conflito e negociação

10
Conflitos e Negociações em Jogos de Empresas Palestrantes: Luciana Vitória S. Rodrigues Maria Aparecida Oliveira Michele Andréia dos Santos Sérgio Paulo Sousa Alves Silvia Helena de Oliveira Wilson da Silva .

Transcript of conflito e negociação

Page 1: conflito e negociação

Conflitos e Negociações em Jogos de Empresas

Palestrantes: Luciana Vitória S. Rodrigues Maria Aparecida Oliveira Michele Andréia dos Santos Sérgio Paulo Sousa Alves Silvia Helena de Oliveira Wilson da Silva .

Page 2: conflito e negociação

O conflito é uma luta que ocorre quando as necessidades e as metas são incompatíveis com os dos outros.

O conflito nada mais é do que oposição ou desacordo entre pessoas e/ou entidades. Ele pode envolver tanto a diferença de opinião no que diz respeito às metas e/ou objetivos de um negócio ou até mesmo a falta de recursos de uma empresa.

DEFINIÇÕES DE CONFLITO

Page 3: conflito e negociação

Os conflitos origina-se através de:

Incompatibilidade de objetivos.

Diferenças de interpretação dos fatos.

Desacordos baseados em expectativas de comportamento

Page 4: conflito e negociação

Aspectos positivos na solução dos conflitos O surgimento dos conflitos gera:

Necessidade de parcerias

Acordos e contratos

Oportunidades de estimular o aprendizado

Capacidade de solucionar conflitos

Habilidades para negociação

Profissionais eficazes

Relações duradouras

Necessidade de cooperação

Exercita e lapida habilidades gerenciais

Crescimento e ganhos mútuos

Page 5: conflito e negociação

Os interventores:

Mediador, Facilitador, Árbitro

A terceira parte, ou terceira pessoa, ou terceiro lado precisa ser imparcial, sendo neutro ao processo.

Mediador Não tem poder de impor um resultado na controvérsia, mas sim auxilia a buscar o consenso, ajudando as partes em conflito a tomarem suas próprias decisões. Este interfere no processo e não no resultado.

Facilitador É um interventor que se encarrega de fazer com que as partes pertinentes cheguem à mesa de negociação. Ele pode optar por não se envolver no processo, ou pode facilitar o acordo, auxiliando em detalhes legais.

Árbitro Este emite uma decisão final. As soluções são propostas por uma das partes ou pelo árbitro do comitê. A decisão é de cumprimento obrigatório.

Page 6: conflito e negociação

Jogos de empresas

Situações que envolvam interações entre agentes racionais que se comportam estrategicamente podem se analisadas como um jogo (Fiani-2004).

Jogos são atividades ou interações em que os participantes assumem o papel de tomadores de decisões em uma organização empresarial, como CEO, diretor ou gerente da empresa com objetivo de resolver um problema (Vicente, 2001).

Page 7: conflito e negociação

Jogos de empresas como ferramenta

Trata-se de uma importante ferramenta utilizada na educação gerencial permitindo que as pessoas envolvidas exercitem suas habilidades gerenciais, bem como, autodisciplina, sociabilidade, afetividade, valores morais, espírito de equipe, bom senso (Gramigma, 2004).

Permite aos participantes negociações contínuas entre os membros do grupo e entre as outras empresas, estimulando em alguns momentos a solução de conflitos.

É um método de aprendizagem que propicia ao participante condições de desenvolver importantes elementos de educação gerencial identificados por (Sauaia,1995) como: conhecimento sobre estratégia empresarial,relacionamento interpessoal, desenvolvimento de equipes de trabalho, capacidade de processar informações e de negociação, postura contributiva, enfoque objetivo, nos resultados, atitudes de aprendizado constante, flexibilidade e predisposição a mudança...(Sauaia, 1995).

Page 8: conflito e negociação

Como acontecem as negociações e decisões

A melhor forma de proceder frente um conflito é negociá-lo.

O ponto chave para o sucesso da negociação é a busca das necessidades dos envolvidos, valorizando as qualidades como: saber ouvir, entender o que está sendo omitido, observar expressões faciais e corporais.

Page 9: conflito e negociação

PONTOS IMPORTANTES DA NEGOCIAÇÃO

1- Concentre-se nos pontos positivos. Quando duas partes entram em conflito, é importante separar os sentimentos negativos de desrespeito e traição dos aspectos positivos. Abrace a idéia de que, através de negociações civilizadas, sua organização pode realmente promover algumas mudanças muito necessárias.

2- Motivar os indivíduos a considerarem apenas os objetivos essenciais, contínuos e operativos, usando um raciocínio localizado e bem claro, observando a seqüência de prioridade dentro da organização.

3- Minimização da incerteza de risco: as incertezas de risco devem ser minimizadas por meio de ênfase na resposta e no feedback a curto prazo, evitando incertezas decorrentes dos eventos ou estratégias a longo prazo.

4- Indique ações concretas que você possa tomar para possíveis mudança de situação.

Page 10: conflito e negociação

Obrigado!!!