Contra reforma da Previdencia

14

Transcript of Contra reforma da Previdencia

Page 1: Contra reforma da Previdencia
Page 2: Contra reforma da Previdencia

PREVIDÊNCIA SOCIAL RURAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Page 3: Contra reforma da Previdencia

PREVIDÊNCIA SOCIAL RURAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

•A Previdência Rural não é deficitária.Ela está vinculada ao Sistema de Seguridade Social (artigos 194 e 195 da CF) que é financiado por diversas fontes de contribuição, inclusive sobre a venda da produção rural, que dão sustentabilidade a todo o sistema e garante o pagamento dos benefícios

•A Previdência Rural reflete a dinâmica produtiva da agricultura familiar e produz melhorias na qualidade de vida de milhares famílias no campo.

Além de garantir a subsistência das famílias, as aposentadorias rurais são utilizadas para investimentos na propriedade e contribuem de forma decisiva para a permanência das famílias no campo e para a produção de alimentos que chegam diariamente à mesa dos brasileiros(as). A Previdência Rural também cumpre o papel de seguro agrícola em situações de emergência de calamidade no campo.

Page 4: Contra reforma da Previdencia

PREVIDÊNCIA SOCIAL RURAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

• A Previdência Rural é uma importante política de distribuição de renda e de fortalecimento do comércio/economia local de mais de 70% dos municípios brasileiros.

Mais de 2/3 do valor total dos benefícios rurais são destinados a municípios com até 50 mil habitantes, o que corresponde a um volume de recursos na ordem de R$ 5,6 bilhões/mês que são injetados mensalmente na economia desses pequenos municípios (dados de janeiro de 2016).

• O trabalho rural é penoso e, atualmente, mais de 70% de homens e mulheres rurais já trabalham mais de 41 anos para ter acesso a uma aposentadoria no valor de um salário mínimo.

Somos contra o aumento na idade de aposentadoria porque isso irá exigir desses trabalhadores(as) maior tempo de labor rural, em atividade penosa, o que lhes retira o direito a uma aposentadoria digna. É importante destacar que o trabalho penoso reduz a capacidade detrabalho precocemente e a expectativa de vida.

Page 5: Contra reforma da Previdencia

PREVIDÊNCIA SOCIAL RURAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

• A expectativa de vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais não é igual a dos(as) urbanos(as).Dados estatísticos da Previdência Social apontam que os trabalhadores rurais aposentados e aposentadas por idade vivem menos que os aposentados urbanos, especialmente as mulheres aposentadas rurais que estão vivendo, em média, cinco anos a menos que as mulheres aposentadas urbanas.

• Os agricultores(as) familiares contribuem para a Previdência Social mediante uma alíquota incidente sobre a venda da produção rural.Manter essa regra é necessário, pois se for exigido contribuição de cada membro da família para acesso aos benefícios previdenciários, muitos agricultores(as) serão excluídos desse sistema protetivo já que a maioria não consegue ter renda mensal devido a sazonalidade da produção rural e às condições climáticas que nem sempre permitem ao agricultor(a) obter renda proveniente da produção.

Page 6: Contra reforma da Previdencia

PROPOSTAS PARA GARANTIR A SUSTENTABILIDADE

DA PREVIDÊNCIA SOCIAL:• Recriação do Ministério da Previdência Social.• Aprimorar o sistema do Cadastro Nacional de Informação Social Rural (CNIS-RURAL) para tornar mais eficiente a arrecadação das contribuições previdenciárias rurais.• Intensificar a cobrança da Dívida Ativa da Previdência e da Seguridade Social.• Fim da aplicação da DRU - Desvinculação de Receitas da União - sobre o orçamento da Seguridade Social.• Revisão das isenções previdenciárias para entidades filantrópicas.• Revisão das renúncias previdenciárias sobre as exportações.• Revisão das desonerações das contribuições previdenciárias sobre a folha de pagamento concedida a diversos setores econômicos.• Alienação de imóveis da Previdência Social e de outros patrimônios em desuso, por meio de leilão.• Realização de auditoria da dívida pública como forma de dar transparência ao valor efetivamente devido pelo Estado brasileiro e evitar o pagamento indevido de juros ao sistema financeiro.• Aprimorar os mecanismos de combate à sonegação das contribuições para a Seguridade Social.

Page 7: Contra reforma da Previdencia

DESMASCARANDO O ROMBO DA PREVIDÊNCIA

Page 8: Contra reforma da Previdencia

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PREVIDÊNCIA RURAL, ACESSE:

CONTAG. “Previdência Social Rural: Potencialidades e Desafios”. Julho de 2016. Disponível em http://www.contag.org.br/arquivos/relatorio_previdencia%202.pdf

IPEA. Nota Técnica n.º 25 - Disoc – “Previdência Rural: Contextualizando o debate em torno do financiamento e das regras de acesso”. Maio de 2016. Organizadores: Valadares, Alexandre Arbex; Galiza, Marcelo. Disponível em: http://ipea.gov.br/agencia/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=364.

Page 9: Contra reforma da Previdencia

Veja como a proposta de mudança na aposentadoria pode atingir você

- Idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres, inicialmente, para solicitar o benefício. A intenção é igualar os dois em 65 anos e, no futuro, elevar para 70 anos.

- A mudança deverá atingir integralmente quem tiver até 50 anos na data da implementação das novas regras. Nesse caso, será preciso trabalhar até 65 anos (homens) ou até 62 (mulheres) para se aposentar.

- Somente quem tiver 50 anos ou mais quando a reforma for implementada terá direito a regras de transição.

Page 10: Contra reforma da Previdencia

Como será a transição

-Para contribuintes com 50 anos ou mais, a transição deverá prever período adicional de trabalho de 40% a 50% do tempo que faltar para a aposentadoria. Por exemplo: se faltarem dois anos, será preciso trabalhar até um ano a mais, e assim por diante.

Page 11: Contra reforma da Previdencia

Simulação

Entenda como pode ficar para quem tiver menos de 50 anos em caso de reforma, caso a proposta passasse a vigorar hoje.

Para homem de 58 anos – Hoje

58 anos + 02 anos = 60 anos

Page 12: Contra reforma da Previdencia

Simulação

Para homem de 58 anos – Após a Reforma

58 anos + 03 anos = 61 anos

50% do tempo que faltar para a aposentadoria

Page 13: Contra reforma da Previdencia

Resumindo

Page 14: Contra reforma da Previdencia