CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA A reincarnação...

50
Delmar domingos de carvalho A reincarnação existe porque existe CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA NA SOCIEDADE PORTUGUESA DE NATURALOGIA SEDE EM LISBOA, PORTUGAL 12 DE NOVEMBRO 2011 O espírito é como a água. Circula no mundo físico, sobe aos céus, lá se movimenta, sem que a vejamos, para de novo descer à Terra e nela voltar a circular e assim sucessivamente. J.W. Goethe 2012

Transcript of CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA A reincarnação...

Delmar domingos de carvalho

A reincarnação existe porque existe

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA

NA SOCIEDADE PORTUGUESA DE NATURALOGIASEDE EM LISBOA, PORTUGAL

12 DE NOVEMBRO 2011

O espírito é como a água. Circula no mundo físico, sobe aos céus, lá se movimenta, sem que a vejamos, para de novo descer à Terra

e nela voltar a circular e assim sucessivamente.

J.W. Goethe

2012

Delmar Domingos de Carvalho

1912 - 2012

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA:

A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

NA SOCIEDADE PORTUGUESA DE NATURALOGIA

12 DE NOVEMBRO DE 2011, PELAS 18 HORAS

FICHA TÉCNICA

Título:Conferência sobre o tema:A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

Autor:Delmar Domingos de CarvalhoCpy. Delmar Domingos de Carvalho

Composição e fotografia:Delmar Domingos de Carvalho

Execução Gráfica:Grafilipe – Soc. Artes Gráficas, Lda.2550-171-Cadaval

Capa:Foto do Autor

Revisão:Maria Amélia Carvalho

Depósito Legal:338493/12

250 exemplares

Janeiro 2012

Distribuição Gratuita

BIOBIBLIOGRAFIA

DELMAR DOMINGOS DE CARVALHO

Cosmocrata, ecologista, filósofo, ensaísta, biógrafo, escritor, inves-tigador, etnógrafo, colecionador, nasceu em Lisboa, Portugal, em 19 de julho de 1939.

Tem cursado diversos domínios da formação universalista da Escola da Terra.

Casou em 27 de dezembro de 1965 com a professora Maria Amélia da Conceição Martins Medeiros de Carvalho, natural de Figueiró dos Vinhos, de cujo matrimónio nasceram três filhos, educados pelos ideais comenianos.

Está ligado a várias associações ligadas à música, à educação, ao património natural e cultural, à formação cívica, ao vegetarianismo, à Fraternidade Rosacruz de Max Heindel, à solidariedade.

Defensor da liberdade de expressão tem colaborado em algumas dezenas de jornais e revistas nacionais e de outros países, não só como convidado especial, mas como colaborador, redator e diretor-adjunto, ou em artigos de opinião, designadamente: “O CASTANHEIRENSE” de Castanheira de Pera; “O NORTE DO DISTRITO DE LEIRIA”; “A REGENERAÇÃO”; “JORNAL DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS”;

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

“A COMARCA”; “O EXPRESSO DO CENTRO”, todos de Figueiró dos Vinhos; “A VOZ DA GRAÇA”, Pedrógão Grande; “REGIÃO DE LEIRIA”; “GAZETA DO SUL”; “NOVA GAZETA”; “VIDA SOCIAL”; estes com sede em Montijo; “JORNAL DO BOMBARRAL”; “NOTÍCIAS DO BOMBARRAL”; “GLOBTUR”, sede em Lisboa; Diretor-adjunto do “NOTÍCIAS DO OESTE”, sede em Peniche; “FRENTE OESTE”, sede em Torres Vedras; artigos publicados em “DIÁRIO DE COIMBRA”; “TREVIM”, Lousã; “DIÁRIO DO ALENTEJO”; “JORNAL DO ALGARVE”; “A PROVINCIA DE TOMAR”; “REGIÃO DE RIO MAIOR”; “NOTÍCIAS DO ENTRONCAMENTO”; “MENSAGEM DO CRATO”; REVISTAS: “NATURA”; “MEDICINA NATURAL”; “VIDA SÔ, da Sociedade Portuguesa de Naturalogia; “HELIOS” da Associação Vegetariana; “VEGETARISCHE BODE”, Holanda; “JOYAS ESPIRITUALES” da Fraternidad Rosacruz de Paraguay; “ROSACRUZ da Fraternidade Rosacruz de Portugal; “SERVIÇO ROSACRUZ” e “ECOS” ambos da Fraternidade Rosacruz do Brasil, Sede Central, São Paulo; “BOLETÍN INTERNO” da Fraternidad Rosacruz de Max Heindel, Centro de Madrid; “TROIKALUSA”, sede em Lisboa, bilingue, português e russo; “MENSAGEIRO” do Porto; “BOLETIM” da Associação de Defesa do Património do Bombarral; “TEMPO LIVRE”, da Fundação INATEL, Lisboa; “CONTESTE” ligado à defesa do consumidor, antes do 25 de abril de 1974.

É Sócio de Mérito do Círculo de Cultura Musical Bombarralense. Membro The Rosicrucian Fellowship com sede em Oceanside, Califórnia, USA, sendo um dos Provacionistas mais antigo desta Escola de Pensamento.

É colaborador da Meloteca. Sítio de Músicas e Artes.

Obras principais: “Contos e Ficções em Misteriosas Evoluções” sob o pseudónimo,

Domingo de la Rosa, 1982, esgotado; “A Comunicação, Esse Desconhecido Poder Sagrado” com o mesmo pseudónimo, 1983, esgotado; “O Vinho, factor de Evolução”, pseudónimo Cruzrosa, 1985, esgotado; “Ensaio Cosmo-Histórico da Latitude de Tomar e o V Império”, sob o pseudónimo, Rosâmide, 1986, esgotado; Catálogo da Exposição de Fotografia a Cores sobre o tema “Descobrir a Beleza e a Luz na Natureza”, 1988; “A V Via

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

Rumo à Cidade da Rosa”, 2002, Edição Hugin, Lisboa; “A Flor da Esperança”, 2004, Edição Hugin, Lisboa; Catálogo da Exposição “À Descoberta de Mozart”, 1 de outubro a 1 de novembro de 2006, Edição da Câmara Municipal do Bombarral, Pelouro da Cultura e do Museu Municipal, Vasco P. Conceição / Maria Barreira; “Os Coretos do Distrito de Leiria”, 2006, Edição do INATEL, fotos e textos, colaboração de Carlos M. Baptista, com prefácio do Maestro António Vitorino d’ Almeida; “Mozart, esse Desconhecido”, 2007, Edição da Editorial Minerva, Lisboa; “A Rosacruz e Portugal”, 2007, Edição da Editorial Minerva, Lisboa; “Meditações de um Neófito”, 2008, Edição da Editorial Minerva; “Paracelso e a Cosmobiomedicina”, 2009, Edição da Editorial Minerva; “ A Rosa, Rainha das Flores, Símbolo Mítico, Místico e Esotérico e os Rosacruzes na Filatelia” Edição online, publicada na Página do Centro Rosacruz de Rio de Janeiro e na nossa página, 2009; “ O Vegetarianismo, a solução para uma Vida e um Mundo melhor” 2009, Editorial Minerva, Lisboa; Catálogo a Cores da Exposição “A Rosa, Rainha das Flores, Símbolo Mítico, Místico e esotérico, Os Rosacruzes e o Primeiro Centenário da Fraternidade Rosacruz de Max Heindel” 17 a 31 de outubro de 2009, Edição do Autor; “A Quinta Via Rumo à Cidade da Rosa”, 2ª Edição, Prefaciada, Revista, Aumentada e Comentada, Edição da Editorial Minerva, 2009; “Solidariedade? Não e Sim Fraternidade? Sim”, Edição Editorial Minerva, 2010; “Quem é o Próximo? Quem é Deus?, Edição da Editorial Minerva, 2010; “Diálogos com Johann Sebastian Bach”, Editorial Minerva, Lisboa, 2011; “A Lei do Renascimento Existe, Porque Existe”, Editorial Minerva, 2011; “A Quinta dos Quatro Elementos”, Editorial Minerva, 2011; “PINTURA COM PALAVRAS”, poesia, Editorial Minerva, 2011; “Das Uniões Separatistas à Fraternidade Universal”, Edição do Autor, 2011.

Obras Coletivas: “POIESIS”, VOLUME XVIII, Editorial Minerva, 2010; “DO

INFINITO”, Colectânea, (Conto e Poesia), Editorial Minerva, 2010.

ÍNDICE

Biobibliografia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3

NOTAS EXPLICATIVAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7

A LEI DA REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE . . . . . . . . . . . . . 11

A LEI DA REINCARNAÇÃO NAS RELIGIõES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 29

A LEI DA REINCARNAÇÃO E OS CIENTISTAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31

ALGUMAS INDIVIDUALIDADES QUE DEFENDERAM A REINCARNAÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32

UM CASO PUBLICADO NO BOLETIM NúMERO 10/79, DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE NATURALOGIA, PELO PROFESSOR HENRIQUES RODRIGUES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33

INVESTIGAÇõES REALIZADAS POR MAX HEINDEL . . . . . . . . . . . . . . 33

ADENDA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37

A LEI DA CAUSA E DO EFEITO À LUZ DA SABEDORIA POPULAR . . 39

HIPÓCRATES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 43

PARACELSO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44

MAX HEINDEL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45

JESUS-CRISTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46

ANEXO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47

Cartaz do 1ª Centenário da The Rosicrucian Fellowship, Oceanside, USA . . 48

NOTAS EXPLICATIVAS

O ser humano não é verdadeiramente livre,está sujeito à inexorável Lei da Causa e do Efeito.

Einstein

Não existe o acaso.Face ao estado em que nos encontramos, onde campeiam um feroz

egoísmo, um podre materialismo, uma mentalidade mais ou menos preconceituosa, aliada a um tenebroso orgulho intelectual, decidimos publicar esta nossa humilde conferência, juntando-lhe outros elementos que entendemos que valorizam este trabalho.

Ao longo da nossa evolução, os seres humanos têm atravessado numerosas provas mais ou menos difíceis, períodos mais ou menos obscurantistas. Contudo, como este, em que até a Flor da Esperança está sendo difícil extraí-la do fundo da Caixa da Pandora, quiçá, não terão havido alguns com tantos perigos para a evolução na Terra.

Se não fosse a atividade incomensurável, oposta, de Cristo, de Jesus-Cristo, dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz e de outros Seres que têm difundido em obras Luz e Amor, e trabalhando de modo incomensurável e omnisciente para melhorar os ambientes dos mundos mais subtis que interpenetram o mundo físico, e daí para este, o nosso planeta poderia estar já reduzido a meteoritos!

Isto não pode continuar a seguir este caminho, se prosseguirmos nesta senda, esperam-nos provas muito dolorosas.

Chegámos a um estado em que os governos de alguns países, eleitos pelos votos dos cidadãos estão sendo substituídos por governos de tecnocratas, as democracias como elas existem atualmente seguindo este rumo têm os dias contados… A plutocracia sem escrúpulos alguns, dominada pelo egoísmo desenfreado, por monstros dos números dos

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

cifrões, por vezes, por ditadores psicopatas, alguns deles deviam ter sido já julgados por crimes contra a Humanidade, espalhada pelos cinco continentes, está conduzindo esta civilização ao caos, à miséria de milhões e milhões de seres humanos, e provavelmente a guerras sociais, com mais ou menos gravidade, e assim por diante.

O sistema global não dá resposta, o uso de aspirinas não vai curar mas destruir o resto…

Paralelamente, mais ou menos por toda a parte, os cidadãos unem-se por causas humanitárias, de justiça social, de luta pelo meio ambiente, exigem novos modelos de democracia onde a participação real dos cidadãos seja uma nota constante.

Os modelos empresariais exigem cada vez mais um ambiente de sã colaboração entre todos, empregadores e empregados, em que domine o altruísmo, o que já sucede em alguns casos, onde até no final do ano os lucros são distribuídos por todos e deste modo cada qual trabalha com mais eficiência e procura no seu lugar colocar a sua capacidade epigenésica para inovar e melhorar o funcionamento da empresa, etc.

Aumenta a solidariedade, como cada vez mais se fala em amor fraternal.

Tudo isso é positivo, mas neste momento é pouco. O polvo global está ainda com tentáculos poderosos para dominar os Estados, os meios de comunicação, e a todos, mais ou menos.

As Instituições supranacionais como estão funcionando? Que meios possuem? Algumas não estão ao lado da plutocracia?

Urge divulgar, com maior intensidade, o funcionamento da Lei da Causa e do Efeito, como da Reincarnação, com clareza, de modo a que cada pessoa veja por si, caso deseje, que, afinal, ela é que é a verdadeira responsável por tudo o que lhe sucede.

Logo, se continuar perdida no egoísmo, no materialismo, no orgulho, por vezes até, usando a magia negra, acabará por, mais cedo ou mais tarde, receber os efeitos do que tem semeado, e por meio de provas muito e muito dolorosas acabará por ver os seus enormes erros, ou, se mesmo assim, continuar perdidamente, pois acabará por ficar fora deste comboio evolutivo, indo para o Caos, aguardando por outra manifestação onde vai recomeçar as lições onde tinha ficado.

Sabemos que as pessoas que neste momento têm posições sociais mais

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

elevadas jamais acreditam nestas Leis, pois isso iria conduzir a que nesta vida ou nas próximas tivessem de receber tal e qual como semearam, estando em posições sociais muito inferiores, como se em boa verdade, existissem empregos de primeira categoria e outros sem valor algum...As suas mentes orgulhosas, preconceituosas não lhes permitem ver a Luz da Verdade e até ridicularizam os seus defensores, senão mesmo os perseguem, tal como no passado isso sucedeu com Sócrates, Paracelso, Camões, Coménio, Dante, Campanella, Giordano Bruno, etc.

Mas, também sabemos que tudo tem o seu tempo e como tal, tempos virão que estes nossos irmãos e irmãs verão a tranca, após muitas provas dolorosas.

Por isso, aqui ficam, vários avisos, aqui deixamos algumas ideias e ideais para que, no mais curto espaço de tempo, saibamos transmutar os nossos pensamentos, sentimentos e atos, construindo uma nova civilização baseada no altruísmo, na cooperação fraterna, na justiça social, na humildade, pois isto de fama, fortuna e poder são enormes ilusões, perenes, acabam por serem estrelas cadentes, e ainda num são espiritualismo, livre de fanatismos, de preconceitos, de dogmas e deste modo criarmos novas e muito melhores Instituições na sua maioria supranacionais, com meios para cumprir as suas funções altruístas a nível mundial.

A droga, o comércio de órgãos para transplantes, etc, só serão resolvidos com mudanças de mentalidades, com a consciência de que recebemos o que semeamos, com Organismos Supranacionais rumo ao Governo Mundial, daqui ainda a algumas centenas de anos, pois, embora idealistas, temos de ser realistas.

Tudo tem o seu tempo.E o tempo urge que se façam grandes mutações, senão vamos ter

grandes vulcões, sismos e tempestades.Vamos assinar no momento em que entramos, realmente, num novo

ano cósmico, embora no nosso calendário, apenas seja no dia 1 de Janeiro e noutros, em dias diferentes.

Isto é, no solstício do inverno.Mas, trabalhemos para uma nova Primavera.

22 de dezembro de 2011Delmar Domingos de Carvalho

11

A LEI DA REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

No Universo não existemnem prémios, nem castigos.mas sim um perfeito funcionamentoda Lei da Causa e do Efeito.

D.D.C.

Se, com humildade e com espírito de servir, investigarmos os mistérios da Vida, chegaremos a uma conclusão, embora polémica: a Lei da Reincarnação é uma realidade desde o ser humano até aos sistemas solares!

De acordo com as últimas pesquisas da ciência materialista há muitas possibilidades de já terem existido vários Big Bang! Por outras palavras, a manifestação do Universo já terá passado por diversas reincarnações, manifestações em mundos com diferentes estádios de matéria. Mais precisamente, com a teoria do Big Bounce, ela defende que o atual Universo estará ligado a outro anterior, que se reduziu a “zero”, para uma nova expansão e assim ele é cíclico, não tem começo nem terá fim…

Neste campo, a Escola Rosacruz é clara: o Verbo que é a Palavra Criadora, o Som infinitamente cheio de sabedoria, de harmonia, de melodia, foi emanado do Ser Supremo no início de uma Manifestação. Esse Verbo como está escrito no Evangelho de João, o apóstolo amado de Cristo, “… se fez carne”. Max Heindel explica que a “carne” tem um sentido ilimitado, está ligada a tudo quanto existe em todo o Universo manifestado, finito, mas em expansão.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

12

Ele procedeu do primeiro aspecto, a que podemos chamar o Poder; destes dois aspectos iniciais do Ser Supremo que descende do Absoluto, a Sempre Essência Existência Una, é irradiado o terceiro aspecto, o Movimento, ou seja, a Trindade na Unidade, como podemos observar no Diagrama nº 6 do Conceito Rosacruz do Cosmo de Max Heindel, que juntamos, proveniente da Página na Internet, da Fraternidade Rosacruz de Max Heindel, Centro de Rio de Janeiro, Brasil, na sua versão online.

Estamos perante uma página de elevado valor cultural e espiritual que merece numerosas visitas na medida em que é uma Biblioteca-Museu virtual, cujo conteúdo englobaria numerosas salas, cheias de livros de uma importância incomensurável e de imagens que valorizam os textos sobre as mais diversas áreas da cultura, desde filosofia, religião, ciências, artes, incluindo astrosofia, vegetarianismo, etc.

São sete os planos cósmicos, um número com grande simbolismo e que surge em outras manifestações da Vida Una e única, mais ou menos ligadas aos renascimentos.

No plano mais denso, o sétimo, onde evoluem todos os sistemas solares, aproximadamente semelhantes àquele onde nos encontramos, habitados por miríades de seres em estados evolutivos muito diferentes, embora provenientes da mesma Fonte Primordial, aos quais esse grande compositor, Ludwig van Beethoven, maravilhosamente meditou e comunicou, afirmando que, quando a minha alma viaja até aos diversos sóis e terras, todos eles habitados por outros seres, voa até à Fonte Primeira.

Com efeito, este plano cósmico encerra dentro de si um número incomensurável de estrelas, maior ainda de planetas e muito mais grandioso com seres em involução e evolução.

Segundo a ciência materialista este universo terá mais ou menos 15000 milhões de anos, desde a tal explosão a que chamam de Big Bang!

Contudo, este número será uma pequena fração da realidade temporal, o que está sendo já reconhecido por alguns cientistas.

Quantos Big Bang não terão já havido, plenos de infinita harmonia, luz, amor, sabedoria?

Se, neste pequenito planeta, a Terra, qual anão em relação a Júpiter, com numerosos satélites, num deles evoluem seres humanos, com um enorme progresso evolutivo que serão os pioneiros no próximo período a que esta Escola dá o nome deste planeta, involuem e evoluem diversos

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

1�

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

1�

seres, o que sucederá nos planetas e nos restantes sóis, passando por diversas reincarnações, renascimentos, com aprendizagens apropriadas ao estado evolutivo de cada onda de vida e de cada sol ou planeta?

Subamos ao primeiro plano cósmico, onde está o Ser Supremo, na Sua triplicidade (Poder, Verbo e Movimento) do Qual emanaram os Grandes Logos, isto é, os 7 Espíritos diante do Trono, o qual encerra todos os restantes. Nesse plano estão os Deuses de cada sistema solar que se expressam noutra triplicidade: Vontade, Sabedoria, Atividade.

Nos restantes planos apenas sabemos que evoluem ativamente hostes de Seres Divinos de indescritível esplendor.

Dado que o que cada pessoa possui, na realidade, é a sua consciência, tudo o resto é matéria ilusória, a qual é produto de muitas experiências em diversas reincarnações, por quantas não terão passado estas hostes de Seres de brilhante Luz? E há quanto tempo iniciaram a Sua involução ou evolução?

No nosso estado atual evolutivo é inconcebível calcular, investigar, mas esse número será astronómico.

E quantas manifestações não terão já existido para conseguir chegar a este estado grandioso, ao qual, um Dia, chegaremos? Nessa data, que será daqui a um número de anos que não é comensurável, em que estado e grau estarão Esses Seres?

Ao meditar neste plano maravilhoso do Absoluto, sinto uma intensa gratidão, uma profunda adoração e uma íntima contemplação. Ao mesmo tempo reconheço que sou uma pequena formiga nesta areia que é a Terra do sétimo plano cósmico.

Há um elemento essencial em toda esta dinâmica macrocósmica: a vida manifesta-se de forma cíclica e espiralada. Daí que por toda a parte os renascimentos, as reincarnações sejam uma nota constante.

Tal como os sistemas solares nascem, transformam-se, vão para o Caos, novo repouso, para renascerem num estado mais elevado, também na vida humana como na do animal existem ciclos de nascimento, multiplicação, morte (descanso) e reincarnação, rumo à libertação e a voos mais elevados.

Segundo a Escola Rosacruz a evolução do nosso sistema solar abrange sete períodos. De novo o número sete. Em cada um há sete revoluções, com miríades de anos, ao fim das quais há uma noite cósmica, repouso,

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

1�

para ressurgir no período seguinte. Ao longo destes sete períodos, os espíritos virginais, chispas divinas

diferenciadas por Deus dentro de Si mesmo, que encerram latentes as Suas potencialidades de omnisciência e omniconsciência, involuem e evoluem desde o estado mineral, até alcançarem o nível de um deus criador com essas potencialidades transformadas em dinâmicas com poderes grandiosos, no final do último período.

Esta é a regra geral, a evolução em espiral. Contudo, houve Egos que logo desde o começo progrediram de modo especial, a tal ponto que, uns estão já evoluindo, no caminho iniciático, pela linha reta ascensional, assaltar os céus, vivendo já as experiências do quinto período; outros, do sexto; e, no caso, de Jesus-Cristo, o sétimo, Ele é um Iniciado de Vulcano.

Com a ajuda dos Diagramas números 8 e 15 extraídos da Página da Internet, já citada, perceberemos muito melhor este sapientíssimo esquema evolutivo como as diferenças entre os caminhos em espiral e o da linha reta.

Este é o esquema evolutivo ao longo dos sete períodos.Atualmente a Terra com as suas ondas de vida estão passando pelas

experiências do globo D da quarta revolução do quarto período, chamado, Terrestre.

Como podemos ver, atingimos o máximo de materialismo, a região química do Mundo Físico.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

16

Quando chegarmos ao final da sétima Época, terminará a revolução e após um pequeno repouso, o globo já estará em (E).

Neste momento evoluímos na quinta Época, chamada Ária.Esta, segundo a nossa opinião, terá mais ou menos um milhão de

anos.

Mais à frente, veremos, com mais atenção este esquema, no que ele está ligado à nossa atual evolução e ao que vai suceder até entrarmos na sexta época.

A seguir temos o Diagrama 15 que nos explica os dois caminhos já mencionados.

Quanto maior for o número de Egos que seguirem o caminho da linha reta, melhor será para cada um e para todos, em geral.

A Escola Rosacruz é uma das sete Escolas que ajudam o caminho do sincero aspirante a prosseguir o rumo ascensional.

A escolha é nossa, como é de cada qual a responsabilidade pelos seus atos e pelo caminho que trilha.

No final deste trabalho, juntar-se-á um artigo que já foi publicado em alguns órgãos da Comunicação Social, em Portugal e no Brasil, em que são analisados diversos adágios com a sua profunda sabedoria acerca da Lei da Causa e do Efeito que está intimamente ligada com a Lei da Reincarnação, com a Remissão dos Erros, com o Livre -arbítrio e a Epigénese.

Vejamos, atentamente, o diagrama 8.

Surge-nos como primeiro Período, o denominado Saturno. Nele aprendemos as lições por meio das sete revoluções, nele

constantes, no estado mineral, não como o atual reino, mas na nebulosa central onde tudo tinha ainda o seu campo evolutivo. De espiral em espiral chegámos ao final desse Período e tudo foi ao Caos, como já tinha sucedido no fim de cada Revolução, embora neste caso por um reduzido espaço de tempo.

Neste Dia tivemos a ajuda dos Senhores da Chama, Seres divinos, recebemos o gérmen do corpo denso e no final, o do Espírito Divino, o nosso veículo mais elevado.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

1�

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

1�

Após um novo renascimento estávamos no Período Solar, cujo globo mais denso era constituído por matéria de desejo como se vê no diagrama. Nesta fase evoluímos pelas experiências do reino vegetal; os seres que, agora, involuem no estado animal começaram a sua peregrinação pela matéria, na situação do reino mineral.

Por meio da atividade dos Senhores da Sabedoria, os Querubins, adquirimos o gérmen do corpo vital e o do Espírito de Vida.

Em seguida aos nascimentos e aos renascimentos pelas sete revoluções e depois de uma nova noite cósmica, repouso após o final de cada Dia, Período, eis que entrámos no Lunar, denominação desta Escola, onde assimilámos as lições no estado animal. Os nossos corpos tinham já na sua composição, além da matéria de desejo, também a parte etérea, da Região com esse nome.

Durante este Dia devemos aos Senhores da Individualidade, Serafins, o gérmen do corpo de desejo e a sua contraparte superior, o Espírito Humano.

Deste modo tínhamos obtido um tríplice corpo e um tríplice espírito. O número três, um dos mais valiosos na geometria cósmica, seja em que nível for.

Os Seres Divinos nomeados libertaram-se do sétimo plano cósmico, pelo que estarão aprendendo as lições no sexto nível. Ver diagrama 6.

Eis que chegámos ao Período Terrestre onde nos encontramos, após a assimilação das lições das três revoluções iniciais e algumas, já muitas, da quarta revolução onde caímos, a chamada queda, no Mundo Físico, como se verifica no diagrama.

Neste existem os quatro elementos, o fogo que só existia no primeiro Período; o ar, que foi acrescentado no segundo Dia; a água, no 3º Período e, agora, a terra.

Começa aqui o nascimento do nosso sistema solar! Até aqui chegarmos quantos renascimentos, quantas miríades de anos foram necessárias para obtermos o atual estado humano?

Por meio deste diagrama temos o esquema da ligação entre as diversas Hierarquias criadoras e as Constelações e ainda as diversas ondas de vida, incluindo a nossa, ligada a Piscis.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

1�

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

20

Note-se ainda que o mais alto Iniciado da onda de vida dos Arcanjos é Cristo; por sua vez, o mais alto Iniciado da onda de vida dos Senhores da Mente reverenciamos como o Pai; e o mais alto da onda de vida dos Anjos é Javé, Espírito Santo; de novo a trindade na unidade da Vida.

Voltemos à evolução do nosso sistema solar.No início, na nebulosa central, após algumas miríades de anos,

começaram a ser arrojados para o Espaço os planetas, corpos de Espíritos Planetários, com as ondas de vida que precisavam desses locais para involuirem.

O primeiro planeta foi úrano onde a vida involue muito lentamente. De seguida, Saturno; logo, Júpiter; em quarto lugar, Marte; a Terra com a Lua, em quinto, todos com órbitas algo diferentes das atuais; Vénus, sexto; Mercúrio, sétimo.

De novo o número sete, os Sete Espíritos diante do Trono. Os restantes planetas são mensageiros dos deuses que têm uma função extra na nossa evolução, ou sejam, Neptuno e Plutão.

A existência de satélites em redor dos planetas revela que existem ondas de vida nessas Escolas Espaciais, que foram arrojados por motivos de cristalização. No caso de recuperarem, regressam ao planeta mãe e essa Lua será desintegrada em meteoritos até que estes sejam dissolvidos no Caos. Caso não recuperem vão para Saturno e daqui para o Espaço, apenas com o Espírito, tendo que esperar por outra grande manifestação para ingressarem no estado em que estavam, o que é uma perca incomensurável.

No plano cósmico nada se perde para sempre.Estamos apresentando em breves linhas alguns dados sobre o esquema

evolutivo, que é incomensuravelmente sábio e poderoso. Por meio dele podemos meditar sobre as numerosas transformações que existem na evolução desde os átomos até às estrelas dos céus.

Após todos os planetas terem sido arremessados, o Sol surgiu, com a sua luz potente. A Terra passava pela época que a Escola Rosacruz chama: Hiperbórea, descrita em Génesis, cap.1, versículos 11 a 19, ou seja, o quarto Dia da criação. Deste modo surgiram os dois luzeiros no firmamento que terão influências nas estações do ano, nos dias e nas noites, nos anos.

Cada revolução tem sete épocas, antes já tínhamos recapitulado as lições do Período de Saturno, na chamada época Polar, ver versículo nono, a época Lemúrica é o trabalho do quinto dia.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

21

Este espaço de tempo durou miríades de anos, de tal modo que a primeira e a segunda parte equivalem à época câmbrica!

Nesses tempos distantes o corpo humano não estava ainda solidificado, como era muito diferente do atual. Por isso, não existem fósseis dessas aprendizagens.

Mesmo na última parte da época Lemúrica o esqueleto humano era ainda muito plástico,

Com a separação dos sexos, o ser humano passou a individualizar--se, antes éramos hermafroditas. Com esta grande transformação fomos criando um cérebro e a laringe, onde no homem, ficou a maçã do Adão. Nesta fase recebemos ainda o sangue vermelho, o que permitiu novo impulso evolutivo; havia nascimento e morte, como reincarnação mas não tínhamos consciência destes factos.

Na última parte o corpo humano ficou vertical, o Ego já dominava o corpo físico embora muito rudimentarmente. Estamos nos tempos do Mesozóico, da ciência materialista, em que já surgem os fósseis dos corpos humanos, desde os primitivos Purgatórios por ter sido encontrado no purgatório, uma colina nos E.U.A., há cerca de 70 milhões de anos; às do Aegyptopithecus, há 35 milhões de anos, ainda com cauda; do Procônsul há cerca de 20 milhões de anos até aos Queniopithecus, descobertos no Quénia, formas que serão mais ou menos idênticas às usadas pelos atuais gorilas e orangotangos. Estes não são os nossos antepassados, mas sim seres humanos que se atrasaram, usando estas formas degeneradas que já as utilizámos há miríades de anos.

Após numerosos cataclismos que destruíram a Terra Lemúrica eis que a Terra surge na Época Atlante, em ambiente ainda muito diferente daquele em que ainda vivemos.

Também as formas dos seres humanos eram muito diversas em relação àquelas que agora usamos. As nossas formas eram enormes, Max Heindel investigou-as na Memória da Natureza e viu que tínhamos braços e pernas muito compridos, corpos de gigantes, com testa pequena e o espírito não estava ainda totalmente interno e como tal não possuía ainda o domínio deste veículo que já tem uma evolução desde o primeiro Período já focado de Saturno.

A ciência materialista descobriu, em 1935, alguns fósseis, com datas

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

22

entre um milhão e oito milhões de anos, os quais mediam entre dois e três metros e meio, por isso receberam o nome de Gigantopithecus. Mais uma vez esta ciência veio confirmar as investigações de Max Heindel e que podem ser lidas em sua obra o Conceito Rosacruz do Cosmo, como noutras.

Esta época é descrita em Génesis, Capítulo I, versículos 24 a 30, em que surge o ser humano, note-se a versão seguida pela Igreja Católica: “Deus disse: Façamos o homem à Nossa imagem…” Para nós está claro que a palavra Elohim significará Deuses, pois Eles dizem: façamos à nossa semelhança, e mais à frente está escrito: Ele criou homem e mulher.

Com efeito, já Voltaire tinha afirmado que a palavra Elohim estava no plural, e isso é sabido por muitos teólogos, só que não conseguem conceber que a criação das diversas formas se deva a deuses, mas sim a um só Deus. Está no plural e como bem esclarece Max Heindel esta palavra tem como base Eloh, que é um nome feminino à qual foi acrescentado o sufixo im indicativo de plural masculino. Por outras palavras, Elohim são deuses com os dois pólos, masculino e feminino, têm capacidades hermafroditas. Por isso, façamos à nossa imagem, homem e mulher.

No versículo 28 as traduções das mais diversas correntes religiosas afirmam, mais ou menos, com pequenas divergências: Crescei e multiplicai--vos, enchei e dominai a terra.

A verdade, porém, é que a tradução correta e que Max Heindel encontrou em algumas versões é: RE-povoai a Terra.

Logo não só o autor sabia que a humanidade já anteriormente tinha habitado a Terra, como ela deve é repovoar e não dominar.

Ao longo dos oito milhões de anos que demorou esta época, quantas mutações nos corpos dos seres humanos, como nos dos animais, vegetais e minerais, como na própria Terra, que acabaria por ser alvo de numerosos dilúvios, de tal modo que a atmosfera deixou de ser cinzenta, cheia de humidade, de vapores, para no final estar límpida e surgir o Sol brilhando sobre este maravilhoso barco esférico.

Durante este período de tempo aprendemos a ter consciência perceptiva do Mundo Físico, como das formas, na medida em que o corpo vital passou a estar unido ao corpo físico na sua plenitude.

Por fim, recebemos a mente, o maná do texto bíblico, maná, man,

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

2�

homem pensante, a partir desse momento passamos a ser responsáveis pelos nossos atos, perante a Lei da Causa e do Efeito. Eis que a Lei da Reincarnação toma novos campos de ação.

Após esses dilúvios, surge a Época Ária, mais ou menos há um milhão de anos, como já afirmámos.

Desde então e até à atualidade quantas descobertas, quantas muta-ções?

Surgiu o arco-íris, o sinal da Nova Aliança, pois antes devido à atmosfera da Atlântida era impossível suceder este fenómeno. Continuará enquanto estivermos nesta época.

Antes de falarmos sobre as crenças acerca desta Lei, nas antigas culturas até à atualidade, como sobre as posições que os cientistas materialistas ou alguns espiritualistas têm tido sobre ela, juntamos diversos diagramas extraídos da Página da Internet que logo no início focamos.

Comparemos este esquema, muito bem elaborado sobre os sete dias da criação e sobre a involução e evolução de diversas ondas de vida, bem como a ajuda que tiveram e têm e a sua superior finalidade: partir desde uma Chispa divina até alcançar a missão de um deus criador, como o diagrama 8 já nosso conhecido acerca dos sete períodos mundiais.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

2�

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

2�

Para compreendermos este esquema sobre o grau evolutivo em que está cada reino que involui e evolui na Terra, vejamos o seguinte:

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

26

Este trabalho de comparar a evolução de cada onda de vida, e especialmente o estado em que a Humanidade se encontra neste momento, exige muita concentração, conhecimento dos veículos que temos, não somos só um corpo físico, nem mesmo um corpo físico e um espírito e uma alma ou uma alma que é muito diferente.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

2�

Mais um diagrama que nos ajuda a conceber o que somos na realidade e como devemos proceder para transmutar alquimicamente os corpos inferiores na tríplice alma que nos permitirá progredir de modo muito mais rápido e seguro, por meio do caminho ascensional da iniciação.

Outro esquema que completa os restantes, ajudando-nos a perceber o maravilhoso plano cósmico.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

2�

Finalmente, juntamos o diagrama sobre um CICLO DE VIDA HUMANA que serve para analisarmos muito melhor a realidade sobre a Lei da Reincarnação.

Esta representação gráfica de um ciclo da nossa vida foi elaborada com muita sabedoria por Max Heindel, por um Mestre, alto Iniciado, que sabia o que transmitia como São Tomé, graças ao seu grau elevado de clarividência voluntária.

O seu estudo, a sua investigação, ajuda-nos a compreender o que sucede em nossa vida, ilumina com profundidade sobre os mistérios da vida e da morte, levando-nos à conclusão que além de que nada acaba, tudo se transforma, a morte e o nascimento são tão só momentos da evolução do espírito imortal, o Ego.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

2�

Ele vai servir de ponto de orientação para a análise das diversas faces da verdade que existem sobre esta área.

A LEI DA REINCARNAÇÃO NAS RELIGIÕES

Analisando os diversos elementos anteriormente focados, facilmente se pode concluir que a crença nesta Lei perder-se-á na noite dos tempos, estando registada na Memória da Natureza, qual Arquivo Universal.

Por isso, na antiga civilização egípcia, era ensinada, incluindo nos templos antigos iniciáticos das pirâmides, especialmente, na grande pirâmide de Gizé, cuja data continua alvo de polémica, um escritor árabe, Abu Zeid, nas suas investigações aponta para 73 000 anos; a análise de carbono defende que terá 71 000 anos; Max Heindel, nas suas investigações, afirma que terá uma idade ainda mais antiga.

Seja como for, nesta civilização, embora existam textos com diversas informações, esta doutrina era ensinada de modo analógico com a sucessão do dia e da noite, ou seja enquadrada na vida cíclica e espiralada.

Na civilização caldaico-assíria, também eram ministrados ensinamentos sobre o funcionamento desta Lei.

Também o texto bíblico tem numerosas alusões a esta realidade, por vezes, de modo subtil.

Ela era ensinada entre os cabalistas judeus, como entre os essénios, aos quais pertenceram Maria, José, pais de Jesus, entre outros. Jesus, o mais alto Iniciado da nossa onda de vida, viveu, entre eles, até aos 30 anos.

No Antigo Testamento as palavras hebraicas, ‘adh como ‘ôlam indicam um tempo indefinido e não eterno. Também, no Novo Testamento, a palavra grega aiôn, indica um período de tempo que não está fixado, que não está definido, variável. Esta é a tradução correta que consta no Dicionário Grego-Inglês, ou melhor, no Greek-English Lexicon, Edição de Liddell and Scott, 1996, Oxford, Inglaterra, e não a que existe no dicionário grego -português e português – grego, do padre Isidoro Pereira, onde estudámos, em 1955, e que ainda é usado!

Nas profecias de Job lemos que: nós somos de ontem e não o sabemos.

Lembremos o que já afirmámos sobre o texto bíblico relacionado

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

�0

com a época atlante em que a tradução correta é: RE- povoai a Terra.No Novo Testamento existem numerosas citações acerca desta Lei, em

boa parte foram sabiamente focadas pelo nosso querido amigo e mestre Francisco Marques Rodrigues na revista Rosacruz, de Janeiro e Fevereiro de 1959, da Fraternidade Rosacruz de Portugal.

Há passagens como a narrada por S. João, no seu evangelho, o apóstolo amado de Cristo, mais tarde Christian Rosenkreuz, em que os escribas perguntavam a João Batista se ele era Elias! Isto indica que a doutrina era corrente nesta cultura.

Muitas outras passagens se podem narrar, estão em nosso trabalho, A LEI DO RENASCIMENTO EXISTE PORQUE EXISTE, edição da Editorial Minerva, fevereiro de 2011.

Na antiga civilização hinduísta, a crença nesta Lei vem de tempos imemoriais até aos nossos dias.

Gandhi, embora tivesse Cristo como ideal, só não queria nada com o nosso cristianismo, defendia a Lei da Reincarnação.

Max Heindel esclarece sobre algumas imperfeitas interpretações sobre o valioso livro da cultura indiana, o Kathopanishad, capítulo V, versículo 9, em que consta: Alguns seres humanos, de acordo com as suas dívidas (ações) vão à matriz, isto é, renascem, e outros ao Sthanu, vocábulo sânscrito que quer dizer “imóvel”, mas também “pilar”.

Isso levou a que alguns interpretassem que os seres humanos poderiam retrogradar até ao reino vegetal ou mineral.

Jamais, a evolução é em cada onda de vida.Esta informação esclarece que o ser humano, em vez de continuar

pelo ciclo dos renascimentos, chegará ao estado de Nirvana, libertando-se da roda da reincarnação.

Também no texto bíblico está escrito que o que vencer será colocado como um “pilar” do templo de Deus e nele ficará, o que indica que, nesse caso, o vitorioso se libertou.

Na filosofia, teologia de Buda, é ensinado que o ser humano está sujeito a esta Lei. Segundo Max Heindel este “morreu e renasceu como Shankarachaya”. Como se sabe, ele tornou a nascer em 788 d.C. sendo um dos maiores filósofos da Índia e da cultura universal. Foi um dos grandes iluminados, reformou os ensinamentos religiosos na Índia, místico de

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

�1

elevado nível, poeta, mensageiro de Deus, um alto iniciado.Também, segundo algumas interpretações do Corão, a Lei da

Reincarnação é uma realidade. Alá envia-nos ao Mundo Físico, diversas vezes, até que regressaremos a Ele.

A cultura grega, à qual muito devemos, é uma das grandes fontes da civilização ocidental. Os platónicos, como os pitagóricos, ensinavam-na de modo muito claro e profundo.

A LEI DA REINCARNAÇÃO E OS CIENTISTAS

Nos últimos séculos, a ciência materialista tem menosprezado esta Lei, alguns até de modo muito inferior, o que revela o seu nível ético e cultural.

Contudo, na medida em que nos aproximamos da Idade do Aquário, muitos cientistas, designadamente médicos, têm reconhecido a existência deste facto, desta realidade.

As suas investigações sobre esta área são denominadas Memória Extracerebral, MEC, ou Percepção Extrassensorial, ESP.

Entre esses investigadores surge a equipa do médico inglês da corte inglesa, Dr. Alexander Canon, com numerosos casos reconhecidos; os do Dr. Raikov na Rússia, entre outros.

Vários Institutos têm realizado numerosas investigações sobre esta realidade. Desde o Instituto Metapsíquico Internacional de Paris; a Sociedade para Investigações Psíquicas, Londres; a Fundação para a Investigação Psíquica, em Virgínia, USA; O Instituto de Parapsicologia, S. Paulo, Brasil; o Instituto de Parapsicologia da Índia, do Dr. Banerjee, com numerosos casos comprovados, mas, como nesse país, é crença generalizada, as suas investigações foram menosprezadas por alguns colegas!

Sem comentários.Neste campo, um dos grandes investigadores, recentemente falecido,

foi o professor doutor, Ian Stevenson, da Universidade de Virgínia, USA, médico psiquiatra, tendo como continuador o Dr. Jim Tucker.

Este investigador publicou várias obras onde constam as suas investigações sobre a reincarnação desde casos na Índia; no Sri Lanka; na Turquia, na Europa, etc.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

�2

Vamos realçar a sua obra European Cases of the Reincarnation Type, edição de 2003.

Nela constam investigações em que este médico seguiu as realizadas por Francisco Marques Rodrigues, um alto Iniciado da Escola Rosacruz, clarividente voluntário, nosso amigo e mestre, o qual focou na revista Rosacruz, que tinha verificado por si mesmo que as crianças que morrem em tenra idade, rapidamente reincarnam, e sempre no mesmo sexo!

Ficou admirado com a capacidade de FMR, pois Ian Stevenson reconheceu a sua veracidade!

Na medida em que as pessoas vencerem os seus preconceitos e os seus orgulhos, cada vez mais esta Lei será crença mais ou menos generalizada. Ela encerra o fim da superioridade das classes sociais, pois, ao longo da evolução, várias foram as profissões exercidas, como diferentes foram as nossas posições sociais. Daí que muitas pessoas, que, agora, estão em posições ditas elevadas, não têm mente aberta e livre da vaidade, a glória das almas pequenas, custa-lhes crer nesta Lei e tudo fazem para a ridicularizarem, não são capazes de ver a sua tranca, porque, nesse caso, veriam como estavam tão cristalizados.

ALGUMAS INDIVIDUALIDADES QUE DEFENDERAM A REINCARNAÇÃO

São numerosas as pessoas com elevado nível cultural e espiritual, seres que se libertaram da Lei da Morte, que têm defendido esta Lei.

Entre eles, lembramos: Hipócrates, cujo juramento ainda é seguido pelos médicos na atualidade; Ovídio, Virgílio, Cícero, Orígenes, Filon, Sócrates, Platão, São Clemente de Alexandria, Jâmblico, Porfírio, Plotino, Dante, Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo; Rafael Sanzio; nos neo-platónicos, e entre eles, Luís de Camões, Botticelli; São Gregório de Nazianzo; São Basílio de Cesarea; Santo Agostinho; Paracelso; Coménio; Francisco Bacon; Jacob Boehme, Andrea, Shakespeare; Giordano Bruno; Campanella; Leibniz; Goethe; Walter Scott; Vítor Hugo; Allan Kardec, Gandhi; Helena Blavatsky; Yeats; Carl Yung; Fernando Pessoa, Max Heindel.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

��

UM CASO PUBLICADO NO BOLETIM NÚMERO 10/79, DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE NATURALOGIA,

PELO PROFESSOR HENRIQUES RODRIGUES

“Na Itália, existe um professor que, além de médico, é advogado, e que descobriu o seguinte caso de um jovem italiano que se dizia norte-americano. Incitado a aprender o inglês, o italiano de 21 anos, assimilou com extraordinária facilidade, comentando que não estava aprendendo, mas sim recordando o que já sabia. Bem, este jovem afirmava que havia nascido em Iowa e que tinha morrido na Itália.

O professor italiano, Rancanelli, impressionado com as declarações do jovem patrício, resolveu fazer uma consulta ao Departamento de Estado Norte-Americano sobre o soldado X que teria morrido na II Grande Guerra Mundial. Veio a resposta e os americanos com a sua habitual eficiência e meticulosidade, acabaram por provocar um abalo indiscutível no professor italiano.

A ficha que acompanhou a informação trazia uma foto do italiano.As duas pessoas eram absolutamente iguais, tanto na estatura como

na cor dos cabelos, nos traços do rosto e até na expressão facial e, para deixar o leitor com algo que pensar, as impressões digitais eram exatamente iguais!

E neste caso as pessoas ainda estão vivas para comprovar”.

Isto sucedeu em 1979.

INVESTIGAÇÕES REALIZADAS POR MAX HEINDEL

Em suas numerosas obras encontramos elementos sobre esta Lei.Escolhemos, apenas, dois livros: A Mensagem das Estrelas e Princípios

Ocultos de Saúde e Cura.Na primeira podemos ler vários casos.Realçamos um.Caso de um jovem estar possesso pelo seu Guardião de Umbral.No Outono de 1910, um amigo de Max Heindel falou-lhe de um caso

de um rapaz que estava confinado no seu leito, olhando para um ponto

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

��

do seu quarto, fascinado, profundamente tenso.Com o seu grande amor ao próximo e seguindo o mandamento de

Cristo, curar os enfermos, Max Heindel foi visitar o jovem.Ao investigar com a sua capacidade de clarividente voluntário, viu

uma figura horrorosa, como jamais tinha observado, de um guardião de umbral, que é criado pelos nossos maus pensamentos, pelas nossas inferiores emoções, pelos nossos atos abomináveis ao longo da evolução.

Analisou com cuidado pois muito embora tivesse poder para dominar tal monstro, contudo ele estava de tal modo ligado aos corpos do jovem que se fosse atuar para o libertar, poderia ocasionar a sua morte, a ruptura do cordão prateado que tem um extremo ligado ao átomo - semente do corpo físico, que se mantém ao longo da evolução, e que fica situado no ventrículo esquerdo do coração, e o outro extremo está no fígado, ligados ao átomo – semente do corpo vital, sito no plexo solar.

Resolve investigar o passado deste rapaz e vê que ele, na vida anterior, tinha sido membro da Ordem dos Jesuítas, sendo um jesuíta fanático, cruel e insensível, em grau elevado.

Por fim, arrependeu-se e começou a defender os que eram perseguidos por esta organização que nada tinha de cristã.

Resultado foi preso, julgado e torturado.Face a este grave caso, Max Heindel decidiu que o melhor era aguardar

por um momento cósmico mais favorável ao enfermo.Nas suas numerosas investigações sobre as causas de diversas doenças

como histeria, epilepsia, tuberculose, cancro, estavam nos erros cometidos em vidas anteriores. Quando as pessoas foram luxuriosas, embora algo devotas, surgiam, agora, problemas mentais; enquanto nos casos em que além de vidas lascívias foram cruéis, surgiam, nesta vida, doenças diversas, desde corpos deformados até ao cancro.

Se analisarmos que o Signo Câncer é regido pela Lua e que esta tem influência no sexo, na geração, tudo indica que há uma íntima ligação.

Todavia, nunca devemos generalizar, pois cada caso é um caso singular.

Existem várias causas.

Face ao exposto, urge que, de novo, esta Lei seja ensinada nas Escolas do ensino escolástico, nos cursos de medicina, psicologia, pedagogia,

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

��

ciências políticas, financeiras, etc, de modo a que as pessoas sejam mais conscientes dos seus atos e procurem renovar os seus pensamentos, sentimentos, atuando em sintonia com as leis da Natureza, ou Divinas.

Assim, muitas instituições serão substituídas, ou profundamente renovadas, novos sistemas serão criados, grandes mutações serão concretizadas para bem de todos, criando-se uma nova civilização, mais justa, mais humanista, mais altruísta, mais segura, etc.

Assim, evitaremos muitos problemas, alguns graves, pois se semeamos ventos, vamos colher tempestades.

Por último, lembramos que o ideal para a libertação da roda dos renascimentos é seguir o caminho ascensional, como indicámos, anteriormente.

O serviço amoroso e humilde é o caminho mais curto, em que ajudar os enfermos é uma das atividades mais valiosas, cumprindo, assim, um dos mandamentos de Cristo, acompanhado pelo respeito pelas Leis da Natureza, defendendo o meio ambiente, e nesse caso, como nos restantes seguir o regímen vegetariano, amando os animais, nossos irmãos mais novos, é de vital importância, na medida em que a base da sua filosofia assenta no amor, nos valores éticos, na fraternidade.

Delmar Domingos de Carvalho

��

ADENDA

NOTAS COMPLEMENTARES

Quanto maior for o número de pessoas que consigam seguir o caminho estreito, reto, ascensional, rumo à libertação dos ciclos dos renascimentos, melhor será não só para esses seres humanos como para toda a Humanidade.

Esta realidade reflete-se, positivamente, em todas as restantes ondas de vida que evoluem na Terra, como em todo o sistema solar, no Universo manifestado e até, quiçá, nos restantes seis planos cósmicos que, anteriormente, foram narrados.

Como centelha divina fazemos parte da Vida única e Una, de Deus. Por isso, a nossa conduta irradia energias cósmicas, envoltas em diversos estados de matéria, as quais vão até aos diversos mundos em que vivemos, sendo, é certo, que, em nosso estado atual, o nosso ciclo de vida vai apenas até à Região do Pensamento Abstrato. Contudo, possuímos o Espírito de Vida e o Divino que nos elevam, a seu tempo, de modo consciente, até todo o Universo.

O cultivo de uma “mente pura” por meio de pensamentos positivos, através de uma elevada imaginação criadora, por intermédio de uma correta observação, de uma profunda concentração, de um sábio discernimento, de uma rica meditação, de uma pura adoração, elevando os níveis da contemplação, produzem efeitos altamente benéficos no nosso rumo para a libertação.

Ao mesmo tempo, praticando o pensamento abstrato, por meio da matemática, da geometria, da música, no fundo de todas as artes, meios poderosos para um verdadeiro enriquecimento interior, em que o “saber experimentado” produz benéficos efeitos na alquimia dos nossos corpos inferiores, por intermédio da numerologia, da astrosofia, o sexto sentido, intuição, nascerá e progredirá de modo incalculável.

Por meio de um “coração nobre”, através do serviço altruísta e humilde, de elevados sentimentos e desejos, seremos um canal da Luz,

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

��

da Paz, da Energia Pura, do Amor. Como disse Jesus-Cristo, o Mestre de todos os mestres, “o ser humano é, consoante pensa o seu coração.”

Finalmente, um “corpo são”, que será fruto de uma “mente pura” e de um “coração nobre”, purificado por meio de um regímen vegetariano, ou melhor vegano, em que o amor aos animais é uma nota em plena sintonia com a Harpa Cósmica, seguiremos o caminho mais curto para a Unidade da Vida.

Com este regímen haverá uma real ecologia, viveremos e deixamos viver, em sintonia com as sábias Leis da Natureza.

Por isso, no caminho iniciático Rosacruz, desde o compromisso do provacionista, para com ele próprio, há uma prática voluntária e amorosa, ligada à filosofia vegetariana, a qual foi seguida, ao longo de miríades de anos, por grandes figuras da História Universal, desde Buda a Hipócrates, dos profetas aos essénios e nazarenos, terapeutas, de Pitágoras a Platão, por Jesus-Cristo e pelos Seus Discípulos, por Paracelso a Dante; por Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Goethe, Vítor Hugo, Lincoln, Max Heindel, etc, etc, etc.

Como, anteriormente, tínhamos focado, vamos juntar um artigo relacionado com a sabedoria milenária, contida em diversos provérbios, já publicado em jornais de Portugal e numa revista do Brasil.

A seguir, apenas, escolhemos algumas ideias e alguns ideais de três grandes pensadores, a que juntamos Jesus, o mais alto Iniciado da onda de vida humana e Cristo, o mais alto Iniciado da onda de vida dos Arcanjos.

Salientamos em todos o valor que deram e dão ao mandamento: CURAR OS ENFERMOS.

Por fim, juntamos um cartaz, editado pela Sede Mundial da The Rosicrucian Fellowship, em Oceanside, USA, ligado ao centenário do Mount Ecclesia, em que esse mandamento é superiormente seguido por meio dos Irmãos Maiores.

Este local está situado na latitude de 33O, o número de anos de Jesus--Cristo, como é a mesma latitude onde ensinou, a Norte de Jerusalém, esta sita a 32O=5, o da Harmonia Perfeita, da libertação do Espírito, Um, Unidade, da cruz dos quatro elementos INRI.

Mozelos, Santa Maria da Feira, 14 de outubro de 2011

Delmar Domingos de Carvalho

��

A LEI DA CAUSA E DO EFEITO, À LUZ DA SABEDORIA POPULAR

“A essência da trova popular, como do rifão ou do provérbio, é ser, pela sua simplicidade, universal e eterna”.

Afrânio Peixoto

Perde-se na noite dos tempos, ou melhor ainda, está registado no incomensurável Arquivo da Memória da Natureza, o uso dos provérbios, dessas maravilhosas sentenças, que, em poucas palavras, comunicam profundas verdades, algumas com sentido esotérico.

Embora fazendo parte das diversas culturas, e sem sentido algum de superioridade da ocidental em relação a outras, façamos, todavia, uma viagem sobre esta área pelas culturas judaica e cristã.

Quando lemos o Antigo Testamento, eis o Livro dos Provérbios. Trata--se de uma coleção de máximas, plenas de sabedoria, oriundas de sábios, entre eles, do célebre Salomão.

A palavra hebraica que foi traduzida por provérbio é “mashãl”. Se analisarmos a sua relação com o outro termo deste idioma, “mshl”, que quer dizer governar, eis que podemos concluir que para governar é necessário ser-se sábio, o que exige experiência rica ao longo da evolução.

Se analisarmos outros livros, tanto do Antigo Testamento como do Novo, lá encontraremos numerosas máximas, algumas usadas, magistralmente, por Cristo.

Na Profecia de Habacuc, em 2-6, a palavra hebraica, “hidhâ”, traduzida por provérbio, significa, enigma.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

�0

No Novo Testamento surgem-nos as palavras “parabole” e “paroimia”, traduzidas por provérbio, palavras que expressam a existência de algo esotérico aí encerrado, com ideais elevados, que estão ocultos.

No caso presente do nosso tema, procuremos algumas dessas máximas. No Livro dos Provérbios, 22-8, eis: “Aquele que semeia o mal, recolhe a desgraça”. Todavia, em 22-9, lemos: “O homem misericordioso será abençoado”, e, anteriormente, no capítulo l5 – l: “A resposta branda aplaca o furor, enquanto a palavra dura aumenta a ira”. Antes ainda em 11-27: “ O que procura o bem, atrai o favor, o que busca o mal, será por ele oprimido”.

Contudo, logo em l chama à atenção que o vício acaba por matar o que o tem, lembrando mais à frente que comeremos os frutos das nossas obras.

Daí Cristo ter dito: “ O que semearmos, colheremos”.E o que diz a sabedoria popular em muitos adágios sobre esta Lei que

está unida à dos Renascimentos?E qual terá sido a sua origem ou quais serão as suas fontes? Não

terão bebido em várias, ao longo da evolução? Uma delas terá origem na comunicação oral pelos poetas trovadores, muitos deles fugidos às perseguições dos inquisidores, estes sempre contrários à Luz da Verdade.

Sim, nesta Escola de Iniciados, à qual muito se deve, quanto nos legaram em suas doutas mensagens nas suas trovas, desde Dante até Camões, ao sábio rei D. Dinis, a tantos e tantos cujos nomes desconhecemos, que viveram na corte do sábio rei Afonso X, como nas Casas de Sabóia, Bolonha como nas cortes feudais da Ocitânia até à corte do imperador alemão Francisco II?!

E assim nós encontramos nos provérbios, ora belas quadras populares, à moda trovadoresca; ora máximas com profundo significado ao qual, na maior parte das vezes, nem damos o devido valor ou interpretamos de acordo com a nossa face da verdade; ou até achamos que não têm importância alguma…

Quando o ditado afirma que “cá se fazem, cá se pagam”, quantos não defendem que isso está errado, pois veem os bons sofrerem e os maus gozarem?! Esquecem-se de um outro que nos lembra que “os moinhos de Deus moem devagar, mas seguros”....

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

�1

Tudo tem o seu tempo, a sua hora, não por vingança que essa não existe nem no plano cósmico, muito menos em Deus ou em Cristo, mas unicamente que estamos sujeitos à Lei da Causa e do Efeito, pois “se semearmos ventos, colheremos tempestades”.

Numa era em que campeia a intriga e a irresponsabilidade, a culpa é sempre dos outros, nunca é nossa, este e outros provérbios pouco dizem a muitas pessoas. Para elas o que importa é uma boa conta, bens terrenos, comer e beber à vontade, gozar a vida, e se estiver doente, a genética e não só até será capaz de resolver milagrosamente os seus problemas.

Na realidade, estamos enganando-nos a nós mesmos e a enganarmos os outros.

Neste campo Cristo foi bem claro, quando curou o paralítico de Betesda: “Não tornes a errar para que não te aconteça algo pior”. Isto é, ou aprendemos a viver de acordo com as sábias Leis da Natureza ou Divinas, ou os picos das roseiras nos farão sangrar até que aprendamos a florir as rosas no nosso interior.

E como muitas das sementes que vamos irradiando desde pensamentos a sentimentos e atos somente daqui a muitos anos é que surgirão, florindo, se foram belas; ou daninhas e de joio, se foram de má qualidade. Muitas delas exigem vidas e mais vidas, consoante a nossa conduta no presente, graças ao nosso livre arbítrio, embora limitados ao passado evolutivo individual e coletivo.

Lembremos alguns desses provérbios: “O que abusa do poder, tarde ou cedo o perde”. Daí cuidado com o uso desta prerrogativa: o poder deve servir para melhor servir os outros e jamais para nós ou para os nossos, mas para todas as pessoas, todas as ondas de vida.

Outro lembra-nos que “quem mal faz, nele jaz”. Por isso, façamos o bem, senão...receberemos a seu tempo, os tais picos das roseiras, pois “onde as fizeres, aí as pagarás”.

Vamos, então, “semear virtudes, e colheremos glórias”, isto, em vez de semearmos ventos, senão aí estão as tempestades por toda a parte, porque não esqueçamos que “ninguém deve fazer o mal, à espera que lhe suceda o bem”.

Nesta hora, vamos é dizer bem dos outros e procurar o bem em tudo e em todos, porque “boa fama granjeias, dado que já não dizes mal das vidas alheias”.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

�2

E porque a “quem Deus não açoita é sinal que não perfilha” cuidado e muito cuidado com fazer somente o que lhe apetece e não o que deve, pois neste caso o débito no plano cósmico aumentará e não há hipótese de pedir empréstimos para o saldar...

Em suma, cada qual com o seu carácter gera o seu destino individual e porque estamos ligados por laços diversos ao longo de miríades de anos em que já temos a mente e como tal somos responsáveis pelo que nos sucede, a muitos milhares de outros seres humanos, no fundo a todos eles, eis que surge ainda o destino coletivo.

Só que na Natureza impera o Amor, há sempre um influxo de novas e originais causas, podemos e devemos usar o livre arbítrio para melhorar-nos a nós mesmos e o meio ambiente geral, podemos e devemos usar o poder epigenésico para criarmos algo melhor para todos, podemos e devemos aprender a fazer o exame de consciência, à noite, antes de dormirmos e sentirmos o mal que fizemos, como o bem, e no caso de termos ferido alguém temos que pedir desculpa diretamente a quem ofendemos e se tal atitude fez com que o seu bom nome ficasse publicamente maltratado, devemos assumir os nossos erros publicamente até saldar, senão...; no caso, de, por exemplo, termos roubado, podemos arrepender-nos sinceramente, todavia, se não entregarmos o que roubámos à pessoa ou às pessoas que maltratámos, pois continuaremos a estar sujeitos a sermos roubados na mesma proporção.

Não esqueçamos que, no plano divino nada escapa....nada mesmo, os moinhos moem muito seguros.

É HORA DE LHE DARMOS BOA FARINHA E BONS FERMENTOS.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

��

HIPÓCRATES

Que o teu alimento seja o teu medicamento.

Considerado como o “Pai” da Medicina, apenas vamos transcrever parte do seu juramento que ainda hoje é seguido nas Faculdades de Medicina.

“…nunca, nos tratamentos dos doentes, procederá mal, nem com injustiça; nunca usará nas suas clientes qualquer meio para obstar à concepção ou à gestação; considerará a sua vida e a sua profissão como sagradas, guardará religiosamente segredo de tudo o que vir e ouvir no exercício da sua arte; jura solenemente proceder consoante as regras mencionadas…”

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

��

PARACELSO(1493-1541)

O ser humano é aquilo que come.

Teoria e prática devem fazer um todo indivisível…aquela está obrigada a derivar desta…

A boa Natureza está nas obras e não nas palavras.

O que Deus fez igual, as ações dos homens os fazem desiguais.

Não existe nenhuma enfermidade, por terrível que seja, para a qual Deus não haja previsto a sua cura.

O ser humano é o que pensa; se pensa fogo, está ardendo; se pensa guerra, está guerreando…

Não há boa nem má sorte, mas todo o efeito é devido a uma causa.

O médico deve ser leal e altruísta. O egoísta muito pouco fará a favor dos seus doentes.

Versão livre de D.D.C.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

��

MAX HEINDEL(1865-1919)

Defensor e seguidor da dieta vegetariana, afirmou:Um alimento adequado, ingerido a tempo e nas circunstâncias apropriadas, tem poderes curativos, como preventivos.

A música plena de harmonia, com ritmo ordenado e melodia restaura e tonifica os nervos e restabelecerá a saúde.

Nenhuma pessoa inteligente deve limitar o trabalho de outra.

Nunca se comunique ao doente algum facto desalentador.

Nunca se prognostique uma enfermidade para determinado tempo.

Nunca, jamais, se faça prognóstico da morte.

Toda a Humanidade receberá um prodigioso efeito, no dia em que houver direitos iguais para ambos os sexos, pois até esse estado não podemos esperar reformas que unam realmente todos os seres humanos.

Versão livre de D.D.C.

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

�6

JESUS-CRISTO

…comei do que vos oferecerem…Lucas, 10-8

A afirmação citada, unindo-a ao facto de Jesus ter vivido entre os essénios e ao que Paulo aconselha: O que é bom é não comer carne, nem ingerir bebidas alcoólicas, mas o pior é o que sai da boca, esclarece que Jesus-Cristo, como os Seus Discípulos eram vegetarianos.

Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois esse já terá os seus problemas. Bem, basta a cada dia o seu trabalho.

Ama o teu próximo como a ti mesmo e não faças aos outros o que não desejas que façam contigo.

Assim como o ser humano pensa em seu coração, assim é.

Tua fé te salvou, tua fé te curou. Se tens fé cumpre-te saber que tudo é possível àquele que a tem.

Procura primeiro o reino de Deus (que é o reino do Amor, da Luz, da Paz, da Vida) e tudo o resto vos será dado por acréscimo.

Bem-aventurados os puros de coração que verão a Deus.

��

ANEXO

Ainda que Cristo nasça mil vezes em Belém,se não nascer dentro de ti, a tua alma segue extraviada.Olharás em vão a cruz no Gólgota,enquanto ela não se erguer dentro de ti mesmo.

Angelus Silesius

Como afirmamos, juntamos um cartaz publicado pela Sede mundial da The Rosicrucian Fellowship, em Oceanside, Mount Ecclesia, USA., respeitante ao 1º Centenário desta Instituição de cristãos místicos.

Foi no ano de 1911 que Max Heindel, com a sua amada esposa Augusta Foss Heindel e alguns amigos, fizeram a escritura da aquisição do terreno baldio e ali se fixaram, começando a Grande Obra.

Lentamente, nesse terreno foram construídos diversos edifícios, até àquele que serve para o Serviço de Cura, no cimo, o Templo Ecclesia, com 12 faces numa alusão cósmica às 12 Hierarquias Divinas das 12 Constelações do Zodíaco.

No primeiro discurso inaugural, Max Heindel disse que: O objetivo da Fraternidade Rosacruz é unir a Ciência, a Arte e a Religião, ensinando uma religião que é tanto científica como artística, e reunir todas as igrejas numa só grande Irmandade Cristã.

A finalidade da Fraternidade Rosacruz de Max Heindel é promulgar os ensinamentos do cristianismo esotérico, que será a religião da Idade

CONFERÊNCIA SOBRE O TEMA: A REINCARNAÇÃO EXISTE PORQUE EXISTE

��

do Aquário, que começará no século XXVII, o qual será a Religião Universal.

Como ideal, Cristo, cumprindo os seus mandamentos: Promulgar o Evangelho e curar os enfermos.