Configuração de IDEs para utilizar um driver JDBC

5
Configuração de IDEs para utilizar um driver JDBC José Cassiano Grassi Gunji Para se programar em Java usando a API JDBC para acesso a banco de dados, é necessário, além do banco de dados, um driver de acesso para o banco de dados. Este driver é uma implementação da API JDBC e costuma estar disponível no site do fabricante do banco de dados. Neste tutorial vamos utilizar o banco de dados MySQL e seu respectivo driver, o Connector /J. Vale lembrar que os passos mostrados aqui são válidos para qualquer banco de dados e seu respectivo driver. Baixe o driver Connector /J de http://www.mysql.com (ou diretamente de http://www.mysql.com/downloads/connector/j/ ). Descompacte o arquivo em um diretório de sua preferência. Para que um programa em Java consiga encontrar o driver, é necessário que o caminho para este esteja definido na variável de ambiente CLASSPATH. As IDEs oferecem recursos para definir o CLASSPATH de bibliotecas utilizadas por projetos. Assim, não é necessário atribuir um valor ao CLASSPATH do sistema operacional como um todo. Vejamos o caso das duas IDEs mais populares: Eclipse

Transcript of Configuração de IDEs para utilizar um driver JDBC

Page 1: Configuração de IDEs para utilizar um driver JDBC

Configuração de IDEs para utilizar um driver JDBC José Cassiano Grassi Gunji

Para se programar em Java usando a API JDBC para acesso a banco de dados, é necessário, além do banco de dados, um driver de acesso para o banco de dados. Este driver é uma implementação da API JDBC e costuma estar disponível no site do fabricante do banco de dados.

Neste tutorial vamos utilizar o banco de dados MySQL e seu respectivo driver, o Connector /J. Vale lembrar que os passos mostrados aqui são válidos para qualquer banco de dados e seu respectivo driver.

Baixe o driver Connector /J de http://www.mysql.com (ou diretamente de http://www.mysql.com/downloads/connector/j/). Descompacte o arquivo em um diretório de sua preferência.

Para que um programa em Java consiga encontrar o driver, é necessário que o caminho para este esteja definido na variável de ambiente CLASSPATH. As IDEs oferecem recursos para definir o CLASSPATH de bibliotecas utilizadas por projetos. Assim, não é necessário atribuir um valor ao CLASSPATH do sistema operacional como um todo. Vejamos o caso das duas IDEs mais populares:

Eclipse

Page 2: Configuração de IDEs para utilizar um driver JDBC

No Eclipse, crie um projeto caso ainda não haja nenhum. Implemente seu programa como de costume. Para que o programa consiga encontrar a biblioteca do driver, selecione o menu “Project” e o item de menu “Properties”. A janela das propriedades do projeto é aberta.

A seguir, selecione “Java Build Path” na lista à esquerda e a aba “Libraries”, como indicado na figura acima. Note que o Eclipse oferece diversas maneiras para se chegar à esta janela. Sinta-se à vontade para explorar a interface e descobrir suas facilidades.

Para adicionar a biblioteca do driver ao conjunto de bibliotecas do projeto, clique no botão “Add External JARs...”. Navegue até o diretório onde você descompactou o driver e selecione-o.

Agora a biblioteca do driver Connector /J aparece disponível para o projeto.

NetBeans O NetBeans já possui o driver para conexão com MySQL (entre diversos outros) pré

instalado. Para utilizá-lo, crie um projeto. No navegador de projetos, clique com o botão direito em seu projeto e selecione a opção “Propriedades” como mostrado na figura abaixo:

Page 3: Configuração de IDEs para utilizar um driver JDBC

Na janela de propriedades do projeto, selecione a categoria “Bibliotecas”.

Page 4: Configuração de IDEs para utilizar um driver JDBC

Para utilizar o driver incluído no NetBeans, clique no botão “Adicionar biblioteca...” e selecione “MySQL JDBC Driver” da lista.

Se preferir o driver baixado da Internet, clique no botão “Adicionar JAR/pasta” e selecione o arquivo .jar do driver mais atualizado baixado do site do MySQL.

Page 5: Configuração de IDEs para utilizar um driver JDBC

Assim como no Eclipse, existem diversas maneiras de se executar estas tarefas no NetBeans. Explore a interface para descobrir suas funcionalidades.

Agora o driver escolhido está disponível como uma das bibliotecas do seu projeto.