Configurando a DD-WRT Modos de operação

59
Configurando a DD-WRT: Modos de operação Segurança em redes sem fio Antes de você configurar a sua rede sem fio, é muito importante você aprender a proteger a sua rede wireless contra os amigos do alheio. Para isso dê uma lida no Guia de segurança para redes wireless que vc acha também nos tópicos úteis aqui do Internet, TV, Redes e Telefonia. Todas as configurações de segurança em redes wireless são explicadas no guia! É de EXTREMA importancia se proteger adequadamente uma rede sem fio! Redes desprotegidas são uma porta de entrada para problemas! A DD-WRT é uma firmware que, mesmo em sua versão micro, permite uma grande possibilidade de modos de operação. Antes de aprendermos a configura-los, temos que preparar o computador para funcionar corretamente com o roteador: Todas as configurações e protocolos de acesso a internet tem que ser APENAS os padrões do sistema operacional! protocolos de acesso a redes corporativas (como Novell) podem impedir o acesso ao roteador e até mesmo a internet. Confira nas propriedades da placa de rede se os protocolos instalados são os padrões para o seu sistema operacional. Modo de operação Roteador PPPoE Spoiler: O Modo de operação Roteador PPPoE deve ser usado por quem tem conexões ADSL (Velox, BRturbo, GVT, etc). Para usar esse modo, o modem ADSL deve estar configurado como Bridge (ponte) e deve ter um IP em uma faixa diferente da faixa do IP do roteador. O modem ADSL tem que estar ligado na porta de internet do roteador (tb conhecida como WAN, que fica geralmente separada das outras 4 da rede interna). A tela para se configurar o Roteador para operar como PPPoE é essa aqui:

Transcript of Configurando a DD-WRT Modos de operação

Page 1: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Configurando a DD-WRT: Modos de operação

Segurança em redes sem fio

Antes de você configurar a sua rede sem fio, é muito importante você aprender a proteger a sua rede wireless contra os amigos do alheio. Para isso dê uma lida no Guia de segurança para redes wireless que vc acha também nos tópicos úteis aqui do Internet, TV, Redes e Telefonia. Todas as configurações de segurança em redes wireless são explicadas no guia! É de EXTREMA importancia se proteger adequadamente uma rede sem fio! Redes desprotegidas são uma porta de entrada para problemas!

A DD-WRT é uma firmware que, mesmo em sua versão micro, permite uma grande possibilidade de modos de operação. Antes de aprendermos a configura-los, temos que preparar o computador para funcionar corretamente com o roteador: Todas as configurações e protocolos de acesso a internet tem que ser APENAS os padrões do sistema operacional! protocolos de acesso a redes corporativas (como Novell) podem impedir o acesso ao roteador e até mesmo a internet. Confira nas propriedades da placa de rede se os protocolos instalados são os padrões para o seu sistema operacional.

Modo de operação Roteador PPPoE

Spoiler:

O Modo de operação Roteador PPPoE deve ser usado por quem tem conexões ADSL (Velox, BRturbo, GVT, etc).Para usar esse modo, o modem ADSL deve estar configurado como Bridge (ponte) e deve ter um IP em uma faixa diferente da faixa do IP do roteador. O modem ADSL tem que estar ligado na porta de internet do roteador (tb conhecida como WAN, que fica geralmente separada das outras 4 da rede interna).

A tela para se configurar o Roteador para operar como PPPoE é essa aqui:

Para ter acesso a essa tela, entre na página de configuração da DD-WRT em http://192.168.1.1 e depois clique em setup. Depois de configurar, clique em save, depois em apply.

Acesse novamente a DD-WRT, clique em Status depois em WAN.Se aparecer a mensagem "Connected", é só navegar.

Modo de operação Roteador em DHCP automático

Page 2: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Spoiler:

Esse modo de operação deve ser usado para quem tem conexões via cabo (Virtua, Vivax, Velox Cabo, etc).Nesse modo de operação o modem da operadora deve ser ligado na entrada internet do roteador (tb conhecida como WAN, que fica geralmente separada das outras 4 da rede interna).

A tela para se configurar o Roteador para operar como DHCP automático é essa aqui:

Para ter acesso a essa tela, entre na página de configuração da DD-WRT em http://192.168.1.1 e depois clique em setup. Depois de configurar, clique em save, depois em apply.

Depois, acesse novamente a DD-WRT, clique em Status depois em WAN.Se aparecer o nome do servidor e os endereços de IP forem diferentes de 0.0.0.0, é só navegar. Se estiver como 0.0.0.0, deslique o modem da operadora da tomada, espere 5 munitos, ligue o modem novamente na tomada e verifique se conectou.Se ainda não estiver conectado, vamos usar a clonagem do endereço de MAC:

Desligue o cable modem.

Do computador que ficava ligado no cable modem:Acesse a página de configuração da DD-WRT.Clique em setup e depois na sub-aba MAC Address Clone

Clique no botão "Get current PC's MAC" (ou algo parecido).

Depois clique em save e depois em apply.

Ligue o cable modem e confira novamente o estado da conexão em Status, WAN.

Modo de operação Ponte (Bridge)

Spoiler:

Este modo de operação é usado por quem já tem um roteador na rede e deseja apenas expandir o alcance da rede colocando mais pontos de acesso, ligados ao roteador principal via cabo (rede wired). Esse é o jeito que maximiza a performance da rede, pois o ponto de acesso adicional usa o seu rádio interno apenas para se comunicar com clientes que eventualmente estejam conectados a ele. A comunicação entre roteador e ponto de acesso usufrui de todas as

Page 3: Configurando a DD-WRT Modos de operação

vantagens da rede cabeada.

Nesse modo de operação o roteador fica sem servidor DHCP (pois as requisições DHCP passam a ser feitas pelo outro roteador da rede), por isso, para que vc consiga entrar na página de configuração da DD-WRT, é importante que o roteador em modo bridge tenha um IP na mesma faixa de IP do roteador principal. Um roteador sem servidor DHCP é conhecido popularmente como ponto de acesso.

A tela de configuração da DD-WRT para modo Bridge é essa aqui:

Neste exemplo, o roteador principal da minha rede é outro roteador com DD-WRT no IP 192.168.1.1Eu então fixei o IP da bridge em 192.168.1.2 e coloquei o IP do roteador principal como gateway e servidor DNS da bridge.

Não esquecer de marcar a opção assin WAN port to switch, para que vc passe a ter um hub de 5 portas e de desativar o servidor DHCP. Salve e aplique.

Agora acesse a aba Serviços (Services). Se você mudou o IP da bridge, para acessá-la basta entrar com o novo IP na barra de endereços do navegador.Em serviços, desative o DNSMasq e o Wan Traffic Counter. Salve e aplique.

Agora, clique na aba Segurança (Security). Temos que desativar o firewall para os dispositos conectados no roteador principal e na bridge possam se enchergar e trocar dados.Comece desmarcando os quadradinhos "Filtrar Redirecionamento NAT da Internet" e "Bloquear Requisições Anônimas da Internet" (deixe marcada apenas a opção "Filtrar Multicast"). Agora, selecione a opção "Desativado" (Disabled) para o Firewall SP1. Salve e aplique.

As configurações da rede sem fio podem ser as mesmas do roteador principal. Com isso, as estações clientes mudam automaticamente para o dispositivo que estiver com o sinal mais forte, de maneira totalmente transparente para o usuário.

Modo de Operação Cliente

Spoiler:

Nesse modo de operação o dispositivo recebe o sinal da rede pela porta wireless, de um outro roteador wireless (chamado aqui de roteador principal), e distribuie entre as 5 portas LAN. Esse modo é muito últil para quem tem apenas desktops em casa e não tem como passar cabos de redes entre o roteador principal e outros PCs clientes.

Page 4: Configurando a DD-WRT Modos de operação

A vantagem do modo cliente é que, como o dispositivo deixa de emitir uma rede wireless, ele se conecta ao roteador principal na máxima velocidade possível de transmissão de dados (até 300Mbps no caso de roteadores 802.11n full). No modo repetidor ou WDS, essa velocidade cai pela metade, pois o repetidor tem que usar o mesmo rádio para se conectar ao roteador principal e ainda repetir a rede.

Na DD-WRT, começe configurando o dispositivo para Bridge, de acordo com o tutorial logo acima, fazendo todos os passos.

Depois, vá em Wireless e, em Modo de Operação (Wireless Mode), Selecione Client Bridge (Routed, em caso de dispositivos Atheros) se os pcs do cliente devem ser parte da rede do roteador principal, ou client se os pcs do cliente não devem ser parte da rede do roteador principal.

No campo "Nome da rede wireless (SSID)" Coloque o mesmo nome da rede wireless do roteador principal.

Salve e aplique.

Agora vá em Wireless Security. Todas as configurações de segurança devem ser idênticas às do roteador principal. O modo cliente funciona em qualquer modo de segurança, tanto WEP quanto WPA e WPA2.

Salve e aplique.

O passo seguinte (dentro do spoiler) é necessário somente para roteadores Atheros e Ralink, se o seu roteador usa chipset broadcom, siga para o próximo passo depois do spoiler.

Spoiler:

Vá até a aba Adiministração (Administration) e clique na aba Diagnósticos (Commands).

Copie e cole no campo de texto o código abaixo:

Código:

insmod ipt_mark

insmod xt_mark

iptables -t mangle -A PREROUTING -i ! `get_wanface` -d `nvram get wan_ipaddr` -j MARK --set-mark 0xd001

iptables -t nat -A POSTROUTING -m mark --mark 0xd001 -j MASQUERADE

Clique em save firewall (salvar firewall) e reinicie o roteador.

Page 5: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Agora vá em status depois em wireless.

Role a página até o final e clique no botão "Pesquisar redes" (Site survey). Na tela que se abre, localize a rede wireless irradiada pelo roteador principal e clique no botão "Ingressar" (Join). Vai aparecer uma pensagem dizendo que o cliente se conectou com sucesso a rede selecionada. Feche a janela, salve e aplique. OBS: Esse passo pode não ser necessário (em dispositivos Atheros e Ralink, não é).

Pronto

Para ter certeza que tudo deu certo, confira em status, wireless se, no campo "nós wireless" (wireless nodes), apareceu uma conexão com o roteador principal.

Modo de operação Repetidor

Spoiler:

Nesse modo de operação o dispositivo recebe o sinal da rede pela porta wireless, de um outro roteador wireless (chamado aqui de roteador principal), distribuie entre as 5 portas LAN e cria uma outra rede wireless, expandindo assim o alcance do sinal da rede principal. Esse modo é muito últil para quem tem um roteador wireless que não suporta WDS e quer aumentar o alcance da rede wireless sem a necessidade passar cabos de rede.

A devantagem do modo repetidor é que, como o dispositivo tem que usar o mesmo rádio para se conectar ao roteador principal e ainda repetir a rede, a velocidade da conexão cai para metade da máxima teórica (27Mbps no caso de roteadores 802.11g).

Na DD-WRT, começe configurando o dispositivo para Bridge, de acordo com o tutorial um pouco acima, fazendo todos os passos.

Depois, vá em Wireless e, em Modo de Operação (Wireless Mode), Selecione Repeater Bridge (em roteadores Atheros, selecione client bridge (routed)) se os pcs do repetidor devem ser parte da rede do roteador principal, ou repeater ( [B]para atheros , selecione client) se os pcs do repetidor não devem ser parte da rede do roteador principal.

No campo "Nome da rede wireless (SSID)" Coloque o mesmo nome da rede wireless do roteador principal.

Salve.

Agora, mais embaixo, em Virtual Interfaces, clique no botão adicionar. Vai aparecer uma nova

Page 6: Configurando a DD-WRT Modos de operação

rede sem fio, a que vai ser usada para expandir o alcance da rede principall, com os mesmos campos de configuração da anterior.

No campo "Nome da rede wireless (SSID)" Coloque um nome diferente do nome da rede wireless do roteador principal (por exemplo, repetidor).

Salve e aplique.

Agora vá em Wireless Security. Apareceram 2 redes sem fio para se configurar a segurança. Na primeira rede, todas as configurações de segurança devem ser idênticas às do roteador principal. O modo repetidor em teoria funciona em qualquer modo de segurança, tanto WEP quanto WPA e WPA2, mas dê preferência a WPA + TKIP (tanto no roteador principal quanto no repetidor).

Na segunda rede, as configurações de segurança podem ser qualquer uma. O Ideal é deixar as mesmas do roteador principal, para evitar o uso de frases-senha diferentes.

Após configurar as opções de segurança, salve e aplique.

O passo seguinte (dentro do spoiler) é necessário somente para roteadores Atheros e Ralink, se o seu roteador usa chipset broadcom, siga para o próximo passo depois do spoiler.

Spoiler:

Vá até a aba Adiministração (Administration) e clique na aba Diagnósticos (Commands).

Copie e cole no campo de texto o código abaixo:

Código:

insmod ipt_mark

insmod xt_mark

iptables -t mangle -A PREROUTING -i ! `get_wanface` -d `nvram get wan_ipaddr` -j MARK --set-mark 0xd001

iptables -t nat -A POSTROUTING -m mark --mark 0xd001 -j MASQUERADE

Clique em save firewall (salvar firewall) e reinicie o roteador.

Agora vá em status depois em wireless.

Role a página até o final e clique no botão "Pesquisar redes" (Site survey). Na tela que se abre, localize a rede wireless irradiada pelo roteador principal e clique no botão "Ingressar" (Join). Vai aparecer uma pensagem dizendo que o repetidor se conectou com sucesso a rede

Page 7: Configurando a DD-WRT Modos de operação

selecionada. Feche a janela, salve e aplique. OBS: Esse passo pode não ser necessário (em dispositivos Atheros e Ralink, não é).

Pronto

Para ter certeza que tudo deu certo, confira em status, wireless se, no campo "nós wireless" (wireless nodes), apareceu uma conexão com o roteador principal.

Modo de Operação WDS

Spoiler:

Introdução

WDS (do Inglês Wireless Distribution System - Sistema de distribuição de redes wireless) é um modo de se expandir uma rede wireless através de 2 ou mais roteadores que são ligados entre si sem o uso de cabos. Essa expansão pode ser feita em ligações múltiplas entre vários roteadores, configurando assim uma rede mesh.

A principal vantagem das redes WDS sobre as redes com repetidores wireless é a sua total transparência na transmissão de dados na camada de enlace (a segunda camada do modelo de comunicação da ISO): As estações WDS repassam o endereço MAC do solicitante para o nó seguinte, mantendo a transparência da rede. Isso não acontece nos modos cliente e repetidor, onde a separação acontece na terceira camada (a camada IP).

Mas nem tudo são flores: O WDS não é padronizado pelo IEEE (que é quem padroniza as redes wireless no padrão 802.11) e por isso mesmo cada fabricante de chipset wireless implementa a função a sua maneira. Isso significa que links WDS entre aparelhos de diferentes chipsets tem ENORME chance de NÃO funcionar. Mesmo se os aparelhos forem do mesmo fabricante (Linksys, Asus, Dlink, TP-Link, etc...), o que interessa é o hardware do aparelho (ou, resumidamente, o seu chipset). Como ja dito nos tutoriais de instalação, existem até mesmo modelos de fabricantes que variam o chipset entre revisões, como os Dlink DIR-300 A1 (Atheros) e B1 (Ralink) e os Linksys WRT160N v1 e v3 (Broadcom) e v2 (Ralink). Portanto, antes de tentar configurar uma rede WDS, tenha certeza que os seus equipamentos possuem o mesmo hardware. Se forem diferentes, você pode até tentar... (boa sorte!)

WDS na DD-WRT

Como cada fabricante de chipset implementa o modo WDS a sua maneira, isso implica que as configurações na DD-WRT também variam de chipset para chipset. Atualmente (25/08/2012), os melhores dispositivos para uma configuração WDS são os que possuem chipset Broadcom. WDS também funciona entre dispositivos Atheros, mas neste chipset, o WDS não expande a rede (dispositivos wireless não conseguem se conectar as estações WDS) e tb não é possível

Page 8: Configurando a DD-WRT Modos de operação

criar redes virtuais atualmente no driver ath9k. Contudo, para quem quer usar DLNA em casa o modo WDS é melhor que o Cliente Ponte, pois o WDS é uma rede transparente para os dispositivos ligados a ela (DLNA não funciona em cliente-ponte e repetidor-ponte). Atualmente o WDS não é suportado em dispositivos Ralink (pendente de confirmação).

Configurando WDS na DD-WRT

Esse tutorial foi feito baseado nas informações da wiki da DD-WRT. Ela apresenta os passos para se configurar o WDS entre dois roteadores, dando maior detalhamento para dispositivos com chipset Broadcom. Para os outros chipsets ela apresenta instruções gerais, baseada nos passos dos Broadcom. Vou seguir a mesma lógica: Configurações específicas para aparelhos Atheros são apresentadas no final do tutorial, com algumas observações durante o mesmo.

Antes de começar, temos que identificar o AP WDS e a Estação WDS.

O AP WDS é aquele que esta conectado a internet, ou seja, é aquele que é o "ponto de partida" da sua rede. Ele pode se conectar a internet por qualquer modo de operação (Roteador PPPoE, Roteador DHCP ou mesmo Bridge). A Estação WDS é aquele que vai expandir o alcance da rede wireless (Atheros: receber dispositivos DLNA).

Apesar de não necessário, é recomendado voltar a Estação WDS para as configurações de fábrica (soft reset). Isso vai garantir que nenhuma configuração anterior possa atrapalhar o processo.

No AP WDS, em Configurações Básicas (Basic Setup), habilite o Protocolo STP. Salve e aplique.

Na Estação WDS, comece configurando a mesmo para o modo de operação Bridge (use a tela do modo bridge como referência). Não se esqueça de habilitar o protocolo STP, de configurar um IP na mesma faixa de IPs do AP WDS (mas fora da faixa de IPs do DHCP do AP WDS), de configurar o IP do AP WDS como gateway padrão e como servidor DNS primário, de desabilitar o servidor DHCP, inclusive desabilitando os 3 quadradinhos abaixo dos campos do servidor DHCP. Salve e Aplique.

Ainda na Estação WDS, va em Configurações (Setup) depois em roteamento avançado (advanced routing). Na caixa de seleção, marque a opção Router. Salve e aplique (Atheros: Não execute esse passo).

Agora, ainda na estação WDS, vá em Segurança (Security e siga os seguintes passos para desabilitar o firewall: Começe desmarcando todos os quadradinhos exceto a opção de Filtrar Multicast. Depois vá até o campo SP1 Firewall e marque a opção desabilitado. Salve e aplique.

Ainda na Estação WDS, vá até a aba Serviços (Services). Desative o DNSMask e o Medidor de tráfego na WAN (Wan Traffic Counter). Salve e aplique.

Agora, em ambos os dispositivos, é hora de configurar a parte do wireless. Na parte de

Page 9: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Configurações básicas (Basic Settings), configure o mesmo SSID nos dois roteadores, o mesmo Canal Wireless (incialmente fixe um canal - 1 por exemplo - depois você pode tentar deixar em automático) e o mesmo Modo de Rede Wireless (Wireless Operation Mode - Lembre-se que, para velocidades N full - 300mbps - o modo tem que ser o NG Mixed e a largura do canal de 40MHz). Salve e aplique.

Agora vá na aba Segurança Wireless. Configure a segurança de maneira idêntica em ambos os aparelhos. Se você quiser utilizar velocidades N, o modo de segurança tem que ser WPA2 + AES. Salve e aplique.

No AP WDS, acesse a aba Filtro de MAC (MAC Filter) e desabilite esta opção. Salve e aplique.

O próximo passo, em ambos os dispositivos, é ir em Wireless e depois na aba WDS. Na frente do campo MAC Wireless, esta o endereço de MAC (físico) da placa wireless do respectivo dispositivo. Anote o endereço físico do AP e da Estação WDS. Agora, no AP WDS, selecione "LAN" na caixa de seleção e nos campos a direita escreva o endereço de MAC Wireless da Estação WDS (Atheros: não execute esse passo) No campo de texto ao lado, anote uma observação, por exemplo (MAC Estação WDS). Na Estação WDS, repita os passos acima, mas colocando o MAC Wireless do AP WDS nos campos correspondentes (Atheros: não execute esse passo). Salve e aplique.

Pronto! Agora é hora de ver se tudo deu certo: Em ambos os roteadores, vá em Status, Wireless. Verifique na parte de WDS nodes (Atheros: Clientes Wireless) se a conexão com o outro roteador esta ativa e o sinal entre eles possui valor diferente de zero. Se tudo estiver certo, o link WDS foi estabelecido com sucesso!

Roteadores com chipset Ralink

Atualmente (25/08/2012), os roteadores ralink só funcionam em WDS com a revisão 16454 da SP2. Todas as posteriores não funcionam. Essa revisão pode ser baixada neste link

As configurações dos roteadores com chipset Ralink são idênticas as apresentadas para os roteadores Broadcom, a não ser por diferenças nas telas de configurações das opções. Basta procurar as telas equivalentes e seguir os mesmos passos.

Roteadores com chipset Atheros

Em roteadores com chipset Atheros, repita os mesmos passos, alterando o seguinte:- No roteador principal, o Modo Wireless deve ser "WDS AP". No roteador cliente, selecione "WDS Station". - Como não existe suporte para WDS em velocidades N no driver atual (MadWIFI), selecione o Modo de Rede Wireless como "BG-Mixed" em ambos os roteadores.- Não adicione os endereços de MAC na tabela de MAC.- Não se esqueça de salvar e aplicar as configurações feitas em cada tela.

Page 10: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Se outros dispositivos wireless não conseguirem se conectar ao roteador cliente, crie uma rede wireless virtual no roteador cliente para eles:

Em Wireless, na sub aba Configurações Básicas (Basic Settings), abaixo do campo Virtual Interfaces, clique em adicionar (add).Preencha os campos da rede wireless Virtual. O SSID deve ser diferente do SSID do link WDS. Agora vá em Segurança Wireless (Wireless Security) e Configure a segurança para a rede virtual criada. A segurança pode ser exatamente a mesma do link WDS. Salve e aplique.

Pronto! Os dispositivos wireless agora vão "enxergar" a rede virtual criada e poderão acessar a internet atraves dela

Miniaturas Anexadas

Última edição por ThunderBolt : 26-08-2012 às 16:42

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

LostOne, GueD'S e davidcmc.

Registrado em 09/10/1999 - 9+1+1+9+9+9 = 38 - 3+8 =11

Nascido em 11/11 as 11hs / as

"ThunderBolt" tem 11 letras!!! - (11 + 2) anos de HardMOB!!!

[BOT] - Botequeiros da HardMOB - ThunderBolt - Membro nº 11

06-01-2008 17:19 #5

Page 11: Configurando a DD-WRT Modos de operação

ThunderBolt

hardMOB Staff - Moderação

Autor do tópico

11!

Gravar

Registro

Oct 1999

Mensagens

16.910

Verdinhas

447

Mencionado

112

Citado

1152

Tweaks e configurações da DD-WRT

Este post concentra algumas dicas muito úteis para melhor estabilidade/ compatibilidade dos aparelhos.

Habilite velocidades de 300mbps em roteadores N full

Spoiler:

Page 12: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Em roteadores N full, para se obter os 300mbps máximos teóricos é preciso habilitar a largura de 40MHz para o canal wireless. Na configuração padrão (20MHz) só é possível se atingir 150mbps.

Acesse a página da DD-WRT.

Clique na aba Wireless

No campo "Modo da rede Wireless" (Wireless Mode), selecione a opção "NG-Mixed". Salve.

No campo "Largura do canal" (Channel Width), selecione "Turbo (40MHz)". Salve e Aplique.

Pronto!

Habilite o UPnP no seu dispositivo

Spoiler:

Com o UPnP ativado, os programas de transferencia de arquvos (P2P, skype e MSN, entre outros) vão funcionar adequadamente sem a necessidade de se redirecionar portas.

Acesse a página de configuração da DD-WRT.

Clique na aba NAT/QoS e depois na Sub-aba UPnP

Selecione "Habilitar" (Enable) para as duas opções. Salve e aplique.

Pronto!

Estabilidade em programas P2P (Torrent, e-mule, Ares, etc...)

Spoiler:

Acesse a página da DD-WRT.

Clique na aba Administração (Administration), e role a página até chegar na parte de Configurações do Filtro de IP (IP Filter Settings), troque o valor dos 3 campos para:

Maximum Ports: 4096 (roteadores com 32MB ou mais de RAM), 2048 (para dispositivos com 16MB de RAM) ou 1024 (para dispositivos com 8MB de RAM, como os WRT54G a partir da versão 5 e WRT54G2)TCP Timeout: 90UDP Timout: 90Salve e aplique.

Page 13: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Com isso o seu roteador gerencia melhor as conexões, diminuindo a possibilidade de travamentos

Aumentando a potência de sinal transmitido (roteadores c/ chip Broadcom):

Spoiler:

Acesse a página da DD-WRT:

Clique na aba Wireless e depois em Configurações Avançadas (Advanced Settings).Procure por "Tx Power" e modifique o valor de 71 para até 98mWO alcance do sinal deve melhorar. Se você observar perda de velocidade na transmissão dos dados, volte a potência para 71mw

PS: Roteadores com chip Artheros (DIR-300) tem potência fixada em 20dBm (100mw)OBS: Deixe o campo "Antenna Gain" em 0. Qualquer valor diferente o roteador irá diminuir o valor da potencia irradiada pelo valor informado para mater o ganho total em 20dB.

Roteadores com chipset Ralink a potencia irradiada depende da escolha do país nas configurações avançadas da wireless (Brasil é 20dBm).

Como acessar a página de configuração do seu modem Bridge ou Cabo (modo de operação Roteador)

Spoiler:

Dica postada pelo Alexandre.Soares, com uma contribuição do Erik

Essa dica é muito útil para quer quer ver os parâmetros da conexão ou até mesmo para receber suporte das empresas de telecom (que solicitam o acesso as configurações do modem), sem a necessidade de ligar o modem diretamente ao PC.

Antes de começar, confira se o modem está configurado para usar um IP em uma faixa diferente da do Roteador (192.168.1.x), senão a dica não vai funcionar. Neste exemplo, o modem é configurado para o IP 192.168.2.1 e o Roteador no 192.168.1.1 (padrão da DD-WRT).

Acesse a página de configuração da DD-WRT.

Clique na aba Administração (Administration) e depois na Sub-aba "Diagnósticos" (Commands).

Copie as linhas do cádigo abaixo e cole no campo de texto:

Código:

ifconfig vlan2:0 192.168.2.2 netmask 255.255.255.0

Page 14: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Clique no botão "Salvar Inicialização" (Save Startup).

Agora, copie as linhas do cádigo abaixo e cole no campo de texto:

Código:

/usr/sbin/iptables -I POSTROUTING -t nat -o vlan2 -d 192.168.2.0/24 -j MASQUERADE

Clique no botão Salvar Firewall (Save firewall).

Se o modem tiver o IP 10.1.1.1, altere no código os valores 192.168.2 para 10.1.1Se o modem tiver o IP 192.168.254.254, altere no código os valores 192.168.2 para 192.168.254Se o modem tiver o IP 10.0.0.1, altere no código os valores 192.168.2 para 10.0.0 e os valores 255.255.255 para 255.0.0

Salve, aplique e reinicie o roteador.

Depois que o Router reiniciar, basta digitar o IP do modem no browser que vai abrir normalmente a interface dele (no exemplo, http://192.168.2.1)

Como atribuir sempre o mesmo IP para um dispositivo

Spoiler:

Essa dica é muito util para quem tem dispositivos (como videogames) e/ou usa programas P2P que necessitam de acesso direto a internet que não tem suporte a UPnP (ou o UPnP não funciona). Esse procedimento elimina a necessidade de se fixar o IP dos dispositivos nas configurações internas dos mesmos.

Acesse a página de configuração da DD-WRT.Clique na aba "Services"

Em "Concessões estáticas" (Static Leases), clique no botão "Adicionar" (Add).

Em "Endereço MAC" (MAC address), coloque o endereço de MAC da placa (wireless ou wired) do dispositivo que esta ligada a rede (se você não souber qual é, abra uma outra janela, acesse a página de configuração da DD-WRT e vá em Status: Se o dispositivo for wireless, acesse a sub-aba "wireless" e procure pelo campo "Endereço MAC" (MAC address) em "Nós Wireless" (Wireless Nodes). Se o dispositivo for wired, acesse a sub-aba LAN que ele aparece no campo correspondente em "Clientes ativos" (Active clients).

Em Host Name, coloque o nome do dispositivo (É o nome do Computador ou do aparelho, se vc não souber qual é e o dispositivo estiver configurado para obter IP automaticamente, vá em Status, LAN que o nome aparece no campo "Clientes DHCP" (DHCP Clients)

Page 15: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Em "Endereço IP" (IP address), coloque o IP que vc quer fixar para o dispositivo.

Em Tempo de concessão ao cliente" (Lease Time), coloque a duração (em horas) em que essa atribuição deve funcionar. Para tempo indeterminado, coloque o valor "0".

Clique em "Salvar" (Save). Para adicionar outro dispositivo, clique novamente em "Adicionar" (add) e repita o procedimento.

Ao final, salve e aplique.

Pronto! Agora toda vez que esse dispositivo se conectar na rede gerenciada pelo roteador, ele vai receber o IP que vc configurou.Com isso, vc pode redirecionar portas para ele facilmente.

Redirecionando portas na DD-WRT

Spoiler:

Para dispositivos que necessitam acesso direto (como videogames) e programas sem suporte a UPnP, faça o seguinte:

Acesse a página da DD-WRT.

Clique na aba NAT/QoS e depois clique na Sub-aba "Encaminhamento de Faixas de Portas" (Port Range Fowarding).Clique no botão "Adicionar" (Add).No campo "Aplicação" (Aplication), coloque um nome qualquer (por exemplo, Bittorrent - PC1) para cadastro.No campo "Da porta" (Start), coloque a porta inicial.No campo "Até a porta" (End), coloque a porta final (pode ser a mesma da inicial).No campo "Protocolo" (Protocol), selecione o protocolo desejado (TCP, UDP ou Ambos (Both). No campo "Endereço IP" (IP address), coloque o IP do dispositivo que deve receber o redirecionamento.Marque o Quadradrinho escrito "Habilitar" (Enable).

Clique em "Salvar" (Save). Para adicionar outra regra, clique novamente em "Adicionar" (add) e repita o procedimento.

Salve e aplique.

Lembre-se que, para o redirecionamento de portas funcionar, vc tem que configurar os respectivos dispositivos ou programas para usar as portas que vc direcionou no roteador.

Restaurando o trafego em caso de hard reset. (Dica postada pelo JRRJ)

Page 16: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Spoiler:

Primeiro temos que salvar os valores de tráfego que estão armazenados na nvram. Para isso, salve a nvram:

Acesse a página de configuração da DD-WRT.

Clique na aba "Status" e depois na Sub-aba "WAN"

Ao final da página se encontra o medidor de tráfego. Abaixo dele temos 3 botões:

Backup - Salva os dados de tráfego em um arquivo texto e em local escolhido pelo usuário.Restaurar (Recover) - Recupera dados anteriormente salvos)Apagar dados (Erase data) - Auto-explicativo.

Lembre-se sempre de fazer backup dos seus dados de tráfego!

Acessando remotamente Repetidores/Clientes

Spoiler:

Dica postada pelo usuário Fireman

São necessários 2 macetes para isso:1. Configurar corretamente o gateway e o Local DNS nos dispositivos "escravos" (que não roteiam) para que apontem para o roteador da rede;2. No roteador, redirecionar uma porta qualquer externa para a porta 80 do(s) AP(s) que estão dentro da rede (em NAT/QoS, Port fowarding).

EXEMPLO PARA ACESSAR ROUTERS INTERNOS VIA WWW:

Digamos que seu roteador/AP principal é 192.168.1.1 e os secundários são 192.168.1.2 e 192.168.1.3.

Nos 192.168.1.2 e 192.168.1.3 você precisa configurar como Gateway e como Servidor DNS o 192.168.1.1.Depois, no seu router/AP que possui conexão WAN (192.168.1.1) você precisa redirecionar portas externas para a 80 dos outros, em NAT/QoS, Port fowarding:

Port from: 8002, protocol both, to IP 192.168.1.2, port to: 80Port from: 8003, protocol both, to IP 192.168.1.3, port to: 80

Desta forma, ao entrar por http://seu_ip_externo:8002 você acessará seu AP 192.168.1.2 e entrando por http://seu_ip_externo:8003 você acessará o AP que está em 192.168.1.3

Page 17: Configurando a DD-WRT Modos de operação

DETALHE: não precisa autorizar o acesso remoto no AP, pois para ele será um acesso da rede interna (tanto assim que vc vai acessá-lo pela porta padrão: 80).

Só isso... Dá para fazer o mesmo quanto ao SSH (redirecione uma porta qualquer para a porta 22 dos APs secundários.

TP-LINK TL-WR1043ND - Adicionar porta WAN ao switch interno (Modo de operação Cliente, Repetidor ou Ponte)

Spoiler:

Como a opção de adicionar a porta WAN ao switch interno não funciona, segue um método que resolve o problema:

Vá em Administração (Administration) e depois em Diagnósticos (Commands)

Copie o código abaixo e cole na área de texto:

Código:

swconfig dev rtl8366rb vlan 1 set ports '0 1 2 3 4 5t'

stopservice lan

startservice lan

Clique em Salvar inicialização (Save Startup)

Agora, para as configurações terem efeito, reinicie o roteador.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------AQUI TERMINAM OS TUTORIAIS E DICAS DA DD-WRT

Se você tem alguma dúvida, vá até a última página e pergunte

Última edição por ThunderBolt : 03-11-2012 às 7:04

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Page 18: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Google Bookmark

Google+

GueD'S e davidcmc.

Registrado em 09/10/1999 - 9+1+1+9+9+9 = 38 - 3+8 =11

Nascido em 11/11 as 11hs / as

"ThunderBolt" tem 11 letras!!! - (11 + 2) anos de HardMOB!!!

[BOT] - Botequeiros da HardMOB - ThunderBolt - Membro nº 11

06-01-2008 17:24 #6

diegotmc

Membro

Gravar

Registro

May 2007

Mensagens

869

Verdinhas

33

Mencionado

1

Page 19: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Citado

35

é, acabei de ver que a versao beta muda o nome

e vi mais: essa beta nao funcionou direito aqui no meu G v5ficou sem navegar na internet e sem dhcp, tanto pra cabo como wireless

fica aí o alerta, acho que seria bacana colocar o link pra download da versão v23 SP3 também

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

06-01-2008 19:06 #7

Spidey

hardMOB Staff - Moderação

Gravar

Registro

Feb 2002

Mensagens

Page 20: Configurando a DD-WRT Modos de operação

19.238

Verdinhas

499

Mencionado

67

Citado

1883

Eu pedi pra um amigo comprar uma buffalo pra mim. Como tá rolando processo e não tão atualizando o estoque, ele comprou o que deu. Era pra ser um WHR-HP-G54, mas acabou que veio um WLI-TX4-G54HP. Resultado: não tenho porta WAN, não posso usar o aparelho como roteador.

To usando como AP pro wii, em modo bridged com a minha rede cabeada, mas gostaria de um roteador pra não precisar deixar o modem velox ligado direto já que conexão PPPoE que o DD-WRT dá conta. Alguém sabe se é possível usar o DD-WRT pra rotear minha rede nessa configuração? Não tem como usar o DD-WRT como gateway e, mesmo a rede toda tendo acesso direto ao modem (mesma subrede) eu usar o DD-WRT pra controlar o acesso?

Meu modem (que é roteador na verdade) não tem configurações avançadas, mas talvez eu consiga limitar o acesso ao DD-WRT por IP. Será que vai sobrecarregar a rede fazer esse esquema? E como fazer o DD-WRT rotear na mesma rede?

Uma última coisa: o DD-WRT roda linux, então dá pra instalar qualquer programa nele. Dá pra montar um compartilhamento na rede pra rodar um apache ou um servidor ftp, por exemplo.

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Page 21: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Google Bookmark

Google+

GA-G31M-S2L/C2D E8400/4GB DDR2 800MHz/HD4850Minhas Referências - http://forum.hardmob.com.br/showthre...53#post4034953

06-01-2008 19:14 #8

ThunderBolt

hardMOB Staff - Moderação

Autor do tópico

11!

Gravar

Registro

Oct 1999

Mensagens

16.910

Verdinhas

447

Mencionado

112

Citado

Page 22: Configurando a DD-WRT Modos de operação

1152

Citando diegotmc

é, acabei de ver que a versao beta muda o nome

e vi mais: essa beta nao funcionou direito aqui no meu G v5ficou sem navegar na internet e sem dhcp, tanto pra cabo como wireless

fica aí o alerta, acho que seria bacana colocar o link pra download da versão v23 SP3 também

O problema é que a V23 não funciona nos WRT54G v8 e GS v7. Alem disso, ela não possue uma funcionalidade muito interessante da DD-WRT v24 que é o repetidor-ponte. Vc resetou as configurações de fábrica antes de fazer o update? Se mesmo assim não funcionar a RC 6.2 no seu WRT54G v5, Vc pode usar a V24 RC4, que eu uso no WRT54G v5 que ficava na casa dos meus pais e em outro v5 que fica no escritório da minha mãe. Ambos estão funcionando 100% com um modem virtua.[]'s

Última edição por ThunderBolt : 07-01-2008 às 6:47

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

Registrado em 09/10/1999 - 9+1+1+9+9+9 = 38 - 3+8 =11

Nascido em 11/11 as 11hs / as

"ThunderBolt" tem 11 letras!!! - (11 + 2) anos de HardMOB!!!

[BOT] - Botequeiros da HardMOB - ThunderBolt - Membro nº 11

Page 23: Configurando a DD-WRT Modos de operação

06-01-2008 19:16 #9

Canesin

Membro

Gravar

Registro

Dec 2003

Mensagens

475

Verdinhas

0

Mencionado

0

Citado

0

Citando ThunderBolt

Instalando a DD-WRT

Abra a ferramenta TFTP da linksys.Em server coloque 192.168.1.1Em password deixe em branco (não coloque nada)Em file, clique no botão dos "..." e carregue a dd-wrt.v24_micro_generic.binConfigure o número de tentativas para 10

[]'s

Page 24: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Essa parte aqui não funciona de jeito nenhum, e agora? pq parece que não pode dar reset com o WRD, e não entra mais no modem, não acontece mais nada... é como se ele não existisse.... como proceder? comprei ele ontem, só falta ir pro saco hoje!

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

06-01-2008 19:22 #10

ThunderBolt

hardMOB Staff - Moderação

Autor do tópico

11!

Gravar

Registro

Oct 1999

Mensagens

16.910

Verdinhas

Page 25: Configurando a DD-WRT Modos de operação

447

Mencionado

112

Citado

1152

Citando d4nk0

Meu router é um WRT54G V6

posso seguir o tuto na boa?!

[]s

Pode.Vai funcionar certinho.Depois de flasheada a DD-WRT deixa a gente saber se funcionou ou se vc está tendo algum problema de configuração![]'s

Última edição por ThunderBolt : 07-01-2008 às 6:31

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

Registrado em 09/10/1999 - 9+1+1+9+9+9 = 38 - 3+8 =11

Nascido em 11/11 as 11hs / as

Page 26: Configurando a DD-WRT Modos de operação

"ThunderBolt" tem 11 letras!!! - (11 + 2) anos de HardMOB!!!

[BOT] - Botequeiros da HardMOB - ThunderBolt - Membro nº 11

06-01-2008 19:39 #11

ThunderBolt

hardMOB Staff - Moderação

Autor do tópico

11!

Gravar

Registro

Oct 1999

Mensagens

16.910

Verdinhas

447

Mencionado

112

Citado

1152

Page 27: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Citando Canesin

Essa parte aqui não funciona de jeito nenhum, e agora? pq parece que não pode dar reset com o WRD, e não entra mais no modem, não acontece mais nada... é como se ele não existisse.... como proceder? comprei ele ontem, só falta ir pro saco hoje!

Calma heheheTô te ajudando no MSN!

Isso acontece quando a pessoa não fixa o IP da placa que está ligada ao roteador para um IP na faixa do IP do roteador (192.168.1.1).Quando se carrega o arquivo de preparação, mata-se o DHCP do roteador, dae a necessidade de se fixar o IP da placa de rede.[]'s

EDIT: Ele conseguiu instalar a DD-WRT mas agora está apanhando para configurar o modem ADSL dele para Bridge. A solução parece que vai ser colocar o WRT54G como Bridge e deixar o modem como roteador mesmo.[]'s

Última edição por ThunderBolt : 06-01-2008 às 20:45

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

Registrado em 09/10/1999 - 9+1+1+9+9+9 = 38 - 3+8 =11

Nascido em 11/11 as 11hs / as

"ThunderBolt" tem 11 letras!!! - (11 + 2) anos de HardMOB!!!

[BOT] - Botequeiros da HardMOB - ThunderBolt - Membro nº 11

Page 28: Configurando a DD-WRT Modos de operação

06-01-2008 23:58 #12

tarsa

Membro

Gravar

Registro

Nov 2005

Mensagens

763

Verdinhas

0

Mencionado

0

Citado

1

Noh aki funcionou direitinho, pena q num dah pra acessar as configurações pelo firefox...

Valew!!!

Compartilhar mensagem

Facebook

Page 29: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Twitter

Google Bookmark

Google+

ASUS A8N-E | Atlhon 64 3200+ | 2x512Mb genéricas | Geforce 7600GT | SATA II Samsung 160Gb * XBOX 360 Elite * NB HP Dv6275| C2D 1.8Ghz | 2Gb | 160 Gb Sata II | Geforce 7400Go"Não fique à procura do Príncipe encantado. Procure o Lobo Mau: ele te enxerga melhor, te ouve melhor e ainda te come."

07-01-2008 6:30 #13

ThunderBolt

hardMOB Staff - Moderação

Autor do tópico

11!

Gravar

Registro

Oct 1999

Mensagens

16.910

Verdinhas

447

Mencionado

112

Page 30: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Citado

1152

Citando tarsa

Noh aki funcionou direitinho, pena q num dah pra acessar as configurações pelo firefox...

Valew!!!

Claro que dá. Vc acha que esses programadores de linux iam fazer uma firmware que só desse

para ser configurada no IE?

Experimenta limpar o cache do Firefox ae que deve funcionar certinho []'s

Última edição por ThunderBolt : 07-01-2008 às 7:11

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

Registrado em 09/10/1999 - 9+1+1+9+9+9 = 38 - 3+8 =11

Nascido em 11/11 as 11hs / as

"ThunderBolt" tem 11 letras!!! - (11 + 2) anos de HardMOB!!!

[BOT] - Botequeiros da HardMOB - ThunderBolt - Membro nº 11

Page 31: Configurando a DD-WRT Modos de operação

07-01-2008 12:24 #14

Morppheu

Membro

Gravar

Registro

Dec 2000

Mensagens

1.294

Verdinhas

28

Mencionado

1

Citado

75

Citando ThunderBolt

Calma heheheTô te ajudando no MSN!

Isso acontece quando a pessoa não fixa o IP da placa que está ligada ao roteador para um IP na faixa do IP do roteador (192.168.1.1).Quando se carrega o arquivo de preparação, mata-se o DHCP do roteador, dae a necessidade de se fixar o IP da placa de rede.[]'s

Page 32: Configurando a DD-WRT Modos de operação

EDIT: Ele conseguiu instalar a DD-WRT mas agora está apanhando para configurar o modem ADSL dele para Bridge. A solução parece que vai ser colocar o WRT54G como Bridge e deixar o modem como roteador mesmo.[]'s

Ô Thunder, pra que botar o modem ADSL dele pra Bridge?Eu uso o modem como roteador e o WRT54G como roteador também.

Flws!

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

WIP

07-01-2008 14:14 #15

ThunderBolt

hardMOB Staff - Moderação

Autor do tópico

11!

Gravar

Registro

Oct 1999

Page 33: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Mensagens

16.910

Verdinhas

447

Mencionado

112

Citado

1152

Citando Morppheu

Ô Thunder, pra que botar o modem ADSL dele pra Bridge?Eu uso o modem como roteador e o WRT54G como roteador também.

Flws!

Porque o modem ADSL dele tem problemas com torrent (trava), coisa que o WRT54G com a DD-WRT não tem.E ter dois roteadores em uma rede domestica é completamente desnecessário e só traz atrazos de entrega de pacotes (pois o pacote entra no buffer do roteador, ao contrário da bridge, onde ele é transmitido direto) e dificuldades de gerenciamento (vc tem que fazer 2 redirecionamentos de portas, UPnP corre o risco de não funcionar, alem de outras coisas). O Ideal é vc ter apenas um dispositivo roteando a sua rede, seja ele o modem ADSL ou o roteador wireless.

[]'s

Última edição por ThunderBolt : 07-01-2008 às 14:19

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Page 34: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Google+

Registrado em 09/10/1999 - 9+1+1+9+9+9 = 38 - 3+8 =11

Nascido em 11/11 as 11hs / as

"ThunderBolt" tem 11 letras!!! - (11 + 2) anos de HardMOB!!!

[BOT] - Botequeiros da HardMOB - ThunderBolt - Membro nº 11

08-01-2008 13:05 #16

Pharao

Membro

Gravar

Registro

Feb 2003

Mensagens

3.476

Verdinhas

2

Mencionado

1

Citado

1

Page 35: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Fiz o "overclock" do TX Power para 98, o sinal melhorou bastante

Valeu!

[]s

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

"Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." (Abraham H. Maslow)

08-01-2008 13:36 #17

ThunderBolt

hardMOB Staff - Moderação

Autor do tópico

11!

Gravar

Registro

Oct 1999

Page 36: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Mensagens

16.910

Verdinhas

447

Mencionado

112

Citado

1152

Citando Pharao

Fiz o "overclock" do TX Power para 98, o sinal melhorou bastante

Valeu!

[]s

Melhora bem mesmo Segundo a Broadcom, o chip é homologado para trabalhar até com 100mW de potência emitida, sob boas condições de refrigeração. Como o WRT54G é bem ventilado, eu resolvi

colocar os 98mW e nunca tive problemas []'s

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

Page 37: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Registrado em 09/10/1999 - 9+1+1+9+9+9 = 38 - 3+8 =11

Nascido em 11/11 as 11hs / as

"ThunderBolt" tem 11 letras!!! - (11 + 2) anos de HardMOB!!!

[BOT] - Botequeiros da HardMOB - ThunderBolt - Membro nº 11

09-01-2008 7:09 #18

AgileR

Membro

Gravar

Registro

Apr 2002

Mensagens

4.061

Verdinhas

1

Mencionado

0

Citado

33

Page 38: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Citando ThunderBolt

Melhora bem mesmo Segundo a Broadcom, o chip é homologado para trabalhar até com 100mW de potência emitida, sob boas condições de refrigeração. Como o WRT54G é bem ventilado, eu resolvi

colocar os 98mW e nunca tive problemas []'s

O memso vale para o whr-g125?

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

09-01-2008 7:32 #19

ThunderBolt

hardMOB Staff - Moderação

Autor do tópico

11!

Gravar

Registro

Oct 1999

Page 39: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Mensagens

16.910

Verdinhas

447

Mencionado

112

Citado

1152

Citando AgileR

O memso vale para o whr-g125?

O WHR-G125 tem uma ventilação pior que a do WRT54G. Eu já li gente dizendo que tentou colocar 98mW e teve problemas de perdas de pacotes. Eu usei o meu a 98mW por 2 semanas e não tive problemas.Fato é que o seu router não vai queimar se vc colocar os 98mW nele. Faça o teste e monitore a qualidade da conexão. Se ela não piorar, pode manter os 98mW tranquilamente.

Ah, ontem eu testei a V24 RC6.2 no meu WHR-G125 e ela está perfeita. A quantidade de memória livre aumentou muito em relação as outras versões da V24, graças aos novos drivers wireless que o BrainSlayer usou nessa versão.[]'s

Última edição por ThunderBolt : 09-01-2008 às 9:45

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

Page 40: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Registrado em 09/10/1999 - 9+1+1+9+9+9 = 38 - 3+8 =11

Nascido em 11/11 as 11hs / as

"ThunderBolt" tem 11 letras!!! - (11 + 2) anos de HardMOB!!!

[BOT] - Botequeiros da HardMOB - ThunderBolt - Membro nº 11

09-01-2008 7:49 #20

LeoKesler

Membro

Gravar

Registro

Sep 2002

Mensagens

546

Verdinhas

15

Mencionado

0

Citado

33

Citando ThunderBolt

Page 41: Configurando a DD-WRT Modos de operação

O WHR-G125 tem uma ventilação pior que a do WRT54G. Eu já li gente dizendo que tentou colocar 98mW e teve problemas de perdas de pacotes. Eu usei o meu a 98mW por 2 semanas e não tive problemas.Fato é que o seu router não vai queimar se vc colocar os 98mW nele. Faça o teste e monitore a qualidade da conexão. Se ela não piorar, pode manter os 98mW tranquilamente.

Ah, ontem eu testei a V24 RC6.2 no meu WHG-G125 e ela está perfeita. A quantidade de memória livre aumentou muito em relação as outras versões da V24, graças aos novos drivers wireless que o BrainSlayer usou nessa versão.[]'s

Você poderia me dizer o link para a versão específica do G125 ?

A proposito, o QoS está funcionando bem nessa versão ?

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

Cause I've got faith of the heart. I'm going where my heart will take me.I've got faith to believe. I can do anything. I've got strength of the soul. And no one's gonna bend or break me. I can reach any star. I've got faith, faith of the heart.

09-01-2008 8:04 #21

ThunderBolt

hardMOB Staff - Moderação

Autor do tópico

Page 42: Configurando a DD-WRT Modos de operação

11!

Gravar

Registro

Oct 1999

Mensagens

16.910

Verdinhas

447

Mencionado

112

Citado

1152

Citando LeoKesler

Você poderia me dizer o link para a versão específica do G125 ?

A proposito, o QoS está funcionando bem nessa versão ?

O diretório com todas as versões é esse AQUI

Não existe mais versão específica para o G125 (e os demais aparelhos com o Chipset BROADCOM 5354). Com os novos drivers usados pelo Brain Slayer, todos os chips são suportados pela mesma firmware. Apenas alguns chips bem antigos (4279) é que não são suportados por esses novos drivers e precisam de firmware específica agora.

Ah, a que eu usei foi a v24_std_generic_nokaid.bin

Eu não uso QoS por isso eu não testei ele.

Mas ja adianto que QoS nunca foi o forte da DD-WRT. Testa ele ae e reporta pra gente []'s

Page 43: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Última edição por ThunderBolt : 09-01-2008 às 9:46

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

Registrado em 09/10/1999 - 9+1+1+9+9+9 = 38 - 3+8 =11

Nascido em 11/11 as 11hs / as

"ThunderBolt" tem 11 letras!!! - (11 + 2) anos de HardMOB!!!

[BOT] - Botequeiros da HardMOB - ThunderBolt - Membro nº 11

09-01-2008 9:04 #22

LeoKesler

Membro

Gravar

Registro

Sep 2002

Mensagens

546

Verdinhas

Page 44: Configurando a DD-WRT Modos de operação

15

Mencionado

0

Citado

33

Citando ThunderBolt

O diretório com todas as versões é esse AQUI

Não existe mais versão específica para o G125 (e os demais aparelhos com o Chipset BROADCOM 5254). Com os novos drivers usados pelo Brain Slayer, todos os chips são suportados pela mesma firmware. Apenas alguns chips bem antigos (4279) é que não são suportados por esses novos drivers e precisam de firmware específica agora.

Então porque ainda tem uma pasta específica para o Buffalo ?

Ah, a que eu usei foi a v24_std_generic_nokaid.bin

Eu não uso QoS por isso eu não testei ele.

Mas ja adianto que QoS nunca foi o forte da DD-WRT. Testa ele ae e reporta pra gente []'s

Eu ainda uso a RC-4, com o mesmo pacote nokaid que você. Depois eu faço o update, pois estou baixando alguns gigas de episodios em 720p. Sabe como é, esses episódios de 350mb

ficam horríveis em monitores de 22".

Sobre o QoS, apenas ontem é que eu descobrí como configura-lo corretamente para o uso de torrents e emule.

Na tela QoS, em Sevices Priority, tem um listão de serviços. O problema é que nenhum deles serve para os torrents e emule atualmente, pois eles são criptografados.

O problema é que o firmware tenta decifrar se o pacote de dados é de um torrent / emule para então aplicar a regra que você definiu (bulk, premium etc). Como está criptografado, ele não consegue decifrar o pacote e a regra do QoS não é aplicada, furando o QoS.

Para resolver esse problema, basta selecionar o serviço Unknown (desconhecido) na lista de

Page 45: Configurando a DD-WRT Modos de operação

serviços e selecionar uma prioridade para ele. Assim, todo pacote que o roteador não conseguir identificar ( ou seja, que ele não encontrou um padrão compatível com a lista de serviços que você escolheu) ele cai nesse serviço Unknown.

Para tráfego do torrent e emule, eu uso o Unknown com prioridade Bulk.

Depois que eu fiz isso, a velocidade ficou muito mais estável. Posso baixar no máximo que não fica lento para navegar.

Outra dica é selecionar o serviço DNS e colocar a prioridade Premium para ele. O serviço DNS é o responsável por converter um endereço do tipo www.google.com em seu respectivo endereço IP. Com o DNS em alta prioridade, as páginas ficam ligeiramente mais rápidas.

Ainda para acelerar o acesso a páginas, selecione o serviço HTTP e coloque-o em Premium. Assim dará maior prioridade para o download de páginas.

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

Cause I've got faith of the heart. I'm going where my heart will take me.I've got faith to believe. I can do anything. I've got strength of the soul. And no one's gonna bend or break me. I can reach any star. I've got faith, faith of the heart.

09-01-2008 9:27 #23

ThunderBolt

hardMOB Staff - Moderação

Page 46: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Autor do tópico

11!

Gravar

Registro

Oct 1999

Mensagens

16.910

Verdinhas

447

Mencionado

112

Citado

1152

Citando LeoKesler

Então porque ainda tem uma pasta específica para o Buffalo ?

Justamente para o pessoal não ficar perguntando "cade a versão específica para o buffalo?"

, mas parece que não adiantou: O forum deles ficou cheio de gente perguntando

Citando LeoKesler

Eu ainda uso a RC-4, com o mesmo pacote nokaid que você. Depois eu faço o update, pois estou baixando alguns gigas de episodios em 720p. Sabe como é, esses episódios de 350mb

ficam horríveis em monitores de 22".

Sobre o QoS, apenas ontem é que eu descobrí como configura-lo corretamente para o uso de torrents e emule.

Page 47: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Na tela QoS, em Sevices Priority, tem um listão de serviços. O problema é que nenhum deles serve para os torrents e emule atualmente, pois eles são criptografados.

O problema é que o firmware tenta decifrar se o pacote de dados é de um torrent / emule para então aplicar a regra que você definiu (bulk, premium etc). Como está criptografado, ele não consegue decifrar o pacote e a regra do QoS não é aplicada, furando o QoS.

Para resolver esse problema, basta selecionar o serviço Unknown (desconhecido) na lista de serviços e selecionar uma prioridade para ele. Assim, todo pacote que o roteador não conseguir identificar ( ou seja, que ele não encontrou um padrão compatível com a lista de serviços que você escolheu) ele cai nesse serviço Unknown.

Para tráfego do torrent e emule, eu uso o Unknown com prioridade Bulk.

Depois que eu fiz isso, a velocidade ficou muito mais estável. Posso baixar no máximo que não fica lento para navegar.

Outra dica é selecionar o serviço DNS e colocar a prioridade Premium para ele. O serviço DNS é o responsável por converter um endereço do tipo www.google.com em seu respectivo endereço IP. Com o DNS em alta prioridade, as páginas ficam ligeiramente mais rápidas.

Ainda para acelerar o acesso a páginas, selecione o serviço HTTP e coloque-o em Premium. Assim dará maior prioridade para o download de páginas.

Muito bom o seu post! Fica ae a dica para quem é heavy-downloader.Se vc me permitir, eu vou pegar as informações dele e colocar lá nas funcionalidades da DD-WRT, pode ser?[]'s

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

Registrado em 09/10/1999 - 9+1+1+9+9+9 = 38 - 3+8 =11

Nascido em 11/11 as 11hs / as

Page 48: Configurando a DD-WRT Modos de operação

"ThunderBolt" tem 11 letras!!! - (11 + 2) anos de HardMOB!!!

[BOT] - Botequeiros da HardMOB - ThunderBolt - Membro nº 11

09-01-2008 9:42 #24

LeoKesler

Membro

Gravar

Registro

Sep 2002

Mensagens

546

Verdinhas

15

Mencionado

0

Citado

33

Citando ThunderBolt

J

Muito bom o seu post! Fica ae a dica para quem é heavy-downloader.

Page 49: Configurando a DD-WRT Modos de operação

Se vc me permitir, eu vou pegar as informações dele e colocar lá nas funcionalidades da DD-WRT, pode ser?[]'s

Fique a vontade.

Compartilhar mensagem

Facebook

Twitter

Google Bookmark

Google+

Cause I've got faith of the heart. I'm going where my heart will take me.I've got faith to believe. I can do anything. I've got strength of the soul. And no one's gonna bend or break me. I can reach any star. I've got faith, faith of the heart.