CONTEXTO II - COPA DO MUNDO DE...

4
13 de fevereiro 2012 João Monlevade/MG – Edição 61 06 de julho de 2018 João Monlevade/MG – Ed. 134 CONTEXTO II - COPA DO MUNDO DE FUTEBOL EDITORIAL COLÉGIO KENNEDY QUER TORCER JUNTO PELO BRASIL NA COPA DO MUNDO A célebre frase de Nélson Rodrigues, “A Pátria de Chuteiras”, remete-nos àquele futebol arrebatador, grandioso, em que se falava no “futebol arte”, em que nossos jogadores eram incomparáveis, em que a seleção era verdadeiramente a pátria de chuteira. Nélson Rodrigues viveu, realmente, um tempo, 1950-1970, em que o nosso futebol era poesia. No ano de 1958, o Brasil levantou a taça como campeão da Copa e a figura do lindo capitão Bellini ficou imortalizada, como as pernas tortas do Mané Garrincha eternizadas nos seus dribles. Surgiu uma piada, entre as muitas que vêm nas redes sociais, que se referiu ao primeiro jogo do Brasil: Suíça tem educação, segurança, saúde, mas o Brasil tem é futebol. E foi aquele desanimador 1x1. Sabemos que, hoje, o Brasil vem passando por graves problemas políticos, sociais, econômicos. A sua luta no futebol, nesta Copa, também é difícil, como está sendo para todas as seleções, em que os times parecem bem preparados e todos vieram para vencer. A luta dos brasileiros, entretanto, não é só vencer a Copa. Não se confunde mais o vencer uma copa do mundo de futebol com a pátria vitoriosa. Todos os brasileiros têm de batalhar é para reconstruir o seu país. Acreditamos, entretanto, na força da nossa seleção e em um final feliz. Portugal tem Cristiano Ronaldo, a Argentina tem Messi, o Egito tem Salah (Nem tanto!), Uruguai tem Luisito Soares e Cavani e o Brasil tem Neymar, Philippe Coutinho, Gabriel de Jesus, Marcelo, William, Paulinho, Thiago Silva... Nós somos o país dos grandes jogadores de futebol. Mas ninguém aqui é otário. Vamos resgatar nossos sentimentos nacionais, buscando o olhar crítico para o que devemos consertar e olhar com frieza o diagnóstico das nossas mazelas, procurando, nas próximas eleições através do voto consciente, um remédio que nos alivie as dores. A pedido dos alunos, o Colégio providenciou os espaços com televisão e telão, para que todos assistam juntos aos jogos do Brasil na Copa quando há coincidência com o horário de aula. Foi assim no jogo Brasil e Costa Rica e a torcida pôde vibrar com o 2x0 no final do acréscimo de tempo. Gol de Philippe Coutinho e Neymar. Torcer junto traz boas energias, alegria e como precisamos disso no nosso dia a dia. “Todos juntos e pra frente, Brasil!” Essa Copa de 2018 não vem trazendo aquele entusiasmo do futebol de Nélson Rodrigues. Não temos as ruas enfeitadas, poucas são as camisas amarelas cruzando as ruas e somente as propagandas televisivas mostram entusiasmados torcedores, pois é preciso vender o produto associado à festa da Copa Mundial. Mas pode-se acreditar que essa torcida irá aparecer. Bellini, capitão da seleção, recebe a taça Jules Rimet, em 1958

Transcript of CONTEXTO II - COPA DO MUNDO DE...

13 de fevereiro 2012

João Monlevade/MG – Edição 61

06 de julho de 2018

João Monlevade/MG – Ed. 134

CONTEXTO II - COPA DO MUNDO DE FUTEBOL

EDITORIAL

COLÉGIO KENNEDY QUER TORCER JUNTO PELO BRASIL NA COPA DO MUNDO

A célebre frase de Nélson Rodrigues, “A Pátria de Chuteiras”, remete-nos àquele futebol arrebatador, grandioso, em que se falava no “futebol arte”, em que nossos jogadores eram incomparáveis, em que a seleção era verdadeiramente a pátria de chuteira. Nélson Rodrigues viveu, realmente, um tempo, 1950-1970, em que o nosso futebol era poesia. No ano de 1958, o Brasil levantou a taça como campeão da Copa e a figura do lindo capitão Bellini ficou imortalizada, como as pernas tortas do Mané Garrincha eternizadas nos seus dribles.

Surgiu uma piada, entre as muitas que vêm nas redes sociais, que se referiu ao primeiro jogo do Brasil: Suíça tem educação, segurança, saúde, mas o Brasil tem é futebol. E foi aquele desanimador 1x1. Sabemos que, hoje, o Brasil vem passando por graves problemas políticos, sociais, econômicos. A sua luta no futebol, nesta Copa, também é difícil, como está sendo para todas as seleções, em que os times parecem bem preparados e todos vieram para vencer. A luta dos brasileiros, entretanto, não é só vencer a Copa. Não se confunde mais o vencer uma copa do mundo de futebol com a pátria vitoriosa. Todos os brasileiros têm de batalhar é para reconstruir o seu país. Acreditamos, entretanto, na força da nossa seleção e em um final feliz. Portugal tem Cristiano Ronaldo, a Argentina tem Messi, o Egito tem Salah (Nem tanto!), Uruguai tem Luisito Soares e Cavani e o Brasil tem Neymar, Philippe Coutinho, Gabriel de Jesus, Marcelo, William, Paulinho, Thiago Silva... Nós somos o país dos grandes jogadores de futebol. Mas ninguém aqui é otário.

Vamos resgatar nossos sentimentos nacionais, buscando o olhar crítico para o que devemos consertar e olhar com frieza o diagnóstico das nossas mazelas, procurando, nas próximas eleições através do voto consciente, um remédio que nos alivie as dores.

A pedido dos alunos, o Colégio providenciou os espaços com televisão e telão, para que todos assistam juntos aos jogos do Brasil na Copa quando há coincidência com o horário de aula. Foi assim no jogo Brasil e Costa Rica e a torcida pôde vibrar com o 2x0 no final do acréscimo de tempo. Gol de Philippe Coutinho e Neymar. Torcer junto traz boas energias, alegria e como precisamos disso no nosso dia a dia. “Todos juntos e pra frente, Brasil!”

Essa Copa de 2018 não vem trazendo aquele entusiasmo do futebol de Nélson Rodrigues. Não temos as ruas enfeitadas, poucas são as camisas amarelas cruzando as ruas e somente as propagandas televisivas mostram entusiasmados torcedores, pois é preciso vender o produto associado à festa da Copa Mundial. Mas pode-se acreditar que essa torcida irá aparecer.

Bellini, capitão da seleção, recebe a taça Jules Rimet, em 1958

Kennedy & Cia PRINCIPAL

ETA ARRAIAL BOM DO COLÉGIO KENNEDY

No dia 16 de junho, sábado, o Colégio Kennedy realizou a sua tradicional Festa Junina e, como sempre, trazendo as famílias, amigos que vêm prestigiar o evento. A festa segue os costumes juninos, fazendo a alegria dos participantes com muita música e comida gostosa.

No Ginásio Poliesportivo do Colégio, cada segmento apresentou as danças típicas: Cantigas de Roda, do Maternal, que tocou o seu violãozinho com muita graça; a Dança da Saia, originada do maracatu, com a participação da professora Vilma da Conceição; as Quadrilhas

O encontro das famílias e amigos fica na conversa nas mesas e é, também, nesse momento, que começa o burburinho das barraquinhas com aquelas comidas típicas tão apreciadas por todos. E o ir e vir das pessoas deixa a festa animada. Os alunos, professores, coordenadores, diretores estiveram presentes, ajudando nas barraquinhas e nos demais momentos dos festejos. Eta arraial bom do Colégio Kennedy! “Homenagear os Santos, Santo Antônio, São João e São Pedro, é louvor e tradição e receber as pessoas nesse convívio festivo dos eventos juninos é uma alegria que desejamos renovar todos os anos”, disse a Diretora Glória de Fátima Bicalho Albuquerque.

Professor Juninho e quadrilha da Ed. Infantil

cheias de agilidade e disputa dos pares pela mocinha ou mocinho, sob a coordenação dos professores Edson de Oliveira e Cléver Machado e houve até a participação de um pai, Bráulio Schmitt, como o pai das noivas da quadrilha do 1º ano; a Educação Infantil brilhou com diversas apresentações das músicas sertanejas e a criatividade de suas professoras. Destaque para a animação das crianças e jovens e para os criativos e lindos figurinos, colorindo o ambiente. Com alegria, o Colégio vê os pais participando com a criançada, batendo palma e com muito flash e abraços.

Dança da saia, professora Vilma

Ensino Médio

Turma da Ed. Infantil

Turma do 2° Período Professora Mônica e o 2° Período

NOVEMBRO E DEZEMBRO, ENCERRAMENTO COM MUITAS ATIVIDADES

11111 0000000000000000000

Kennedy & Cia CURTAS E RÁPIDAS

As professoras Regina M. Drumond Bicalho e Bárbara Luíza de A. Santos e as monitoras, Mírian Ferreira e Fabiana Patrícia, vêm trabalhando com suas crianças apresentando-lhes atividades que as levem a conhecer o mundo em que vivem pelas sensações e experiências. São as historinhas que despertam sentimentos, identificação com pessoas e situações de vida; um lanchinho gostoso em que fazem alimentação saudável, aprendem a postura na hora das refeições; brincadeiras que socializam e levam à descoberta do outro, trazendo também conhecimento; o passeio pela escola, em que conhecem pessoas, áreas diferentes e elementos diferentes. Essas criancinhas estão despertando para um mundo que está além delas mesmas e do lar em que vivem.

MATERNAL I E II VÊM APRENDENDO A

CONHECER O MUNDO EM QUE VIVEM

2º ENCONTRO DE PAIS E PROFESSORES DO FUNDAMENTAL I

PALESTRANTE MÁRCIA MANSUETO

O 2º Encontro de Pais e Professores do FI trouxe a psicóloga Márcia Mansueto para falar “A Influência das redes sociais na educação de nossas crianças”. Essa é uma preocupação da atualidade de pais e escola. O tema vem esclarecer aos pais como lidar com essa situação que, muitas vezes, torna-se um problema.

ALESSANDRA RECEBE FESTA DE SEUS

ALUNOS APÓS LICENÇA-MATERNIDADE

A professora Alessandra Fonseca M. Costa Telles retorna à sala de aula após terminar a sua licença-maternidade e é recebida com festa pelos seus alunos. No dia 16/02/2018, ela deu à luz um menino que recebeu o nome de Pedro. O Colégio Kennedy lhe dá as boas-vindas, desejando felicidade à sua família.

PREFEITURA MUNICIPAL E CASA DE CULTURA PROMOVEM FESTIVAL DA

CANÇÃO. COLÉGIO KENNEDY VAI

PARTICIPAR O Festival da Canção que será realizado pela

Prefeitura e Casa de Cultura é dirigido aos estudantes de João Monlevade a partir do 6º ano. Ele seria realizado no dia 29/06/2018, mas foi adiado. A aluna Rebeca Vasconcelos Ferreira, do 6º ano, irá se inscrever pelo Colégio Kennedy, com música inédita, de sua autoria. Vamos torcer pela nossa candidata. Ela já trouxe a música ao Colégio para preparar a gravação e teve a ajuda do professor Paulo Delamarque.

Palestrante Márcia Mansueto

Família: Lucas, Alessandra, Pedro e Alessandro

Turminha da Professora Bárbara Turminha da Professora Regina

Aluna Rebeca Vasconcelos

NOVEMBRO E DEZEMBRO, ENCERRAMENTO COM MUITAS ATIVIDADES

Kennedy & Cia CURTAS E RÁPIDAS

LUCIANA TRABALHOU PROPOSTA DE

REDAÇÃO DOS CORREIOS COM 8º ANO

A professora Luciana Alves Linhares Mayrink, atendendo à proposta de redação dos Correios 2018, trabalhou com seus alunos das duas turmas de 8º ano o tema “Imagine que você é uma carta que viajou no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores”. O concurso é para a rede pública e privada e poderiam participar alunos até 15 anos. Luciana e Lelena escolheram os vencedores, os alunos: Vítor Starling B. Grijó, pela criatividade; Juliana Travenzolli Silva Martins, pelo conhecimento e conscientização da mensagem; Artur Starling B. Grijó, pela mensagem reflexiva sobre o amor como ponto de partida da humanidade.

Estão de parabéns alunos e professora. Precisamos incentivar os alunos a escreverem e escrever bem. A escrita é uma das portas mais importantes da comunicação em qualquer finalidade que se apresente.

SOPHIA COURA E VITÓRIA RAFAELA REALIZAM CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE

No dia 18/06/2018, as alunas Sophia Coura Fantini e Vitória Rafaela de Souza Silveira, do 1º ano do Ensino Médio, juntamente com a Secretária de Assistência Social da Prefeitura, Nádia Cota Guimarães, visitaram o Albergue Municipal, localizado no bairro Sion, e levaram as doações do Colégio Kennedy da campanha de roupas de inverno e material de higiene. Essa campanha foi liderada pelas alunas junto aos colegas da Escola.

Sophia e Vitória tiveram a oportunidade de conversar com os andarilhos que pernoitaram no albergue e perceberam a importância de ações que colaborem com a qualidade de vida do próximo.

As informações nos foram passadas por Cristina Henriques que esteve com as alunas na Campanha realizada no Colégio. Parabéns às alunas e colaboradores. A educação humanizada é fonte de riqueza na formação de crianças e jovens.

ANIVERSARIANTES DE JULHO 07/07 - Mirian Ferreira M. Romanhol 09/07 - Creusa de Melo C. Oliveira 12/07 - Lilian Andrade L. Gomes 16/07 - Janine Morais Siqueira 19/07 - Geovana Ronaldo Caetano 26/07 - Margareth Sandra Miranda 27/07 - Maria das Graças de Jesus 30/07 - Tereza Cristina Lima Costa

R e d a ç ã o : M a r i a I r e n e . D i a g r a m a ç ã o e I m a g e n s : C a y q u e S a n t o s , E r i k C r u z , C r i s t i n a H e n r i q u e s e F a b i a n n i T e l e s . C o r r e ç ão : G l ó r i a d e F á t i m a B i c a l h o A l b u q u e r q u e e M a r i a I r e n e .

Vitória e Sophia

Vítor, Juliana, Professora Luciana e Artur

PROGRAMA CIDADÃOS DO AMANHÃ

DA ARCELORMITTAL

No dia 29/06/2018, a ArcelorMittal e a Fundação ArcelorMittal apresentaram os resultados sociais e repasse dos recursos do programa Cidadãos do Amanhã, no Salão Nobre do Real Esporte Clube. Representando o Colégio Kennedy, compareceu a funcionária Rosana Bueno. “O programa Cidadãos do Amanhã mobiliza empregados, familiares, clientes, fornecedores e pessoas da comunidade e destinando parcela do Imposto de Renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Convite enviado ao colégio