Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia...

26
Controle Central da Controle Central da Termogênese Termogênese Juliana Camacho Juliana Camacho

Transcript of Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia...

Page 1: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Controle Central da Controle Central da TermogêneseTermogênese

Juliana CamachoJuliana Camacho

Page 2: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

IntroduçãoIntrodução TERMOGÊNESETERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na : produção de energia na forma de calor. Essencial na

homeostase.homeostase.

Consciência e atividades motoras normais á 36-39 graus, porém se Consciência e atividades motoras normais á 36-39 graus, porém se observam danos á temperaturas menores(menor eficiência enzimática, observam danos á temperaturas menores(menor eficiência enzimática, capacidade de difusão e transporte de íons).capacidade de difusão e transporte de íons).

Animais que hibernam: reduzem em 5 graus a temperatura, resultando em Animais que hibernam: reduzem em 5 graus a temperatura, resultando em inatividade e torpor,mas retornam com consciência normal e sem danos.inatividade e torpor,mas retornam com consciência normal e sem danos.

Febre: aumento de temperatura controlado com intuito de diminuir a Febre: aumento de temperatura controlado com intuito de diminuir a viabilidade de patógenos e estimular resposta imune celular.viabilidade de patógenos e estimular resposta imune celular.

SNC: regula tecidos: BAT, coração e músculo esquelético.SNC: regula tecidos: BAT, coração e músculo esquelético.

Page 3: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

IntroduçãoIntrodução

Dois mecanismos termogênicos:Dois mecanismos termogênicos:

““SHIVERING”: SNC sente sinais de vias cutâneas aferentes e SHIVERING”: SNC sente sinais de vias cutâneas aferentes e evoca motoneurônios-alfa que vão provocar o tremor.evoca motoneurônios-alfa que vão provocar o tremor.

““Non-SHIVERING”: noradrenalina nos receptores beta-Non-SHIVERING”: noradrenalina nos receptores beta-adrenérgicos do BAT ativam lipase e expressão de UCP1.adrenérgicos do BAT ativam lipase e expressão de UCP1.

Page 4: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Rede termorregulatória central pela qual a sensação de Rede termorregulatória central pela qual a sensação de frio cutânea ou redução de temperatura corporal levaria frio cutânea ou redução de temperatura corporal levaria ao aumento da atividade nervosa simpatética(SNA) no ao aumento da atividade nervosa simpatética(SNA) no

BAT.BAT.

??

Page 5: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:
Page 6: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Modelo proposto pro Modelo proposto pro circuito que circuito que

evoca termogênese evoca termogênese no BAT.no BAT.

Page 7: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Termoreceptores Termoreceptores de FRIOde FRIO::

TRPs: “potential transient receptors”. Família dos canais de cálcio.TRPs: “potential transient receptors”. Família dos canais de cálcio.

TRPM8: ativado por T< 27 graus, mentol e icilina. Presente no TRPM8: ativado por T< 27 graus, mentol e icilina. Presente no corpo celular de neurônios somatosensoriais periféricos. Vão para corpo celular de neurônios somatosensoriais periféricos. Vão para raiz dorsal ou gânglio trigêmio.raiz dorsal ou gânglio trigêmio.

TRPA1: ativado por T< 17 graus. Atividade ainda controversa.TRPA1: ativado por T< 17 graus. Atividade ainda controversa.

Page 8: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

TRPM8 : camundongos deficientes.TRPM8 : camundongos deficientes.

Bautista et al.,2007. Bautista et al.,2007. Nature LettersNature Letters

Page 9: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Termoreceptores Termoreceptores de CALORde CALOR::

TRPV3: ativado por cânfora, orégano e calor repetitivoTRPV3: ativado por cânfora, orégano e calor repetitivo

TRPV1: ativado por T> 43 graus, pH < 5,9 e capsaicina. Capsaicina TRPV1: ativado por T> 43 graus, pH < 5,9 e capsaicina. Capsaicina provoca hipotermia. provoca hipotermia.

Page 10: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Modelo proposto pro Modelo proposto pro circuito que circuito que

evoca termogênese evoca termogênese no BAT.no BAT.

Page 11: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

LPBel: núcleo lateral parabraquial externo lateral

Fos: em menor T

muscimol: inibe atividade neural no local.

Page 12: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Modelo proposto pro Modelo proposto pro circuito que circuito que

evoca termogênese evoca termogênese no BAT.no BAT.

Vias ascendentes do corno dorsal:Vias ascendentes do corno dorsal:

Espino talâmica corticalEspino talâmica cortical

Espino parabraqueopreópticaEspino parabraqueopreóptica

Page 13: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

POA: recebe sinais glutamaérgicos da LPBel.POA: recebe sinais glutamaérgicos da LPBel.

Região MnPO: nucleo mediano preóptico. Concentram os sinais Região MnPO: nucleo mediano preóptico. Concentram os sinais que vêm da LPBel.que vêm da LPBel.

Região MPO: nucleo medial préoptico. Neurônios inibitórios que Região MPO: nucleo medial préoptico. Neurônios inibitórios que inibem DMH e rRPa quando a temperatura está normal.inibem DMH e rRPa quando a temperatura está normal.

Modelo: Quando a região MnPO recebe sinais glutamaérgicos, Modelo: Quando a região MnPO recebe sinais glutamaérgicos, ativa neurônio gabaérgicos que vão inibir a ação de neurônios ativa neurônio gabaérgicos que vão inibir a ação de neurônios inibitórios da MPO nas regiões DMH e rRPa.inibitórios da MPO nas regiões DMH e rRPa.

POA: area pré-óptica

Page 14: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Nakamura and Morrinson, 2008. Nakamura and Morrinson, 2008. J Physiol.J Physiol.

Page 15: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Resposta local cerebral

Neurônios sensíveis ao calor!

Page 16: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Modelo proposto pro Modelo proposto pro circuito que circuito que

evoca termogênese evoca termogênese no BAT.no BAT.

Page 17: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

PGE ligada no EP3 PGE ligada no EP3 diminui idiminui i

inibição gabaérgica no inibição gabaérgica no DNH e rRPaDNH e rRPa

Bicuculina: boqueia GABABicuculina: boqueia GABA

Page 18: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Modelo proposto pro Modelo proposto pro circuito que circuito que

evoca termogênese evoca termogênese no BAT.no BAT.

Page 19: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Marcadores: VGLUT3, Marcadores: VGLUT3, decarboxilase67 e decarboxilase67 e

serotonina.serotonina.

Page 20: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Modelo proposto pro Modelo proposto pro circuito que circuito que

evoca termogênese evoca termogênese no BAT.no BAT.

Page 21: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:
Page 22: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

Modelo proposto pro Modelo proposto pro circuito que circuito que

evoca termogênese evoca termogênese no BAT.no BAT.

Page 23: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

ratos

jacaré

crocodilos

Page 24: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

crocodilos

humanos

crocodilos

Page 25: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:
Page 26: Controle Central da Termogênese Juliana Camacho. Introdução TERMOGÊNESE: produção de energia na forma de calor. Essencial na homeostase. TERMOGÊNESE:

?