ConJur - Editora holandesa publica pesquisa sobre fórum eletrônico.pdf

2
EM ALTA 14 de outubro de 2003, 17h15 Depois de apresentar dois artigos na IFIP Conference on eCommerce, eBusiness & eGovernment - I3E2003, em setembro deste ano, o Instituto de Governo Eletrônico, Inteligência Jurídica e Sistemas (Ijuris), sediado em Florianópolis, foi recentemente informado que um de seus papers irá compor o livro, de título provisório, Digital Communities In A Networked Society: eCommerce, eBusiness and eGovernement, editado pela Kluwer. A editora holandesa é uma das maiores do mundo, especializada na edição de jornais e artigos científicos. É comparável a editora alemã Springer, também reconhecida como referência em títulos científicos. Anualmente, a editora publica mais de 650 jornais e 1.200 novos títulos de livros. Além da matriz na Holanda, a Kluwer conta, entre outras filiais, com escritórios nos EUA e no Reino Unido. A notícia foi enviada à presidência do Ijuris pelo co-chair do IFIP I3E, Carlos Passos, coordenador-geral de Tecnologias da Informação do Centro de Pesquisas Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia. De acordo com Passos, serão cerca de 35 papers selecionados. A avaliação será por conta do Comitê Internacional de Programa, dos editores (Profs. Manuel Mendes, Carlos Passos e Reima Suomi) e dos chairs das sessões técnicas apresentadas na Conferência. O artigo "Electronic court - A New Vision of Justice for a Digital Nation", trata da implantação de um fórum eletrônico, onde a maioria dos trâmites judiciais seriam informatizados substituindo carimbos por certificações digitais, podando burocracias e tornando mais célere processos que normalmente demandam tempo que a Justiça não dispõem. A pesquisa foi desenvolvida pela mestre em Inteligência Aplicada e presidente do Ijuris, Tânia Bueno, com co- autoria do P.D. em e-Gov Hugo Hoeschl e dos pesquisadores do Ijuris André Pesquisa sobre trâmite judicial informatizado é publicada por editora

Transcript of ConJur - Editora holandesa publica pesquisa sobre fórum eletrônico.pdf

  • 24/06/2015 ConJurEditoraholandesapublicapesquisasobrefrumeletrnico

    http://www.conjur.com.br/2003out14/editora_holandesa_publica_pesquisa_forum_eletronico?imprimir=1 1/2

    EM ALTA

    14 de outubro de 2003, 17h15

    Depois de apresentar dois artigos na IFIP Conference on eCommerce,eBusiness & eGovernment - I3E2003, em setembro deste ano, o Instituto deGoverno Eletrnico, Inteligncia Jurdica e Sistemas (Ijuris), sediado emFlorianpolis, foi recentemente informado que um de seus papers ir comporo livro, de ttulo provisrio, Digital Communities In A Networked Society:eCommerce, eBusiness and eGovernement, editado pela Kluwer. A editoraholandesa uma das maiores do mundo, especializada na edio de jornais eartigos cientficos. comparvel a editora alem Springer, tambmreconhecida como referncia em ttulos cientficos.

    Anualmente, a editora publica mais de 650 jornais e 1.200 novos ttulos delivros. Alm da matriz na Holanda, a Kluwer conta, entre outras filiais, comescritrios nos EUA e no Reino Unido.

    A notcia foi enviada presidncia do Ijuris pelo co-chair do IFIP I3E, CarlosPassos, coordenador-geral de Tecnologias da Informao do Centro dePesquisas Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministrio da Cincia eTecnologia.

    De acordo com Passos, sero cerca de 35 papers selecionados. A avaliao serpor conta do Comit Internacional de Programa, dos editores (Profs. ManuelMendes, Carlos Passos e Reima Suomi) e dos chairs das sesses tcnicasapresentadas na Conferncia.

    O artigo "Electronic court - A New Vision of Justice for a Digital Nation", tratada implantao de um frum eletrnico, onde a maioria dos trmites judiciaisseriam informatizados substituindo carimbos por certificaes digitais,podando burocracias e tornando mais clere processos que normalmentedemandam tempo que a Justia no dispem. A pesquisa foi desenvolvida pelamestre em Inteligncia Aplicada e presidente do Ijuris, Tnia Bueno, com co-autoria do P.D. em e-Gov Hugo Hoeschl e dos pesquisadores do Ijuris Andr

    Pesquisa sobre trmite judicialinformatizado publicada por editora

  • 24/06/2015 ConJurEditoraholandesapublicapesquisasobrefrumeletrnico

    http://www.conjur.com.br/2003out14/editora_holandesa_publica_pesquisa_forum_eletronico?imprimir=1 2/2

    Bortolon, rica Ribeiro, Irineu Theiss e Cristina Santos.

    Em outras ocasies, a pesquisa j foi tema de artigos e cases igualmentereconhecidos nacional e internacionalmente. Em junho deste ano, o projetoconquistou o Prmio Conip de Excelncia em Informtica Aplicada aosServios Pblicos, na modalidade Fortalecimento da Cidadania. Ainda nomesmo ms, o paper "Using RBC to Classify Judicial Petition on e-Court" foiselecionado para a Conferncia Internacional em Inteligncia Artificial eDireito, realizada na Esccia. O artigo aborda o Raciocnio Baseado em Casosaplicado a ferramentas de classificao de peties judiciais. Alm desse paper,a equipe de pesquisadores de Santa Catarina teve outros oito trabalhosselecionados para apresentao, em sesses tcnicas e workshops.

    O Ijuris (www.ijuris.org) uma Organizao da Sociedade Civil de InteressePblico (Oscip) que desde 1999 faz pesquisas na rea da Tecnologia daInformao e do Governo Eletrnico. Direito aplicado ao meio ambiente eengenharia do conhecimento so outras duas reas de interesse da Oscip.Atualmente instituiu-se na Organizao um ncleo para estudos em simulaode futebol de robs, com o objetivo de intensificar pesquisas na utilizao deinteligncia Artificial.

    Softwares desenvolvidos pela equipe de pesquisadores, como o Aletheia,ferramenta de busca inteligente no Cdigo de Defesa do Consumidor, utilizam-se da I.A. para tornar mais acessvel ao pblico em geral ferramentas queaplicam tecnologia de ponta. O programa est disponvel gratuitamente noConsumidor SC (www.consumidor.sc.gov.br) implantado numa parceria com aCmara Municipal de Florianpolis e com a empresa WBSA dedesenvolvimento de sistemas. (Assessoria de imprensa)

    Revista Consultor Jurdico, 14 de outubro de 2003, 17h15