veículos é restrito. São normalmente caracterizados por serem compostos de poucas ruas ou edifícios residenciais, murados e munidos de amenidades.

O QUE SÃO OS CONDOMÍNIOS FECHADOS?

Page 6: Condomínios fechados

“(...) o aumento da sensação de insegurança e da violência urbana, aliadas à incapacidade do Estado em assegurar certos serviços considerados básicos como a segurança do cidadão; o desaparecimento do sentimento de comunidade, inexistente hoje nas grandes cidades e o aumento das desigualdades sociais. Encontramos ainda a questão do status social, vinculada à vontade de viver sob uma certa homogeneidade social por parte de alguns grupos sociais. Assim como o desejo de ter um maior contato com a “natureza” ou um estilo de vida diferente, o que levou os promotores imobiliários a desenvolver uma nova “moda” urbana influenciada pelos modelos de urbanização norte-americanos”. Cunha et al. (2003).

O QUE ESTÁ POR TRÁS DESSA MODA?