CONTABILIDADE - blog.demartino.com.br · • PONTOS NEGATIVOS 1. Jornada de trabalho de 12x36 A...

20
REFORMA TRABALHISTA: 5 PONTOS POSITIVOS E 5 PONTOS NEGATIVOS PARA O TRABALHADOR A Reforma Trabalhista, sancionada pelo presidente Michel Temer em 13 de julho, vai ocasionar mudanças importantes na legislação trabalhista, alterando mais de cem pontos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de 1943. As novas normas estão previstas para entrar em vigor em novembro (120 dias após a sanção), mas o anúncio delas já foi o suficiente para gerar muitas polêmicas e opiniões contrárias. Há quem a contemporize, quem detesta e quem as considera necessária. Polêmicas à parte, o Portal Contábeis conversou com a advogada Líris Silvia Zoéga Tognoli, especializada nas áreas Preventiva Fiscal Trabalhista e Previdenciária, com o objetivo de listar cinco aspectos positivos para o trabalhador, e que vão alterar a sua rotina de trabalho. • PONTOS POSITIVOS 1. Férias A partir da vigência da lei, o que deve acontecer em 14 de novembro, as férias poderão ser divididas em até três períodos, mediante negociação com o empregador. Um dos períodos não poderá ser inferior a 14 dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um. Antes da reforma, as férias de 30 dias poderiam ser fracionadas em até dois períodos e um deles não podia ser inferior a 10 dias. 2. Contribuição sindical facultativa Ou seja, para que a empresa faça o desconto em folha de pagamento, a contribuição deverá ser autorizada previamente pelo empregado. Antes, o pagamento para os sindicatos era obrigatório e feito uma vez ao ano. 3. Banco de horas As mudanças preveem que o banco de horas poderá ser negociado também por acordo individual por escrito entre patrão e empregado, desde que a compensação- que deverá ser feita por meio de folgas- ocorra no período máximo de seis meses. Caso isso não ocorra, deverá ser pago como hora extra, com o acréscimo de 50%. Também permite a compensação das horas, independente de acordo escrito, no mesmo mês. Atualmente, o pagamento do banco de horas é feito por meio de negociação coletiva com o sindicato. 4. Horário de almoço de 30 minutos O intervalo de almoço, que atualmente é de 1 hora, poderá ser reduzido até 30 minutos, caso haja um acordo coletivo para jornadas com mais de seis horas. Para alguns profissionais, a alteração pode significar uma vantagem, já que poderão retornar mais cedo do trabalho. 5. Permissão de rescisão de contrato de trabalho por comum acordo Com as novas regras, o trabalhador e a empresa vão ter uma alternativa de rescindir um contrato de trabalho em comum acordo, de maneira que alguns benefícios fiquem garantidos ao trabalhador, que nesses casos recebe uma multa de 20% sobre os depósitos do FGTS e consegue retirar até 80% do fundo. Em contrapartida, não tem direito ao seguro-desemprego. Para alguns especialistas, essa mudança pode ser benéfica no caso de funcionários insatisfeitos com o trabalho, mas que não pedem demissão para não abrir mão de direitos. CONTABILIDADE

Transcript of CONTABILIDADE - blog.demartino.com.br · • PONTOS NEGATIVOS 1. Jornada de trabalho de 12x36 A...

REFORMA TRABALHISTA: 5 PONTOS POSITIVOS E 5 PONTOS NEGATIVOS

PARA O TRABALHADOR

A Reforma Trabalhista, sancionada pelo presidente Michel Temer em 13 de julho, vai ocasionar mudanças importantes na legislação trabalhista, alterando mais de cem pontos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de 1943. As novas normas estão previstas para entrar em vigor em novembro (120 dias após a sanção), mas o anúncio delas já foi o suficiente para gerar muitas polêmicas e opiniões contrárias. Há quem a contemporize, quem detesta e quem as considera necessária. Polêmicas à parte, o Portal Contábeis conversou com a advogada Líris Silvia Zoéga Tognoli, especializada nas áreas Preventiva Fiscal Trabalhista e Previdenciária, com o objetivo de listar cinco aspectos positivos para o trabalhador, e que vão alterar a sua rotina de trabalho.

• PONTOS POSITIVOS

1. FériasA partir da vigência da lei, o que deve acontecer em 14 de novembro, as férias poderão ser divididas em até três períodos, mediante negociação com o empregador. Um dos períodos não poderá ser inferior a 14 dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um. Antes da reforma, as férias de 30 dias poderiam ser fracionadas em até

dois períodos e um deles não podia ser inferior a 10 dias.

2. Contribuição sindical facultativaOu seja, para que a empresa faça o desconto em folha de pagamento, a contribuição deverá ser autorizada previamente pelo empregado. Antes, o pagamento para os sindicatos era obrigatório e feito uma vez ao ano.

3. Banco de horasAs mudanças preveem que o banco de horas poderá ser negociado também por acordo individual por escrito entre patrão e empregado, desde que a compensação- que deverá ser feita por meio de folgas- ocorra no período máximo de seis meses. Caso isso não ocorra, deverá ser pago como hora extra, com o acréscimo de 50%. Também permite a compensação das horas, independente de acordo escrito, no mesmo mês. Atualmente, o pagamento do banco de horas é feito por meio de negociação coletiva com o sindicato.

4. Horário de almoço de 30 minutosO intervalo de almoço, que atualmente é de 1 hora, poderá ser reduzido até 30 minutos, caso haja um acordo coletivo para jornadas com mais de seis horas.

Para alguns profissionais, a alteração pode significar uma vantagem, já que poderão retornar mais cedo do trabalho.

5. Permissão de rescisão de contrato de trabalho por comum acordoCom as novas regras, o trabalhador e a empresa vão ter uma alternativa de rescindir um contrato de trabalho em comum acordo, de maneira que alguns benefícios fiquem garantidos ao trabalhador, que nesses casos recebe uma multa de 20% sobre os depósitos do FGTS e consegue retirar até 80% do fundo. Em contrapartida, não tem direito ao seguro-desemprego. Para alguns especialistas, essa mudança pode ser benéfica no caso de funcionários insatisfeitos com o trabalho, mas que não pedem demissão para não abrir mão de direitos.

CONTABILIDADE

• PONTOS NEGATIVOS

1. Jornada de trabalho de 12x36A jornada diária de trabalho poderá ser de até 12 horas, com 36 horas de descanso. As empresas que contratarem trabalhadores para cumprirem essas jornadas mais longas deverão garantir ao empregado um intervalo de 36 horas imediatas, antes do retorno à empresa. Hoje em dia, a jornada é limitada a oito horas diárias, 44 horas semanais, podendo haver até 2 horas extras por dia. Segundo advogados consultados, o turno de 12/36 já existia, mas antes precisava estar previsto pelo acordo coletivo da categoria.

2. Horas no trânsito/trajeto entre casa e trabalho As empresas não precisarão mais computar como jornada de trabalho o período em que o empregado gasta no trajeto para chegar ao trabalho e vice-versa. Assim, não será mais necessário o pagamento de horas extras, conforme descrição de trecho no novo texto: “O tempo despendido pelo empregado desde a sua residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para o seu retorno, caminhando ou por qualquer meio de transporte, inclusive o fornecido pelo

empregador, não será computado na jornada de trabalho, por não ser tempo à disposição do empregador.”

3. Home office sem horas extrasAntes da reforma trabalhista, a legislação não considerava essa modalidade de trabalho, apesar de, na prática, ser amplamente utilizada. As novas regras trarão algumas disposições específicas referente ao home office, diferente da CLT, que não fazia distinção entre o trabalho realizado na empresa e o praticado em casa ou a distância. Isso porque havia um entendimento de que o empregado em home office tinha que seguir as mesmas regras dos demais trabalhadores da empresa, o que incluía um controle de jornada. Nesse ponto, a nova legislação prevê que o trabalho em home office não estará mais sujeito ao controle de jornada, excluindo, assim, a possibilidade de recebimento de horas extras. Além disso, tudo o que o trabalhador usar em casa terá que ser formalizado com o empregador em contrato, desde equipamentos e gastos com energia e internet, e o controle do trabalho será feito por tarefa. Antes, de modo geral, havia um entendimento que o empregador deveria arcar com os gastos referentes aos equipamentos e infraestrutura utilizados e necessários à execução do trabalho. Quem já trabalha em sistema de teletrabalho também precisará fazer aditivo contratual e estará sujeito a alteração de regime home office para presencial por determinação do empregador, que terá de garantir prazo de transição mínimo de 15 dias ao empregado.

4. Autorização para demissão em massaA partir da vigência das novas regras, as dispensas coletivas não vão mais precisar da negociação com sindicatos e poderão ser feitas diretamente pela empresa, nos mesmos moldes da individual, de maneira muito mais simples. Alguns especialistas acreditam que o intermédio feito pelos sindicatos ajudava a minimizar o prejuízo ao trabalhador.

5. Fim da assistência gratuita na rescisão do contrato de trabalhoNão há mais a necessidade da rescisão do contrato de trabalho ser homologada no sindicato ou no Ministério do Trabalho no caso de funcionários com mais de um ano de trabalho. De certa forma, o trabalhador perde a assistência gratuita que verificava se o pagamento das verbas rescisórias estavam corretas.

Fonte: Contábeis

CONTABILIDADE

INSS COMEÇA CONVOCAÇÃO DE

APOSENTADOS POR INVALIDEZ QUE

PASSARÃO POR PENTE-FINO

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar dia 25 de agosto (sexta-feira) as cartas de convocação para aposentados por invalidez que passarão por revisão do benefício. Nesta primeira etapa, serão convocados 22.057 de um total de 1.004.886 de aposentados por invalidez com menos de 60 anos que estão com o benefício sem revisão há mais de dois anos. Os segurados com mais de 60 anos que recebem aposentadorias por invalidez estão isentos da perícia e têm seus benefícios garantidos de forma definitiva. Esses novos convocados fazem

parte do pente-fino que começou no ano passado e abrangeu primeiro os segurados que recebem auxílio-doença e que também estão sem revisão há mais de dois anos. O pente-fino no caso desses segurados ainda está sendo feito. Quem receber a carta de convocação deve entrar em contato com o INSS pelo número 135 em até cinco dias corridos (exceto domingo) e agendar a perícia. Quem não fizer o agendamento terá o benefício suspenso. A partir da suspensão, são contados 60 dias para que se marque a perícia. Se o agendamento for feito nesse prazo, o benefício é liberado até a realização da perícia. Passados os 60 dias sem que o beneficiário se manifeste, o benefício será cancelado. A previsão é de que as primeiras perícias médicas comecem em setembro, levando em conta os prazos de entrega das correspondências e de contato dos beneficiários pelo número

135 para a marcação do agendamento. Segundo o ministério, a conclusão do processo de revisão tem prazo legal até dezembro de 2018. A economia prevista ao final do pente-fino é de R$ 10 bilhões.

• Auxílio-doença

No caso do auxílio-doença, até o dia 4 de agosto, foram realizadas 210.649 perícias com 168.396 benefícios cancelados. Ao todo, 530.191 benefícios de auxílio-doença serão revisados. A economia anual estimada até agora é de R$ 2,7 bilhões.

AGENDA TRIBUTÁRIASETEMBRO 2017

DATA TRIBUTOS 06 FGTS 15 ISS BAURU* 20 INSS/IRRF 20 ICMS/COMÉRCIO* 20 SIMPLES NACIONAL 25 ICMS/INDÚSTRIA* 25 IPI 25 PIS E COFINS 29 IRPJ E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

* IMPORTANTE: Os tributos assinalados podem ter uma data de vencimento específica devido ao ramo de atividade de cada empresa. Em caso de dúvida, consulte a De Martino.

Fonte: Contábeis

CONTABILIDADE

Nayara - 4 anos2013

Giulia - 2 anos2015

Ana Eliza - 1 ano2016

É PARTE DA FAMÍLIA

DE MARTINO REALIZA CAFÉ DO DIA DOS PAIS

No dia 11 de agosto (sexta-feira), a De Martino preparou um café da manhã especial em homenagem ao Dia dos Pais.

DE MARTINO

ENCONTRO DE GESTÃO EMPRESARIAL

No dia 19 de agosto (sábado), foi realizado mais um Grupo de Gestão pela De Martino Gestão Empresarial. Os empresários e professores Claudio Zanda e Carlos Sette fizeram um trabalho de estratégia empresarial com um grupo de empresas com o objetivo de que elas elaborassem o Planejamento Estratégico criando um plano de voo para os próximos dois anos de maneira a se prepararem melhor para este futuro incerto de nosso país. Foi um trabalho de seis meses com foco bem prático em que deram as diretrizes e os empresários colocaram em prática em suas empresas. Foram elas a Vidrih & Vidrih Engenharia e Meio Ambiente, Gabel Cosméticos, L’Amanda Distribuidora e Next SI Soluções Inteligentes. As quais merecem os parabéns pelo esforço e empenho em “abrir a mente” para desenvolver e estarem colocando em prática uma visão e uma administração estratégica que com certeza trará muitos resultados para seus negócios e também para suas vidas! No Brasil, a grande maioria das empresas não atua estrategicamente e dessa minoria que atua, grande parte não coloca o planejamento em prática. Muitos empresários veem o planejamento como “perfumaria” e não tem ideia de como ele é importante para a longevidade do seu negócio, até porque muitos tem uma visão imediatista da gestão empresarial e não colocam seus olhos no futuro de forma organizada e sistêmica, agregando valor ao seu negócio.

DE MARTINO

Nome: Denis Augusto Gonçalves

Empresa: NEXT SI Soluções Inteligentes

1. Como foi sua experiência ao participar deste trabalho?

Denis: Eu buscava conhecimento, prática e aplicabilidade de gestão estratégica e econômica para a minha empresa, e tive a expectativa atendida com os nossos encontros, foi tudo muito bem conduzido, prático e com exemplos que podemos levar para a nossa realidade, tive uma experiência vital para uma administração empresarial como eu desejava.

2. O que agregou à gestão da sua empresa?Denis: Logo nos primeiros encontros já fui aplicando o que ia aprendendo na sequencia, muito do que foi tratado no grupo empresarial já é realidade hoje na NEXT SI, temos mais controle, gestão e visão de curto, médio e longo prazo de nossos objetivos!

3. Agregou algo em sua vida pessoal também?

Denis: Sempre agrega, nossa vida pessoal não deixa de ter gestão a todo momento, eu particularmente levo para casa profissional e pessoal muito aprendizado e ferramentas de trabalho!

4. Está colocando sua empresa em um plano de voo para se tornar mais sustentável nos próximos 2 anos?

Denis: Com base no treinamento, nós não só fizemos um planejamento de 02 anos, como fizemos um planejamento

com prazo maior, entendemos a importância de se planejar e aplicamos o modelo para um período maior.

5. Em que ponto mais mudou a empresa e vocês sócios?

Denis: A necessidade de se planejar é cada vez mais vital para um negócio, e nós sempre tomávamos nossas decisões na maioria das vezes com base do que achávamos, e montar um planejamento estratégico, olhar para o todo foi fundamental para mudar o nosso comportamento, visão de ação de forma muito positiva, hoje é tudo mais claro em nossa gestão, trazendo uma grande evolução do modelo que aplicávamos (antes treinamento) para o novo modelo (pós treinamento).

DE MARTINO

DE MARTINO

"Deixa quea vida façacontigo o que

a primavera fazcom as flores."

Pablo Neruda

DE MARTINO

DE MARTINO

WORKSHOP SOBRE MODERNIZAÇÃO

TRABALHISTA

Para conhecer as principais alterações na legislação sobre a reforma trabalhista, que em primeiro momento de sua vigência está gerando muitas dúvidas, as colaboradoras do Departamento Pessoal da De Martino, participaram da série de workshops online que o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) disponibilizou para as empresas. As transmissões foram online com as palestrantes:• Luciana Freire - Diretora Executiva Jurídica da FIESP • Daniele Azevedo - Gerente do Departamento Sindical• Maria Cristina Mattioli - Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

Os assuntos abordados foram:• 10/08 - Visão Geral da Modernização Trabalhista• 17/08 - Contratos de Trabalho• 24/08 - Impactos no Processo do Trabalho A visão do Departamento Pessoal é de que, a Reforma Trabalhista será sem dúvida uma grande transformação na vida do trabalhador e das empresas de uma forma geral. Dentre várias mudanças muitos pontos serão positivos. Irá criar maior flexibilidade nas relações de trabalho que já aconteciam, mas não era permitida pela legislação trabalhista, criando uma articulação à rigidez da lei, sendo um grande avanço para nosso cenário atual, garantindo os direitos constitucionais do trabalhador propondo mudanças nas relações de trabalho. Ainda existem temas a serem esclarecidos,

as alterações vão refletir tanto para as empresas quanto aos trabalhadores e nesse momento de mudanças precisamos ser flexíveis e adaptáveis. Com a CLT engessada a mais de 60 anos e com a velocidade em que as mudanças vem acontecendo no mercado de trabalho, criou-se uma avalanche de processos trabalhistas. A reforma vem para modificar o cenário atual, fazendo prevalecer que o negociado entre empregado e empregador prevalece sobre a lei, proporcionando maior autonomia para o empregado e empregador decidirem questões do trabalho. As mudanças também podem reduzir os custos trabalhistas, aumentar a formalização e gerar empregos. A reforma trabalhista é vista com bons olhos, pois a intenção é que reduza a taxa de desemprego e aumente a formalização.

DE MARTINO

FEIRA DE NEGÓCIOSEXPO ABRH 2017

No dia 16 de agosto (quarta-feira), a colaboradora Gisele Souza participou juntamente a Prof.ª Dr.ª Marilza Delpino Zanardo da Feira de Negócios EXPO ABRH 2017, em São Paulo. A EXPO ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) é considerada um dos principais eventos sobre Gestão de Pessoas da América Latina, trazendo novidades e tendências nessa área, no qual se reúnem grandes líderes em Gestão de Recursos Humanos, gerando uma base do cenário atual de mudanças e inovação.

“Diante do cenário econômico no qual estamos vivendo, tem levado as empresas a repensarem as formas de reconhecer seus talentos, a necessidade de compreender os avanços tecnológicos, o baixo nível de engajamento e principalmente, nova relação com o trabalho. Foram ministradas diversas palestras, sobre diversos temas para a área de gestão de pessoas, gerando ideias a novos caminhos de capacitação e desenvolvimento, plataformas digitais foram apresentadas também com o objetivo de simplificar as atividades operacionais. A Expo ABRH me proporcionou uma vivência inspiradora através dos conteúdos apresentados, demonstrando claramente os desafios e oportunidades dessa área e a importância de estar sempre preparado no dia a dia em nossa jornada profissional.”

Gisele SouzaDepartamento Pessoal

DE MARTINO

HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DO

BRASIL

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

• Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

• O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas

de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o "cumpra-se", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência. O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole. Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: "Independência ou Morte!". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil.

No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

• Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra. Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Fonte: Sua Pesquisa

INTERESSANTE

MOTIVAÇÃO

TROUXINHADE PANQUECA RECHEADA

Ingredientes da massa

• 1 xícara de farinha de trigo• 2 ovos• 1 xícara de leite em temperatura ambiente• 1 colher de sopa de óleo• Sal a gosto

Ingredientes do recheio

• 300 gramas de peito de frango• 1 tomate cortado em pedaços pequenos• 1/2 cebola cortada em cubos• 1 colher de sopa de alho picado• Ramo de salsinha para amarrar

Modo de preparo da massa

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um líquido uniforme. Depois, unte uma frigideira com óleo e coloque um pouco da massa da panqueca, formando um disco. Espere soltar a borda e vire, deixando até dourar. Reserve e repita o processo até acabar a massa.

Modo de preparo do recheio

Após cozinhar o peito de frango, desfie e refogue em uma panela com azeite, cebola e alho. Por fim, acrescente o tomate picado e tempere com sal.

Montagem

Coloque o recheio dentro de cada massa, una as bordas e amarre com o ramo de salsinha. Repita com os demais preparados e sirva.

Fonte: Vix

DICA DO CHEF

PALAVRA COM A LETRA C

A professora pergunta para Joãozinho: - Me diga uma palavra com a letra C. Joãozinho respondeu: - Vassoura! A professora questiona: - E onde está o C em vassoura? E Joãozinho responde: - No cabo!

NOTA NA PROVA

Um pai disse ao filho: - Se você tirar nota baixa na prova de amanhã, me esqueça! No dia seguinte quando ele voltou da escola o pai perguntou: - E aí, como foi na prova? O filho responde: - Quem é você?

BURACO NA RUA

Dois loucos estão em uma rua, quando um diz pro outro: - Olha um buraco, será que dá pra ir pro Japão por ele? - Claro que não, seu maluco! Não está vendo que não temos passagens?

FILHO BÊBADO?

- Filho, você está bêbado? - Não, mãe. - Aham, está bem... - Mãe, quando sair feche a luz e apague a porta!

PALESTRA SOBRE MATEMÁTICA

Um matemático estava a caminho de uma conferência, quando o seu motorista comentou: - Patrão, já ouvi tantas vezes a sua palestra que tenho certeza de que poderia fazê-la no seu lugar. - Isso é impossível! - Quer apostar? E fizeram a aposta! Trocaram de roupa e, quando chegaram no local da conferência, o motorista foi para a tribuna enquanto o matemático instalou-se na última fila, como se fosse seu motorista. Depois da palestra, começou a sessão de perguntas, que ele respondeu com precisão. No final, levantou-se um sujeito que apresentou uma questão dificílima. Com muita calma, ele respondeu: - Meu jovem, essa pergunta é tão fácil... mas, tão fácil... que vou pedir para o meu motorista responder!

BOM HUMOR

FILME: A ORIGEM

Data de lançamento: 6 de agosto de 2010 (2h 28min)

Direção: Christopher Nolan

Elenco: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Ellen Page

Gêneros: Ficção científica, Suspense

Nacionalidades: EUA, Reino Unido

Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

FILME: GENTE GRANDE

Data de lançamento: 24 de setembro de 2010 (1h 42min)

Direção: Dennis Dugan

Elenco: Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock mais

Gênero: Comédia

Nacionalidade: EUA

Lenny (Adam Sandler), Kurt (Chris Rock), Eric (Kevin James), Marcus (David Spade) e Rob (Rob Schneider) se conhecem desde pequenos. Passados trinta anos, os cinco amigos se reencontram para curtir um fim de semana juntos com as respectivas famílias, mas o feriado de 4 de Julho em uma casa no lago promete muito mais diversão do que apenas lembranças dos bons momentos. Casados e com várias crianças, os homens de família terão de confrontar o fato de não serem mais tão jovens.

Fonte: Adoro Cinema

SUGESTÃO

9 BENEFÍCIOS DA GINÁSTICALABORAL NO AMBIENTE

DE TRABALHO

1. Prevenção de Doenças LaboraisO excesso de trabalho, a postura inadequada e repetições constantes do mesmo movimento acarretam patologias como as Lesões de Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A rotina de atividades físicas e alongamentos proporcionados pela ginástica laboral, previnem a ocorrência de doenças relacionadas à rotina de trabalho.

2. Redução do SedentarismoPor se tratar de uma série de atividades que envolvem todo o corpo, a ginástica laboral proporciona a redução do sedentarismo. Além dele, é possível diminuir o estresse, depressão e a ansiedade causados pela rotina de trabalho e a necessidade de produtividade.

3. Melhora o Condicionamento FísicoApesar de serem exercícios simples, a série é voltada para o alongamento do corpo, respiração e compensação muscular, de acordo com a atividade desenvolvida na

empresa. A ginástica laboral melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e restabelecimento da postura. Além disso, proporciona disposição e bem estar para a jornada de trabalho.

4. Reduz a FadigaA melhora do condicionamento físico traz como consequência a redução da fadiga e cansaço no final do expediente. As pausas ocorridas ao longo de um dia de trabalho também reduzem a fadiga visual gerada pelo uso constante de computadores e a fadiga mental.

5. Combate TensõesO alongamento e o fortalecimento dos músculos proporcionam alívio para as tensões geradas no ambiente de trabalho. O comprometimento com o serviço prestado e a cobrança por resultados satisfatórios fazem com que o empregado se sinta mais responsável e sobrecarregado. A ginástica laboral atua no alívio das dores musculares e proporciona um ambiente descontraído, desfazendo

RH

situações de estresse entre a equipe.

6. Melhora a AutoestimaOs exercícios proporcionam benefícios psicológicos como a melhoria da autoestima e autoimagem. A prática de atividades físicas, mesmo que somente no ambiente de trabalho, e a constatação dos seus resultados positivos interferem, diretamente, na manutenção da saúde e qualidade de vida.

7. Aumento da ProdutividadeAs pausas realizadas ao longo da jornada diária de trabalho proporcionam bem-estar e aumentam o foco do trabalhador. A partir destes benefícios, o funcionário se sente mais concentrado para desenvolver as atividades e

comprometido com a produtividade.

8. Diminuição dos AfastamentosO bom ambiente de trabalho e o aumento da atenção proporcionados através da ginástica laboral, reduzem o número de acidentes e afastamentos por problemas de saúde. A manutenção das pausas e dos exercícios físicos garante um menor custo ao empregador que não terá que arcar com os tributos financeiros gerados por acidentes ou afastamentos médicos.

9. Benefícios FisiológicosA ginástica laboral também é responsável por benefícios fisiológicos relacionados ao sistema cardíaco, respiratório e esquelético. Devido à baixa intensidade, a prática da ginástica não possui contraindicações e pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.

Fonte: INBEP

RH

10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA TER

EM MENTE PARA ATINGIRSEUS OBJETIVOS

Nem sempre você terá todas as respostas sobre como chegará à realização de seus projetos. Mas tenha isso em mente:

1. Inicie sua jornada mesmo sem ter todas as respostas sobre como chegará à realização de seus projetos. Muitas vezes, fazemos muitas descobertas no meio do caminho.

2. Afaste-se de propostas que firam sua consciência e seus princípios.

3. Nessa viagem, você é o roteirista e protagonista de sua vida. Portanto, não se comporte como figurante de seu próprio filme.

4. Tenha coragem de entrar por portas diferentes daquelas que você idealizou

originalmente.

5. Selecione bem os companheiros dessa viagem. Estar mal acompanhado pode levar você por outros caminhos e roteiros dos quais não terá retorno.

6. Seu troféu não vai cair do céu. Vontade de parar e dúvidas farão parte das tempestades que você enfrentará. Não perder de vista o que levou você à jornada é fundamental para ter forças para prosseguir na hora da tempestade.

7. Não se abata com as críticas. Para não levar uma vida corriqueira, é preciso fazer escolhas ousadas e contra o fluxo comum.

8. Inspire-se em vencedores. Admire, copie, inspire-se, aprenda com os erros e, se for possível, aborde-os e pergunte, procure aprender sempre com os que passaram pela mesma jornada e não ficaram pelo caminho.

9. Se for para se comparar, que não seja para ficar se lamentando de forma melancólica. Não caia na armadilha da inveja ou da autopiedade. Se a comparação for inevitável, que seja para encorajar-se e para olhar no espelho e dizer com convicção: eu também sou capaz.

10. A vida é uma só para você ser escravizado pelo medo. A propósito, todos os viajantes sentem medo ao percorrerem terras estranhas. Uns se acovardam e acabam não saindo do próprio quintal. Outros encorajam-se por saberem que, ao ficarem parados, de fato, não correm o risco de viver na mediocridade, porque isso será uma certeza tanto quanto 1 + 1 = 2. Logo, entre a certeza da mediocridade e o risco de sair em busca de seu próprio caminho, com essa nova percepção, o risco deixa de ser um problema, mas sim uma possibilidade, e acaba se transformando numa oportunidade.

Fonte: Administradores

PROFISSIONAL