Conexão Direta - Junho 2014

2
Edição 10 • Junho de 2014 FALE COM O SAAE Dúvidas em sua conta? 14 3269.7700 Atendimento ao público das 8h às 17h30 [email protected] Rua XV de Novembro, 1.111 - Centro - Lençóis Paulista - SP Informativo Conexão Direta SAAE Lençóis Paulista Entupimento, falta d’água ou vazamento? 0800 772 3115 Entenda como é o processo de tratamento do esgoto que sai da sua casa até que ele volte para a natureza, sem prejudicar o meio ambiente Lençóis Paulista trata 100% do esgoto Mesmo não estando visível para a população, o processo que envolve a coleta, o afastamento e o tratamento do esgoto é fundamental para garantir a vida saudável nas cidades. Em Lençóis Paulista, o Sistema de Tratamento de Es- goto (STE) atende toda a cidade e trata 100% do esgoto sanitário produzido. O esgoto que sai das nossas casas passa por uma extensa rede. Quando chega na estação elevatória final o esgoto começa a ser tratado. Primeiro ele passa por um gradeamento, que tem como objetivo separar o material sólido do esgoto. Em seguida, o esgo- to passa pelo desarenador, que retira toda a areia contida no material líqui- do. De lá, por meio de bombeamento o esgoto passa pela linha de recalque e chega nas lagoas de tratamento. Na primeira delas (lagoa anaeróbia), mi- crorganismos iniciam um processo de depuração da matéria orgânica num ambiente com ausência de oxigênio. Já na segunda (lagoa aeróbia), o processo de depuração é feito por microrganis- mos na presença de oxigênio e intensa exposição solar, o que propicia o apare- cimento de outros microrganismos que dão sequencia no tratamento. Depois de passar pelas duas la- goas, o efluente já tratado é devolvi- do, através de uma linha de retorno, para o Rio Lençóis. Antes de atingir a margem do rio, o esgoto tratado ainda passa por uma escada de aeração a céu aberto. Esta última etapa, além de ajudar a reduzir a força da água e evitar que a margem do rio sofra com erosões, tem por objetivo a oxigenação do efluente, melhorando a sua quali- dade antes da chegada no rio. ESCADA DE AERAÇÃO: Esgoto tratado sendo devolvido ao Rio Lençóis

description

Informativo S.A.A.E. Lençóis Paulista

Transcript of Conexão Direta - Junho 2014

Page 1: Conexão Direta - Junho 2014

Edição 10 • Junho de 2014

FALE COM O SAAEDúvidas em sua conta?

14 3269.7700Atendimento ao público das 8h às 17h30

[email protected] XV de Novembro, 1.111 - Centro - Lençóis Paulista - SP

Informativo Conexão Direta SAAE Lençóis Paulista

Entupimento,falta d’água ou vazamento?

0800 772 3115

Entenda como é o processo de tratamento do esgoto que sai da sua casa até que ele volte para a natureza, sem prejudicar o meio ambiente

Lençóis Paulista trata 100% do esgoto

Mesmo não estando visível para a população, o processo que envolve a coleta, o afastamento e o tratamento do esgoto é fundamental para garantir a vida saudável nas cidades. Em Lençóis Paulista, o Sistema de Tratamento de Es-goto (STE) atende toda a cidade e trata 100% do esgoto sanitário produzido.

O esgoto que sai das nossas casas passa por uma extensa rede. Quando chega na estação elevatória fi nal o esgoto começa a ser tratado. Primeiro ele passa por um gradeamento, que tem como objetivo separar o material sólido do esgoto. Em seguida, o esgo-to passa pelo desarenador, que retira toda a areia contida no material líqui-do. De lá, por meio de bombeamento o esgoto passa pela linha de recalque e chega nas lagoas de tratamento. Na primeira delas (lagoa anaeróbia), mi-crorganismos iniciam um processo de depuração da matéria orgânica num ambiente com ausência de oxigênio. Já na segunda (lagoa aeróbia), o processo de depuração é feito por microrganis-mos na presença de oxigênio e intensa exposição solar, o que propicia o apare-cimento de outros microrganismos que dão sequencia no tratamento.

Depois de passar pelas duas la-goas, o efl uente já tratado é devolvi-

do, através de uma linha de retorno, para o Rio Lençóis. Antes de atingir a margem do rio, o esgoto tratado ainda passa por uma escada de aeração a céu aberto. Esta última etapa, além

de ajudar a reduzir a força da água e evitar que a margem do rio sofra com erosões, tem por objetivo a oxigenação do efl uente, melhorando a sua quali-dade antes da chegada no rio.

ESCADA DE AERAÇÃO: Esgoto tratado sendo

devolvido ao Rio Lençóis

Page 2: Conexão Direta - Junho 2014

Informativo Conexão Direta Valor unitário desta publicação: R$ 0,12 SAAE Lençóis Paulista

O tratamento de esgotos de nossa cidade foi aprovado pela CETESB. Análises efetuadas por esse órgão e por laboratórios contratados pelo SAAE indicam que o sistema funciona muito bem, alcançando níveis de eficiência acima de 80%.

Sabendo usar, nunca

vai deixar de funcionar

1 – Não jogue objetos sólidos na rede de esgotos. Fraldas, preservativos,

absorventes higiênicos, restos de comida, pó de café e qualquer outro objeto, por menor que seja, jamais deve ser jogado na rede de esgotos. Eles podem causar entupimentos e, assim, fazer com que o esgoto retorne para sua própria residência ou de outras famílias.

2 – Não faça o descarte de óleo de cozinha, combustíveis ou produtos

químicos na rede. Tais produtos são capazes de matar as bactérias que fazem a limpeza do esgoto, o que impossibilita a finalização do processo de coleta e tratamento de esgoto com eficiência. Esses materiais devem ser descartados de forma correta e direcionados para a coleta de lixo ou ecopontos e nunca jogados na rede de esgotos.

3 – Não direcione água da chuva para a rede de esgotos. A rede não foi planejada

para receber um volume tão grande de água, o que pode gerar danos na rede e prejudicar a coleta e o tratamento do esgoto. A cidade possui uma lei que prevê multa para quem direciona água da chuva para a rede de esgoto.

O tratamento de esgoto evita a proliferação de doenças,

protege o meio ambiente, e em consequência aumenta

a qualidade de vida da população. Entretanto, é

preciso que todos colaborem para que a ETE continue sendo capaz de tratar o

esgoto em Lençóis Paulista.

Veja como você pode

ajudar: