Conservadorismo e Intolerancia, Originalidade e Livre Arbitrio

2
A desinformação e a intolerância são alguns dos grandes males do homem moderno por desinformação pode se entender o desserviço prestado pelo conservadorismo presente em nossos espíritos,resistentes à mudança, independente de qual seja. Não se confunda o conservadorismo falado aqui com algo relacionado à política, longe disso. A questão passa por algo relacionado com a conservação de práticas e mentalidades herdadas do passado, tomando-as como verdades universais e, dessa forma, condicionando todos a uma "norma" imposta pelos semelhantes. Por intolerância entende-se a falta de percepção de formas alternativas de comportamento. Falta de percepção não, a falta de respeito com essas formas de comportamento. Muito da intolerância está relacionado ao conservadorismo, e isso porque normalmente estes termos andam lado a lado em discursos e pensamentos. O intolerante acredita que o seu ethos, ou seja, as ideias do seu grupo (que é dominante na maioria das vezes, apesar de haver intolerâncias por parte de minorias também), é a única maneira correta de comportamento, e qualquer maneira diferente é, portanto, equivocada. É comum intolerantes quererem exercer domínios e impedimentos para com os diferentes, perpetuando-se, assim, como "defensores da única verdade". Este é um mundo em que a originalidade e livre-arbítrio estão cada vez mais dificultados por conta do Estado e de suas leis que gerenciam cada vez mais a vida caseira. Somos bombardeados na grande mídia com informações que mostram apenas uma "realidade": a realidade dos conservadores e intolerantes. Somos geridos pelo consumo, pelo capital, pela conservação destes e pela sua ultravalorização. Os reflexos desse modelo de sociedade estão aí, porém são mascarados como problemas de partidos ou coisas parecidas, quando na verdade apenas mostram o quão falho esse sistema é. A dor e sofrimento que tu falas, mãe, não sou eu quem causo, mas sim o conservadorismo e intolerância que tu te encontras (e eu também me encontro, não estou sendo ingênuo). Não te culpo por

description

uma pequena divagação

Transcript of Conservadorismo e Intolerancia, Originalidade e Livre Arbitrio

A desinformao e a intolerncia so alguns dos grandes males do homem modernopor desinformao pode se entender o desservio prestado pelo conservadorismo presente em nossos espritos,resistentes mudana, independente de qual seja. No se confunda o conservadorismo falado aqui com algo relacionado poltica, longe disso. A questo passa por algo relacionado com a conservao de prticas e mentalidades herdadas do passado, tomando-as como verdades universais e, dessa forma, condicionando todos a uma "norma" imposta pelos semelhantes.Por intolerncia entende-se a falta de percepo de formas alternativas de comportamento. Falta de percepo no, a falta de respeito com essas formas de comportamento. Muito da intolerncia est relacionado ao conservadorismo, e isso porque normalmente estes termos andam lado a lado em discursos e pensamentos. O intolerante acredita que o seu ethos, ou seja, as ideias do seu grupo (que dominante na maioria das vezes, apesar de haver intolerncias por parte de minorias tambm), a nica maneira correta de comportamento, e qualquer maneira diferente , portanto, equivocada. comum intolerantes quererem exercer domnios e impedimentos para com os diferentes, perpetuando-se, assim, como "defensores da nica verdade".

Este um mundo em que a originalidade e livre-arbtrio esto cada vez mais dificultados por conta do Estado e de suas leis que gerenciam cada vez mais a vida caseira. Somos bombardeados na grande mdia com informaes que mostram apenas uma "realidade": a realidade dos conservadores e intolerantes. Somos geridos pelo consumo, pelo capital, pela conservao destes e pela sua ultravalorizao. Os reflexos desse modelo de sociedade esto a, porm so mascarados como problemas de partidos ou coisas parecidas, quando na verdade apenas mostram o quo falho esse sistema .

A dor e sofrimento que tu falas, me, no sou eu quem causo, mas sim o conservadorismo e intolerncia que tu te encontras (e eu tambm me encontro, no estou sendo ingnuo). No te culpo por eles, culpo sim essa sociedade que imprimiu em ti tais valores, desde muito cedo, fazendo com que tu s siga perpetuando ela. Lamento, mas no pretendo me dobrar a tais ideais sem fundamento, mesmo que para tanto tenha de haver problemas. A coisa no to pequena assim.