Conheça o Parker Road Sho · Trabalhar em equipe é muito prazeroso, é como você marcar um gol e...

24
especial homologação Parceria no mercado aeroespacial mobil Santal: estabilidade e simplicidade • Março/Abril 2004 • Ano II • Número 10 Conheça o Parker Road Show

Transcript of Conheça o Parker Road Sho · Trabalhar em equipe é muito prazeroso, é como você marcar um gol e...

e s p e c i a l h o m o l o g a ç ã o

Parceria nomercadoaeroespacial

m o b i l

Santal:estabilidadee simplicidade

• Março/Abril 2004 • Ano II • Número 10

Conheçao Parker

Road Show

e d i t o r i a l

Marcelo CarlosGerente de Vendase Marketing daDivisão Filtros

Com o estreitamento das fronteiras mundiais, as relações em geralvêm sofrendo grandes mudanças numa rapidez nunca vista ouimaginada antes.

Somos compelidos a executar, esquecemos que inspirar as pessoasé muito mais importante do que alimentá-las. Exercitar a maneira detrabalhar em equipe é aparentemente uma estratégia fácil e batida,entretanto, a efetividade desta forma de trabalho é bem poucopraticada.

Novos “gurus” aparecem todo dia, mostrando o caminho ou atalhospara que se consiga fazer algo já praticado, “sempre” de uma maneiradiferente. Logicamente, devemos estar sempre aprendendo coisas novas ereciclando nosso conhecimento, entretanto, isto deve ser encarado comocomplemento da obra e não ela propriamente dita.

A chave do sucesso deve ser disputada, obtida após muito esforço ecomemorada. Trabalhar em equipe é muito prazeroso, é como você marcarum gol e ter com quem comemorar, é ver sua torcida vibrando. Talvez essaforma de expressão dos sentimentos seja a mais verdadeira canalização debuscar o mesmo objetivo.

É desta forma que temos caminhado com o nosso trabalho na Divisão Filtrosnos últimos anos: discutindo e projetando metas, traçando a estratégia maisadequada para encantar o cliente e, por fim, comemoramos o resultado,sempre utilizando a regra básica do trabalho em equipe.

Nossos resultados nos últimos anos demonstram que estamos caminhando norumo certo. Festejamos o sucesso do fortalecimento e crescimento da nossarede de distribuição de Filtros (Linhas Mobil e Industrial), e o aumento danossa participação junto aos clientes diretos e montadoras. Tudo isso deve-seao trabalho bem próximo entre todos os setores da Divisão, onde as metas sãobem claras e o comprometimento é geral.

O sucesso de toda a equipe culminou na certificação da Divisão pela ABS naNorma ISO/TS16949:2002, e na recente aprovação da construção da novaplanta de filtros com o“estado da arte” em matéria de manufatura, que nosfortalecerá como parceiros globais de nossos clientes e das outras Divisões deFiltros, localizadas em outras partes do mundo.

Essa é a nossa realidade, esse é o verdadeiro SUCESSO EM EQUIPE!

Sucesso em equipe

2 • Março/Abril 2004 •

í n d i c e

Expediente • Parker News - Ano IExpediente • Parker News - Ano IExpediente • Parker News - Ano IExpediente • Parker News - Ano IExpediente • Parker News - Ano II I I I I ----- Nº Nº Nº Nº Nº 10 10 10 10 10 - - - - - Março/AbrilMarço/AbrilMarço/AbrilMarço/AbrilMarço/Abril 200 200 200 200 20044444 - Tiragem 15 mil exemplares - Tiragem 15 mil exemplares - Tiragem 15 mil exemplares - Tiragem 15 mil exemplares - Tiragem 15 mil exemplaresParker Hannifin Ind. e Com. Ltda - Parker Hannifin Ind. e Com. Ltda - Parker Hannifin Ind. e Com. Ltda - Parker Hannifin Ind. e Com. Ltda - Parker Hannifin Ind. e Com. Ltda - Av. Lucas Nogueira Garcez, 2181 - EsperançaCaixa Postal 148 - CEP: 12325-900 - Jacareí - SP - Tel.: 12 3954-5100 - Fax: 12 3954-5262e-mail: [email protected] Editorial Conselho Editorial Conselho Editorial Conselho Editorial Conselho Editorial • Divisão Automation - Celso Vicente • Divisão Filtration - Marcelo CarlosDivisão Fluid Connectors - Edevaldo Bonfim Jr. • Divisão Hydraulics - Gilberto SchneiderDivisão Seals - Luis Biral • Centro de Serviços Aerospace - René NardiJornalista ResponsávelJornalista ResponsávelJornalista ResponsávelJornalista ResponsávelJornalista Responsável - Lindsey BuenoProjeto Gráfico e DiagramaçãoProjeto Gráfico e DiagramaçãoProjeto Gráfico e DiagramaçãoProjeto Gráfico e DiagramaçãoProjeto Gráfico e Diagramação - Cabrillano ComunicaçõesFotosFotosFotosFotosFotos - Arquivo Parker Hannifin e Clientes

Capa Parker Road Show 12 e 1312 e 1312 e 1312 e 1312 e 13

Parker Road Show,uma exposição

itineranteque percorreá todoterritório nacional.

Especial Reunião Nacional dos Distribuidores Autorizados 18 a 2118 a 2118 a 2118 a 2118 a 21

Homologação Embraer e Parker: parceiras

no mercado aeroespacial 4 e 54 e 54 e 54 e 54 e 5

Aplicação Valvugás 66666 Serra Bucher 77777 Multiflux 1616161616

Desenvolvimento John Deere e B. Grob 88888 SWB 99999

Mobil Santal 14 e 1514 e 1514 e 1514 e 1514 e 15

• Março/Abril 2004 • 3

h o m o l o g a ç ã o

Homologação do Embraer 170Homologação do Embraer 170Homologação do Embraer 170Homologação do Embraer 170Homologação do Embraer 170A emissão do Certificado de Tipo

para o Embraer 170 celebra a con-clusão da campanha de certificaçãoque resultou na validação, pratica-mente simultânea, da aeronave pelasautoridades aeronáuticas brasileira,norte-americana e européia. A emis-são dos certificados em menos deuma semana é um grande feito dentroda indústria e resultado de um esforçointernacional integrado da Embraer,seus parceiros e autoridades homolo-gadoras.

A certificação emitida pelo CTA (CentroTécnico Aeroespacial), pela JAA (JointAviation Authorities), FAA (Federal AviationAdministration) e EASA (European AviationSafety Agency) abriram caminho para iniciaras entregas do jato para as empresas LOT(Polonia), Alitalia (Itália) e U.S.Airways(Estados Unidos).

Esta campanha simultânea de certifi-cação, ocorrida em fevereiro deste ano,possibilitou o desenvolvimento de um “TypeDesign” único para o Embraer 170, o quepermite à companhia entregar a aeronave namesma configuração, homologada tanto paraoperadores brasileiros quanto europeus e

norte-americanos. A Parker também participado sucesso internacional da nova família deaviões.

Como parceira da Embraer, a ParkerAerospace é responsável pelo projeto,desenvolvimento e fabricação dos sistemashidráulicos, sistema de combustível e siste-mas de comandos de vôo para os aviões dasfamilias Embraer 170/190.

O programa de certificação do Embraer170 consumiu mais de 2000 relatórios, 4000documentos de desenvolvimento e diversasreuniões com representantes dos órgãoshomologadores. A campanha de ensaios emvôo envolveu seis protótipos, além de umaaeronave de produção usada para testes deconfiabilidade. Outros 250 testes foramconduzidos em laboratórios e em simuladoresem solo.

“Para a Parker, a homologação doEmbraer 170 é de suma importância, poisratifica nossos esforços direcionados afornecer soluções tecnologicamente avança-das para o mercado de aviação comercial. Otrabalho conjunto da Embraer e seus par-ceiros tornam a nova família deaviões uma vencedora nomercado internacional, e aParker, conseqüentemente,

Banco de imagens Embraer

4 • Março/Abril 2004 •

h o m o l o g a ç ã o

faz parte desse sucesso”, enfatiza René Nardi,gerente da Parker Aerospace no Brasil.

O Embraer 170 é o primeiro de umafamília de quatro jatos a receber a certificaçãode tipo. O Embraer 175 deverá ser o próximo,com data de certificação final prevista para oquarto trimestre de 2004, seguido do Embraer190, no terceiro trimestre de 2005, e doEmbraer 195, no segundo trimestre de 2006.Todas estas novas aeronaves contam com atecnologia Parker Aerospace.

Roll out do Embraer 190Roll out do Embraer 190Roll out do Embraer 190Roll out do Embraer 190Roll out do Embraer 190Ainda no mês de fevereiro, em ceri-

mônia que contou com a presença doPresidente Lula, altos integrantes dospoderes Executivo e Legislativo, clientes,parceiros industriais, imprensa brasileira einternacional, a Embraer abriu os portões desua principal fábrica em São José dos Cam-pos (SP) para apresentar o Embraer 190, amaior aeronave comercial até hoje produzidano Brasil.

Mais uma vez presente nos grandesdesenvolvimentos da Embraer, a Parker

participa do novo avião com umalinha de produtos similar a dos

fornecidos ao Embraer170,proporcionando assim gran-

de intercambiabilidadede componentes.

A Embraer é en-carregada de concep-ção, projeto e desen-volvimento da novafamília de jatos, bemcomo da fabricação departe de fuselagem e damontagem final dosaviões. A empresa contacom 16 parceiros derisco e 22 fornecedoresprincipais no programaEmbraer 170/190, osquais são encarregados do projeto e forne-cimento dos segmentos estruturais e dosprincipais sistemas que compõem asaeronaves. A Parker Aerospace representauma das grandes parceiras da Embraer nomercado aeroespacial.

O Roll out, como é conhecida a cerimô-nia de apresentação de uma nova aeronaveao mercado, foi assistido por Ricardo Machado— Presidente do Grupo Latino Americano daParker, Joel Bankie —Vice-presidente FlightControl & Hydraulics System Branch, PeterDawson — General Manager CSD-C e RenéNardi, Gerente da Parker Aerospace no Brasil.

Em comemoração,Presidente Lula dáum “banho dechampagne” nonovo avião

Banco de imagens Embraer

• Março/Abril 2004 • 5

a p l i c a ç ã o

Fundada na década de 60, e 100%nacional, a Valvugás é uma empresaespecializada na fabricação de válvulasindustriais para refrigeração, aquecimento eprodutos químicos.

Atualmente, produz mais de 80 modelosdiferentes de válvulas e filtros, especialmentedesenvolvidos para serem utilizados comamônia, Freon/Frigen, fluidos térmicos e va-por, além de outros como: água, arcomprimido, pasta de chocolate, resinas, óleoviscoso, derivados de petróleo, hidrato de alu-mina, etc, atendendo a necessidade específicade cada cliente.

Desde que começou suas atividades, aValvugás, que não abre mão da qualidade, émuito exigente em relação aos seusfornecedores.

Fornecedora de longa data dos anéis devedação, mais recentemente, a Parker passoua fornecer também componentes pneu-máticos, empregados no acionamento dasválvulas de controle, um nicho de mercadopromissor para a Valvugás, conforme comentao gerente técnico, engenheiro Dilson F. da Silva.

“Em 36 anos passamos por diversasconjunturas econômicas, mas é motivo degrande orgulho poder afirmar que a Valvugás

Valvugásprioriza qualidade

jamais diminui o nível de seus produtos”,endossa Jorge Vida, sócio-diretor da empresa.

Presente em mais um promissordesenvolvimento para o mercado, a Parkervem aumentando seu leque de fornecimentose conquistando cada vez mais a confiança declientes que prezam a qualidade e tecnologiade ponta em seus equipamentos.

No detalhe, conjuntopneumático da Parkeraplicado na válvulade controle

a p l i c a ç ã o

Em sua edição 7, o Parker News trouxeuma matéria sobre a parceria entre a Parkere a Serra Bucher, referente ao fornecimentode máquinas soldadoras suspensas para aAlstom, as quais seriam empregadas naconstrução de vagões de trem. Esta nova edi-ção traz uma nova parceria entre as empre-sas, desta vez voltada para a indústria auto-mobilística. Foram fornecidos 30 painéispneumáticos para compor as máquinas desolda suspensa — modelo Ômega — que, porsua vez, serão utilizadas na linha de mon-tagem da planta da Ford, em Camaçari (BA),um cliente que ambas têm grande conhe-cimento.

Conforme conta Ivan Bispo, doDepartamento de Compras da Serra Bucher,a Ford foi uma das impulsionadoras para quea tradicional empresa espanhola SerraSoldadora estabelecesse fábrica noBrasil, tendo em vista a forte parceria

Nova parceria Parker eSerra Bucher

• Março/Abril 2004 • 7

na Europa. Assim, noprimeiro semestre de1996, foram fornecidas600 máquinas para aunidade da Ford em SãoBernardo do Campo(SP).

A Parker também tem forte histórico deparceria com a Ford, com importante partici-pação no projeto Ford Amazon, padronizadocom componentes pneumáticos Parker.“Quem dera todos os fornecimentos fossemtão simples como esse ‘falávamos a mesmalíngua’”, comenta Bispo.

Ivan Bispo de Melo eo engenheiro deVendas MárcioFernando Sato

Máquina de soldasuspensa destinada àplanta da Ford

d e s e n v o l v i m e n t o

Uma gama deprodutos destinada aoprojeto de automaçãodas máquinas da JohnDeere dos EUA, tornaainda mais fortalecida aparceria da Parker coma B.Grob do Brasil.

De origem alemã,o grupo Grob é responsável mundialmentepelos principais desenvolvimentos destinadosao mercado de máquinas-ferramenta. Comsuas fábricas localizadas em Mindelheim(Alemanha), São Bernardo do Campo eBluffton (EUA), o grupo possui tambémoficinas de serviço em Saltillo (México), Beijing(China) e Wellesbourne (U.K.), além derepresentações em várias localidades.

Entre os principais clientes estão asempresas automobilísticas do Brasil, alémdas multinacionais Audi, BMW, FIAT, Ford,DaimlerChrysler, General Motors, Renault,Scania, Volkswagem, Volvo e tambémmáquinas agrícolas como John Deere e Valtra.Além destas, especificamente no Brasil, aB.Grob possui também em sua vasta relaçãode clientes, outros segmentos comoempresas de autopeças e grandes fabricantesde compressores destinados ao mercado derefrigeração, como Embraco e Tecumseh.

“Nossa linha de produtos divide-se emcentros de usinagem e máquinas especiais.Porém, podemos integrar estas duas tecnolo-gias em uma só, através dos sistemas flexíveisde manufatura, pois fabricamos também todaa automação, processos e dispositivos.Atualmente com os prazos de projetos extra-mamente reduzidos, através de uma enge-nharia simultânea intensa, podemos fornecernossos equipamentos em paralelo com odesenvolvimento do produto de nosso cliente.

John Deere: tecnologiaB.Grob e Parker

Isso só é possível em uma empresa com nossaestrutura e experiência”, explica HarryGrassmann Pfeiffer, Gerente de Projetos eVendas da B.Grob do Brasil.

Com uma história de mais de 70 anos, aempresa é caracterizada pelo crescimentocontínuo, pelas inovações e tecnologia deponta. Acompanhando esse crescimento, aunidade fabril brasileira, localizada em SãoBernardo do Campo (SP), vem expandindocada vez mais sua fábrica e assim, apostandoem desenvolvimentos inovadores.

Um desses principais desenvolvimentosaconteceu recentemente, em um projetodestinado à norte-americana John Deere, quecontou com a parceria Parker. Fabricadas noBrasil, as novas máquinas compõem produtospneumáticos de última geração comocilindros Série MP ISO com dispositivo Rodlocking, válvulas direcionais Série H tamanhoISO 1, temporizadores pneumáticos, conjuntosde preparação de ar da Linha 06 mais válvulasoft start, filtros coalescentes, conexões,mangueiras e demais acessórios, que garan-tiram a precisão no controle do movimento.

Segundo Bráulio Costa Neto, Gerente deSuprimentos da B.Grob do Brasil, a empresa,ao longo dos anos passou a ser mais exigentequanto aos produtos fornecidos, pois estes,necessariamente, deveriam atender às es-pecificações cada vez mais rígidas, e a Parkerfoi escolhida para ser uma das parceiras prin-cipalmente por apresentar essa caracterís-tica. “Temos bastante flexibilidade da Parker,tanto em relação a custos como de logística enegociações. Posso afirmar que ela nosatende por completo. A Parker nos dá umatranqüilidade muito grande com uma fábricainstalada no Brasil. A facilidade se tornamaior, pois temos a garantia através de umaempresa bem estruturada no país”, finaliza.

Carlo Espósito eManoel DuarteNeto, responsáveispelo antendimento;Bráulio Costa Netoe Harry GrassmannPfeiffer

8 • Março/Abril 2004 •

d e s e n v o l v i m e n t o

Versátil. Assim pode ser definida aindústria metalúrgica SWB, que ao longo de15 anos, com o desenvolvimento de inovadoresprojetos, já se tornou uma das melhoresempresas em seu segmento. Sediada naestância turística de Ribeirão Pires (SP), aempresa atua no mercado automobilístico,sub montadoras e de automação em geral,produzindo máquinas especiais.

Fornecedora de grandes empresascomo DaimlerChrysler, Volkswagen, Z.F.,Ford, Musashi, CNH Latin America, FAPowertrain, Teksid, Borlem Hayes Lemmerz,entre outras, a empresa vem apostando emnovos projetos que têm por objetivo principalsuperar as expectativas dos clientes.

Para a nova empreitada, a SWB contacom as linhas Hidráulica, Pneumática e FluidConnectors da Parker, para oferecer maiorprecisão, tecnologia e inovação aosdesenvolvimentos.

Precisão Parker nasmáquinas nacionais SWB

“Já projetamos, desenvolvemos efabricamos muitas máquinas destinadas adiversos mercados, utilizando principalmenteprodutos importados. Porém, ultimamentenossa produção está empenhada em umprojeto exclusivo, totalmente nacional quepromete alavancar os negócios da SWB. Onovo projeto de máquinas nacionais possui100% Parker nas linhas Pneumática eHidráulica, que garantimos ter qualidade su-perior às já produzidas”, comenta SergioRoberto Biazon, Diretor Comercial da SWB.

Não só pela tecnologia de ponta, maspor aceitar os desafios de ir a campo, realizaranálises e levantamentos necessários nasnovas máquinas, que a Parker tornou-se uma

parceira indispensável.“Além destas, outras vanta-

gens intensificam a parceria,como as condições de paga-mento, prazos de entrega,garantia dos produtos,confiabilidade na reposiçãode peças, contato com o

representante comercial,equipe de engenharia Parker, e

o pós-venda”, pontua Biazon.Biazon exibe painel de automação Parker

Lafayette Silvério,gerente de unidadede negócios, SergioRoberto Biazon,Alberto Fernandes,vendedor técnico eAlexandre Mendesde Santi, daengenharia deaplicação da Parker

• Março/Abril 2004 • 9

p a r c e r i a

Desde 2000,ano em que seinstalou na cidadede Diadema (SP) ecomeçou sua atua-ção no mercado bra-sileiro, a Tamglass,empresa líder mun-

dial na fabricação de equipamentos paraprodução de vidros de segurança, conta coma tecnologia Parker em seus desenvolvi-mentos.

Fruto da aliança da JEPAC, tradicionalfabricante brasileira de fornos para têmperavertical e curvatura de vidro, com a Tamglass(Finlândia), o grupo atualmente projeta,fabrica, comercializa e instala equipamentospara produção de vidros temperados elaminados para construção civil, indústriaautomotiva e eletrodoméstica.

Os equipamentos, que apresentam tec-nologia de ponta, contam hoje com produtosdas linhas Fluid Connectors, Instrumentação,Pneumática e Hidráulica da Parker.

Tecnologia para vidroscom know how Parker

Dentre os quais podemos destacar: man-gueiras hidráulicas, mangueiras Parflex ePush-lok, conexões EO e ICD, cilindros,válvulas PVN, conjuntos de preparação de ar,tubos termoplásticos, unidades e cilindroshidráulicos.

“Os custos, principalmente relacio-nados à parte hidráulica, se apresentam muitobons para a Tamglass, e devido a isso, aParker vem conquistando cada vez maisespaço em nossa empresa”, pontua João LuizOrtuño, responsável pela área de Suprimentosda Tamglass.

Com fábricas na Finlândia, EstadosUnidos, Brasil e China e unidades de vendase assistência técnica nas Américas, Europa,Oriente Médio e Extremo Oriente, a empresajá instalou mais de 1500 linhas para produçãode vidros de segurança em mais de 70 países.

Atualmente a Parker participa de todosos projetos da Tamglass, desenvolvidosespecificamente de acordo com a necessidadede cada cliente. “A presença da Parker émarcante em nossos projetos, pois estásempre pronta a nos atender. Além disso, éuma empresa que tem o comprometimentocom seus clientes, o que fortalece ainda maissua marca. Outro ponto incisivo é o pós-venda,pois a Parker nos dá a garantia dentro e forado Brasil”, comenta Márcio Sato, responsávelpor Projetos na empresa.

Manoel Duarte Neto,vendedor técnico,entre João LuizOrtuño e Márcio Sato

Detalhes da unidade hidráulica da Parker

c s h p a

Eleito para iniciar o segundo mandatona presidência da CSHPA (Câmara Setorial deHidráulica, Pneumática e Automação Indus-trial), Celso Vicente, Gerente de Marketing daDivisão Automation, tomou posse no dia 10fevereiro, em cerimônia que ocorreu na sededa ABIMAQ. Reeleito para o biênio 2003/2005,contará com o apoio dos vice-presidentesCarlos Agostinho Martins, Carlos DanielRaymundo, Helmut Zschieschang, Jayme M.Bydlowski e Valdevir Mangili.

Segundo Celso, o objetivo é darcontinuidade ao trabalho que já vem sendodesenvolvido na Câmara, como o aprimora-mento das análises estatísticas do setor,aumento da visibilidade do segmento dehidráulica, pneumática e automação nomercado, bem como do intercâmbio deinformações entre as diversas câmaras e osoutros setores dentro da própria ABIMAQ.Além destas, a nova proposta para este

Segundo mandato napresidência da CSHPA

segundo exercício é de trabalhara primeira edição do Guia deCompras da CSHPA, que estáprevista para ser finalizada edisponibilizada nos próximostrês meses. O guia será destina-do às feiras, eventos, câmarasde comércio e todos os asso-ciados da entidade.

“O guia é uma novaproposta, mas temos que darcontinuidade às demais ativi-dades da Câmara”, comenta. Opresidente fala também dosucesso da 4ª edição do HPAShow, realizada no período doseu primeiro mandato, edestaca o congresso e feiracomo importante acontecimento para o setor.

Durante a cerimônia, que apresentoupúblico considerável, o presidente da ABIMAQ,Luiz Carlos Delben Leite, fez seu pronuncia-mento e destacou: “o segmento de hidráulica,pneumática e automação industrial é funda-mental para a indústria de bens de capitalmecânicos porque é um grande fornecedor decomponentes básicos, o que favorece amodernização e a competitividade dasempresas associadas no mercado interno eexterno”.

Assinatura dotermo de posse

Recebendo oscumprimentos dopresidente daABIMAQ,Luiz CarlosDelben Leite

Celso Vicente, durantepronunciamentoda posse

• Março/Abril 2004 • 11

c a p a

Projetado especialmente para apresen-tar e promover os produtos e a tecnologiaParker em todo território nacional, o ParkerRoad Show é a grande novidade que seráoficialmente lançada na Feira Internacional daMecânica 2004.

Préviamente apresentada na ReuniãoNacional dos Distribuidores Autorizados, aexposição itinerante foi internamentedesenvolvida para proporcionar aos clienteso contato com a mais alta tecnologia destinadaao mercado de movimento e controle, atravésda integração das linhas de produtos.

“A novidade causou um grande impactonos Distribuidores, pois no evento nós nãoapresentamos apenas um projeto a serdesenvolvido, mas sim a concretização domesmo”, enfatiza Celso Vicente, Gerente deMarketing da Divisão Automation.

Oferecer alto nível de serviço, cominformações e múltiplos programas detreinamento na “casa” do cliente, demons-trando soluções inovadoras ao mercado é oprincipal objetivo do Parker Road Show, queatravés das Linhas Pneumática, Eletrome-cânica, Refrigeração Industrial, Fluid Connectors,Instrumentação, Hidráulica, Filtração eVedação fornece não um único produto, massoluções completas para as mais diversasaplicações.

Um calendário anual, a ser divulgadotambém na Feira da Mecânica, traça o roteirodas cidades brasileiras que terão a oportu-nidade de estar em contato com a tecnologiaParker.

Tecnologia em movimentorodando o Brasil

12 • Março/Abril 2004 •

o n o n o n o n o

O Parker Road Show torna-se umimportante complemento às palestras eworkshops que acontecerão em todo o Brasil.“O ponto forte da exposição itinerante, é quepoderemos levar uma feira completa aosworkshops, facilitando a visualização dosprodutos e suas aplicações”, comenta ogerente.

Após a feira, clientes fiquem atentos,pois o estado da arte em visual e tecnologiapoderá estar perto de vocês. Preparem-separa conhecer o Parker Road Show.

Visualização interna

Conheça o ParkerTrailer Road Show

Produtos em exposição

Sala de reuniões

• Março/Abril 2004 • 13

m o b i l

Pioneira no campo de fabricação demáquinas agrícolas, a Santal iniciou suasatividades em 1960, justamente com afabricação de uma colhedora de cana.Agora, a empresa inova com a SantalTandem — a concretização de tudo o queos produtores sempre sonharam, umlançamento que promete ser o divisor deáguas em tecnologia de colhedoras de canade açúcar.

A começar pelo sistema patenteadode tração, que une as vantagens dos pneusconvencionais, em termos de baixo custode manutenção e simplicidade à capacidadede tração e estabilidade das robustas ecaras esteiras, a Santal Tandem é fruto deuma empresa que vive intensamente nocanavial. “Foi observando as reaisdificuldades dos usuários que deu-se osurgimento do sistema Tandem, que se re-

Santal Tandem alia esta

sume na distribuição do movimento sobreum eixo da máquina, que permite traçãopermanente nas quatro rodas, conferindo-lhe elevada estabilidade”, sintetiza JoséArimatea de A. Calsaverini, diretorsuperintendente da Santal.

De quebra, ganha-se menor compac-tação do solo, já que a máquina usa pneusde alta flutuação e tem peso inferior aosmodelos com esteiras. E isso se trata deum fator extremamente importante, pois oque é valioso para o agricultor é aprodutividade do solo. E os benefícios nãoparam por aí. “Já que íamos desenvolver umnovo modelo, procuramos reunir o máximode vantagens”, frisa Calsaverini.

Ao contrário dos modelos esteirados,este oferece grande facilidade de logística,pois permite trafegar também em estradasasfaltadas. O projeto foi concebido parapermitir facilidade de manutenção, atravésdo acesso facilitado aos equipamentos. Naprática isso consiste em grande diferencial,pois, em se tratando de cana, não se podeachar que o fator manutenção é secun-dário. Pelo contrário, canavial é um doslocais mais inóspitos para se trabalhar.

Há novidade também na parte dealimentação. Sua maior capacidade de

José Antônio deToledo, da engenhariade aplicação esistemas, JoséArimatea, EdgarDaniel, gerente depesquisa, desenvol-vimento e engenhariada Santal e Antídiode Almeida Neto,representantecomercial da Parker

Detalhes dosequipamentoshidráulicos quecompõem a novamáquina da Santal

14 • Março/Abril 2004 •

m o b i l

alimentação atribui melhor performance noplantio combinado ou em casos de canasmais pesadas. Já que produtividade é apalavra-chave, o extrator primário foidimensionado para aumentar a eficácia dalimpeza, ou seja, extrair o máximo de palhasem descartar cana.

É, ainda, intercambiável, ou seja, aqualquer momento o eixo (tanden) pode sersubstituído por esteira, sem grandedificuldade. E outro fator que certamentesalta aos olhos de todo produtor: é muitomais nacional do que qualquer outromodelo existente e isso significa custo maisacessível.

A Parker tem participado empraticamente todos os projetos da Santal,com ênfase para a Divisão Hidráulica.

“A Parker foi uma grande parceiraneste projeto, na especificação

do projeto hidráulico. A Parker participoucom conhecimento, com envolvimento nabusca de soluções, com a tecnologia e, in-clusive, o fornecimento de equipamentosem consignação. Não nos deixou dúvidas deque apostava no projeto e de que estavadisposta a vê-lo concretizado, por isso, hoje,dividimos este sucesso também comnossos verdadeiros parceiros, como aParker”, comenta o diretor.

A Santal Tandem écomposta por 34 itensdiferentes da Parker,que constituem o co-ração hidráulico damáquina.

Santal Tandem:alta tecnologia emcolhedora de cana

bilidade e simplicidade

• Março/Abril 2004 • 15

a p l i c a ç ã o

A Multiflux é uma daspoucas empresas no campo emque atua: fabricação de máquinasuniversais lavadoras de peças,máquinas para ensaios nãodestrutivos por correntes para-sitas para detecção de trincas e detestes, destinadas principalmenteà indústria de autopeças, bemcomo, em metalurgia e siderurgia.

Com capital 100% nacional,a empresa teve surgimento após rees-truturação de uma multinacional que deixoude atender este mercado. “Uma empresanova, mas com longa experiência”, sintetizaRoberto A. do Prado, da Engenharia deVendas, referindo à bagagem deconhecimento do corpotécnico e comercial daequipe que constituiua Multiflux em 1997,a seu convite. Hoje aempresa mantémum quadro em tornode 50 funcionários.

Multiflux destacaapoio de parceiros

Nesta passagem, Prado destaca aparticipação de alguns parceiros, a exemploda Parker, que está com a Multiflux desde oinício com o fornecimento de produtospneumáticos de grande porte que compõemboa parte das máquinas fabricadas pelaempresa. “Embora estivéssemos iniciando, foiimprescindível podermos contar com aconfiança dos antigos parceiros de grandeporte para a manutenção do nível tecnológicoe de qualidade”, comenta. Em sua conclusão,este fato refletiu uma confiança também nosclientes e, por isso, a Multiflux tem sustentadonão somente sua permanência no mercado,como um crescimento contínuo.

Para este ano, a empresa projetainvestimentos para alavancagem de novos

negócios, dentre os quais, a fabricação deequipamentos de aquecimento indutivo,

hoje importados de um parceiro naAlemanha, a empresa pertencente aogrupo europeu EFD Induction eRohman GmbH, na área de correntesparasitas, representada no país pelaMultiflux.

Roberto A. do Pradoe o engenheiro deVendas MárcioFernando Sato

Produtos pneumáticos Parkerque compõem grande parte dasmáquinas Multiflux

16 • Março/Abril 2004 •

d i v u l g a ç ã o

Soluções completasna Feira da Mecânica

Por ocasião da Feira Internacional daMecânica 2004, que acontecerá de 18 a 22 de maio,a Parker fará o lançamento oficial do Parker RoadShow, que terá localização M10N11.

Dentro da gama de produtos Parker,destinados ao mercado de movimento econtrole, destacamos alguns lançamentos dasDivisões Automation, Climate & IndustrialControls, Filtros, Fluid Connectors e Hidráu-lica, em exposição na feira:

Válvulas pneumáticas Série PVNVálvulas pneumáticas Série PVNVálvulas pneumáticas Série PVNVálvulas pneumáticas Série PVNVálvulas pneumáticas Série PVNTotalmente intercambiável com aSérie NI, as válvulas PVN pos-suem bobinas de baixa potência,

proteção IP65, novo conjunto de vedações dospool e o trabalho em regime non lube.Válvulas de controle Série 63Válvulas de controle Série 63Válvulas de controle Série 63Válvulas de controle Série 63Válvulas de controle Série 63Operadas pneumaticamente, sãoaplicadas em fluidos viscosos ecom impurezas, indicadas paraprocessos de refino de petróleo, usina deaçúcar e álcool.

Válvula de expansão termostáticaVálvula de expansão termostáticaVálvula de expansão termostáticaVálvula de expansão termostáticaVálvula de expansão termostáticaSérie B5Série B5Série B5Série B5Série B5 - Permite maior preci-são,facilitando a seleção do melhorfluxo para o sistema.

Válvula selecionadora de linhasVálvula selecionadora de linhasVálvula selecionadora de linhasVálvula selecionadora de linhasVálvula selecionadora de linhasR-Max™R-Max™R-Max™R-Max™R-Max™ - Sistema multifuncio-nal capaz de integrar e selecionarlinhas de processo em uma únicae compacta montagem, a válvula R-Max™ foiprojetada para utilização em sistemas deanálise de líquidos ou gases nos setoresquímicos, petroquímicos e refinarias, espe-cialmente quando é necessária a análisecontínua do fluido, aumentando a segurançae reduzindo o custo para o usuário.

Drive inteligente para servomotorDrive inteligente para servomotorDrive inteligente para servomotorDrive inteligente para servomotorDrive inteligente para servomotorCompax 3Compax 3Compax 3Compax 3Compax 3 - Capaz de executarperfis de movimento complexoscom controle flexível e extre-

mamente rápido, o novo drive é compacto,oferece opcional de proteção IP54 e aceitadiversas opções de redes industriais.Contador de partículas a laserContador de partículas a laserContador de partículas a laserContador de partículas a laserContador de partículas a laserO LCM20, como é conhecido, éportátil e tem a capacidade de mo-nitorar em tempo real os níveis delimpeza do fluido.

Unidade portátil de purificação deUnidade portátil de purificação deUnidade portátil de purificação deUnidade portátil de purificação deUnidade portátil de purificação deóleoóleoóleoóleoóleo - Conhecido como PVS, éaplicado em sistemas hidráulicos elubrificantes, que geram grandes

reduções de custos com perdas de óleo.Mangueira 792TCMangueira 792TCMangueira 792TCMangueira 792TCMangueira 792TC - Apropriadapara aplicações hidráulicas queenvolvem pressões de trabalhoelevadas.

Bomba de pistões variável SérieBomba de pistões variável SérieBomba de pistões variável SérieBomba de pistões variável SérieBomba de pistões variável SériePEPEPEPEPE - Desenvolvida com tecnologiadiferenciada, que permite dimi-nuição nos níveis de ruído.

• Março/Abril 2004 • 17

Desde o final do ano passado, esta pergunta é feita aosnavegadores do website da Parker, que, quando “clicada”, levao visitante a obter maiores informações sobre os produtos daslinhas Finite/Balston, Process, Hidráulica, Racor e Hydrocarbon,que compõem o Grupo Filtration, através de um vídeoinstitucional disponível nos idiomas: português, inglês eespanhol.

O objetivo é fortalecer a marca Parker como o fabricanteque possui a mais completa linha de produtos e sistemas parafiltragem de fluidos: ar, combustível, hidráulico e lubrificantepara as aplicações marítima, mobil, processos, química,lubrificação, refrigeração, purificação de ar e gás comprimidoe microfiltragem.

Deseja conhecer maisa Divisão Filtros?

e s p e c i a l

C om “Sinergia, Sincronização eAção”, a Reunião Nacional dosDistribuidores Autorizados 2004conquistou recorde de participação.

Realizada no período de 21 a 25 de março, noBlue Tree Park Hotel, na cidade de Mogi dasCruzes, contou com a presença de 140Distribuidores, de diversas localidades doBrasil.

Marcada por diversas ações focadas noentrosamento do grupo, a reunião contou comintegração ao ar livre, dia de palestras, visitaàs plantas da Parker, reuniões específicasentre as Divisões e os Distribuidores epremiação aos destaques do ano.

Coordenada por uma equipe de profis-sionais especializados, que realizou várias ati-vidades com os participantes, a integração aoar livre deu início ao evento.

O dia de palestras, que enfocou princi-palmente as ações de mercado voltadas àcompanhia, foi iniciado por MauriceCastoriano, mestre de cerimônia convidado daParker, que enfatizou a agenda da semana.Em seguida, Ricardo Machado, Presidente doGrupo Latino Americano, abordou o tema:“Estratégia de Crescimento da Parker”, queressaltou a Estratégia WIN, a excelência noserviço ao cliente, o desempenho financeiro,o crescimento lucrativo e as metas a serem

Maurice Castorianofaz a abertura oficial do evento

18 • Março/Abril 2004 •

e s p e c i a l

alcançadas como relevantes assuntos dacompanhia e seus Distribuidores.

David Bravo, Vice-presidente Controllerdo Grupo Latino Americano, fez suaexplanação sobre o “Cenário Econômico”,com enfoque nas principais projeções para ospróximos anos. O objetivo geral da reunião foisintetizado por Eduardo Gumiero, GerenteNacional de Vendas, em sua palestra“Sincronização da Força de Vendas”.

A principal meta de aumentar o volumedas vendas através da Rede de Distribuição,foi destacada por Edevaldo Bonfim, Gerentede Vendas e Marketing da Divisão FluidConnectors e Gerente de Distribuição Nacio-

nal, em sua palestra intitulada “ParkerStoree Certificação dos Distribuidores”. Segundo ogerente, o Programa ParkerStore reúne asprincipais condições para atingir o crescimen-to das vendas.

O evento contou também com ostestemunhos de João Raimundo Vieira,representante da empresa Control TechIndústria e Comércio e Cláudio Froes Pena,da Peña Engenharia e Comércio, comoDistribuidores de sucesso.

O dia de palestras foi encerrado porCelso Vicente, Gerente de Marketing daDivisão Automation, que ministrou “Iniciativasde Marketing”, onde ressaltou a importância

• Março/Abril 2004 • 19

e s p e c i a l

Participantes atentos às palestras ministradas

Integração ao ar livre comfoco no trabalho em equipe

que as ferramentas disponibilizadascomo a revista Parker News, o siteda Extranet, a loja virtual ParkerShop, o web site Parker Brasil, têmpara integrar os produtos e ações dasDivisões, fortalecer a marca Parkere a rede de Distribuidores. Finalizada

sua palestra, o gerente fez a apresentação doParker Road Show, em primeira mão, a todosos participantes do evento, que ficaramsurpresos com a novidade da empresa.

Na visita às plantas das DivisõesAerospace, Automation, Climate & IndustrialControls, Filtros, Fluid Connectors,Instrumentation e Seals, os Distribuidorespuderam conhecer desde a área de produçãodas fábricas até as instalações adminis-trativas.

As reuniões específicas entreas Divisões da Parker e seus respec-tivos Distribuidores tiveram comoprincipal objetivo estabelecer açõesque venham a fortalecer a distri-buição em todo o território nacional.

Durante o “Fale com a Parker”,representantes da Parker sanaramtodas as dúvidas dos Distribuidoresreferentes ao trabalho em conjuntocom a companhia. Em seguida, deu-se início à entrega das placas co-memorativas, uma surpresa prepa-rada aos destaques no ano.

O evento foi encerrado por RicardoMachado, que ressaltou a importância dareunião para toda a companhia:

“Há muito tempo não conseguimosreunir uma quantidade tão grande dedistribuidores, englobando todas as linhas deprodutos.

O evento teve um retorno muitosignificativo para a companhia, pois com aaquisição da Albarus Sistemas Hidráulicos eda Commercial Intertech, ambas em 2000,surgiu um novo tipo de distribuidor: o dehidráulica mobil, com mercado e atuaçãototalmente diferenciados. Porém, muitosdesses distribuidores trabalhavam com os

20 • Março/Abril 2004 •

ParkerStoreTambém durante o evento, foi enfatizado aos

Distribuidores o objetivo do programa ParkerStore e asvantagens que a sincronização representa. “O objetivo doprograma é ampliar o número de pontos de venda, chegarpróximo ao cliente com uma forma diferente de vender nossosprodutos, ampliar as oportunidades de negócios e a carteira declientes através da sinergia entre as linhas”, pontua EdevaldoBonfim.

Com maior detalhamento sobre o programa, e uma lojaParkerStore montada dentro do hotel, o retorno foi mais quesatisfatório. “Durante a reunião tivemos mais de 40 assinaturasde intenção de abertura de ParkerStores, em 37 diferentescidades do Brasil, e após o evento recebemos mais solicitaçõesde pessoas com o in-teresse em conhecermais o programa, paraque futuramente pos-sam abrir novas lojas”,finaliza Bonfim.

Premiação DistribuidoresFluid ConnectorsFluid ConnectorsFluid ConnectorsFluid ConnectorsFluid Connectors“Segundo Maior Volume de Compras” - Loja da Borracha“Maior Volume de Compras” e “Mais Cresceu em Volume de Compras” - HipressFiltrosFiltrosFiltrosFiltrosFiltros“Segundo Maior Volume de Compras” - Sealtec“Maior Volume de Compras” - Hidráulica“Mais Cresceu em Volume de Compras” - QualyfiltrosSealsSealsSealsSealsSeals“Segundo Maior Volume de Compras” - Pointseals“Maior Volume de Compras” - Hennings“Mais Cresceu em Volume de Compras - Control Tech AutomationAutomationAutomationAutomationAutomation“Segundo Maior Volume de Compras” - Techni-Ar“Maior Volume de Compras” - Hidromatic“Maior Índice de Superação de Metas de Vendas” - AkronHidráulica MobileHidráulica MobileHidráulica MobileHidráulica MobileHidráulica Mobile“Segundo Maior Volume de Compras” - DPH“Maior Volume de Compras” HMC“Mais Cresceu em Volume de Compras - Amazônia HidráulicaHidráulica IndustrialHidráulica IndustrialHidráulica IndustrialHidráulica IndustrialHidráulica Industrial“Segundo Maior Volume de Compras” - Hidromatic“Maior Volume de Compras” -Tecfran“Mais Cresceu em Volume de Compras - RHVendedores Técnicos premiadosVendedores Técnicos premiadosVendedores Técnicos premiadosVendedores Técnicos premiadosVendedores Técnicos premiados“Maior Índice de Superação de Metas de Vendas”Edemar Alves S. Júnior e Carlos Osmar Magalhães - Automation

Distribuidores visitam o Parker Road Show

Distribuidoresvisitam ParkerStore

concorrentes da linha industrial, o quedificultou nosso trabalho junto aos mesmos.A partir daí partimos para a elaboração doprojeto da reunião nacional, com o intuito defazer uma explanação sobre o trabalho daParker, bem como as possibilidades decrescimento no mercado, para que a toda acompanhia atinja uma distribuição ainda maisforte”.

E faz uma avaliação do evento como umtodo: “A reunião superou minhas expec-tativas. Atingimos nossos objetivos e com issoos Distribuidores estão abrindo os olhos parao que a Parker pretende realizar, e nósestamos atentos às necessidades deles”.

• Março/Abril 2004 • 21

Rede Nacional de Distribuidores Autorizados Parker

AL - MaceióHidracromo Hidráulica e Cromagem Ltda.HM, VD(82) 324-15850

AL - MaceióValbrás Válvulas Rep. Equip. Ind. Ltda.CF, PN(82) 338-3691

AM - ManausLoja da Borracha Ltda.CF, FI, IN, HI, MC, PN, VD(92) 627-8000

AM - ManausHidráulica Amazonas Ltda.HM(92) 653-1113

BA - Lauro de FreitasDisparker Com. e Serv. Automação Ltda.CF, FI, HI, PN, VD(71) 379-8182

BA - Lauro de FreitasInconex Com. de Equip. Ind. Ltda.IN(71) 379-8182

BA - SalvadorCVR Comércio e Representações Ltda.RF(71) 242-8818

BA - SalvadorSalvador Tratores e Sist. Hidr. Ltda.HM(71) 301-7222

CE - FortalezaComtécnica Automação Industrial Ltda.CF, PN(85) 272-6962

CE - FortalezaRepresesentações Batista Ltda.RF(85) 295-2542

CE - FortalezaRibel Hidrotécnica Ltda.HM(85) 472-4080

DF - BrasíliaAgroflex Com. e Ind. de Peças Ltda.VD(61) 233-9223

DF - BrasíliaHidráulica Brasil Ltda.HM(61) 234-7523

ES - SerraHesidral Equipamentos Óleo Hidr. Ltda.HM(27) 3328-0021

ES - SerraHP Com. Hidráulico Pneumática Ltda.CF, HI, MC, PN(27) 3238-9000

ES - Vila VelhaRocha Representações Ltda.RF(27) 3229-4988

ES - VitóriaSealtec Ltda.FI, VD(27) 9921-5537

GO - GoiâniaAngélica Representações Ltda.RF(62) 291-8541

GO - GoiâniaCiperbrás H. Com. de Comp. Ind. Ltda.CF, PN(62) 212-2095

GO - GoiâniaHidracil Componentes Hidráulicos Ltda.FI, HI, MC, VD(62) 4006-5151

GO - GoiâniaHidráulica Brasil Ltda.HM(62) 271-0477

MA - São LuísMW Hidr. e PneumáticaCF, MC, PN(98) 259-6993

MT - SinopRech Trat. Ltda.- Grupo Rech Lj. SinopFI, HM, VD(66) 511-8800

MT - Várzea GrandeDipar Diesel Parts Peças e Serviços Ltda.HM(65) 682-3611

MT - Várzea GrandeHimep Serviços Hidráulicos Ltda.HM(65) 684-1155

MS - Campo GrandeDamasceno Representações Ltda.FI(67) 385-0033

MS - Campo GrandeHidrasil Sistemas Hidráulicos Ltda.HM(67) 726-7011

MG - Belo HorizonteGB Hidráulica Ltda.HM(31) 3433-4565

MG - Belo HorizonteHidráulica Engenharia de Systemas Ltda.FI, HI, IN(31) 3411-4077

MG - Belo HorizonteHipress Componentes Hidráulicos Ltda.IN, MC, VD(31) 3212-6955

MG - Belo HorizonteM. Martins Auto Peças Ltda.FI, TB(31) 3364-7080

MG - Belo HorizonteMGR Representações Ltda.RF(31) 3281-7730

MG - Belo HorizontePneumática Autom. Com. e Manut. Ltda.CF, IN, PN(31) 3271-1358

MG - ContagemAcionamentos Engenharia Hidr. Ltda.HI, MC(31) 3392-1022

MG - ContagemHesidral Equipamentos Óleo Hidr. Ltda.HM(31) 3393-3040

MG - ContagemTecni-Ar Comércio Manutenção Ltda.CF, IN, PN(31) 3362-2400

MG - IpatingaFluidcon Ltda.CF, IN, MC, PN(31) 3822-2331

MG - Juiz de ForaColuna Autom. Pneumática Ind. Ltda.CF, PN(32) 3215-7497

MG - Juiz de ForaMovimec Automação Industrial Ltda.CF, MC, PN(32) 3212-9881

MG - Patos de MinasFero Hydroair Ltda.CF, HI, IN, MC, PN(34) 3823-1818

MG - Pouso AlegreMGA Projetos e Equipamentos Ltda.CF, FI, HI, MC, PN(35) 3423-6333

MG - UberlândiaFerreira Rosa Hidropneumáticos Ltda.CF, HI, IN, MC, PN(34) 3212-5199

MG - UberlândiaVedamaq Vedação p/ Máq. e Equip. Ltda.VD(34) 3210-5200

PA - BelémC. Bordalo Mangueiras e Conexões Ltda.CF, MC, PN(91) 246-2555

PA - BelémCentelha Comércio e Repres. Ltda.RF(91) 262-0047

PA - BelémComtrabel Com. de Trat. e Aces. B. Ltda.HM, VD(91) 213-0500

PB - BayeuxSotratores Com. Pçs. e Impl. Agríc. Ltda.FI, MC(83) 232-1290

PB - Campina GrandeSó Mangueiras e Conexões Ltda.MC(83) 322-8771

PB - Campina GrandeSotratores Com. Pçs e Impl. Agríc. Ltda.FI, MC(83) 333-1155

PR - CascavelHidromatic Com. de Equip. p/ AutomaçãoCF, HI, IN, MC, PN(45) 224-5159

PR - CianorteHidraupeças Equip. Hidráulicos Ltda.HM(44) 631-8127

PR - CuritibaEquiveda Equip. Rod. Ved. e Hidr. Ltda.VD(41) 332-8133

PR - CuritibaFiltrosul Comercial de Filtros Ltda.FI(41) 376-2425

PR - CuritibaFluid Center Automação Industrial Ltda.CF, IN, PN, TB(41) 333-3547

PR - CuritibaHidromatic Com. de Equip. p/ AutomaçãoCF, HI, IN, MC, PN(41) 333-5455

PR - CuritibaHidroparts Produtos Industriais Ltda.HM(41) 376-3078

PR - CuritibaJ. Segan Representações Com. Ltda.RF(41) 376-2122

PR - LondrinaOtto Sistemas Hidr. Peças e Máq. Ltda.HM(43) 3327-2615

PR - MaringáFluidnorte Produtos Industriais Ltda.MC, VD(44) 262-2120

PR - MaringáHidromatic Com. de Equip. p/ AutomaçãoCF, HI, IN, MC, PN(44) 222-9552

PR - Ponta GrossaFluid Center Automação Industrial Ltda.CF, IN, PN, TB(42) 239-7204

PR - Ponta GrossaJ. C. Assist. Técnica Com. e Equip. Ltda.HM, MC(42) 227-2323

PE - Jaboatão dos GuararapesACV Representações Ltda.RF(81) 3361-8359

PE - RecifePromáquinas Ltda.HM(81) 3424-6667

PE - RecifeRadiauto Ltda.VD(81) 3224-2349

PE - RecifeValbrás Válvulas Repr. Equips. Ind. Ltda.CF, PN(81) 3424-4333

RJ - CamposRemaq Ind. Com. Repr. Ltda.HM(22) 2733-2345

RJ - MacaéFlow CTV Instr. e Cont. de Fluídos Ltda.IN, MC(22) 2759-3186

RJ - MacaéH&P Hidráulica Pneum. de Macaé Ltda.CF, HI, PN(22) 2772-5530

RJ - MacaéSealtec Ltda.FI, VD(22) 2762-9825

RJ - NiteróiDL Representações Técnicas Ltda.RF(21) 2625-6480

RJ - Rio de JaneiroConec - Rio Conexões e Peças Ltda.MC(21) 2580-5515

RJ - Rio de JaneiroHydroar Comércio e Serviços Ltda.CF, PN(21) 3351-6101

RJ - Rio de JaneiroRacitec Hidráulica Ltda.HI, HM(21) 2560-4535

RJ - Rio de JaneiroSealtec Ltda.FI, VD(21) 2230-2815

RJ - Rio de JaneiroSó Retro Rio Divisão Hidráulica Ltda.HM(21) 2561-1232

Para localizar oDistribuidor Parkermais próximo de você,criamos siglas queidentificam algumasdas várias linhas deprodutos que têm amarca Parker.CF Controle de FluidosEM EletromecânicaFI FiltrosHI Hidráulica IndustrialHM Hidráulica MobilIN InstrumentaçãoMC Mangueiras e ConexõesPN PneumáticaRF RefrigeraçãoTB Truck & BusVD Vedações

e s p e c i a l

Rede Nacional de Distribuidores Autorizados Parker

22 • Março/Abril 2004 •

Rede Nacional de Distribuidores Autorizados ParkerRJ - Rio de JaneiroVHP Rio - Penha Automação Ltda.FI, HI(21) 2290-6466

RJ - Volta RedondaLiquid Air Comércio e Serviços Ltda.CF, HI, MC, PN(24) 3348-0961

RS - Bento GonçalvesControl Tech Indústria e Comércio Ltda.CF, FI, HI, IN, MC, PN, VD(54) 453-1101

RS - CanoasFiltrabem Comércio de Filtros Ltda.FI(51) 477-2266

RS - Caxias do SulControl Tech Indústria e Comércio Ltda.CF, FI, HI, IN, MC, PN, VD(54) 224-3333

RS - Caxias do SulHydrol Com. Equip. Hidráulicos Ltda.HM(54) 224-2483

RS - Caxias do SulIvan A. Furlan e Cia. Ltda.FI, TB(54) 3027-4175

RS - Novo HamburgoHidrautini Ind. Com. e Repr. Ltda.CF, FI, HI, MC, PN(51) 587-0022

RS - PelotasComercial Reponte Prod. Pneum. Ltda.CF, MC, PN(53) 227-2270

RS - PelotasIrmãos Mascarenhas Equip. Hidr. Ltda.HM(53) 271-1717

RS - Porto AlegreHidrautini Indústria Com. e Repr. Ltda.CF, FI, HI, MC, PN(51) 3361-6848

RS - Porto AlegreHidrokras Com. Equip. Óleo-Hidr. Ltda.VD(51) 3337-2207

RS - Porto AlegrePeña Engenharia e Comércio Ltda.HM(51) 3328-5050

RS - Porto AlegreRepresentações Vieira Ltda.RF(51) 3344-8744

RS - Santa MariaTork Equipamentos Hidráulicos Ltda.HM(55) 222-0333

RO - Porto VelhoAmazônia Hidráulica Ltda.HM(69) 224-6365

SC - BlumenauHennings Ved. Hidr. Pneum. Ltda.VD(47) 231-5555

SC - BlumenauRH Automação Industrial Ltda.CF, HI, PN(47) 323-8787

SC - CaçadorABCM Eletrotécnica Ltda.CF, PN(49) 563-1016

SC - ChapecóHLC Chapecó Sistemas Hidráulicos Ltda.HM(49) 324-1882

SC - ChapecóValinox Com. de Válvulas Ltda.CF, PN(49) 323-0126

SC - CriciúmaHennings Ved. Hidr. Pneum. Ltda.VD(48) 433-5254

SC - CriciúmaHipermatic Comércio e Serviços Ltda.CF, PN(48) 478-5335

SC - CriciúmaTecdráulica Bombas e Mangueiras Ltda.FI, HM(48) 462-2525

SC - FlorianópolisELF Automação Industrial Ltda.CF, PN(48) 248-6240

SC - JoinvilleAcel Equips. Pneum. e Hidráulicos Ltda.CF, HI, PN(47) 3027-4788

SC - JoinvilleHennings Ved. Hidr. Pneum. Ltda.VD(47) 435-6464

SC - JoinvilleSchumacher Bombas e Dir. Hidr. Ltda.HM(47) 422-0398

SC - LagesHL Lages Sistemas Hidráulicos Ltda.HM(49) 226-0677

SC - São JoséRecopeças Repr. Com. Pçs. Equip. Ltda.HM(48) 259-1234

SP - AraraquaraHidrara Conexões e Equip. Hidr. Ltda.FI, MC(16) 222-0866

SP - BauruGuerra & Leme Repres. Com. Ltda.RF(14) 3227-5102

SP - BauruMartins & Mansano Ltda.CF, FI, HI, MC, PN, VD(14) 3232-3288

SP - Bom RetiroPlatena Plast. Tecs. Nac. Ltda.VD(11) 222-8811

SP - CampinasAkron Comércio de Equip. Ind. Ltda.CF, PN(19) 3273-2021

SP - CampinasAroplan Engenharia de Fluídos Ltda.HI, MC, VD(19) 3272-2161

SP - CampinasAutomatic Eng. de Automação Ltda.CF, PN(19) 3272-8422

SP - CampinasMarpol Comercial Ltda.TB(19) 3243-3352

SP - CampinasRequhil Com. e Representações Ltda.HI(19) 3255-8621

SP - CampinasSilvertec Com. de Comp. Ind. Ltda.CF, RF(19) 3213-7771

SP - DiademaZermatt Comercial Ltda.FI, HI(11) 4075-1446

SP - FrancaTrimax Máquinas e Equipamentos Ltda.CF, PN(16) 3723-0977

SP - GuarulhosAsten Com. de Equipamentos Ind. Ltda.CF, PN(11) 6440-3240

SP - GuarulhosDouble Automação Ltda.HI(11) 6412-8900

SP - GuarulhosQualived Qualidade em Vedações Ltda.VD(11) 6421-2210

SP - IpirangaTecnoring ComponentesVD(11) 6215-5466

SP - JacareíQualyFiltros Produtos e Serviços Ltda.FI, TB(12) 3958-6222

SP - Mogi das CruzesUnitec Com. Serv. Hidr. Pneum. Ltda.CF, FI, HI, MC, PN(11) 4724-8539

SP - PindamonhangabaHLZ Hidráulica Ltda.HI(12) 245-5177

SP - PiracicabaParkits - Kits Aplicação MobilVD(19) 3421-8485

SP - PiracicabaPiranel Borrachas Acess. Ltda.VD(19) 3421-2074

SP - Ribeirão PretoCopecar Ind. Com. de Pçs. Agríc. Ltda.HM(16) 637-2971

SP - Ribeirão PretoDeltrol Eng. Automação e Com. Ltda.CF, PN(16) 620-0043

SP - Ribeirão PretoPiranel Ved. Hidráulicas Ltda.VD(16) 3961-3434

SP - Ribeirão PretoRehan Comércio e Repr. Ltda.HI, HM(16) 625-3762

SP - SantosAesco Equip. IndustriaisCF, PN(13) 3324-4646

SP - São Bernardo do CampoEHP Equip. Hidr. e Pneum. Ltda.CF, PN(11) 4123-5899

SP - São Bernardo do CampoHMC Hydraulics Ltda.HM(11) 4178-3300

SP - São José do Rio PretoTubotec Com. de Mang. e Borr. Ltda.VD(17) 238-4977

SP - São José do Rio PretoW.M. Fixação Ind. e Com. Ltda.CF, PN(17) 238-4977

SP - São José dos CamposFluidair Sistemas e Equip. Ltda.CF, HI, MC, PN(12) 3923-2677

SP - São José dos CamposHydraulic Service Center Hidr. Ltda.HM(12) 3929-1547

SP - São José dos CamposInconex Com. de Equip. Ind. Ltda.IN(12) 3933-2369

SP - São José dos CamposSaiko Automação Ltda.VD(12) 3916-3752

SP - São PauloAstro Com. de Equip. Industriais Ltda.CF, PN(11) 3672-7711

SP - São PauloDPH - Hidráulica Ltda.HM(11) 5181-8444

SP - São PauloFluid Power Proj. Serv. e Trein. Ltda.HM(11) 3743-8399

SP - São PauloHidrausul Com. e Prest. de Serv. de Eq. Hid. Ltda.FI, HI(11) 5521-2554

SP - São PauloJoci-Lebi Repres. & Serv. Ltda. MERF(11) 3942-2183

SP - São PauloMobil Market Comércio Ltda.HM(11) 3931-0211

SP - São PauloNorless Comercial Ltda.CF, PN(11) 6694-2399

SP - São PauloOttime Tecnologia Industrial Ltda.EM(11) 3931-6766

SP - São PauloPoint Seals Ved. Hidr. Pneum. Ltda.VD(11) 3721-2233

SP - São PauloRodip Comércio de Auto Peças Ltda.FI, TB(11) 6647-2342

SP - São PauloSandell Com. de Equip. Pneum. Ltda.CF, PN(11) 5685-0799

SP - São PauloTecfran Comercial Técnica Ltda.HI(11) 3872-9866

SP - São PauloTécnica e Industria Santesso Ltda.HM(11) 3826-2944

SP - SertãozinhoCentral Conex. Equip. Hidr. Sert. Ltda.MC(16) 3947-6775

SP - SorocabaAtcon Com. de Equip. Industriais Ltda.CF, PN(15) 3325-2544

SP - SorocabaConect Com. de Pçs. e Acess. Ind. Ltda.MC, VD(15) 221-9835

SP - SuzanoPro Ativa Engenharia e ComércioFI(11) 4742-5836

SP - ValinhosRVD Mat. DielétricosVD(19) 3849-9530

SE - AracajuCasa das Vedações Hidr. Ltda.VD(79) 259-1497

SE - AracajuSomangueiras Com. Serv. e Imp. Ltda.CF, MC, PN(79) 241-5268

e s p e c i a l

Rede Nacional de Distribuidores Autorizados Parker

• Março/Abril 2004 • 23