Conexão Direta Maio/2014

2
Edição 9 • Maio de 2014 FALE COM O SAAE Dúvidas em sua conta? 14 3269.7700 Atendimento ao público das 8h às 17h30 [email protected] Rua XV de Novembro, 1.111 - Centro - Lençóis Paulista - SP Informativo Conexão Direta SAAE Lençóis Paulista Entupimento, falta d’água ou vazamento? 0800 772 3115 Para garantir o abastecimento da cidade com qua- lidade e eficiência, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Lençóis Paulista) possui um moderno sistema de tratamento de água, que está sempre em processo de atualização. CAPTAçãO SUPERFICIAL Na Estação de Tratamento de Água “Oswaldo Perei- ra de Barros” é realizada a captação superficial da água bruta, diretamente do Rio Lençóis. Para ficar pronta para o consumo, o líquido passa por um processo que contém sete etapas. Após a captação, a água é conduzida por gravidade através de uma adutora até chegar em um tanque de con- creto. Dali, ela é retirada por meio de bombas de sucção para começar a ser tratada, com a adição de um coagulan- te, chamado Cloreto de Polialumínio. Na sequencia, o líquido passa por uma série de com- partimentos (floculadores), onde a mistura do coagulante acontece de forma mais lenta. Depois, é a vez da água passar pelos decantadores. Nesses tanques ocorre a se- paração das impurezas sólidas, que decantam (vão para o fundo) e são descartadas. Em seguida, a água vai para filtragem, um processo composto por diversas camadas de areia e pedras, que retém as impurezas que sobraram das etapas anteriores do tratamento. Após a filtragem, a água é armazenada em um reserva- Entenda como funciona o processo de tratamento da água que você recebe na sua casa tório subterrâneo, onde recebe cloro para que as bactérias que restam sejam eliminadas. Por fim, também é adiciona- do flúor, medida necessária para prevenir o aparecimento de cáries nos dentes de quem toma a água distribuída pelo SAAE. Somente após completar todas essas etapas é que a água do Rio Lençóis está pronta para o consumo.

description

S.A.A.E - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lençóis Paulista.

Transcript of Conexão Direta Maio/2014

Page 1: Conexão Direta Maio/2014

Edição 9 • Maio de 2014

FALE COM O SAAEDúvidas em sua conta?

14 3269.7700Atendimento ao público das 8h às 17h30

[email protected] XV de Novembro, 1.111 - Centro - Lençóis Paulista - SP

Informativo Conexão Direta SAAE Lençóis Paulista

Entupimento,falta d’água ou vazamento?

0800 772 3115

Para garantir o abastecimento da cidade com qua-lidade e eficiência, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Lençóis Paulista) possui um moderno sistema de tratamento de água, que está sempre em processo de atualização.

Captação SuperfiCialNa Estação de Tratamento de Água “Oswaldo Perei-

ra de Barros” é realizada a captação superficial da água bruta, diretamente do Rio Lençóis. Para ficar pronta para o consumo, o líquido passa por um processo que contém sete etapas.

Após a captação, a água é conduzida por gravidade através de uma adutora até chegar em um tanque de con-creto. Dali, ela é retirada por meio de bombas de sucção para começar a ser tratada, com a adição de um coagulan-te, chamado Cloreto de Polialumínio.

Na sequencia, o líquido passa por uma série de com-partimentos (floculadores), onde a mistura do coagulante acontece de forma mais lenta. Depois, é a vez da água passar pelos decantadores. Nesses tanques ocorre a se-paração das impurezas sólidas, que decantam (vão para o fundo) e são descartadas.

Em seguida, a água vai para filtragem, um processo composto por diversas camadas de areia e pedras, que retém as impurezas que sobraram das etapas anteriores do tratamento.

Após a filtragem, a água é armazenada em um reserva-

entenda como funciona o processo de tratamento da água que você recebe na sua casa

tório subterrâneo, onde recebe cloro para que as bactérias que restam sejam eliminadas. Por fim, também é adiciona-do flúor, medida necessária para prevenir o aparecimento de cáries nos dentes de quem toma a água distribuída pelo SAAE. Somente após completar todas essas etapas é que a água do Rio Lençóis está pronta para o consumo.

Page 2: Conexão Direta Maio/2014

Informativo Conexão Direta Valor unitário desta publicação: R$ 0,12 SAAE Lençóis Paulista

1 – Captação: Água bruta é retirada do Rio Lençóis.

2 – Coagulação:Adição de Cloreto de Polialumínio.

3 – floCulação:Mistura lenta do agente de tratamento.

4 – DeCantação:Separação de impurezas sólidas.

5 – filtração:Processo de limpeza mais refinada.

6 – Cloração:Água recebe cloro para ficar livre de bactérias (desinfecção).

7 – fluoretação:Adição de flúor para prevenir formação de cáries nos dentes.

• A ETA (Estação de Tratamento de Água) tem capacidade para

tratar até 260 litrosde água bruta por segundo.

• Em 2013, foram tratados em

média 22,6 milhões de litros de água por dia em

Lençóis Paulista.

• Ao todo, o SAAE conta com

23 reservatórios

localizados em diversos pontos estratégicos da cidade.

• A capacidade total de reservação é maior que

12,7 milhõesde litros de água.

• O SAAE possui 13 poçoS tubulareS profundos. Deles,

9 estão na zona urbana de Lençóis Paulista, 3 em áreas de lazer e 1 no distrito de Alfredo

Guedes.

• A rede de distribuiçãode água do SAAE possui

277 mil metros de tubos lineares.

Captação SubterrâneaO SAAE também realiza a captação de água subterrânea, por meio de poços profundos. Este processo, não necessita que a água passe por todas as etapas listadas na captação superficial feita diretamente do Rio Lençóis. Para ser consumida, basta que esta água receba cloro e flúor.

passo a passoda captação superficial da água: