Conexão - novembro/dezembro - 2014

28
Informativo da Igreja Metodista na 3 a Região Eclesiástica * Ano XXI * nº 222 * Novembro/Dezembro de 2014 Isaías 9.6 “O Natal de Wesley” “Comunicar, um desafio do Natal”

description

Conexão é uma publicação da Igreja Metodista na 3ª Região Eclesiástica e tem por finalidade a evangelização e a edificação.

Transcript of Conexão - novembro/dezembro - 2014

Informativo da Igreja Metodista na 3a Região Eclesiástica * Ano XXI * nº 222 * Novembro/Dezembro de 2014

Isaías 9.6

“O Natal de Wesley” “Comunicar, um desafio do Natal”

G EmÉ fácil se inscreverC DEstas são as coisas que você tem de fazer:G Em No Facebook, curta a páginaC Em DNo SoundCloud comente, compartilhe e curta o que você ouviu

G EmSolo, dupla ou banda,C DNão importa a formaçãoG EmMande para nós uma música de sua criaçãoC DTodos vão ouvir, curtir e comentar

G EmCom autorização e áudio recolhidos, C DNas nossas redes vamos sim postar!

G EmAlém disso, você mal pode esperarC Em DUm dia de surpresa em CLIPE alguém irá ganhar!

G EmAs postagens saem nas redesC DFique de olho, não deixe escaparC D GEsta oportunidade do seu som estourar!

Ja pensou em seu trabalho musical em nossas redes sociais?

l

www . s o u ndc l o u d . c om me tod i s t a 3 r el

É...! Dá pra ver que nós descobrimos como é difícil fazer uma boa música rsrsrs. Por isso, estamos ansiosos para ouvir a sua criação!

Siga a nossa página no Facebook e mande sua criação juntamente com a autorização devidamente preenchida. Bem, o regulamento

completo e a autorização você confere em nosso site:http://3re.metodista.org.br

As inscrições abertas e sem data limite.

Faça as caixas de som tremerem. Deus abençoe!

O setor de comunicação, marketing e TI da Igreja Metodista na Terceira Região, pensando em usar suas redes sociais para

divulgar produções realizadas por membros da Igreja Metodista, coloca à disposição o seu canal de áudio no SoundCloud.

Sendo assim, criamos o projeto “auMETOsom”.

ANO XXI • nº 222Novembro/Dezembro • 2014

Conexão é uma publicação da Igreja Metodista na 3ª Região Eclesiástica e tem por finalidade a evangelização e a edificação.

Coordenação Regional de Ação MissionáriaBispo José Carlos Peres, presidenteRev. Paulo Roberto GarciaRev. Willian de MeloRevda. Thelma Ferreira G. NascimentoRevda. Cristiane Capeleti Pereira (repres. Cogeam)Alexandre Pupo QuintinoJairma de Assis GuelloLucas Lima Camargo Escobar BuenoLuciana de SantanaLuiz Roberto Saparolli (repres. Cogeam)

Jornalista ResponsávelCamila Abreu Ramos MTB 30.075

RevisãoRev. Martin S. Barcala

Capa, Arte e EditoraçãoVinicius Theodoro Carvalho ImpressãoArvato

Tiragem5.000 exemplares

Atendimento ao leitorTelefone: (11) 5904.3000Fax: (11) 5904.2233Rua Dona Inácia Uchoa, 303, 04110-020 • Vila Mariana - São Paulo • [email protected]://3re.metodista.org.br

EDITORIAL

Na vida nos sujeitamos ao risco de falhar. Em conversas, atitudes, situações. Queremos acertar e melhorar. Nem sempre somos bem compreendidos ou interpretados, e daí o homem se vê em guerra desde os primórdios. Aprendemos que devemos fazer apenas o que nos cabe, sermos responsáveis somente pelo que nos foi solicitado. Somos ensinados a defender mais cargos do que causas e acabamos vivendo com o temor quase imperceptível das consequências de nossas próprias limitações, de nossas ações e reações. Com isto, o mundo perde. Por quê? Pelo fato de relacionamentos, trabalhos, causas, ministérios e famílias estarem em processo de desagregação porque o cálculo feito nesses ambientes não é de soma. Assim, tentativas de erro ou acerto não acontecem e a estagnação se instaura. É o que comumente chamamos de “jogar a toalha”. Só que tudo à volta perde com isso. A perda não está em errar, mas em desistir.

Chegou dezembro, já é Natal, ano-novo e lá vamos nós para 2015! O que podemos desejar nesse ano novo que vai começar? Quero para você, para a igreja, para o povo metodista a mesma coisa que quero para mim: mais consciência, mais atenção e também mais ação. E, justamente por estarmos entrando em tempo de festa é que podemos refletir que ainda dá tempo de fazer algumas mudanças positivas em nossas vidas, em nossa casa, em nossa igreja e também para um mundo melhor.

Somos um povo cristão, com a responsabilidade de impactar, agregar e saber que estamos sujeitos a acertos e erros. O espírito cristão tem que vir antes de tudo, seja de nossa razão, de nossa crítica, de nosso ponto de vista. Dessa forma, a coragem fará sentido e, mais ainda, o Deus que dizemos carregar dentro de nós.Por Camila de Abreu

2015 sem medo de errar

A redação é responsável por toda matéria publicada e, assim, reserva a si a escolha de colaborações para a publicação. As publicações assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do jornal. A reprodução dos artigos é permitida, desde que mencionada a fonte e enviado o material a esta Redação.

Terceira Região na Webhttp://3re.metodista.org.brAcesse e participe de nossas redes sociais.

EXPEDIENTE

3

igrejametodista

@metodista3re

metodista3re

Igreja Metodista 3re

metodista3re

Comunicação

Regional

informa:

Sua igreja local tem

realizado atividades para

o desenvolvimento da missão?

Conte-nos sobre os

trabalhos desenvolvidos,

a revista Conexão

quer publicar notícias

sobre sua igreja.

Escreva para:

[email protected]

http://3re.metodista.org.br

“Ao homem pertencem os planos do coração;mas a resposta da língua é do Senhor”

Provérbios 16,1

“O coração do homem propõe o seu caminho; as o Senhor lhe dirige os passos”

Provérbios 16,9

Estamos chegando ao final do ano. É tempo de rever as ações, atitudes, conceitos e valores. Também é tempo de renovar as esperanças. Com o final do ano, o calendário litúrgico nos trás o período do Advento, que também é tempo de reflexão e de esperança. Acredito que as famílias poderão, diante de tantas reflexões que certamente serão feitas, planejar um ano melhor para 2015. Ofereço-lhes algumas considerações, que ajudarão na elaboração de um planejamento de vida, principalmente no que diz respeito às finanças:

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiroa fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”

Lucas 14,28

A Palavra do Senhor orienta que é necessário planejar para não gastar além do que convém. Muitos dos nossos amados irmãos e irmãs sofrem nas mãos dos bancos por causa dos cartões de crédito ou de financiamentos, por não planejarem as suas compras, principalmente aquelas de final de ano, gas-tando muito além do que o salário que recebem. Deixam de computar despe-sas mensais fixas, iludindo-se com as promoções e com as vitrines chamativas. Irmãos, planejem as suas compras, bem como suas vidas, sabendo qual a dimensão do passo a ser dado, para viverem mais felizes e livres de incômo-dos desnecessários. Caso não consigam planejar e viverem dentro do planejado, observem se não estão sofrendo de compulsão por compras e gastos. Se o diagnóstico for positivo, é preciso muita oração, força de vontade e, em alguns casos, trata-mento psicológico. Dois motivos para começar a se cuidar: 1) pessoas estão lhe dizendo que você está gastando muito, além do que pode; 2) entre sua entrada (aquilo que recebeu) e saída (aquilo que gastou) no mês, o saldo ficou negativo. Cui-dado!

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”

Salmo 127,1

2. Buscar orientação de Deus

1. Avaliar

4

José Carlos PeresBispo e Pastorbispo.peres@ 3re.metodista.org.br

EPISCOPAL

Introdução

Tempo

de P

laneja

mento

Fam

iliar

4 5

Considerar, no planejamento, a bênção de Deus. Ou, melhor ainda, planejar segundo Sua orientação, senão todo o nosso esforço dispendido no planejamento e na sua execução será em vão. Ninguém gosta de trabalhar sem ver resultados nem colher os frutos do seu esforço. Neces-sitamos confiar no Senhor, na Sua providência diária. Entretanto, não devemos deixar de realizar a nossa parte: planejar e executar de acordo com o planejado. Deste modo, ver-nos-emos livres de tensões e estresses, melhorando a nossa qualidade de vida. Com qualidade de vida melhor, as relações familiares também melhoram. Acredito que os nossos amados familiares merecem o melhor que temos a oferecer. Além da vida firmada em Deus, dentre as coisas que podemos oferecer está uma vida financeira saudá-vel.

“E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais;para que eu não venha, e fira a terra com maldição”

Malaquias 4,6

Para qualquer plano dar certo, as pessoas envolvidas precisam colocar o seu coração nele, ou seja, entender que, se houve um planejamento, ele deve ser seguido por todos para melhorar a qualidade de vida familiar. Neste sentido, os desejos pessoais e egocêntricos devem ser descartados em favor do bem--estar maior da família. Famílias inteiras se desestruturam quando um de seus membros se dá mal. Às vezes, isto ocorre como consequência de desejos individualistas e perniciosos, como um vício ou envolvimento em negócios mal feitos. Criem o hábito do diálogo, planejem juntos e sejam fiéis aos propósitos familiares. Isto faz bem e mantém a família unida.

As três considerações acima visam despertá-los para que evitem gastar desnecessariamen-te o que com sacrifício foi ganho, evitando ser levado pelos apelos consumistas das propagandas e ofertas vantajosas. Compre somente o que você tem necessidade e vai usar. Por exemplo, se já tem dez pares de sapato, para que mais um? Portanto, final de ano e período de Advento, tempos propícios a reflexão,façam uma boa avaliação da vida, planejem os sonhos e esperanças, visandouma melhor qualidade de vida cristã e secular.

Com estima e carinho pastoral,José Carlos PeresPastor e Bispo

3. Unidade na família

Finalizando

76

METODISMO

Uma rápida olhada no Journal (Diário Público) de John Wesley é suficiente para percebermos que a maneira dele celebrar o Natal esteve em chocante contraste com o pinheirinho e o Pa-pai Noel dos nossos dias. Escolhemos o período de 1778 a 1791, quando a Capela Nova já era a sede de Wesley em Londres e as celebrações peculiares do Metodismo já haviam tomado sua forma característica. Veremos que os três momentos altos no Natal de Wesley, que giravam em torno da tal “Capela Nova”, sugerem uma profunda apreciação pelo sentido da encarnação de Jesus. Nessa celebração tríplice, somos levados a contemplar com gratidão a realidade de que Jesus Cristo, na sua pessoa, é plenamente divino e plenamente huma-no; que, para se fazer homem, para identificar-se com a nossa condição, ele se esvaziou, abdicando da honra e da glória que lhe pertenciam por direito (Filipenses 2,5); e que ele nos chama para participar, de corpo e alma, com ele, na sua missão divina. Wesley nos fornece um excelente retrato de seu dia 25 de dezembro de 1778, no seu Journal. As atividades do dia tiveram início às 4 da madrugada, “como de costume, na Capela Nova”. A seguir, o próprio Wesley, na qualidade de presbítero da Igreja da Inglaterra, “leu orações”, ou seja, dirigiu o culto e ministrou o sacramento, na Capela da Rua Oeste (templo da Igreja da Inglaterra, arrendado por

76

(Texto: Duncan A. Reily – historiador do metodismo, publicado no Mosaico – dez/1995)

Wesley). De tarde, ele pregou novamente na “Capela Nova, totalmente repleta em

cada canto”. Ele concluiu as celebrações desse concorrido Natal, expondo a Palavra de Deus no templo anglicano do Santo Sepulcro, um dos maiores

templos paroquiais de Londres e que, apesar do frio do inverno londrino, se encontrava “repleto”. Tendo completado este roteiro de celebrações, Wesley, com seus 74 anos, observou que se sentia “mais forte depois de pregar o quarto sermão do que depois do primeiro”. Ele registrou no Journal do dia 31 de dezembro do mesmo ano: “Concluímos o velho ano com solene vigília e começamos o novo com louvor e ações de graça”. Mas, além da vigília de passagem do ano, que nunca falta no Metodismo Wesleyano, havia ainda um ou-tro evento marcante, o “Culto da Renovação do Pacto com Deus”. A princípio, celebrava-se este culto no dia 1º de janeiro de cada ano, mas, a partir de 1786, o evento ocorria às 15 horas do primeiro do-mingo do novo ano. Vejamos, no entanto, o registro do Journal do dia 2 de janeiro de 1785, quando Wesley escreveu: “Esteve presente maior número de pessoas esta noite na renovação do nosso pacto com Deus do que jamais fora visto antes em outra ocasião”. Tendo presente a idade de Wesley na ocasião (ele nasceu em 1703), um registro no dia 4 do mesmo mês e ano se torna especialmente significativo: “Nesse tempo do ano, geralmente distribuímos carvão e pão entre os po-bres da sociedade. Mas entendi que agora eles precisam também de roupa. Portanto, hoje (dia 4) e nos dias seguintes, eu andei (na neve) pela cidade e mendiguei 200 libras, a fim de vestir aqueles que tinham maior necessidade”. Após esse sacrifício, ele caiu de cama, seriamente doente.

O “Natal de Wesley” incluía, portanto: o Natal propriamente dito; a Vigília de Passagem de Ano e a Renovação do Pacto com Deus, for-

mando conjuntamente uma abençoada trindade de celebração. Natal: Ação de Graças pela dádiva de Jesus Cristo, Deus que se

fez homem, visando nossa salvação e plena humildade; Vigília: Em 31 de dezembro, a alegre recordação de um ano de bênção e

proteção divina. Renovação do Pacto: No primeiro domingo do ano novo. A celebração

pelo povo metodista do chamado divino para “reformar a nação, particu-larmente a Igreja, e espalhar a santidade bíblica por toda a Terra”, e o resumir

desse pacto por parte de cada metodista para ser co-participante de Deus em sua missão no mundo que Ele tanto amou.

Nata

l

8

REFLEXÃO

9

Dentro dos períodos de Advento e Natal pode parecer estranho refletir so-bre comunicação, mas penso que o tema é bastante apropriado, visto que Deus, em todo tempo, deseja a nossa comunhão-co-municação com Ele.

Ele deu o primeiro passo

O livro de Gênesis nos conta o iní-cio da incrível saga de um povo que come-ça a surgir quando Deus se apresenta ao, então, Abrão. Podemos perceber no texto um Deus atento às necessidades huma-nas, que toma a iniciativa, faz o contato, e comunica o seu desejo de criar algo novo. Promete terra, povo e bênção. Sabemos, também, que o povo prometido surgiu e cresceu, mas deixou de ouvir a voz condu-tora e se desviou dos caminhos aplainados do Senhor. Mais tarde, vieram os profetas, por meio de quem Deus falava ao povo. Muitos profetas sofreram, na tentativa de cumprir a difícil missão de comunicar o rei-no de Deus. Como calar-se com uma voz ardendo no peito?

E também o segundo

O profeta Isaías avisa: “Uma voz cla-mará no deserto: preparem o caminho para o Senhor”. Deus virá, em pessoa, preparem-CO

MUN

CAR

,um desafio do

8 9

-se. O tempo passa e, um dia, a jovem Ma-ria recebe o pedido que transformaria sua vida e toda humanidade. Diante do seu sim: “cumpra-se em mim a tua palavra”, Deus vem à Terra para falar pessoalmente com os seres humanos. No grande dia da chegada, Deus envia seus mensageiros para, em grande estilo, comunicar aos simples, aos pobres e renegados do povo que o Messias pro-metido chegou. O telegrama cantado diz: “Glória a Deus nos céus, e na terra, haja Paz entre as pessoas a quem Ele tanto ama”. Para Deus, não era suficiente dizer ao povo escolhido o que estava aconte-cendo. Afinal, um evento desses, que exi-ge tanta preparação e planejamento, não deveria ficar restrito somente a um grupo. Homens sábios, em terras distantes, a ob-servar o passado presente nas estrelas do céu, viram que algo extraordinário estava acontecendo, e que o futuro seria diferen-te. Juntaram oferendas e partiram em bus-ca de um rei recém nascido.

Dê o seu passo

É certo que você já leu e ouviu mui-tas vezes esta história. Mas já parou para pensar que a criança de Belém veio para re-tomar uma comunicação direta com Deus? Comunicar-se conosco de forma simples e

direta, sem mediadores ou sacrifícios? Sinto um certo desconforto dian-te do que vemos e vivemos hoje. É como se fossemos o desobediente povo de Isra-el. O mercado nos propõe uma nova me-diação com Deus, por meio de objetos, movimentos, produtos, viagens e mídias, que erguem barreiras, criam ilhas de indi-vidualismo sob a marca “evangélico”, mas a comunhão-comunicação efetiva com Deus e o outro não se estabelece de fato. Somos chamados a ser mensa-geiros das boas-novas do Natal, do Deus conosco e, mais do que isso, do Cristo res-suscitado, que não hesitou em deixar sua glória para ser o exemplo de serviço. É pre-ciso abrir os olhos da fé como fez Abrão, dando início a um sonho de Deus. Ter cora-gem e confiança nesse mesmo Deus para sermos profetas, vozes a clamar nos deser-tos das nossas cidades, onde vemos sem ver e ouvimos sem ouvir, mesmo que isso exija sacrifícios. Como Maria, que se colo-cou à disposição de Deus, independente do que poderiam pensar a seu respeito. Como os sábios que, olhando o passado, conseguiram vislumbrar o futuro, os sinais do Reino de Deus, e foram ao seu encontro. Sim, esses sinais existem e em muitos luga-res, mas creio que o Reino não se concreti-zará enquanto a comunicação-comunhão com Deus não for restabelecida a todos.

Samuel Fernandes Membro da IM em São Roque

ARTIGO

10

Vivemos em uma sociedade onde não há democracia racial e as pesso-as são discriminadas por serem negras. As estatísticas demonstram, de forma inequívoca, que faltam oportunidades para mais de 100 milhões de

brasileiros e brasileiras alcançarem melhores condições de vida.

Eva Regina Pereira Ramão Referência nacional de combate ao racismo

Em 1971, o Grupo Palmares, de Porto Alegre, RS, lançou nacionalmente o dia 20 de novembro como uma data para lembrar e homenagear a Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695. Segundo Lélia Gonzalez , “o 20 de novembro transformou-se num ato político de afirmação da história do povo negro, justamente naquilo em que ele demonstrou sua capacidade de organização e de proposta de uma sociedade alternativa...”. Em 1978, o “Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial – MNU” designou a data como “Dia Nacional da Consciência Negra”. Em 10 de novembro de 2011, a data foi oficializada no Brasil, através da Lei nº 12.519. Em muitos municípios é feriado neste dia. A data é dedicada a reflexões e análise da situação e inserção do povo negro na sociedade brasileira. Vivemos em uma sociedade onde não há democracia racial e as pessoas são discriminadas por se-rem negras. As estatísticas demonstram, de forma inequívoca, que faltam oportunidades para mais de 100 milhões de brasileiros e brasileiras alcançarem melhores condições de vida. O Censo Demográfico de 2010 mostra que, embora tenha havido melhora em diversos indicadores sociais, ainda subsiste a situação de desigualdade entre brancos e os demais: negros, pardos e indígenas. O analfabetismo tem mais incidência na população negra e parda. O índice de analfabetos negros é o dobro da população branca. Constata-se a seguinte incidência de analfabetismo: 13,3% entre negros, 13,4% entre os de cor par-da e 5,9% entre os de cor branca. A média de anos de estudo dos brancos com 15 anos ou mais de idade é de 8,4 anos de estudo, enquanto negros e pardos têm, em média, 6,7 anos. A desigualdade entre brancos e negros aparece também na ocupação. É reduzido o número de negros em posições privilegiadas. Negros e pardos são, em maior proporção, empregados sem carteira, e representam a maioria dos empregados domésticos. Segundo os dados da Pesquisa Mensal de Emprego – PME 2013, do IBGE, os trabalhadores de cor negra ganham, em média, pouco mais da metade (57,4%) do que ganham os trabalhadores de cor branca. Diante desta realidade, temos que atentar para o fato dos discípulos e discípulas de Jesus serem chamados a pregar o reino de Deus e curar os enfermos (Lucas 9:2). Para tanto, precisamos nos capacitar para desenvolver esta missão. Nos caminhos da missão, iremos encontrar situações que evidenciam a mor-te. Precisamos ter os olhos e os ouvidos bem abertos para ver e ouvir o clamor do nosso próximo. Devemos ser agentes de transformação da sociedade, testemunhando Cristo no dia a dia. Jesus deu a vida em favor de todos, para que tivessem vida plena. Não fez acepção de pessoas. A Igreja Meto-dista, enquanto instituição, já deu o primeiro passo, reconhecendo a existência do racismo e elaborando a carta pastoral “Racismo, abrindo os olhos para ver e o coração para acolher”. E, nós, enquanto discípulos e discípulas de Jesus, membros do corpo de Cristo, o que temos feito para combater o racismo e a discrimi-nação? Precisamos refletir sobre isso e partir para a ação. É necessário implantar o programa antirracismo na Igreja Metodista, conforme aprovado no 19º Concílio Geral. Que Deus abençoe a todos e os capacite para a missão.

10

Assista ao pronunciamento oficial da Igreja Metodista

contra o pecado do Racismo! Acesse: http://goo.gl/iBIqn9{

11

ConsciênciaNegra

(Tex

to c

edid

o pe

la á

rea

naci

onal

da

IM)

ENTREVISTA

Ivana M. R. de Aguiar Garcia Presidente eleita da Confederação Metodista de Mulheres

A IX Assembleia Geral da Confederação Metodista de Mulheres foi rea-liza na cidade de Gramado, RS, Segunda Região Eclesiástica, no período de 16 a 19 de outubro. A Assembleia Geral é o órgão máximo de decisão da Confederação e reúne-se, ordinariamente, a cada quatro anos e, ex-traordinariamente, todas as vezes que se fizerem necessárias, no inter-regno do quadriênio. A presidente, eleita pela última Assembleia, é da nossa Terceira Região Eclesiástica – 3a.RE: Ivana Maria Ribeiro de Aguiar Garcia. Atualmente, ela é também Presidente da Federação de Mulheres da 3ª.RE. Após ter sido eleita, Ivana declarou: “A gente tem um tempo agora, durante esses quatro anos, de um grande desafio, mas, ao mesmo tempo, como eu acredito na Sociedade de Mulheres, acho que podemos crescer. Na verdade, nós vamos continuar a nossa roda, girando de for-ma que ela possa ir melhorando, aperfeiçoando, na certeza de que Deus está conosco, na certeza de que nós vamos ter o desafio de um novo tempo. Acreditando que tudo vem para melhorar.” Conheça uma pouco mais sobre a Ivana na entrevista a seguir:

Qual sua igreja de origem?

Ivana: Minha igreja de origem e coração é a Igreja Metodista Central em Pindamonhangaba, SP. Cheguei à Igreja Metodista aos 8 anos de idade, na “Capela”, que hoje é a Igreja Metodista em Bela Vista. Mas, a partir dos 10 anos, fui para a Igreja Central, onde me tornei membro aos 17 anos e permaneci até aos 24 anos. Depois, casei-me e comecei uma vida itine-rante.

Conte-nos um pouco sobre sua trajetória na igreja.

Ivana: Em minha igreja de origem, fui professora e diretora do Depar-tamento Infantil, Superintendente da Escola Dominical e Professora da classe de adolescentes. Depois, tive a oportunidade de ser Presidente da Federação de Mulheres da Terceira Região Eclesiástica por quatro anos. Servi por um mandato na Coordenação Geral de Ação Missionária – CO-GEAM e Coordenação Regional de Ação Missionária – COREAM, e hoje faço parte do Conselho de Redação da Revista Voz Missionária. Agora, recentemente, venho exercendo a presidência da Federação Metodista de Mulheres da 3a.RE, da qual sou sócia, por meio das sociedades locais, desde meus 24 anos.

Qual papel a mulher tem exercido na Igreja nos últimos tempos?

Ivana: Acredito que um papel bem significativo. Estamos atuando e ser-vindo em várias áreas das comunidades. Através dos tempos, temos par-ticipado da construção de igrejas tanto no aspecto físico, de construir templos e edifícios mesmo, como na construção dos relacionamentos interpessoais, exercendo, por exemplo, influência em classes de Escola Dominical desde o “Rol do Berço” até a geração mais idosa. Além disso, as mulheres têm dividido seu tempo entre trabalhos seculares e partici-

Por Camila de Abreu

12

pação na igreja, e ainda dedicado tempo para o lar. No entanto, elas não perdem a alegria de servir e evangelizar.

Em meio a tantas notícias sobre violência e exploração contra a mulher, como você acha que Igreja e Sociedade devem enxergá-las? Qual o papel da Igreja nisso? E o papel das Sociedades de Mulheres nas Regiões Eclesiásticas?

Ivana: A visão da Igreja deve ser bem clara e objetiva: dizer NÃO a esta situação de violência e explo-ração contra a mulher e buscar a justiça social. Como Igreja, devemos falar e agir sobre o assunto, de-senvolvendo nosso papel profético. Pois, infelizmente, ouvimos pouco sobre o tema em nosso meio. A nossa espiritualidade metodista também passa pelo viés de buscarmos o bem comum de todos, com compromisso firme com a justiça social. As Sociedades de Mulheres espalhadas pelas Regiões têm buscado, ainda que umas mais, outras menos, se envolver nestas questões. Em nossos congressos, este tem sido um tema recorrente, visando à capacitação e ao despertamento para esta realidade.

Na sua opinião, o que pensam as mulheres sobre a caminhada da Igreja? Como as mulheres podem contribuir na Missão?

Ivana: Creio que estamos vivendo um tempo com desafios para a nossa igreja. O novo é bem-vindo, desde que não se percam os valores antigos. As Sociedades de Mulheres têm 130 anos de história nes-te país. Elas caminham buscando fazer o melhor para Deus, para a vida da Igreja, e colaborando com pastores e pastoras. Porém, de uns tempos pra cá, estamos recebendo forças contrárias ao nosso mo-vimento, como se ele não fosse necessário para a vida da igreja. Em nossa última Assembléia, a insatis-fação das sócias ficou bem clara. Creio que a contribuição que podemos dar consiste na possibilidade de todas as mulheres metodistas serem uma só voz a favor do Evangelho. Mudanças de paradigma são necessárias, mas, para isso, o diálogo precisa acontecer. Gosto demais da frase muitas vezes repe-tida por Jonh Wesley: “No essencial, unidade; no não-essencial, liberdade; em tudo, porém, caridade”.

Fazer parte da Presidência da Confederação é a realização de um sonho seu?

Ivana: Não se trata de um sonho, mas de uma oportunidade de minis-tério que o Senhor Jesus me concedeu. Hoje, sou uma sócia que está ocupando um lugar de representatividade. Tenho funções que são de-correntes do cargo. Porém, creio que o melhor lugar para exercer o sen-tido de ser mulher metodista é na sociedade local, servindo ao Senhor com alegria, através dos dons e talentos que Ele concede.

Como você deseja ver as mulheres tanto do Brasil, como nas igrejas, daqui há a 10 anos?

Ivana: Agora sim, um sonho. Desejo ver as mulheres metodistas sen-do discípulas do Senhor, envolvidas em todas as áreas da igreja, sendo uma voz forte e marcante na sociedade civil, reconhecidas pelos seus atos de justiça e solidariedade.

12 13

por Camila de Abreu

Na inconformidade para sermos transformados, mais de 800 pessoas de diversas partes do nosso país estiveram presentes no auditório Ruy Barbosa da Universidade Mackenzie, em São Paulo, SP, durante o sábado, 11 de outubro, no “Seminário Toque de Poder”, que este ano trabalhou o tema do título acima. A equipe organizadora foi composta por Soraya e Junior Junker, Raissa e Hadassa Junker, Hygor e Paula Junker, Alessandra e Alexandre Rocha Maia, Daniel Simão e Liane Barione, que trabalhou na realização do evento. Uniram-se à equipe mais 40 pessoas, dentre equipe de apoio, profissionais contratados e ministrantes. Hygor Junker e banda abriram o seminário, ministrando o momento de louvor. O Bispo José Carlos Peres ministrou a devocional da manhã. Logo após, os participantes foram ministrados pelos pastores Ariovaldo Ramos e Rodrigo Soeiro. O fechamento das ministrações ficou por conta do pastor Rodolfo Abrantes. Para Soraya Junker, do Ministério Toque de Poder e Projeto Cenáculo na Terceira Região, tivemos “um seminário abençoado, participativo e marcante. Olhando o mundo em que vivemos, com marcas tão profundas do pecado, de tão enraizada degradação, tanta maldade multiplicada, tão chocante ausência de valores morais, éticos e espirituais em grande parte da sociedade, vem claramente ao nosso coração o texto de Paulo aos Romanos 12,2: ‘Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos....’. Sentimo-nos impulsionados a tomar posição, fazer a diferença, contribuir com a mudança através de um testemunho relevante. Cremos que a Igreja deve ser instrumento de transformação sobre a terra, por causa do Evangelho que cremos, pregamos e procuramos viver. O Evangelho de Cristo Jesus, que reivindica TRANSFORMAÇÃO! #APARTIRDEMIM.”

PELA REGIÃO

14 15

por Rafael Augusto J. Neves - Presidente da Federação de Jovens da 3RE -

Deus tem proporcionado momentos importantes para a Juventude Metodista em que somos levados a aprender mais da Palavra, ter mais amor ao próximo e crescer naquilo que Deus tem colocado em nossos corações. Este Encontro não foi diferente, foi mais uma oportunidade dada por Ele para que a Juventude fosse impactada pelo Espírito Santo. Aconteceu em Nazaré Paulista, nos dias 31 de outubro à 2 de novembro, com o tema “E depois destas coisas?” Mt 5:16. No culto de abertura tivemos a presença do Thiago Marques e Paula Carias, além da ministração do Rev. Eduardo Seixas Jr (IM Campo Belo e Assessor Epicospal de Jovens da 3ª RE), foi proposta uma meditação a partir do texto de Mt 13:18-23. Fomos desafiados como juventude a aproveitar o máximo de cada momento, de modo que, ao retornássemos para nossas realidades, fizéssemos a diferença a partir do que iríamos receber no decorrer das programações. No sábado pela manhã aconteceu o Papo Reto com a participação do Rev. Washington Zucoloto (IM Vila Formosa) como intermediador do debate, Revda. Ana Carolina Chizzolini (Catedral Metodista de São Paulo) responsável por abordar sobre os desafios de ser um jovem cristão na atualidade e o Pastor Acadêmico Luciano Arantes (IM Diadema) que nos trouxe reflexões sobre a Prostituição. Os temas dinamizaram nossa manhã por conta da participação dos jovens que interviram com observações e perguntas, mostrando assim que estamos preocupados com estas questões, pois temos entendido que Deus nos envia para fazermos a diferença no mundo, ser sal e luz.

Os jovens tiveram a tarde livre para momentos de lazer: campo, quadra, piscina, arvorismo, tirolesa, e claro, muito bate papo e até tempo pra descansar. Pela noite, a Cia. de Teatro Transbord”Arte também nos abençoaram apresentando a peça MariOnNet, foram momentos transformadores na presença de Deus Pai. Domingo pela manhã, fomos ministrados pelo Ministério Alegria do Noivo e pelo Bispo José Carlos Peres que nos motivou a reconhecer o poder de Jesus no desenvolvimento da missão, pois quando nos envia não estamos sozinhos, mas Sua presença se faz presente em nós cumprindo sua promessa que nos diz “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28:20). Encerramos a manhã com a ministração da Ceia e momentos de confraternização até a saída que aconteceu por volta das 16h00. Neste Encontro saímos com o desejo de viver o novo mandamento de Deus: “... amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13:34). Cremos que este anseio é gerado pelo Espírito Santo de Deus em nós, que direciona a prática diária onde quer que estejamos inseridos. Este é um novo tempo que estamos vivendo e aprendendo através da Palavra, Deus têm nos surpreendido a cada dia. Somos gratos a Deus, pois foram dias de comunhão, oração e sentimos que vidas foram dispostas a serem cheias do Espírito Santo, sendo transformadas e libertas. Que venha o próximo Encontro Regional de Jovens!

14 15

O final de semana nos dias 18 e 19 de outubro foi reservado para as crianças da Terceira Região Eclesiástica – 3a.RE, que estiveram bem animadas participando do Acampamento no Sítio Alabama, em São Roque, SP. O tema trabalhado com elas foi: “Meninos e meninas no caminho da Missão”. As crianças participantes aprenderam a importância de falar da Palavra de Deus com todas as pessoas. Nós, do Departamento Regional de Trabalho com Crianças, estamos alegres pela realização do Acampamento. Deus nos presenteou com 2 dias muito lindos de sol! Cremos que foi uma experiência ímpar e marcante para todos e todas. Reunimos crianças de cinco a doze anos, monitoradas por homens e mulheres de Deus, com o propósito de oferecer momentos com histórias bíblicas, trabalhos manuais e louvor. As crianças e toda equipe tiveram a oportunidade de fazer novas amizades; brincar na piscina; aventurar-se no “Caça ao Passaporte” noturno; praticar esportes; além de muitas outras atividades, dentre as quais aprender ainda mais sobre a Palavra de Deus. Pudemos comemorar o aniversário do Bispo Peres e da Penha, sua esposa; do Juan e do Bernardo! Pudemos abençoá-los e ainda saborear um delicioso bolo de abacaxi com coco, pastéis e refrigerantes. Ao todo foram setenta e nove acampantes, entre crianças e adultos, sendo que sessenta e duas crianças foram alcançadas por esse trabalho. Com os monitores, pais e igrejas orando e jejuando, pudemos ver o agir de Deus e Seu propósito sendo cumprido naquele lugar com nossas crianças. Todos puderam sentir o Seu mover. Todas as ações foram planejadas cuidadosamente para que, durante aqueles dias, as crianças experimentassem a excelência do poder de Deus

em suas vidas.Tivemos experiências maravilhosas, como o relato do nosso irmão Rodrigo, que se sentiu profundamente impactado pelas orações das crianças; e a dor que ele sentiu quando alguns desprezaram suas coisas. A lição que as crianças nos deram por seu desprendimento e amor, oferecendo seus doces, cama, buscando roupas para que um desconhecido tivesse o mínimo de dignidade para ter onde dormir, o que comer, poder tomar um banho... Coisas que, às vezes, não nos damos conta. Além disto, nos momentos de evangelismo conseguimos impactar pessoas que estavam na circunvizinhança e pararam para ver o que estava acontecendo. Muitos filmaram e aprenderam com o testemunho de nossas crianças que estavam orando, cantando e falando do amor de Deus sem preconceito algum e com muita autoridade. Ao retornarmos à Catedral Metodista no domingo, seus rostinhos brilhavam por encontrar os pais e responsáveis, contando tudo o que aconteceu no Acampamento. Para nós, as crianças valem qualquer sacrifício, dedicação de tempo, energia e recursos pessoais. Somos chamados por Deus para sermos

por Elaine Rosendal Siqueira da Silva - Coordenadora do Departamento Regional de Trabalho com Crianças -

Meninos e Meninas no caminho da Missao-

16

PELA REGIÃO

fiéis cooperadores e instrumentos nesta obra, pois uma criança vale para Deus muito mais que o tempo aplicado em oração ou o dinheiro que foi investido. Nosso próximo acampamento já está marcado para outubro de 2015 e já estamos orando por ele! Estamos imensamente agradecidos, primeiramente a Deus pelo cuidado, proteção, provisão, oportunidade de estarmos lá juntos, pelos grandes e maravilhosos feitos através de seu povo no Acampamento de Crianças. Agradecemos aos pais e responsáveis que, durante todo o evento, estiveram orando por nossos acampantes e pela equipe. Isso é um investimento no reino espiritual, e essas pessoas compreendem bem o significado disso. Vai também um agradecimento especial ao nosso irmão Rodrigo Machado, do Ponto Missionário Metodista em Maylasky, que fez uma participação especial em nosso “Caça Passaporte”, representando um morador de rua. Aos pais e as igrejas, agradeço pela confiança depositada em nós, lembrando, mais uma vez, que todo investimento que tem sido feito redundará em frutos na vida espiritual de seus filhos e filhas. Afinal, somos mordomos de Deus, e até em nossos gastos precisamos da direção divina. Nosso MUITO OBRIGADO pelo apoio das igrejas em oração, pelo envio das crianças, por confiar no trabalho realizado por este Departamento e por confiar que Deus está no controle de tudo.

Depoimentos:

“Este é o meu 2º. ano como monitor no Acampamento de Crianças. Vim pela primeira vez a pedido da minha esposa, em 2013, e voltei em 2014 porque adorei! Em ambos os anos, tivemos experiências maravilhosas, visto que aprendemos muito com as crianças. O que mais me marcou este ano foi o tema “Meninos e Meninas nos caminhos da Missão”. A forma como o tema foi abordado, a forma como tudo foi montado. Ver as crianças saindo a campo para evangelizar, falar de Jesus, foi muito bom! E teve uma foto que me marcou em especial, de uma menina que sentou ao lado de um senhor na praça e orou por ele. Além disso, o “Caça ao Tesouro” foi marcante para todos. Vermos as

crianças, num primeiro momento, passando pelo mendigo; ele pedindo comida, elas dizerem que não tinham, mas, logo depois, voltarem trazendo suas moedas de chocolate para ele ter o que comer, saírem perguntando aos monitores qual de nós podia emprestar uma roupa limpa para ele, não tem preço. Porque mesmo nós, adultos, muitas vezes não temos nem a coragem de olhar para essas pessoas, quanto mais tentar fazer alguma coisa boa para elas. Agradeço por poder participar de um pequeno pedaço da história destas crianças, que são o futuro da nossa igreja”. - Thiago Escareli

“Com muito prazer, conto o meu testemunho do Acampamento de Crianças 2014. Deus é bom, e perto de tantas crianças abençoadas, não é difícil ver o agir de Deus! Fui levado a refletir sobre a minha vida diante tantos momentos... Mas, um deles foi marcante e vou guardar: quando no “Caça” vi uma criança com a preocupação que deveria ser de todos nós. Ela só queria dar alimentos ao morador de rua. Que Deus continue nos abençoando. Obrigado pela oportunidade. Valeuuuu. - Willian

“Com certeza, o acampamento foi bênção! O momento mais marcante pra mim foi ver a disposição das crianças em servir; reconhecer que estavam erradas; fazer certo e da melhor forma! Achei lindo ver as crianças orando, tanto pelo acampamento como também por pessoas que nunca viram! Que lindo ver o mover de Deus através de cada situação que apareceu! Estou mega feliz e que venha 2015! Creio que Deus tem muito mais! Glória a Deus!!!”. - Simony

“Para mim, o acampamento foi maravilhoso, porque pude ver mais uma vez o agir de Deus. Várias situações aconteceram e me marcaram. Como crianças se arrependeram das atitudes e desejos que não agradavam a Deus; crianças que estavam se desentendendo começaram a se respeitar e se gostar; a Vigília onde os monitores puderam se alimentar e se edificar na presença de Deus; e o que mais me

marcou foi ver uma criança orando com as mãos sobre o braço de um homem que estava sentado na praça, enquanto as outras crianças estavam evangelizando. Marcou-me porque pude ver que Deus usa também uma criança para ganhar almas e que, muitas vezes, nós as subestimamos. Que este despertar aconteça também no meio de nossas crianças. Amém”. - Milca

16 17

18

PELA REGIÃO

É com satisfação e ações de graça que nossa igreja, no mês de agosto, comemorou 66 anos de vida e missão na cidade de Guarulhos. E com muita alegria pudemos testemunhar o que Deus tem feito em nossas vidas. Agradecemos a Deus pelos 62 anos da Sociedade Metodista de Mulheres e dos 32 anos do Conjunto Chamas. Tivemos um mês de muitas atividades e convidados que se alegraram conosco nesta data marcante, como os pastores: Alexandre da Silva, Wesley Fajardo, Bispo Nelson Luiz Campos Leite que juntamente com nosso pastor Weygner Patrick Carvalho e Silva nos abençoaram com mensagens edificantes. Dentre os momentos vividos tivemos o II Campeonato de Futsal realizado na quadra da Proguaru nos dias 16, 23, 30 de agosto e 06 de setembro. Neste evento, contamos com a presença das igrejas em Vila Mazzei e Vila Medeiros e as igrejas Atos, Atalaia e Comunidade do Espírito. Ficamos felizes e agradecidos a Deus e a todos que direta ou indiretamente nos ajudaram para que este evento fosse realizado. Para nós foram momentos de muita alegria, comunhão e integração entre os participantes. Agradecemos a Deus por estes momentos e por ter abençoado cada instante. “Não é dos fortes a vitória, Nem dos que correm melhor, Mas dos fiéis e sinceros, Que seguem junto ao Senhor”

IM em Vila Galvão celebra 66 anospor Mel Faccini

Dia Feliz é o nome dado ao trabalho realizado com um grupo animado da 3ª idade, na IM em Vl Mariana, pela Sociedade de Mulheres – sob coordenação da irmã Zilá e em conjunto com a AMAS. Este trabalho tem proporcionado ao grupo excelentes momentos de meditação da Palavra, comunhão, palestras sobre saúde e atividades diversas. E não são somente as mulheres que participam das programações propostas neste dia. O irmão José Ferreira da Costa, é membro desta da igreja local desde que suas filhas, hoje já moças, frequentavam a Creche Metodista da Vl Mariana. Hoje ele participa das aulas de informática e também do Dia Feliz - “mesmo fazendo as aulas de informática e tendo a oportunidade de conversar com pessoas de diversos lugares, acho que nada substitui o contato pessoal, por isso venho participar das atividades. Também tenho parentes em Rondônia e converso com eles pela internet, mas confesso que prefiro ir até lá para ter contato com eles”, diz. Para irmã Zilá “esse trabalho tem ajudado muitas pessoas que por um motivo ou outro ficam só em suas casas. O Dia Feliz ajuda no combate a depressão e também é uma oportunidade de compartilhar e conversar sobre as situações da vida”. É uma pena que este trabalho é realizado uma quinta-feira, a cada dois meses. Segundo a coordenação para ser realizado um trabalho mais intenso como o Dia Feliz, seria necessário algumas doações, além da disposição no servir ao próximo. Mas quem não quer ter um “Dia Feliz”, todos dos dias?

Dia feliz na IM em Vila Marianapor Camila de Abreu

18 19

Durante o mês de outubro a IM em Rudge Ramos, através do Departamento de Escola Dominical realizou a exposição – Fatos e Fatos. Uma série de trabalhos realizados pelas crianças, em sala de aula dominical, durante este ano de 2014. A ideia foi desenvolvida em parceria com vários irmãos que colaborarão desde a decoração, montagem de fotos e painéis até a exposição de todos os trabalhos realizados pelas crianças em salas de aula da Escola Dominical. Para Carla Ferreira, superintendente da Escola Dominical – “fiquei muito feliz com a exposição, foi uma experiência muito bacana, além de poder ver o brilho no olhar de cada criança ao se ver nas fotos expostas. Senti que os adultos gostaram muito, além de algumas pessoas de idade que há muitos anos não subiam ao andar superior, puderam ver a exposição desde a rampa da igreja, até as salas de escola dominical. A exposição foi trabalhosa mas, quando fazemos as coisas para Deus superamos todo o cansaço”.

Crianças, fatos e fotospor Camila de Abreu

Em parceria com o Projeto Uma Semana pra Jesus, na manhã do dia 28 de setembro, domingo, a IM em Mato Dentro, filiada a IM Central em Sorocaba, realizou uma ação missionária especial para implantação do Projeto Carteiros de Jesus, que visa estabelecer relacionamentos duradouros com a comunidade do entorno, através de visitas periódicas às residências do bairro, cumprindo, entre outros. Cerca de dez membros já participaram do Encontro de Renovação com Deus e o Projeto Carteiros de Jesus objetiva fazer o cruzamento de ações missionárias com esse abençoado e oportuno movimento em nossa 3ª RE, com vistas à retomada do crescimento sustentável. Prestigiaram e cooperaram ativamente com o evento: o SD do Distrito Sorocaba, reverendo Joelson Lima da Silva, a Vice Coordenadora do Projeto Uma Semana pra Jesus, Ana Maria Rodrigues Lima, o pastor Antonio Francisco, bem como os irmãos Eduardo Alexandre da Silva e Gabriel da Silva, da igreja Metodista em Itu/Mairinque. O Projeto Carteiros de Jesus prevê visitas mensais as mesmas residências do entorno da igreja local, tendo datas programadas até o final deste ano, visando realizar a Missão Integral junto a essas famílias.

Carteiros de Jesus em missãopor Rev. Joelson e Mara P. Sudário

20 21

PELA REGIÃO

Na tarde do sábado, 1º de novembro, o Ministério de Família da Terceira Região Eclesiástica – 3RE realizou, no auditório do 5o. andar da Catedral Metodista de São Paulo, sua primeira atividade regional. A palestra “Intimidade Conjugal” foi ministrada pelo casal de médicos Sergio e Angela, membros da Igreja Metodista em Santo Antônio da Platina, PR, Sexta Região Eclesiástica – 6RE. Trataram deste assunto – muitas vezes polêmico e evitado no seio das igrejas – de forma leve, tranquila e pedagógica. A Igreja Metodista no Jardim Angela fez o momento de louvor, sob a liderança dos irmãos Antonio Martins, que ministrou cânticos de adoração ao Senhor; Eduardo Henrique, que colaborou tocando teclado; e o casal Diogo e Iolanda que, de forma romântica, fez um dueto ressaltando o amor conjugal como presente de Deus. Cerca de 55 casais estiveram presentes nesta programação e quase todos os Distritos Regionais se fizeram representar. O Bispo José Carlos, em sua palavra devocional a partir da leitura de Mateus 9,36, atentou para a importância dos casais terem vida conjugal de acordo com os princípios bíblicos. Desta maneira, dão testemunhos de vida cristã. Uma família bem estruturada na Palavra pode pastorear outras famílias para que se tornem discípulas do Senhor Jesus. O Ministério de Famílias está planejando suas atividades para 2015. Que elas sejam meio de agraciar a família metodista na Terceira Região!

Intimidade Conjugalpor Carmen Irosa

- Ministério Regional da Família -

Até o mês de setembro, pudemos receber 16 novos membros para a glória de Deus. Somente neste mês de setembro, recebemos 9 novos membros, todos juvenis. Louvamos a Deus ao contar esta benção e oferecê-la como presente ao aniversário de 85 anos de evangelização e proclamação do Evangelho neste bairro.

IM no Ipiranga recebe novos membros e ...por Rev. Nadir

20 21

A Igreja Metodista no Ipiranga celebrou o “Dia da Escola Dominical”. Desde o mês de maio, a liderança da Escola Dominical da igreja local começou um concurso, organizando os 77 alunos e professores em 3 grupos, para responderem às perguntas, dramatizações e canções sobre temas diversos. No terceiro domingo de setembro, com a presença de 65 alunos (o mais novo com 1 ano e 3 meses e o mais idoso com 89 anos), celebrou-se uma festa com a conclusão deste concurso, que teve como vencedor o “grupo 1”, com 3.300 pontos. Louvamos a Deus por esta iniciativa. Abraço da Equipe Pastoral.

... comemora oDia da Escola Dominical

por Rev. Nadir

A “VII Convenção de Associações Metodistas de Ação Social – AMAS e Ministérios de Ação Social – MAS” foi realizada no sábado, 18 de outubro, e contou com a presença da Dra. Tomiko Born, que apresentou uma palestra acerca da “pessoa idosa” e apontou fundamentos para entendermos a realidade e as necessidades desta população, que não espera ser infantilizada, mas carece de programas próprios à sua demanda, nos quais as atuações intergeracionais

revelam-se um caminho bastante eficaz para o envolvimento de jovens, juvenis e crianças com este grupo tão importante em nossa igreja. A palestrante trouxe exemplos de projetos que ocorrem no Brasil e em outros lugares do mundo, dentre os quais destacou um programa metodista no modelo centro-dia, que acontece na IM em Poços de Caldas, MG, Quinta Região Eclesiástica; e um projeto que ocorre no Japão e consiste na preparação de refeições individuais, posteriormente entregues aos idosos. Neste projeto, o voluntário que faz a entrega das refeições na residência do idoso dispõe-se também a dialogar e escutar as pessoas atendidas. Entendemos que a população idosa nos dias de hoje já se apresenta como um desafio para nossas comunidades, e tivemos a oportunidade de dialogar acerca de alternativas a serem implementadas nelas, das quais as experiências mencionadas acima são bons exemplos. Na segunda palestra, tivemos a oportunidade de conscientizar nossas AMAS acerca da importância de manterem-se atualizadas quanto às legislações existentes e as que são publicadas com uma brevidade cada vez menor, causando impactos em nossas instituições e podendo trazer sérios problemas, no caso de não serem observadas. O grupo também entendeu a necessidade da criação de um espaço de formação. Portanto, será verificada a possibilidade da realização de cursos específicos para capacitação dos diretores e funcionários de nossas instituições. O evento contou com a presença de representantes de 4 AMAS – Campo Belo, Vila Medeiros, São Bernardo do Campo e Jardim Ipanema, bem como dos ministérios de Ação Social das Igrejas de Jardim Capela e Vila Medeiros.

Convenção de AMAS é realizada pela Câmara Regional de Ação Social

por Rev. Renato Saidel - Secretário Executivo de Ação Social -

Depoimento: “Quero deixar meu depoimento pessoal sobre a palestra da Dra. Tomiko. Realmente, muito inspirada. A pessoa dela, uma senhora de 82 anos, lúcida e muito bem informada, já foi um testemunho por si só. Para mim, fica claro que a Igreja Metodista precisa dedicar mais tempo e esforço para criar programas e atividades de interesse para a terceira idade, pois essa população constituirá um contingente cada vez maior da membresia das nossas igrejas. Valeu muito ter participado!”.

Vinicius Freire Moura, membro da IM em Campo Belo

22

PELA REGIÃO

23

Duas experiências maravilhosas para nossa igreja local neste mês: O “II congresso de mulheres” realizado no dia 12 de Outubro mobilizou cerca de 150 mulheres da igreja local, do distrito de outras denominações. A Pastora Angela Pierangeli, da V Região foi a preletora principal e trabalhou o tema “Mulheres abençoadas vs mulheres bem suadas”. Um dia intenso com muito aprendizado, comunhão e unção. Também realizamos a Primeira Conferência local de Missões com o Tema “Santidade e Missão”. O pastor Jairo Monteiro da Igreja Metodista Cristo Rei em Curitiba e a missionária americana Josannah Rogers da “Mission international” atuando em Manaus, foram o/a preletor (a) principais. Além dos preletores, oficinas focadas na missão e santificação foram ministradas pelo pastor e por leigos da igreja local durante os quatro dias da conferência, dias 30,31/10, 01 e 02/11. No sábado, uma oficina prática treinou a igreja para a evangelização de impacto ao redor da igreja; jovens, juvenis e adultos realizaram a evangelização numa praça próxima a Igreja. Domingo no culto de encerramento da conferência uma família e um jovem alcançados na praça participaram do culto com a igreja completamente lotada. Foi uma experiência marcante para o dia de Santa Ceia. Nos dois eventos uma demonstração de unidade e compromisso. Homens e mulheres espontaneamente doaram seu tempo para trabalhar na cozinha, os jovens e juvenis na coreografia, na evangelização na praça, na organização dos cultos, os grupos de louvor contribuíram muito para edificação nos momentos de adoração através dos cânticos, houve por parte de toda igreja, intensa participação. Louvamos a Deus por estas duas experiências no mês de Outubro que renovaram nossa fé, comunicaram o evangelho para fora das quatro paredes e nos motivou a buscar a santificação e envolvimento missionário.

Outubro,mês especial na IM em Água Fria

por Rev. Luis Carlos Lima Araújo

Na IX Assembleia Nacional de Mulheres Metodistas realizada de 16 a 19 de outubro, em Gramado/Rio Grande do Sul, foi eleita a irmã Ivana Garcia, para o cargo de Presidente da Confederação. Na vacância do cargo de Presidente da Federação de Mulheres na Terceira Região Eclesiástica, como Vice-Presidente, assumiremos no ano de 2015, a direção dos trabalhos. O desafio é grande. Vamos fazer o melhor para capacitar, estimular e envolver nossas mulheres para servirem a Deus em nossas comunidades com amor, segurança, intrepidez e ousadia. Vamos continuar escrevendo a história de MULHERES que fazem a diferença, superam adversidades e “VIVEM PARA SERVIR’’. Seguindo as orientações contidas em Isaias 54.2, nos lançamos neste desafio!“Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam, não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas”.Queridas irmãs, contamos com vocês e com suas orações!

Abraço carinhoso, Aneide Brito Rodrigues.

Federação tem nova Presidente!

22 23

“Outubro Rosa” é o título de uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O envolvimento de nossa comunidade de fé nesta campanha surgiu através de um grupo de Whatsapp, que foi formado por membros da Igreja Metodista no Jardim Camargo Novo para cuidar uns dos outros. Por meio desse grupo, todos os integrantes se falam todos os dias. Ao tomarem ciência da campanha, as participantes do grupo adotaram-na imediatamente, lançaram a ideia no grupo e iniciaram a comunicação em rede, por meio dos ministérios, do Facebook e outros canais. A divulgação da campanha se deu através do Ministério de Ação Social e Comunicação. O Ministério de Comunicação ficou responsável por envolver todos os membros e divulgar o evento por meio das redes sociais e pessoalmente.

Ao Ministério de Ação Social coube:

• Divulgar o símbolo da campanha e conscientizar a igreja da importância do auto-exame;• Alertar as mulheres acima de 40 anos para o fato de que maternidade tardia, sobrepeso, falta de hábitos saudáveis são motivos pelos quais devem realizar o exame de mamografia.

No dia 19 de outubro, quase 90% da igreja participou. Houve um envolvimento muito positivo de todos os membros. Este foi o primeiro dia da campanha.

E a campanha continuou...

No dia 29 de outubro – dia da “Conscientização Mundial do Câncer de Mama”, a pastora Indianara deu continuidade à campanha,

ministrando uma abençoada mensagem à igreja. Além disso, está disponível para a igreja e a comunidade uma lista com endereços onde as mulheres poderão realizar o exame de mamografia grátis. Em Mateus 6,22-23 lê-se: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”.

Prevenção é o ato de antecipar as consequências de uma ação, na intenção de prevenir seu resultado, que pode ser ruim ou drástico. O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente, ocorrendo o crescimento anormal das células mamárias. A prevenção pode fechar a porta de entrada desse mal. A precaução é como um revestimento, uma barreira, que impede o mal de entrar!

Novembro Azul

Outra campanha de prevenção que acontecerá durante o mês de novembro, desta vez focando a população masculina, tem como título “Novembro Azul”. O objetivo desta campanha será orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata. Fique atento!

Outubro Rosapor Priscila Pereira dos Santos e Ministério de comunicação local

PELA REGIÃO

No domingo 26 de outubro, o Grupo Mensageiros de Cristo da IM em Carapicuíba, comemorou o seu aniversário de 26 anos de vida. Sob a regência do irmão Ataíde de Souza sempre disposto a reverenciar e a louvar o nome Santo do Senhor.

Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, Salmos 92:1

Aniversário do GrupoMensageiros de Cristo

por Maria Cristina- Secretária da IM em Carapicuíba -

“Nessa caminhada muitas alegrias, conquistas, desafios e imprevistos ocorreram, porém somos persistentes na missão que nos foi incumbida. A palavra de Deus nos ensina que devemos saber viver de acordo com a situação em que estamos enfrentando, pois podemos todas as coisas naquele que nos fortalece. E esse Deus, tem fortalecido e abençoado esse grupo. Por isso, estamos aqui agradecidos e entoando louvores ao teu nome ó Altíssimo.” Disse a integrante do grupo irmã Lídia Coutinho R. de Souza.

O Dia da Reforma Protestante amanheceu ensolarado aqui em Registro, SP. Dediquei parte da manhã a refletir sobre a proximidade cronológica entre os principais eventos das reformas protestantes que ocorreram na Europa e a chegada dos portugueses em nossas terras tupiniquins. Já estava para concluir que, apesar de próximos no tempo, tais eventos estão muito distantes quando considerados sobre outras perspectivas. A divagação terminou quando atendi o celular. Era o bispo Peres. Estava esperando por mim em frente ao portão de casa. Havíamos combinado de ir até a divisa com o Paraná para inteceder pela Terceira Região Eclesiástica. Ele já tinha ido a todas as outras fronteiras da Região, restando apenas essa, que recai sobre o município de Barra do Turvo, SP. Contamos com a presença amiga e sempre bem-vinda do Rev. Moisés, Superintendente Distrital no Litoral; e do Ezequias, o “Quequé”, que irradia simpatia por onde passa. Ana Marta e o piá juntaram-se ao comboio, que seguiu tranquilamente rumo ao local onde São Paulo encosta em meu querido Paraná. Lá, o bispo Peres orou ao Senhor pela nossa Região Eclesiástica, por você, por mim, por nossas famílias e por aqueles que se juntarão a nós pela graça de Deus e por nosso testemunho de fé. Também oramos por nossos pastores e líderes, para que a bondade do Altíssimo nos vincule em amor e fidelidade. Durante o percurso de regresso, retomei meus pensamentos sobre a Reforma. Percebi que, partindo do “centro do mundo”, portugueses alcançaram distâncias inimagináveis. Sem sair de lá, Lutero e seus companheiros fizeram o mesmo com relação à teologia. Naquela manhã ensolarada, pude testemunhar a presença do Centro mesmo pisando uma fronteira. Compartilhei essas coisas com minha companhia de viagem. Aquela que já sabe falar respondeu que eu devo estar “doente de poesia”, mas acrescentou que ninguém precisa ser curado disso. O outro acompanhante escolheu dormir. Para este último, o Centro é bem mais próximo. Tudo foi belíssimo e chegamos bem. Um abraço!

As fronteiras e o Centropor Rev. Martin Barcala

24 25

Reunião ordinária da Comissão Regional de Justiça, realizada na Sede Regional da Terceira Região Eclesiástica – 3a.RE, às 14 horas do dia 08 de outubro de 2014, presidida pelo Rev. Renato Saidel Coelho e secretariada por mim, Reverendo Ronald da Silva Lima, presentes ainda os membros desta Comissão: Odila Clé, Carla Valquíria Vieira e Altina Alves. Iniciados os trabalhos, passou-se a apreciar o pedido de Consulta de Lei formulado pelo Bispo José Carlos Peres, com base nos Cânones, nova redação 2012 (versão disponibilizada no sítio da área nacional da Igreja Metodista), no qual está manifesta questão sobre os possíveis pedidos de reingresso na Ordem Presbiteral da Igreja Metodista. Foi solicitado à Comissão Regional de Justiça – CRJ que avaliasse o parecer da Comissão Ministerial Regional – CMR e, também, desse resposta oficial sobre ele. Necessitou-se dos seguintes esclarecimentos sobre o processual de reingresso: 1 – O requerente, após votação do Concílio, deve passar por acompanhamento da CMR ou simplesmente terá sua credencial restaurada? 2 – Quem pediu desligamento da Ordem Presbiteral, mas não se desligou da Igreja Metodista, precisa obter apenas maioria simples de votos no plenário do Concílio ou necessita também do “voto qualificado” (aprovação por dois terços do plenário)? 3 – Presbítero que pediu o seu desligamento, e é de outra Região, pode solicitar reingresso na Terceira Região? 4 – A Coordenação Regional de Ação Missionária – COREAM pode ou não votar a questão do reingresso à Ordem Presbiteral? 5 – Outras questões que julgarem importantes. Considerando o art. 33 dos Cânones e seus parágrafos, a Comissão Regional de Justiça dá o seguinte parecer: a) Pastores que venham de outras Regiões Eclesiásticas devem pedir reingresso em sua Região de origem. b) Os membros da Ordem Presbiteral que pediram desligamento por ato voluntário devem obter voto favorável, por escrutínio, de dois terços, ou maioria absoluta dos votos do plenário do Concílio Regional para reingressar no período probatório à Ordem Presbiteral. c) Tendo seu pedido aceito pelo Concílio Regional, estará apto a ingressar no Cadastro de Bacharéis. d) Sendo classificado no cadastro, e recebendo nomeação, cumprirá o período probatório, sendo acompanhado pela CMR. e) Sendo aprovado no período probatório, estará apto à eleição no Concílio Regional para o reingresso na Ordem Presbiteral da Igreja Metodista. f) A readmissão de membro da Ordem Presbiteral é de competência exclusiva do Concílio Regional, não sendo matéria de aprovação pela COREAM. Outra consulta formulada pelo Bispo José Carlos Peres foi acerca do Regimento Interno do Concílio, no tocante ao art. 98 e seus parágrafos, que tratam da questão dos “Ministérios e Pastorais da Área Regional”. Há um entendimento de que os “Ministérios e Pastorais” são criadas por proposta do bispo, de acordo com a necessidade Regional, para atender ao plano regional, e são regulamentados pelo Concílio Regional. Outro posicionamento entende que o Concílio pode criá-los, por proposta de qualquer conciliar, desde que haja apoio. Considerado o art. 98 e seus parágrafos, a Comissão Regional de Justiça dá o seguinte parecer: a) O bispo presidente pode criar um ministério ou pastoral a qualquer tempo. b) Membros Clérigos e Leigos da igreja podem propor esta criação, tendo passado e aprovado pelo Concílio Local, sendo, na sequência, referendado no Concílio Distrital, por maioria simples. c) Após este encaminhamento, a proposta será enviada ao bispo presidente, que acolherá ou indeferirá, justificando a razão do indeferimento. d) Em caso de acolhimento da proposta pelo bispo presidente, a mesma será encaminhada ao colégio de Superintendentes Distritais – SD’s, que realizará os concílios distritais para discussão e aprovação da proposta. e) Havendo aprovação da maioria dos distritos, em até sessenta dias antes da convocação do pré-concílio, a proposta será encaminhada ao Concílio Regional sequente. f) Aprovando-se após o prazo estabelecido, a proposta será encaminhada para o Concílio Regional subsequente. Por fim, tivemos a consulta de lei formulada por nosso irmão Wesley de Souza, a qual transcrevemos: A Câmara de Administração Regional, em suas reuniões ordinárias, tem analisado, à vista de orientação do Conselho Fiscal Regional, a maneira que fazemos a folha de pagamentos dos pastores de nossa Região. Sabemos que outras Regiões já tiveram problemas com a Receita Federal e não queremos tê-los. Por esse motivo, levamos ao conhecimento do bispo Peres, em primeiro lugar, e depois à COREAM, a nossa orientação para nova base de cálculo da folha de pagamento. Também estamos visitando cada distrito para explicar, tanto para os pastores, como para tesoureiros e coordenadores do ministério de administração a nossa orientação. O material que estamos apresentando está em anexo, para melhor entendimento. Nossa consulta é com relação ao valor que fixamos para as ajudas de custo. Primeiro, definimos o nosso entendimento para essa ajuda, conforme anexo. Com a informação de que 96% dos pastores recebem valor inferior a 1 (um) salário mínimo, entendemos que a limitação dessa ajuda a esse valor – atualmente R$ 724,00 (setecentos e vinte e quatro Reais) – ratifica o que já é praticado em nossas igrejas, como valor correto/aceitável para o desempenho das funções pastorais. Os pastores que recebem valor superior a esse, a diferença será considerada subsídio, entrando no cálculo para o desconto do Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF. Como, canonicamente, essa ajuda é regulamentada, tem fundamento legal fazer parte da folha de pagamento, e não entrar para o cálculo do IRRF? Nossos cânones são reconhecidos pelos órgãos públicos para justificar esse valor? Informamos que essa ajuda de custo é reembolso de despesas, devendo os gastos serem comprovados com nota fiscal ou recibo assinado pelo pastor, justificando o valor. Com relação a esta última consulta, ficou-se decidido que iríamos buscar mais elementos para que pudéssemos respondê-la, ante a sua complexidade legal e tributária. Certos de termos atendido à solicitação da consulta de lei formulada pelo Bispo Peres e de atender, no menor prazo possível, à consulta formulada pelo irmão Wesley, colocamos esta Comissão Regional de Justiça à disposição para outros esclarecimentos. Publique-se a ementa no órgão oficial da Terceira Região Eclesiástica da Associação da Igreja Metodista (Conexão) e registre-se na íntegra para eventuais consultas, dando-se ciência da decisão na íntegra ao consulente, Bispo José Carlos Peres e à COREAM.

São Paulo, 08 de outubro de 2014.

Renato Saidel CoelhoPresidente

Membros: Altina Alves / Carla Valquíria Vieira / Odila Clé / Rev. Ronald Silva Lima

COMISSÃO REGIONAL DE JUSTIÇA TERCEIRA REGIÃO ECLESIÁSTICA

25

24 26

“Melhor prevenir do que remediar”. Trago este antigo ditado, sempre oportuno, considerando algumas consultas que tenho recebido. Várias se referem a trabalho por hora, zeladorias, com ou sem moradia, registros em Carteira de Trabalho, serviços prestados por terceiros, voluntariado e trabalho de menores. Agradeço e cumprimento a todos quantos se preocupam em consultar quando têm dúvidas a respeito desses e outros assuntos. Várias vezes já fomos surpreendidos com acontecimentos desagradáveis que, infelizmente, só nos chegaram quando os problemas já havia ocorrido, tornando os procedimentos para resolvê-los muito mais difíceis – e muito mais caros.

Alerto, nesta oportunidade, sobre o trabalho voluntário e de menores, pedindo que observem o seguinte:

1 – menor de 16 (dezesseis) anos não pode trabalhar, a não ser na condição de aprendiz, obedecida a legislação própria (CLT e outros Decretos), em todos os seus termos;2 – essa questão inclui, ainda, o serviço voluntário, que também obedece legislação própria. O voluntário não pode ser menor de idade e, mesmo sendo maior, não pode receber valores compensatórios pelos serviços prestados. Vejam o que diz o artigo 1º, da lei 9608/98:

Artigo 1.º: “Considera-se serviço voluntário, para os fins desta lei, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos, em cujos objetos sociais se inclua, complementarmente à ação do Estado e sem qualquer ônus para o público-alvo, atuação na área de saúde, saneamento, educação, ciência, cultura, civismo, lazer, meio ambiente ou de assistência social (no caso, AMAS), inclusive mutualidade, ou qualquer outra de relevante interesse social, que vise à melhoria das condições de vida ou do bem-estar da população.” (grifos e destaques meus).

O voluntário, quando maior de idade, tem a obrigação de firmar o Termo de Adesão (tipo de contrato, simples, de voluntariado), como temos informado. Claro que também tem seus direitos. O artigo 3º da lei supracitada diz:

“O prestador do serviço voluntariado poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades voluntárias”. (grifos meus)

Quando a lei diz “poderá”, deve-se, contudo, em reconhecimento ao trabalho gratuito desenvolvido, substituí-la por “deverá”, o que é justo. Contudo, essa obrigação se limita ao que a instituição autorizar. Tal autorização poderá ser prévia ou posterior, mas o melhor é que seja prévia, pois é isso o que se pode concluir do parágrafo único, do artigo 3º, da citada lei, quando diz:

“As despesas a serem ressarcidas deverão estar expressamente autorizadas pela entidade a que for prestado o serviço voluntário”.

“Expressamente” quer dizer “por escrito”, o que pode ou deve constar do Termo de Adesão.

Claro, há que se ter o devido cuidado. O valor do ressarcimento de despesas deve ser proporcional a eventuais (ou mesmo frequentes, autorizadas), despesas de alimentação, transporte e outras de mesma natureza. Essa quantia NÃO PODE ultrapassar tais parâmetros, pois se limita a ressarcimento, visto que, de outra forma, será entendida como remuneração.

Roberto MachadoSecretário Executivo Regional AIM 3ª RE

AIM INFORMAPELA REGIÃO

26 26

O processo de coleta de dados para as estatísticas 2014 - teve início no dia 03 de novembro, com encerramento em 10 de dezembro.Mensagens de orientação e lembrete foram enviadas ao e-mail pastoral - institucional da Região, em 09 de outubro e retransmitido no dia 21.A mensagem com o acesso direto ao formulário foi transmitida no dia 1 de novembro liberando o acesso ao formulário impresso e o formulário web para envio.As orientações e esclarecimentos para preenchimento assim como o prazo de entrega constam nas mensagens de orientação.Pastor/a - caso não tenha acesso ao seu e-mail institucional ou possua outra dificuldade técnica, entre em contato com a Sede Regional o quanto antes através do e-mail: [email protected] ou do telefone (11) 5904-6060.Desde já agradecemos a colaboração e contribuição de todos e todas.

Atenciosamente,

Osvaldo ContieriAssessor Episcopal

3ª Região Eclesiástica

PROCESSO DEESTATÍSTICA 2014