Conflito Na Síria

16
SÍRIA: CONFLITO GEOPOLÍTICO ATUAL Síria é um país milenar cuja capital (Damasco) é reconhecida como uma das mais antigas em povoamento contínuo (traços de habitação entre 8 e 10 mil anos). O país fica localizado no Oriente Médio em área de grande tensão territorial.

description

Atualidades

Transcript of Conflito Na Síria

SÍRIA: CONFLITO GEOPOLÍTICO ATUAL

Síria é um país milenar cuja capital (Damasco) é reconhecida como uma das mais antigas em povoamento contínuo (traços de habitação entre 8 e 10 mil anos).O país fica localizado no Oriente Médio em área de grande tensão territorial.

UM POUCO DA HISTÓRIA

Com uma história documentada por achados arqueológicos de Com uma história documentada por achados arqueológicos de mais de 50 séculos, a Síria, que na antiguidade incluía também mais de 50 séculos, a Síria, que na antiguidade incluía também a Mesopotânia (atual Iraque) e o Libano, foi sucessivamente a Mesopotânia (atual Iraque) e o Libano, foi sucessivamente ocupada por diferentes Impérios. No século XVI a região passou ocupada por diferentes Impérios. No século XVI a região passou a ser uma mera província do Império Otomano.a ser uma mera província do Império Otomano.Em 1831, o quediva do Egito Mehemet Ali, conquistou a região Em 1831, o quediva do Egito Mehemet Ali, conquistou a região e passou a cobrar pesados impostos e a exigir serviço militar e passou a cobrar pesados impostos e a exigir serviço militar obrigatório, o que provocou uma revolta popular que uniu com obrigatório, o que provocou uma revolta popular que uniu com cristãos e muçulmanos. O fato de comunidades cristãs que cristãos e muçulmanos. O fato de comunidades cristãs que participaram dessa revolta estarem sob ameaça de severa participaram dessa revolta estarem sob ameaça de severa repressão, serviu como um pretexto para a interferência militar repressão, serviu como um pretexto para a interferência militar europeia no século XVII, num processo que levou à instalação europeia no século XVII, num processo que levou à instalação de tropas francesas na região, destinadas à proteção dos de tropas francesas na região, destinadas à proteção dos cristãos sírios.cristãos sírios.Em 1840, a região voltou ao controle do Império Otomano, que Em 1840, a região voltou ao controle do Império Otomano, que permitiu a instalação de missões e escolas cristãs subsidiados permitiu a instalação de missões e escolas cristãs subsidiados pelos europeus.pelos europeus.

Em 1858, os maronitas, organizados em comunidades situadas na Em 1858, os maronitas, organizados em comunidades situadas na região montanhosa entre Damasco e Jerusalém, romperam com a região montanhosa entre Damasco e Jerusalém, romperam com a classe dominante cristã e aboliram o sistema feudal da posse da classe dominante cristã e aboliram o sistema feudal da posse da terra. Seus vizinhos muçulmanos, principalmente os drusos, terra. Seus vizinhos muçulmanos, principalmente os drusos, decidiram reprimir o movimento antes que se alastrasse por toda a decidiram reprimir o movimento antes que se alastrasse por toda a região. O conflito culminou com os chamados "massacres" de junho região. O conflito culminou com os chamados "massacres" de junho de 1860.de 1860.Um mês depois, tropas francesas desembarcaram em Beirute para Um mês depois, tropas francesas desembarcaram em Beirute para proteger os cristãos, essa intervenção forçou o Império Otomano a proteger os cristãos, essa intervenção forçou o Império Otomano a criar uma província separada, o "Pequeno Líbano", que deveria ser criar uma província separada, o "Pequeno Líbano", que deveria ser governado por um cristão nomeado pelo Sultão e aprovado pelas governado por um cristão nomeado pelo Sultão e aprovado pelas potências europeias, além disso teria sua própria força policial. A potências europeias, além disso teria sua própria força policial. A medida também previa a extinção dos privilégios feudais.medida também previa a extinção dos privilégios feudais.

IMPÉRIO OTOMANOIMPÉRIO OTOMANO

GEOPOLÍTICA DA SÍRIA NO CONTEXTO DAS GUERRAS MUNDIAIS

Depois da queda do Império Otomano durante a primeira guerra Depois da queda do Império Otomano durante a primeira guerra mundial, a Síria foi administrada pela França até a independência mundial, a Síria foi administrada pela França até a independência em 1946.em 1946.A retirada das tropas francesas somente foi concluída em 1947.A retirada das tropas francesas somente foi concluída em 1947.O Governo Sírio foi contraio a criação do Estado de Israel.O Governo Sírio foi contraio a criação do Estado de Israel. Partido Partido Baath no poderBaath no poderEm 1963, ocorre uma revolução popular que levou ao poder o Em 1963, ocorre uma revolução popular que levou ao poder o Partido Baath Árabe Socialista, que fora fundado em 1947 por Partido Baath Árabe Socialista, que fora fundado em 1947 por Michel Aflag, um militante nacionalista de origem cristã.Michel Aflag, um militante nacionalista de origem cristã.Em novembro de 1970, o General Hafez al-Assad assumiu o poder Em novembro de 1970, o General Hafez al-Assad assumiu o poder e introduziu reformas nas estruturas econômicas e sociais. e introduziu reformas nas estruturas econômicas e sociais. Durante o V Congresso do Partido Baath, prevaleceu a tese de que Durante o V Congresso do Partido Baath, prevaleceu a tese de que os estados árabes eram divisões regionais de uma grande Nação os estados árabes eram divisões regionais de uma grande Nação Árabe, Assad foi nomeado secretário-geral e propôs: "acelerar os Árabe, Assad foi nomeado secretário-geral e propôs: "acelerar os passos para a transformação socialista nos diferentes campos", passos para a transformação socialista nos diferentes campos", esse modo de pensar foi institucionalizado sob a nova esse modo de pensar foi institucionalizado sob a nova Constituição.Constituição.

PARTIDO DE BAATH

Presidente da Síria:Bashar al-Assad

Em 1978, as facções síria e iraquiana do Partido Baath Em 1978, as facções síria e iraquiana do Partido Baath mantiveram conversações para a unificação entre a Síria e o mantiveram conversações para a unificação entre a Síria e o Iraque, mas o projeto fracassou.Iraque, mas o projeto fracassou.Em 1980, se observava uma tensão entre a Síria de um lado, e a Em 1980, se observava uma tensão entre a Síria de um lado, e a Arábia Saudita, o Iraque e a Jordânia do outro. Essa situação se Arábia Saudita, o Iraque e a Jordânia do outro. Essa situação se agravou com o início da Guerra Irã-Iraque, pois o governo sírio agravou com o início da Guerra Irã-Iraque, pois o governo sírio culpou o Iraque pelo início do conflito, que trazia prejuízos para culpou o Iraque pelo início do conflito, que trazia prejuízos para que se buscasse uma solução para a questão palestina, que que se buscasse uma solução para a questão palestina, que seria o problema central da região. Naquele mesmo ano, a Síria seria o problema central da região. Naquele mesmo ano, a Síria acusou a Jordânia de apoiar a Irmandade Muçulmana, situação acusou a Jordânia de apoiar a Irmandade Muçulmana, situação que colocou os dois países na iminência de um conflito bélico.que colocou os dois países na iminência de um conflito bélico.Desde o final de 1979 o Partido Baath acusava a Irmandade Desde o final de 1979 o Partido Baath acusava a Irmandade Mulçumana na Síria de "agir em favor do sionismo".Mulçumana na Síria de "agir em favor do sionismo".Em 1982, após uma série de atos de sabotagem e atentados, Em 1982, após uma série de atos de sabotagem e atentados, atribuídos à Irmandade Muçulmana, as forças armadas sírias atribuídos à Irmandade Muçulmana, as forças armadas sírias lançaram uma ofensiva contra as bases de apoio daquele lançaram uma ofensiva contra as bases de apoio daquele movimento que resultou em milhares de mortes, na época o movimento que resultou em milhares de mortes, na época o governo sírio acusou o Iraque de armar os rebeldes, o que governo sírio acusou o Iraque de armar os rebeldes, o que motivou o fechamento da fronteira entre os dois países.motivou o fechamento da fronteira entre os dois países.

A A Irmandade MuçulmanaIrmandade Muçulmana, "Sociedade de Irmãos Muçulmanos", é , "Sociedade de Irmãos Muçulmanos", é uma organização islâmica fundamentalista. A Irmandade uma organização islâmica fundamentalista. A Irmandade Muçulmana opõe-se radicalmente às tendências seculares de Muçulmana opõe-se radicalmente às tendências seculares de algumas nações islâmicas e pretende "retomar" os ensinamentos do algumas nações islâmicas e pretende "retomar" os ensinamentos do Corão, rejeitando qualquer tipo de influência ocidental. A Irmandade Corão, rejeitando qualquer tipo de influência ocidental. A Irmandade Muçulmana também rejeita as influências Sufi e o chamado Muçulmana também rejeita as influências Sufi e o chamado "islamismo moderado". O lema da organização é: "Deus é o único "islamismo moderado". O lema da organização é: "Deus é o único objetivo. Maomé o único líder. O Corão a única Lei. A jihad é o único objetivo. Maomé o único líder. O Corão a única Lei. A jihad é o único caminho. Morrer pela caminho. Morrer pela jihadjihad de Deus é a nossa única esperança". de Deus é a nossa única esperança".

O presidente da O presidente da Síria se encontrou hoje (10/03) com o enviado se encontrou hoje (10/03) com o enviado especial da ONU - e disse que se nega a negociar com a oposição.especial da ONU - e disse que se nega a negociar com a oposição.Grupos de direitos humanos afirmam que as forças de Bashar al-Grupos de direitos humanos afirmam que as forças de Bashar al-Assad mataram mais de sete mil civis desde março do ano Assad mataram mais de sete mil civis desde março do ano passado - quando começaram os protestos contra o governo.passado - quando começaram os protestos contra o governo.O ex-secretario geral das Nações Unidas foi à Damasco em busca O ex-secretario geral das Nações Unidas foi à Damasco em busca de uma solução para o conflito. No encontro com Kofi Annan, o de uma solução para o conflito. No encontro com Kofi Annan, o presidente Bashar al-Assad assegurou que está disposto a aceitar presidente Bashar al-Assad assegurou que está disposto a aceitar o que chamou de proposta honesta para acabar com a violência o que chamou de proposta honesta para acabar com a violência no país.no país.Mas por enquanto, ele não cede lugar para a oposição. Segundo a Mas por enquanto, ele não cede lugar para a oposição. Segundo a impressa síria, Assad acusou os opositores, a quem se refere como impressa síria, Assad acusou os opositores, a quem se refere como terroristas, de bloquearem uma solução.terroristas, de bloquearem uma solução.““Grupos terroristas armados estão espalhando caos e Grupos terroristas armados estão espalhando caos e instabilidade”, teria dito o presidente sírio.instabilidade”, teria dito o presidente sírio.

O Presidente da Síria não aceita negociar com a oposição

O ex-secretário geral das Nações Unidas foi à Damasco em busca O ex-secretário geral das Nações Unidas foi à Damasco em busca de uma solução para o conflito. No encontro com Kofi Annan, o de uma solução para o conflito. No encontro com Kofi Annan, o presidente Bashar al-Assad assegurou que está disposto a aceitar presidente Bashar al-Assad assegurou que está disposto a aceitar o que chamou de proposta honesta para acabar com a violência no o que chamou de proposta honesta para acabar com a violência no país.país.Mas por enquanto, ele não cede lugar para a oposição. Segundo a Mas por enquanto, ele não cede lugar para a oposição. Segundo a impressa síria, Assad acusou os opositores, a quem se refere como impressa síria, Assad acusou os opositores, a quem se refere como terroristas, de bloquearem uma solução.terroristas, de bloquearem uma solução.““Grupos terroristas armados estão espalhando caos e Grupos terroristas armados estão espalhando caos e instabilidade”, teria dito o presidente sírio.instabilidade”, teria dito o presidente sírio.Kofi Annan se reuniu também como líder do grupo de coordenação Kofi Annan se reuniu também como líder do grupo de coordenação da oposição síria, que agradeceu o apoio da ONU e da Liga Árabe e da oposição síria, que agradeceu o apoio da ONU e da Liga Árabe e declarou que qualquer negociação só pode ocorrer depois que declarou que qualquer negociação só pode ocorrer depois que presos políticos forem soltos e com o fim da violência. Mas as presos políticos forem soltos e com o fim da violência. Mas as tropas de Assad não deram sinal de trégua neste sábado. Ataques tropas de Assad não deram sinal de trégua neste sábado. Ataques em várias partes do país mataram 31 pessoas. Perto da fronteira em várias partes do país mataram 31 pessoas. Perto da fronteira com a Turquia, 16 civis teriam sido mortos numa emboscada.com a Turquia, 16 civis teriam sido mortos numa emboscada.

CONFLITO EM DAMASCO

Os conflitos na Síria se intensificaram nesta segunda-feira Os conflitos na Síria se intensificaram nesta segunda-feira (19/03) na região de Damasco, capital do país. Integrantes das (19/03) na região de Damasco, capital do país. Integrantes das forças de segurança sírias e grupos armados se envolveram em forças de segurança sírias e grupos armados se envolveram em confrontos durante a madrugada. confrontos durante a madrugada. Os conflitos em Damasco preocupam as autoridades Os conflitos em Damasco preocupam as autoridades estrangeiras, pois até então os confrontos se concentravam na estrangeiras, pois até então os confrontos se concentravam na região de Homs – considerada cidade de domínio da oposição. A região de Homs – considerada cidade de domínio da oposição. A estimativa é que mais de 8,5 mil pessoas morreram em um ano estimativa é que mais de 8,5 mil pessoas morreram em um ano de tensão na Síria.de tensão na Síria.Manifestações contra o governo do presidente da Síria, Bashar Manifestações contra o governo do presidente da Síria, Bashar Al Assad, ocorrem desde o ano passado. Os manifestantes Al Assad, ocorrem desde o ano passado. Os manifestantes cobram do governo mais liberdade política e de expressão, cobram do governo mais liberdade política e de expressão, além do fim das violações aos direitos humanos.além do fim das violações aos direitos humanos.A comunidade internacional fixou uma série de sanções ao A comunidade internacional fixou uma série de sanções ao governo Assad, impondo restrições econômicas e financeiras. governo Assad, impondo restrições econômicas e financeiras. Porém, o governo Assad indicou que não está disposto a Porém, o governo Assad indicou que não está disposto a negociar com a oposição por considerá-la terrorista.negociar com a oposição por considerá-la terrorista.

Rússia e Cruz Vermelha pedem tréguas diárias a Assad e à Rússia e Cruz Vermelha pedem tréguas diárias a Assad e à oposição síriaoposição síriaMoscou, 19 Mar (EFE).- A Rússia e o Comitê Internacional da Cruz Moscou, 19 Mar (EFE).- A Rússia e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) pediram nesta segunda-feira ao regime de Bashar al Vermelha (CICV) pediram nesta segunda-feira ao regime de Bashar al Assad e à oposição armada síria que estabeleçam tréguas diárias de Assad e à oposição armada síria que estabeleçam tréguas diárias de duas horas nos combates para permitir a entrega da ajuda humanitária duas horas nos combates para permitir a entrega da ajuda humanitária à população civil.à população civil.'As partes pedem ao governo sírio e a todos os grupos armados da 'As partes pedem ao governo sírio e a todos os grupos armados da oposição que aceitem imediatamente uma pausa diária', assinala o oposição que aceitem imediatamente uma pausa diária', assinala o comunicado da chancelaria russa.comunicado da chancelaria russa.O objetivo dessas tréguas diárias é 'garantir o acesso do CICV e do O objetivo dessas tréguas diárias é 'garantir o acesso do CICV e do Crescente Vermelho aos feridos e a outros civis que precisam de Crescente Vermelho aos feridos e a outros civis que precisam de assistência e evacuação, e também a proteção das equipes médicas assistência e evacuação, e também a proteção das equipes médicas que ofereçam essa ajuda'.que ofereçam essa ajuda'.Além disso, 'a parte russa expressou a necessidade de garantir o acesso Além disso, 'a parte russa expressou a necessidade de garantir o acesso do CICV a todos os detidos na Síria por sua participação nas ações de do CICV a todos os detidos na Síria por sua participação nas ações de protesto'.protesto'.A chancelaria russa emitiu esta nota oficial depois da reunião desta A chancelaria russa emitiu esta nota oficial depois da reunião desta segunda-feira entre o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei segunda-feira entre o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, e o presidente do CICV, Jakob Kellenberger, que destacaram a Lavrov, e o presidente do CICV, Jakob Kellenberger, que destacaram a 'absoluta prioridade' que todos os sírios que necessitem recebam ajuda 'absoluta prioridade' que todos os sírios que necessitem recebam ajuda humanitária.humanitária.

'Em algumas regiões, as pessoas já sofrem há vários meses, 'Em algumas regiões, as pessoas já sofrem há vários meses, especialmente as mulheres e as crianças', destaca um comunicado especialmente as mulheres e as crianças', destaca um comunicado do CICV, que lembra que nas cidades que são palcos de combates do CICV, que lembra que nas cidades que são palcos de combates a situação é 'muito grave e poderia piorar ainda mais'.a situação é 'muito grave e poderia piorar ainda mais'.A esse respeito, Kellenberger qualificou hoje de 'inaceitável' a A esse respeito, Kellenberger qualificou hoje de 'inaceitável' a possibilidade que a crise humanitária se propague a outras cidades possibilidade que a crise humanitária se propague a outras cidades sírias, caso a conflagração se estenda por outras zonas do país sírias, caso a conflagração se estenda por outras zonas do país árabe.árabe.Precisamente, Lavrov já havia se manifestado a favor do acesso Precisamente, Lavrov já havia se manifestado a favor do acesso livre da ajuda humanitária ao país árabe, um dos cinco pontos do livre da ajuda humanitária ao país árabe, um dos cinco pontos do plano para a Síria pactuado no início de março pela Rússia e pela plano para a Síria pactuado no início de março pela Rússia e pela Liga Árabe.Liga Árabe.A iniciativa estipula também o fim da violência, a criação de um A iniciativa estipula também o fim da violência, a criação de um mecanismo neutro que supervisione o cessar-fogo, a não-mecanismo neutro que supervisione o cessar-fogo, a não-intervenção estrangeira e o apoio à mediação do ex-secretário-intervenção estrangeira e o apoio à mediação do ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan.geral da ONU, Kofi Annan.Moscou rejeitou até agora todas as resoluções propostas no Moscou rejeitou até agora todas as resoluções propostas no Conselho de Segurança da ONU que aludem a uma possível Conselho de Segurança da ONU que aludem a uma possível intervenção .intervenção .