Continental News

8

Click here to load reader

description

Um jornal que trata de assuntos voltados à Area Continental de São Vicente. Atualmente, o Continental News é o único jornal que está na Área Continental,além de cumprir a sua missão informativa, mostra-se como uma excelente mídia para divulgação e veículação publicitária, pois consegue levar informação há milhares de pessoas de diferentes perfis sócio-econômicos.

Transcript of Continental News

Page 1: Continental News

Continental Área

News www.continentalnews.com.br

Ano 2 nº27 São Vicente, outubro de 2011

É Grátis

“Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comi-go, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido”. (1 Crônica 4:10)

Região terá complexo de saúde em 2012Basquete para

juventude

Precisa-se de Representante Comercial. Interessados

ligar para:(13) 3564-2539

Corrida para ConselhoTutelar ganha cara de disputa política

Noite Cultural do Humaitá Equipamento de Saúde, que está sendo contruído no Humaitá, contará com hospital, pronto Socorro e Unidade de Saúde da Família Pag 4

Projeto ensina basquete para crianças e adolescentes em escola do P.Continental Pag 6

Primeira Noite Cultura cumpre objetivo com muita diversidade e se torna em sucesso de crítica e público. Veja cobertura Pag 7

Exposição de quadros foi um dos atrativos na Primeira Noite Cultural promovida pela Associação de Moradores do Humaitá Pag 3

Igreja construirá 1ªunidade no Brasil na Área Continental

Pag 2

Fotos: Uilians Santos

Page 2: Continental News

Parlamento www.continentalnews.com.br

O jornal que está mais perto de você Continental News 2São Vicente, outubro de 2011

Agulhadas

‘Velhos’ católicos construirão igreja no HumaitáAlcançar famílias que se afastaram da

tradição católica, que não participam de nenhuma comunidade ou que estão de-sanimadas com o catolicismo. É com es-ses objetivos que a Igreja Vétero Católica (Velha Católica) se instalou no Humaitá no inicio deste ano.

Além de difundirem os valores de uma instituição de quase 200 anos de história, eles pretendem iniciar, no Humaitá, a um trabalho de recuperação da identidade da igreja em todo território nacional. Embora os velhos católicos estejam no Brasil há quase 80 anos, somente agora construirão a sua primeira igreja no país. O templo, uma homenagem a São Judas Tadeu, um dos mais populares santos do catolicismo, será construído numa área de 200 metros quadrados, e contará com casa pastoral, onde serão oferecidos cur-sos profissionalizantes, e um salão de fes-tas. A escolha do bairro para a instala-ção da igreja, cuja sede fica em Curitiba, onde os primeiros véteros católicos cheg-aram ao Brasil em 1932, deve-se ao fato do Padre Fernando Silva, que é o pároco da Baixada Santista, morar no Humaitá desde a infância. Criado na Igreja Roma-na, ele foi coroinha, seminarista, tentou ser padre, mas acabou se identificando com o que o veteros católicos defendem e

passou a difundir os ideais da igreja pelo Brasil. Após tomar conhecimento de que uma devota de São Judas Tadeu, dese-java doar um terreno para a igreja com a finalidade construção de uma capela em retribuição à uma graça alcançada, o padre se mobilizou. “Fiquei sabendo de uma área que uma devota de São Judas Tadeu teria doada para a igreja que em

13 anos não mostrou interesse. Falei da igreja para ela e nos foi doado o terreno”, disse.

Embora não tenha uma sede própria, a Igreja Velha já realiza missas três vezes por semana na quadra de bocha do Cor-inthians do Humaitá.

(Leia mais no site do Continental News: WWW.continentalnews.com.br)

O Arcebispo Italiano Dom Fausto Salvatore Filice e o padre Fernando Silva, pároco da Baixada Santista, visitaram a sede do Continental News

Câmara homenageia delegado com título de Cidadão Vicentino

O delegado titular do 1º DP de São Vicente, Drº Marcos Alexandre Al-fino, recebeu em sessão solene re-alizada ontem (06), na Câmara Mu-nicipal de São Vicente, o Título de Cidadão Vicentino, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

A solenidade foi fruto de um de-creto-legislativo do vereador Eron-aldo José de Oliveira, o Ferrugem. O parlamentar foi o responsável pela saudação ao delegado. “O Drº Al-fino é conhecido por todos nós pelo excelente profissional que é. Além disso, seu trabalho social nas comu-nidades carentes de São Vicente é a prova do seu caráter” , comentou.

Na seqüência da saudação, foi re-alizada a exibição de um vídeo com fatos

marcantes da trajetória do home-nageado. Família, trabalhos sociais, Marítimo F.C e várias ações policias foram reproduzidas.

Após o término do vídeo, a entrega do Título de Cidadão Vicentino. O vereador Ferrugem, autor da pro-positura, entregou o Título ao home-nageado. Após uma sessão de fotos, Alfino subiu à tribuna para efetuar seu discurso.

Visivelmente emocionado, o dele-gado agradeceu a todos pela honro-sa condecoração. “Agradeço a todos os meus funcionários, vereadores, ao prefeito Tércio Garcia e, sobretudo, a minha família, por estar aqui hoje recebendo esse Título de Cidadão Vi-centino. Para mim, é uma honra ser considerado filho desta terra que me recebeu tão bem. Muito obrigado”, finalizou seu discurso.

Antes do término da sessão, o presidente da Casa, vereador Pedro Gouvêa, fez questão de citar o fato da solenidade ter sido a que mais recebeu autoridades nesse ano. “Isso prova a importância do trabalho de-senvolvido pelo homenageado”.

Estiveram presentes na sessão, o prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, o delegado titular de São Vicente Pedro dos Anjos, o tenente-coronel, comandante do 2º BIL Sér-gio Campanaro, o tenente-coronel PM, comandante Carlos Otero Jorge, vereadores, secretários municipais, além de autoridades de diversos seg-mentos.

Por aclamaçãoSem chapas para concorrer na

eleição de 16 de outubro, José Car-los Pérola, será o novo presidente da Associação de Moradores do P.Continental. Pérola faz parte da chapa que há anos comanda a enti-dade de bairro. e chega à presidên-cia sem concorrentes, pois nenhuma das chapas puderam se inscrver para o Pleito a cerimônia de posse será no dia que deveria acontecer a votação.

EmagrecedoresA determinação da Agência Nacio-

nal de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe a venda de emagrece-dores à base de anfetamina entra em vigor no prazo de 60 dias. Resolução da agência publicada hoje (10) no Diário Oficial da União veda a fabri-cação, importação, exportação, dis-tribuição, manipulação, prescrição, aviamento, o comércio e o uso de remédios que contenham as sub-stâncias anfepramona, femproporex e mazindol, seus sais e isômeros e intermediários. A decisão foi tomada na última terça-feira (4). Com isso, os anfetamínicos, usados há mais de 30 anos no Brasil, estão proibidos de serem prescritos pelos médicos e fab-ricados no país, além de os registros atuais serem cancelados. As farmá-

cias e drogarias terão dois meses para retirar os produtos das pratelei-ras.

Cheque com dataAs folhas de cheque deverão ter data

de impressão, a partir do próximo dia 28, lembrou o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Minis-tério da Justiça e o Banco Central (BC), na divulgação do terceiro Boletim Consumo e Finanças. A nova regra foi definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em abril deste ano. Segundo o ministério e o BC, a inclusão obrigatória da data de im-pressão “acrescenta mais uma informa-ção para a avaliação de riscos no rece-bimento de cheques, considerando que a maioria das fraudes com folha de cheque roubado envolve formulários impressos há mais de um ano”.

Combate à fomeO Brasil lidera pela terceira vez o

levantamento da organização não governamental (ONG) ActionAid, di-vulgado hoje (10), que lista os países que mais combatem a fome. Desta vez, o anúncio de mais investimen-tos para a agricultura familiar levou o Brasil ao topo do ranking. Malauí, Ruanda, Etiópia e Tanzânia comple-tam as cinco primeiras posições. O relatório lista resultados do Programa Fome Zero, que levou à redução da desnutrição infantil em 73% entre 2002 e 2008, e elogia a inclusão do di-

reito à alimentação na Constituição Federal em fevereiro de 2010.

Estatuto da Juventude O Plenário aprovou, nesta quarta-

feira, o Projeto de Lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude, com princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para essa idade, considerada pelo texto como a faixa de 15 a 29 anos. A matéria, aprovada na forma de um substitutivo, em votação sim-bólica, será enviada para análise do Senado.A autoria do projeto é da comissão especial de políticas públi-cas para a juventude. No acordo feito antes da votação, a relatora Manu-ela d’Ávila (PCdoB-RS) ajustou o tex-to sobre a inclusão de temas relacio-nados à sexualidade nos currículos escolares.

Sem Fat A Comissão de Trabalho, de Ad-

ministração e Serviço Público re-jeitou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 2624/07, do deputado Júlio Del-gado (PSB-MG), que destina recursos do Fundo de Amparo ao Trabalha-dor (FAT) para o pagamento da con-tribuição previdenciária do trabalha-dor desempregado que esteja a três anos da aposentadoria. A proposta altera a Lei 7.998/90, que institui o FAT.

Page 3: Continental News

São Vicente, outubro 2011 Comunidades www.continentalnews.com.br

O jornal que está mais perto de você Continental News 3

Esquenta corrida para o Conselho TutelarNo dia 6 de novembro acon-

tece a eleição que definirá os 10 novos Conselheiros Tutelares de São Vicente. Após passarem por uma prova escrita, onde foram avaliados conhecimento do ECA (Estatuto de Criança e do Adolescente), Resoluções do Conanda (Conselho Nacio-nal dos Direitos da Criança e Adolescente), artigos da Con-stituição Federal, 20 candidatos foram aprovados para disputar a segunda fase, que acontecerá por meio de eleição direta.

Como uma verdadeira cor-rida política, pouco a pouco, as campanhas ganham às ruas e ocupam espaços em veículo de comunicação, com o único objetivo: conquistar os votos da população. Os eleitos, durante os próximos três anos, serão re-sponsáveis pelo cuidado das crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. “Por um lado, eu acho complicado porque você acaba vinculando muito a questão da candidatura para vereador a uma função política, mas que é extrema-mente comunitária. Por outro lado, acho extremamente inter-essante. Porque é uma possibili-

dade de divulgar, de uma forma muito mais ampla, a função do Conselheiro Tutelar”, avalia a presidente do CMDCA (Consel-ho Municipal da Criança e Ado-lescente), Nayene Carmo.

Mais do que disposição para conseguir votos, o candidato que disputa uma, das 10 vagas (5 no continente e 5 na ilha) de conselheiro tutelar, precisará de qualidades que nem sem-pre são encontras entre quem deseja ocupar os postos no ex-ecutivo ou no legislativo. Entre elas, a capacidade para solucio-nar situações que afligem boa parte do futuro da cidade. Alta dependência química, explo-ração sexual e trabalho infantil são os problemas mais comuns que os conselheiros eleitos de-pararão durante o período que estiverem no cargo. E os bairros do Quarentenário, Jockey Club e Vila Margarida são os locais onde estão as maiores taxas de vulnerabilidade social de São Vicente. Nesses locais, aconte-cem a maioria das denúncias e onde crianças e adolescentes têm mais chances de terem os seus direitos violados. Segundo a presidente do CMDCA, os

candidatos que disputam as vagas de conselheiro tutelar estão mais preparados e mais conscientes dos desafios que enfrentarão. “Hoje, pouquíssi-mos chegam totalmente leigos. Eles estão se preocupando mais em estudar e conhecer sobre a função de Conselheiro Tutelar”, garantiu.

DebateNo próximo dia 19 de outubro

o Continental News em parceria

com a diretoria da Associação de Melhoramentos do Humaitá, promoverá um debate com os candidatos ao Conselho Tutelar na sede da entidade do bairro (.Rua Dr José Singer, 553). O en-contro tem o objetivo de mostrar o potencial de cada candidato, além de ajudar a população na tomada de decisão no dia 6 de novembro. O encontro começa às 20horas e será gratuito.

Informe Parlamentar

Pedro Gouvêa visita Recanto das Artes no P. Bandeiras

No dia 27 de setembro o Vereador Pedro Gouvêa visitou o núcleo cultur-al Recanto das Artes no Parque das Bandeiras. Ficou encantado com o trabalho desenvolvido e principalmente com a grande participação da comunidade.

Salientou a importância tan-to do projeto como das reuniões com moradores, onde são dis-cutidos assuntos de interesse dos mesmos. “Projetos que en-volvem a comunidade são dife-renciados, e por esse motivo terão meu total apoio. A minha visita também serve para ouvir a população, que sempre tem diversas sugestões que podem ser aproveitadas. O trabalho do vereador é esse.”

Artesanato das mais diver-sas formas são ensinados para a população gratuitamente,

para geração de renda e até como laboterapia. A intensão é extender o projeto para todos os bairros da cidade, já que a aprovação do mesmo é enorme.

Entre as sugestões apresen-tadas pelos alunos está a ideia de criar uma feirinha de arte-sanato na praça do bairro, onde passariam a ser comercializa-dos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

“Atividades culturais são essenciais para o bom desen-volvimento das pessoas, e oportunidades como essas não podem ser disperdiçadas.”

Festa das crianças no Camp-RB

No próximo dia 11 de outu-bro, o Camp Rio Branco promove a sua festa do dias das crianças. Na festa, que será aberta a qualquer cri-ança, a Orquestra de Cor-das se apresentará, os pa-trulheiros catarão musicas infantis. Além disso, haverá distribuição de doces, pipo-cas, refrigerantes. Crianças de cresces da região serão levadas até o local da festa de veiculo do Camp-Rio Branco. O evento acontecerá na sede da entidade que fica Rua 24 nº376, no Jardim Rio Branco, das 13 às 16 horas.

Castração de cães e gatos no Humaitá

Neste domingo, 9 de outubro, a Ong Progresso promove o projeto itinerante “Veterinários em Ação”, no Centro Comuni-tário do Humaitá (Avenida 43 s/nº - próximo ao ponto final das lotações), a partir das 9 horas. O projeto, que existe há dois anos, leva aos bairros vicentinos o serviço de castração gratuito de cães e gatos. Nos eventos, os profissionais também dão ori-entação sobre a saúde de ani-mais domésticos. Para fazer a castração do animal doméstico, é preciso realizar um cadastro durante o evento, apresentar comprovante de residência e documento de identificação.

Com esses mutirões de castra-ção, a Ong Progresso pretende diminuir o número de cães e gatos abandonados na cidade. Segundo a secretaria de saúde de São Vicente, existem no mu-nicípio cerca de 40 mil animais domésticos, no entanto, 25% deles perambulam pelas ruas. A ação leva, à população de baixa renda, um serviço caro. Em clínicas particulares, as cas-trações custam entre 150 e 200 reais.

Nayene Carmo é presidente do CMDCA

Page 4: Continental News

São Vicente, outubro de 2011 Comunidades www.continentalnews.com.br

O jornal que está mais perto de você Continental News 4

Precisa-se de representante Comercial ligar para: (13) 3564-2539

Complexo de saúde desafogará Hospital MunicipalReduzir em 35% o número de

atendimento do Hospital Munici-pal, antigo Crei, esta é a expec-tativa do secretário municipal de Saúde, Cláudio França, com a inauguração do Complexo de Saúde, que está sendo con-struído no Humaitá e que deve

ser entregue até o fim do primei-ro semestre de 2012. O com-plexo, que teve obras iniciadas no primeiro semestre de 2010, quando estiver finalizado, con-tará com um Hospital de 30 lei-tos, uma unidade do Programa da Saúde da Família do gover-

no federal, além de um pronto-socorro já existente no local.

O investimento para a con-strução complexo será de 2,2 milhões de reais (sendo do hos-pital é de 1,5 milhão de reais do Governo Estadual, mais de 300 mil reais da Prefeitura Mu-nicipal; e 400 mil do Ministério da Saúde reais para unidade Saúde da Família). A área de construção é de 1.100 metros quadrados. Com relação a uni-dade de Saúde da Família, a planta já foi definida. Uma parte dos recursos já está disponível e a outra será destinada à medida quando a documentação for en-tregue.

Para o secretário, quando es-tiver concluído, o complexo de saúde beneficiará milhares de moradores da Área Continental. “No hospital, que será inicial-mente de baixa complexidade, serão disponibilizados 30 leitos. Atualmente, o Hospital Munici-pal (antigo Crei), que possui 70 leitos, tem em média 35% da sua ocupação com pessoas da Área Continental”. No entanto, o secretário explica que as mu-danças no sistema de saúde

ocorrerão gradativamente. “Não vai dar para todos ficarem lá, porque inicialmente será para problemas relativamente simples, de baixa gravidade. A limitação do hospital não é o leito e sim as especialidades médicas, à medida que formos ampliando elas, daremos mais complexidade”.

A intenção é que as unidades sejam inauguradas ao mesmo tempo. Com o complexo de saúde instalado, pretende-se fazer com que os médicos trab-alhem em todos os ambientes, atendendo desde consultas, paci-entes internados até pronto-so-corro. “Teremos três equipes, com médico, enfer-meiros e agentes de saúde”.

O objetivo do sistema é atrair os médicos, grande preocu-pação do siste-ma pública de saúde. “Quando ele trabalha

em três equipamentos e passa a receber por cada um deles, acaba se tornando uma renda atrativa para eles”.

A próxima etapa, ainda de acordo com o secretário, é bus-car recursos por meio de emen-das para a compra dos equipa-mentos das unidades.“Ainda temos muito o que fazer, temos que ter 300 leitos em São Vicente para termos um número satis-fatório. Mesmo assim é uma im-portante conquista para a Área Continental e para a Saúde em

Construção está sendo realizada no Humaitá

Page 5: Continental News

São Vicente, outubro de 2011 www.continentalnews.com.br

O jornal que está mais perto de você Continental News 5Galeria de Ofertas

Apareça para

toda Área

Continental

Para anunciar:(13) 3564-2539

Page 6: Continental News

São Vicente, outubro de 2011Esportes

www.continentalnews.com.br

O jornal que está mais perto de você Continental News 6

ExpedienteÉ uma publicação criada e desenvolvida pela editora

Continental News. CNPJ:11060856/0001-79 Diretoria administrativa:Diretor: Uilians Uilson Santos (MTB 33.576) Diretor: Joelso Pereira Santos Secretária: Ana Paula de Souza Santos

Redação, administração e publicidade: Rua Dr.º José Singer, 637 sala, 1 altos - Humaitá - São

Vicente (SP) - Cep:11349-000 tels: (13) 3564-2539/ (13) 9792-4254 / (13) 9150-5333

e-mail: [email protected]: www.continentalnews.com.br ; blog: www.acontinews.blogspot.com

Circulação: semáforos, pontos de ônibus, comércio, bancas de jornal e residências dos bairros da Área Continental de São Vicente (SP). Impressão: Diário do Litoral. Os artigos e opiniões assinadas não representam necessáriamente a posição do jornal e seus diretores.

Reunir equipes de escolinhas de futebol e ensinar os primei-ros passos do esporte. Esse é o principal objetivo do Campe-onato de Futebol Art Show, que começa no dia 5 de novembro. O torneio, que deverá ter três meses de duração, reunirá jogadores das categorias sub-11, sub-13 e sub-15 e contará com equipes da Área Continen-tal e insular. As partidas serão disputadas, sempre aos sába-dos, nos campos da Sociedade e Centro Comunitário (Humaitá) e

Flamenguinho (P.Continental). O Campeonato conta com o apoio da Parceria do Surf, Sport Show e Continental News.

Para iniciar o torneio, os orga-nizadores só estão aguardando a reforma dos campos do Centro Comunitário e Sociedade, onde a Subprefeitura ficou de refor-mar os banheiros, cortar o mato alto e fazer a limpeza da área em redor do campo. E o encer-ramento do campeonato de vet-eranos, que está com duas roda-das atrasadas. Embora já tenha

sido confirmada a presença de 12 equipes, as inscrições para as novas participações ainda não foram encerradas. Os interes-sados devem entrar em contato pelo telefone: (13) 9100-9776 ou pelo rádio 113*34 e falara com Del.

Inaugurada no primeiro se-mestre de 2011, a escolinha de futebol Art Show, que tem aula no campo da Sociedade nas terças, quintas-feiras e sába-dos está com inscrições abertas para meninos de 6 a 16 anos.

Campeonato reunirá escolinhas de futebol

CTC já forma campeões Mesmo com menos de seis meses

de atividade na Área Continental, o Centro de Treinamento Cobra (CTC), que fica no Rio Branco já está trazendo para a região algu-mas medalhas. Para completar, os títulos estão sendo conquistados por atletas iniciantes, que até bem pou-co tempo não tinha noção de arte marcial. Especializa em Muay Thai e Jiu Jtsu, a academia foi destaque em competições regionais. Na foto o professor João (no centro) e seu dois campões.

Basquete para sempre Uma bola e o forte desejo de

ensinar o que aprendera nos tempos de basquete. Com esses ingredientes que há exatos dois anos o professor Waldemir San-tos, mais conhecido como Nene-zão, iniciou um projeto de inicia-ção esportiva, que atende cerca de 70 crianças e adolescentes na quadra da Escola Saulo de Tarso, no Parque Continental.

Ex-jogador profissional, com passagens por seleções da Baixada e clubes do interior e participações em jogos aber-tos, campeonatos paulistas e brasileiros, teve que encerrar a carreira, aos 23 anos, devido as fortes dores ocasionadas por uma hérnia de disco. Mesmo aposentado desde o início dos anos 90, o basquete nunca saiu da cabeça. “Eu sempre tive o desejo de ensinar, mas não sa-bia como”.

Morador da Área Continental e vendo de perto a grande quan-tidade de jovens nas ruas sem opções de esporte, sempre que podia, contava a sua história. A decisão de ensinar aconteceu depois que uma criança lhe fez uma observação. “Um dia um menino, que conhecia a minha história, me disse: “Já que você sabe e não pode mais jogar, por

que não ensina?”. Incomodado com as palavras

da sabedoria infantil. Nenenzão resolveu agir. Traçou o projeto que tinha na cabeça, procurou a diretora da escola onde se-riam realizadas as aulas, contou a sua história e falou do desejo: ensinar basquete para crianças e adolescentes. Pedido aceito, horário encaixado. E com recur-sos próprios, comprou duas bo-las, mandou fazer panfletos, es-palhou nos bairros do Humaitá e Parque Continental, juntou12 meninos e começou a ensinar os segredos do basquete. Dois anos depois, ele atende cerca de 70 crianças e adolescentes, entre 6 e 16 anos, às quartas e sextas-feiras (das 16hs30 à 19 horas). Nos treinamentos, meninos e meninas aprendem noções básicas da modalidade, como posicionamento em quadra, ar-remessos, marcação e começam a sonhar com a magia do bas-quete.

Mesmo tocando o projeto com recursos próprios, sem cobrar nada e nenhuma publicidade, Nenenzão colheu alguns bons frutos. Neste período, descobriu valores e os encaminhou para clubes da região. Entre os mais

Projeto ensina basquete

no P. Continental

Nenezão, o professor

Meninos aprendem basquete na quadra da escola Saulo de Tarso recentes estão: o Ala-armador Alisson e o pivô Mazone, inte-grantes da seleção de Cubatão; e o pivô Joel, que faz parte do time de Praia Grande. “Além de tirar os jovens das ruas, um dos objetivos é descobrir jogadores e encaminhá-los para clubes da região”, revelou o professor contente. Des de agosto a Ong Nova São Vicente passou a aju-dar com o projeto

Leia mais no site do Continental News: WWW.continentalnews.com.br).

Fotos:Uilians Santos

Page 7: Continental News

São Vicente, outubro de 2011 Oportunidades

www.continentalnews.com.br

O jornal que está mais perto de você Continental News 7

Edital de Requerimento de Licenciamento Ambiental

Edson Lopes da Silva-ME, cujo CNPJ é 10277729/0001-63, torna público que requereu à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) do Município de São Vicente, Estado de São Paulo, a licença de prévia instalação para a atividade de Co-mércio de Peças e Manutenção de Motocicletas loca-lizada na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 424, Jardim Rio Branco, no Município de São Vicente.

Noite Cultural é sucesso de crítica e públicoMúsica de qualidade, dança

de estilos variados, exposição de artes plásticas, manifesta-ções da cultura indígena, apre-sentações literárias e até teatro. Foi neste clima de diversidade que aconteceu a 1ª Noite Cul-tural do Humaitá, no último dia 24 de setembro

Mesmo num sábado frio e chuvoso, cerca de 150 pessoas compareceram ao salão de fes-tas da entidade e conferiram, de perto, as atarções culturais. Nas pareces, os quadros de Lucy Torres e Antonia Apareci-da Pires. Alcides, integrante da

Aldeia de Paranapuã, na Praia das Vacas, exibiu artigos da cul-tura indígena.

As Mães de Maio deram o grito de indignação contra as mortes de seus filhos, ocasion-adas pela polícia, há cinco anos. Além de relatarem o drama e protestarem por nada ter acon-tecido até agora, a Ong lançou o livro do “Luto à Luta”, orga-nizado por Deborah Maria. “A escravidão não acabou, o Es-tado mata”, disse em sua fala ao público. “Eu espero que todas as mães se unam e não esperem a pedra cair no seu telhado”.

Como forma de mostrar sua arte, o escritor Armando San-tos, que lançava “Um Sonho...Um livro”, montou, um varal literário, onde os participantes podiam destacar e ler crônicas e poemas pendurados. Ex-admi-nistrador da Área Continental, ele destacou as mudanças na região e também parabenizou a iniciativa de valorização da cultura. “Precisamos desse tipo de iniciativa, não fazemos arte para nós, mas para ser mostra-da”, afirmou.

A professora Sthefany Mel foi uma das pessoas que passaram pelo varal e conferiu a literatura de Armando. “Isso é legal. In-centiva a leitura de todos. Deve-ria ter mais vezes, o jovem pre-cisa disso”, comentou.

Variedade de estilosMas a Noite Cultural não se

resumiu à literatura ou às artes plásticas. No palco, passaram grupos musicais e de dança. O Skye Dance, formando por membros da Igreja Batista da Vila Nova Mariana, abriu a Noite Cultural com a perfor-mance de hip hop e dança de rua. O Coral da 3 ª Idade da Apeoesp (Sindicato dos Profes-sores do Estado de São Paulo), interpretou cantiga de roda e MPB; Picaros, com um rep-ertório próprio, mostrou um pou-co do rock alternativo; senhor Roque declamou poesias e leu a crônica “A Ratoeira”, de autoria própria; já o músico Pinho, com apenas um violão, interpretou composições da música caiçara. O Instituto Nacional Cultural Social Serginho Cipó ocupou

O grand finale da 1ª Noite Cultural do Humaitá ficou com o grupo TMetal (Teatro do Sin-dicato dos Metalúrgicos), que apresentou a peça “As Tias”, que estará em cartaz a partir de outubro, no sindicato, em Santos. A peça foi aplaudida de pé, pelo público que perman-eceu até o fim. Para Adauto Fernandes, vice-presidente da Associação de Melhoramentos do Humaitá, e um dos idealiza-dores do evento, (juntamente com Thomaz e Menezes) o ob-jetivo foi alcançado. “A Noite Cultural foi um despertar para os talentos não só da Área Con-tinental, mas como da Baixada”, disse.

Veja no site do Continental News www.continentalnews.com.br

Dançarina faz performance enquanto índio expõe objetos

a maior parte do tempo das apresentações, com dançarinos interpretando sucessos da axé music. Meninas do projeto social ainda fizeram performances de balé, dança de rua, mas o que mais chamou atenção foram as interpretações de New York, New York, de Frank Sinatra, e a clássica Revolução dos Gatos. Emocionado com o que seus dançarinos haviam apresenta-do, Serginho Cipó, presidente e fundador do Instituto que leva o seu nome, foi mais um que para-benizou o evento. “Precisamos desse tipo de atitude em todos os bairros, para que se mostre a arte ao povo”, afirmou. No encerramento da participação do Instituto, as mais belas es-tudantes da Área Continental, desfilaram pelo palco.

Fotos:Uilians Santos

Confira as vagas de emprego no PAT

43 Motorista de Ônibus Rodoviário10 Vendedor Ambulante10 Vendedor de Comércio Vare-jista5 Operador de Telemarketing Ati-vo2 Recepcionista de Hotel1 Atendente de Berçário1 Auxiliar de Lavanderia1 Auxiliar de Limpeza1 Empregado Doméstico nos Ser-viços Gerais1 Funileiro

1 Funileiro de Automóveis (Repa-ração)1 Merendeira1 Mecânico de Motor a Diesel1 Motorista de Furgão ou Veículo Similar1 Motorista de Caminhão1 Pintor1 Pintor de Automóvel

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São Vicente fica , na rua Frei Gaspar, 2.577, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para disputar uma das vagas é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho. A inscrição é gratuita. O local oferece out-ros serviços como; consultas às vagas disponíveis, emissão de carteiras pro-fissionais, entrada no seguro desemprego, área para empreendedores, além de inscrições para cursos profissionalizantes.

A Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul abre dois editais de concursos para ocupar 1.749 vagas, sendo 851de inicio imediato. São oportunidades para a área de Educação e Saúde. Há oportunidades para candi-

São Caetano do Sul/ABC

datos com nível médio que podem fazer inscrição nas carreiras de agente social, técnico de enfermagem, aux-iliar odontológico, inspetor de alunos, auxiliar de adminis-trativo entre outras. E para profissionais de nível supe-rior as oportunidades são de professor, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, médico em diversas espe-cialidades, psicólogo assis-tente social. Mais informações sobre os concurso publico no site www.caipimes.com.br . Os salários estão na faixa de R$ 1.300 a R$ 2.556,59. As in-scrições vão até o dia 14 de outubro. Com taxas a partir de R$ 30 e R$ 70, de acordo com o cargo almejado.

1.749 vagas em Concurso Público

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, recebe ate o dia 20 de outubro as inscrições para o concurso publico, irão preench-er 67 oportunidades, todas esco-lares. Os salários variam entre R$ 624,65 e R$ 2.312,68, com jornadas de trabalho entre 20 e 40 horas semanais.

As inscrições acontecerão pelo site www.mouramelo.com.br . As taxas de participação estão na faixa de R$ 18 a R$ 51, de acordo com o cargo escolhido.As provas objetivas estão pre-vistas para acontecer no dia 13 de novembro.

Prefeitura de Ri-beirão Pires abre Concurso Publico para 67 vagas

Page 8: Continental News

Continental News 8Continental News 8 O jornal que está mais perto de você

www.continentalnews.com.brContracapaSão Vicente, outubro de 2011

“Coragem e determinação não me faltam”

Novo Pompéia oferece mais variedades ao P. BandeirasNo ano em que completa 10

anos de atuação na Área Con-tinental, o supermercado Pom-péia inaugurou a sua nova loja numa área própria de 850 met-ros quadrados, localizada no Parque das Bandeiras. Contan-do com três pisos, o novo prédio, além do atendimento ao cliente, abriga o estoque, sala de re-uniões e o escritório administra-tivo.

A inauguração, que contou com a presença dos adminis-tradores, funcionários, clientes e autoridades locais, foi mar-cada pela emoção, na manhã ensolarada de 20 de setem-bro. Antes de ser descerrado o laço, que marcaria o inicio do novo Pompéia, os proprietários, demonstrando estarem bastante emocionados, agradeceram à população do Parque das Ban-deiras e região. Como forma de retribuir, eles entregaram

a oferecer uma variedade maior de produtos, seções bem sinal-izadas, corredores mais largos e uma disposição de gôndolas que, simultaneamente, oferece conforto e facilidade aos clien-tes. Embora não seja o maior su-permercado da região, o novo Pompéia, que emprega 40 fun-cionários, não deixa a desejar às grandes redes. “A nossa in-tenção foi fazer com que o novo Pompéia fosse uma extensão da casa do cliente”, disse um dos administradores que pediu para não ser identificado.

Atraída pelas promoções e pela curiosidade de conhecer o novo Pompéia, assim que foi desfeito o laço, uma multidão, digna das vésperas das festas de fim ano, ocupou todos os cor-redores do supermercado. A es-tratégia deu certo, que durante boa parte da manhã, várias filas

se formaram nos caixas recém inaugurados.

Convivendo com a rotina de um importante bairro da região, o administrador diz que so-mente com o potencial da Área Continental é possível pros-perar. “Para que isso acontece só precisamos do básico que é: infraestrutura, transporte, saúde e segurança”, disse, afirmando que vale apena outros em-presários apostarem na região.

Embora a nova loja tenha sido entregue, após um ano de obras, a ampliação não está concluída. Ainda resta a final-ização do bazar, que vai ficar no segundo piso. Segundo um dos administradores, esta etapa deve ser entregue nos próximos meses. “Só temos a agradecer a população do P.Bandeiras e região que sempre acreditou no nosso trabalho”, finalizou.

um buquê de flores a cliente mais antiga do supermercado. “O meu desejo era dar um a cada um de vocês”, disse um dos administradores para as pessoas que aguardavam a aber-

tura da loja. O novo Pompéia, que é o

dobro do anterior, fica ao lado do antigo (Avenida Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, 772 P.Bandeiras) e passou

Mutidão lotou mercado para conferir reforma e ofertas

Depois de ser a candidata mais votada da Área Continen-tal em 2008 e de desenvolver uma importante atuação junto a crianças e adolescentes dos bairros da região, Letícia Silva Araújo (nº11) disputa a reeleição ao Conselho Tutelar com o ob-jetivo de dar continuidade ao trabalho que faz diferença a muitas famílias. Primeira candi-data na prova escrita da eleição de 2011 entre todos os candida-tos, ela garante que está mais preparada para defender os direitos dos menos favorecidos. “Força de vontade e coragem não me faltam”, avisa. Na ent-revista, a seguir, ela conta mais de seus planos e da experiência adquirida.

Por que você quer se reeleger Conselheira Tutelar?

Letícia 11 – Primeiramente, porque me identifiquei muito com a função. Fazer parte de uma sociedade onde as diferen-ças sociais são grandes e direi-tos de crianças e adolescentes são violados diariamente, me

deixa triste. Por isso, quero con-tinuar fazendo parte desta luta.

Como Conselheira Tutelar, qual bagagem você adquiriu nesses quase três anos?

Letícia 11 – Neste período, além do contato com a realidade, recebemos muitas capacitações e passamos por estudos de ca-sos que nos preparam para o nosso trabalho de conselheiro tutelar.

Qual será o seu diferencial nos próximos três anos?

Letícia 11 – A experiência ad-quirida. Pois, nestes quase três anos, me tornei uma pessoa mais capacitada para lidar com as questões da criança e adoles-cente. Hoje, sinto-me uma pes-soa mais preparada e segura para os desafios que surgem neste trabalho.

Como você conseguiu ser a primeira colocada na prova escrita?

Letícia 11 – Por causa da minha atuação, sempre estudo o ECA (Estatuto da Criança e

do Adolescente) e leio bastante sobre questões de crian-ça e adolescente. Além disso, nesses três anos, absorvi o máximo das ca-pacitações, estudos e eventos que nos foi oferecido. Isso me ajudou muito não só na prova, mas como consel-heira atuante.

Além do Conselho Tutelar, você desen-volve algum outro projeto social voltado para criança e ado-lescente?

Letícia 11 - Sim. Eu faço parte do Café da Manhã Feliz que têm sedes na Vila Nova Mariana e no México 70. Atendemos, dia-riamente, cerca de 170 crianças e familiares nesses dois bair-ros de nossa cidade. Ainda em outubro, vamos ampliar o aten-dimento na Vila Nova Mariana. Passaremos a oferecer, gratu-

itamente, reforço escolar, rec-reações e atividades esportivas e culturais. O nosso objetivo, com esse trabalho que existe há sete anos, é contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, afastá-los dos riscos das ruas e inseri-los na sociedade.

Dia das crianças terá festa e inauguração na Vila Mariana

A tradicional festa do dia das crianças da Vila Nova Mariana, oferecida pelo comerciante Peri-valdo do Gás, será muito mais do que doces e brinquedos. Para atender as necessidades da população, o evento será marcado por um dia de Ação Social e pela inauguração do novo projeto social num dos bairros mais carentes da região.

Este ano, a previsão é que se-jam doados, no dia 12 de outu-bro, à partir das 10 horas, cente-nas de brinquedos e doces. Para garantir o presente, as crianças precisam adquirir senhas, que serão distribuídas um dia antes da festa em vários pontos do bairro. Juntamente com as doa-ções, será realizada uma Ação Social, com a presença de pro-fissionais que oferecerão vários serviços à comunidade, gratu-itamente. No mesmo dia, será inaugurado o Projeto Social Café da Manhã Feliz. No local, durante todo ano, serão ofereci-dos, reforço escolar, recreação, aulas esportivas e culturais O projeto vai ficar na Viela 3, Vila Nova Mariana e funcionará de segunda à sábado.

Informe Publicitário

A Conselheira Tutelar Letícia Silva Araújo (11) busca a reeleição na eleição de novembro