Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

16
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias

Transcript of Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

Page 1: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

Contornos arquitetônicosMaria Helena Pereira Dias

Page 2: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

HIPERTEXTO

É um meio de informação online em um computador possuíndo uma estrutura composta por blocos de informação interligados, através de links eletrônicos. Oferece ao usuário diferentes trajetos para leitura, provendo os recursos de informação de forma não linear.

Page 3: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

Assim o hipertexto apresenta-se, virtualmente, parcialmente criado pelo autor que disponibiliza as informações (que são muitos), e parcialmente criada pelo leitor que escolhe as ligações de acordo com suas preferencias, conectando os dados que mais lhe interessam, de acordo com suas experiências de vida e suas necessidades.

HIPERTEXTO

Page 4: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

Textos escritosImagensVídeosSímbolosSons,Animações, Outras páginas,SitesOu a outros hipertextos.

• As conexões, facilitadas pelo computador, ligam as informações umas às outras.

Page 5: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

Podemos entender que no ambiente virtual o hipertexto exige um visualizador (browser) para que se torne “uma ferramenta para o escritor e um meio para o leitor. Os documentos em hipertexto permitem ao escritor ou a um grupo de autores conectar dados entre si, criar trajetos em um conjunto de materiais afim, anotar textos já existentes e criar notas que remetam a dados bibliográficos…”

(Landow, 1995, pg. 17)

Page 6: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

BrowserPrograma que instalmos em nosso computador para podermos navegar na Internet e acessar o espaço virtual. Os browsers mais usados são Internet Explorer,Mozilla Firefox, Opera e Safari o Chrome do Google.

Para o usuário se mover entre documentos na forma de hipertexto usamos a metáfora “navegar”. Os usuários precisam deslocar-se de um documento para outro sem se perder ao longo do trajeto. Para tanto ao se elaborar um documento hipertextual é necessário “mapas”, indicações contidas no próprio documento.

Navegar

Page 7: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

W3: Wold-Wide-Web

É um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet, e que permite mostrá-los na tela do usuário.. Ele permite ao usuário final manipular hipertextos, também chamados hiperdocumentos potencialmente distribuídos em computadores dispersos geograficamente.

Page 8: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

Como funciona?• Visualizar uma página web ou outro recurso disponibilizado

normalmente inicia ou ao digitar uma URL (ENDEREÇO) no navegador ou seguindo (acessando) uma hiperligação. O navegador estabelece então uma conexão TCP-IP com o servidor web localizado no endereço.

• O próximo passo é o navegador enviar uma requisição ao servidor para obter o recurso solicitado. No caso de uma página web típica, o texto HTML é recebido e interpretado pelo navegador, que realiza então requisições adicionais para figuras, arquivos de formatação, arquivos de script e outros recursos que fazem parte da página.

• O navegador então renderiza a página na tela do usuário, assim como descrita pelos arquivos que a compõe.

Page 9: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

VISUALIZAÇÃO DA LINGUAGEM HTML

Page 10: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

VISUALIZAÇÃO NA TELA DO COMPUTADOR

Page 11: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

O hipertexto no contexto educacional

HIPERTEXTO

leitor

aluno

professor

autor

Page 12: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

Hipertexto quanto ferramenta de ensino e aprendizagem::

Facilita a aprendizagem de forma incidental e por descoberta – participa ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento;Ambiente colaborativo, atendendo diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesses;Constitui um recurso para organizar materiais de diferentes disciplinas ou de diferentes turmas que se interpoem ou se complementam.

Page 13: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

Obrigado!

Page 14: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

Ambiente VirtualSegundo Castells “todas as formas de comunicação são baseadas na produção e consumo de sinais”, que seriam a virtualização da realidade.Barthes e Bauldrillard entendem que não há separação entre “realidade” e representação simbólica.

VOLTAR

Espaço VirtualÉ o novo contexto interativo e provedor de informação criado pela Internet.

Page 15: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

ONLINE OU ON-LINE

VOLTAR

•É um termo advindo do uso da Internet.•Em linha, ligado, conectado, em rede.•Diretamente conectado a ou controlado por um computador. •“Processamento interativo" no qual um usuário introduz comandos e dados.• Significa que um computador está ligado à Internet.•Termo utilizado para designar todo o tipo de transação entre computadores.•Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimídia.•Utilização de uma rede informática local ou da WWW.•Modalidade de processamento eletrônico de dados, de caráter interativo e instantâneo, que permite consultas e acertos imediatos por parte do usuário, assim como mensagens também imediatas oriundas do sistema.

Page 16: Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.

Links – Nexo - Nós

VOLTAR

São marcações que interconectam os documentos, que formarão diferentes trajetos para os usuários. Este mecanismo permite criar diversas formas de navegação pelo material contido em um hipertext.

• texto para texto•Texto para imagem•Imagem para vídeo•Texto para som•Imagem para site, etc.