Contabilidade - Modulo 4

4
MÓDULO 4 BALANÇO PATRIMONIAL INTRODUÇÃO Neste módulo conheceremos um pouco sobre o principal demonstrativo contábil emitido pela contabilidade: o Balanço Patrimonial. Estudaremos a sua representação gráfica e seus principais componentes. Veremos, também, um comparativo entre as origens e as fontes de recursos identificadas pela contabilidade. IDENTIFICAÇÃO Trata-se do mais importante demonstrativo contábil emitido pela contabilidade. Nele, encontramos uma posição clara das contas patrimoniais de uma empresa evidenciando a saúde financeira e econômica do negócio em um dado momento no tempo. O Balanço Patrimonial BP é formado pelo ativo, passivo e patrimônio líquido existente em uma organização. Por convenção, temos que o Balanço Patrimonial se divide em duas colunas. Na coluna da esquerda temos aos elementos que compõem o ativo e, na coluna da direita temos os elementos que compõem o passivo e o Patrimônio Líquido. Assim, esse tipo de relatório contábil representa graficamente e de maneira estática, a posição patrimonial de uma organização em um dado momento. Representação gráfica do Balanço Patrimonial: BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO E PATRIMÔNIO LIQUIDO Obs.: A coluna da direita é nomeada apenas de Passivo em função da Lei das S A ATIVO É composto pelo conjunto de bens e direitos de propriedade da organização. São itens que possuem valor expresso em moeda e representam benefícios para a empresa. Bens: Máquinas, equipamentos, estoques, dinheiro em caixa, veículos etc. Direitos: Contas a receber, depósitos em conta corrente, títulos de crédito etc. Dessa forma, registra-se no ativo apenas aquele item que atenda simultaneamente as seguintes características: Bens ou direitos; Propriedade; Mensurável em dinheiro; Benefícios presentes ou futuros. Graficamente a representação do ativo ocorre da seguinte forma: BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO E PATRIMÔNIO LIQUIDO Bens Máquinas Equipamentos Estoques Dinheiro em caixa Veículos Direitos Contas a receber Depósitos em conta corrente Títulos de crédito PASSIVO

Transcript of Contabilidade - Modulo 4

Page 1: Contabilidade - Modulo 4

MÓDULO 4 – BALANÇO PATRIMONIAL – INTRODUÇÃO

Neste módulo conheceremos um pouco sobre o principal demonstrativo contábil emitido pela contabilidade: o Balanço Patrimonial. Estudaremos a sua representação gráfica e seus principais componentes. Veremos, também, um comparativo entre as origens e as fontes de recursos identificadas pela contabilidade.

IDENTIFICAÇÃO

Trata-se do mais importante demonstrativo contábil emitido pela contabilidade. Nele, encontramos uma posição

clara das contas patrimoniais de uma empresa evidenciando a saúde financeira e econômica do negócio em um dado momento no tempo.

O Balanço Patrimonial – BP é formado pelo ativo, passivo e patrimônio líquido existente em uma organização. Por convenção, temos que o Balanço Patrimonial se divide em duas colunas. Na coluna da esquerda temos aos

elementos que compõem o ativo e, na coluna da direita temos os elementos que compõem o passivo e o Patrimônio Líquido.

Assim, esse tipo de relatório contábil representa graficamente e de maneira estática, a posição patrimonial de uma organização em um dado momento.

Representação gráfica do Balanço Patrimonial:

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO E PATRIMÔNIO LIQUIDO

Obs.: A coluna da direita é nomeada apenas de Passivo em função da Lei das S A

ATIVO

É composto pelo conjunto de bens e direitos de propriedade da organização. São itens que possuem valor expresso em moeda e representam benefícios para a empresa.

Bens: Máquinas, equipamentos, estoques, dinheiro em caixa, veículos etc.

Direitos: Contas a receber, depósitos em conta corrente, títulos de crédito etc.

Dessa forma, registra-se no ativo apenas aquele item que atenda simultaneamente as seguintes características:

Bens ou direitos;

Propriedade;

Mensurável em dinheiro;

Benefícios presentes ou futuros.

Graficamente a representação do ativo ocorre da seguinte forma:

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO E PATRIMÔNIO LIQUIDO

Bens Máquinas Equipamentos

Estoques Dinheiro em caixa

Veículos Direitos Contas a receber

Depósitos em conta corrente

Títulos de crédito

PASSIVO

Page 2: Contabilidade - Modulo 4

Compreende um conjunto de obrigações contraídas pela empresa. São dívidas exigíveis, que possuem seu valor expresso em moeda e que deverão ser honradas pela organização em data previamente acordada.

Assim, o passivo é conhecido como dívidas com terceiros ou capital de terceiros. Veja os exemplos:

· Fornecedores, salários a pagar e empréstimos a pagar.

Graficamente a representação do passivo ocorre da seguinte forma:

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO E PATRIMÔNIO LIQUIDO

Obrigações Fornecedores

Salários a pagar

Empréstimos a pagar

Patrimônio Líquido

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Evidencia o total de recursos aplicados pelos proprietários da empresa. Trata-se de quantia inicial utilizada para a constituição do negócio, ou seja, o capital social.

Esta capital social não pode ser reclamado pelos seus proprietários, mas pode ser vendido ou repassado para outros proprietários. Assim, o patrimônio líquido recebe o nome de capital próprio, pois tais recursos pertencem à empresa.

Veja os exemplos:

· Capital social, lucros do exercício e reservas

Tal capital pode ser aumentado ao longo do tempo através dos seguintes fatos contábeis:

· Aumento de capital feito por um novo aporte de recursos;

· Incorporação dos lucros auferidos pela atividade empresarial

A fórmula matemática, a seguir, expressa o patrimônio líquido de uma empresa:

PL = ATIVO – PASSIVO OU PL = bens + direitos – obrigações

Graficamente a representação do Patrimônio Píquido ocorre da seguinte forma:

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO E PATRIMÔNIO LIQUIDO

Obrigações

Patrimônio Líquido

Capital social

Lucros do exercício

Reservas

De outra forma, pode-se notar, portanto, que o passivo de uma empresa é composto por capitais próprio e capitais de terceiros, ou seja, há duas fontes de recursos.

O TERMO “CAPITAL” EM CONTABILIDADE

Page 3: Contabilidade - Modulo 4

De forma ampla capital significa recursos. Assim, como já comentamos, as obrigações representam capital de terceiros e o patrimônio líquido o capital próprio. Além dessa classificação, pode-se reconhecer os seguintes conceitos de capital em termos contábeis:

· Capital social: recurso inicial destinado a constituir um negócio;

· Capital Subscrito: Quando os sócios se comprometem a disponibilizar recursos para e empresa;

· Capital integralizado: Recurso já disponibilizado para a empresa;

· Capital a integralizar: recurso que ainda não foi colocado à disposição da empresa.

ORIGENS VERSUS APLICAÇÕES

O passivo e o patrimônio líquido representam origem (fonte de recursos) de capital. Essa origem pode ser externa (capital de terceiros) ou interna (capital próprio).

Em relação ao ativo, o que temos é a aplicação de recursos.

Assim, todos os recursos que entram em uma organização transitam pelo passivo ou pelo patrimônio líquido. Esses recursos serão transformados em bens e direitos representado pelo ativo e, portanto aplicação de recursos.

Dessa forma, fica evidenciado que a empresa só pode aplicar recursos (bens e direitos) havendo a respectiva contrapartida do passivo (obrigações e PL).

A PRINCIPAL ORIGEM DE RECURSOS

A principal fonte de recursos para uma organização é o lucro. Entretanto, cabe ressaltar que os lucros obtidos pertencem aos sócios da empresa. Isso se deve ao fato de que foram os sócios que investiram na empresa e, portanto merecem ter o devido retorno sobre os capitais investidos e riscos assumidos.

Cabe aos sócios decidirem qual o destino que será dado aos lucros obtidos no exercício. As possibilidades

abrangem desde a sua distribuição entre os proprietários até a sua total incorporação, para possíveis reinvestimentos na organização.

A opção de distribuição dos lucros é conhecida como dividendos, ou seja, é a remuneração do capital investido pelos sócios proprietários.

A EXPRESSÃO BALANÇO PATRIMONIAL

O termo Patrimônio representa o conjunto de bens direitos e obrigações. Dessa forma a contabilidade busca registrar as fontes e aplicações de recursos nesse demonstrativo contábil.

Page 4: Contabilidade - Modulo 4

Assim, o termo balanço patrimonial expressa o equilíbrio que deve existir entre as aplicações e as fontes de recursos.